You are on page 1of 4

TRABALHO DE ANTROPOLOGIA

Tema: Conceitos de Cultura

Curso: psicologia Perodo 1 Turma: PSM01S1 Acadmicos: Jlio Cesar Mendes da Cruz Raylla Kelly Santana Rodrigues Maria Lusa Almeida da Silva Eugenio Soares Mascarenhas Jerbliley Souza dos Santos

Manaus-Am 2012

Exerccio

1. O que afirma o determinismo biolgico? Esta teoria ainda e valida?

Determinismo biolgico o que diz que um ser imutvel suas caractersticas so determinadas pela raa do individuo; esta teoria segundo Felix Keesing no e mais aceita pro que foi analisado que no existe correlao significativa entre a distribuio dos caracteres genticos e a distribuio dos comportamentos culturais. Ex: Que os alemes tm mais habilidades para mecnica; que os judeus so avarentos e negociantes; que os nortes americanos so empreendedores e interesseiros; que os portugueses so muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japonese so trabalhadores, traioeiros e cruis; que os ciganos so nmades por instinto, e finalmente que os brasileiros herdam a preguia dos negros, a imprevidncia dos ndios e a luxuria dos portugueses.

2. O disformssimo sexual determinado biologicamente ou culturalmente?

A espcie humana se diferencia anatmica e fisiologicamente atravs do dimorfismo sexual, mas e falso que as diferenas de comportamento existentes entre pessoas de sexo diferentes sejam determinados biologicamente.

3. O que afirma o determinismo geogrfico? Esta teoria ainda e valida? O determinismo geogrfico considera que as diferenas do ambiente fsico condicionam a diversidade cultural. Essa teoria no e mais valida!

4. Como Edward Tylor define cultura? Tomado em seu sentido etnogrfico e este todo complexo que inclui conhecimentos, crenas artes moral, lei, costumes ou qualquer outra capacidade ou hbitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.

5. Como Tylor explica a diversidade cultural? Qual a corrente terica de Tylor? Que obra influencia seu pensamento?

A diversidade e dada pelos seus hbitos, ou pela construo cultural que diversa de povo para povo. Sua corrente terica era o evolucionismo. A obra Ensaios a cerca do entendimento humano (1690).

6. Quem faz a principal critica ao evolucionismo? Qual mtodo esse autor prope? Franz Boas fez a principal critica e seu mtodo Comparativo.

7. Como Koeber mostra a diferena entre orgnico e cultural? Por que para este autor um estudante moderno sabe mais que Aristteles?

8. Quais so as principais teorias modernas sobre o conceito de cultura? A primeira considera a cultura como sistema cognitivo. A segunda considera a cultura como sistemas estruturais. A ultima das trs considera a cultura como sistemas simblicos.

9. Quais as explicaes fsicas e sociais para o aparecimento da cultura? Segundo Claude Levis-Strauss, o mais destadcado antroplogo Frances, considerado que a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma. Para Levis-Strauss, esta seria a proibio do incesto, padro de comportamento comum a todas sociedades humanas, todo comportamento humano se origina no uso de smbolos. Foi o smbolo que transformou nossos ancestrais antropoides em homens e t-los humanos. Todas as civilizaes se espalham e perpetuaram somente pelo uso de smbolos.

10. Como Ruth Benedict define cultura? Exemplifique. Que a cultura e como uma lente atravs da qual o homem v o mundo. Ex: A floresta amaznica no passa para o antroplogo desprovido de um razovel conhecimento de botnico de um amontoado confuso de arvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidade de verdes.

11. Como Marcel Mauss analisa as diferenas entre as sociedades a parti das tcnicas corporais? Todos os homens so dotados do mesmo equipamento anatmico, mas a utilizao do mesmo, ao invs de ser determinado geneticamente depende de um aprendizado e este consiste na copia de padres que fazem parte da herana cultural do grupo. 12. Por que a cultura interfere no plano biolgico? Por que ela influencia atua sobre o biolgico. 13. A cultura tem uma logica prpria como Evans Pritchard explica a feitiaria entre os Azande? Considerada como sistema de filosofia natural ela (a feitiaria) implica uma teoria de causas. 14. Por que se afirma que a cultura e dinmica?

A cultura dinmica, por que as pessoas, lugares se modificam com o tempo, a pequeno, mdio e longo prazo

You might also like