You are on page 1of 3

Depois do Mensalo

Compartilhe este artigo Acessos: 65

Por Olavao de Carvalho, 18/10/2012 - Que foi, afinal, o Mensalo? Uma gigantesca operao de compra de conscincias para neutralizar o Legislativo e concentrar todo o poder nas mos do Executivo, portanto do Partido dominante. Que pode haver de mais leal, de mais coerente com a tradio marxista? Agora que os mensaleiros esto no fundo do poo, no cessam de erguer-se vozes indignadas de petistas, comunistas e socialistas fiis que os condenam como oportunistas e traidores. Mas por que deveria algum lder ou militante ser atirado execrao pblica pela simples razo de ter cumprido risca a sua obrigao de revolucionrio? No certo que a estratgia marxista-leninista ordena e determina no s atacar o Estado burgus desde fora, mas corromp-lo desde dentro sempre que possvel para em seguida acus-lo de depravado e ladro e substitu-lo pelo Partido-Estado? No notrio que, na concepo mais ampla e sutil de Antonio Gramsci, inspirador e guia da nossa esquerda h meio sculo, a corrupo do Estado no basta, sendo preciso estend-la a toda a sociedade, quebrantar e embaralhar todos os critrios morais e jurdicos para que, na confuso geral, s reste como ltimo smbolo de autoridade a vontade de ferro da vanguarda partidria? No bvio e patente que, se na perspectiva gramsciana o Partido "o novo Prncipe", ele tem a obrigao estrita de seguir os ensinamentos de Maquiavel, usando da mentira, da trapaa, da extorso, do roubo e do homicdio na medida necessria para concentrar em si todo o poder, derrubando pelo caminho leis, instituies e valores? Na perspectiva marxista, nenhum dos artfices do Mensalo fez nada de errado, exceto o crime hediondo de deixar-se descobrir no final, pondo em risco o que h de mais intocvel e sagrado: a boa imagem do Partido e da esquerda em geral. Para no perceber uma coisa to evidente, preciso desviar os olhos para os aspectos mais perifricos e folclricos do episdio, apagando da memria a essncia, a natureza mesma do crime cometido. Que foi, afinal, o Mensalo? Uma gigantesca operao de compra de conscincias. E para que as conscincias foram compradas? Para enriquecer os srs. Jos Dirceu, Genono, Valrio e mais alguns outros? De maneira alguma. Foram compradas para neutralizar o Legislativo e concentrar todo o poder nas mos do Executivo, portanto do Partido dominante. Que pode haver de mais leal, de mais coerente com a tradio marxista? Toda a gerao que, cinquentona ou sessentona, chegou ao poder nas ltimas dcadas foi educada num sistema moral onde as culpas pessoais so insubstantivas em si mesmas, dependendo to somente da cor poltica e transmutando-se em virtudes to logo tragam vantagem ao "lado certo" do espectro ideolgico.

Bem ao contrrio: segundo o que essa gente aprendeu desde os tempos da universidade, qualquer concesso "moral burguesa", se no til como jogo de cena provisrio, delito maior que a conscincia revolucionria no pode tolerar. Nessa tica, que pode haver de mau ou condenvel em juntar dinheiro por meios ilcitos para comprar conscincias burguesas e for-las a trabalhar, volens nolens , para o Partido Prncipe? Uma vez que se abandonou a via da revoluo armada no por reverncia ante a vida humana, mas por mera oportunidade estratgica , que outro meio existe de instaurar a "autoridade onipresente e invisvel" seno a corrupo sistemtica dos adversrios e concorrentes? No faltar quem, movido pela incapacidade geral brasileira de conceber que um poltico, ao meter-se em tal embrulho, o faa movido por ambies muito mais vastas que o mero desejo de dinheiro, levante aqui a objeo: mas os mensaleiros no ficaram ricos? Ficaram, claro, mas desejariam vocs que eles depositassem todo o dinheiro sujo na conta do Partido, atraindo suspeitas sobre a prpria organizao em vez de proteg-la sob suas contas pessoais como bons agentes e testas de ferro? Ou desejariam que, de posse de imensas quantias, continuassem levando existncias modestas, dando a entender que eram apenas paus mandados em vez de expor-se como vigaristas autnomos e bandidos comuns sem cor poltica, que como agora so vistos por uma opinio pblica supremamente inculta, sonsa e novamente ludibriada?

Pois induzir o povo a v-los exatamente assim, salvaguardando a boa reputao do esquema de poder partidrio que os criou e ao qual serviram, precisamente o objetivo de toda essa corja de moralistas improvisados que agora os cobre de improprios em nome da pureza e idoneidade da esquerda. Os mensaleiros no so, claro, bodes expiatrios inocentes. So culpados parciais incumbidos de pagar sozinhos pela culpa geral de uma organizao que h trinta anos vem usando do discurso moral, com notvel eficincia, como disfarce e instrumento do crime. Os que agora tentam se limpar neles so ainda piores que eles. Pois o que fazem tentar levar o povo a esquecer que os mensaleiros de hoje so os moralistas de ontem, os mesmos que, nas CPIs dos anos 90, brilharam como paladinos da lei e da ordem, enquanto j iam preparando, sob esse manto cor de rosa, o esquema de poder monopolstico do qual o Mensalo viria ser nada mais que instrumento. E para que fariam isso, se no fosse para aplanar o terreno para novos e maiores crimes? Se os indignados porta-vozes do antimensalismo esquerdista tivessem um pingo de sinceridade, teriam se insurgido, anos atrs, contra o acobertamento petista das FARC, organizao terrorista e assassina, perto de cujos crimes o Mensalo se reduz s propores de um roubo de picols num carrinho da Kibon. Como no o fizeram, a narcoguerrilha colombiana cresceu at tornar-se, sob a proteo do Foro de So Paulo, a maior distribuidora de drogas no mundo, prestes a receber do sr. Juan Manuel Santos, sabe-se l em troca de que, as chaves do poder poltico.

Publicado no Dirio do Comrcio.

You might also like