You are on page 1of 13

O RECURSO DE AGRAVO NO DIREITO BRASILEIRO

Introduo ao Estudo da Matria no Processo Civil

Camilla Tereza Sampaio de Mello 1

RESUMO O presente artigo foi elaborado com base em pesquisas doutrinrias e jurisprudenciais, conceituando e esquematizando as modalidades de Recurso de Agravo no Direito Processual Civil Brasileiro, expondo suas caractersticas tericas e prticas, com o fim de abordar sucintamente cada uma delas, para fins de introduo ao estudo da matria recursal no Processo Civil.

Palavras-chave: Agravo Recurso - Agravo de Instrumento - Agravo Retido.

1 Aluna do 5 semestre do Curso de Direito do Centro Universitrio Nossa Senhora do Patrocnio CEUNSP da cidade de Salto/SP.

2 1 INTRODUO Diversas so as modalidades de Recurso no Direito Processual Civil Brasileiro, e as que vamos abordar, quais sejam, os Agravos, trata-se de mera exposio da matria, luz dos ensinamentos doutrinrios e do caso prtico atual, considerando apenas como contexto introdutrio ao estudo dos Recursos, sem levantar os problemas existentes ou tentar, de alguma forma, apresentar solues a eles. Inicialmente, deve-se considerar que os recursos so espcies de remdios processuais facultados s partes, a terceiro prejudicado e/ou ao Ministrio Pblico, quando uma deciso proferida desfavorecer ou, em outras palavras, desagradar ao recorrente, e sua interposio subordinada ao preenchimento de pressupostos objetivos e pressupostos subjetivos do recurso, quais sejam, tempestividade, cabimento, preparo, inexistncia de fatos modificativos ou extintivos do direito de recorrer e regularidade formal, e legitimidade e interesse, respectivamente, que se aplicam a todas as espcies recursais. A ausncia de um dos requisitos impede que o recurso seja regularmente processado, o que poder ser levantado pelo recorrido a qualquer tempo, ou pelo juzo monocrtico, de ofcio, pelo chamado juzo de admissibilidade2 diferido, de carter meramente provisrio, at a efetiva irresignao reconhecida pela Instncia Superior. No caso da no observncia da inadequao do recurso pelo prprio Juiz prolator da deciso impugnada, o Relator ou Desembargador pronunciar-se- e o recurso no ser acolhido pela 2

2 Nas palavras de Nelson Nery Jnior, Os requisitos de admissibilidade dos recursos se situam no plano das preliminares, isto , vo possibilitar ou no o exame do mrito do recurso. Faltando um dos requisitos, no poder o tribunal ad quem julg-lo. A competncia para o juzo de admissibilidade do rgo ad quem. Ao tribunal destinatrio cabe, portanto, o exame definitivo sobre a admissibilidade do recurso. Ocorre que, para facilitar os trmites procedimentais, em atendimento ao princpio da economia processual, o juzo de admissibilidade normalmente diferido ao juzo a quo para, num primeiro momento, decidir provisoriamente sobre a admissibilidade do recurso. De qualquer sorte, essa deciso do juzo a quo, poder ser modificada pelo tribunal de admissibilidade recursal, no lhe podendo retirar essa competncia. Livro Teoria Geral dos Recursos.

3 Instncia. Em outras palavras, estando ausente um ou mais requisitos de admissibilidade, no haver provimento ao Recurso. Destarte, estando dentro das condies legais e preenchidos seus pressupostos objetivos e subjetivos, o recurso ser processado com base nos pedidos de modificao da deciso recorrida, bem como seus devidos fundamentos apresentados pela parte recorrente.

AGRAVO O agravo uma modalidade de recurso previsto no art. 522 e seguintes

do CPC, cabvel contra decises interlocutrias que resolvem questes incidentes no processo, mas que no pe fim lide, e apresenta o agravo de instrumento e o agravo regido como suas espcies. 2.1 CABIMENTO Sobre o agravo e seu cabimento, diz Misael Montenegro Filho 3:
Verificamos que o recurso de agravo cabvel para o combate de decises de natureza interlocutria, que resolvem questo pendente no curso do processo, sem lhe pr fim. Aps a prolao da deciso interlocutria, o processo tem seguimento regular, com a prtica de outros atos, pelo juiz, pelas partes do processo e pelos auxiliares da Justia. A deciso combatida pelo agravo deve ter imposto gravame processual a uma das partes, justificando a apresentao do recurso, no se admitindo o uso da espcie para o combate de despacho de mero expediente, por ausncia de interesse para recorrer.

Diversas so as decises interlocutrias passveis de impugnao atrs de recurso de agravo, dentre as quais podemos citar: liminares em aes cautelares e em aes possessrias; antecipaes de tutela; decises proferidas
3 Recursos Cveis na Prtica / Misael Montenegro Filho. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2007. (Srie Procedimentos Cveis).

4 em audincia, em sua maioria sobre matria de provas, como as de indeferimento a ouvida de testemunha arrolada pela parte etc.; decises manifestadas em incidentes processuais, por exemplo, impugnaes ao valor da causa, excees de incompetncia relativa etc.; decises que rejeitam preliminares suscitadas pelo ru na contestao; deciso de atualizao de clculos no curso da execuo; decises que deferem o levantamento de dinheiro em favor de uma das partes etc. De acordo com o Art. 522 do CPC:
Das decises interlocutrias caber agravo, no prazo de 10 (dez) dias, na forma retida, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, quando ser admitida a sua interposio por instrumento.

Em outras palavras, o agravo retido a regra quando se trata de interposio de recurso de agravo, exceto nos casos passveis de causar parte leso grave e de difcil reparao, assim como nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, aos quais ser cabvel o agravo de instrumento, de interposio excepcional. Presentemente, no h hipteses em que caiba ao recorrente escolher entre a interposio sob a forma retida ou de instrumento. Nos casos em que a parte interpuser o agravo de instrumento, quando ausentes suas hipteses de interposio, digo, as situaes expressamente indicadas, o relator o converter em retido e o remeter ao juiz da causa 4. Poder faz-lo no ato do recebimento do agravo, antes de intimar a parte contrria para a apresentao da contraminuta, bem como posteriormente, aps as contrarrazes, quando constatar inexistncia de urgncia ou de perigo de prejuzo irreparvel ou de difcil reparao. Contra tal deciso, no caber recurso, e a converso s passvel de reforma no momento
4 Cdigo de Processo Civil, art. 527, inc. II: Recebido o agravo de instrumento no tribunal, e distribudo incontinenti, o relator: II - converter o agravo de instrumento em agravo retido, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, mandando remeter os autos ao juiz da causa;

5 do julgamento do agravo, salvo se o prprio relator reconsiderar, nos termos do pargrafo nico do art. 527 do CPC. Sobre diferenciao do cabimento quando do agravo retido e do agravo de instrumento, Marcus Vinicius Rios Gonalves ensina:
Os casos em que s cabe agravo de instrumento so aqueles nos quais no h tempo hbil para aguardar o futuro julgamento da apelao, exigindo-se uma soluo urgente, ou os referentes a decises relacionadas ao recebimento dos efeitos da apelao. Afora esses casos, s caber agravo retido, salvo quando ficar demonstrada a inviabilidade do seu ajuizamento, como nas decises proferidas em processo de execuo, quando no ser possvel ao agravante reiterar o pedido de exame na fase de apelao.

2.2 REQUISITOS Acerca dos requisitos de admissibilidade do recurso, podemos dizer que so, basicamente, os comuns a boa parte dos recursos, digo, os vejamos o que diz Marcus Vinicius Rios Gonalves5:
No h peculiaridades nos requisitos de admissibilidade do agravo. Verificadas as hipteses de cabimento, ser necessrio que o agravante tenha legitimidade e interesse. O prazo para interposio do agravo retido e de instrumento de dez dias. Porm, quando a deciso for proferida em audincia de instruo e julgamento, o agravo, que ter de ser retido, dever ser interposto oral e imediatamente, devendo constar do termo.

Outrossim, como requisito de admissibilidade do agravo, encontra-se suas razes, que devem acompanh-lo sob pena de precluso consumativa.

5 Marcus Vinicius Rios Gonalves / Novo Curso de Direito Processual Civil, volume 2: Processo de Conhecimento (2 parte) e Procedimentos Especiais. 8 Ed. So Paulo: Saraiva, 2012.

6 Ainda que o agravo seja apresentado oralmente em audincia, o agravante dever apresent-las para que constem do termo de audincia. Vrios outros recursos dentro do Cdigo e nos Regimentos dos Tribunais apresentam-se com o nome de agravo, dentre eles o agravo legal, o agravo de instrumento utilizado para destrancar recurso especial e/ou recurso extraordinrio, e o agravo regimental. o que veremos a seguir. 3 MODALIDADES DE AGRAVO A princpio, duas espcies de agravo so admissveis, quais sejam, agravo retido e agravo de instrumento. Entretanto, h outros recursos que se apresentam com nomenclatura semelhante do agravo, como j citados anteriormente. Vejamos sucintamente cada uma delas, a seguir: 3.1 AGRAVO RETIDO O agravo retido aquele interposto contra deciso interlocutria de primeira instncia, e sua apreciao no feita de imediato, mas condicionada a uma outra oportunidade, quando do julgamento de eventual recurso de apelao, na forma estabelecida pelo caput do art. 523 do CPC: Na modalidade de agravo retido o agravante requerer que dele conhea, preliminarmente, por ocasio do julgamento da apelao. interposto nos prprios autos e no julgado desde logo, permanecendo retido, e aguardando a remessa do processo instncia superior aps eventual interposio de recurso de apelao. O agravo processa-se nos mesmos autos, no havendo, assim, traslado de peas, nem formao de um instrumento. O prazo para interposio de dez dias, contados da data da intimao das partes, e sua apresentao feita em petio escrita, acompanhada das respectivas razes. Contudo, nas decises proferidas em audincia de instruo e

7 julgamento, o agravo retido dever ser interposto oralmente no decorrer da audincia, excluindo a possibilidade de o agravante o fazer por escrito. O agravo retido, quanto sua apreciao, exige uma condio incomum ao agravo de instrumento, qual seja, o requerimento expresso, nas razes ou na resposta da apelao. Sem reiterao, haver presuno de desistncia tcita do recurso retido. A nica exceo para a o caso acima o da interposio aps a apelao, que inviabiliza a reiterao na mesma. Se a ao vier a ser julgada e a sentena for desfavorvel a uma das partes, a vencida interpor recurso de apelao, como segue o exemplo nas palavras de Misael Montenegro Filho:
Em face de ter sucumbido na ao, ou seja, de a demanda ter sido julgada em favor do seu adversrio processual, o agravante interpe recurso de apelao, suscitando a nulidade do processo como matria preliminar, solicitando que o tribunal invalide todos os atos praticados aps a deciso que negou a ouvida da testemunha. A nulidade, se reconhecida, tornar nula a prpria sentena judicial impugnada atravs do recurso de apelao, demonstrando, de forma cabal, que o recurso de agravo prejudicial em relao ao conhecimento da apelao, porque surte efeitos diretos na espcie maior.

A interposio dessa espcie recursal bem mais simplificada, pois no h exigncia de recolhimento de preparo. O agravado intimado a apresentar sua contraminuta no prazo de 10 dias, nos termos do art. 535, 2 do CPC: Interposto o agravo, e ouvido o agravado no prazo de dez dias, o juiz poder reformar sua deciso. 3.2 AGRAVO DE INSTRUMENTO a espcie de agravo dirigida instncia superior, para ser apreciado desde logo. interposta contra decises interlocutrias suscetveis de causar parte, leso grave ou dano de difcil reparao, por isso a necessidade de sua

8 apreciao antes do julgamento da lide. Para tanto, se exige que seja formado um instrumento, contendo as peas necessrias para que a instncia superior possa apreciar os fatos ocorridos no juzo de origem. Ele interposto por petio apresentada a tribunal competente, e um erro de endereamento no ocasiona o no conhecimento do recurso, e o mesmo ser remetido ao local adequado; Nesta modalidade, no permitida a interposio verbal do agravo, pela necessidade da petio para formao do instrumento, e esta dever estar instruda com as peas que so obrigatrias, sob pena de ele no ser conhecido. Porm, somente com a juntada delas, o rgo julgador no tenha o conhecimento necessrio que permita a compreenso das circunstncias e o contexto em que a deciso foi proferida, destarte facultado ao agravante juntar ao instrumento todas as demais peas que achar necessrias e teis. necessria tambm, no prazo de 3 dias, a juntada de cpia da petio do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposio, assim como a relao dos documentos que instruram o recurso, nos termos do art. 526 do CPC. Os agravo ser distribudo assim que recebido pela instncia superior, e caber ao relator tomar as devidas providncias, sendo elas: negar seguimento ao recurso nas hipteses do art. 557 do CPC, s quais cabvel interposio de agravo inominado, no prazo de 5 dias; indeferimento de plano, quando o agravo for manifestamente inadmissvel; julgar o mrito do recurso em caso de manifesta improcedncia; negar-lhe seguimento quando em confronto com smula; converter o agravo de instrumento em agravo retido, salvo nas hipteses caracterizadoras de cabimento do recurso de agravo de instrumento; atribuir efeito suspensivo ao recurso, nos termos do art. 558 do CPC; deferir em antecipao da tutela, total ou parcialmente, a pretenso recursal; Sobre o juzo de retratao, Marcus Vinicius Rios Gonalves diz:
Uma das qualidades dos agravos, seja qual for o modo de interposio, que eles permitem ao rgo a quo retratar-se da deciso. O agravo de instrumento tambm permite ao juiz que se retrate. Por isso, o art. 526 do CPC

9
determina que o agravante junte, em trs dias, no rgo a quo cpia da petio de interposio, com a indicao dos documentos juntados. O juiz tambm ter oportunidade para tomar conhecimento da interposio do recurso se o relator determinar que, no prazo de dez dias, ele preste informaes. Se o rgo a quo reformar, por completo, a deciso, comunicar o fato ao relator, que considerar prejudicado o agravo. No h um prazo especfico para que a retratao seja feita. Admite-se que ocorra at o julgamento do recurso. Mesmo que o juiz tenha prestado informaes mantendo a deciso anterior, enquanto o agravo ainda no estiver julgado, poder voltar atrs. A retratao poder ser total ou parcial. Se total, prejudicar o agravo; se parcial, o agravo ser processado, mas o conhecimento do tribunal ficar limitado quela parte que no foi objeto de reconsiderao.

3.3 AGRAVO CONTRA DECISO DENEGATRIA DE SEGUIMENTO DE RECURSO ESPECIAL OU EXTRAORDINRIO Tal espcie de agravo cabe quando, da interposio de recurso especial ou extraordinrio, o presidente ou algum vice-presidente do tribunal de origem, ao qual so dirigidos tais recursos, seja denegatria a deciso do rgo a quo. O prazo para interposio de cinco dias, para o STJ ou STF, na forma do art. 544 do CPC. Esse agravo tem algumas peculiaridades, e seu procedimento foi profundamente modificado pela Lei n. 12.322/2010 6. Antes dela, tal agravo era interposto na forma de instrumento perante o tribunal de origem, por petio dirigida presidncia e instruda com as peas obrigatrias enumeradas no art.
6 Lei n 12.322, de 9 de setembro de 2010: Transforma o agravo de instrumento interposto contra deciso que no admite recurso extraordinrio ou especial em agravo nos prprios autos, alterando dispositivos da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil.

10 544, 1 do CPC. Tal lei transformou-o em agravo nos prprios autos, e ao ser interposto perante o tribunal de origem, no prazo de dez dias a contar da intimao da deciso denegatria do recurso extraordinrio ou especial, ser juntado aos autos. 3.4 AGRAVO REGIMENTAL uma modalidade de agravo que no possui denominao prpria, frequentemente denominados agravos regimentais por estarem previstos no regimento interno dos tribunais. Utiliza-se, ainda, da expresso agravinho para se referir a eles. Esse tipo de agravo normalmente utilizado para impugnar decises tomadas individualmente pelo relator de outro recurso. A seguir, exemplos de agravos dentro dos regimentos internos do STF, STJ e TJSP, respectivamente:
Agravo Regimental STF (Regimento Interno STF) Art. 317. Ressalvadas as excees previstas neste Regimento, caber agravo regimental, no prazo de cinco dias de deciso do Presidente do Tribunal, de Presidente de Turma ou do Relator, que causar prejuzo ao direito da parte. RISTF: art. 305 (remessa de julgamento ao Pleno e provimento de AI). CPC: art. 545 (5 dias) e 2 do art. 557 (multa: agravo regimental infundado). Lei 8.038/99: 5 do art. 28 (5 dias). Lei 9.868/99: pargrafo nico do art. 4 (ADI) pargrafo nico do art. 15 (ADC). Lei 9.882/99: 2 do art. 4 (ADPF). Resoluo/STF 186/1999: Regula recolhimento da multa prevista no 2 do art. 557 do CPC. 1 A petio conter, sob pena de rejeio liminar, as razes do pedido de reforma da deciso agravada.

11
2 O agravo regimental ser protocolado e, sem qualquer outra formalidade, submetido ao prolator do despacho, que poder reconsiderar o seu ato ou submeter o agravo ao julgamento do Plenrio ou da Turma, a quem caiba a competncia, computando-se tambm o seu voto. RISTF: art. 6, II, d (Pleno: AgR) art. 8, I (Pleno e Turmas) art. 21, 3 (em mesa) art. 72 (Relator de AgR). 3 Provido o agravo, o Plenrio ou a Turma determinar o que for de direito. RISTF: art. 83, III (independe de pauta) art. 93, pargrafo nico (dispensa acrdo). CPC: art. 544, 4 (converso em RE). 4 O agravo regimental no ter efeito suspensivo.

Agravo Regimental STJ (Segimento Interno STJ):

Art. 258. A parte que se considerar agravada por deciso do Presidente da Corte Especial, de Seo, de Turma ou de relator, poder requerer, dentro de cinco dias, a apresentao do feito em mesa, para que a Corte Especial, a Seo ou a Turma sobre ela se pronuncie, coni rmando-a ou reformando-a. 1 O rgo do Tribunal competente para conhecer do agravo o que seria competente para o julgamento do pedido ou recurso. 2 No cabe agravo regimental da deciso do relator que der provimento a agravo de instrumento, para determinar a subida de recurso no admitido. Art. 259. O agravo regimental ser submetido ao prolator da deciso, que poder reconsider-la ou submeter o agravo ao julgamento da Corte Especial, da Seo ou da Turma, conforme o caso, computando-se tambm o seu voto. Pargrafo nico. Se a deciso agravada for do Presidente da Corte Especial ou da Seo, o julgamento

12
ser presidido por seu substituto, que votar no caso de empate.

Agravo Regimental TJSP (Segimento Interno TJSP):

Art. 253. Salvo disposio em contrrio, cabe agravo, sem efeito suspensivo, no prazo de cinco dias, das decises monocrticas que possam causar prejuzo ao direito da parte. 1 Esse recurso tambm ter cabimento em matria administrativa prevista em lei e em questes disciplinares envolvendo magistrado. 2 No cabe agravo regimental na hiptese do art. 269 e na fase de exame da admissibilidade ou de processamento de recurso extraordinrio ou especial. 3 A petio conter, sob pena de indeferimento liminar, as razes do pedido de reforma da deciso agravada. Art. 254. O agravo, processado nos prprios autos, ser julgado pelo rgo competente para a apreciao do feito originrio ou de eventual recurso na causa principal. Art. 255. O prolator da deciso impugnada poder reconsider-la; se a mantiver, colocar o feito em Mesa, independentemente de incluso em pauta, proferindo voto.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

GONALVES, Marcus Vinicius Rios. Novo Curso de Direito Processual Civil, volume 2: Processo de Conhecimento (2 parte) e Procedimentos Especiais. 8 Ed. So Paulo: Saraiva, 2012.

MONTENEGRO FILHO, Misael. Recursos Cveis na Prtica. (Srie Procedimentos Cveis) 2 Ed. So Paulo: Atlas, 2007.

13
NERY JUNIOR, Nelson. Teoria Geral dos Recursos, volume 1: Recursos no Processo Civil. 6 Ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

You might also like