You are on page 1of 8

Vigilncia em sade

Marcia Boccatto

Sumrio
Vigilncia em sade 2 Consideraes finais 7 Referncias.......................................................................8 Bibliografia consultada 8

Vigilncia em sade

Vigilncia em sade
A Sade Pblica apresentou um processo dinmico de transformao nos ltimos anos, com srias mudanas estruturais e a proposio de modelos inovadores de gesto, sempre objetivando a melhoria da qualidade dos servios e da assistncia destinados populao, em sintonia com os princpios do Sistema nico de Sade (SUS). O SUS representa um moderno modelo de organizao dos servios de sade, com eixos norteadores relacionados universalidade, integralidade, acessibilidade, resolutividade, hierarquizao, regionalizao, descentralizao e ao controle social. Diante dessa logstica, os municpios foram valorizados, assim como todos os servios municipais direcionados para a sade de sua comunidade, entre eles os de Vigilncia em Sade, representantes da inteligncia sanitria desse complexo contexto. Essas propostas inovadoras desenham novos caminhos para os modelos de gesto aplicveis ao setor, os quais pretendem redundar, em ltima anlise, em menos desperdcio, e em maior agilidade, nas decises e nas respostas para melhoria da qualidade dos servios oferecidos aos muncipes. Langmuir apresentou, em 1963, o seguinte conceito de vigilncia:
Vigilncia a observao contnua da distribuio e tendncias da incidncia de doenas mediante a coleta sistemtica, consolidao e avaliao de informes de morbidade e mortalidade, assim como de outros dados relevantes, e a regular disseminao dessas informaes a todos os que necessitam conhec-la (LANGMUR, 1963).

Atualmente, a construo e a consolidao da Vigilncia em Sade so produtos vitoriosos herdados pela institucionalizao do SUS, em 1988; pela criao do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI), em 1990; pela estruturao do financiamento das aes de vigilncia e controle de doenas e, mais recentemente, pela criao da Secretaria de Vigilncia em Sade (SVS) do Ministrio da Sade em 2003 , que coordena o Sistema Nacional de Vigilncia em Sade em todo o territrio brasileiro.

A Sade tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentao, a moradia, o saneamento bsico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educao, o transporte, o lazer, o acesso aos bens e servios essenciais e todas as aes que se destinam a garantir s pessoas e coletividade condies de bem-estar fsico, mental e social, sendo que a Rede de Ateno Sade um conjunto de aes e servios de sade articulados em nveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistncia sade.

O acesso universal, igualitrio e ordenado s aes e servios de sade, se inicia pelas portas de entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do servio, contendo: Ateno Primria; urgncia e emergncia; ateno psicossocial; ateno ambulatorial especializada e hospitalar; Vigilncia em Sade. Os nveis de sade da populao expressam a organizao social e econmica do pas. A definio ampliou-se, sendo que a Vigilncia em Sade responsvel por todas as aes de vigilncia, preveno e controle de agravos, prioritariamente com aes de promoo sade, com o monitoramento epidemiolgico das doenas transmissveis e no transmissveis, de atividades sanitrias programticas, de vigilncia em sade ambiental e sade do trabalhador, elaborao e anlise de perfis demogrficos epidemiolgicos, proposio de medidas de controle etc. A Vigilncia encontra-se distribuda em patamares hierrquicos tcnico-administrativos, nas esferas federal, estadual, municipal e regional, sendo que a base de todas as informaes a regio, mais precisamente a microrea.
UNA-SUS | UNIFESP www.unasus.unifesp.br

Unidades de Contedo

A Vigilncia em Sade tem um fluxograma de informaes e apresenta vrias interfaces entre diferentes sistemas: Vigilncia; Atendimento (Primrio, Secundrio e Tercirio); laboratrios; centros de pesquisa; centros universitrios; outras secretarias etc. A Vigilncia em Sade est includa no campo de ao do SUS e desenvolve programas relevantes de preveno e controle, devendo ser utilizada para o estabelecimento de prioridades, alocao de recursos e orientao programtica, em vrias reas:
Realiza um conjunto de aes que proporcionam o conhecimento, a deteco ou a preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de preveno e controle de doenas ou agravos. Trabalha com doenas sexualmente transmissveis agudas e crnicas; doenas transmissveis agudas; doenas transmissveis crnicas; doenas imunoprevenveis; investigaes e respostas a casos e surtos e epidemias; doenas emergentes; agravos inusitados; inclui o tambm o Programa Nacional de Imunizao (PNI), descentralizado aos municpios. Desencadeia um conjunto de atividades relativas s zoonoses e questes sanitrias ligadas ao meio ambiente e riscos sade (gua, ar e solo), com aes integradas com as subprefeituras e outras secretarias, devendo participar na formulao da poltica e na execuo de aes de saneamento bsico. Desencadeia um conjunto de atividades que, por meio das aes de vigilncia epidemiolgica e vigilncia sanitria, se destinam promoo e proteo sade dos trabalhadores, assim como visa recuperao e reabilitao da sade dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condies de trabalho. o conjunto de todas as atividades relacionadas com os imunobiolgicos e sua adequada utilizao. O Programa Nacional de Imunizao (PNI) reconhecidamente um dos melhores do mundo, estando vigente desde 1973, continuamente propiciando expressivos benefcios na preveno de doenas, obtendo reiterados sucessos, nunca tendo sido interrompido. Podem ocorrer surtos ou acontecimentos inesperados mesmo com imunobiolgicos eficazes, cabendo providncias complementares organizadas, seguindo diretrizes da Vigilncia em Sade, com respaldo cientfico e rigoroso sistema avaliador de qualidade, tambm com controle de procedimentos inadequados e eventos adversos de imunobiolgicos, acompanhando tambm de maneira rigorosa o armazenamento, a conservao e o transporte de vacinas at sua utilizao. Realiza um conjunto de aes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse da sade. Infraestrutura laboratorial e de apoio diagnstico, do sistema de informaes de doenas de notificao compulsria, entre outros.

Epidemiolgica

Ambiental

Sade do trabalhador

Imunizao

Sanitria

Infraestrutura

O desenvolvimento de sistemas de vigilncia implica o acesso elevada gama de informaes, especialmente as relativas morbidade, mortalidade, estrutura demogrfica, ao estado imunitrio e nutricional da populao, situao socioeconmica e ao saneamento ambiental, sendo que a Sade atualmente tem sido a porta de entrada para vrios sistemas, tendo ntima relao com a situao social regional. A Vigilncia deve trabalhar de forma integrada e harmnica com todas as Unidades de Atendimento Sade tambm intersetorialmente e intersecretarialmente. Na Sade da Famlia e da Comunidade, a Estratgia Sade da Famlia (ESF) desencadeou todo um processo de regionalizao tambm na Vigilncia. A ESF tem como diretriz a existncia da territorializao e a determinao de rea geogrfica com o delineamento das reas de abrangncia de cada uma das Unidades Bsicas de Sade. Nas reas cobertas pela ESF se trabalha com microreas e rea de abrangncia, que so de responsabilidade sanitria das equipes. Na ESF, a Vigilncia tem como parceiros as organizaes sociais e os parceiros contratados pelas secretarias municipais de sade. As entidades privadas qualificadas pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municpios como organizaes sociais, so declaradas de interesse social e utilidade pblica, desde que haja reciprocidade e a legislao local no contrarie os mandamentos dessa lei e a legislao federal especfica. Nos termos legais, o contrato de gesto discriminar as atribuies, responsabilidades e obrigaes do Poder Pblico e da Organizao Social, mas sobretudo dever especificar o programa de trabalho proposto, a fixao das metas a serem atingidas e os respectivos prazos de execuo, bem como os critrios objetivos de avaliao de desempenho mediante indicadores de qualidade e de produtividade. Alm disso, o contrato deve prever os limites e critrios para despesas com remunerao e vantagens a serem percebidos pelos dirigentes e empregados da Organizao Social, alm de outras clusulas julgadas convenientes pelo Poder Pblico. A eficcia do contrato de gesto est precisamente na possibilidade do exerccio do controle de desempenho, havendo indicadores objetivos de qualidade e produtividade, metas a serem alcanadas e prazos de execuo, muitos
www.unasus.unifesp.br Especializao em Sade da Famlia

Vigilncia em sade

deles de vigilncia. O Poder Pblico pode perfeitamente acompanhar os trabalhos da entidade privada e verificar a atuao de seus dirigentes, para tomar as providncias cabveis, entre elas a Vigilncia. Diante da ampliao do conceito de Vigilncia em Sade e das inovadoras propostas administrativas para a rea da sade, focando a Sade da Famlia e Comunidade, a equipe de profissionais da Vigilncia desencadeou uma reforma na logstica de seu processo de trabalho e fluxograma de informaes com os equipamentos de prestao de servios em sade sob sua responsabilidade regional, mantendo como princpios norteadores: A manuteno da qualidade na coleta de dados; A consolidao desses dados em informaes fidedignas; A ampla disseminao dessas referidas informaes a todos aqueles que as geraram e que delas necessitam tomar conhecimento, servindo de ferramenta para: A elaborao de programas, a identificao de fatores de risco, a aplicao de medidas de controle; A capacitao e o aprimoramento de pessoal; A aquisio de equipamentos e tecnologias; O desenvolvimento de produes cientficas.

Destaque
Nesse novo contexto tcnico-administrativo, foi necessrio desenhar estratgias para superar o desafio da transformao a ser desenvolvida, principalmente com respeito ao gerenciamento dos servios, criando novos espaos para essas gerncias, comprometidas com o aumento da eficincia do sistema. Essencialmente, entre outras aes, tornou-se imprescindvel repensar o tipo de gerente de sade adequado para essa nova realidade e como deveria ser a construo de sua formao, com competncias, conhecimentos e desempenhos especficos. Seu perfil profissional deveria contemplar uma gama de conhecimentos e habilidades nas reas de sade e de administrao, assim como ter uma viso holstica do contexto em que elas esto inseridas, alm do impecvel compromisso social.

Nesse cenrio de intensas transformaes, avaliaes e reorganizaes, os equipamentos de sade e seus profissionais precisam desenvolver uma dinmica de aprendizagem e inovao, cujo primeiro passo deve ser a capacidade crescente de adaptao s mudanas observadas no mundo atual. Devem-se procurar os conhecimentos e habilidades necessrios e a melhor maneira de constru-los para formar esse novo profissional, ajustado realidade atual e preparado para acompanhar as transformaes futuras. O processo de trabalho e o fluxograma de informaes da Vigilncia em Sade devem ser trabalhados harmonicamente com a ESF e com toda a rede regionalizada de atendimento sade at o nvel tercirio, que inclui hospitais e servios e escola de pesquisa cientfica, garantindo a excelncia da captao de dados, a consolidao, a avaliao e a divulgao das informaes, bem como a eficincia das medidas de controle e a soluo dos problemas de sade pblica. Para que se consiga essa harmonia e integralidade, a Vigilncia necessita estar bem sedimentada em todos os profissionais da sade e, para isso, um ponto fundamental o desenvolvimento de processos de educao continuada em servio, integrando a Vigilncia ao atendimento, uma vez que so interdependentes para sua eficincia. Todos os profissionais de sade devem estar treinados para sua atuao de vigilantes em sade, no deixando passar nehuma oportunidade de cumprir a meta de qualidade dos servios prestados. Atravs dessa organizao e desses treinamentos tambm se intensifica a integrao dos profissionais da Vigilncia e da Ateno Bsica, Secundria e Terciria, bem como se reforam os vnculos, o que facilita o fluxo de informao e a melhora a qualidade dos servios. importante desenvolver estudos de casos com extremo detalhamento do contexto em que esto inseridos os pacientes e seus familiares, discutindo todos os fatores relevantes para a justificativa das doenas e agravos, bem como fatores facilitadores e dificultadores do processo propedutico, teraputico e da evoluo para a cura, desde que os espaos criados para essas discusses sejam otimizados com a presena do maior nmero possvel de atores regionais. Itens necessrios para a organizao do Sistema de Vigilncia:

UNA-SUS | UNIFESP

www.unasus.unifesp.br

Unidades de Contedo
Planejamento e acompanhamento integrado nas aes de Vigilncia em Sade em reunies com todos os gestores locais, incluindo organizaes sociais e parceiros, objetivando organizar os servios de sade, no territrio regional, para o desenvolvimento de aes de Vigilncia em Sade a agravos e Doenas de Notificao Compulsria (DNC); doenas imunoprevenveis; doenas, agravos e eventos inusitados; doenas emergentes propiciando a promoo sade; a preveno das doenas; a proteo de riscos; o diagnstico com a respectiva notificao; o acompanhamento dos casos; a aplicao de medidas de controle qualificadas e oportunas, debelando surtos e epidemias, melhorando a qualidade de sade da comunidade.

1 2

Composio de referencial terico-tcnico, sinttico para todos os equipamentos de sade, composto de Guia de Consulta Rpida (confeccionado pelos responsveis tcnicos da Vigilncia), instruindo os profissionais dos equipamentos de sade para intervir nos principais agravos e doenas de notificao compulsria, com atualizao anual pela SUVIS; Guia Epidemiolgico do Ministrio da Sade ltima edio; Fichas de Investigao Epidemiolgica do Sistema de Informao de Agravos de Notificao (SINAN) de todos os agravos e Doenas de Notificao Compulsrias.

imprescindvel para todos os profissionais de sade o conhecimento detalhado de dois documentos: Decreto no 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispe sobre a organizao do Sistema nico de Sade, o planejamento de sade, a assistncia sade e a articulao interfederativa; Portaria no 104, de 25 de janeiro de 2011, do Ministrio da Sade, que define as terminologias adotadas em legislao nacional, conforme o disposto no Regulamento Sanitrio Internacional de 2005, a relao de doenas, agravos e eventos em sade pblica de notificao compulsria em todo o territrio nacional e estabelece fluxo, critrios, responsabilidades e atribuies aos profissionais e servios de sade. O contedo desses dois documentos nos mostra a organizao do sistema de sade e a incluso da Vigilncia em Sade no contexto do SUS e a necessidade de ao integrada de vrios setores. A Portaria no 104, do Ministrio da Sade, considera o Regulamento Internacional de 2005 e suas definies de:
Doena: significa enfermidade ou estado clnico, independentemente de origem ou fonte, que represente ou possa representar um dano significativo para os seres humanos; Agravo: significa qualquer dano integridade fsica, mental e social dos indivduos provocado por circunstncias nocivas, como acidentes, intoxicaes, abuso de drogas e leses auto ou heteroinfligidas; Evento: significa manifestao de doena ou uma ocorrncia que apresente potencial para causar doena; Emergncia de Sade Pblica de Importncia Nacional (ESPIN): um evento que apresenta risco de propagao ou disseminao de doenas para mais de uma Unidade Federada, com priorizao das doenas de notificao imediata e outros eventos de sade pblica, independentemente da natureza ou origem, depois de avaliao de risco, e que possa necessitar de resposta nacional imediata; Emergncia de Sade Pblica de Importncia Internacional (ESPII): evento extraordinrio que constitui risco para a sade pblica de outros pases, por meio de propagao internacional de doenas que potencialmente requerem uma resposta internacional coordenada. (BRASIL, 2011).

A mesma portaria amplia a Lista de Notificao Compulsria, referente a doenas, agravos e eventos de importncia para a sade pblica de abrangncia nacional, em toda a rede de sade, pblica e privada, que devem ser registradas e notificadas no Sistema de Informao de Agravos de Notificao (SINAN), obedecendo s normas e rotinas estabelecidas pela Secretaria de Vigilncia em Sade do Ministrio da Sade. Adota tambm a Lista de Notificao Compulsria Imediata, referente a doenas, agravos e eventos de importncia para a sade pblica de abrangncia nacional de toda a rede de sade, pblica e privada. A notificao dever ser imediata, por telefone ou FAX, ao Servio de Vigilncia Epidemiolgica da Secretaria Municipal da Sade local, pois se tratam de doenas que exigem maior agilidade ao serem notadas, mesmo que seja apenas uma suspeita, pois a notificao garante a antecipao da investigao. No caso de sarampo, por exemplo, permite ao municpio iniciar, imediatamente, a busca ativa de pessoas que tiveram contato com o paciente e realizar a vacinao de bloqueio para evitar a disseminao do vrus. A notificao compulsria obrigatria a todos os profissionais de sade: enfermeiros, mdicos, odontlogos, mdicos veterinrios, bilogos, biomdicos, farmacuticos e outros no exerccio da profisso, bem como os responsveis por organizaes e estabelecimentos pblicos e particulares de sade e ensino.
www.unasus.unifesp.br Especializao em Sade da Famlia

Vigilncia em sade

facultada a elaborao de listas estaduais ou municipais de notificao compulsria, no mbito de sua competncia e de acordo com o perfil epidemiolgico local, no podendo ser menos abrangente que a federal. O aperfeioamento da notificao de doenas, agravos e eventos de importncia para a sade pblica permite s esferas federal, estadual e municipal de governo monitorar e auxiliar no planejamento das aes de preveno, de controle, avaliar tendncias e impactos das intervenes e indicar riscos aos quais as pessoas esto sujeitas. Foram includos tambm os desastres de origem natural ou antropognica quando houver desalojados ou desabrigados ou quando houver comprometimento da capacidade de funcionamento e infraestrutura das unidades de sade locais em consequncia do evento. Na rea de imunizao, o primeiro Calendrio Vacinal da Secretaria de Sade do Estado de So Paulo foi publicado em 1968, constitudo por sete vacinas. O atual calendrio do PNI, de 2011, contempla um conjunto de vacinas que protegem contra 14 doenas: tuberculose, paralisia infantil, rotavrus, hepatite B, difteria, coqueluche, ttano, doenas invasivas por Haemophilus influenzae tipo B, pneumococo, doena meningoccica, febre amarela, sarampo, caxumba e rubola. H outros imunobiolgicos especiais, indicados em situaes especficas, disponveis nos Centros de Referncia para Imunobiolgicos Especiais (CRIE): vacina Salk, hepatite A, varicela, imunoglobulina especfica contra hepatite B, ttano etc. As clnicas privadas de vacinao oferecem, alm dos imunobiolgicos do calendrio bsico, outras vacinas autorizadas pelo Ministrio da Sade e pela ANVISA, sendo que todas as atividades relacionadas com imunizao so acompanhadas pela Vigilncia em Sade.

Destaque
muito importante o conhecimento dos gerentes dos servios de sade sobre a logstica da Vigilncia em Sade, abrindo espaos para discusso de contedos de Vigilncia em reunies tcnico-administrativas e tambm organizando a Vigilncia local, com espao fsico e profissionais de nvel universitrio responsveis pelo setor, indicados pela gerncia. Como se trata de setor prioritrio, o perfil desses profissionais deve ser bem analisado e multiplicador, j que esse seu papel junto aos demais funcionrios dos servios, repassando as informaes recebidas da Vigilncia Municipal local, que devem fazer parte do Sistema Nacional de Notificao (SINAN), o qual necessita de muita agilidade, em todos os nveis, para que as medidas de controle sejam desencadeadas com a agilidade e a qualidade necessrias.

O espao fsico adequado para o Setor de Vigilncia dos servios de sade tambm muito importante, pois oferece um local para o arquivo de materiais informativos oficiais atualizados, a organizao dos casos em acompanhamento e de todos os casos notificados pelo servio, facilitando a interlocuo com a Vigilncia de Sade Local (SUVIS) e com a Interlocuo de Vigilncia em Sade dos parceiros e organizaes sociais, se houver, para a realizao de um trabalho integrado. imprescindvel a realizao de um projeto conjunto de educao continuada de Vigilncia em Sade, pactuada e registrada em plano de trabalho, com o estabelecimento de cronograma anual dos processos educativos, segundo perfis epidemiolgicos regionais e sazonais dos agravos e DNC, e seguindo as diretrizes dos servios de Vigilncia em Sade das secretarias municipais da Sade. O processo sempre deve estar alicerado na prioridade de melhorar a qualidade de sade da populao da rea de abrangncia, sendo que o planejamento conjunto na Assistncia Sade da regio e a participao popular, em seu papel de controle social e de formador de opinio da comunidade, so fundamentais para que os servios tambm estejam cientes de suas reais necessidades. Alguns fatores processuais so imprescindveis para uma adequada Vigilncia em Sade: O comprometimento, a disciplina, a competncia e o papel integrador da equipe multidisciplinar tcnica da Vigilncia Local (SUVIS); A importncia do trabalho integrado de todos os gestores locais, dividindo tarefas no desempenho dos treinamentos, capacitaes e outras aes; O comprometimento de todos os profissionais da Ateno Bsica e da ESF na cobertura de sua rea de abrangncia; A possibilidade de propor e desenvolver projetos novos com os recursos j existentes, apenas organizando os servios, demonstrando a notvel capacidade de adaptao aos modelos de gesto em sade pblica.
UNA-SUS | UNIFESP www.unasus.unifesp.br

Unidades de Contedo

Os dados gerados pela Vigilncia devem ser utilizados para anlise, acompanhamento e utilizao no planejamento estratgico local. Para isso se trabalha com indicadores tcnicos e operacionais, tais como: Notificaes de agravos e DNC/equipamento de sade/ano, que geram coeficientes de incidncia, prevalncia, deteco e outros; Coberturas vacinais, comparativamente com o restante do municpio e com as metas regionais e outros indicadores relacionados aos imunobiolgicos, sejam tcnicos-cientficos ou de armazenamento, manuteno e transporte; Indicadores especficos por agravos: percentual de sintomticos respiratrios examinados, porcentagem de alta por cura em tuberculose, porcentagem de diagnstico de formas leves de hansenase e outros, para os quais so utilizados os dados do SINAN; Nmero de notificaes de agravos e DNC pelos Ambulatrios Mdicos Assistenciais (AMA); Nmero de notificaes de agravos e DNC dos hospitais regionais.

Consideraes finais
A logstica utilizada na Vigilncia em Sade deve ter a colaborao e a coparticipao de todos os gestores, tcnicos, trabalhadores de todos os nveis e atores sociais, adaptando-se racional e dinamicamente aos inovadores modelos de gesto dos servios pblicos e privados, principalmente aqueles de cunho social, sem perder suas caractersticas inerentes. Uma vez que a Vigilncia um processo dinmico, a educao permanente, que engloba a educao continuada e a educao em servio, fundamental no processo e deve ser planejada, estratgica e integralmente, com os vrios atores, visando melhoria da promoo da sade, preveno das doenas, ao diagnstico, ao tratamento e a medidas de controle, debelando surtos e epidemias e melhorando a qualidade de vida e de sade da comunidade. Toda iniciativa para a reorganizao institucional deve ter, minimamente, bases estruturais pedaggicas, administrativas e cientficas para que possa radicar: Bibliografia com fortes evidncias, sistemas operacionais e instrumentos de apoio; Recursos fsicos, financeiros e humanos capacitados; Polticas para fixao e aperfeioamento dos profissionais; Fluxogramas de informao bem definidos; Avaliao contnua dos processos internos e externos, e o mais importante a retroalimentao dos resultados aos servios que deles necessitam, principalmente como instrumento norteador para o gerenciamento local. A Vigilncia em Sade utiliza indicadores tcnicos e operacionais, e sua construo depende das informaes que derivam da Ateno Primria, Secundria e Terciria do territrio regionalizado. Para que esses indicadores sejam fidedignos e mostrem um retrato muito prximo da realidade regional, necessrio que os dados dos servios de sade sejam tambm fidedignos, pois o dado a base da informao. A proposta da educao continuada na Vigilncia em Sade tambm visa melhoria da captao e apurao desses dados, melhorando a qualidade das informaes, pois so a base para o planejamento estratgico local. A Vigilncia em Sade uma das prioridades do Sistema nico de Sade e tem um desempenho fundamental, sistemtico e evidente, que dever ser desenvolvido com qualidade, adaptando-se aos modelos de gesto dos servios pblicos e abrangendo tambm os servios privados, de forma integrada e interativa com a Ateno Bsica, incluindo a imunizao e a Rede de Assistncia da Ateno Secundria e Terciria Regional. muito importante o incentivo s equipes de todos os servios e aos funcionrios que desempenharam papis de destaque nas atividades de Vigilncia, homenageando os vrios atores que participam da Vigilncia em Sade: enfermeiros, agentes comunitrios de sade, mdicos, auxiliares de enfermagem, profissionais de sade bucal, escriturrios e gerentes dos servios, pois essa iniciativa tambm uma retroalimentao do sistema. A integralidade da assistncia sade se inicia e se completa na Rede de Assistncia Sade, da qual a Vigilncia em Sade faz parte. A formao e o desenvolvimento da Inteligncia Sanitria uma conquista consequente superao das contraposies ideolgico-conceituais: precisamos de uma poltica municipal do cuidado com a sade, incluindo-se nela uma Vigilncia, a partir da qual sero revisados todos os saberes e prticas das polticas pblicas vigentes, edificadas na concepo de cuidado com a vida.

www.unasus.unifesp.br

Especializao em Sade da Famlia

Vigilncia em sade

Referncias
BRASIL. Portaria n 104, de 25 de janeiro de 2011. Define as terminologias adotadas em legislao nacional, conforme o disposto no Regulamento Sanitrio Internacional 2005 (RSI 2005), a relao de doenas, agravos e eventos em sade pblica de notificao compulsria em todo o territrio nacional e estabelece fluxo, critrios, responsabilidades e atribuies aos profissionais e servios de sade. Dirio Oficial [da Repblica Federativa do Brasil], Braslia, n.18, p.37, 26 jan. 2011. Seo 1, pt1. LANGMUIR, A. D. The surveillance of communicable diseases of national importances. N Engl J Med, 268(4):182192, 1963.

Bibliografia consultada
BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Curso bsico de Vigilncia Epidemiolgica. Braslia: Ministrio da Sade, 2005. ______. Ministrio da Sade. Secretaria Executiva. Departamento de Apoio Descentralizao. Coordenao-Geral de Apoio Gesto Descentralizada. Diretrizes operacionais dos pactos da vida, em defesa do SUS e de gesto. 76 p. (Srie A: Normas e Manuais Tcnicos). Braslia: Ministrio da Sade, 2006. ______. Projeto VIGISUS estruturao do sistema nacional de Vigilncia em Sade. Braslia: Ministrio da Sade: Fundao Nacional de Sade, 1998. 203 p. CARVALHO, S. R. Sade coletiva e promoo da Sade: sujeito e mudana. So Paulo: Hucitec, 2005. EPSJV. Laboratrio de educao profissional em Vigilncia em Sade: projeto poltico pedaggico. Rio de Janeiro: Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio, 2002. (Termo de Referncia para a Educao Profissional em Vigilncia em Sade.) MALAGUTTI, W. (Org.). Imunizao, imunologia e vacinas. Rio de Janeiro: Rbia, 2011. MONKEN, M.; BARCELLOS, C. Vigilncia em sade e territrio utilizado: perspectivas tericas. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 898-906, mai./jun. 2005. ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. (Org.) Epidemiologia e sade. 5. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1999. TEIXEIRA, C. F., PAIM, J. S.; VILASBOAS, A. L. SUS: modelos assistenciais e vigilncia da sade. Informe epidemiolgico do SUS, v. VII, n. 2, p. 7-28, 1998. WALDMAN, E. A. Vigilncia em Sade Pblica. So Paulo: Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo, v. 7, 1998. (Srie Sade & Cidadania).

UNA-SUS | UNIFESP

www.unasus.unifesp.br

You might also like