You are on page 1of 6

||TJRR12_001_01N782441||

CESPE/UnB TJ/RR

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Acerca dos elementos do Estado e da abrangncia de seus Poderes, julgue os itens a seguir.
51

Com relao a poder discricionrio, improbidade administrativa, servio pblico concedido e entidades paraestatais, julgue os itens que se seguem.
63

O sistema checks and balances, criado por ingleses e norte-americanos, consiste no mtodo de freios e contrapesos adotado no Brasil. Nesse sistema, todos os poderes do Estado desempenham funes e praticam atos que, a rigor, seriam de outro poder, de modo que um poder limita o outro. O Estado formado por trs elementos: o povo, o territrio e o governo soberano, constituindo este ltimo o elemento condutor que detm e exerce o poder absoluto de autodeterminao e auto-organizao emanado do povo.

As entidades paraestatais, cuja criao autorizada por lei especfica, so pessoas jurdicas de direito pblico que realizam obras, servios ou atividades de interesse coletivo. Define-se poder discricionrio como o poder que o direito concede administrao para a prtica de atos administrativos com liberdade na escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo, estando a administrao, no exerccio desse poder, imune apreciao do Poder Judicirio. O servio pblico concedido no pode ser remunerado por tarifa, visto que no um servio do poder pblico.

64

52

65

Com relao s fontes e ao conceito de direito administrativo, julgue os itens que se seguem.
53

Pelo critrio teleolgico, define-se o direito administrativo como o sistema dos princpios que regulam a atividade do Estado para o cumprimento de seus fins. A jurisprudncia, fonte no escrita do direito administrativo, obriga tanto a administrao pblica como o Poder Judicirio.

No que concerne aplicabilidade das normas constitucionais, julgue os itens subsequentes.


66

54

As normas de eficcia limitada e aplicabilidade imediata caracterizam-se por poderem ser restringidas ou suspensas pelo legislador ordinrio. A norma que consagra o princpio da inviolabilidade das comunicaes telefnicas consiste em exemplo de norma constitucional definidora de direitos e garantias fundamentais que no tem aplicao imediata e que depende de lei para ser concretizada.

67

Julgue os seguintes itens, relativos aos atos administrativos.


55

A prescrio administrativa no impede que a administrao anule o ato administrativo, j que assim exige o princpio da supremacia do interesse pblico. Em regra, sempre que a administrao estiver perante ato insuscetvel de convalidao, ela ser obrigada a invalid-lo, excetuando-se a essa determinao a situao em que o ato viciado j tenha sido estabilizado pelo direito. Atos de imprio, sempre gerais, so todos aqueles que a administrao pratica usando de sua supremacia sobre o administrado ou servidor e lhes impe obrigatrio atendimento.

Com relao a comisses parlamentares de inqurito e direitos e garantias fundamentais, julgue os itens a seguir.
68

56

As pessoas jurdicas so destinatrias dos direitos e das garantias fundamentais constantes da Constituio Federal, inclusive de mandado de segurana, habeas data e habeas corpus. As comisses parlamentares de inqurito no podem determinar a busca e a apreenso domiciliar de investigado, visto que essas medidas sujeitam-se ao princpio constitucional da reserva de jurisdio.

57

69

A respeito de agente administrativo, investidura e processo administrativo, julgue os itens subsecutivos.


58

A respeito da organizao poltico-administrativa do Estado Federal Brasileiro, julgue o item abaixo.


70

O princpio da impessoalidade nada mais do que o clssico princpio da finalidade, que impe ao administrador pblico que s pratique o ato para o seu fim legal. Os agentes administrativos vinculam-se profissionalmente ao Estado ou s suas entidades autrquicas e fundacionais e se sujeitam hierarquia funcional e ao regime jurdico nico da entidade estatal a que servem. A investidura poltica decorre unicamente da eleio direta, mediante sufrgio universal, na forma da lei.

59

Os estados, o Distrito Federal e os municpios tm assegurada participao no resultado da explorao de petrleo ou gs natural, de outros recursos minerais em seus respectivos Territrios, plataforma continental, mar territorial ou zona econmica exclusiva, ou compensao financeira por essa explorao.

60

luz das disposies constitucionais relativas administrao pblica bem como da jurisprudncia pertinente, julgue os itens que seguem.
71

Acerca dos princpios da impessoalidade e da supremacia do interesse pblico, julgue os prximos itens.
61

Do princpio da supremacia do interesse pblico decorre a posio jurdica de preponderncia do interesse da administrao pblica. A ausncia de defesa tcnica oferecida por advogado no processo administrativo disciplinar ofende a Constituio Federal, o que determina a nulidade de todo o processo.

inconstitucional a edio de lei criadora de cargos em comisso que no estejam relacionados a atribuies de direo, chefia e assessoramento superior, em virtude de violar o princpio do concurso pblico para a investidura em cargo pblico. Considere que a companheira de um servidor investido em cargo de direo de uma empresa pblica foi nomeada para exercer funo gratificada na mesma entidade. Nessa situao, a nomeao realizada caracterizada como prtica de nepotismo, sendo passvel de anulao, visto que fere os princpios constitucionais da impessoalidade e da moralidade.
5

72

62

||TJRR12_001_01N782441||

CESPE/UnB TJ/RR

A respeito de processo legislativo e funcionamento do Congresso Nacional, julgue os prximos itens.


73

Acerca dos planejamentos estratgico, ttico e operacional bem como da estrutura e do controle organizacionais, julgue os itens seguintes.
82

As leis delegadas, editadas pelo presidente da Repblica aps prvia autorizao do Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo, so discutidas e votadas em cada casa legislativa, sendo vedada a apresentao de emendas a essas leis. O Senado Federal e a Cmara dos Deputados exercem individualmente competncias privativas que lhes so imanentes e que devem ser desempenhadas sem a interferncia da outra casa. A despeito de no estar prevista na Constituio Federal a possibilidade de os governadores e os prefeitos editarem medidas provisrias, prevalece o entendimento jurisprudencial de que os estados-membros, o Distrito Federal e os municpios podem editar tais medidas, podendo estabelecer livremente, no exerccio de sua autonomia poltico-legislativa, as regras do processo de tramitao dessas medidas em seu prprio mbito.

74

A participao da organizao no mercado bem como a dos clientes e dos produtos e servios no seu faturamento so elementos importantes para a construo de uma anlise de desempenho organizacional e permitem identificar os pontos fortes e fracos da organizao, o que contribui para a construo de uma matriz SWOT. O processo de planejamento estratgico que resulta na definio da misso e da viso de uma organizao complexo e dinmico e, por isso, deve ser submetido a anlises continuamente, a fim de se acompanhar a evoluo das inmeras variveis que o balizam. As habilidades conceituais so essenciais aos gerentes de nvel ttico, que so os responsveis por interpretar os objetivos estratgicos de uma organizao e desdobr-los em planos operacionais. O modelo de departamentalizao matricial definido de acordo com critrios geogrficos, estabelecidos em uma matriz que coordena as aes de suas filiais.

83

75

84

85

Com relao ao Poder Judicirio e s funes essenciais justia, julgue os itens subsequentes.
76

obrigatria a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases do concurso pblico de provas e ttulos para o cargo de procurador dos estados e do Distrito Federal, no sendo obrigatria, contudo, para o ingresso nas classes das carreiras da Advocacia-Geral da Unio. Alm da assistncia jurdica integral e gratuita aos mais necessitados, a Defensoria Pblica pode promover a defesa judicial dos servidores pblicos processados civil e criminalmente em decorrncia do regular exerccio do cargo, desde que haja previso expressa, nesse sentido, em lei estadual. As competncias do Supremo Tribunal Federal constantes da Constituio Federal s podem ser alteradas mediante lei complementar, no sendo a lei ordinria instrumento hbil para promover tais mudanas. Tanto as aes contra o Conselho Nacional de Justia como as aes contra o Conselho Nacional do Ministrio Pblico so processadas e julgadas pelo Supremo Tribunal Federal.

Com relao ao gerenciamento de projetos e processos, julgue os itens subsequentes.


86

O desvio padro, importante ferramenta de controle estatstico, permite calcular a variabilidade de um processo, ou seja, se os resultados esto mais ou menos concentrados ou dispersos entre si. Por meio da abordagem por processos buscam-se melhorias estruturais e consistentes na dinmica de produtividade de uma instituio, utilizando-se da entropia para a anlise e a melhoria contnua do fluxo de trabalho da organizao. A estrutura analtica de um projeto (EAP) detalha as atividades e tarefas que o compem e consiste em insumo fundamental para a criao de um cronograma. O mtodo do caminho crtico, ferramenta que auxilia o gerente a realizar o seu trabalho, tem por objetivo identificar, entre as diversas fases de um projeto, a de maior desembolso financeiro.

77

87

88

78

89

79

Julgue os prximos itens, relativos a recrutamento e seleo de pessoas.


90

Julgue o item abaixo, relativo aos partidos polticos.


80

O legislador ordinrio no tem competncia para estabelecer normas relativas aos critrios de filiao e de escolha de candidatos dos partidos polticos, visto que, no texto constitucional, assegurada s agremiaes partidrias a autonomia para estabelecer as normas relativas sua estrutura interna, organizao, fidelidade e disciplina partidrias, bem como ao seu funcionamento.

Geralmente, as entrevistas so utilizadas para encontrar indivduos que se ajustem cultura e imagem da instituio, visto que permitem conhecer caractersticas de personalidade e valores pessoais dos candidatos. Entrevistas, testes escritos e testes de simulao de desempenho constituem tcnicas importantes de recrutamento de recursos humanos.

91

A respeito dos principais tericos e de suas contribuies para a gesto da qualidade, julgue os itens a seguir.
92

A evoluo da administrao um fenmeno incontestvel que transcende o mercado e alcana at mesmo a esfera pblica de gesto. Com relao administrao pblica e seus modelos de gesto, julgue o item a seguir.
81

Deming recomendava a independncia da inspeo no processo de produo em massa, pois acreditava que a qualidade deveria ser construda junto com o produto ou servio. De acordo com as ideias de Feigenbaum e Ishikawa, precursores da teoria do Controle da Qualidade Total (TQC), a qualidade dos processos organizacionais de responsabilidade especfica da prpria gerncia de qualidade.
6

93

pressuposto vital para a administrao pblica gerencial a descentralizao das decises e funes do Estado bem como o foco na qualidade e na produtividade do servio pblico.

||TJRR12_001_01N782441||

CESPE/UnB TJ/RR

No que se refere administrao direta, indireta e fundacional bem como a atos administrativos, julgue os itens que se seguem.
94

Com relao execuo oramentria e financeira do oramento pblico no Brasil, julgue os itens seguintes.
106 A classificao programtica comum a todos os nveis de

Uma vez anulado o ato administrativo, seus efeitos tambm so anulados, desde a sua formao, portanto, ele no produzir efeitos para aqueles a quem foi destinado. 95 A criao de fundaes pblicas ocorre por meio de lei ordinria especfica, contudo, a definio de suas reas de atuao depende da edio de lei complementar. Acerca de licitaes, compras e contratos, julgue os itens subsecutivos.
96

governo, devendo ser contemplada na elaborao do oramento.


107 Na programao e execuo oramentria e financeira de

gastos oramentrios com pessoal, o Poder Judicirio estadual dever respeitar o teto mximo de 6% da receita corrente lquida do oramento do Estado.
108 A modalidade de crdito adicional denominada crdito

97

98

99

100

A administrao pblica est obrigada a firmar contrataes advindas de uma ata de registro de preos, processada sob a forma de prego, devidamente homologado na sua esfera de competncia, quando essa ata apresentar preos mais favorveis para o produto ou servio que ela deseja adquirir. Por meio de um convnio administrativo, uma entidade pblica acorda com outras entidades pblicas ou privadas a realizao de obras ou servios pblicos de competncia da primeira, submetidos ao regime de contratao previsto na lei de licitaes. Tais convnios, que se constituem em mecanismos de descentralizao da administrao pblica federal, so dotados de personalidade jurdica prpria. A fase externa do prego ser iniciada com a convocao dos interessados e observar a seguinte regra: o prazo fixado para a apresentao das propostas no poder ser inferior a oito dias teis, contados a partir da publicao do aviso. inexigvel a licitao quando se destinar celebrao de contratos de prestao de servios com as organizaes sociais, qualificadas conforme as respectivas esferas de governo, para atividades descritas em contrato de gesto. Uma vez declarado o vencedor do prego, qualquer licitante poder manifestar imediata e motivadamente a inteno de recorrer, quando lhe ser concedido o prazo de trs dias para apresentao das razes do recurso. A falta de manifestao no prazo assinado pelo pregoeiro importar a decadncia do direito de recurso e a adjudicao do objeto da licitao pelo pregoeiro ao vencedor.

suplementar deve ser autorizada e aberta mediante decreto executivo.


109 O oramento pblico fixado na Lei Oramentria Anual no

determina os gastos de modo impositivo ou obrigatrio.


110 vedada a realocao, mediante crditos suplementares, de

recursos que ficarem sem despesas correspondentes decorrente de veto. Julgue os prximos itens, relativos receita pblica.
111 Os recursos tesouro so geridos de forma centralizada pelo

Poder Executivo, que detm a responsabilidade e controle sobre as disponibilidades financeiras.


112 Classificam-se como receitas correntes as receitas patrimoniais

obtidas com os rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicaes de disponibilidades em operaes de mercado e de outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes.
113 No estgio da previso da receita, o Estado realiza a inscrio

a dbito do contribuinte. A respeito de despesa pblica, julgue os itens que se seguem.


114 Os restos a pagar no processados so vlidos at 31 de

Acerca do papel do Estado e da atuao do governo nas finanas pblicas, julgue os itens a seguir.
101 A lei oramentria anual dever conter orientaes sobre os

dezembro do exerccio subsequente, momento em que so automaticamente cancelados.


115 O servidor pblico poder receber at cinco suprimentos de

102

103

104

105

seguintes aspectos relativos ao gasto pblico: formas de implementao, consoante o princpio da eficincia, responsveis pela execuo e estatsticas dos ltimos gastos desenvolvidos por elementos de despesa, com o objetivo de atender ao princpio do equilbrio. Entre os motivos que ensejam a interveno do Estado na economia inclui-se a existncia de bens pblicos e de externalidades. Ao determinar o tipo e a quantidade de bens e servios pblicos que devem ser oferecidos, bem como o valor das contribuies de cada consumidor, o governo exerce sua funo estabilizadora, mediante a aplicao de uma poltica monetria. As formas de interveno do Estado voltadas a mercados incompletos incluem a interveno na concesso de crdito de longo prazo direcionado ao financiamento dos investimentos do setor produtivo, por meio dos bancos pblicos, e a realizao direta de investimentos, por intermdio das empresas pblicas. A lei oramentria anual consiste no instrumento legal de planejamento de maior alcance temporal e da mais alta hierarquia no sistema de planejamento da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios com menos de vinte mil habitantes.

fundos simultaneamente, desde que esteja desenvolvendo em continuidade um mesmo projeto ou programa.
116 Caracteriza-se como uma despesa corrente a aquisio de

imveis ou de bens de capital j em utilizao.


117 Na classificao da despesa oramentria, o grupamento

denominado modalidade de aplicao empregado para identificar se os recursos sero aplicados diretamente pela unidade detentora do crdito oramentrio ou se sero transferidos, ainda que na forma de descentralizao, a outras esferas de governo, rgos ou entidades. Julgue os itens a seguir, referentes a inventrio.
118 Os bens imveis pblicos so dispensados da averbao do

registro em cartrio de imveis, mas devem ser registrados na respectiva secretaria de patrimnio da Unio, do estado ou do municpio.
119 Denomina-se material permanente o material que tenha

durabilidade estimada de cinco anos e que no perca sua identidade fsica com o uso.
120 Caso um servidor pblico pretenda deslocar um condicionador

de ar de uma diretoria para outra do mesmo rgo pblico, ele dever fazer o registro da carga mediante termo de responsabilidade.
7

||TJRR12_001_01N782441||

CESPE/UnB TJ/RR

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando, caso deseje, o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no ser avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de trinta linhas ser desconsiderado. Ao domnio do contedo sero atribudos at dez pontos, dos quais at um ponto ser atribudo ao quesito apresentao e estrutura textual (legibilidade, respeito s margens e indicao de pargrafos).

Aps as grandes crises de governabilidade h necessidade de se repensar e construir um novo Estado, a partir de reformas polticas e administrativas profundas. Tais reformas devem habilitar o Estado a desempenhar as funes que o mercado no capaz de executar. O mais importante construir um Estado que responda aos interesses dos seus cidados, no qual seja possvel aos polticos fiscalizar o desempenho dos burocratas e estes sejam obrigados por lei a lhes prestar contas, e onde os eleitores possam fiscalizar o desempenho dos polticos e estes sejam tambm obrigados por Lei a lhe prestar contas. Para tanto, so essenciais reformas polticas que deem maior legitimidade aos governos, ao ajuste fiscal, privatizao, desregulamentao e reformas administrativas que criem os meios de se obter uma boa governana.
Luiz Carlos Bresser Pereira e Peter Kevin Spink. Reforma do Estado e administrao pblica gerencial. 7. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006 (com adaptaes).

Considerando que o fragmento de texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca dos trs principais modelos de administrao pblica vigentes no pas desde o sculo passado. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, as principais caractersticas dos seguintes modelos:

< < <

patrimonialista; [3,0 pontos] burocrtico; [3,0 pontos] gerencial. [3,0 pontos]

||TJRR12_001_01N782441||

CESPE/UnB TJ/RR

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

You might also like