You are on page 1of 24

CENTRO DE MASSA Aluno: Miguel Kazuhiro Hirata, RA 880649 Orientador: Reinaldo Camargo Rigitano Introduo No cotidiano, muitas vezes,

inconscientemente, nos deparamos com situaes onde o conceito de centro de massa est envolvido. Como exemplo, pode-se citar a caamba de um caminho contendo uma carga relativamente pesada. Se esta carga estiver concentrada em uma das laterais da caamba (figura 1), existe grande risco do caminho tombar ao executar uma curva devido inrcia, pois a carga como um todo, est em desequilbrio em relao ao eixo longitudinal do caminho. Alm do qu, haver um desgaste no uniforme de pneus e suspenso. Se a carga estiver distribuda como na figura 1, o caminho poder tombar se a curva for direita, mas no tombar se for esquerda. Entretanto, ao longo do trajeto, existem curvas esquerda e direita e o bom senso pede que a carga seja distribuda como na figura 2, ou seja, o centro de massa da carga dever estar localizado sobre o eixo longitudinal central do caminho.

Figura 1: Carga mal distribuda.

Figura 2: Carga bem distribuda.

Ao longo deste texto, sero abordados os conceitos de centro de massa e centro de gravidade, aplicaes e mtodos analticos e grficos para obteno do centro de massa.

Centro de massa e centro de gravidade Se tivssemos que localizar um corpo no espao tridimensional, ele seria representado por um ponto, e este ponto o centro de massa. De outra forma, pode-se dizer que se tivssemos que concentrar toda a massa de um corpo em um nico ponto, este ponto seria o centro de massa. Em tese, um objeto plano apoiado sobre uma haste fina estar em equilbrio se o ponto de apoio estiver localizado no centro de massa (figura 3).

30-

Figura 3: Objeto plano apoiado no centro de massa. Centro de gravidade um termo usado para denominar o ponto onde um corpo se equilibra levando-se em conta a acelerao da gravidade local. Sabe-se que o campo gravitacional da Terra no uniforme. A acelerao da gravidade na superfcie mdia da Terra de 9,83 m/s2 e no monte Everest de 9,80 m/s2 ou seja, um corpo pesa menos em grandes altitudes do que ao nvel do mar. Assim, num corpo suficientemente longo que tenha suas extremidades localizadas em campos gravitacionais diferentes (obviamente, este um exemplo idealizado), o centro de gravidade estar mais prximo da regio onde a acelerao da gravidade maior (figura 4).

Figura 4: Centro de gravidade em um campo gravitacional no uniforme. Ento, o centro de massa uma caracterstica intrnseca do corpo e independe de fatores externos; j o centro de gravidade influenciado pelo campo gravitacional conforme pode se observar no exemplo da figura 4. Se o campo gravitacional for uniforme, o centro de massa coincide com o centro de gravidade.

30-

Cada corpo tem o seu centro de massa, mas um conjunto de corpos distribudo discretamente no espao tambm tem um centro de massa bem definido. Neste caso, o centro de massa depende da localizao de cada corpo (figura 5).

Figura 5: Centro de massa de uma distribuio discreta de partculas. At o momento, temos nos referido ao centro de massa de massas mas podemos estender o conceito tambm a vetores tais como velocidade, fora, etc. Neste caso, alm do mdulo, a direo e o sentido so importantes para se determinar o centro de massa. Baricentro um outro termo utilizado para designar centro de massa. Etimologicamente significa centro de gravidade, mas a denominao se aplica adequadamente a todos os casos sem perda de clareza. Centride tambm um termo bastante comum e que tem aplicao geral. Para que haja uma distino, a seguinte terminologia poderia ser adotada: Centro de massa: quando somente massas esto envolvidas e no h influencia do campo gravitacional; Centro de gravidade: quando h influencia de um campo gravitacional no uniforme. Neste caso, o termo pode se aplicar a massas e vetores; Baricentro: aplica-se a todos os casos, inclusive a vetores sem influencia do campo gravitacional. Determinao experimental do centro de massa Como exemplo, tomemos um corpo plano bidimensional. Pendura-se este corpo por um ponto qualquer e traa-se uma linha vertical passando pelo ponto ao qual o corpo est pendurado. Em seguida, repete-se o procedimento tomando-se um outro ponto (figura 6). A interseco das duas linhas o centro de massa.

Figura 6: Experimento para obter o centro de massa de um objeto plano.

30-

A linha vertical se justifica porque o experimento apoiado na fora gravitacional cuja direo normal superfcie terrestre. Deixando o corpo em repouso, o que se obtm a linha de atuao da fora gravitacional resultante agindo sobre o corpo como um todo. Para determinar o ponto, basta repetir o processo para um outro ponto qualquer. Para um corpo tridimensional, o procedimento o mesmo, mas, agora, para trs pontos diferentes situados em dois planos distintos. interessante notar que, embora o experimento utilize a fora gravitacional, o que se obtm , efetivamente, o centro de massa geomtrico e, mais ainda, mesmo que as linhas de atuao sejam obtidas em campos gravitacionais diferentes, o ponto obtido ser o mesmo, pois a direo dos campos gravitacionais sempre normal superfcie da Terra. Determinao analtica do centro de massa O centro de massa de um corpo regular deve estar sobre qualquer eixo de simetria que o corpo possua. Por exemplo, o centro de massa de um basto uniforme est sobre o eixo do basto, na metade da sua altura. O centro de massa de um cilindro uniforme est sobre o seu eixo, a meio caminho entre as bases. Para determinar o centro de massa de um sistema constitudo por diversos corpos, precisamos primeiro determinar o centro de massa dos corpos individuais. O centro de massa de um sistema de dois bastes est sobre a reta que une o centro de massa dos bastes separados, conforme mostra a figura 7. Isto porque os corpos, quaisquer que sejam os seus formatos, podem ser considerados entidades pontuais representados pelos seus centros de massa.

Figura 7: Centro de massa de um sistema de dois corpos. Consideremos um sistema de partculas de massa total M = m1 + m2 +...= Smi, onde mi a i-sima partcula em relao a uma origem arbitrria. O centro de massa do sistema definido pelo seu vetor posio r, dada por: M.r = m1.r1 + m2.r2 + ... = Smi.ri (1)

30-

Inicialmente, mostraremos que o centro de massa, definido pela equao (1), coincide com o centro de gravidade do sistema num campo gravitacional uniforme. Para simplificar, vamos imaginar uma figura plana localizada no plano xy, conforme a figura 8. Se escolhermos a origem no centro de massa, o vetor posio r em relao origem nulo. A componente x da equao (1), com a origem no centro de massa, , ento: 0 = m1.x1 + m2.x2 + ... = Smi.xi Se multiplicarmos cada termo desta equao pela acelerao da gravidade g, teremos: 0 = m1.g.x1 + m2.g.x2 + ... = Smi.g.xi (2)

Figura 8: O centro de massa coincide com o centro de gravidade em um campo gravitacional uniforme. Desde que mig a fora da gravidade exercida pela i-sima partcula e xi o brao de alavanca da linha de ao da fora em relao origem no centro de massa, a grandeza migxi o torque exercido pela fora de gravidade sobre a i-sima partcula, em torno do centro de massa. A equao (2) afirma ento que o torque total exercido pela fora da gravidade em torno da origem nulo. A origem, portanto, o centro de gravidade alm de ser o centro de massa. A nica exigncia para o centro de gravidade e o centro de massa coincidirem a de a acelerao da gravidade g ser a mesma para cada partcula do sistema. A equao (1) e o exemplo da figura 8 ilustram o centro de massa de uma distribuio discreta de partculas que pode ser estendida para o espao tridimensional. Ento, um corpo qualquer pode ser considerado um conjunto de partculas infinitesimais localizado num determinado referencial. Considerando-se esta distribuio contnua, na equao (1), a soma Smixi substituda pela integral x dm, onde dm um elemento de massa. Teremos ento M.xCM = x dm

30-

Como exemplo, calculemos o centro de massa de um aro semicircular ilustrado na figura 9. A origem do sistema de coordenadas est sobre um eixo de simetria da figura. Isto facilita sobremaneira o clculo da integral.

Figura 9: Geometria do clculo do centro de massa de um aro semicircular Intuitivamente, podemos observar que o centro de massa dever estar no eixo y pois a todo elemento de massa em +x corresponde um outro igual em x. A ordenada y do centro de massa, no entanto, no nula. Tambm intuitivo que o centro de massa no est na origem, que o centro de curvatura do aro, pois todas as massas esto com as ordenadas positivas. Na figura, indicamos um elemento de massa de comprimento R dQ na altura R.senQ. A massa deste elemento dm = l.R.dQ, onde l = M/p.R a massa por unidade de comprimento. Temos ento que M.yCM = y.dm = R.senQ.(l.R.dQ) = R2l senQ.dQ = 2.R2.l Logo, yCM = 2R/p. Note que a coordenada do centro de massa, como era de se esperar, no depende da massa. Calculemos agora, o centro de massa de um semicrculo (figura 10). O raciocnio anlogo ao exemplo anterior com a diferena de que agora o elemento de massa dm = s.r.dr.dQ, onde s = 2.M/p.R2 a massa por unidade de rea.

Figura 10: Geometria do clculo do centro de massa do semi-crculo 306

Perceba que r agora varia e o elemento de rea r.dr.dQ. Temos ento que M.yCM = y.dm = r.senQ.(s.r.dr.dQ) = s r2.dr senQ.dQ = 2.s.R3/3 Logo, yCM = 4R/3p. Estes dois ltimos exemplos mostram alguns fatos interessantes. O baricentro de uma entidade no est necessariamente dentro da entidade como pudemos verificar no caso do aro semicircular. Embora uma curva delimite uma superfcie, seus baricentros no so necessariamente coincidentes a no ser que sejam perfeitamente simtricos como o caso da circunferncia e do crculo. Analogamente, um slido e a superfcie que o envolve tero baricentros coincidentes quando forem simtricos tridimensionalmente tal qual uma esfera. No espao de trs dimenses, o procedimento anlogo. Calculemos o centro de massa de um hemisfrio de massa M e raio R (figura 11).

Figura 11: Centro de massa de um hemisfrio. Neste caso aplica-se uma integral tripla sobre um elemento de volume dado por r .senQ.dr.dQ.df. Por simetria, o centro de massa dever estar no eixo z. Logo:
2

M.zCM = z dm = r. cosQ. (r dV) = r r.cosQ.(r2.senQ.dr.dQ.df). M.zCM = r r3 dr. senQ.cosQ dQ. df. Onde r a densidade volumtrica. M.zCM = (3M/2pR3).(R4/4).(1/2).(2p). Portanto, zCM = 3R/8. No caso de uma casca semi-esfrica, temos zCM = R/2.Mais uma vez este resultado contraria um eventual senso intuitivo comum de que o centro de massa de um hemisfrio o mesmo de um semicrculo de mesmo raio. Calculemos agora o baricentro de um conjunto de vetores distribudo discretamente em um plano referencial aleatrio conforme mostra a figura 12. O teorema de Varignon diz que o momento da resultante de um sistema de vetores em relao a um ponto O igual soma algbrica dos momentos de cada um dos vetores em relao ao mesmo ponto. Em outros termos: R.d = S Fi.di Onde R o mdulo da resultante, dis so as distancias dos vetores at o ponto O e os Fis so os mdulos dos vetores.

30-

y
40 30 F1 15
45

y
10 F2 F2 F1

F3
60 27, 99

F3
8 ,2 28

-10

10

30

F1

y
44,26

F2

F2 F1 BARICENTRO F3

F3

NGULO COM A VERTICAL

4,12

R
4,39

Pelo teorema de Varignon: R.d = F2.d2 + F3.d3 - F1.d1 44,26.d = 20.10 + 20.27,99 -20.28,28 d = 4,39

Figura 12: Baricentro de um conjunto de vetores.

30-

Os teoremas de Papus-Guldin Papus de Alexandria considerado historicamente o ltimo grande gemetra grego e, em 320 d.C., comps uma obra com o nome de Coleo (Synagoge) que continha oito livros dos quais o primeiro e parte do segundo se perderam. No livro VII consta um teorema, no demonstrado, que diz: Se uma curva plana fechada gira em torno de uma reta que no a corta, o volume do slido gerado obtido tomando o produto da rea limitada pela distancia percorrida durante a revoluo pelo centro de massa da rea (figura 13). Assim: V = A.c = A.(2pr)
eixo de revoluo

baricentro

Figura 13: Baricentro de superfcie usando teorema de Papus. Portanto, com este teorema, conhecendo-se o volume do slido de revoluo e a rea da seo transversal da figura que gerou este slido, possvel obter a localizao do centro de massa desta figura. Neste mesmo volume da Coleo se encontra um teorema anlogo que diz: a rea da superfcie gerada pela revoluo de uma curva em torno de uma reta que no a corta igual ao produto do comprimento da curva pela distncia percorrida pelo centride da curva durante a revoluo (figura 14), ou seja: A = S.c = S.(2pr)
S ds C

Figura 14: Baricentro de linha usando teorema de Papus. 309

Demonstrao: A = 2py ds = 2p y ds = 2pY.S. Onde Y a coordenada y do centride da curva C e S, o comprimento. Portanto, conhecendo-se a rea do slido de revoluo e o comprimento da curva que gerou este slido, possvel calcular o centro de massa desta curva. Calculemos, como exemplo, o baricentro de um quarto de circunferncia de raio R (figura 15): O comprimento desta curva facilmente calculado e d S = pR/2. A rea do slido de revoluo pode ser obtido por meio de uma integral: A = R2.sen Q dQ.df = 22.p.R2. Aplicando os valores obtidos no teorema de Papus, temos. A = S.(2pr) 22.p.R2 = (pR/2).(2pr) r = 22.R/p. Que est de acordo com o valor do centro de massa obtido por definio.

Figura 15: Baricentro de um quarto de circunferncia. Paul Guldin (1577-1643), matemtico suo, desenvolveu estes mesmos teoremas independentemente de Papus, por isto h esta diversidade de nomes: teoremas de Papus, teoremas de Guldin, teoremas de Papus-Guldin.

Determinao grfica do baricentro Para obter o vetor resultante de um conjunto de vetores cuja localizao no espao no relevante podem ser utilizados dois mtodos grficos conhecidos: o mtodo do polgono (figura 16) e o mtodo do paralelogramo (figura 17). 30- 10

Figura 16: Mtodo do Polgono O mtodo do polgono requer apenas que cada vetor tenha a sua origem coincidindo com a extremidade de outro vetor no importando a ordem. A resultante obtida unindo-se a origem do primeiro vetor com a extremidade do ltimo.

Figura 17: Mtodo do Paralelogramo No mtodo do paralelogramo, obtm-se a resultante de um par de vetores qualquer com origem comum traando-se retas paralelas a cada um dos vetores passando pela sua extremidade. O vetor que une a origem interseco destas retas o vetor resultante. Na seqncia toma-se esta resultante e o terceiro vetor com mesma origem e repete-se o procedimento obtendo-se uma nova resultante. A ltima resultante a resultante do sistema. O mdulo do vetor resultante, R, obtido atravs da lei dos cossenos: |R| = (|F1|2 + |F2 |2 2.|F1|.|F2|.cos Q)1/2 Onde Q o ngulo entre os vetores. O mtodo do polgono e o do paralelogramo permite determinar a direo, o sentido e o mdulo do vetor resultante e a lei dos cossenos permite determinar analiticamente o mdulo do vetor resultante. Mas, e quando a localizao dos vetores no espao relevante e estes no tem origem comum? O mtodo do polgono e o do paralelogramo podem ser aplicados para se obter o mdulo, a direo e o sentido do vetor resultante, mas um outro dado igualmente importante no pode ser obtido por estes mtodos: a localizao da origem do vetor resultante, ou seja, o baricentro do sistema de vetores. Veremos agora um mtodo grfico associado a um mtodo analtico para obteno deste baricentro. Consideremos o sistema de vetores da figura 12.

30- 11

Procedimento grfico (figuras 18 e 19) 1. Prolongar as retas de ao de todos os vetores; 2. Construir o polgono dos vetores. Note que este polgono j permite determinar a direo, o sentido e o mdulo do vetor resultante; 3. Por um ponto O qualquer projetar as extremidades de todos os vetores; 4. Por um ponto A qualquer traar a paralela primeira projetante at encontrar a reta de ao de F1 no ponto B. Pelo ponto B, traar a reta paralela segunda projetante at encontrar F2 no ponto C. Analogamente determina-se o ponto D. A linha quebrada obtida chama-se polgono funicular e tem a aparncia de uma corda (fune, em italiano); 5. Prolongar o primeiro e o ltimo lado do polgono funicular at determinar o ponto T; 6. Pelo ponto T traar a paralela ao vetor R. Esta paralela a reta de ao da resultante;

Figura 18: Determinao grfica da linha de atuao da resultante

30- 12

Se os vetores do sistema dado girarem de um certo ngulo a, cada uma em torno do seu ponto de aplicao, a resultante girar tambm de um mesmo ngulo a em torno do seu ponto de aplicao. Este fato permite determinar o ponto de aplicao da resultante. Para isso, basta traar o polgono dos vetores e o polgono funicular tambm para o novo sistema obtido (sistema de vetores auxiliar) e determinar a reta de ao da nova resultante. O cruzamento das retas de ao das resultantes (verdadeira e auxiliar) o ponto de aplicao da resultante do sistema dado, ou seja, o baricentro (figura 19). O ponto O, do polgono auxiliar, pode ser qualquer mas existe um ponto que fornece o mesmo feixe de projetantes do polgono original com a diferena de que esto apenas girados de um ngulo a. Logo, desnecessrio desenhar o polgono de vetores auxiliar, bastando apenas traar as retas de ao do novo sistema de vetores e o respectivo polgono funicular. O ngulo a pode ser qualquer, mas comumente usa-se 30 ou 60 ou 90.
F1 RESULTANTE RESULTANTE F1'

F2' F2 R R'

F3' F3 POLGONO DOS VETORES POLGONO DOS VETORES AUXILIAR

F2

F1 BARICENTRO F3

Figura 19: Determinao do ponto de aplicao da resultante (baricentro) 30- 13

As figuras 21 e 22 ilustram exemplos de determinao grfica e analtica do baricentro de permetro e rea usando ngulo de rotao do polgono funicular de 90. Podemos verificar que o mtodo analtico corrobora o mtodo grfico. Como j havia sido afirmado, o baricentro do permetro diferente do da rea porque a figura no apresenta simetria. Por mera conveno adotou-se uma direo vertical para os vetores tanto no caso do permetro como no da rea. O sentido do vetor para baixo quando h permetro ou rea e para cima quando ocorre o contrrio. Note que nos dois casos houve uma subdiviso das figuras em formas geomtricas simples com baricentros conhecidos em cujos pontos foram localizadas as origens dos vetores. No caso da figura 21, os mdulos dos vetores so permetros e no caso da figura 22 so reas. Note que permetro e rea, neste contexto, no so vetores, mas os seus mdulos foram utilizados como parmetros para a obteno do centro de massa.

Figura 20: Figura plana com dimenses para determinao do baricentro. Aplicaes prticas O conceito de centro de massa extremamente importante na construo civil e na indstria de transformao. Como exemplo de aplicao na industria mecnica cita-se um processo de conformao de metais chamado estampagem que consiste em cortar ou dobrar ou repuxar (ou uma combinao delas todas) chapas de metal mediante ferramentas apropriadas denominadas estampos (figura 23). Estes estampos so fixados em mquinas chamadas prensas (figura 24) que operam verticalmente apresentando grande fora inercial. Como exemplo podemos citar as bandejas do restaurante universitrio que foram cortadas e repuxadas por meio de estampos em prensas de aproximadamente 80 toneladas. Se quisermos cortar uma chapa com o formato da figura 20, teremos de fabricar um estampo apropriado cuja espiga (eixo que conecta o estampo e a prensa) dever estar localizada no baricentro do permetro (figura 21). Isto porque a fora de corte estar atuando apenas no permetro atravs dos punes de corte. Por outro lado, se quisermos fabricar uma bandeja repuxada com o formato da figura 22, devemos confeccionar um estampo apropriado cuja espiga dever estar localizada no baricentro da rea, pois a fora de repuxo estar atuando sobre toda a rea da figura. Na prensa toda a fora inercial vertical est concentrada no centro do seu martelo que transmitida espiga e, conseqentemente, ao baricentro da ferramenta. 30- 14

10
6 8 5 2
BARICENTRO

F6 F5

F7

8 F1 F2 6,5 5,5 F3 F4

OS SEGMENTOS 4 E 7 SE REDUZIRAM A PONTOS 6 8 10 12 14,5 16


7

1 2 3 4 8

1
F1

N 1 2 3 4 5 6 7

Fi 2.(6+4)+2.(4+2)=32 -2.(5-2)=-6 (3,14).3=9,4 2.(8+5)=26 -3 3+4 =5 4 Fi = 67,4


2 2

xi 6 8 10 12 14,5 14,5 16

Fi x i 192 -48 94 312 -43,5 72,5 64

yi 8 6,5 5,5 5,5 8 10 10

Fi y i 256 -39 51,7 143 -24 50 40 xg= yg= Fi x i Fi Fi y i Fi =


F4 F3

F2

3 2 4

5
F5 F6

6 8

F7

643 67,4 477,7 67,4

= 9,54

Fi x i= 643

Fi y i= 477,7

= 7,09

Figura 21: Baricentro do Permetro

30- 15

9,33
BARICENTRO

F4

8
5 2

F1 F2 5,5

F3 O SEGMENTO 3 SE REDUZIU A UM PONTO 6 10 12 15

4 1 2 3 5

N 1 2 3 4

Fi 6.4-4.2=16 -3,14.(1,5) =-7 8.5=40 4.3/2=6 Fi = 55

xi 6 10 12 15

Fi x i 96 -70 480 90

yi 8 5,5 5,5 9,3

Fi y i 128 -38,5 220 56


F2 F1

Fi x i= 596

Fi y i= 365,5

F3

xg = yg =

Fi x i Fi Fi y i Fi

596 55 365,5 55

= 10,84

= 6,65
4
F4

Figura 22: Baricentro da rea

30- 16

Figura 23: Estampo desmontado

Figura 24: Prensa Excntrica

A Pedra Movedia de Tandil Em Tandil, uma cidade da provncia de Buenos Aires, Argentina, existia uma gigantesca rocha de granito com mais de 300 toneladas de massa em delicado equilbrio na borda de um abismo (figura 25). A pedra caiu em 29 de fevereiro de 1912. A serra de Tandil, onde se localizava a pedra, se formou no perodo pr-Cambriano e, por esta poca, suas elevaes atingiam at 8000 metros. Hoje, seus montes tm cerca de 500 metros de altura. A explicao geolgica para a formao da pedra est na atuao de diversos agentes climticos (vento, chuva, sol, umidade) esculpindo-o lentamente ao longo de milnios. Para o gelogo Juan Jose Ngera, a rocha esteve sempre em movimento, mas por um lapso de tempo (quem sabe milnios?) esteve em equilbrio no alto de uma montanha. O atrito, a grande massa inercial e o fato do centro de massa estar sobre um ponto de apoio possibilitaram que a pedra de Tandil permanecesse imvel por to longo tempo. Conta o folclore do lugar que um cidado tentou derrubar a pedra com mil cavalos mas no logrou xito. Provavelmente, a lenta atuao dos fatores climticos levou-a a precipitao devido ao deslocamento do centro de massa para o lado do abismo. Tandil deve seu nome etimologicamente a esta pedra peculiar e, no final do sculo XIX, a cidade colocou o desenho da pedra no seu braso. Os comerciantes e moradores adotaram a rocha como uma espcie de mascote e, de fato, a cidade prosperou com a vinda de turistas e pesquisadores. A sua queda na poca provocou enorme comoo, no tanto pela perda de um fator econmico mas porque a pedra se tornara um smbolo da cidade e, atravs dela ficara mundialmente conhecida.

30- 17

Figura 25: A pedra de Tandil, vista em vrios ngulos Concluso At o momento, temos nos referido a baricentro de corpos rgidos e vetores. Tem sentido falarmos em baricentro de corpos no rgidos? Por exemplo, d para determinar o centro de massa de um gs qualquer? Sim; desde que este gs esteja limitado por uma superfcie. Neste caso, o centro de massa o do volume limitado por esta superfcie. Um corpo humano de p tem um centro de massa com relao a um referencial qualquer, mas agachado o seu centro de massa muda. Curiosamente, ao executar um salto ornamental, o centro de massa de um atleta mantm uma trajetria parablica respeitando as leis da mecnica clssica, embora seu corpo mude de posio vrias vezes. Todos os processos para determinao do centro de massa aqui descritos chegam invariavelmente ao mesmo resultado. Dependendo da situao, um ou outro mais adequado. No caso de conjuntos de entidades discretas (corpos ou vetores), o processo grfico ou o analtico o mais conveniente j que o procedimento experimental impraticvel. Em se tratando de um corpo rgido contnuo irregular, o mtodo experimental o mais adequado, pois praticamente impossvel separa-lo em subpartes com simetria conhecida (principalmente na periferia) sem que haja perda de preciso. J no caso de corpos rgidos com algum tipo de simetria, o processo analtico atravs de integrao o mais recomendado. Antes do advento do computador, a preciso do mtodo grfico estava atrelada habilidade no manuseio do lpis, da rgua e do esquadro. Alis, este um bom momento para o professor retomar o uso destes instrumentos em sala de aula. Atualmente existem aplicativos computacionais, como o CorelDRAW e o AutoCAD por exemplo, que executam este processo com exatido. O exemplo do caminho com carga, citado na introduo, e as aplicaes industriais mostram que o conceito de centro de massa est intimamente relacionado com o 30- 18

conceito de equilbrio, ou seja, quando as foras atuam sobre o centro de massa, os fatores de desequilbrio (desgaste, tenso, fadiga) se minimizam aumentando a durabilidade de equipamentos e ferramentas.

30- 19

Apndice 1: Baricentro de Linhas

30- 20

Apndice 2: Baricentro de Superfcies I

30- 21

Apndice 3: Baricentro de Superfces II

30- 22

Apndice 4: Baricentro de Slidos

30- 23

Bibliografia Boyer, Carl B., Histria da Matemtica, So Paulo, Edgard Blucher, 1974 Halliday, D., Resnick, R, Walker, J., Fundamentos de Fsica, Mecnica, LTC, 1996. Hittig, Aladar, Manual de Engenharia Industrial, V. 2, So Paulo, Global, 1986. Provenza, F., Cinemtica Esttica Dinmica, So Paulo, Pro-Tec, 1983. Provenza, F., Projetista de Mquinas, So Paulo, Pro-Tec, 1983. Shenk, Al, Clculo e Geometria Analtica, V. 2, Rio de Janeiro, Campus, 1984. Symon, Keith R., Mecnica, Rio de Janeiro, Campus, 1982. Tipler, P. A., Fsica, 2 Edio, Guanabara, 1985. Internet Palavras-chave para a obteno de mais informaes sobre: Centro de massa: centro de massa, baricentro, Varignon, polgono funicular. Teoremas de Papus: pappus, guldin. Aplicaes: prensa, estampo. Pedra de Tandil: piedra movediza de Tandil. Sites: www.lapiedramovediza.com.ar http://mecfunnet.faii.etsii.upm.es/nematostatica/arcprob/eg.html http://www.ciencia.net/VerArticulo/Equlibirio-de-Cuerpos?idArticulo=5136 Agradecimentos: Prof. Reinaldo Camargo Rigitano; IFGW - Unicamp Prof. Jos Joaquim Lunazzi; IFGW - Unicamp Milton Kazunori Hirata, pela formatao deste texto. Favor enviar crticas, correes e sugestes para: miltonkhirata@uol.com.br.

30- 24

You might also like