You are on page 1of 17

A geografia da energia no Brasil Parte 1 - do imprio ao estado novo Brasil projeta-se como uma das maiores potncias energticas

mundiais. por Luiz Antonio Ugeda Sanches (Mestre em Geografia e em Direito, ambos pela PUC/SP. Diretor-Executivo do Instituto Geodireito IGD) Se se confirmarem os planejamentos federais, em 2020 o pas gerar eletricidade tendo mais de 2 mil km de distncia entre a gerao e o consumo, explorar petrleo mais de 7 km mar abaixo e ter a mais diversificada matriz energtica do mundo, com nfase na biomassa. Estes elementos podem credenciar o pas como o grande lder energtico do sculo XXI, perodo que vem sendo denominado de ps-petrleo. comum notar alguns importantes estudos sobre a Geografia da Energia no exterior. Como exemplo maior, o gegrafo francs Pierre George (1909 - 2006), em um grande esforo para compreender a dinmica energtica mundial, divide sua obra Gographie de l'nergie, de 1950, em duas partes: a produo (de combustveis slidos, lquidos e eletricidade) e o consumo, com foco no mercado americano, sovitico e europeu. Em que pese o pioneirismo e a profundidade do texto de George, a pouca nfase dada s questes de transporte; aos mercados dos pases em desenvolvimento; bem como ao fato de ter sido publicado antes da implementao sistemtica da matriz termonuclear mundo afora e mesmo da Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo (1972), tornam o trabalho dependente de uma releitura sob as premissas atuais. Fato que a energia assume uma centralidade cada vez maior no desenvolvimento das sociedades contemporneas. Desde a Revoluo Industrial1 o acesso energia passou a ser sinnimo de desenvolvimento, sendo sua ausncia considerada fator de atraso social e econmico e, consequentemente, de pobreza. Considerando as palavras de George, que sem rodeios enunciava que um Estado que consome pouca energia um pas de economia atrasada e, por isso mesmo, subordinado, a Geografia da Energia assume centralidade quando adota, como objeto de estudo, o que o gegrafo Gerald Manners enunciou como a distribuio dos recursos energticos pela face da Terra. A partir dessa premissa, busca-se analisar a localizao, a dimenso desses recursos e as formas de viabilizar o transporte entre as regies produtoras e os principais centros de consumo. Em que pese o Brasil estar se qualificando como a maior e mais heterognea matriz energtica do mundo, os estudos realizados no pas sobre a Geografia da Energia so pontuais. Esto concentrados principalmente na dcada de 1940, com os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Geografia, ento publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE, e
1

Revoluo Industrial: A Revoluo Industrial teve incio na segunda metade do sculo XVIII, substituindo as ferramentas pelas mquinas, a energia humana pela energia motriz, num processo de transformao acompanhado de notvel evoluo tecnolgica, que encerrou a transio entre feudalismo e capitalismo. O processo revolucionrio de industrializao, em escala mundial, passou por trs perodos: 1760 a 1850 a Revoluo Industrial restrita Inglaterra, a oficina do mundo; 1850 a 1900 a Revoluo Industrial espalha-se por Europa, Amrica e sia, com o desenvolvimento da indstria de bens de produo, a expanso ferroviria, o aparecimento de novas formas de energia, como a hidreltrica e a derivada do petrleo; 1900 at os dias de hoje surgem conglomerados industriais e multinacionais; ocorre a produo em srie de bens, a automatizao, o crescimento vertiginoso do consumo, a expanso dos meios de comunicao.

com um desenvolvimento epistemolgico com maior enfoque nos aspectos industriais e ambientais do que nos energticos. Assim, a Geografia da Energia, to relevante e inanimada quanto o eltron que acende a lmpada, pode ser apontada com cinco momentos polticos de grande relevncia no Brasil: 1. Interesse monrquico (1822 - 1889) O desenvolvimento da energia no incio do perodo monrquico obedeceu lgica de um pas que beirava 3,5 milhes de habitantes, com a estimativa de 70% composta de mo de obra escrava. Logo, em um ambiente de baixa densidade demogrfica e recursos naturais abundantes, o emprego da energia era realizado de forma extensiva, por meio da queima de madeira das fartas florestas para as atividades domsticas, a trao animal como transporte terrestre e o emprego dos ventos para a navegao ocenica e ribeirinha. Pode-se afirmar que a monarquia brasileira era movida a lenha e por escravos, fato que notabilizou, at a metade do sculo XX, a expresso de que o Brasil era uma verdadeira civilizao da lenha, uma vez que detinha no seu territrio fartas coberturas vegetais, de baixo custo, e empregava esse bem para a produo energtica. No reinado de D. Pedro II (1840 - 1889), momento em que (1) o caf era o principal produto de exportao do pas; (2) havia uma decadncia da indstria aucareira no Nordeste; (3) o algodo contava com um crescimento cclico pela alta aderncia do mercado estadunidense, que muito importava quando em guerra civil (1861 - 1865); (4) havia um surto industrial ocasionado pelos investimentos diretos da Inglaterra, com a Lei das S.A. (1853); e (5) havia o fim do trfico negreiro internacional, por meio da Lei Eusbio de Queirs2, de 1850, que acabou por desviar recursos para reas de produo, o pas passou a ter condies objetivas de incentivar a indstria energtica, independentemente da origem do capital, pois era invivel implementar grandes investimentos em infraestrutura se a mo de obra no era remunerada e, por conseguinte, no poderia usufruir das benesses que o emprego energtico conferia.

Lei Eusbio de Queirs: Aprovada em 4 de setembro de 1850, a Lei Eusbio de Queirs proibia o trfico de escravos entre frica e Brasil. Sua aprovao vinha preservar a soberania do pas em vista da presso da Gr-Bretanha que cinco anos antes (em 8 de agosto de 1845) havia aprovada uma legislao que proibia o comrcio de escravos entre a frica e a Amrica. Com a chamada Slave Trade Suppression Act ou Aberdeen Act, a Gr-Bretanha se dava o direito de combater como pirataria os navios de qualquer bandeira que fizesse esse tipo de comrcio. Mesmo assim, de 1846 at 1855, aportaram no Brasil cerca de 260 mil escravos.

O incio da explorao de hidrocarbonetos no Brasil tem sua origem atrelada a atos de outorga de D. Pedro II para a explorao mineral. Como exemplo pode-se apontar o Decreto n. 1.9933, de 12 de outubro de 1857, que concedeu ao baro de Mau e outros o privilgio de 30 anos para lavrar a mina de carvo de pedra do Arroio dos Ratos, no Rio Grande do Sul. D. Pedro II pode ser notabilizado por ter dado trs patentes centrais para o desenvolvimento energtico brasileiro, todas a partir de 1870: a do invento do carburador, o invento da luz eltrica, solicitada por Thomas Edison, e a criao da gerao elica, por meio de invento denominado Helicolda Pantanemone. Esses atos produziram relevante repercusso na sociedade. Houve a inaugurao, em 1879, da Estao Central da Estrada de Ferro D. Pedro II, atual Estrada de Ferro Central do Brasil, a primeira instalao de iluminao eltrica permanente do pas. Em 1881, foi instalada a primeira iluminao externa pblica do pas pela Diretoria Geral dos Telgrafos, na cidade do Rio de Janeiro. Posteriormente, foi construda a primeira hidreltrica do pas em Diamantina, estado de Minas Gerais, em 1883, em afluente do rio Jequitinhonha4. No mesmo ano, as primeiras linhas de bondes eltricos em Niteri, e a primeira rede eltrica de iluminao pblica, em Campos, ambas no Rio de Janeiro, seguidas em 1885 por Rio Claro-SP, em 1887 por Porto Alegre e Rio de Janeiro, sendo a cidade de So Paulo, em 1889, dotada da termeltrica da gua Branca. Logo os empreendimentos eram realizados para alcanar determinada finalidade, geralmente de iluminao pblica, de transporte ou atendimento de finalidade industrial, sendo implementados de forma difusa e isolada. Esses conceitos estavam muito longe das caracterizaes de essencialidade que a energia obteria do final do sculo XX em diante.

Decreto n. 1.993: Atendendo ao que Me requerro o Baro de Mau, o Conselheiro Luiz Antonio Barbosa e o Commendador Luiz Alves Leite de Oliveira Bello, e de conformidade com a Minha immediata Resoluo de 10 do corrente mez, tomada sobre Parecer da Seco dos Negocios do Imperio do Conselho d Estado, exarado em consulta de 5, Hei por bem conceder-lhes privilegio exclusivo por tempo de trinta annos para, por meio de huma Companhia que fico autorisados a formar, lavrarem a mina de carvo de pedra do Arroio dos Ratos da Provincia do Rio Grande do Sul, explorada expensas dos cofres publicos, no perimetro comprehendido nos lemites actuaes do Municipio do Triumpho, margem direita do Rio Jacuhy, e quaesquer outros jazigos carboniferos que descobrirem no mesmo perimetro; outrosim faculdade para por tempo de cinco annos explorarem terrenos de outros mineraes dentro do referido perimetro, e de carvo fossil em toda aquella Provincia, mediante as condies que com este baixo, assignadas pelo Marquez de Olinda, Conselheiro, dEstado, Presidente do Conselho de Ministros, Ministro e Secretario d Estado dos Negocios do Imperio, que assim o tenha entendido e faa executar. Palacio do Rio de Janeiro em doze de Outubro de mil oitocentos e cincoenta e sete, trigesimo sexto da Independencia e do Imperio. Com a Rubrica de Sua Magestade o Imperador. Marquez de Olinda.
4

Rio Jequitinhonha: Esse rio nasce na cordilheira do Espinhao, na serra da Pedra Redonda, em Milho Verde, lugarejo prximo da cidade de Serro-MG; banha o nordeste mineiro, ruma para o sul da Bahia e desgua no oceano Atlntico na cidade de Belmonte, depois de percorrer cerca de 1.090 quilmetros. Seu nome, segundo escreveu o engenheiro e gegrafo Teodoro Sampaio (1855 - 1937) em O Tupi na Geografia Nacional, provvel que provenha da lngua dos botocudos, significando rugido de ona. (fonte: www.belmoltebahia.com)

2. Energia enquanto interesse local (1889 - 1934) Com o advento da Repblica, o Brasil se reorganizou a partir da Constituio de 18915, que tinha no seu bojo o conceito de descentralizao administrativa. Com a introduo dos equipamentos eltricos no pas, houve a necessidade de se intensificar a mudana da matriz da ainda precria iluminao pblica brasileira de gs para a ento nova tecnologia da eletricidade. No tocante aos recursos minerais, a Constituio de 1891 fixava como regra que o direito de propriedade seria mantido em sua integralidade, de forma que as minas pertenceriam aos proprietrios do solo. Assim, no municpio de Bofete, estado de So Paulo, o fazendeiro Eugnio Ferreira de Camargo perfurou o primeiro poo petrolfero do pas em 1892, obtendo apenas dois barris, fato que tornava a explorao comercialmente invivel. A proclamao da Repblica, concomitante aos excedentes financeiros internacionais, comearam a favorecer uma mudana do perfil dos investimentos no setor energtico. Comeavase a observar aporte financeiro de pessoas fsicas no setor com a principal finalidade de autoproduo de eletricidade. Era o caso do industrial txtil Bernardo Mascarenhas, que ps em funcionamento a hidreltrica Marmelos, em Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, cidade que chegou a ser chamada, poca, de Manchester brasileira, dada sua vanguarda energtica e industrial. Mascarenhas enfrentou desafios de diversas origens, dentre os quais reverter o entendimento, espalhado pela imprensa local, de que a corrente eltrica mataria quem viesse a se servir do telefone, em acidente provvel, provocado pela proximidade das linhas. O Rio de Janeiro foi brindado em 1892 com o primeiro bonde eltrico do pas, inaugurado pelo ento vice-presidente Floriano Peixoto. Esse evento no passou despercebido pela elite da poca. Machado de Assis, enquanto passageiro de bonde tradicional, com trao animal, descreveu em crnica para o jornal A Semana, de 16 de outubro de 1892, sua opinio ao cruzar com um bonde eltrico na rua: O que me impressionou, antes da eletricidade, foi o gesto do cocheiro. Os olhos do homem passavam por cima da gente que ia no meu bond. Sentia-se nele a convico de que inventara no s o bonde eltrico, mas a prpria eletricidade. No governo do presidente Rodrigues Alves (1902 - 1906), houve uma grande preocupao com a infraestrutura do pas, principalmente aquela urbana. Foi um perodo de desenvolvimento e de conflitos entre o interesse pblico e os direitos individuais. Pelas mos de Francisco Pereira Passos, engenheiro nomeado prefeito do Rio de Janeiro, entusiasmado reformador urbano, favelas foram removidas do centro da cidade para criar uma realidade cosmopolita, digna do que se desejava para a recm-estabelecida Repblica brasileira. Foi um grande fomentador de instalaes sanitrias e props a fixao de normas edilcias, que deviam estar adaptadas para receber a eletricidade.

Constituio de 1891: A segunda Constituio brasileira iniciou-se em 1889, aps a proclamao da Repblica, e a sua promulgao ocorreu em 24 de fevereiro de 1891. Essa constituio vigorou durante toda a Repblica Velha e sofreu apenas uma alterao, em 1927. A Constituio de 1891 teve Prudente de Morais e Rui Barbosa como principais autores, e foi inspirada na constituio dos EUA. (fonte: Wikipdia)

Por obra do baro do Rio Branco, foi firmado o Tratado de Petrpolis6 em 1903, no qual o Brasil comprou o atual estado do Acre por 2 milhes de libras esterlinas. Era o ciclo da borracha que encontrava seu apogeu no pas, de forma que esse recurso natural teria grande aplicao no setor de energia, principalmente com a finalidade de isolamento. Rui Barbosa, que pode ser apontado como o primeiro grande jurista em energia, j preconizava a gerao eltrica a partir do lixo, em 1899, e esteve no centro das principais disputas judiciais do setor na dcada de 1900. O governo Rodrigues Alves deve ser reconhecido como aquele que ordenou a substituio do petrleo por lcool nos trens brasileiros, quase 70 anos antes da criao do Pr-lcool. Importante destacar que a preocupao no era ambiental, mas o enorme desequilbrio da balana comercial ao importar 100% do consumo de petrleo. Dadas as caractersticas monocultoras do pas naquele perodo, era preciso vender muito caf para importar petrleo. No difcil perceber o porqu de a energia eltrica ter nascido como uma atividade de interesse local. A gerao e distribuio de energia eltrica no era uma finalidade que tinha sua circunscrio dentro dos limites setoriais. Ela consistia em uma atividade meio, geralmente atrelada iluminao pblica ou empregada com a finalidade de servir de insumo para transporte, no que concerne a eletricidade enquanto fora motriz dos bondes do incio do sculo XX. Logo, a energia nascia como componente essencial da necessidade de criar melhoramentos urbanos, tais como distribuio de gua, coleta de esgoto e arruamento para bondes, todos movidos eletricidade. O ingresso no Rio de Janeiro, em 1904, da companhia canadense Light, presente em So Paulo desde 1899, provocou uma reviravolta tecnolgica e de gesto na ento incipiente indstria eltrica nacional, incorporando usinas que at ento estavam nas mos de empresrios locais. Poucas empresas provocaram, ao longo da histria, tanta admirao e questionamentos quanto vinda da Light ao Brasil. Para alguns, o imperialismo canadense dos servios pblicos propiciaram aos investidores brasileiros, naquele tempo, acostumados com a monocultura e prticas escravagistas, acesso a um modelo de administrao moderno, possibilitando acesso ao gerenciamento de empreendimentos de grande porte e estmulos para a prtica capitalista. Mas a atuao da Light no recebeu apenas menes honrosas. Frequentemente era acusada de ordenar os servios concedidos em prol de seus interesses privados, conforme demonstra, por exemplo, a tese de doutorado7 de Odete Seabra, que atribui Light a criao de um quadro especulativo imobilirio ao alterar o projeto de retificao do rio Tiet e da canalizao do rio Pinheiros para gerao de energia em So Paulo.

Tratado de Petrpolis: O Tratado de Petrpolis foi assinado a 17 de novembro de 1903 entre os governos do Brasil e da Bolvia; um tratado de permuta que resultou na entrega do territrio do Acre, efetivamente ocupado pelos seringueiros brasileiros durante a corrida da borracha da floresta Amaznica. Em troca, o Brasil cedia terras na foz do rio Abun e na bacia do rio Paraguai. Tinha ainda de pagar uma compensao de 2 milhes de libras esterlinas. O Brasil tambm se comprometia a ceder a navegao nos rios brasileiros para chegar ao oceano Atlntico, e a Bolvia adquiria o direito de abrir alfndegas em Belm, Manaus, Corumb e noutros pontos da fronteira. O mesmo se passava com o Brasil em territrio boliviano. O estado brasileiro tinha ainda de construir uma linha de caminho de ferro, que ficou pronta em 1912, desde o porto de Santo Antnio, no rio Madeira, at Guajar-mirim, no Mamor, com um ramal at territrio boliviano. Em consequncia deste tratado, os limites de fronteira com o Peru foram tambm redefinidos. (fonte: Infopdia).
7

Tese de doutorado: SEABRA, Odette Carvalho de Lima. Os meandros dos rios nos meandros do poder. Tiet e Pinheiros: valorizao das vrzeas na cidade de So Paulo. So Paulo: Tese de Doutoramento, FFLCH, USP, 1987.

Digna de destaque foi a atuao daquele que, nas palavras de Assis Chateaubriand, foi chamado de Moiss americano. A notvel capacidade tcnica de Asa White Kenney Billings, engenheiro da Light, em muito trespassara o setor energtico. So Paulo, no incio dos anos 1920, tinha a necessidade de restabelecer a oferta de eletricidade na cidade, uma vez que a forte industrializao paulistana impunha a necessidade de expanso do sistema que as usinas hidreltricas existentes at ento, de Parnaba, Rasgo e Sorocaba, no supririam isoladamente. A ideia central de Billings consistia em canalizar e reverter o rio Pinheiros, criando uma enorme represa que hoje leva o nome do engenheiro e viabiliza o sistema de saneamento da metrpole paulistana. A justificativa era aproveitar a combinao entre ndice pluviomtrico mdio elevado, quedas altas, topografia favorvel, pontos esparsos para a formao de reservatrios, a proximidade do mar e de um mercado em crescimento acelerado. Comeava, assim, a se desenhar o maior projeto energtico, urbanstico e ambiental ocorrido no Brasil at ento, que selaria o futuro da cidade de So Paulo como maior centro econmico do hemisfrio sul, decorrente da abundncia energtica que a regio obteria. A Light ainda pode ser apontada como grande agente de insero do Brasil no sistema econmico mundial. Em que pese movimentaes financeiras globais j serem comuns naquele perodo, a usina hidreltrica na Ilha dos Pombos, no estado do Rio de Janeiro, anteviu o que se denominou de globalizao e contou com equipamentos de gerao suo e norte-americanos, cimento sueco e comportas inglesas em um local ento considerado selvagem pelas civilizaes europeias. Vista no conjunto histrico e geogrfico, a energia eltrica no Brasil constitui, a partir da dcada de 1920, um dos captulos do desenvolvimento nacional em que mais se revela a capacidade coletiva de aproveitamento dos avanos tecnolgicos para dominar a natureza. Por sua vez, no que concerne a Geografia Fsica, a eletricidade conferiu grande contribuio com a previso legal, em 1931, do conceito de horrio de vero8. Esse instituto consiste no adiantamento artificial do tempo em uma hora, de forma a criar uma defasagem em relao ao horrio previsto no Tempo Universal Coordenado9, de forma a

Horrio de vero: Segundo o autor, um equvoco pensar que a nica funo do horrio de vero a economia de energia: Sequer podemos considerar esta caracterstica como a mais importante. Seu principal objetivo reduzir a demanda mxima durante a hora de ponta de carga do sistema eltrico interligado. Em outras palavras, se considerarmos s 19h o horrio de maior consumo de energia eltrica no pas, no ms de novembro, pelo emprego concomitante de chuveiros eltricos, televisores, ar condicionado, o sistema eltrico teria que ser dimensionado de forma mais robusta para atender uma pequena frao de tempo. Com o horrio de vero, esse investimento no necessrio, tornando o sistema mais racional, econmico, seguro e confivel. Com essa distribuio da carga no tempo, por meio do melhor aproveitamento da iluminao natural, reduz-se o risco de blecautes. Importante lembrar que o eltron no estocvel em escala industrial. No h condies de, fazendo uma mal alinhavada comparao com outro servio pblico, haver congestionamento de eltrons como ocorre nas ruas e avenidas das grandes cidades brasileiras. Qualquer tipo de engarrafamento ocasionaria blecaute e, por conseguinte, necessidade de aumentar as tarifas para recompor o custo para consertar ou repor os equipamentos eltricos que as concessionrias de energia teriam.
9

Tempo Universal Coordenado: derivado do ingls Universal Time Coordinated UTC, tambm conhecido como tempo civil, o fuso horrio de referncia a partir do qual se calculam todas as outras zonas horrias do mundo. Esse instituto sucedeu o Tempo Mdio de Greenwich, de forma a eliminar a incluso de uma localizao especfica num padro internacional. Assim, se tomarmos como exemplo o horrio de Braslia, o Tempo Universal Coordenado est trs horas adiantado. Isto , se so 19h em Braslia so 22h no padro UTC. Mas se for em perodo de horrio de vero, se so 19h em Braslia so 21h no padro UTC.

permitir um melhor aproveitamento da luz natural no solstcio de vero, quando os dias so mais longos que as noites, ou seja, alvorece mais cedo e anoitece mais tarde. 3. Federalizao (1934 - 1946) O perodo, caracterizado pela gesto do presidente Getlio Vargas e pela 2 Grande Guerra Mundial (1939 - 1945), em que pese ter sido curto sob a tica cronolgica, foi rico sob a tica poltica e possibilitou o lanamento de inmeras premissas polticas vigentes at os dias atuais, sendo caracterizado (1) pela estagnao de novos investimentos setoriais, dada a escassez financeira no mundo, orientado para a indstria blica; (2) pela federalizao da energia eltrica; (3) pela criao de condies para que o Estado pudesse exercer uma posio econmica dominante no setor, que culminou na estatizao de empresas; e (4) na induo da industrializao do pas, que pressupe abundncia energtica. Houve tambm um alinhamento das premissas energticas daquelas ambientais. A regulamentao energtica para o setor ferrovirio foi intensificada no incio do governo Vargas, com enfoque central na reduo dos custos com a lenha enquanto matriz energtica dos trens da Central do Brasil. A civilizao da lenha impunha paradigmas sociedade da dcada de 1930. Os estados de So Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais experimentavam uma forte expanso da cultura cafeeira. Essa monocultura era movida basicamente a mo de obra imigrante e a lenha, transportada geralmente no lombo dos burros at alcanar os fornos das casas rurais ou urbanas, neste caso viajando longas distncias de trem. Era uma realidade em que a eletricidade, o gs e o diesel eram insumos incipientes ou inexistiam. E o processo de urbanizao no Brasil comeava a se acelerar. Uma lenha cara naquela poca equivaleria ao efeito nefasto do aumento da eletricidade ou da gasolina nos tempos atuais. Com tamanha importncia desse insumo, havia a necessidade de uma regulao estatal mais robusta e estruturada, de forma a ordenar seu plantio, sua extrao e seu transporte. Nesse cenrio, o Decreto n. 23.793, de 23 de janeiro de 1934, que aprovou o Cdigo Florestal, tinha como um de seus principais objetivos regular e fiscalizar o fornecimento de lenha para o desenvolvimento urbano. Pela Constituio Federal de 193410, as minas e demais riquezas do subsolo, como as quedas d'gua, constituam propriedade distinta da do solo. Era a senha para intensificar as discusses sobre petrleo no Brasil. Monteiro Lobato, um dos maiores defensores da explorao de petrleo no Brasil, depois de ter se estabelecido nos EUA como adido comercial (nomeado pelo presidente Washington Lus), em 1927, havia retornado a So Paulo em 1931, quando fundou a Companhia Petrleos do Brasil.

10

Constituio Federal de 1934: Dispunha o artigo 113: A Constituio assegura a brasileiros e a estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade dos direitos concernentes liberdade, subsistncia, segurana individual e propriedade, nos termos seguintes: [...] 17) garantido o direito de propriedade, que no poder ser exercido contra o interesse social ou coletivo, na forma que a lei determinar. A desapropriao por necessidade ou utilidade pblica farse- nos termos da lei, mediante prvia e justa indenizao. Em caso de perigo iminente, como guerra ou comoo intestina, podero as autoridades competentes usar da propriedade particular at onde o bem pblico o exija, ressalvado o direito indenizao ulterior.

O escritor, que tambm era jornalista e bacharel em Direito, passara a defender que o trip para o progresso brasileiro seria o ferro, o petrleo e as estradas para escoar os produtos. Entusiasta do desenvolvimento econmico estadunidense, Lobato passou a militar no sentido de que a sociedade brasileira deveria ter uma viso nacionalista do petrleo, com grande ativismo poltico. O escritor chegou a denunciar, em documento11 enviado ao presidente Vargas, as manobras da Standard Oil para se apropriar de potenciais jazidas brasileiras. Em 1935, Monteiro Lobato comea campanha ostensiva em favor da explorao do petrleo por brasileiros. Em sua obra publicada em 1936, O Escndalo do Petrleo e do Ferro, o escritor chega a acusar o governo de no perfurar e no deixar que se perfure, atribuindo a responsabilidade, com textos de linguagem direta e irnica, a uma norma na qual os interesses internacionais se sobrepuseram aos nacionais: a Lei de Minas. Aps a reforma do Estado realizada pelo governo Vargas, que culminou na criao do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE, em 1938, interessante notar como a comunidade geogrfica celebrou a descoberta de petrleo no Brasil. Por exemplo, no artigo Petrleo na Baa, da Revista Brasileira de Geografia, n. 1, de janeiro de 1939: Sob bons signos aparece a Revista Brasileira de Geografia: ao ser ultimada a sua impresso, uma notcia sensacional espalhou-se pelo pas inteiro, rapidamente, provocando as mais intensas vibraes jorrou petrleo em Lobato, na Baa! O 21 de Janeiro de 1939, dia em que se deu o jato de to largas repercusses na geografia econmica nacional, est fadado a figurar com destaque no quadro das principais datas da histria da nossa economia. , pois, com o maior prazer que a Revista Brasileira de Geografia, ao nascer, se congratula entusiasticamente com os seus leitores brasileiros (...) Assim como o ocorrido com So Paulo, em 1920, Vargas tambm enfrentou a necessidade de racionamento. Antevendo os efeitos energticos que a iminncia da Segunda Grande Guerra

11

Documento enviado ao presidente Vargas: So Paulo, 20 de janeiro de 1935. Dr. Getlio Vargas, Por intermdio do meu amigo Rnald de Carvalho, procurei no dia 15 do corrente, fazer chegar ao seu conhecimento uma exposio confidencial sobre o caso do petrleo, estou na incerteza se esse escrito chegou a destino. Talvez se perdesse no desastre do dia 20. E como se trata de documento de muita importncia pelas revelaes que faz, seria de toda convenincia que eu fosse informado a respeito. Nele denuncio as manobras da Standard Oil para senhorear-se das nossas melhores terras potencialmente petrolferas, confisso feita em carta pelo prprio diretor dos servios geolgicos da Standard Oil of Argentina, que o tentculo do polvo que manipula o brasil. E isso com a cooperao efetiva do sr. Victor Oppenheim e Mark Malamphy, elementos seus que essa companhia insinuou ou no Servio Geolgico e agora dirigem tudo l, sob o olho palerma e inocentssimo do Dr. Fleury da Rocha. de tal valor a confisso, que se eu der a pblico com os respectivos comentrios, o pblico ficar seriamente abalado. Acabo agora de obter mais uma prova da duplicidade desse Oppenheim, cornaca do Fleury. Em comunicao reservada que ele enviou para a Argentina ele diz justamente o contrrio, quanto s possibilidades petrolferas do Sul do Brasil, do que faz aqui o Fleury pelos jornais, com o objetivo de embaraar a marcha dos trabalhos da Companhia Petrleos. O assunto extremamente srio e faz jus ao exame sereno do Presidente da Repblica, pois que as nossas melhores jazidas de minrios j caram em mos estrangeiras e no passo em que as coisas vo o mesmo se dar com as terras potencialmente petrolferas. E j hoje ningum poder negar isso visto que tenho uma carta em que o chefe dos servios geolgicos da Standard ingenuamente confessa tudo, e declara que a inteno dessa companhia manter o Brasil em estado de e scravizao petrolfera. Aproveito o ensejo para lembrar que ainda no recebi os papis, ou estudos preliminares do servio que V. Excia. tinha em vista organizar, por ocasio do encontro que tivemos em fins do ano passado, no Palcio Guanabara. Respeitosamente, J. B. Monteiro Lobato

ocasionara, o governo Vargas instituiu concurso de veculos movidos a gasognio, ou gs pobre, como era conhecido. O governo institua legalmente uma forma de contornar a escassez energtica, de forma a despertar a criatividade da populao para fabricar tanques de combustveis veiculares capazes de queimar carvo ou lenha, sendo esta cortada em pedaos de 50 cm de comprimento, condensada em um tanque coberto com grossa camada de terra ou de barro mido. Inevitvel rememorar que o Brasil, a contragosto, retornava ao perodo de civilizao da lenha, to marcado no perodo monrquico e ento recm-regulamentado pelo Cdigo Florestal. Era a ideologia que sucumbia escassez. Parte 2 - dos anos 40 aos dias de hoje A Constituio Federal de 1946 pode ser considerada como um momento de inflexo da infraestrutura nacional, haja vista a sinalizao de atuao estatal direta nos setores de capital intensivo, notadamente o energtico. a primeira Carta Maior que enuncia expressamente a competncia da Unio para legislar sobre energia, notadamente a eltrica, bem como as riquezas do subsolo. Ao prever competncia para legislar sobre energia eltrica, a Constituio Federal de 1946 emancipou o conceito de eletricidade do aproveitamento hdrico, de forma a reconhecer juridicamente a existncia tecnolgica de outras matrizes pela separao entre o aproveitamento da energia eltrica e da gua. 4. Da estatizao e do desenvolvimento regional (1946 - 1993) A criao da Companhia Hidro-Eltrica do Rio So Francisco Chesf pressupunha desenvolvimento regional da bacia do rio So Francisco com produo energtica. Alm de inaugurar a atuao direta do Estado na gerao de eletricidade, passou-se a verificar a construo de usinas de grande porte e a dissociao entre a gerao e a distribuio de energia eltrica. Assim, a expanso do parque eltrico brasileiro na dcada de 1950 obedeceria em larga medida ao modelo implementado na Chesf, ou seja, concentrar a produo em grandes usinas e suprir de energia os sistemas distribuidores regionais a cargo dos governos estaduais. A estatizao do setor de energia ocorreu em um perodo de grande turbulncia poltica no pas. Com o m do Estado Novo, ocorrido com a deposio de Getlio Vargas, toma posse o jurista cearense Jos Linhares, que exerceu a Presidncia por convocao das Foras Armadas, por ser presidente do Supremo Tribunal Federal STF. Ficou no cargo por quase cem dias, quando toma posse o marechal mato-grossense Gaspar Dutra, por intermdio de eleies diretas, na qual apoiou sua campanha com base no Plano SALTE (Sade, Alimentao, Transporte e Energia). Em que pese ter grande enfoque na infraestrutura, sua gesto obteve pouca eccia nesse setor, de forma que sua principal obra foi ter iniciado a ligao rodoviria entre as cidades do Rio de Janeiro e So Paulo, que atualmente leva o nome de Dutra. Em dezembro de 1950 foi rmado acordo junto ao governo dos Estados Unidos denominado Comisso Mista Brasil-Estados Unidos para o Desenvolvimento Econmico. Em 1951, com o retorno pela via democrtica de Getlio Vargas ao poder, a Comisso iniciou suas atividades. A principal concluso dos estudos da Comisso, que jamais chegou a ser formalmente aprovada, foi identicar que a escassez de eletricidade inviabilizava a industrializao. Os estudos tcnicos apontavam como

soluo a necessidade de criar condies para eliminar obstculos ao uxo de investimentos, pblicos e particulares, estrangeiros e nacionais, necessrios para promover o desenvolvimento econmico. No que concerne ao setor de energia, trs instrumentos jurdicos podem ser considerados determinantes para moldar o crescimento econmico que o Brasil tanto ambicionava. I) a Lei n. 1.628, de 20 de junho de 1952, que criou o BNDE Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico, que permitiu ao pas contar com uma estrutura formuladora e executora da poltica nacional de desenvolvimento econmico, imprescindvel para possibilitar a industrializao por possibilitar recursos financeiros de longo prazo em um momento no qual o sistema financeiro nacional apenas operava com emprstimos de curto prazo. Equacionava-se como o pas teria indstria, mas no como obteria energia para tanto. II) o Decreto n. 30.363, que dispunha sobre o retorno de capital estrangeiro, limitando-o a 8% do total dos lucros de empresas estrangeiras para o pas de origem. Esse instrumento normativo possibilitou que a base fiscal fosse o grande motor da expanso que o setor eltrico experimentou nas dcadas seguintes, de forma que a tarifa foi deixada de lado, fato que tornou precria a situao da iniciativa privada frente a uma interveno pblica cada vez mais estruturada. III) a Lei n. 2.004, de 3 de outubro de 1953, que disps sobre a poltica nacional do petrleo, definiu as atribuies do Conselho Nacional do Petr1eo e instituiu a sociedade por aes Petrleo Brasileiro S.A. Petrobras, empresa pela qual a Unio passaria a exercer o monoplio estatal do petrleo previsto na Lei, abrangendo a explorao, produo, refino e transporte do petrleo no Brasil. Era a campanha O Petrleo Nosso! que lograva xito em nacionalizar este bem mineral. Com o notrio, e trgico, desfecho do governo Vargas em 24 de agosto de 1954, fundamental pontuar a importncia do setor energtico em sua carta-testamento, principalmente em seu segundo pargrafo, fato que denota as dificuldades para se instrumentalizar o modelo setorial fundado nas estatais. (...) Sigo o destino que me imposto. Depois de decnios de domnio e espoliao dos grupos econmicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revoluo e venci. Iniciei o trabalho de libertao e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braos do povo. A campanha subterrnea dos grupos internacionais aliou-se dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinrios foi detida no Congresso. Contra a justia da reviso do salrio mnimo se desencadearam os dios. Quis criar liberdade nacional na potencializao das nossas riquezas atravs da Petrobras e, mal comea esta a funcionar, a onda de agitao se avoluma. A Eletrobrs foi obstaculada at o desespero. No querem que o trabalhador seja livre. (...) Com o falecimento do presidente Vargas, sucede-se perodo de grande turbulncia poltica. Assume o vice-presidente, o advogado potiguar Caf Filho, que fica 14 meses no poder, sendo afastado em 8 de novembro de 1955. Assume ento o presidente da Cmara, o advogado mineiro Carlos Luz, por apenas trs dias, quando deposto por um dispositivo militar que o considerava impedido de exercer o cargo de presidente da Repblica pelo Congresso Nacional. Assume, ento,

enquanto presidente do Senado e nos 80 dias que restavam do mandato de Vargas, o advogado catarinense Nereu Ramos. Foram quase 30 meses em que no houve qualquer nova ao jurdica referente energia. Assume em 1956, por eleies diretas, o mdico mineiro Juscelino Kubitschek, que apresenta o Plano de Metas, que constitua em 30 metas divididas em cinco setores: energia, transportes, alimentos, indstrias de base e a construo de Braslia. Havia a manifestao de se crescer 50 anos em 5, mas para tanto era necessria fartura energtica. Em 1957 inaugurada a Rodovia RioBelo Horizonte. As companhias automobilsticas Ford e General Motors passam a produzir veculos no Brasil, na regio metropolitana de So Paulo, especificamente no ABC paulista. Assim, se consolidava o eixo Rio-So Paulo-Belo Horizonte como o bero da industrializao brasileira. E essa regio precisava de energia, que mesmo antes da implementao do parque industrial j demonstrava situao de crise energtica. O Decreto n. 41.066, de 28 de fevereiro de 1957, veio para sanar essa necessidade. Criou a Central Eltrica de Furnas, com o objetivo de construir e operar no rio Grande (divisa entre So Paulo e Minas Gerais, no norte do Estado de So Paulo) um conjunto de usinas, sendo a primeira a Usina Hidreltrica de Furnas12, com capacidade de 1.216 MW a primeira de grande porte o pas, que comeou a funcionar efetivamente em 1963, em Passos-MG. Em 1959 foi inaugurada a primeira fbrica automobilstica da Volkswagen, em So Bernardo do Campo, a primeira instalada fora da Alemanha. Foi o grande marco do modelo nacional desenvolvimentista, em oposio ao nacionalista, contrrio ao capital externo. No mesmo ano o presidente Kubitschek cria a Sudene Superintendncia para o Desenvolvimento do Nordeste, inaugurando em 1960 a nova capital do pas, Braslia. A principal consequncia de tamanho esforo de desenvolvimento foi a inao, que dobrou para 40% ao ano durante o mandato. No tocante rea de energia, foi criado o Ministrio de Minas e Energia MME, com competncia para estudar e despachar todos os assuntos relativos produo mineral e energia. Tais funes eram anteriormente de competncia do Ministrio da Agricultura. Foram incorporados ao MME diversos rgos e reparties13 da administrao federal. Ainda em 1960, considerando a criao da Petrobras, fazia-se necessrio internalizar conhecimentos para prospeco de petrleo. A difuso do Relatrio Link, realizado pelo gelogo estadunidense Walter K. Link, ex-funcionrio da Standard Oil e a servio do governo brasileiro, realizou algumas concluses que podem ser
12

Usina Hidreltrica de Furnas: Sua construo comeou em julho de 1958, a primeira unidade entrando em operao 2 em 1963. O reservatrio, um dos maiores do Brasil, com 1.440 km e 3.500 km de permetro, banha 34 municpios de Minas Gerais. A barragem possui 60 metros de altura e 800 metros de extenso. A operao da Usina de Furnas est certificada pela NBR ISO 9002, desde dezembro de 2000. O primeiro e maior empreendimento turstico em torno da Usina, especificamente do Reservatrio de Furnas, so as Escarpas do Lago, que aprisionou 21 bilhes de metros cbicos de gua dos rios Grande e Sapuca. Hoje, em torno das reas alagadas, existem cerca de 260 empreendimentos tursticos, entre hotis, pousadas e clubes nuticos, de acordo com a Associao dos Municpios do Lago de Furnas (Alago).
13

Diversos rgos e reparties: Departamento Nacional da Produo Mineral; Conselho Nacional de guas e Energia Eltrica; Conselho Nacional de Minas e Metalurgia; Conselho Nacional de Petrleo; e Comisso de Exportao de Materiais Estratgicos. Por sua vez, foram includas na jurisdio do Ministrio das Minas e Energia as seguintes entidades: Companhia Vale do Rio Doce S.A.; Companhia Hidreltrica do So Francisco Chesf; Petrobras; Comisso Nacional de Energia Nuclear CNEN; e Comisso Executiva do Plano do Carvo Nacional.

resumidas da seguinte forma: (i) as bacias sedimentares terrestres, de formao paleozoica (Maraj, Acre, Baixo Amazonas, Mdio Amazonas, Paran e Parnaba) no deveriam ter prioridade para perfuraes com a tecnologia ento disponvel; (ii) a plataforma martima deve ser priorizada por haver indcios de grande fonte de petrleo e de gs natural; e (iii) a Petrobras deveria investir na prospeco e lavra no exterior, respeitada a necessidade de haver condies polticas e geolgicas favorveis. Em que pese corrente nacionalista ter discriminado Link por suas concluses, que no favoreciam a explorao de petrleo no continente, a descoberta do pr-sal tratou de colocar o trabalho tcnico de Link no mesmo patamar que o de Billings. Em 1961, na breve passagem do advogado mato-grossense Jnio Quadros na presidncia da Repblica, foi publicada a Lei n. 3.890-A, que autorizou a Unio a constituir sociedade por aes denominada Centrais Eltricas Brasileiras S.A. Eletrobrs, com o objetivo de realizar estudos, projetos, construo e operao de usinas produtoras e linhas de transmisso e distribuio de energia eltrica. Em 25 de agosto daquele ano, Jnio Quadros submeteu sua renncia ao mandato presidencial que foi prontamente aceita pelo Congresso Nacional. O advogado gacho Joo Goulart ento vice-presidente, no assumiu, pois estava em viagem Repblica Popular da China e seu nome foi vetado pelos ministros militares. O presidente da Cmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli assumiu o poder, como substituto legal no dia subsequente a renncia. Iniciava-se outro perodo de instabilidade institucional no Brasil. Em 8 de setembro de 1961, por meio de sesso conjunta do Congresso Nacional Goulart toma efetivamente posse na presidncia da Repblica. Sua principal meta econmica foi o Plano Trienal proposto pelo ento ministro do Planejamento, Celso Furtado, que objetivava conter a disparada inflacionria e o desequilbrio crescente na balana comercial. O plano no logrou xito e seu planejamento, que se baseava no aumento dos impostos e tarifas, teve reflexo no setor energtico, sentido principalmente pelos consumidores no preo da gasolina e da energia eltrica. Seu governo se estendeu at 31 de maro de 1964, quando o movimento militar deps Goulart, que deixou imediatamente o pas. No dia 2 de abril de 1964 o Congresso Nacional declarou a vacncia da presidncia da Repblica. Assumiu, ento, o marechal cearense Castelo Branco, eleito de forma indireta. A Emenda Constitucional n. 09, de 22 de julho de 1964, prorrogou os mandatos do presidente e do vicepresidente at 15 de maro de 1967. No plano econmico, acentuou-se a internacionalizao da economia para a entrada de capitais estrangeiros no pas para construo de obras rodovirias, liberao e financiamento governamental de facilidades tributrias para fabricantes de equipamentos e insumos rodovirios. Por outro lado, o Estado centralizava o controle e a distribuio dos ativos financeiros, por meio da interveno direta no mercado de capitais. O presidente subsequente, o general gacho Costa e Silva, tambm eleito de forma indireta, teve como um dos grandes destaques de sua gesto a implementao, em 1967, do Projeto Jari, no Amap. Esse projeto tinha como objetivo produzir celulose no interior da Amaznia e ocupar a regio, de forma a fortalecer a fronteira norte brasileira e fomentar atividade econmica perene na regio. Foram construdas duas plataformas flutuantes, a primeira com uma unidade produtora de celulose, sendo a segunda destinada produo de energia em 55 MW, alimentada a diesel, com opo de consumo de cavacos de madeira. Em 1969, por motivos de sade, Costa e Silva se afastou

da presidncia e uma Junta Militar assumiu o Governo14, com sua investidura no cargo prevista em Ato Institucional e no em um Termo de Posse. Seguindo os princpios da ento Reforma Administrativa do Estado foi aprovada a estrutura bsica do MME. Em 1969 assumiu a presidncia o general gacho Emlio Garrastazu Mdici, eleito de forma indireta. Em seu governo o Brasil teve um crescimento anual superior a 10% do Produto Interno Bruto PIB. Em 1970, o presidente Mdici convidou os homens sem terra do Brasil a ocuparem as terras sem homens da Amaznia, dando incio aos projetos rodovirios da Transamaznica CuiabSantarm (BR-163), Manaus-Porto Velho (BR-319) e a Perimetral Norte. Em 1971, o governo Mdici disps sobre a remunerao legal do investimento dos concessionrios de servios pblicos de energia eltrica. Iniciava-se perodo de contraprestao pelo custo do servio, no qual no havia margem para lucros e que culminou, no final da dcada de 1980, na insolvncia do setor eltrico, que em ltima anlise motivou a criao do sistema de concesses e as privatizaes. Em 1973 foi firmado em Braslia o Tratado de Itaipu com o Paraguai. Esse marco possibilitou a construo daquela que era a maior hidreltrica do mundo no rio Paran, e previa a obrigatoriedade de os guaranis venderem o excedente energtico ao Brasil at 2023. Ainda em 1973 houve a crise do petrleo, momento em que a Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo OPEP triplicou o preo do barril em represlia aos governos ocidentais que haviam apoiado Israel contra os rabes na guerra do Yom Kippur15. Era a recesso global que freava o perodo conhecido como milagre econmico brasileiro, e ao mesmo tempo incentivava cada vez mais o pas a buscar a autossuficincia energtica. Em 1974, tomava posse decorrente de eleio indireta o general gacho Ernesto Geisel. Seu governo, que enfrentava uma recesso econmica global por causa da crise do petrleo, ficou caracterizado pelo Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento. Se o plano de JK visava indstria de consumo, o de Geisel visava indstria de base, como fertilizantes, produtos petroqumicos e a gerao de energia. Mais uma vez, o pas passaria por um ciclo de substituio de importaes, desta vez de maior envergadura e buscando solues alternativas ao binmio hidreletricidadepetrleo.

14

Junta Militar de 1969: A fim de evitar a posse do vice-presidente Pedro Aleixo, uma junta formada por representantes das trs Armas, general Aurlio de Lira Tavares (Exrcito), almirante Augusto Rademaker (Marinha) e o Brigadeiro Mrcio de Sousa e Melo (Aeronutica) assumiram o poder, governando o pas por dois meses, de 31 de agosto de 1969 at 30 de outubro do mesmo ano.
15

Guerra do Yom Kippur: A Guerra do Yom Kippur foi um conflito militar ocorrido de 6 de outubro a 26 de outubro de 1973, entre uma coalizo de estados rabes liderada por Egito e Sria contra Israel. A guerra comeou com um ataque conjunto surpresa pelo Egito e Sria no feriado judaico de Yom Kippur. Egito e Sria cruzaram as linhas de cessar-fogo que haviam sido capturadas por Israel em 1967 durante a Guerra dos Seis Dias. Os egpcios e srios avanaram durante as primeiras 24-48 horas, aps o qual o cenrio comeou a se formar em favor de Israel. Na segunda semana de guerra, os srios foram empurrados completamente para fora das linhas de cessar-fogo. No Sinai, ao sul, os israelenses atacaram em uma brecha entre dois exrcitos egpcios invasores, cruzaram o canal de Suez (onde a velha linha de cessar-fogo ficava), e isolou o Terceiro Exrcito do Egito. Este desenvolvimento levou as duas superpotncias da poca, os EUA, defendendo os interesses de Israel, e a ex-URSS, dos pases rabes, a uma tenso diplomtica. Mas um cessarfogo da ONU entrou em vigor de forma cooperativa em 25 de outubro de 1973.

O governo Geisel promoveu trs fundamentais intervenes no setor energtico brasileiro, todos devidamente enquadrados em um projeto maior denominado II Plano Nacional de Desenvolvimento PND: (i) firmou com a ento Alemanha Ocidental o acordo nuclear para transferncia de tecnologia termonuclear (ii) flexibilizou o monoplio da Petrobras ao permitir que empresas estrangeiras explorassem petrleo em territrio nacional (os contratos de risco), algo que o general, enquanto presidente da Petrobras, manifestava-se ardorosamente contra; e (iii) criou o Programa Nacional do lcool PR-LCOOL, que se tornaria em cinco anos o maior programa de bioenergia do mundo. Por sua vez, o general carioca Joo Figueiredo tomou posse mediante eleies indiretas em 1979, momento em que prometeu tornar o Brasil uma democracia. Concedeu anistia ampla, geral e irrestrita aos polticos cassados com base em atos institucionais e teve enfoque econmico na agricultura e na habitao. No mesmo ano, iniciou as atividades do Projeto Grande Carajs, a maior jazida de ferro do mundo, intensiva no uso de energia, no estado do Par. Um projeto dessa envergadura necessitava de uma estrutura energtica compatvel com suas necessidades de consumo. Assim, em 22 de novembro de 1984 foi inaugurada a primeira etapa da Usina Hidreltrica de Tucuru, tambm no Par, com 4.000 MW. A gesto do presidente Figueiredo encerrou-se com a eleio indireta do advogado Tancredo Neves, que no chegou a assumir por ter falecido. Assumiu, ento, o advogado e jornalista maranhense Jos Sarney, na condio de vice-presidente, em 1986. O Plano Cruzado e a moratria marcaram seu governo, que, com hiperinflao e descapitalizado, muito pouco pde fazer para a infraestrutura brasileira. 5. Regulao e competio (desde 1990) A realidade do Brasil de Getlio, de 50 milhes de habitantes, que havia fundamentado a criao da Chesf em 1945 enquanto projeto de desenvolvimento regional, era radicalmente outra em 1990. No centro das alteraes, estava a forte presso demogrfica e o alto nvel migratrio. O Brasil em 1990 passou a ter 130 milhes de habitantes. A industrializao na regio Sudeste provocou uma convergncia de mo de obra, fato que ocasionou significativa perda de qualidade dos servios pblicos prestados, em paralelo ao alto nvel de endividamento dos poderes pblicos e de inflao descontrolada. Este fato culminou no dficit habitacional urbano histrico e produziu a conhecida proliferao de favelas nos grandes centros do pas. A ps-modernidade se avizinhava, com o Estado enfraquecido ante a pluralidade de demandas sociais, que acabavam por pregar solues como a desregulamentao, o exerccio de interesses pblicos por intermdio de organizaes no governamentais e as privatizaes. O processo de redemocratizao, que devolveu esfera civil o processo decisrio direto dos assuntos nacionais por meio da elaborao e promulgao da Constituio Federal de 1988, consubstanciou diversos direitos fundamentais e reorganizou as atividades econmicas. Em que pese ser possvel abstrair diferentes vises polticas e sociais, a implementao imediata das premissas constitucionais veio acompanhada de uma viso liberal da economia, favorecida: (i) pelo Consenso de Washington: decorrente do unilateralismo exercido pelos Estados Unidos aps a queda do muro de Berlim em 1989; (ii) pela desintegrao da Unio das Repblicas Socialistas

Soviticas URSS; e (iii) pelo alto nvel de endividamento do Brasil, com situao nanceira deteriorada e cenrio hiperinacionrio. O Brasil passava por transformaes politicas, que culminaram com as primeiras eleies democrticas em 25 anos. Com a posse do presidente Collor de Mello, jornalista carioca, logo em seu primeiro ms de governo promulgou duas leis de alta relevncia para o setor de energia: (i) extinguiu o MME e transferiu suas atribuies ao Ministrio da Infraestrutura, que passou a ser responsvel pelos setores de transportes e comunicaes; (ii) deniu crimes contra a ordem econmica; e (iii) criou o Sistema de Estoques de Combustveis, que deniu como crime comercializar derivados de petrleo e de gs natural fora das especicaes. Com o impedimento do presidente Collor, assumiu a presidncia o engenheiro mineiro Itamar Franco. Em que pese seu governo ter ocorrido em momento de crise institucional, importantes medidas legislativas podem ser vericadas em sua gesto: (i) a denio de mar territorial, imprescindvel para explorar petrleo na plataforma continental; (ii) a Lei dos Portos; e (iii) a criao da Agncia Espacial Brasileira, necessria para desenvolver tecnologia nacional de georreferenciamento espacial e, por conseguinte, o Sistema de Informaes Geogrcas SIG. No governo Fernando Henrique Cardoso, houve uma continuidade do Programa Nacional de Desestatizao PND, com mudanas estruturais que viabilizaram a aplicao deste instituto nos servios pblicos em geral e no energtico em especco. O instrumento jurdico escolhido para a promoo dessas mudanas foi a Emenda Constitucional: I) Emenda Constitucional n. 5, de 15 de agosto de 1995, que xou caber aos estados explorar diretamente, ou mediante concesso os servios locais de gs canalizado, na forma da lei. II) Emenda Constitucional n. 6, de 15 de agosto de 1995, ao permitir que a pesquisa e a lavra de recursos minerais, bem como o aproveitamento destes potenciais, pudessem ser efetuados mediante autorizao ou concesso da Unio. III) Emenda Constitucional n. 7, de 15 de agosto de 1995, ao delegar lei a ordenao dos transportes areo, aqutico e terrestre. IV) Emenda Constitucional n. 8, de 15 de agosto de 1995, que quebrou o monoplio das telecomunicaes. V) Emenda Constitucional n. 9, de 9 de novembro de 1995, que quebrou o monoplio da Petrobras ao permitir que a Unio contrate com empresas estatais ou privadas atividades com hidrocarbonetos. VI) Emenda Constitucional n. 19, de 4 de junho de 1998, que alterou princpios e normas da Administrao Pblica, internalizando conceitos oriundos do Direito Administrativo Econmico (p. ex., eficincia). Ao aliar estabilidade monetria, por fora do Plano Real em geral, que permitiu a existncia de uma clara sinalizao de custos e receitas, e pela Lei Eliseu Resende em especfico, que promoveu urna alterao na estrutura tarifria do setor eltrico, bem como uma expressa

fundamentao jurdica, decorrente de ampla reforma constitucional, os desgnios de privatizao existentes na legislao brasileira desde 1979 finalmente puderam alcanar o setor energtico. Importante destacar o ato de conceder promovido no ento governo FHC no era considerado uma alternativa pelo governo, mas uma ausncia de escolha dada insolvncia estatal e o inchao da mquina pblica. Em A Arte da Poltica, seu livro de memrias, Fernando Henrique Cardoso defende o programa de desestatizao como uma inovao na busca do interesse pblico; que culminou no setor energtico, dentre outras coisas, na criao das agncias reguladoras, na concepo do programa Luz no Campo16 e no racionamento energtico de 2001. A linha que separa a vertente poltica daquela tcnica quando se trata de energia extremamente tnue, fato que se acentua em situaes de escassez energtica. Para clarificar a situao sob a tica tcnica, foi produzido o Relatrio da Comisso de Anlise do Sistema Hidrotrmico de Energia Eltrica, finalizado em julho de 2001 e que se notabilizou como Relatrio Kelman; por ter sido coordenado por Jerson Kelman17, ento recm-empossado diretorpresidente da Agncia Nacional de guas ANA. Kelman avaliou e identificou as causas estruturais e conjunturais do desequilbrio entre oferta e demanda de energia, de forma a concluir que: (i) houve falhas no processo de transio do modelo ento vigente; (ii) havia a necessidade de novos investimentos nos estudos de planejamento de expanso para o novo modelo setorial; e (iii) a gesto intragovernamental necessitava ser ecaz. Ao produzir esse relatrio, Kelman rompia com a lgica daquele momento histrico, de grande riqueza de fatos e percepes, mas de frgil organicidade e sistematizao do que precisava ser realizado. No programa de governo do Partido dos Trabalhadores, publicado em 2002 no perodo da campanha eleitoral para a sucesso do governo FHC, pode-se depreender o nimo que o ento partido de oposio viria aplicar aps sua posse: a reorientao do setor energtico. O racionamento foi um dos pontos mais questionados na trajetria bem-sucedida do partido em ocupar o poder. Com a posse do metalrgico pernambucano Luiz Incio Lula da Silva, o MME publicou o documento Proposta de Modelo Institucional do Setor Eltrico em julho de 2003, que culminou: (i) na criao da Empresa de Pesquisa Energtica EPE, com a nalidade de prestao de servios na rea de estudos e pesquisas destinados a subsidiar o planejamento do setor energtico; (ii) na criao do Comit de Monitoramento do Setor Eltrico CMSE, responsvel pela continuidade do fornecimento de energia eltrica, primando pelo equilbrio entre oferta e demanda; (iii) na transformao do papel da Petrobras, que ao obter a autossucincia do petrleo no Brasil passou a almejar a liderana setorial na Amrica Latina e mundial na explorao em guas profundas; (iv) na internacionalizao da Eletrobrs, que passa a ser um agente efetivo de integrao regional; e (v) na descoberta do pr-sal, com o anncio das reservas no Campo de Tupi.

16

Luz no Campo: Programa realizado no governo Fernando Henrique para levar energia eltrica para as comunidades da zona rural, com o financiamento do Ministrio de Minas e Energia foi substitudo, em 2003, pelo Luz para Todos.
17

Jerson Kelman: Atual diretor-presidente da Light, empresa de energia do estado do Rio de Janeiro, mestre em Engenharia Civil e Hidrologia e Recursos Hdricos. De 1991 a 1996 trabalhou como diretor de Estudos e Projetos da SERLA-RJ e na regulamentao da Lei das guas, trabalhando tambm na criao da Agncia Nacional de guas.

Houve uma intensificao da varivel social na gesto Lula, incluindo o emprego de critrios geocientficos. Como exemplo, a metodologia de aferio do Luz para Todos incrementou seu cunho estatstico e geogrfico uma vez que devem ser atendidos com prioridade os municpios com atendimento inferior a 85%, com base no Censo de 2000 do IBGE, com enfoque nas populaes atingidas por barragens, escolas pblicas, postos de sade, poos de abastecimento dgua, assentamentos rurais, agricultura familiar entre outros. Assim, o governo Dilma dever encontrar alguns desafios centrais na continuidade do desenvolvimento energtico brasileiro. Advinda do setor eltrico, Dilma Rousseff tem como pauta setorial: (i) incentivar as energias alternativas, criando arcabouo jurdico especial para desenvolver em massa a energia solar; (ii) lidar com as externalidades da expanso nuclear; (iii) compor interesses na expanso energtica na Amaznia, principalmente nos rios Madeira, Xingu e Teles Pires; (iv) viabilizar o modelo de explorao do pr-sal; (v) reforar a Petrobras em cenrio de competio e a Eletrobrs enquanto multinacional (vi) criar um novo marco regulatrio para a minerao no pas, necessria para, dentre outros temas, lidar com a centralidade do ltio enquanto recurso imprescindvel para o desenvolvimento das baterias do futuro, de forma a deixar o Brasil na vanguarda dos carros eltricos. Na nova ordem mundial decorrente da ascenso dos BRICS, em que o Brasil ser no setor primrio a referncia mundial que a China ser no secundrio e a ndia no tercirio, o pas se posiciona como lder na gesto dos recursos alimentares e energticos com o menor impacto possvel sobre a fauna e a flora. Cabe aos gegrafos analisarem os desmembramentos destas decises polticas sob uma clara epistemologia da geografia da energia produzida no Brasil.

Bibliografia SANCHES, Luiz Antonio Ugeda. A geografia da energia no Brasil: parte 1. Disponvel em: <http://conhecimentopratico.uol.com.br/geografia/mapasdemografia/38/artigo225013-1.asp>. Acesso em: 13 ago 2013. SANCHES, Luiz Antonio Ugeda. A geografia da energia no Brasil: parte 2. Conhecimento Prtico Geografia, So Paulo: Escala, n. 39, p. 38-47, 2011.

You might also like