You are on page 1of 6

CURSO DE ENGENHARIA Docente: Gilson Debastiani

Disciplina: MECNICA 3 PERODO 2013/1

FORAS DISTRIBUIDAS: CENTRIDES E BARICENTROS Todas as foras podem ser substitudas por uma nica fora equivalente P. Baricentro o local onde a fora P aplicada. A determinao do centride de uma superfcie simplifica a anlise de vigas sujeitas a cargas distribudas e o clculo das foras exercidas em superfcies retangulares, tais como comportas e paredes de represas. SUPERFCIES E CURVAS Centro de gravidade de um corpo bidimensional: consideremos uma placa horizontal. Podemos dividir essa placa em n pequenos elementos. As coordenadas do primeiro elemento so denominadas x 1 e y1, as do segundo elemento, x2 e y2 etc. As foras exercidas pela Terra sobre os elementos da placa so denominadas P1, P2, ... Pn, respectivamente. Essas foras ou pesos esto orientados em direo ao centro da Terra; porm, para todas as finalidades prticas, elas podem ser consideradas paralelas. Sua resultante , por conseguinte, uma nica fora na mesma direo. O mdulo P dessa fora obtido pela adio dos mdulos dos pesos elementares: P = P1 + P2 + ... + Pn

Para obter as coordenadas X e Y do ponto G, onde a resultante P deve ser aplicada, escrevemos que os momentos de P em relao aos eixos y e x so iguais soma dos momentos correspondentes dos pesos elementares: My: XP = x1P1 + x2P2 + ... + xnPn Mx: YP = y1P1 + y2P2 + ... + ynPn Se aumentarmos o nmero de elementos em que a placa dividida e diminuirmos simultaneamente o tamanho de cada elemento, teremos, no limite, as seguintes expresses: P = dP XP = x dP YP = y dP

Essas equaes definem o peso P e as coordenadas X e Y do baricentro G da placa plana. As mesmas equaes poderiam ser deduzidas para um arame situado no plano xy. Observamos nesse caso que o baricentro G geralmente no est sobre o arame. O mesmo pode ocorrer no caso de uma placa toda vez que ela tiver furos ou seu contorno no for um polgono convexo.

Centrides de superfcies e curvas: no caso de uma placa homognea de espessura uniforme, o mdulo P do peso de um elemento de placa pode ser expresso como: P = t A; onde: = peso especfico do material; t = espessura da placa; A = rea do elemento As equaes de momentos podem ser escritas como: My: XA = x1A1 + x2A2 + ... + xnAn Mx: YA = y1A1 + y2A2 + ... + ynAn Se aumentarmos o nmero de elementos em que a superfcie A dividida e diminuirmos, simultaneamente, o tamanho de cada elemento, obteremos, no limite, XA = x dA YA = y dA

Essas equaes definem as coordenadas X e Y do baricentro de uma placa homognea. O ponto de coordenadas X e Y tambm conhecido como centride C da superfcie A abaixo. Se a placa no for homognea, as equaes no pedem ser utilizadas para determinar o baricentro da placa, porm, definem ainda o centride (centro geomtrico) da superfcie.

O baricentro do arame coincide com o centride C da curva L definida pela forma do arame. As coordenadas X e Y do centride da curva L so obtidas das equaes:

Momentos de primeira ordem de superfcies e curvas: a integral x dA conhecida como momento de primeira ordem da superfcie A em relao ao eixo y e ser representado por Qy. Analogamente, a integral y dA define o momento de primeira ordem da superfcie A em relao ao eixo x e ser representado por Qx.

Verificamos que os momentos de primeira ordem da superfcie A podem ser expressos como produtos da rea pelas coordenadas do centride:

Exerccio: 1. Determine para a superfcie plana da figura (a) os momentos estticos com relao aos eixos X e Y; (b) a posio do centride.

2. O triangulo da figura feito de um arame fino homogneo. Determine seu baricentro.

Respostas:
5.1 5.6 5.11 X = 8,19 cm Y= 10,45cm X= 16,2 mm Y= 31,9 mm X = 480 mm Y = 229 mm 5.2 6.7 5.12 X=8,18 cm Y=7,04 cm X= 0 Y= 28,77 mm X = 225 mm Y = 225 mm 5.3 5.8 5.13 X=110,5mm Y=64,6mm X= 126,4 mm Y= 126,4 mm X=0 Y = 203 mm 5.4 5.9 X= 70 mm Y= 60mm X= -51,9 mm Y= 0 5.5 5.10 X=33,8 mm Y=35,6 mm X= 13,5 mm X= 13,5 mm

You might also like