You are on page 1of 5

1

1. O que Poltica?
Hoje em dia, a poltica faz-se presente em todos os aspectos do convvio social: temos conhecimento sobre poltica estudantil, poltica econmica, poltica eclesistica, etc., isso sem levar em considerao as diversas vezes que nos referimos aos polticos", quem o senso comum denomina os governantes, "politicagem", ou seja, as atitudes muitas vezes escusas dos polticos, ou classificamos alguma deciso de um amigo como uma atitude "poltica". A poltica poder ser descrita como a emanao do pensamento dos indivduos de uma sociedade. uma manifestao plural que, numa sociedade ideal, persegue o bem comum. Temos tambm as concepes clssicas de poltica sob a viso de personagens conhecidos da histria: temos em Aristteles 1 que poltica a cincia e a arte do bem comum. Para ele, a cidade deveria ser governada em proveito de todos, e no apenas em proveito dos governantes ou de alguns grupos. Toms de Aquino2 afirmava que poltica a arte de governar os homens e administrar as coisas, visando o bem comum, de acordo com as normas da reta razo. J Nicolau Maquiavel3 diz que poltica a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o prprio governo. Marilena Chau4 coloca que (...) a poltica foi inventada como o modo pelo qual a sociedade, internamente dividida, discute, delibera e decide em comum para aprovar ou rejeitar as aes que dizem respeito a todos os seus membros. A poltica algo historicamente construdo, da a afirmao de Wolfgang Leo Maar5 de que a poltica surge junto com a prpria histria, sendo resultado da atividade dos prprios homens vivendo em sociedade. Diante do exposto, podemos inferir que a origem da ideia de poltica est relacionada organizao da vida em coletividade, s maneiras de se organizar essa vida que lida com uma multiplicidade de opinies.
1 2

ARISTTELES. Poltica. Traduo de Maria da Gama Kury. 3. ed. Braslia: Editora UnB, 1997. AQUINO, Toms de. Suma Teolgica. So Paulo: Loyola, 2001. 3 MAQUIAVEL, Nicolau. O Prncipe. So Paulo: Martin Claret, 2002. 4 CHAU, Marilena. Convite Filosofia. So Paulo: Editora tica, 2010, 13 ed. p. 478. 5 MAAR, Wolfgang Leo. O que poltica. 20. ed. So Paulo: Brasiliense, 1982.

Podemos afirmar que o homem um ser eminentemente poltico. Boa parte das nossas aes so polticas e motivadas por decises ideolgicas. A omisso, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por ns. A poltica est presente cotidianamente nas nossas aes: na luta das mulheres contra uma sociedade machista que discrimina e age com violncia; na luta dos portadores de necessidades especiais para pertencerem de fato sociedade; da classe homoafetiva discriminada e desrespeitada; na luta de milhes de trabalhadores sem terra num pas de latifndios; enfim, na luta de todas as minorias por uma sociedade que as inclua. Atitudes e omisses fazem parte de nossa ao poltica perante a vida. Somos responsveis politicamente pela luta por justia social e uma sociedade verdadeiramente democrtica e para todos. A poltica est presente nas mais diversas instituies, como por exemplo, a famlia. A nosso ver, o termo famlia empregado por Hannah desprovido dos sentidos e das ideias conservadoras e reacionrias que ns, ps-modernos, poderamos atribuir a ele, visto que conservadorismo e reao so bandeiras levantadas por direitistas, estes que incorporam essas significaes a alguns vocbulos como famlia, Igreja (catlica), moral, bons costumes, tradicionalismo, entre outros. O termo utilizado mais no sentido de instituio social, e como tal, tem grande participao na vida poltica de uma sociedade. Hannah afirma que o homem apoltico: no nascemos com predisposio poltica, mas sim, com o passar do tempo, somos propensos a nos agregar poltica e ideologicamente. Segundo essa tica, a poltica algo externo, extrnseco aos homens. Em contraste com essa opinio, temos a de Aristteles 6, que dizia que o homem um animal poltico ( zoon politikon), ou seja, a poltica intrnseca ao ser humano. Este pensamento encontra ressonncia em Cludio de Cicco e Alvaro Gonzaga7:
6 7

ARISTTELES. Op. cit. DE CICCO, Cludio; GONZAGA, Alvaro de Azevedo. Teoria Geral do Estado e Cincia Poltica . So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009, 2 ed., 2009. p. 183.

A tendncia para a associao inata no homem, animal poltico (zoon politikon) na definio de Aristteles, dado que nasce em total dependncia de uma famlia, aprende em outra sociedade, a escola, trabalha em outra associao, a empresa.

2. Os preconceitos
Devido desinformao ou desiluso relacionadas s suas expectativas, muitas pessoas dizem categoricamente que no tem nenhum interesse por poltica. Essas pessoas no tm ideia do prejuzo que esto gerando para si mesmas e para o grupo social em que esto inseridas, pois seu desinteresse equivale a renunciar cidadania. Esse preconceito com a poltica talvez exista porque a populao j no mais acredita em mudanas advindas da administrao pblica. A corrupo j uma coisa to arraigada na nossa realidade que essa passa a ser a regra, enquanto os (pouqussimos) polticos honestos so a exceo. Nesse nterim, mister a colocao da filsofa Marilena Chau 8:
Que aconteceu a essa inveno humana para tornar-se, paradoxalmente, um fardo de que gostaramos de nos livrar? Cotidianamente, jornais, rdios, televises mostram, no mundo inteiro, fatos polticos que reforam a viso pejorativa da poltica: corrupo, fraudes, crimes impunes praticados por polticos, mentiras provocando guerras para satisfazer aos interesses econmicos dos fabricantes de armamentos, desvios de recursos pblicos que deveriam ser usados contra a fome, as doenas, a pobreza, aumento das desigualdades econmicas e sociais, uso das leis com finalidades opostas aos objetivos que tiveram ao ser elaboradas, etc. Ao lado desses fatos, no passa um dia sem que saibamos o modo desumano, autoritrio, violento com que funcionrios pblicos, cujo salrio pago por ns (atravs de impostos), tratam a populao que busca os servios pblicos. Tambm contribui para a viso negativa da poltica a maneira como as leis esto redigidas, tornando-se incompreensveis para a sociedade e exigindo que sejam interpretadas por especialistas, sem que tenhamos garantia de que as interpretam corretamente, se o fazem em nosso favor ou em favor de privilgios escondidos. O que curioso, porm, aumentando nossa percepo da poltica como algo paradoxal, o fato de que s podemos opor-nos a tais fatos e lutar contra eles atravs da prpria poltica, pois mesmo quando se faz uma guerra civil ou se realiza uma revoluo, os motivos e objetivos so a poltica, isto , mudanas na forma e no contedo do poder. Mesmo as utopias de emancipao do gnero humano contra todas as modalidades de servido, escravido, autoritarismo, violncia e injustia concebem o trmino de poderes ilegtimos, mas no o trmino da prpria poltica. As pessoas que, desgostosas e decepcionadas, no querem ouvir falar em poltica, recusam-se a participar de atividades sociais que possam ter finalidade ou cunho polticos, afastam-se de tudo quanto lembre atividades
8

CHAU, Marilena. Op. cit. p. 478 479.

polticas, mesmo tais pessoas, com seu isolamento e sua recusa, esto fazendo poltica, pois esto deixando que as coisas fiquem como esto e, portanto, que a poltica existente continue tal qual . A apatia social , pois, uma forma passiva de fazer poltica.

Para atuar politicamente e, assim, influenciar o poder, cada cidado deve se conscientizar, informar-se, ouvir, ler, falar, debater, estudar e procurar formar sua opinio sobre os diferentes problemas. Com conscincia poltica estaremos preparados para votar, fazer sugestes, acompanhar os trabalhos dos nossos parlamentares, exigir e reagir quando for necessrio.

Referncias Bibliogrficas
Referncia Primria

ARENDT, Hannah. O que poltica? Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1999. p. 21 37. Referncias Secundrias AQUINO, Toms de. Suma Teolgica. So Paulo: Loyola, 2001. ARISTTELES. Poltica. Traduo de Maria da Gama Kury. 3. ed. Braslia: Editora UnB, 1997. CHAU, Marilena. Convite Filosofia. So Paulo: Editora tica, 2010, 13 ed. DE CICCO, Cludio; GONZAGA, Alvaro de Azevedo. Teoria Geral do Estado e Cincia Poltica. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009, 2 ed., 2009. MAAR, Wolfgang Leo. O que poltica. 20. ed. So Paulo: Brasiliense, 1982. MAQUIAVEL, Nicolau. O Prncipe. So Paulo: Martin Claret, 2002.

You might also like