You are on page 1of 6

Teoria da Literatura A Problemtica dos Gneros Literrios

Plano literrio: Tradio; Mudanas literrias; Imitao; Originalidade.

Plato tudo narrativa: Simples narrativa; Imitao ou mimese (tragdia e comdia); Modalidade Mista (epopeia). No inclui a lrica.

Aristteles Imitao, mas sobre os homens em ao. Gneros: Poesia ditirmbica e os nomos (canto mondico que podia ser acompanhado por ctara ou guitarra); Tragdia Imita os homens melhores; Comdia Imita os homens Piores; Epopeia Imita os homens superiores. Modos: Narrativo ou imitao narrativa (epopeia); Dramtico (tragdia e comdia).

Aristteles fundamenta a distino de modalidades da poesia quer em elementos relativos ao contedo, quer em elementos relativos ao radical de apresentao, forma e organizao estrutural dos textos. Horcio No formula explicitamente uma caracterizao e uma classificao dos gneros literrios em categorias. No distingue os modos narrativo e dramtico. Concebe o gnero literrio como conformado por uma determinada tradio formal, na qual avulta o metro, por uma determinada relao que, em funo dos fatores formais e temticos, se estabelece com os recetores. Metro imbico Gnero dramtico Mais apropriado para o dilogo. Cada gnero bem distribudo que ocupe o lugar que lhe compete. Defende a unidade de tom. Faz referncia a diversos tipos de composio lrica, mas no a caracteriza nem a delimita.

Teofrasto Classificao tripla dos estilos, explicitamente formulada: Estilo elevado, ou sublime; Estilo mdio, ou temperado; Estilo humilde, ou baixo. Srvio relaciona-os com as vrias obras de Verglio.

A classificao tripartida dos gneros foi verdade inquestionvel at ao maneirismo, mas com incluso da lrica (narrativa pura, porque fala da prpria pessoa, poeta, ou sujeito de enunciao), ao lado da narrativa e do drama.

Renascimento Tardio Classicismo Renascentista: Gnero literrio concebido como uma entidade substantiva, autnoma e normativa. Os gneros literrios fundamentais (pico, dramtico e lrico) subdividem-se em gneros menores e todos se distinguem com rigor e nitidez, obedecendo cada um a um conjunto de regras especficas que incidem sobre aspetos formais e estilsticos e sobre aspetos temticos. As regras eram extradas, sobretudo, das teorias de Aristteles e Horcio e tambm das grandes obras da antiguidade grecolatina, elevadas, pelo humanismo renascentista, a modelos ideais das modernas literaturas europeias. Potica do classicismo francs segue os mesmos moldes. Sobressai a unidade de tom. Os gneros hbridos foram proscritos. Sc. XVIII Movimento pr-romntico alemo Sturm und Drang promete uma rebelio total contra as regras da teoria clssica dos gneros, pondo em evidncia a individualidade absoluta a a autonomia radical de cada obra literria, sublinhando o absurdo de estabelecer parties no seio de uma atividade criadora nica. Surge a esttica do gnero, que v a criao potica como irrupo irreprimvel da interioridade profunda do poeta, alheia a gneros, o que redunda na condenao dos gneros literrios. Teoria Romntica dos Gneros: Multiforme; Caracterizada por tenses e contradies (ex. contradio entre sistema e histria); Classificao tricotmica dos gneros adquire novas fundamentaes e novos significados. Triplicidade nas categorias da filosofia kantiana e na dialtica hegeliana:

Conhecimento discursivo da verdade e a descoberta do ser num ritmo tridico: sntese (sucessivos conflitos), tese e anttese (contradio ou negao). Triplicidade retomada por Frederich Schlegel fundada na correlao ontolgica como fator objetivo e como fator objetivo, manifestada por cada um dos gneros. 1797 : Lrica, forma subjetiva; Drama, forma objetiva; Poema pico, forma subjetiva-objetiva. August W. Schlegel: pica Tese Lrica Anttese Drama Sntese Teoria romntica Apologia da miscigenao dos gneros. Conceo naturalista e evolucionista dos gneros literrios: ltima dcada do sc. XIX, Brunetire concebe os gneros como entidades substancialmente existentes, como essncias literrias providas de um significado e de um dinamismo autnomos. Influenciado por Darwin,

procurou descrever e explicar o gnero literrio como se fosse uma espcie biolgica, um organismo que perfaz todo o ciclo vital: nasce, desenvolve-se, envelhece e morre, ou transforma-se em novos gneros.

Gnero na teoria da literatura contempornea.

Sob a influncia de Crocc, que atacou os preceitos rgidos, considerando o gnero como um instrumento fecundo na sistematizao da histria literria, mas extrnseco essncia da poesia e problemtica do juzo esttico. Formalistas russos atribuem-lhe uma importncia de primeiro plano: soledade e singularidade de cada obra literria no existem porque todo o texto faz parte do sistema da literatura, entra em correlao com esse, mediante o gnero. Ou seja, temos que arrumar tudo por prateleiras e devidamente etiquetado.

New Criticism Literatura como linguagem intransitiva e como um domnio qualitativamente homognea. Frey Teoria dos modos ficcionais inspirada na caracterizao aristotlica dos caracteres das fices poticas, que podem ser melhores, iguais, ou piores do que ns somos. 5 modos ficcionais: Mtico Qualidade superior do heri, equiparado ao divino. Fantstico ou lendrio Heri superior, mas humano. Mimtico superior Heri superior aos outros homens, mas no ao meio, Mimtico inferior Heri apresentado com humanidade. Irnico Estatuto de inferioridade do heri. 4 categorias narrativas: Romance; Ironia ou stira; Tragdia (catstrofe);

Comdia (final feliz, mescla entre ironia e stira e o romance. Teoria dos gneros fundamentada no radical de apresentao: Epos Texto narrado perante um auditrio; Lrico O poeta pretende, em geral, falar consigo mesmo ou um interlocutor em particular; Dramtico Relao autor/auditrio, mediada pelos caracteres internos; Fico Tende a dominar a prosa.

Perspetiva da esttica da receo: O gnero literrio constitui um fator importante na problemtica da comunicao literria, uma vez que permite ao leitor/recetor estabelecer um horizonte de expectativas, por meio do conjunto de normas e de convenes inerentes a cada gnero. Orienta na leitura e na compreenso do texto, ainda que estas convenes se alterem ao longo do tempo. Ex. Delfim e Finisterra.

Carlos Colao n. 25557 LLC

You might also like