You are on page 1of 22

1

FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - FJN ESPECIALIZAO EM METODOLOGIA DE ENSINO EM GEOGRAFIA

JOS MARIA TAVARES DE CASTRO JNIOR

O ESTUDO DE CAMPO COMO MTODO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO 1 ANO DA E.E.M. DONA ANTNIA LINDALVA DE MORAIS MILAGRES -CE

JUAZEIRO DO NORTE CE 2012

JOS MARIA TAVARES DE CASTRO JNIOR

O ESTUDO DE CAMPO COMO MTODO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO 1 ANO DA E.E.M. DONA ANTNIA LINDALVA DE MORAIS MILAGRES-CE.

Trabalho de concluso de curso apresentado faculdade de Juazeiro do Norte - FJN, como parte dos requisitos para obteno do ttulo de especialista em ensino de geografia.

Orientador: Profa. Ms. Lucola da Silva Freitas

JUAZEIRO DO NORTE - CE 2012

AVALIAO DO TRABALHO DE CONCLUSO DO CURSO

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Faculdade de Juazeiro do Norte FJN, como parte dos requisitos para a obteno do ttulo de Especialista em Ensino de Geografia.

BANCA EXAMINADORA:

___________________________ Examinador 01

___________________________ Examinador 02

____________________________ Examinador 03

________________________ Local e Data

O ESTUDO DE CAMPO COMO MTODO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO 1 ANO DA E.E.M. DONA ANTNIA LINDALVA DE MORAIS MILAGRES-CE.

CASTRO JNIOR, Jos Maria Tavares Prof.(a). Lucola da Silva Freitas

RESUMO: O Estudo de campo em geografia uma oportunidade do aluno refinar seus esquemas mentais como explicitado por Piaget, passando para um novo estgio de desenvolvimento mental que permita desenvolver o pensamento cientifico, construindo conceitos abstratos, possibilitando alcanar as habilidade e competncias definidas nos Parmetros Curriculares nacionais. Tem-se como objetivo deste artigo demonstrar como o estudo de campo mostra-se como um mtodo capaz de trabalhar o cognitivo, social e o afetivo, necessrios para o mundo do trabalho e o autoconhecimento necessrio para sua plena formao como cidado. O estudo de campo deve ser compreendido como um processo didtico sob uma perspectiva relacional, trabalhando as dimenses de ensino, aprendizagem, pesquisa e avaliao. O estudo de campo utilizou-se de uma leitura fenomenolgica amparada por autores como Moreira, Tuan, Oliveira, Vesentini dentre outros, diferenciando-se como um mtodo da geografia capaz de ser aplicado no universo escolar.

Palavras-chaves: Estudo de campo, Ensino, Geografia, Metodologias.

ABSTRACT:

The Field Study in Geography is an opportunity for students to refine their mental maps as explained by Piaget, moving to a new developmental stage that allows to develop scientific thinking, building abstract concepts, making it possible to achieve the skills and competencies defined in the National Curriculum . It has the objective of this article demonstrate how the field study is shown as a method capable of working the cognitive, social and affective, necessary for the world of work and selfknowledge necessary for his training as a full citizen. The field study must be understood as a learning process in a relational perspective, the working dimensions of teaching, learning, research and evaluation. The field study used a phenomenological reading is supported by authors such as Moreira, Tuan, Oliveira, Vesentini among others, distinguished as a method of geography can be applied in the school universe.

Key words: Field Study, Teaching, Geography, Methodologies. _________________


Professor efetivo do Estado na E.E.M. Dona Antnia Lindalva de Morais, graduado em geografia UECE, psgraduado em Planejamento e Gesto Ambiental UECE. Email: tavaresjuniorce@hotmail.com Professora Mestre em Geografia, orientadora dos cursos de ps-graduao da Faculdade de Juazeiro do Norte.

INTRODUO

A proposta de desenvolver o estudo de campo como mtodo da geografia escolar, surgiu da necessidade em buscar uma perspectiva de ao docente dentro das dimenses de ensino, aprendizagem, pesquisa e avaliao, buscando estabelecer uma relao entre as diretrizes nacionais em educao, as orientaes curriculares para o ensino de geografia, orientaes filosficas da educao que norteiam o projeto poltico pedaggico da escola, e desenvolvendo as habilidades e competncias da disciplina com uso das categorias de anlise da geografia, utilizando a cartografia, a fotografia e o sensoriamento remoto como ferramentas de apoio. Com relao ao ensino, o professor estabelece o momento pedaggico, a motivao, os objetivos. Na aprendizagem o professor apreende a experincia e refina seu mtodo, aplicando novamente o que considerou positivo e descartando ou reciclando o procedimento que considerar insatisfatrio. J os alunos, a aprendizagem estabelecida com a experincia, pois h um refinamento dos conhecimentos pr-existentes que sofrem a interferncia do professor, conduzindo o processo do senso comum ao conhecimento cientfico, alm de permitir as ligaes sociais e afetivas entre alunos e desses com os professores. A pesquisa se desenvolve a partir do momento em que os alunos desenvolvem a curiosidade cientfica, obtida pelo momento, pela condio criada pelo professor que avalia os alunos a cada momento que compartilha com eles as experincias. A avaliao reconduz o professor em sala de aula permitindo a conexo com o prximo momento de aprendizagem, tornando o processo contnuo. Esse artigo tambm busca chamar ateno para falta de instrumentais prticos, administrativos que permitam o desenvolvimento do estudo de campo dentro da escola pblica, sem recursos materiais e financeiros, onde a comunidade carente, com dificuldades na realizao da atividade com recursos prprios. Ainda objetivo desse artigo estabelecer um carter cientfico nas prticas de campo, que possam ser percebidas pelos alunos, professores, gestores e pais como um mtodo de aprendizagem eficiente, levando os estudantes a desenvolver conceitos abstratos e o pensamento cientfico.

Por fim, as prticas de campo so apresentadas como a verdadeira sala de aula da geografia, levando o estudante a compreender o objeto de estudo da geografia, necessrio a leitura de mundo, a partir de uma leitura fenomenolgica, construindo sua identidade, formando sua conscincia para as transformaes da natureza atravs do trabalho, desenvolvendo uma cidadania ativa.

1 PROPSITOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR

O sistema escolar moderno, surgido a partir do final do sculo XVIII e incio do XIX, nasce para servir aos interesses do Estado. Ao se analisar a prpria histria da geografia, de modo consciente ou no, a geografia sempre serviu a esse propsito, diferenciando-se a geografia do Estado da geografia dos professores. Vesentini ao citar Lacoste (2005) diz que A geografia surgiu especialmente para servir como discurso
ideolgico de mistificao do espao, de "cortina de fumaa" para escamotear a importncia estratgica de saber pensar o espao e nele se organizar.

Afinal para que serve a geografia? E nesse contexto a geografia escolar? Com a evoluo do capitalismo e a afirmao da burguesia como classe hegemnica atravs das revolues industriais, estabelecendo como diz Max, uma luta de classes, requer uma geografia em um primeiro momento para validar seus discursos ideolgicos, como os ideais nacionalistas. Apesar de que a geografia no currculo escolar brasileiro surge a partir de 1837 quando o Decreto de 2 de dezembro daquele ano, expedido pela Regncia Interina, criava o Imperial Colgio de Pedro II, localizado no Rio de Janeiro. A geografia brasileira copiava o modelo de ensino Francs, mas no se via naquele momento um discurso patritico brasileiro. No entanto, a escola na sociedade moderna, segundo o professor Vesentini (1999), indispensvel para a reproduo do sistema, mas tambm um instrumento de libertao, no sendo possvel estabelecer uma fronteira entre as duas dimenses. Assim tambm nos diz o professor Moreira (2006), onde a geografia que aliena a mesma que denuncia a alienao. As lutas de classes, o conflito, vo definindo quais dimenses a geografia e a escola vo servindo, surgindo com a prpria revoluo tcnica a necessidade de

maior escolarizao para que o sistema possa continuar a evoluir, cabe nesse momento, ao professor de geografia ter a conscincia do seu papel e da geografia como formadores para o mercado de trabalho e para uma cidadania ativa, que leva a uma participao democrtica, no uma mera representao do voto, sem controle dos representantes eleitos. (VESENTINI,1999) O ensino de geografia, portanto, acaba assumindo as duas dimenses, mas sua obrigao realiz-lo de forma consciente atravs do papel do professor em sala de aula, que munido de instrumentos tericos da geografia, deve conduzir seus educandos a uma dimenso cada vez mais libertadora. A geografia escolar deve deixar claro, caso se assuma como cincia, as caractersticas do seu objeto de estudo e pressupostos terico metodolgicos, realizando de modo cuidadoso a transposio didtica, sem perder a essncia enquanto cincia, levando o conhecimento ao ensino mdio, mais prximo vida dos alunos, da vida de todos ns, sem empobrecer a geografia escolar, sobretudo, organizada atravs dos livros didticos na forma de textos jornalsticos, deixando a linguagem acadmica, terico e abstrata de lado. Como afirma Oliva (1999: 43-44):
Pedagogizar, no significa tirar a complexidade e substituir a linguagem cientfica, que no tem igual valor autnomo, como a jornalstica ou pedaggica, mas que indissoluvelmente associada aos seus contedos nos oferece uma leitura de mundo que esclarecedora e por isso constitui um patrimnio para construirmos nosso prprio destino. Portanto, no h que ter medo e evitar a linguagem cientfica no ensino mdio, porque assim procedem as outras disciplinas sem causar qualquer trauma ou leso cerebral em qualquer aluno. Pelo contrrio, a linguagem rigorosa que educa nossa mente e aperfeioa a comunicao.

Sendo assim, a geografia escolar deve levar o aluno a compreender o objeto de estudo da geografia, o espao geogrfico, no somente atravs de diferentes conceitos explicitados por diferentes autores, e desconectados do mtodo ou corrente de pensamento ao qual pertencem, mas permitir diferentes abordagens que se aplicam melhor a temas especficos, se apropriando das categorias de anlise para realizar as etapas do mtodo cientfico, compreendendo os problemas relacionados a seu processo histrico de situar-se entre as cincias naturais e humanas.

As prticas de ensino da geografia devem permitir ao professor e alunos, aprenderem com o processo, sem a necessidade de somente memorizar os contedos selecionados nos livros didticos. claro que o professor deve realizar esse procedimento dentro das orientaes curriculares para o ensino mdio, estipuladas para a geografia, dentro de uma lgica que capitalista, mas no impede que a desenvolva de forma mais criativa e crtica. As orientaes que o professor deve seguir esto includas: O projeto poltico pedaggico da escola, as competncias e habilidades da disciplina para cada ano de ensino, os descritores de outras reas fundamentais ao desenvolvimento da geografia, como em lngua portuguesa e matemtica, desenvolvendo o indivduo em suas dimenses, cognitivas, afetivas e sociais, dentre outras orientaes e dimenses. No entanto, senso comum que a escola pblica carente de investimentos, que no se resumem a questo econmica, e esto ligadas aos mesmos interesses de dominao e libertao, onde os resultados dessa carncia podem ser identificados nos prprios nmeros oficiais, nos prprios modelos de avaliao da educao, onde o Estado se recusa a tomar uma ao efetiva para soluo desses problemas. Assumindo a parte da responsabilidade que lhe cabe, o professor que adota uma postura libertria, sobretudo o professor de geografia, que busca fazer a leitura do espao geogrfico, deve usar de suas ferramentas metodolgicas para se conduzir e a seus educandos a uma compreenso cada vez maior de suas realidades, contudo, sem transformar a geografia em um movimento revolucionrio, mas libertador de prticas alienantes.

2 O LUGAR DA PRXIS

Na escola de ensino mdio Dona Antnia Lindalva de Morais, foi realizado no ano de 2011, um estudo com as turmas de 1 ano, objetivando desenvolver prticas que levassem os estudantes s experincias alm da sala de aula, despertando as qualidades de um pesquisador, compreendendo o objeto de estudo da geografia e seus principais conceitos. Para isso faz uso das categorias de anlise da geografia no estudo do espao geogrfico, dentro de uma perspectiva fenomenolgica,

realizando a alfabetizao cartogrfica necessria a compreenso do mtodo geogrfico, refinando seus esquemas mentais necessrios ao seu desenvolvimento, cognitivo, afetivo e social. A escola pertence ao sistema estadual de ensino do Cear e no ano de 2011 contava com 787 alunos matriculados, sendo aproximadamente 300 alunos somente do 1 ano do ensino mdio. As prticas foram realizadas somente com metade desse efetivo, correspondendo aos alunos do turno da tarde, 1 ano E, F, G, H, I que foram concentrados em um prdio anexo, Antenor Lins. Os alunos matriculados em 2011 so em sua quase totalidade, vindos da escola pblica municipal, maioria moradora da zona rural, pais agricultores, mes donas de casa, baixa renda, como mostra o levantamento realizado pelos professores diretores de turma, que na sua maioria possuem escolaridade mdia no mximo com fundamental incompleto. A importncia de levantar esse perfil, explica-se pela influncia dos fatores tanto econmicos como culturais no desempenho escolar, observados ao longo do ano, somados aos problemas estruturais e pedaggicos j existentes na prpria escola. Atravs do diagnstico realizado com as turmas, o professor busca desenvolver o plano estratgico para alcanar os melhores resultados, sendo proposto o estudo de campo como mtodo nas aulas com os alunos do primeiro ano do ensino mdio da tarde. Algumas escolas ou mesmo trabalhos cientficos compreendem o estudo de campo como somente passeio, constatao de contedos, levantamentos de dados para aplicao em mtodos quantitativos e qualitativos sobre um tema, atribuindo ao estudo uma viso homognea, como se houvesse os mesmos olhares em campo dentro de qualquer disciplina, variando apenas os contedos especficos de cada uma. Segundo Oliveira (2009: 155):
A Aula em Campo uma aula que no tem como ser separada da sensao de lazer e ansiedade, de angstias e novidades, porm, aula, e por isso os docentes e discentes devem se preocupar com o objetivo de estar em campo, com as etapas que o constroem como pedaggico e o legitimam como processo de formao humana dos alunos e dos prprios professores na escola. A Aula em Campo no um simples passeio, um dia de cio fora da escola, o momento de alvio e brincadeiras, um caminhar para relaxar as mentes bagunadas das crianas e jovens do mundo moderno. Mesmo que se tenha construdo e concebido isso na escola.

10

Alm disso, enfrenta-se o problema da burocracia, ou mesmo a ausncia dela, onde deveria haver um meio termo que desse mais segurana a professores e alunos para realizao das atividades. Problemas como indisciplina, exposio violncia das ruas, podem surgir, mas no devem ser encarados como obstculos a realizao do estudo de campo. A compreenso do estudo de campo em geografia vem da prpria compreenso de seu objeto de estudo e suas categorias de anlise, sobretudo, o estudo da paisagem e do lugar, regio e territrio. Realizar um estudo de campo vivenciar seu objeto, percebendo e desenvolvendo os conceitos de forma direta, como nos primrdios do desenvolvimento da geografia, nas descries da terra, e ao longo de sua histria com a compresso de seus princpios clssicos como princpio da extenso, analogia, conexidade, causalidade. As habilidades necessrias ao desenvolvimento das competncias para o 1 ano do ensino mdio devem ser forjadas no confronto da observao direta do espao geogrfico e suas diferentes formas de representao. Alm disso, a prtica do estudo de campo converge com as teorias que norteiam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da qual a escola responsvel.

3 O ESTUDO DE CAMPO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Segundo Piaget o ser humano diferencia-se dos demais animais devido a capacidade de ter um pensamento simblico e abstrato. Piaget ainda nos diz que o comportamento controlado atravs de organizaes mentais denominadas esquemas, que o indivduo utiliza para representar o mundo e para designar as aes. No se trata aqui de discorrer sobre as teorias da aprendizagem de Piaget e outros, mas mostrar a importncia das aulas de campo em geografia e como seus conceitos: Paisagem, lugar, territrio, regio, dentre outros, vo adquirindo significado medida que os alunos vo reconstruindo seus esquemas metais atravs dos processos de assimilao e acomodao discutidos por ele. A observao em campo da paisagem fundamental nesses dois processos, construindo novos esquemas, smbolos e representaes levadas para sala de aula, desenvolvendo a linguagem no verbal dos mapas e imagens utilizados durante todo o contedo, onde os alunos constroem suas habilidade e competncias. Segundo Piaget, possumos estgios de desenvolvimento, dois deles na faixa etria

11

dos alunos de 1 ano do ensino mdio, sendo um o estgio operatrio-concreto, no fazendo ainda abstraes e o estgio operatrio-formal, fase em que o adolescente constri o pensamento abstrato, conceptual, conseguindo ter em conta as hipteses possveis, os diferentes pontos de vista e sendo capaz de pensar cientificamente. Devido deficincia na aprendizagem dos alunos que ingressam no 1 ano do ensino mdio, vindos de escolas pblicas do municpio, muitos ainda se encontram no estgio operatrio-concreto e as aulas de campo servem como uma experincia capaz de aceler-los para o estgio posterior. Colaborando com as ideias de Piaget, Vygotsky, que olhou mais para a interao social como fonte primria da cognio e do comportamento, desenvolveu a teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo. Ele props que o desenvolvimento no precede a socializao. Ao invs, as estruturas sociais e as relaes sociais levam ao desenvolvimento das funes mentais. Ele acreditava que a aprendizagem na criana podia ocorrer atravs do jogo, da brincadeira, da instruo formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente. Vygostky via o desenvolvimento cognitivo como dependendo mais das interaes com as pessoas. Outro a contribuir na defesa das aulas de campo como instrumento eficiente de aprendizagem Wallon, pois acreditava que o indivduo social no como resultado de circunstncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna, tendo a escola o dever de proporcionar a formao integral (intelectual, afetiva e social) criana. Wallon foi o primeiro a levar no s o corpo da criana, mas tambm suas emoes para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos bsicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligncia e a formao do eu como pessoa. Em uma viagem, aula de campo, os alunos so submetidos a diferentes imagens, paisagens, constroem relaes mais profundas com os colegas e professores, dividindo curiosidades, alegrias, compartilhando experincia e emoes necessrias na convivncia dentro da sala de aula e na escola como um todo, combatendo a indisciplina e motivandoos nos estudos de todas as disciplinas. O estudo de campo permite ao estudante observar o espao geogrfico a partir de sua prpria realidade, podendo at mesmo intervir nela. A observao parte de uma imagem construda a partir da percepo de uma realidade, fruto de suas percepes construdas no lugar e concretizadas na paisagem.

12

Moreira (2006: 25):


A prpria prtica espacial vai tambm estimulando comparaes, ensejando ao homem atos de sistematizao do quadro de experincias, extraindo aos poucos nveis de generalizao do aprendizado em forma de conhecimentos abstratos, as prticas espaciais assim se transformando em saberes espaciais. Devolvidos s prticas espaciais de onde vm e nas quais mantm fincados suas razes os saberes espaciais aumentam sua eficincia, prticas e saberes se unindo e se ampliando dialeticamente numa prxis.

O estudo de campo utilizando-se de mtodos fenomenolgicos e tambm dialticos permitem no 1 ano do ensino mdio uma abordagem subjetiva que aproveita melhor as experincias e valores individuais de cada aluno. De acordo com Oliveira (2009: 50):

A leitura fenomenolgica uma descrio infinita do fenmeno, de maneira a contemplar seus mais diversos ngulos. A descrio um procedimento por demais conhecido no universo dos estudos Geogrficos. Mas, ao contrrio da recomendao fenomenolgica, ela costuma ser feita, exclusivamente, na direo objeto => sujeito, conforme a herana positivista. Encaminhar tal leitura no abandonar ou repudiar a descrio, por sua tradio positivista. , ao contrrio, situar-se nela, interrogando o fenmeno de forma muito mais intensa do que o positivismo tem feito e, em contrapartida, acreditar bem menos em suas respostas. S assim o sentido pode multiplicar sentidos, deixando ao momento da interpretao o papel de selecion-los.

Enquanto algumas disciplinas possuem laboratrios para suas prticas, como as disciplinas de natureza, ou mesmo a educao fsica, que era trabalhada apenas como recreao; evoluiu para prticas mais pedaggicas e hoje contemplada com carga horria obrigatria com teoria em sala de aula. A geografia que uma disciplina que nasce da observao e descrio das paisagens confinada em sala de aula, sendo o estudo de campo a verdadeira sala de aula da geografia. O ensino de geografia deveria ser contemplado com carga horria especifica para as atividades de campo, recebendo recursos para essa finalidade como recebem as reas de natureza nos laboratrios. Alm disso, h uma ausncia de mapas, bssolas, telescpios, espao para prticas de laboratrio com estudo de solos, rochas e minerais com uso de reagentes e microscpio, aumentando a interdisciplinaridade.

4 DO PLANEJAMENTO AO MTODO

13

Para cada conjunto de competncias e habilidades seria importante uma prtica, reunindo o momento em campo todas as condies ideais para sua aprendizagem. A compreenso da importncia do estudo de campo precisa ser acompanhada de planejamento para que possa surgir como real mtodo para ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. O estudo de campo possui fases de preparao, no somente para sua logstica, mas para correta correlao de outros mtodos que o complementam. Por isso, deve ser entendido como o pice das atividades desenvolvidas durante as aulas de geografia, onde o professor pode na sala de aula, atravs de uma aula expositiva, deixar clara a importncia da disciplina, seus objetivos e mtodos, estabelecendo um contrato social com os alunos, motivando-os a um comprometimento com todas as atividades realizadas, pois estas so essenciais na preparao e concluso dos estudos realizados em campo.

5 DO LUGAR PAISAGEM, DA PAISAGEM AO LUGAR.

Ao iniciar os trabalhos com as turmas de 1 ano da escola Dona Antnia Lindalva de Morais, na fase de diagnstico, buscou-se identificar as habilidades de leitura e compreenso de texto, capacidade de correlacionar conceitos, fazer abstraes, habilidades matemticas e verificao da alfabetizao cartogrfica. Ainda foi necessrio realizar uma palestra sobre liderana, buscando tornar a todos responsveis por sua aprendizagem. Na continuao do processo, devido s deficincias identificadas, foi trabalhada a alfabetizao cartogrfica, sendo o primeiro momento em campo a prpria escola e seu entorno, permitindo ao aluno compreender um conceito muito importante em geografia. O conceito de escala. Atravs da observao de objetos em sala de aula, suas prprias dimenses, o aluno pode observar as propores, usar cores, smbolos e usar todos os seus sentidos na realizao da atividade, que constitua em realizar o mapa de sala, dentro de uma escala adequada, percebendo as diferenas na representao do espao a medida que as escalas eram modificadas, pois para cada uma, novos detalhes surgem, e pode-se compreender

14

que dependendo dos objetivos, uma escala torna-se mais apropriada do que outra. Os conhecimentos de cartografia sempre so essenciais para auxiliar em qualquer atividade da geografia, e no estudo de campo h uma oportunidade impar para utiliza-las e vivenci-las. Em outra aula os alunos realizaram uma caminhada no entorno da escola, onde lhes foi pedido que observassem o trajeto estipulado pelo professor, fazendo uso de seus sentidos, viso, audio, paladar, tato etc. ou mesmo associando a memrias e a partir dessa observao construir uma descrio , questionando-lhes o que compreendiam por paisagem, construindo seus significados, aos poucos introduzindo o pensamento geogrfico e seus conceitos. Ao provocar seus sentidos, tambm lhes foi pedido que registrassem atravs de fotografia todo o percurso questionando-os sobre os aspectos da paisagem que consideravam negativos e positivos, observassem suas emoes. importante salientar que cada aluno possui seu prprio jeito de encarar a atividade e descrever suas observaes, possibilitando a identificao dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, sua linguagem e emoes ao descrever o momento. Muitos se referiam a atividade apenas como um momento para quebrar a rotina das aulas e poder caminhar e conversar com os amigos durante o percurso, alguns trocavam conhecimentos de momentos vividos nos lugares por onde passavam, identificando casa de amigos, namorados, familiares. Fica aqui implcito o conceito de lugar. Durante o roteiro foi preciso atravessar um riacho que corre atrs da escola e o nico aspecto compartilhado por todos foi a observao da existncia de lixo e esgoto, nenhuma palavra mencionada sobre leis, polticas pblicas, mas a percepo indicava seus sentimentos mais primitivos, traduzidos em sua linguagem simples, fruto da observao emprica e do senso comum: Sujo, feio, fedorento, ruim etc. Os alunos ao entrevistarem moradores vizinhos do cemitrio da cidade puderam compreender problemas ambientais que no podem perceber a partir da simples observao, mas da interao com as pessoas, fazendo parte de um estudo de campo, estabelecendo a forte relao entre paisagem e lugar. Em outra aula, as fotos foram compartilhadas e novos questionamentos foram realizados, exigindo dos alunos uma anlise dos pontos observados, a percepo era socializada, os meios; os alunos tinham a oportunidade de realizar a problematizao e estabelecer hipteses. Foi sugerido uma pesquisa na internet,

15

alguns livros selecionados na biblioteca para ampliar a discusso, como a aprovao da nova lei das reas de preservao permanente APP, reas verdes, reciclagem de lixo, saneamento, poluio visual, poluio sonora e eletromagntica, dentre outras. As leituras permitiram o choque com a experincia de campo e a ampliao do vocabulrio, algumas hipteses foram reformuladas e a provocao e estimulo a pesquisa era ampliada com a ida ao laboratrio de informtica para uso do Google earth, observando as imagens de satlite e identificando os pontos de referncia e os pontos de registro fotogrfico no percurso do entorno da escola. A diversificao de recursos era fundamental para manter a motivao dos alunos e desenvolver habilidades como pesquisador, sendo a curiosidade cientfica fundamental. A percepo dos alunos sobre as atividades de campo aos poucos se transformavam de meros momentos de lazer em suas mentes, para a compreenso por parte deles que, mesmo de forma inconsciente, os momentos compartilhados em campo desenvolviam suas habilidades de observao e descrio, fundamentais em qualquer atividade cientifica. Ficou claro para os alunos e professor que a alternncia de momentos em sala de aula e campo permitia, alm do cognitivo, desenvolver as relaes entre os colegas, e entre alunos e professores, aproximando-os, permitindo maior disciplina em sala de aula, pois os objetivos dos contedos estudados estavam evidentes, conectados com sua realidade, e aos poucos introduzindo o pensamento cientifico. Ao longo do bimestre, em cada aula, a construo e compreenso do significado de espao geogrfico, paisagem, lugar, regio, territrio eram refinados, sobretudo, os dois primeiros conceitos em um primeiro momento. A paisagem vai tornando-se lugar, quanto mais observada, experimentada e compartilhada com outros indivduos. Nesse processo estabelecemos mltiplas territorialidades, que surgem do que a paisagem tem a nos oferecer, que est diretamente ligado ao conhecimento que possumos para perceber essa oferta. Todas as atividades de campo foram pensadas para desenvolver as competncias para o primeiro ano do ensino mdio, seguindo o plano de curso e trabalhando de acordo com o projeto poltico pedaggico da escola com orientao construtivista.

16

6 VIVENDO AS COMPETNCIAS

A ltima atividade de campo desenvolvida com os alunos foi a visita ao museu Paleontolgico do Cariri, objetivando compreender a formao e evoluo do territrio cearense, Conhecendo a formao da crosta terrestre que sustenta toda a vida existente no planeta, compreendendo atravs do estudo das rochas e fosseis como se formou o territrio cearense, brasileiro e mundial. Partiu-se do estudo do principal stio arqueolgico do cretceo que sofreu e sofre transformaes a partir do deslocamento das placas tectnicas ao longo de milhares de anos e expondo o nosso territrio a condies ambientais diferentes, dando formas a suas paisagens e permitindo seu uso pelas populaes que hoje se expandem atravs das cidades. O estudo de campo foi realizado no dia 19 de Novembro de 2011, com a concentrao dos 109 alunos presentes na atividade s 7h na escola Lindalva de Morais para informes e organizao das turmas com os 6 professores responsveis, sendo 2 em cada um dos 3 nibus que foram cedidos pela prefeitura da cidade a pedido dos prprios alunos que participaram de todas as etapas de planejamento. Os alunos foram esclarecidos sobre os procedimentos a serem seguidos durante toda a atividade, observando a pontualidade, o cumprimento ao regimento escolar quanto ao uso do fardamento, respeito aos professores, ncleo gestor e motorista, distribuindo o lanche para consumo nos nibus, a gua e sacolas plsticas para o lixo, comprados com recursos dos prprios alunos, obtidos atravs de rifas e outros atividades. As 7h e 30 min. Sada para o Museu Paleontolgico do Cariri em Santana do Cariri, com durao de 2h e 30 min. Em toda a viagem foi observado nas atitudes dos alunos educao ambiental, no sendo permitido jogar lixo no piso do veculo e nem pela janela, trabalhando a interao social como na teoria de Vigotsky, com msica, brincadeiras, aumentando a interao dos alunos com os professores, o que melhorou o relacionamento da turma, observado logo na semana seguinte de aula. Duas alunas passaram mal, mas o problema poderia ter sido evitado caso tivessem tomado caf da manh como recomendado em comunicado escolar aos pais antes do estudo de campo. O grupo chegou a Santana do Cariri s 10h, onde foram recepcionados pelos guias do Museu e aguardaram no auditrio at que todos os alunos pudessem

17

assinar o livro de ponto, organizados em fila, respeitando os colegas e as normas do museu. A visita levou em torno de 1h. Ao trmino da visitao os alunos pararam para um lanche e aguardaram na praa em frente a casa centenria de um coronel famoso na cidade, onde a maioria tambm foi conhecer sua historia. Em seguida o grupo se organizou para conhecer um dos nove stios do geopark Araripe, o Pontal no alto da escarpa sedimentar integrante do complexo de formaes que esto presentes nos estados do Cear, Pernambuco, Piau e Paraba. Sada para o Pontal s 12h, realizou-se a observao da paisagem, percorreu-se a trilha, com vista da cidade de Santana do Cariri, conhecendo os mitos e lendas que compe o lugar, como a histria da cruz colocada para abenoar. O grupo almoou em Nova Olinda s 13h na fundao casa grande previamente agenda com a Meirivan, responsvel pelo local e que aguardava a todos para a visita. Alm da atividade cultural, trabalhou-se com os alunos a educao a mesa, combate ao desperdcio de alimentos e tratamento do lixo orgnico, alm de conhecer o trabalho realizado com as crianas pela fundao, servindo de guia para nossos alunos no conhecimento do universo cultural preservado pela fundao. O retorno s 15h para escola Lindalva de Morais com durao da viagem mais 2h e 30 min., aproximadamente, compartilhou-se com alegria as novas experincias, idealizando novos projetos, fortalecendo laos que frutificaram convvio escolar e tornaro cada vez mais agradvel a misso de apreender e ensinar. Por fim, na chegada escola, aproximadamente s 17h e 30 minutos, alguns alunos tiveram que ser levados em casa, pois no havia mais transporte da escola aos stios, reforando a dificuldade encontrada ao realizar o evento na escola. Nos primeiros estudos em campo, os alunos construram a compreenso dos conceitos geogrficos e mtodos da geografia para estudar o espao geogrfico, fazendo uso da observao, descrio, anlise e interpretao dos elementos da paisagem, fazendo uso de imagens de satlite, mapas, fotografias. Os alunos vo se apropriando do lugar construindo o pensamento cientfico e abstrato, percebendo o estudo de campo como um instrumento histrico de anlise na geografia. Castellar (2010 : 7) Para

18

O trabalho de campo um momento especial para o aluno na medida em que o professor pode articular os aspectos tericos do contedo desenvolvidos em sala de aula com a observao dos fenmenos e objetos do lugar em questo. Assim, o trabalho de campo no ser uma mera observao, mas um aprofundamento dos conceitos cientficos. Por isso, importante que o professor, antes de levar os seus alunos, faa um reconhecimento das potencialidades deles e elabore um roteiro de estudo.

O estudo de campo pode ser compreendido como sendo uma prtica de observao do espao geogrfico de forma direta ou indireta, ou seja, utilizando-se ou no de instrumentos de observao que ampliem o alcance dos sentidos humanos, como as tcnicas de sensoriamento remoto. Portanto, uma busca na fonte primria, em loco, no lugar, na vivncia, na experincia, mesmo com uso da tecnologia necessitar da experincia do pesquisador, que dar ao produto, ou resultado das observaes indiretas o seu ponto de vista. Portanto, difere-se do livro didtico, de outras fontes bibliogrficas ou secundrias, pois no resultado da interpretao de outro ser humano, o estudante pode perceber de forma direta as experincias e realizar as indagaes com ou sem o auxlio do professor, que dever auxili-lo nas problematizaes, questionamentos, que permitam ao aluno refinar suas percepes na busca de solues. Para efetivao do mtodo, utilizaram-se as categorias de anlise da geografia, paisagem e lugar, por considerlas fundamentais para a compreenso do espao geogrfico e a compreenso de outras categorias de cunho da cincia geogrfica. O estudo de campo deve ser compreendido aqui como mtodo para apreenso das habilidades necessrias ao desenvolvimento das competncias em geografia. Para um gegrafo a leitura do espao pode ser feita muitas vezes de forma indireta atravs das representaes do espao geogrfico: mapas, cartas, com uso das geotecnologias e outros. No entanto, para o estudante do 1 ano do ensino mdio sem a alfabetizao cartogrfica, sem uma experincia de mundo, essa possibilidade limitada. A experincia de campo permite ao estudante ser alfabetizado cartograficamente, reconhecendo as categorias de anlise da geografia, refinando suas habilidades necessrias para uma leitura do espao geogrfico. A observao da paisagem no exclusiva da cincia geografia, mas esta a toma de forma consciente, buscando a compreenso da interao dos elementos que a compe. A descrio da paisagem uma habilidade que pode ser realizada por qualquer pessoa, mas possui naqueles que se apropriam da geografia a

19

possibilidade de desenvolver uma metadescrio, ou uma meta-habilidade de descrio da paisagem, pois necessita refinar a percepo para a compreenso dos elementos que a compe. Um artista, ao construir sua obra refinou todos seus sentidos ao longo do tempo para atravs de sua linguagem, prpria de sua arte, expressar seus sentimentos para que outros possam ter a oportunidade de experimentar as emoes fruto de sua intencionalidade. Nas artes marciais, o artista marcial atravs da repetio da forma, sente o movimento atravs da repetio, desenvolve uma meta habilidade, capacidade de realizar o mesmo movimento que outras pessoas com atributos melhorados, refinados. Fora, sensibilidade, percepo, preciso. Ento, no se pode dizer que a descrio na geografia algo simples, comum. Toda experincia necessita de uma observao e descrio mais apuradas e quanto mais sensvel for a percepo do fenmeno, mais detalhes podero ser observados. O conceito de percepo, no sentido mais amplo, caracterizado por um processo de cognio em que os procedimentos mentais se realizam mediante o interesse ou a necessidade de estruturar a nossa interface com a realidade e o mundo, selecionando as informaes percebidas, armazenando-as e conferindo-lhes significado. (RIO, V. ; OLIVEIRA, L. 1996). O professor TUAN (1974), em seus estudos sobre percepo da paisagem descrevem situaes em que tribos esquims atribuem dezenas de nomes para se referir ao branco, gelo, na tentativa de orientao no inverno rigoroso. Pigmeus que viviam em reas de floresta densa, fechada, ao entrarem em contato pela primeira vez com reas abertas, no tinham a noo de distncia para reconhecimento dos objetos, e animais de grande porte como bfalos a grandes distancias, pois para esses indivduos, os animais pareciam insetos, permanecendo incrdulos mesmo quando explicado o motivo para sua confuso. Para Stefanello (2009: 44), na cincia geogrfica, sob a tica da percepo, a categoria da paisagem adquire relevncia medida que percebida, na geografia escolar a partir dessa percepo, subjetiva e significativa para o aluno, que o processo de aprendizagem ser construdo. Da a importncia das aulas de campo Por fim, somente com o refinamento da percepo atravs dos estudos de campo ser possvel apreender as habilidades e competncias da geografia, colocando-as em prtica, vivenciando-as, ampliando suas experincias, tornando os

20

estudantes mais aptos ao mundo do trabalho, pois atravs dele que o espao geogrfico surge transformando a natureza, e que exige do homem cada vez mais o exerccio da cidadania ativa.

CONSIDERAES FINAIS

O estudo de campo tem sua importncia percebida atravs das diretrizes da educao, dos argumentos de autores de diferentes reas de estudo, mas concretiza-se como um mtodo da cincia geogrfica pela aplicao direta das categorias de anlise da geografia, fundamental para a compreenso do espao geogrfico. Se as orientaes curriculares para o ensino de geografia estabelecem para todo o perodo do ensino mdio habilidades e competncias a serem desenvolvidas, estas se efetivam com maior eficincia quando permitem ao estudante estabelecer a sua prpria prxis. A escola deve compreender a importncia da geografia como uma disciplina interdisciplinar por essncia, mas que possui seu prprio olhar sobre o mundo, sendo o estudo de campo a verdadeira sala de aula da geografia, deve est contido no projeto poltico pedaggico da escola, nos planos anuais, projetos

interdisciplinares, com recursos materiais e financeiros destinados aos propsitos da prtica de campo. O ncleo gestor da escola deve est comprometido com a aplicao eficiente da metodologia, auxiliando nos comunicados aos pais e instituies responsveis pela segurana dos alunos de modos geral. Um dado importante, no comentado, foi constatao na organizao do estudo de campo ao museu que mais de 90% dos alunos no sabiam seu tipo sanguneo e nem possuam documentos de identidade, importantes para a segurana, mas fundamentais na construo de sua cidadania. Infelizmente no foi possvel realizar na escola um mutiro para retirada dos documentos e do tipo sanguneo no ano de 2011, deixando para 2012 a realizao com todos os alunos da escola em parceria com os rgos pblicos. O plano de curso para o 1 ano do ensino mdio est cheio de possibilidades para incluso de prticas alm da sala de aula; que envolvem o prprio espao interno, entorno da escola, utilizando materiais que permitem ao estudante usar seus sentidos, como tato, audio, paladar, viso etc. Muitas atividades foram realizadas

21

ao longo do ano, tentando desenvolver prticas ligadas a teoria e aos contedos do livro didtico e as habilidades e competncias exigidas. Como exemplo, nos estudos do tempo e do clima, utilizaram-se materiais reciclveis para a montagem de uma estao meteorolgica, auxiliando na compreenso e fixao dos contedos abordados, sendo os resultados apresentados na feira cultural da escola. Como projeto, pode-se criar um clube de astronomia, participar da olimpada brasileira de astronomia, auxiliando nos estudos sobre o meio ambiente. Projetos interdisciplinares, como com a educao fsica, podem ser realizados. Uma corrida de orientao coloca-se em prtica os conhecimentos de cartografia e os benefcios da atividade fsica. Para cada tema, h inmeras possibilidades, mas os professores acabam trabalhando alm do tempo que possuem para seu planejamento, sem remunerao, apoio, reconhecimento, por ser considerada muitas vezes apenas como lazer. O estudo de campo, quando realizado em lugares mais distantes e com nmero maior de alunos esbarra na falta de apoio e na dificuldade de registrar o tempo do estudo como hora-aula, sendo a lei clara, em que todo momento planejado, em que ocorram atividades entre alunos e professores, onde o fim resulte na aprendizagem, deve ser registrado como atividade pedaggica, portanto, como hora-aula, reforado por parecer do conselho estadual de educao. Por fim, A maior alfabetizao que a geografia pode realizar com seus estudantes a leitura do espao geogrfico, a importncia de cada um na relao com prximo e com a natureza, compreendendo-se como natureza, mas transformando-se atravs do trabalho. A geografia permite ao estudante pensar globalmente e agir localmente, ampliando a compreenso de si mesmo, seus valores, sua relao com o lugar, construindo sua identidade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CASTELAR, Snia, Jerusa Vilhena. Ensino de geografia. So Paulo: Cengage


Learning, 2010 .

LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenticas em discusso. So Paulo: Summus, 1992.

22

LACOSTE, Yves. A Geografia Isso Serve, Em Primeiro Lugar, Para Fazer A Guerra. 11. ed. Campinas-SP: Papirus, 2005. LUCKESI, C. Avaliao da aprendizagem escolar. - 18.ed. So Pulo: Cortz, 2006. MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geogrfico? So Paulo: Contexto, 2006. _____________. O pensamento geogrfico brasileiro, vol. 1: As matrizes clssicas originrias. So Paulo: Contexto, 2008. _____________. O pensamento geogrfico brasileiro, vol. 2: As matrizes da renovao. So Paulo: Contexto, 2009. _____________. O pensamento geogrfico brasileiro, vol. 3: As matrizes brasileiras. So Paulo: Contexto, 2010. OLIVA, Jaime Tadeu. In: CARLOS Ana Fani A.(org). A Geografia em sala de aula. So Paulo: Contexto, 1999. OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de. Sentidos da Geografia Escolar. Fortaleza: Edies UFC, 2009. REGO, Nelson; CASTROGIOVANN, Antnio Carlos; KAECHER, Nestor Andr. GEOGRAFIA. - Porto Alegre: Artmed, 2007. RIO, V. ; OLIVEIRA, L. (org). Percepo Ambiental: a experincia brasileira. So Carlos: UFSCAR/Studio Nobel, 1996.

STEFANELLO, Ana Clarissa. Didtica e avaliao da aprendizagem no ensino de geografia. So Paulo: Saraiva, 2009. TUAN, Y-F. Espao e Lugar: a perspectiva da experincia. So Paulo: Difel,1983. __________. Topofilia: Um Estudo da Percepo, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. Trad. Lvia de Oliveira. Rio de Janeiro: Difel, 1974. 288p. VESENTINI, Jos William. In: CARLOS, Ana Fani A. (org). A Geografia em sala de aula. So Paulo: Contexto, 1999.

You might also like