You are on page 1of 5

RASCUNHO 1.

Resumo O presente artigo faz uma anlise acerca do funcionamento das usinas hidreltricas de modo a enfatizar a sua importncia para a manuteno de pases com grande demanda energtica. Contudo, demonstra os impasses e controvrsias do ponto de vista social e ambiental decorrentes da implantao e operao de empreendimentos monstruosos solidificados pelos gigantes hidrulicos. Para ilustrar as questes abordadas so explanados os tipos dos geradores, os tipos de energia envolvidos bem como a converso da mesma durante o processo, a importncia da manuteno do ciclo da gua para o bom funcionamento da usina assim como o choque de valores existente entre a viso capitalista e a viso do nativo de regies ribeirinhas. 2. Palavras chave: hidreltrica, eletricidade, geradores, energia. 3. Introduo A hidroeletricidade se fundamenta em uma alternativa de obteno de energia eltrica a partir do aproveitamento do potencial hidrulico de um rio que move uma turbina e esta fora acumulada transformada em energia eltrica. Trata-se de uma fonte renovvel, pois a gua no perdida, no entanto a construo de uma usina hidreltrica pode causar um grande impacto ambiental. A histria da construo das hidreltricas comeou em Minas Gerais, durante meados do sculo XIX, com a usina de Ribeiro do Inferno, mas logo se espalhou por todo o pas e desafiou engenheiros de todas as pocas. Para entender a importncia de um projeto deste tipo no Brasil, vale lembrar que o francs Aristides Berges aproveitou pela primeira vez a fora hidrulica para gerar energia eltrica apenas 16 anos antes, um perodo relativamente curto para uma poca em que a troca de informaes com a Europa era feita em outro ritmo. De maneira geral, o incio da construo de hidreltricas no Brasil est ligado aos pequenos produtores e distribuidores, fazendas e indstrias que queriam a autossuficincia em energia. Mas o cenrio comeou a mudar e em 1899 foi criada em So Paulo Railway Light and Power Company, empresa canadense depois rebatizada de So Paulo Tramway, Light and Power Company e que mais tarde deu origem ao grupo Light. Outra empresa estrangeira que marcou poca foi a American na Foreign Power Company ( Amforp). As duas investiram em hidreltricas de maior capacidade e dominaram o cenrio de energia. Nos anos 30, a primeira j detinha as operaes do eixo Rio-So Paulo enquanto a segunda se espalhava por vrias capitais, em uma situao que se estendeu at a dcada de 60, quando as empresas federais e estaduais aumentaram sua participao no mercado. A dcada de 70 foi marcada tambm pelo aparecimento de projetos de grande porte, como Tucuru e Itaipu.

A maior barragem do mundo a mundialmente famosa Barragem das Trs Gargantas (Three Gorges Dam). A Barragem das Trs Gargantas foi construda no rio Yang-ts, o maior rio da China. A construo foi iniciada em 1993 e foi concluda em 20 de Maio de 2006, cerca de meio ano antes do prazo previsto, ascendendo o investimento realizado a 17,9 bilies de euros. Ao longo deste artigo vamos falar de algumas caractersticas e nmeros desta barragem. A barragem tem a capacidade de gerar 18.200 megawatts. Atualmente, mais de 70% da matriz energtica brasileira provm das hidreltricas, tal fato ressalta sua importncia. Em 2012 foram produzidos 455, 6 TWh de energia eltrica.
No setor de energia eltrica, apesar do aumento de 1.835 MW na potncia instalada do parque hidreltrico, a oferta de energia hidrulica reduziu-se em 1,9% devido s condies hidrolgicas observadas em 2012, especialmente na segunda metade do ano. A menor oferta hdrica explica o recuo da participao de renovveis na matriz eltrica, de 88,9% em 2011 para 84,5% neste ano

4. Justificativa A energia eltrica a mola propulsora do desenvolvimento econmico de um pas. Em 2012 as indstrias foram responsveis por 35,1% de consumo de e energia no Brasil, isso demonstra claramente que como vivemos em um sistema econmico capitalista, torna-se necessrio produzir em larga escala bens de consumo. Desse modo, o fornecimento de energia essencial para o funcionamento das bases produtivas. Alm disso, o fornecimento de energia eltrica proporciona um estilo de vida mais confortvel... 5. Reviso da Literatura

6. Metodologia e Resultados

7. Discusso

8. Concluso

Figura 1 - Funcionamento do gerador

Figura 2 - Diagrama Geral e uma Usina Hidreltrica

Figura 3 - O Processo de Converso de Energia

Figura 4 - Frmulas envolvidas no processo de converso

Figura 5 - Matriz eltrica brasileira

FONTES http://pt.scribd.com/doc/41783923/Usinas-hidreletricas

http://pt.scribd.com/doc/164747286/USINAS-HIDRELETRICAS

http://www.cdcc.sc.usp.br/escolas/juliano/eletrica.html

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2013/05/31/interna_mundo,368969/dez -anos-depois-de-tres-gargantas-china-continua-construindo-hidreletricas.shtml (O CASO DA 3 GARGANTAS)

https://ben.epe.gov.br/downloads/Sntese%20do%20Relatrio%20Final_2013_Web.pdf

You might also like