You are on page 1of 3

Resenha Crtica

O autor Antnio Carlos Ribeiro da Silva doutor em educao, mestre em contabilidade, especialista em contabilidade gerencial e educao a distncia. uma de suas obras a metodologia da pesquisa aplicada a contabilidade: orientaes de estudos, projetos, artigos, relatrio, monografias, dissertaes e teses. O artigo tem como principal problemtica a aprendizagem autnoma na Educao a Distncia, tendo como idia central a autonomia tanto do aluno como do professor mostrando que atravs dela podem-se alcanar grandes avanos na modalidade de ensino. O artigo parte de conceitos de educao a distncia demonstrando a relevncia dessa modalidade e enfatizando a tecnologia, a motivao e condies de estudo como fatores essenciais para o avano da educao a distncia, pois a Internet vem encurtando caminhos, e fazendo com que essa comunicao (interao) seja mediada atravs de ferramentas tecnolgicas que vem auxiliar no processo de ensino-

aprendizagem. Seu uso facilita e diminui as distncias e torna a comunicao mais rpida e eficiente, principalmente na modalidade de ensino a distncia. Moore (1990) afirma que Educao a distncia uma relao de dilogo , estrutura e autonomia que requer meios tcnicos para mediatizar esta comunicao. Educao a distncia um um subconjunto de todos os programas educacionais caracterizados por:grande estrutura, baixo dilogo e grande distncia transacional.

O autor explica como o aluno deve ser autnomo, crtico e co-participar do processo, e como o professor deve dedicar-se mais a investigar, num mundo onde a informao cada vez mais disseminada, cabe a ele ensinar como buscar e validar as informaes, ensinar ao aluno como ele deve classificar as informaes e incentiv-lo a no s consumir informaes, mas tambm a participar do processo de construo do conhecimento, compartilhando experincias e opinies.

O professor inserido nesse processo, torna-se o mediador, aquele quem direciona, planeja, mostra caminhos. Deve estar aberto a rever conceitos,

trabalhar sobre presso e colocar seu ponto de vista, mas aceitar e questionar outros pontos de vista. um processo de construo do conhecimento e no mais uma verdade nica e onipotente. Apenas maneiras diferentes de enxergar e trabalhar um mesmo assunto. O autor destaca ainda as vantagens da aprendizagem autnoma e cita 3 componentes que desempenham o papel importante em todo esse processo que so: o componente do saber, o do saber fazer e o do querer, explicando cada um. Poderamos elencar vrias vantagens da aprendizagem autnoma, entretanto citaremos algumas segundo CARVALHO (1994): permite ao aluno aprender melhor e buscar maior aprofundamento nos assuntos de seu interesse, uma vez que o professor, diante das exigncias curriculares institucionais e o tempo disponvel, desenvolve contedo considerado essencial, no lhe permitindo condies de atender as opes dos alunos; contribuir para enriquecer os conhecimentos dos alunos. Podemos perceber por exemplo, quando o professor respeita as diversas opinies dos alunos sobre um mesmo assunto; O aluno aprende a se libertar da dependncia do professor e passam a descobrir formas alternativas de construir o conhecimento. O autor concluiu que a aprendizagem autnoma facilita e engrandece o processo de aprendizagem tanto do aluno como do professor e acredita que esse seria o caminho para uma educao a distncia de qualidade. Na minha opinio a aprendizagem autnoma um processo bastante vantajoso que ajudaria mesmo na qualidade da educao, pois s com autonomia h senso crtico. E deve-se levar em considerao todos os aspectos que formam o contexto do aprendizado, para assim ento traar e propor alternativas que sejam eficazes conseguindo assim chegar ao objetivo almejado.

Referencias bibliogrficas
http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/012-TC-A2.htm

You might also like