You are on page 1of 13

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP

Prezado aluno, Estes exerccios fazem parte de uma compilao de vrios testes e provas que foram utilizadas no passado e formam uma base slida para estudo. Tente resolv-los sozinho, ao invs de simplesmente copiar as respostas e tentar decorlas. Resolvendo-os e pesquisando as respostas, voc estar estudando! Esta lista ser constantemente atualizada, no deixe de olhar de vez em quando. Alguns exerccios so muito parecidos com outros. Isto no problema, o objetivo reforar seu conhecimento.

Grande abrao

Francisco Groppo

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP

Lista de exerccios Sistema nervoso autnomo. A ADRENALINA, contida num tubete de soluo anestsica a 1:100.000 (18 g/tubete), quando injetada localmente, na mucosa bucal e fora dos vasos sangneos, causar ... (assinale a alternativa correta) a) Constrio dos vasos da mucosa bucal localmente; b) Cronotropismo negativo e taquicardia; c) Dilatao nos vasos da musculatura estriada esqueltica; d) Taquicardia e diminuio da fora de contrao cardaca; e) Bronquioconstrio e liberao de histamina. A NOREPINEFRINA (noradrenalina), contida num tubete de soluo anestsica a 1:50.000 (36g/tubete), quando injetada localmente, na mucosa bucal e fora dos vasos sangneos, causar... (assinale a alternativa correta): a) Cronotropismo negativo e taquicardia somente; b) Dilatao nos vasos da musculatura estriada esqueltica e queda da presso arterial; c) Constrio dos vasos da mucosa bucal somente; d) Taquicardia e diminuio da fora de contrao cardaca; e) Constrio dos vasos da mucosa bucal, taquicardia e diminuio da presso diastlica. Sobre a ao da NORADRENALINA, assinale a resposta errada: a) A injeo intravascular em doses usuais nos anestsicos locais, promove constrio em todo o leito vascular; b) A injeo intravascular promove taquicardia e aumento da fora de contrao do miocrdio; c) A injeo intravascular provoca queda na resistncia perifrica; d) A injeo intravascular no promove alterao em brnquios; a) A injeo intravascular provoca bradicardia (ao reflexa) e conseqente queda de presso arterial. A ADRENALINA quando injetada localmente, na mucosa bucal e fora de vasos sangneos, causar ... (assinale a alternativa correta) a) Cronotropismo e inotropismo positivo; b) Cronotropismo positivo e inotropismo negativo; c) Vasodilatao local; d) Somente constrio do leito vascular da regio; e) Causar vasoconstrio em doses elevadas e vasodilatao em doses menores.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP

Sobre a ao da NORADRENALINA, assinale a resposta errada: a) A injeo local (subcutnea) promover vasoconstrio na rea da injeo; b) A injeo intravascular promove, mesmo em doses normais, constrio em todos os vasos sangneos; c) A injeo intravascular tende a promover taquicardia e aumento da fora de contrao cardaca; d) A injeo intravascular provoca queda na resistncia perifrica; e) A injeo intravascular (em doses suficientes para aumentar a presso arterial) promove bradicardia e inotropismo negativo por ao reflexa. Sobre os efeitos da ADRENALINA e/ou NORADRENALINA no corao, no se pode afirmar que: a) Ambas as drogas excitam os receptores beta1 cardacos. b) O aumento da fora de contrao verificado quando administra-se a noradrenalina, fato que no acontece com a adrenalina devido a sua atuao em receptores beta 2. c) A taquicardia verificada quando administra-se ambas as drogas, sendo revertida pelo SNA parassimptico. d) A administrao dessas drogas provoca uma diminuio da eficincia cardaca. e) Observa-se um aumento significativo do consumo de oxignio devido aos efeitos sobre o corao, musculatura, vasos e metabolismo. Sobre a NORADRENALINA e a ADRENALINA, assinale Falso (F) ou Verdadeiro (V): ( ) A adrenalina causa no trato respiratrio o chamado "efeito descongestionante", enquanto que a noradrenalina causa o "efeito bronquiodilatador". ( ) Sobre o trato respiratrio, a adrenalina causa relaxamento da musculatura bronquiolar enquanto que a noradrenalina causa vasoconstrio na mucosa. ( ) No TGI, a noradrenalina causa relaxamento da musculatura lisa alm de diminuir a motilidade e provocar contrao dos esfncteres; ( ) No TGI, a adrenalina causa relaxamento da musculatura lisa alm de aumentar a motilidade e provocar fechamento dos esfncteres; ( ) Sobre o metabolismo, ambas as drogas provocam aumento da glicose circulante, diminuio da secreo de insulina e glicogenlise heptica. A FENILEFRINA utilizada como agente vasoconstritor de anestsicos locais em odontologia (NOVOCOL). Sobre esta droga adrenrgica, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) : ( ) Sua ao semelhante ao da noradrenalina, porm mais potente e tem uma menor durao de ao; ( ) uma amina cujo ao se d pela ligao com os receptores alfa 1, atuando pouco sobre alfa 2 e no atuando sobre beta1 e 2; ( ) considerada uma amina de ao mista, pois estimula a sada do neurotransmissor e atua diretamente sobre os receptores; ( ) Tem pouco ou nenhum efeito sobre o corao; ( ) Pode ser usada como descongestionante.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP

Sobre os mecanismos de remoo da fenda sinptica da acetilcolina e noradrenalina, correto dizer: b) A acetilcolina hidrolisada pela enzima COMT (colina orto metilase transportadora); c) A adrenalina oxidada pela catecolesterase; d) A acetilcolina hidrolisada pela acetilcolinesterase e a noradrenalina inativada pela MAO, sendo seus metablitos rapidamente recaptados para dentro do terminal nervoso; e) A recaptao do mediador, sem sofrer biotransformao, pelo terminal nervoso o mecanismo mais importante para a noradrenalina. e) A recaptao do mediador inalterado acontece tambm com a acetilcolina. Sobre os efeitos da EPINEFRINA e NOREPINEFRINA no corao, quando injetadas intravascularmente, se pode afirmar que... a) Somente a adrenalina excita os receptores beta1 cardacos. b) O aumento da fora de contrao ocorre com a noradrenalina, mas no com a adrenalina. c) A taquicardia ocorre com as duas drogas, sendo revertida pelo SNA parassimptico com a liberao de noradrenalina. d) A administrao dessas drogas provoca uma crono e inotropismo positivos. e) No ocorre aumento significativo do dbito cardaco e consumo de oxignio. Sobre a NORADRENALINA e a ADRENALINA, assinale Falso (F) ou Verdadeiro (V): ( ) A adrenalina causa constrio bronquiolar e a noradrenalina constrio nos vasos pulmonares. ( ) A adrenalina causa bronquiodilatao e a noradrenalina causa bronquioconstrio. ( ) A noradrenalina causa diminuio da motilidade e contrao dos esfncteres dos intestinos. ( ) No TGI, a adrenalina causa relaxamento da musculatura lisa e dos esfncteres. ( ) Quando injetadas, somente a adrenalina provoca aumento da glicose e glicogenlise heptica. A FENILEFRINA utilizada como agente vasoconstritor de anestsicos locais em odontologia (NOVOCOL). Sobre esta amina simpatomimtica, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) Como vasoconstritor, mais potente e tem menor durao de ao que a noradrenalina; ( ) Devido a sua ligao quase exclusiva em receptores alfa 1, promove constrio local; ( ) Estimula a sada do neurotransmissor porque ativa receptores pr-sinpticos; ( ) Tem pouco ou nenhum efeito sobre o corao; ( ) Sua ao vasoconstritora devido a sua ligao com receptores alfa2.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP

Observe o grfico:
Presso Arterial (mmHg)

3 ADR NADR
Tempo(min)

A figura acima mostra um grfico da presso arterial medida em um co, aps a administrao de ADRENALINA (ADR) e NORADRENALINA (NADR). Sobre a figura, explique: a) Porque ocorre o aumento da presso arterial (PA) na fase 1?

b) O aumento da PA na fase 4 ocorre pelo mesmo mecanismo de ao da fase 1?

c) Como chama e no que consiste a fase 2?

d) O mecanismo observado na fase 5 igual ao da fase 2?

e) Porque a fase 3 s aparece aps a administrao da adrenalina?

f) Como se chama a curva de PA tipicamente ocorrida com a injeo de adrenalina?

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP

Como so classificadas, segundo seu mecanismo de ao, as drogas simpatolticas: 12345-

Assinale Falso (F) ou verdadeiro (V). So aes muscarnicas: ( ) Estimulao de glndulas excrinas, sudorparas, mucosas e lacrimais. ( ) Relaxamento dos esfncteres gastro-intestinais e da musculatura lisa intestinal. ( ) Constrio pupilar (midrase). ( ) Aumento dos batimentos cardacos e bradicardia. ( ) Diminuio da secreo salivar.

Assinale Falso (F) ou verdadeiro (V). ( ) Drogas anticolinestersicas pertencem ao grupo dos anticolinrgicos de ao indireta. ( ) A atropina uma droga anticolinestersica de ao direta. ( ) Os gases dos nervos usados na segunda guerra para matar pessoas, bloqueavam totalmente a ao da acetilcolina. ( ) Os organofosforados so usados como inseticidas devido a sua capacidade em reduzir a potncia da acetilcolina. ( ) A atropina produz intensa miose, principalmente quando o tono parassimptico ativado.

Sobre a ACETILCOLINA injetada por via endovenosa correto afirmar que: a) Pode provocar diminuio da presso arterial devido vasodilatao da musculatura esqueltica (ao em beta 2). b) Pode provocar aumento da presso arterial devido a ao em receptores nicotnicos e liberao de noradrenalina. c) Pode provocar ao mesmo tempo diminuio da salivao e aumento da secreo intestinal. d) Provoca queda de presso arterial independentemente da dose utilizada. e) Pode provocar taquicardia devido sua ao em receptores nicotnicos cardacos.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP

A atropina, seus derivados semi-sintticos e sintticos so na ANTAGONISTAS COMPETITIVOS da acetilcolina. Assinale a resposta correta. a) Pode provocar miose, ciclopegia e fotofobia. b) Pode provocar intensa taquicardia devido ao bloqueio dos receptores nicotnicos cardacos. c) Pode provocar bronquiodilatao e inibio da secreo nasal, oral e da faringe. d) Inibem intensamente o tnus intestinal, a motilidade e aumentam as secrees do TGI. e) Nunca inibem completamente a secreo salivar.

O propranolol se enquadra numa classe de drogas chamadas de bloqueadores beta-adrenrgicos (bloqueador beta inespecfico). Considerando as propriedades desta droga, assinale a alternativa correta: a) Promove a reduo da fora de contrao cardaca e diminui o dbito cardaco; b) Provoca taquicardia reflexa, melhorando o desempenho cardaco; c) Diminui a resistncia vascular perifrica, contribuindo para a queda da presso; d) Seu uso concomitante com a epinefrina pode provocar diminuio abrupta da presso arterial; e) utilizado no tratamento da obstruo das vias areas superiores e do broncoespasmo agudo.

Assinale a alternativa correta: a) Drogas anticolinestersicas pertencem ao grupo dos anticolinrgicos de ao indireta. b) A atropina uma droga anticolinestersica de ao direta. c) Os gases dos nervos usados na segunda guerra para matar pessoas, bloqueavam totalmente a ao da acetilcolina. d) Os organofosforados so usados como inseticidas devido a sua capacidade em aumentar o tempo de ao da acetilcolina sobre receptores muscarnicos. e) A atropina produz intensa miose e pode ser utilizada como antdoto para o envenenamento por anticolinrgicos.

A PILOCARPINA um alcalide, tem ao muito similar ACETILCOLINA, e tem aplicabilidade clnica em Odontologia. Sobre este frmaco correto afirmar que: a) Pode provocar diminuio da presso arterial devido vasodilatao da musculatura esqueltica. b) Provoca aumento da salivao e miose. c) Provoca aumento da salivao, mas reduz a secreo intestinal. d) Pode provocar taquicardia devido sua ao em receptores beta 1 cardacos. e) Pode causar broncodilatao.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP

O que uma droga anticolinestersica? Cite pelo menos dois exemplos.

A ACETILCOLINA quando injetada por via endovenosa tem ao rpida, porm com pequeno efeito, sendo mal absorvida por via oral ou subcutneamente. Sobre a acetilcolina correto afirmar que: a) Provoca diminuio da P.A. por dilatar os vasos da pele e mucosas (ao em alfa 2). b) rapidamente metabolizada pela pseudocolinesterase da fenda sinptica e das estruturas pr-sinpticas. c) Provoca salivao, sudorese, lacrimejamento e aumento da secreo intestinal. d) Quando injetada por via endovenosa, no provoca aes centrais, porm causa bradicardia reflexa. e) Seus efeitos sobre os receptores nicotnicos pr-ganglionares so evidentes pois, observa-se uma aumento imediato da presso arterial. Considerando as drogas que bloqueiam o SNA Parassimptico, temos uma classe de drogas chamada de ANTIMUSCARNICOS. Essas podem ser provenientes da Beladona (Atropina, escopo-lamina), seus derivados semi-sintticos (Homatropina) e sintticos (derivados do Amnio quaternrio). Considerando que estas drogas so na sua maioria ANTAGONISTAS COMPETITIVOS da Ach (exgena e endgena), cite um efeito dessas drogas sobre os seguintes sistemas: RGOS/SISTEMAS EFEITO OLHOS CARDIOVASCULAR RESPIRATRIO TRATO GASTRO-INTESTINAL GL SALIVAR Com relao aos mediadores qumicos acetilcolina e noradrenalina, o principal mecanismo de remoo dos mesmos da fenda sinptica : a) Hidrlise pela acetilcolinesterase para a primeira e biotransformao pela COMT para a ltima; b) Biotransformao pela acetilcolinesterase para a primeira e biotransformao pela MAO e COMT para a ltima; c) Biotransformao pela acetilcolinesterase para a primeira e recaptao pelo terminal nervoso para a ltima; d) Recaptao pelo terminal nervoso para a primeira e biotransformao pela MAO e COMT para a ltima; e) Recaptao pelo terminal nervoso para os dois mediadores.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP

Quais so as diferenas anatmicas entre o SNA simptico e parassimptico? a)Quanto ao tamanho das fibras? b)Quanto a localizao relativa aos rgos inervados?

Assinale Falso (F) ou verdadeiro (V) sobre as aes muscarnicas: ( ) Estmulo de glndulas excrinas, sudorparas, mucosas e lacrimais; ( ) Relaxamento dos esfncteres gastro-intestinais, bem como da musculatura lisa intestinal; ( ) Estmulo das secrees gstrica, intestinal e pancretica; ( ) Aumento dos batimentos cardacos; ( ) Diminuio da secreo salivar; ( ) A acetilcolina endgena estimula glndulas excrinas, sudorparas, mucosas e lacrimais; ( ) Drogas anticolinestersicas causam relaxamento dos esfncteres e contrao da musculatura lisa gastrointestinal; ( ) Drogas anticolinrgicas causam estimulao das secrees gstrica, intestinal e pancretica; ( ) A acetilcolina quando administrada IV pode provocar aumento da presso arterial; ( ) A acetilcolina provoca diminuio da PA por dilatar os vasos da pele e mucosas (alfa 2). As drogas que atuam no sistema nervoso autnomo parassimptico podem ser classificadas como sendo agonistas de ao direta ou indireta e bloqueadores. Assim sendo responda sucintamente as seguintes perguntas: 1) Qual o mecanismo de ao de uma droga colinrgica direta? 2) Como so chamadas e qual o mecanismo de ao de uma droga colinrgica indireta?

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP

Observe o grfico abaixo. Ele representa o comportamento da presso arterial mdia de um co aps a administrao de diversas drogas que atuam no sistema nervoso autnomo parassimptico, tal como visto em aula prtica. Assim sendo, responda:
Estmulo no nn vago Acetilcolina Droga A Acetilcolina

Droga X

Droga Y

a) A droga X um _______________________________________________ b) A droga Y um _______________________________________________. Porque? c) Em qual(is) receptor(es) a droga A (acetilcolina) est atuando? d) Porque se verifica o efeito observado aps a administrao da droga A (acetilcolina)?

Sobre os mecanismos de remoo da fenda sinptica da acetilcolina e noradrenalina, correto dizer: a) A acetilcolina hidrolisada pela enzima COMT (colina orto metilase transportadora); b) A adrenalina oxidada pela catecolesterase; c) A acetilcolina hidrolisada pela acetilcolinesterase e a noradrenalina inativada pela MAO, sendo seus metablitos rapidamente recaptados para dentro do terminal nervoso; d) A recaptao do mediador, sem sofrer biotransformao, pelo terminal nervoso s importante para a noradrenalina.

A atropina, seus derivados semi-sintticos e sintticos so na sua maioria ANTAGONISTAS COMPETITIVOS da acetilcolina. Assinale a resposta errada. a) Pode provocar midrase, ciclopegia e fotofobia. b) Pode provocar intensa taquicardia devido ao bloqueio dos receptores nicotnicos cardacos. c) Pode provocar bronquiodilatao e inibio da secreo nasal, oral e da faringe. d) Inibem intensamente o tnus intestinal, a motilidade e a secreo do TGI. e) Podem inibir completamente a secreo salivar.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP

Assinale Falso (F) ou verdadeiro (V). ( ) Os organofosforados so usados como inseticidas devido a sua capacidade em reduzir a potncia da acetilcolina. ( ) A atropina uma droga anticolinestersica de ao direta. ( ) Os gases dos nervos usados na segunda guerra para matar pessoas, bloqueavam totalmente a ao da acetilcolina. ( ) Drogas anticolinestersicas pertencem ao grupo dos anticolinrgicos de ao indireta. ( ) A atropina produz intensa miose, principalmente quando o tono parassimptico ativado.

estrutura B

fibra C

fibra A estrutura A

fibra B

A figura acima representa, esquematicamente, parte do sistema nervoso autnomo. Sobre a mesma, assinale a alternativa CORRETA. a) O neurotransmissor descarregado pela fibra A, estimulada, o GABA; b) A estrutura A a medula da supra-renal que, quando adrenalina e noradrenalina na circulao sangnea; c) Os receptores existentes na estrutura B podem parassimptico) ou adrenrgicos (SNA simptico); d) Na estrutura B o neurotransmissor pode ser parassimptico) ou noradrenalina (SNA simptico). pr-sinptica, quando estimulada, descarrega ser nicotnicos (SNA a acetilcolina (SNA

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP

Sobre o sistema nervoso parassimptico, responda suscitamente: a) Tamanho das fibras pr e ps-sinpticas, regies de origem e localizao ganglionar? b) Qual(is) (so) o(s) neurotransmissor(es) envolvido(s)? c) Qual(is) (so) o(s) receptor(es) envolvido(s)? d) Qual(is) (so) a(s) neurotransmissor(es)? enzima(s) envolvida(s) na inativao do(s)

Cite pelo menos uma resposta ao impulso colinrgico sobre as seguintes estruturas: a) Nodo sino-atrial b) trios c) Msculos traqueais e brnquicos d) Glndulas brnquicas e) Motilidade e tono do trato gastrointestinal f) Secreo no trato gastrointestinal Sobre a ao da NORADRENALINA, assinale a resposta ERRADA: a) A injeo local (subcutnea) promover vasoconstrio na rea da injeo; b) A injeo intravascular promove, mesmo em doses normais, constrio em todos os vasos sangneos; c) A injeo intravascular tende a promover taquicardia e aumento da fora de contrao cardaca; d) A injeo intravascular provoca queda na resistncia perifrica; e) A injeo intravascular (em doses suficientes para aumentar a presso arterial) promove bradicardia e inotropismo negativo por ao reflexa. Sobre os efeitos da ADRENALINA e/ou NORADRENALINA no corao, NO se pode afirmar que: a) Ambas as drogas excitam os receptores beta1 cardacos. b) O aumento da fora de contrao verificado quando administra-se a noradrenalina, fato que no acontece com a adrenalina devido a sua atuao em receptores beta2. c) A taquicardia verificada quando administra-se ambas as drogas, sendo revertida pelo SNA parassimptico. d) A administrao dessas drogas provoca uma diminuio da eficincia cardaca. e) Observa-se um aumento significativo do consumo de oxignio devido aos efeitos sobre o corao, musculatura, vasos e metabolismo.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - UNICAMP

Sobre a NORADRENALINA e a ADRENALINA, assinale Falso (F) ou Verdadeiro (V): ( ) A adrenalina causa no trato respiratrio o chamado "efeito descongestionante", enquanto que a noradrenalina causa o "efeito bronquiodilatador". ( ) Sobre o trato respiratrio, a adrenalina causa relaxamento da musculatura bronquiolar enquanto que a noradrenalina causa vasoconstrio na mucosa. ( ) No TGI, a noradrenalina causa relaxamento da musculatura lisa alm de diminuir a motilidade e provocar contrao dos esfncteres; ( ) No TGI, a adrenalina causa relaxamento da musculatura lisa alm de aumentar a motilidade e provocar fechamento dos esfncteres; ( ) Sobre o metabolismo, ambas as drogas provocam aumento da glicose circulante, diminuio da secreo de insulina e glicogenlise heptica. As drogas que atuam no sistema nervoso autnomo parassimptico podem ser classificadas como sendo agonistas de ao direta ou indireta e bloqueadores. Assim, responda sucintamente as seguintes perguntas: a) Qual o mecanismo de ao de uma droga colinrgica direta? b) Como so chamadas e qual o mecanismo de ao de uma droga colinrgica indireta? Descreva sucintamente como ocorre o chamado REFLEXO VAGAL, completando as lacunas abaixo: Aumento da presso arterial ____________________ mensagem ao SNC ativa o sistema nervoso autnomo ______________________ nervo ______ libera ___________ no corao provoca ____________ diminuio a presso arterial.

You might also like