You are on page 1of 3

1 Lista de Exerccios Professor Meloni 1o Semestre 2003

1) Determine a tenso sobre todos os bipolos do circuito ao lado (inclusive da fonte de corrente) e o valor dos resistores R e X.

2) Dado o circuito ao lado, determinar todas as correntes em funo de i1, sabendo que i2=(1/4).i3 e i5=2.i6

3) Determine as correntes desconhecidas do circuito.

4) Determine a resistncia equivalente entre os pontos A e B.

5) Trs capacitores iguais de 1 uF que suportam tenses at 100 V so associados como mostra a figura.

Obtenha a capacitncia do capacitor equivalente bem como a tenso mxima que a associao suporta.

6) Determine: a) A capacitncia equivalente entre os pontos A e B: b) A indutncia equivalente entre os pontos A e B e entre os pontos C e D:

7) O miliampermetro abaixo suporta uma corrente de no mximo 1mA, e sua resistncia interna de 1 (indicada na figura). Para medir correntes maiores necessrio ligar um resistor em paralelo, de modo que a corrente excedente seja desviada e no passe pela bobina do miliampermetro. Quais devem ser os valores da resistncia ligada em paralelo ao ampermetro (Rshunt) para que a corrente de fundo de escala do ampermetro passe a ser, respectivamente: a) 100 mA b) 1 A c) 20 A

8) Demonstre as expresses da equivalncia estrela-tringulo e vice-versa (tringulo-estrela) para resistores.

9) Determine a corrente i(t) no circuito representado na figura para tempos positivos. A chave I estava fechada e foi aberta no instante t=0.

10) Para o circuito abaixo tem-se que a dissipao mxima no resistor de 4 ohms de 256 W. Calcule quanto tempo o resistor leva para se danificar nos seguintes casos:

a) C = 100 uF e est inicialmente descarregado. b) C = 100 uF e tem uma carga inicial de 2 mC.

11) Para o seguinte circuito, determine i(t). (Os indutores esto inicialmente descarregados).

a) com a chave aberta b) com a chave fechada

12) No circuito abaixo, a chave est fechada at t=0, quando ela aberta. As correntes iniciais nos indutores esto indicadas na figura. Determine:

a) A energia inicial e a energia para t nos indutores. b) Qual a energia dissipada em R? c) O que acontece se R ? Explique.

13) Dado o circuito abaixo, considere que inicialmente o capacitor C1 est descarregado e os capacitores C2 e C3 esto carregados com 5V, conforme a orientao definida por v2. Calcule:

a) a tenso no resistor como funo do tempo v1(t). b) a tenso v2 sobre C2 e C3 como funo do tempo.

14) A fonte de tenso no circuito fornece um pulso conforme o grfico. A corrente inicial pelo indutor nula. Determine: a) As correntes i0, i1 e i2 como funo do tempo. b) A potncia em cada bipolo do circuito; mostre que os resultados satisfazem o Princpio de Conservao de Energia. c) Trace os grficos de i0, i1, i2 (correntes) e de W0, W1 e W2 (potncia na fonte e nas cargas) como funo do tempo. v(t) (V)

20

t (s)

You might also like