You are on page 1of 4

TTULO (EM CAIXA ALTA, NEGRITO, TAMANHO 14 E CENTRALIZADO, ESPAAMENTO DUPLO)

Nome do autor do artigo1

RESUMO (EM CAIXA ALTA, NEGRITO, TAMANHO 14, JUSTIFICADO, COM ESPAAMENTO DUPLO) Texto resumido sobre o contedo do artigo. O resumo apresenta os elementos que
constituem o artigo, trata-se de uma forma concisa de apresentar os objetivos, metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcanados, no ultrapassando 250 palavras.

Palavras-Chave: Trs a quatro palavras que caracterizam o tema do artigo.

ABSTRACT (FORMATAO IGUAL AO ITEM RESUMO)


Resumo traduzido ao ingls. Key Words: Palavras-chave citadas no resumo traduzidas ao ingls.

1.

INTRODUO
A funo da introduo em um artigo situar o leitor no contexto do tema

pesquisado, o objetivo do trabalho e as justificativas para sua realizao. Serve para apontar as questes de pesquisa para as quais buscar as respostas, a metodologia, etc. A introduo deve apresentar e delimitar a dvida investigada (problema de estudo), os objetivos (para que serviu o estudo) e a metodologia utilizada (como o trabalho foi desenvolvido).
1

Exemplo: Graduado em administrao pblica, auxiliar tcnico na organizao x, aluno do curso de Ps Graduao em Docncia Universitria do Centro Universitrio de Anpolis UniEVANGLICA, e-mail@e-mail.com.br

2.

TTULO DO PRIMEIRO TPICO DO DESENVOLVIMENTO

2.1. Subttulo

O DESENVOLVIMENTO a parte principal e maior do trabalho; deve conter a fundamentao terica (reviso da literatura), a metodologia, os resultados e a discusso das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o assunto abordado. O primeiro tpico do desenvolvimento obrigatoriamente dirigido fundamentao terica. Se houver necessidade de utilizar mais tpicos (Ttulos) e subttulos para a fundamentao terica, em funo do contedo abordado, no h problema, segue-se a sequencia numeral (ex. 3. TTULO 3.1. Subttulo e assim por diante). Aps os tpicos da fundamentao terica devem ser inseridas as informaes referentes metodologia utilizada, os resultados alcanados e uma discusso final antes da concluso, conforme tpicos apresentados na sequencia. Observao importante quando houver citao direta com mais de trs linhas no texto:
A nao pode ser uma figura coletiva do Sujeito. Ela o quando se define simultaneamente pela vontade de viver junto no quadro de instituies livres e por uma memria coletiva. Tornou-se habitual opor uma definio revolucionria da soberania nacional contra o rei, a uma concepo alem da nao como comunidades de destino (TOURAINE, 1994, p.45).

3.

TTULO

DO

SEGUNDO

TPICO

DO

DESENVOLVIMENTO

(metodologia)
Segue o mesmo padro de formatao do item anterior. A metodologia a explicao minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ao desenvolvida no caminho do trabalho de pesquisa. a explicao do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado, do tempo previsto, da equipe de

pesquisadores e da diviso do trabalho, das formas de tabulao e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que foi utilizado no trabalho de pesquisa.

4.

TTULO

DO

TERCEIRO

TPICO

DO

DESENVOLVIMENTO

(resultados e discusso)
Os resultados e discusses podem ser desenvolvidos em um ou dois tpicos. Vai variar de artigo para artigo. Nos resultados da pesquisa devem ser apresentados os grficos ou tabelas para as pesquisas quantitativas ou ainda os dados obtidos de forma qualitativa. Na parte da discusso devem ser enfatizados os resultados obtidos na pesquisa com embasamento em autores que descrevem sobre o tema. Deve-se fazer a relao entre os apontamentos dos autores e os resultados da atual pesquisa, concordando ou discordando.

5. CONCLUSO
Depois de analisar e discutir os resultados, as concluses devem responder s questes da pesquisa, de acordo com os objetivos e hipteses, com clareza e objetividade. A concluso o fechamento do trabalho, onde no se permite que, nesta seo, sejam includos dados novos (que j no tenham sido apresentados no decorrer do trabalho).

REFERNCIAS
Devem estar alinhadas esquerda, em ordem alfabtica, com espaamento simples entre as linhas e espaamento duplo entre os pargrafos. No manual de apoio esto inseridos vrios modelos de referncias, conforme tipo de obra, em congruncia com as normas da ABNT (a partir da pg 12).

You might also like