You are on page 1of 46

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. PL 316/2013 2013.09.12

Exposio de Motivos

1. Enquadramento econmico Durante dcadas Portugal viveu com nveis de dfices pblicos insustentveis. Desde 1974, o Pas viu-se obrigado a requerer ajuda externa em trs ocasies por situao de emergncia financeira. O ltimo pedido de resgate ocorreu no contexto da crise das dvidas soberanas da rea do euro. As regras de participao no euro foram identificadas desde o incio, mas o ajustamento necessrio foi permanentemente adiado e as regras no foram efetivamente aplicadas. Aps a crise financeira global, os desequilbrios dos Estados-Membros mais vulnerveis acentuaram-se e as fragilidades da construo da moeda nica foram expostas. Os pases da rea do euro foram forados a ajustar de forma abrupta. Portugal tinha um dos maiores desafios pela frente. Desde meados dos anos 90, beneficiou das condies financeiras mais favorveis, mas adiou o cumprimento das suas responsabilidades enquanto participante na rea do euro. O limite de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) para o dfice oramental nunca foi cumprido, resultando em nveis muito elevados de dvida pblica. Mais ainda, o endividamento excessivo no se restringiu ao setor pblico: tambm as famlias e as empresas acumularam dvida e tambm Portugal acumulou uma elevada dvida face ao exterior. Este comportamento resultou em estagnao econmica, aumento de desemprego e perda de competitividade.

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

Em 2009-2010, a poltica de expanso oramental veio amplificar estes problemas estruturais, que j eram evidentes. Mais uma vez, aumentou-se a despesa pblica para responder a problemas do imediato, sem considerar as consequncias na sustentabilidade da dvida pblica e na estabilidade do sistema financeiro. Os dfices oramentais eram sucessivamente revistos e aproximavam-se dos dois dgitos, colocando Portugal numa situao de grande vulnerabilidade, num momento de elevada tenso na Europa. Os credores comearam a duvidar da capacidade de Portugal pagar a dvida e o Estado tinha cada vez mais dificuldades em financiar-se no mercado. Em abril de 2011, a bancarrota era iminente. A falta de dinheiro para pagar salrios, penses e assegurar as funes do Estado como um todo era uma ameaa real. O pedido de ajuda internacional foi incontornvel e o ajustamento revelou-se inevitvel, nomeadamente face condicionalidade associada ao financiamento oficial. O Programa de Ajustamento Econmico e Financeiro (PAEF) prev uma atuao em trs frentes: consolidao oramental e colocao das finanas pblicas numa trajetria sustentvel; reduo dos nveis de endividamento e recuperao da estabilidade financeira; transformao estrutural dirigida ao aumento de competitividade, promoo do crescimento econmico sustentado e criao de emprego. Dirige-se, assim, aos principais desafios da economia portuguesa. Mais ainda, os emprstimos oficiais permitem proteger o financiamento da economia das presses dos mercados. Desta forma, Portugal tem tempo para se ajustar gradualmente e para ganhar credibilidade e confiana a nvel internacional. Se esta proteo no existisse, o ajustamento teria de ocorrer de qualquer forma, mas seria ainda mais abrupto.

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

A acumulao de dfices crnicos das nossas contas pblicas deve-se a uma insuficincia das receitas para cobrir os custos do Estado. Assim, exige-se uma resposta estrutural, havendo duas solues possveis: ou se aumentam as receitas ou se reduz a despesa. O aumento das receitas uma via que, reconhecidamente, tem impactos mais prolongados sobre a atividade econmica e provoca perodos de baixo crescimento e de desemprego. Adicionalmente, o nvel de tributao atingido em Portugal j muito elevado. De acordo com estimativas da Comisso Europeia, entre 2010 e 2013, Portugal regista o segundo maior acrscimo da carga fiscal na Unio Europeia (UE), aps a Frana, com um acrscimo de 2,3% do PIB (1,9% para a mdia da rea do euro e 1,7% para a UE), essencialmente via impostos diretos que registaram um acrscimo de 2,2%. (1,2% na rea do euro e 0,9% na UE). Um novo aumento de impostos teria custos econmicos e sociais excessivos difceis de comportar. Ao mesmo tempo, Portugal apresenta um nvel de despesa pblica desproporcionado face sua riqueza: em 2013, a despesa pblica total (48,6% do PIB) estar prxima da mdia da UE (49,2% do PIB), mas a riqueza produzida por habitante ser apenas 60% da mdia europeia ( 15 600,00 em Portugal e 25 700,00 na UE). Portugal tem hoje um nvel de despesa excessivo que, como provam os dfices persistentes, no consegue financiar. A criao de bases de sustentabilidade futura das finanas pblicas passa assim necessariamente por um nvel de despesa mais baixo do que o atual. Como preconizado no PAEF, a via de reduo da despesa a soluo que permite atingir, em simultneo, trs objetivos: cumprir os compromissos internacionais de reduo do dfice oramental; minimizar os custos a suportar pela economia e criar as condies de sustentabilidade futura das finanas pblicas e do sistema de penses. Foi neste mbito que Portugal se comprometeu com uma reduo de despesa significativa nos prximos anos. A reforma do Estado pela via da reduo permanente da despesa constitui um pilar fundamental do ajustamento oramental a efetuar.

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

A este propsito, importa ter presente a estrutura da despesa pblica portuguesa, em particular o facto de aproximadamente 70% do total de gastos ser aplicado em despesas com pessoal e prestaes sociais. Torna-se assim claro que uma reduo da despesa para nveis compatveis com a riqueza do Pas tem inevitavelmente de afetar estas reas. Esta realidade no invalida redues substanciais em reas com menor peso. Com efeito, a reduo das despesas de funcionamento do Estado uma prioridade que tem sido seguida ano aps ano, como mostra a despesa em consumos intermdios em 2012. No entanto, uma reduo demasiado severa nestas despesas pode pr em causa o funcionamento dos servios essenciais s populaes. Um programa de reduo de despesa pblica deve, por isso, ser equilibrado e desenvolver-se em vrias frentes em simultneo. Por este motivo, o Governo decidiu enquadrar o esforo de reduo de despesa num programa mais amplo de reforma do Estado. Foi escolhido como princpio estratgico orientador a prossecuo de objetivos de equidade: 1. Equidade entre trabalhadores do setor pblico e do privado; 2. Equidade entre geraes; 3. Equidade entre os servios pblicos e os agentes privados. Surgem, assim, trs frentes de atuao integradas: despesas com pessoal, prestaes sociais e medidas setoriais. S a atuao em simultneo nestes trs vetores oferece garantias de uma reduo sustentada dos nveis de despesa pblica. S assim ser possvel adaptar os servios e prestaes do Estado ao que a populao quer e tem capacidade para pagar.

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

O cumprimento dos requisitos do PAEF tem j dado resultados visveis, no s em termos da credibilidade internacional, como tambm em termos da recuperao da atividade econmica interna. Aps 10 trimestres consecutivos de contrao da atividade econmica, no 2. trimestre de 2013, o PIB cresceu em termos reais 1,1% face ao trimestre anterior. Para tal contribuiu uma quebra menos acentuada do Consumo Privado e do Investimento, mantendo-se o contributo positivo da Procura Externa Lquida. A generalidade dos dados mais recentes, quer qualitativos quer quantitativos, sugere a continuao de uma evoluo favorvel da atividade econmica no 3. trimestre deste ano. Esta recuperao da atividade econmica, ainda moderada, importa ser reforada e sustentada de modo a salvaguardar a correo dos desequilbrios estruturais. Tambm o rcio da dvida pblica em percentagem do PIB est a denotar ainda uma tendncia crescente (atingindo os 118,4% lquido dos depsitos da Administrao Central), uma vez que a correo dos dfices oramentais j observada ainda insuficiente para inverter a trajetria da dvida pblica. Num cenrio de crescimento econmico muito moderado no mdio prazo, a reduo do endividamento lquido da economia, e das Administraes Pblicas em particular, s possvel atravs da acumulao de excedentes de balana corrente e de capital e de saldos oramentais primrios positivos, respetivamente. Isto significa que o esforo de ajustamento que a economia portuguesa tem vindo a realizar tem de ser sustentado no tempo, com taxas de poupana privada e pblica elevadas que permitam financiar o investimento, motor de crescimento.

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. Tambm o assegurar do financiamento da economia de forma estvel e regular aps a sada do PAEF crucial para esse crescimento. Em 2014, o financiamento no mbito do Programa representa cerca de metade do total das necessidades de financiamento do Estado e o remanescente dever ser assegurado em condies de mercado. S prosseguindo o esforo de ajustamento de forma credvel e sustentada, poder Portugal obter o financiamento necessrio nessas condies. Do ponto de vista das contas pblicas, como j referido, a correo deve ser feita essencialmente atravs de redues permanentes da despesa pblica. importante realar que a concretizao das medidas da reforma do Estado foi condio para a aprovao da extenso de maturidades dos emprstimos concedidos a Portugal pela UE. A prossecuo destes objetivos e a execuo das medidas acordadas continuar a ser condio para que os nossos parceiros continuem a apoiar Portugal, como tm feito at agora. Alis, hesitaes neste domnio, como mostrado por outros pases em ajustamento, mostram que as consequncias no curto prazo so muito piores. por isso determinante que Portugal tome as medidas necessrias e indispensveis para assegurar a sustentabilidade das suas finanas pblicas e do sistema de penses. As crises de finanas pblicas tm um impacto econmico e financeiro gravoso, obrigando tomada de medidas que tm inevitavelmente como custo uma quebra de atividade e um aumento do desemprego, com os inerentes custos sociais. portanto imperioso tomar medidas para evitar a repetio destes episdios para a sociedade portuguesa. A preveno das crises oramentais requer assim que se desenvolvam regras oramentais robustas, como as preconizadas na Lei do Enquadramento Oramental, que transpe para o ordenamento jurdico nacional os compromissos europeus assumidos por Portugal no sentido da manuteno da disciplina financeira. Esta Lei prev o princpio da sustentabilidade, segundo o qual as regras oramentais devem aplicar-se a todos os subsetores das Administraes Pblicas, entendendo-se por sustentabilidade a capacidade de financiar todos os compromissos, assumidos ou a assumir, com respeito pela regra do saldo oramental estrutural e pelo limite da dvida pblica, conforme previsto naquela Lei e na legislao europeia.
6

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. Portugal est sujeito s regras de disciplina oramental do Pacto de Estabilidade e Crescimento, previsto no Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia e revisto no Regulamento (UE) n. 1175/2011, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de novembro de 2011, que altera o Regulamento (CE) n. 1466/97, relativo ao reforo da superviso das situaes oramentais e superviso e coordenao das polticas econmicas. Este Regulamento elege como objetivo oramental de mdio prazo um saldo equilibrado ou excedentrio, sendo que, no caso de Portugal, esse objetivo de mdio prazo corresponde a um saldo oramental estrutural no inferior a -0,5% do PIB. Em 2 de maro de 2012, Portugal, juntamente com outros 24 Estados-Membros, assinou o Tratado sobre Estabilidade, Coordenao e Governao na Unio Econmica e Monetria, reconhecendo expressamente que a necessidade de os governos manterem finanas pblicas ss e sustentveis e de evitarem dfices oramentais excessivos determinante para preservar a estabilidade de toda a rea do euro e, consequentemente, exige a introduo de regras especficas, incluindo uma regra de equilbrio oramental e um mecanismo automtico para a adoo de medidas corretivas. Adicionalmente, quando a relao entre a dvida pblica e o PIB excede o valor de referncia de 60%, como sucede tambm em Portugal, esse valor em excesso (que roda presentemente os 60 pontos percentuais), deve ser reduzido a uma taxa mdia de um vigsimo por ano como padro de referncia. A entrada em vigor de dois novos regulamentos europeus em maio de 2013 veio reforar os procedimentos de monitorizao para os Estados-Membros participantes da rea do euro a dois nveis: i) a definio de mecanismos de monitorizao e avaliao dos programas oramentais e correo de situaes de dfice excessivo, complementando as disposies do Pacto de Estabilidade e Crescimento; e ii) o reforo da superviso oramental e econmica em situao ou risco de instabilidade financeira. Isto significa que, no atual contexto, no s as disposies de correo de desequilbrios oramentais se encontram reforadas, como tambm, e sobretudo, as disposies na vertente de monitorizao e preveno de novos desequilbrios se encontram significativamente intensificadas.
7

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

2. A sustentabilidade do sistema pblico de penses Historicamente coexistem em Portugal dois grandes regimes de proteo social em matria de penses nas eventualidades de velhice, invalidez e morte: por um lado, o sistema previdencial do regime geral de segurana social, destinado generalidade dos trabalhadores do setor privado e aos trabalhadores do setor pblico com relao jurdica de emprego privado; e, por outro lado, o regime da Caixa Geral de Aposentaes (Caixa), atualmente designado de regime de proteo social convergente, destinado aos funcionrios pblicos e agentes administrativos, atualmente trabalhadores em funes pblicas. Ambos os regimes so, na sua essncia, pblicos, pois foram institudos, so geridos e garantidos financeiramente pelo Estado, enquadram-se no 1. pilar de proteo social, isto , asseguram o grau de proteo com prestaes substitutivas de rendimentos do trabalho, e tm natureza legal, dado que a sua configurao moldada unilateral e imperativamente pelo legislador, diversamente do que sucede nos regimes complementares e na poupana individual, que tm fonte convencional ou contratual. Tanto o sistema previdencial do regime geral como o regime de proteo social convergente so geridos em sistema de repartio, o que significa que as penses em pagamento so suportadas pelas contribuies atuais dos trabalhadores e empregadores e, quando estas se revelam insuficientes, o que se admite que apenas deva ocorrer em situaes conjunturais, por uma contribuio do Estado, proveniente dos impostos e, em contextos de desequilbrio oramental, por recurso ao endividamento. Este modelo de financiamento, que no assegura a cobertura das responsabilidades dos direitos em formao atravs da constituio de provises, como sucede nos regimes geridos em sistema de capitalizao, tem subjacente um princpio de solidariedade entre geraes, pressupondo que a gerao no ativo suporte o pagamento das penses da gerao aposentada ou reformada.

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

A sustentabilidade deste modelo, em que ningum financia com o seu esforo contributivo a sua prpria penso, depende da evoluo, por natureza incerta, quando projetada a longo prazo, de vrios fatores, desde logo da vontade de manter a configurao do regime no futuro, mas fundamentalmente da capacidade de as geraes vizinhas assumirem os encargos com as penses das geraes contribuintes anteriores. Com efeito, a sustentabilidade a prazo de um regime pblico de penses repousa, por um lado, na perceo social e poltica da comunidade de que ele materialmente justo, por observar imperativos elementares de igualdade proporcional entre os diversos grupos de cidados, e equitativo, por distribuir proporcionalmente os benefcios e os encargos entre todos os utentes do regime de penses, e que, como tal, deve continuar a existir nos mesmos moldes, e, por outro lado, na sua capacidade de autofinanciamento, sem prejuzo do suprimento pelo Estado de desequilbrios financeiros conjunturais, com recurso a outras fontes de receitas, situadas exteriormente ao sistema de penses. Esta ltima situao dever, contudo, ser tendencialmente marginal e temporria. Na verdade, um sistema de penses assente numa lgica de repartio deve, ao longo da sua vida, evoluir no sentido de procurar garantir a sua sustentabilidade financeira de um modo permanente, aproximando a todo o tempo o valor das contribuies que recebe do valor das prestaes que paga. 2.1. Igualdade proporcional O regime da Caixa um regime especial de penses, aferindo-se a sua equidade e justia material relativa necessariamente pela comparao das suas caratersticas com as contemporneas definidas pelo mesmo legislador para o regime geral, destinado tendencialmente a todos os trabalhadores que no integrem aquele primeiro regime, e pela verificao se as diferenas de condies encontram justificao razovel e suficiente.

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. Na medida em que esto em causa prestaes vitalcias, que so pagas durante um perodo temporal muito alargado, a comparao entre regimes tem de fazer-se numa perspetiva histrica, pelo menos equivalente ao tempo que est hoje estabelecido como correspondendo a uma carreira completa, isto , o tempo de servio mximo que pode relevar na penso, pois subsistem na atualidade penses fixadas com condies e frmulas de clculo que vigoraram em todo esse perodo. Assim, se recuarmos 40 anos, at 1973, verificamos que, na Caixa, para a generalidade dos subscritores desta instituio pois dentro da prpria Caixa sempre coexistiram com o regime geral do Estatuto da Aposentao inmeros regimes especiais mais favorveis em diversos domnios, como as condies de aposentao ou reforma e as regras de clculo e ou de atualizao da penso , a penso mxima, igual ltima remunerao mensal do funcionrio deduzida da percentagem da quota para a Caixa, exigia 60 anos de idade e 40 anos de servio. Na mesma poca, entre 1963 e meados de 1983, a penso mxima a que os contribuintes do regime geral podiam obter correspondia a 80% do salrio base, dependendo essa penso de 65 anos de idade e de 40 anos de trabalho. Entre meados de 1977 e o final de 2003, a generalidade dos subscritores da Caixa inscritos at 31 de agosto de 1993 passou a poder aposentar-se com uma penso igual ltima remunerao ilquida de quota, isto , a receber uma penso superior em 10% remunerao que auferiria se continuasse a trabalhar, bastando para tal contar 60 anos de idade e 36 anos de servio. Na prtica, porm, com fundamento no Decreto-Lei n. 116/85, de 19 de abril, durante quase duas dcadas, entre 1985 e 2003, apenas foram exigidos 36 anos de servio, o que permitiu a aposentao antecipada sem penalizaes e com penso correspondente a 100% da remunerao ilquida a geraes inteiras de funcionrios com menos de 60 anos de idade, em muitos casos com bastante menos do que esta idade, dados os acrscimos de tempo de servio que permitiam atingir rapidamente o tempo de servio correspondente carreira completa.
10

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. No mesmo perodo, os contribuintes do regime geral da segurana social com 40 anos de servio e 65 anos de idade podiam receber, no mximo, 80% da remunerao de referncia, remunerao esta que correspondia, entre meados de 1983 e o fim de 1993, mdia mensal de todas as remuneraes da carreira no revalorizadas e, entre 1994 e o fim de 2001, mdia remuneratria mensal dos anos civis com remuneraes revalorizadas mais elevadas dos ltimos 15 anos de carreira. Em 2004 e 2005, a penso da generalidade dos subscritores da Caixa voltou a corresponder ltima remunerao mensal lquida de quota para aposentao e penso de sobrevivncia, isto , a equivaler a 90% daquela remunerao, mantendo-se os requisitos de 60 anos de idade e 36 anos de servio, mas passando a aposentao antecipada a ser penalizada em 4,5% por cada ano ou frao em falta ao subscritor para atingir os 60 anos. Desde 2006, a aposentao da generalidade dos subscritores da Caixa passou a exigir condies em matria de idade e de tempo de servio em convergncia gradual para as estabelecidas no regime geral, convergncia concluda j em 2013, e a penso dos inscritos at 31 de agosto de 1993 passou a resultar da soma de duas parcelas, uma apurada com as regras do Estatuto da Aposentao adaptadas, relativamente ao tempo de servio at 31 de dezembro de 2005, e a outra calculada de acordo com as regras do regime geral, relativa ao tempo de servio posterior. No regime geral da segurana social, entre 2002 e meados de 2007, aos contribuintes inscritos at 31 de dezembro de 2001 garantiu-se a penso mais elevada de trs frmulas alternativas: a) A antiga, que tinha como limite mximo 80% da mdia remuneratria mensal dos 10 anos civis com remuneraes mais elevadas dos ltimos 15 anos de carreira; b) A nova, que tinha uma taxa anual de formao da penso varivel e que apurava a remunerao de referncia a partir da mdia mensal das remuneraes de toda a carreira revalorizadas; e

11

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. c) A proporcional, que atribua os valores de penso primeiramente determinados de acordo com as frmulas anteriores na proporo do tempo de servio prestado at 2001 (valor resultante da frmula antiga) a dividir pelo tempo total da carreira e do tempo de servio prestado de 2002 em diante (valor resultante da frmula nova) tambm a dividir pelo tempo total da carreira; ao passo que os contribuintes inscritos aps 2001 apenas tinham direito frmula nova. No regime geral da segurana social, desde meados de 2007, os contribuintes passaram a estar divididos em trs grupos: a) Os inscritos at 2001 que venham a reformar-se at 2016, que tm direito melhor de duas frmulas: a nova e a proporcional, sendo que nesta ltima o limite temporal relevante para atribuio da penso antiga e da penso nova se situa em 2006 e 2007; b) Os inscritos at 2001 que venham a reformar-se aps 2016, que tm direito melhor de duas frmulas: a nova e a proporcional, sendo que nesta ltima o limite temporal relevante para atribuio da penso antiga e da penso nova se situa em 2001 e 2002; e c) Os inscritos aps 2001, que continuaram a ter direito apenas frmula nova. Assim, tem de concluir-se ter existido, ao longo do tempo, uma importante disparidade entre o regime da Caixa e o regime geral da segurana social, em qualquer caso sempre superior a 10% do valor mensal das penses, isto mesmo desprezando: a) Os regimes especiais mais favorveis dentro da prpria Caixa, que abrangiam uma parte muito substancial do seu universo de subscritores, superior a um tero do total;

12

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. b) As excecionais condies de aposentao ou reforma, que encurtavam a carreira contributiva em vrios anos mais de cinco, para geraes inteiras de pensionistas da Caixa e alargavam na mesma medida a durao da penso. Isso mesmo confirmado por inmeras simulaes realizadas com situaes tipo representativas de grande parte do universo total de aposentados da Caixa, cujas penses, se calculadas de acordo com cada um dos regimes sucessivamente em vigor no regime de proteo social convergente aplicado pela Caixa em 2000, 2005 e 2010, apresentam, relativamente ao resultado da frmula historicamente mais favorvel do regime geral de segurana social, que vigorou entre 1993 e 2001, uma diferena, para mais, de pelo menos 10% (a diferena, nalguns casos, mesmo substancialmente superior a essa, chegando mesmo a ultrapassar os 30%). Essa disparidade, como se referiu, sempre existiu tambm no mbito da prpria Caixa. Por um lado, os subscritores inscritos at 31 de agosto de 1993 mantiveram as regras de clculo do Estatuto da Aposentao, enquanto aos inscritos posteriormente foram aplicadas as regras do regime geral da segurana social. Por outro lado, muitos dos subscritores pertencentes quele primeiro grupo beneficiam, ou beneficiaram no passado, de regimes especiais mais vantajosos do que o estabelecido no referido Estatuto, encontrando-se alguns desses regimes referenciados no Decreto-Lei n. 229/2005, de 29 de dezembro. A referida disparidade resulta tambm da diferente taxa de formao da penso e, sobretudo, da forma de determinar a remunerao de referncia qual se aplica aquela taxa. Com efeito, muito diferente considerar ltimas remuneraes ou remuneraes antigas revalorizadas, pois as primeiras so geralmente as mais elevadas de toda a carreira, por corresponderem mais alta categoria ou cargo desempenhado pelo subscritor, considerando a situao tpica de ascenso gradual na carreira, perfil que , tambm, com raras excees, o dos contribuintes do regime geral de segurana social.

13

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. A esta concluso no obsta sequer a regra existente no regime geral da segurana social, em matria de densidade contributiva, que se basta com 120 dias de contribuies por ano civil para contabilizar um ano completo, uma vez que releva apenas em sede de taxa de formao da penso, no afetando a remunerao de referncia considerada no clculo da penso. A atual frmula de clculo da penso da Lei n. 60/2005, de 29 de dezembro, apesar de representar uma evoluo importante relativamente frmula inicial do Estatuto da Aposentao, apresenta, ainda, concretamente no que respeita parcela da penso relativa ao tempo de servio anterior a 2006, que apurada a partir da antiga frmula do Estatuto da Aposentao adaptada, uma disparidade com a do regime geral da segurana social. Essa disparidade est j atenuada mas ainda longe de estar completamente eliminada, uma vez que o apuramento da remunerao de referncia no regime geral a partir de uma mdia de remuneraes percebidas num perodo muito alargado reduz substancialmente o valor desta e, assim, indiretamente da prpria taxa de substituio, traduzida pela percentagem de cobertura da ltima remunerao auferida pela primeira penso obtida. 2.2. Equidade A solidariedade entre geraes no pode deixar de ser bidirecional, dos trabalhadores ativos para com os pensionistas, mas igualmente destes para com aqueles, no podendo razoavelmente exigir-se aos primeiros um esforo desproporcionado para aquilo que so as suas capacidades e para aquilo que sero previsivelmente os benefcios que colhero no futuro do sistema, isto mesmo admitindo que as novas regras no sero tambm elas alvo de alterao em sentido desfavorvel no futuro. Acresce que existe tambm uma enorme desproporo entre aquilo que o nvel de penses da Caixa e o esforo contributivo realizado pelos seus beneficirios, que, recordase, contriburam para aposentao e penso de sobrevivncia com uma percentagem da sua remunerao de 7% at 1984, de 8% entre 1985 e 1993, de 10% entre 1994 e 2010 e de 11% desde 2011.
14

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. Essa realidade inequivocamente comprovada por um simples exerccio terico com os seguintes pressupostos, exageradamente generosos: a) Quotas descontadas pelo trabalhador durante uma carreira completa de 36 anos; b) Contribuio constante do empregador de 23,75% durante o mesmo perodo (nota-se que no regime geral da segurana social, com base na desagregao da taxa contributiva global para as eventualidades velhice, invalidez e morte - as que a Caixa assegura -, competeria aos empregadores uma taxa real inferior, de apenas 16,4%); c) Capitalizao, juntamente com os juros sucessivamente gerados por esse capital, das quotas do subscritor e das contribuies do empregador a uma taxa lquida de 4% ao ano (taxa tcnica aceite nos estudos atuariais); d) Canalizao da totalidade do capital acumulado (incluindo a parte relativa s quotas e contribuies para penso de sobrevivncia) para financiar exclusivamente a penso de aposentao; do qual resulta que o financiamento assim gerado apenas daria para pagar as penses do subscritor durante cerca de nove anos, quando um aposentado recebe, em mdia, penso durante 18,1 anos e depois ainda deixa aos herdeiros uma penso de sobrevivncia de cerca de metade da penso de aposentao. Deste exerccio resulta tambm evidente no ter qualquer adeso realidade a ideia de que seria o facto de os empregadores dos subscritores da Caixa no terem contribudo historicamente com uma percentagem das remuneraes dos seus funcionrios equivalente existente no regime geral a responsvel pelo desequilbrio estrutural do regime de proteo social convergente.

15

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. 2.3. Autofinanciamento O regime da Caixa padece de um desequilbrio financeiro estrutural que imputvel conjugao de diversos fatores: Uns de poltica legislativa, relacionados com: a) A proliferao de regimes especiais, alguns deles em que o tempo expectvel de pagamento da penso chega a superar, vrias vezes, a carreira contributiva; b) As restries na admisso de novos trabalhadores na Administrao Pblica e as medidas de poltica remuneratria que tm vindo a ser adotadas nos ltimos anos; c) Medidas de convergncia, como o fecho do regime da Caixa a novos subscritores embora este seja responsvel, no mximo, por apenas cerca de 400 milhes de um dfice anual atual de 4,36 mil milhes (dfice estimado total da Caixa para o corrente ano de 2013, que ter que ser coberto por transferncias do Oramento Geral do Estado). Outros de natureza demogrfica, como: a) O envelhecimento da populao de subscritores, que reflete o amadurecimento do regime; b) O aumento da esperana mdia de vida. Outros ainda de natureza econmico-financeira, como a reduo salarial que afeta a generalidade dos subscritores da Caixa e que conduz a uma descida das contribuies. Em 20 anos de convergncia, de 1993 a 2013, e apesar das importantes medidas estruturais concretizadas, o custo com penses subiu de 1.681 milhes de euros para 9.253 milhes de euros (2013), o mesmo dizer de 2,31% para um valor nunca inferior a 5,5% do PIB, passando o nmero de aposentados e reformados de cerca de 203.000 para mais de 468.000 e a penso mdia de 538,42 para 1 282,58.

16

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. No mesmo perodo, as necessidades anuais de financiamento da Caixa a partir do Oramento do Estado passaram de 765 milhes de euros, numa poca em que s as autarquias locais e as regies autnomas contribuam como empregadores e com apenas 8% da massa salarial, para 4.36 mil milhes de euros, quando todos os empregadores contribuem com 20% da massa salarial, e o rcio subscritores ativos / aposentados desceu perigosamente de 3,56 para 1,13. O nvel de autofinanciamento das prestaes pagas pela Caixa (penses de aposentao e sobrevivncia atribudas) por contribuies recebidas dos trabalhadores e das entidades pblicas empregadoras situa-se, em 2013, pouco acima dos 40%, sendo os restantes quase 60% (mais do triplo da taxa contributiva real do empregador no regime geral da segurana social para as eventualidades velhice, invalidez e morte) cobertos por transferncias do Oramento do Estado, ou seja, por impostos ou por recurso ao endividamento. Mesmo admitindo que todos os novos funcionrios recrutados pela Administrao Pblica desde o fecho do regime da Caixa em 1 de janeiro de 2006 tivessem sido, ainda, inscritos na Caixa (admitindo 100.000 novos trabalhadores, por excesso), em 2013, ano em que todos os empregadores contribuem j com 20% da massa salarial do seu pessoal, a capacidade de autofinanciamento do regime de proteo social assegurado pela Caixa apenas conheceria um acrscimo de cerca de 400 milhes de euros, o que a manteria ainda em nvel inferior a 50%. A evoluo previsvel dos fatores crticos para a sustentabilidade financeira estrutural da Caixa aponta no sentido da continuao da degradao da situao, num momento em que desequilbrios oramentais estruturais do Estado, vinculaes internacionais relacionadas com estes mesmos desequilbrios e a situao econmica do Pas no permitem continuar, como at aqui, a aumentar anualmente o valor da contribuio para a Caixa. O dfice anual da Caixa ascende a 2,6% do PIB, com tendncia crescente, situao que se afigura insustentvel, pelas razes expostas em 1..

17

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. 3. Convergncia A questo de saber se a disparidade assinalada em 2.1. - que inicialmente discriminava positivamente funcionrios pblicos face a trabalhadores do setor privado, depois funcionrios pblicos face a trabalhadores do setor privado e do setor pblico com relao jurdica de emprego privado e, mais recentemente, funcionrios pblicos admitidos at 31 de agosto de 1993 face a todos os restantes trabalhadores e funcionrios respeita princpios bsicos de igualdade proporcional, isto , se tem fundamento substantivo suficiente, foi sendo repetidamente respondida negativamente pelo legislador, que desde a primeira metade da dcada de 80 vem impondo a convergncia de regimes. A convergncia de regimes, melhor, a convergncia do regime da Caixa para o regime geral da segurana social, sem qualquer garantia de salvaguarda de situaes discriminatrias, um princpio h muito afirmado na ordem jurdica em sede prpria, especificamente nos instrumentos legislativos mais importantes no domnio das penses, como que balizando expectativas e sinalizando o sentido da evoluo futura do sistema de penses da Caixa. Com efeito, a convergncia entre os dois regimes pblicos de penses consta das leis de bases da segurana social h cerca de trs dcadas, inicialmente tendo como horizonte a criao de um novo regime nico, diferente daqueles dois, mais recentemente com o objetivo declarado de aplicar aos utentes da Caixa as regras do regime geral. 3.1. Nveis Dos trs nveis teoricamente possveis de convergncia: a) Alterao das regras apenas para os futuros subscritores (1. nvel); b) Alterao das regras para os futuros subscritores e para os atuais subscritores/futuros beneficirios (2. nvel); e c) Alterao das regras para os futuros subscritores, para os atuais

subscritores/futuros beneficirios e para os atuais beneficirios (3. nvel);

18

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

foi inicialmente escolhido o primeiro, que parecia responder adequadamente aos princpios de igualdade proporcional e de equidade, que constituam poca a principal preocupao, tanto assim que continuaram a multiplicar-se, para os subscritores inscritos at 31 de agosto de 1993, os regimes de exceo, alguns s eliminados com o Decreto-Lei n. 229/2005, de 29 de dezembro. Em 1993, a dvida pblica era de 54,6% do PIB, tendo sido neste contexto que, nesse ano, foi decidido passar a aplicar aos novos funcionrios pblicos, isto , aos que fossem admitidos a partir de 1 de setembro de 1993, as regras de clculo da penso do regime geral de segurana social (o mesmo figurino viria a ser adotado na reforma do regime geral de 2002). Naquela ocasio, aos subscritores da Caixa inscritos at 31 de agosto de 1993 foi permitida a manuteno do regime de que historicamente beneficiavam, no podendo, porm, tal opo do legislador interpretar-se como a garantia da imutabilidade futura das regras que lhes eram aplicveis, pois que uma das caratersticas matriciais do regime da Caixa, inscrita no artigo 43. do Estatuto da Aposentao, era a de que o regime legal e a situao de facto a considerar na aposentao era a que se verificasse na data da prolao do despacho que reconhecesse o direito e fixasse o valor da penso. A deciso, temporalmente datada, de imputar o nus do ajustamento em exclusivo a quem ainda no tinha entrado no sistema, cedo revelou limitaes, quando o desequilbrio estrutural do regime da Caixa e a situao das finanas pblicas alteraram substancialmente as circunstncias em que havia sido tomada. A partir de 2000, o PIB estagnou, registando at 2007 um crescimento mdio de 1,1%, e a dvida pblica aumentou de 50,7% para 68,3% do PIB entre 2000 e 2007.

19

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. Decidiu-se, ento, em face do novo contexto - que colocava a sustentabilidade financeira no mesmo patamar de importncia com a igualdade e a equidade como foras motrizes do esforo de convergncia -, chamar os subscritores da Caixa que ainda no reuniam condies para beneficiar dos direitos consagrados no seu regime a participar no esforo de reequilibrar o sistema (o mesmo figurino viria a ser adotado na reforma do regime geral de 2007), o que sucedeu, por diversas vezes, com Governos sustentados por diferentes maiorias e partidos polticos, entre 2004 e 2013, destacando-se: Em 2004, a reduo da penso da Caixa de 100% para 90% da ltima remunerao mensal do subscritor, assim se eliminando a situao incompreensvel de o funcionrio aposentado receber mais de penso do que percebia de salrio; Em 2006: a) O fecho do regime da Caixa, que deixou de poder inscrever novos subscritores, sendo os novos funcionrios pblicos, contratados a partir de 1 de janeiro de 2006, obrigatoriamente inscritos no regime geral de segurana social; b) A convergncia gradual do regime geral da Caixa para o regime geral em matria de condies de aposentao - de 60 para 65 anos, ao ritmo de seis meses por ano - e de tempo de servio correspondente a uma carreira completa - de 36 para 40 anos, tambm ao ritmo de seis meses por ano; c) A eliminao ou adaptao de vrias dezenas de regimes especiais de aposentao e de reforma da Caixa, mais favorveis do que o regime do Estatuto da Aposentao, aplicado pela Caixa generalidade dos seus subscritores; d) A convergncia instantnea da frmula de clculo das penses do regime geral da Caixa, atravs da cristalizao de uma primeira parcela da penso, apurada com base nas regras antigas adaptadas ao tempo de servio prestado na sua vigncia at 31 de dezembro de 2005 -, e da receo automtica das regras do regime geral para aplicao carreira posterior a 2005.

20

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

Em 2008, na sequncia da reforma do regime geral de 2007 e por importao das novas regras deste: a) Aplicao s penses atribudas a partir de 2008 do fator de sustentabilidade estabelecido para o regime geral, apurado em funo da evoluo da esperana mdia de vida aos 65 anos; b) Alterao do regime de aposentao antecipada, que passou a depender de 30 anos de servio aos 55 anos de idade; c) Bonificao das penses requeridas aps o trabalhador reunir todos os requisitos para a aposentao; d) Atualizao diferenciada das penses, em funo do valor daquelas, segundo a inflao e o crescimento real do PIB. Em 2010, tambm para as penses futuras, a primeira parcela da penso da Caixa, relativa ao tempo de servio prestado at 2005, deixou de ter por referncia 90% da ltima remunerao mensal para passar a corresponder a 90% da ltima remunerao de 2005 revalorizada nos termos do regime geral de segurana social, com base na inflao, e a penso antecipada passou a ser penalizada em 0,5% por cada ms ou frao em falta ao subscritor para atingir a idade legal, semelhana do que sucedia no regime geral. Em 2011, para as penses a atribuir, a primeira parcela da penso da Caixa, relativa ao tempo de servio prestado at 2005, passou de 90% para 89% da ltima remunerao de 2005 revalorizada, em consequncia da subida de 10% para 11% das quotas dos subscritores.

21

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. Em 2013: a) Convergncia sbita - para as penses ainda no requeridas - dos regimes geral e especiais da Caixa para o regime geral de segurana social em matria de condies de aposentao e de reforma - 65 anos de idade e 15 anos de servio para a generalidade dos subscritores da Caixa e 60 anos de idade e tempo de servio varivel para os regimes especiais dos militares e elementos das foras de segurana lato sensu; b) Alargamento da base de incidncia contributiva relevante para o clculo da segunda parcela da penso, a partir de 2013, considerando todas as remuneraes efetivamente auferidas, tal como estabelecidas no Cdigo dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurana Social, independentemente de respeitarem ou no ao cargo pelo qual o subscritor se encontra inscrito na Caixa; c) Revalorizao das remuneraes a considerar no clculo da primeira parcela da penso, isto , das remuneraes auferidas at 2005, com base na evoluo do ndice 100 da escala salarial das carreiras de regime geral da funo pblica - em detrimento da inflao -, por melhor se adequarem realidade remuneratria especfica da funo pblica. Apesar disso, a situao no parou de agravar-se, somando-se ao desequilbrio estrutural da Caixa uma das maiores crises financeiras e econmicas escala global desde a Grande Depresso, que fez colapsar economias e provocou uma severa e ainda no ultrapassada crise das dvidas soberanas, que impediu vrios Estados, incluindo Portugal, de se financiarem no mercado da dvida pelos mecanismos normais, obrigando-os a recorrer a assistncia internacional de emergncia, concedida sob condies muito exigentes. A partir de 2008, a dvida pblica aumentou de 71,7% para 123,6% do PIB entre 2008 e 2012. Enquanto isso o regime da Caixa atingia a situao de insustentabilidade descrita em 2.3.
22

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

Pela primeira vez, o Estado enfrentou a iminncia da situao de bancarrota sem possibilidade de recorrer a instrumentos de poltica monetria. Assim, alteraram-se de forma substancial e irremedivel as circunstncias em que se havia fundado a deciso de circunscrever ao 2. nvel a participao dos utentes da Caixa no esforo indispensvel sua viabilizao. A correo do desequilbrio estrutural da Caixa, que, pela sua dimenso e evoluo, objetivamente ameaa a j difcil situao financeira do Estado, exige, com efeito, medidas enrgicas e estruturais, sem precedentes em Portugal nos anos mais recentes, mas adequadas e proporcionadas gravidade dos problemas que o Pas enfrenta. No pode, desta feita, o ajustamento ser efetuado apenas para as penses a calcular no futuro o que s por si adiaria o incio dos efeitos em cerca de dois anos, dado o volume de pedidos, a que ainda aplicvel a legislao de 2012, pendentes de instruo na Caixa porque, como a experincia demonstra, a despesa total continuaria a aumentar de forma acelerada s por efeito do aumento do nmero de penses. 3.2. Soluo A nica soluo - inevitavelmente consensual, porque ditada, em estado de necessidade, por razes de elementar pragmatismo, sem preconceitos ideolgicos ou opes de fundo sobre um novo modelo de segurana social - passa por aprofundar a convergncia numa dupla dimenso: ao nvel da receita, atravs do aumento da taxa da contribuio dos empregadores para o valor existente no regime geral da segurana social (23,75%), o que dever acontecer j em 2014, e do lado da despesa, atravs da reduo estrutural do nvel de despesa com penses.

23

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. 3.2.1. Receita Ao nvel da receita, no h alternativas viveis ao aumento da taxa da contribuio do empregador. A taxa das quotizaes dos trabalhadores j se encontra nos 11%, que a taxa do regime geral, alm de que estes trabalhadores - que no beneficiaro do mesmo regime de aposentao - aposentar-se-o, pelo menos, cinco anos mais tarde e tero uma penso inferior dos funcionrios j aposentados. Suportam ainda presentemente cortes salariais que diminuem a sua capacidade de suportar o esforo exigido. A manuteno do grau de contribuio do Estado para a Caixa encontra as fortes restries anteriormente referidas, s sendo possvel: a) Se aumentasse significativamente a carga fiscal, que j se encontra num patamar reconhecidamente elevado, com prejuzo para o crescimento econmico e para a criao de emprego, num efeito em cadeia que no deixaria de repercutir-se negativamente sobre todos os cidados; ou b) Se o Estado conseguisse, para suportar esta despesa, financiar-se externamente, o que iria acresceria aos nveis de endividamento do Pas j de si muito elevados, sendo, de resto, a capacidade de cortar estruturalmente despesa justamente um dos fatores mais relevantes para garantir o acesso a financiamento externo pelos canais normais. 3.2.2. Despesa Ao nvel da reduo da despesa, via que o PAEF privilegia, a soluo mais equitativa e vivel passa por alterar a frmula de clculo da parcela da penso dos subscritores da Caixa inscritos at 31 de agosto de 1993 relativa ao tempo de servio prestado at 2005 e reduzir ou recalcular a penso ou primeira parcela da penso dos aposentados por forma a aproximar-se - o que ainda assim apenas suceder parcialmente - do valor que resultaria das regras aplicadas no regime geral e na Caixa aos subscritores inscritos desde 1 de setembro de 1993.

24

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

Alterar a frmula apenas para o futuro significaria que nenhum efeito positivo na sustentabilidade seria sentido no curto e no mdio prazo. A configurao da despesa tambm limita fortemente a capacidade de o legislador definir nveis de iseno para as redues e reclculos sem comprometer a utilidade da medida. 3.3. Medidas A presente proposta de lei aprofunda a convergncia, para os novos pensionistas, como sempre sucedeu no passado e como impem princpios de justia material e de equidade h muito defendidos pelo legislador, mas igualmente para os atuais pensionistas, pelas mesmas razes mas tambm, essencialmente, por imperativos de sustentabilidade financeira cuja gravidade e premncia no podem deixar de prevalecer, ao menos provisoriamente, sobre as expectativas dos afetados, preservando, porm, os efeitos j produzidos das situaes a alterar, que apenas so modificadas para o futuro. No atual contexto de emergncia econmica e financeira do Estado, no h condies materiais para, por mais tempo, continuar a circunscrever o nus da insustentabilidade financeira do sistema aos futuros beneficirios. Os beneficirios atuais e futuros deste sistema que so os principais interessados na sua sustentabilidade financeira devem, todos, sem exceo, na medida das suas possibilidades, participar nesse esforo, na certeza de que o que lhe vier a acontecer no futuro no deixar de a todos por igual afetar, inevitavelmente em maior medida do que os sacrifcios que agora so pedidos. Assim, o esforo pedido aos atuais pensionistas essencial salvaguarda das suas prprias expectativas, que apenas podem ser adequadamente protegidas num contexto de sustentabilidade do sistema de penses a que pertencem. Tal esforo, seguramente bem compreendido no quadro da solidariedade entre geraes, a melhor garantia de que tambm as geraes vizinhas das atualmente aposentadas podero dispor, ainda assim, de um grau mnimo de autonomia na definio do futuro.

25

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. O imperativo do aprofundamento da convergncia passa por: Considerar no clculo da primeira parcela da penso da Caixa, relativa ao tempo de servio prestado at 2005, 80%, em vez dos atuais 89%, da ltima remunerao de 2005 revalorizada nos termos do ndice 100 da escala salarial das carreiras de regime geral da funo pblica, substituindo-se definitivamente o critrio tradicional do regime da Caixa - remunerao lquida ou ilquida da percentagem da quota para a Caixa - pela tradicional taxa global de formao da penso do regime geral 2% de taxa anual de formao por cada um dos 40 anos de trabalho. A no existncia de histrico de registo de remuneraes relativamente aos subscritores da Caixa inscritos at 31 de agosto de 1993 inviabiliza a imediata convergncia total de regimes, na medida em que no permite aplicar a frmula de clculo do regime geral que apura a remunerao de referncia a partir da mdia mensal remuneratria de toda a carreira. Substituir a regulao exaustiva em legislao prpria do regime de proteo social convergente das condies de aposentao, designadamente idade legal de acesso penso, e da disciplina do fator de sustentabilidade, por remisses dinmicas para a legislao do regime geral naqueles domnios, assim se evitando a necessidade de futuras alteraes legislativas em duplicado; Eliminar, para as prestaes a atribuir no futuro, a possibilidade de um aposentado ou reformado que se encontre legalmente a exercer funes pblicas optar por receber a penso em detrimento da remunerao, por se considerar que quem trabalha deve obrigatoriamente auferir a contrapartida do servio que presta e no uma prestao por natureza substitutiva de rendimentos do trabalho. Mantm-se, porm, os atuais regimes especiais de exerccio de funes pblicas por aposentados, sem prejuzo de os interessados terem de optar entre receber um tero da penso e a totalidade da remunerao ou perceber um tero da remunerao e a totalidade da penso;

26

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. Aperfeioar o regime de acumulao das penses e capitais de remio de natureza indemnizatria atribudos em consequncia de acidentes de trabalho ou doenas profissionais sem qualquer impacto real na capacidade geral de ganho e nos rendimentos com remuneraes do trabalho e penses de aposentao ou reforma; Reduzir imediatamente em 10% ou recalcular a primeira parcela das penses de aposentao e de reforma em pagamento em 1 de janeiro de 2014 de valor mensal superior a 600,00 em cuja fixao tenha intervindo frmula antiga do regime da Caixa - que deu grande maioria das penses o valor de 100% da ltima remunerao mensal -, sem prejuzo: a) Das penses e parcelas de penso fixadas de acordo com as normas aplicveis ao clculo das penses dos beneficirios do regime geral de segurana social, das penses automaticamente atualizadas por indexao parcial remunerao de trabalhadores no ativo (desde o incio j 10% abaixo das penses anteriormente referidas) e das penses de reforma extraordinria ou de invalidez dos deficientes das Foras Armadas, que no so alteradas; b) Das penses dos aposentados com idade igual ou superior a 75 anos, que esto isentas da reduo / reclculo em funo daquela idade, isto , o limite mnimo geral de iseno de 600,00 sobe 150,00 de cinco em cinco anos a partir dos 75 anos de idade do pensionista; c) A reduo / reclculo fica sujeita condio resolutiva de a capacidade econmica do Pas e o equilbrio financeiro do Estado permitir reverter aquelas medidas, aferidos pela verificao cumulativa das seguintes condies em dois anos consecutivos: o PIB tenha um crescimento nominal anual igual ou superior a 3% e o saldo oramental esteja prximo do equilbrio, no inferior a 0,5% do PIB.

27

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. Aplicar s penses de sobrevivncia - prestaes de natureza contributiva atribudas aos herdeiros dos aposentados e reformados da Caixa, independentemente da situao econmica de quem as recebe, que correspondem, em regra, a metade do valor mensal da penso do falecido e que so livremente acumulveis com todos os tipos de rendimentos, nomeadamente remuneraes do trabalho e penses de aposentao ou reforma - o mesmo regime de reduo e reclculo estabelecido para as penses de aposentao e de reforma, com as necessrias adaptaes, nomeadamente estabelecendo limites de iseno no inferiores a uma vez o indexante dos apoios sociais (IAS); Revogar todas as normas que estabelecem acrscimos de tempo de servio com efeitos a partir de 2014, sem prejuzo da aplicao daqueles acrscimos ao tempo prestado at 2013; Fazer depender o direito a prestaes da Caixa com fundamento em incapacidade da confirmao dessa incapacidade pela junta mdica da Caixa, sem prejuzo das competncias das juntas privativas dos Servios para todas as matrias de gesto interna de recursos humanos que no se repercutam financeiramente na Caixa. 3.4. Efeitos A presente proposta de lei, salvaguardando o ncleo essencial do direito a uma penso, opera um reequilbrio relativo entre o esforo exigido e os benefcios atribudos aos trabalhadores passados e atuais e aos pensionistas atuais e futuros, procurando concretizar a solidariedade entre geraes que no pode ter sentido nico, particularmente no atual contexto de emergncia financeira do Estado. No plano estritamente financeiro, procura estancar a degradao da situao de crnica insustentabilidade do regime da Caixa, que atinge neste momento uma gravidade sem precedentes, atravs de medidas que globalmente representam, a partir de 2014, por ano, cerca de 1.070 milhes de euros ou 0,65% do PIB (o dfice da Caixa reduzido de 2,6% para, ainda assim, cerca de 2% do PIB), sendo:

28

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

a) De cerca de 720 milhes de euros a reduo na despesa com penses (a reduo das penses e o recalculo da primeira parcela das penses em abono poupa ao Estado cerca de 680 milhes de euros nas penses de aposentao, reforma e invalidez e cerca de 40 milhes de euros nas penses de sobrevivncia); b) De cerca de 350 milhes de euros o aumento da receita resultante da subida para 23,75% da taxa da contribuio dos empregadores. Os efeitos da alterao, para o futuro, da frmula de clculo da primeira parcela da penso dos subscritores da Caixa inscritos at 31 de agosto de 1993 apenas sero sentidos a prazo, ao ritmo a que forem sendo atribudas penses com base nessas novas regras, esperandose, todavia, que venham igualmente a ter um impacto significativo na correo da trajetria de insustentabilidade do sistema de penses assegurado pela Caixa O conjunto das medidas propostas na presente proposta de lei afigura-se essencial para repor o sistema de penses pblico num caminho de viabilidade financeira futura, garantindo, desse modo, as expectativas dos atuais e vindouros beneficirios de prestaes asseguradas pela Caixa. 4. Concluso De uma perspetiva de poltica legislativa, a lei agora proposta assume-se como medida incrementadora do Estado Social de Direito, enquanto modelo de Estado adotado na Constituio da Repblica Portuguesa. Assume-se esta medida como implementadora do Estado Social de Direito, desde logo, ao prosseguir um reforo dos princpios da igualdade e da justia ao respetivo modelo coexistenciais, quando, salvaguardando o ncleo essencial do direito a uma penso, opera um reequilbrio relativo entre o esforo exigido e os benefcios atribudos aos trabalhadores passados e atuais e aos pensionistas atuais e futuros, procurando concretizar a solidariedade entre geraes que no pode ter sentido nico, particularmente no atual contexto de emergncia financeira do Estado.
29

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

neste quadro, e a partir da vocao implementadora dos princpios da igualdade e da justia material, que deve ter-se presente que a Constituio no impe ou sequer sugere qualquer separao entre o regime de proteo social aplicvel aos trabalhadores que exeram funes pblicas e o regime aplicvel ao universo dos restantes trabalhadores, tal como no impe qualquer discriminao positiva a favor de um daqueles universos. Na verdade, e tal como o Tribunal Constitucional tem repetidamente afirmado, apesar de resultar do texto constitucional a incumbncia para o Estado de organizar, coordenar e subsidiar um sistema de segurana social unificado e descentralizado - n. 2 do artigo 63. da Constituio da Repblica Portuguesa -, o domnio do direito segurana social tambm um domnio dos direitos fundamentais sociais, os quais, por natureza e fisionomia constitucional, no so imunes possibilidade de livre conformao legislativa, alm de que dependem da existncia de recursos financeiros para serem efetivos. Pelo contrrio, ao legislador ordinrio que cabe, em primeira linha, definir as solues que entenda mais adequadas para dar cumprimento aos comandos constitucionais a que se encontra adstrito - em face das circunstncias e condicionalismos de cada momento -, o que, no mbito dos sistemas de segurana social, conduziu primeiro a uma separao de regimes e, desde 1993 - ainda que de forma mais acentuada desde 2005 -, tem levado a um esforo significativo no sentido de uma maior convergncia entre os mesmos, comprovada que est a situao de desigualdade que hoje em dia carateriza os dois regimes. Mas a vocao implementadora do Estado Social de Direito que carateriza a presente proposta de lei revela-se, outrossim, no particular respeito pelos direitos fundamentais dos cidados, enquanto posies jurdicas de defesa frente aos poderes pblicos, que anima a conceo do correspondente normativo, qual presidiu a conscincia elementar de que a liberdade ou margem de inovao acima referidas, por mais amplas que possam ser as suas fronteiras, no pode naturalmente ser exercida a tudo o custo. Nesse sentido, a presente proposta de lei consagra, como se referiu anteriormente, um conjunto de solues que, pondo em evidncia interesses e valores constitucionais tendencialmente conflituantes, no encontram obstculos sob o ponto de vista da sua conformidade constitucional.
30

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

Desde logo e no que matria da proteo da confiana diz respeito, recorde-se, para alm do facto de a convergncia de regimes, melhor, a convergncia do regime da Caixa para o regime geral da segurana social, sem qualquer garantia de salvaguarda de situaes discriminatrias, ser, como se viu, um princpio h muito afirmado na ordem jurdica em sede prpria, especificamente nos instrumentos legislativos mais importantes no domnio das penses, como que balizando expetativas e sinalizando o sentido da evoluo futura do sistema de penses da Caixa. Essa convergncia entre os dois regimes pblicos de penses consta das leis de bases da segurana social h cerca de trs dcadas - inicialmente tendo como horizonte a criao de um novo regime nico, diferente daqueles dois, mais recentemente com o objetivo declarado de aplicar aos utentes da Caixa as regras do regime geral -, constituindo entendimento pacfico do Tribunal Constitucional o de que, em matria de sucesso de leis, uma norma ser inconstitucional se resultar dela uma ideia de arbitrariedade ou excessiva onerosidade, o que acontecer sempre que a alterao na ordem jurdica resultante dessa norma no seja razoavelmente previsvel para o seu destinatrio e a mesma seja desproporcional. Indo precisamente ao encontro desta preocupao, a presente proposta de lei vem associar as alteraes dos montantes das penses a critrios ou indicadores de confiana, os quais no apenas garantem a justia e equidade das solues que vem consagrar mas, essencialmente, mitigam fortemente o seu impacto na vida dos respetivos destinatrios, afastando uma dimenso excessiva ou desproporcionada que as mesmas pudessem comportar.

31

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. So trs os referidos critrios de confiana: salvaguarda de valores mnimos, o que permite subtrair ao universo de aplicao da presente proposta de lei os beneficirios de penses cujo valor se entende ser indispensvel para garantir condies mnimas de subsistncia, defendendo-se, assim, o ncleo essencial da existncia mnima inerente ao respeito pela dignidade da pessoa humana, protegido constitucionalmente atravs da proibio de retrocesso social; proteo pela idade, o que pretende atenuar as redues dos montantes das penses em funo da evoluo da idade do pensionista, levando em considerao a necessidade de acautelar a situao dos beneficirios mais idosos, numa altura em que j no seja possvel fazer um reajustamento das suas circunstncias de vida; e indexao a indicadores econmicos objetivos, o que garante no apenas a no definitividade das medidas que agora se aprova mas, e sobretudo, a expectativa da sua possvel reversibilidade no futuro, logo que as condicionantes econmicas o permitirem. Atravs destes mecanismos, protegem-se, assim, fortemente as expectativas e o investimento de confiana feito pelos beneficirios quanto ao montante das suas penses, salvaguardando-se, do mesmo passo, a liberdade constitutiva e a autorrevisibilidade que caracterizam a autonomia da funo legislativa. E igualmente atravs dos mesmos mecanismos que, do ponto de vista da proibio do excesso ou regra da sujeio das intervenes ablativas das posies jurdicas dos particulares ao mnimo necessrio, tambm elas coexistenciais a um Estado de Direito digno dessa qualificao, se pode afirmar a conteno destas medidas num mnimo necessrio para assegurar a prpria subsistncia do sistema pblico de segurana social, provada que foi, tal qual o acima referido, a adequao do contedo da presente proposta de lei como resposta aos desafios de ndole econmica, financeira, demogrfica e dos prprios princpios que este sistema enfrenta na atualidade. Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n. 23/98, de 26 de maio.

32

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

Assim: Nos termos da alnea d) do n. 1 do artigo 197. da Constituio, o Governo apresenta Assembleia da Repblica a seguinte proposta de lei: Artigo 1. Objeto 1 - A presente lei estabelece mecanismos de convergncia do regime de proteo social da funo pblica com o regime geral da segurana social. 2 - A presente lei procede tambm: a) quarta alterao Lei n. 60/2005, de 29 de dezembro, alterada pelas Leis n.s 52/2007, de 31 de agosto, 11/2008, de 20 de fevereiro, e 66-B/2012, de 31 de dezembro, que estabelece mecanismos de convergncia do regime de proteo social da funo pblica com o regime geral de segurana social no que respeita s condies de aposentao e clculo das penses; b) terceira alterao ao Decreto-Lei n. 503/99, de 20 de novembro, alterado pelas Leis n.s 59/2008, de 11 de setembro, e 64-A/2008, de 31 de dezembro, que aprova o novo regime jurdico dos acidentes em servio e das doenas profissionais no mbito da Administrao Pblica; c) alterao do Decreto-Lei n. 498/72, de 9 de dezembro, que aprova o Estatuto da Aposentao. 3 - A presente lei revoga ainda as normas que estabelecem acrscimos de tempo de servio para efeitos de aposentao no mbito da Caixa Geral de Aposentaes (CGA).

33

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. Artigo 2. Alterao Lei n. 60/2005, de 29 de dezembro O artigo 5. da Lei n. 60/2005, de 29 de dezembro, alterada pelas Leis n.s 52/2007, de 31 de agosto, 11/2008, de 20 de fevereiro, e 66-B/2012, de 31 de dezembro, passa a ter a seguinte redao: Artigo 5. [] 1 - []: a) A primeira parcela, designada P1, correspondente ao tempo de servio prestado at 31 de dezembro de 2005, calculada com base na seguinte frmula: R x T1 / 40 em que: R 80% da remunerao mensal relevante nos termos do Estatuto da Aposentao, com um limite mximo correspondente a 12 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS), percebida at 31 de dezembro de 2005; e T1 a expresso em anos do nmero de meses de servio prestado at 31 de dezembro de 2005, com o limite mximo de 40 anos; b) []. 2 - A Caixa Geral de Aposentaes aplica o fator de sustentabilidade correspondente ao ano da aposentao de acordo com o regime que sucessivamente vigorar para o fator de sustentabilidade das penses de velhice do sistema previdencial do regime geral de segurana social. 3 - [].
34

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. 4 - []. 5 - []. Artigo 3. Aditamento Lei n. 60/2005, de 29 de dezembro aditado Lei n. 60/2005, de 29 de dezembro, alterada pelas Leis n.s 52/2007, de 31 de agosto, 11/2008, de 20 de fevereiro, e 66-B/2012, de 31 de dezembro, o artigo 3.-A, com a seguinte redao: Artigo 3.-A Condies de aposentao ordinria Podem aposentar-se os subscritores que contem o prazo de garantia e a idade normal de acesso penso de velhice que sucessivamente estiverem estabelecidos no sistema previdencial do regime geral de segurana social. Artigo 4. Alterao ao Decreto-Lei n. 498/72, de 9 de dezembro Os artigos 78. e 79. do Estatuto da Aposentao, aprovado pelo Decreto-Lei n. 498/72, de 9 de dezembro, passam a ter a seguinte redao: Artigo 78. [] 1 - Os aposentados, reformados, reservistas fora de efetividade e equiparados no podem exercer funes pblicas para quaisquer servios da administrao central, regional e autrquica, empresas pblicas, entidades pblicas empresariais, entidades que integram o setor empresarial regional e municipal e demais pessoas coletivas pblicas, exceto quando haja lei especial que o permita ou quando, por razes de interesse pblico excecional, sejam autorizados pelos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da Administrao Pblica.
35

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

2 - []: a) Os aposentados e reformados que se tenham aposentado ou reformado com fundamento em incapacidade; b) Os aposentados e reformados por fora de aplicao da pena disciplinar de aposentao ou reforma compulsiva. 3 - []: a) Todos os tipos de atividade e de servios, independentemente da sua durao, regularidade e, quando onerosos, forma de remunerao; b) []. 4 - []. 5 - []. 6 - [Revogado]. 7 - []. Artigo 79. Suspenso da penso 1 - No perodo que durar o exerccio das funes pblicas autorizadas os aposentados, reformados, reservistas fora de efetividade e equiparados no recebem penso ou remunerao de reserva ou equiparada. 2 - Cessado o exerccio de funes pblicas, o pagamento da penso ou da remunerao de reserva ou equiparada, com valor atualizado nos termos gerais, retomado. 3 - []. 4 - [].
36

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. 5 - []. Artigo 5. Alterao ao Decreto-Lei n. 503/99, de 20 de novembro O artigo 41. do Decreto-Lei n. 503/99, de 20 de novembro, alterado pela Lei n. 59/2008, de 11 de setembro, e pela Lei n. 64-A/2008, de 31 de dezembro, passa a ter a seguinte redao: Artigo 41. [] 1 - []: a) Com remunerao correspondente ao exerccio da mesma atividade, em caso de incapacidade permanente absoluta resultante de acidente ou doena profissional; b) Com a parcela da remunerao correspondente percentagem de reduo permanente da capacidade geral de ganho do trabalhador, em caso de incapacidade permanente parcial resultante de acidente ou doena profissional; c) [Anterior alnea b)]. 2 - O incumprimento do disposto no nmero anterior determina a perda das prestaes peridicas correspondentes ao perodo do exerccio da atividade, sem prejuzo de reviso do grau de incapacidade nos termos do presente diploma. 3 - So acumulveis, sem prejuzo das regras de acumulao prprias dos respetivos regimes de proteo social obrigatrios, as prestaes peridicas por incapacidade permanente com a penso de aposentao ou de reforma e a penso por morte com a penso de sobrevivncia, na parte em que estas excedam aquelas.
37

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. 4 - O disposto nos nmeros anteriores aplica-se, com as necessrias adaptaes, s indemnizaes em capital, cujo valor fica limitado parcela da prestao peridica a remir que houvesse de ser paga de acordo com as regras de acumulao do presente artigo. Artigo 6. Alterao ao Decreto-Lei n. 137/2010, de 28 de dezembro O artigo 6. do Decreto-Lei n. 137/2010, de 28 de dezembro, alterado pela Lei n. 60-A/2011, de 30 de novembro, pelo Decreto-Lei n. 32/2012, de 13 de fevereiro, pela Lei n. 66-B/2012, de 31 de dezembro, e pelo Decreto-Lei n. 36/2013, de 11 de maro, passa a ter a seguinte redao: Artigo 6. [] 1 - []. 2 - []. 3 - Ficam ressalvados do disposto no nmero anterior os aposentados, reformados, reservistas ou equiparados, contratados ou nomeados, para: a) Integrarem as equipas de vigilncia s escolas previstas no DecretoLei n. 117/2009, de 18 de maio, alterado pelo Decreto-Lei n. 14/2012, de 20 de janeiro; b) Trabalharem como pilotos, controladores de trfego areo, tcnicos de manuteno aeronutica, investigadores de acidentes na aviao civil ou pessoal aeronutico especializado, ao abrigo do Decreto-Lei n. 145/2007, de 27 de abril;

38

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. c) Exercerem funes como mdicos em servios e estabelecimentos do Servio Nacional de Sade, nos termos do Decreto-Lei n. 89/2010, de 21 de julho, durante o perodo da sua vigncia, prorrogada pelo Decreto-Lei n. 94/2013, de 18 de julho, at 31 de julho de 2015; d) Prestarem formao profissional promovida pelo Instituto de Emprego e Formao Profissional, I. P., na qualidade de pilotos, controladores de trfego areo, tcnicos de manuteno aeronutica e outro pessoal aeronutico especializado, desde que a formao esteja circunscrita aos compromissos assumidos pelo Estado Portugus relativos ao desenvolvimento da indstria aeronutica e com prvia informao ao membro do Governo responsvel pela rea da Administrao Pblica; e) Intervirem, como rbitros presidentes na arbitragem a que se refere o artigo 375. do anexo I da Lei n. 59/2008, de 11 de setembro, alterada pela Lei n. 3-B/2010, de 28 de abril, pelo Decreto-Lei n. 124/2010, de 17 de novembro, e pelas Leis n.s 64-B/2011, de 30 de dezembro, 66/2012, de 31 de dezembro, e 68/2013, de 29 de agosto. 4 - Os aposentados, reformados, reservistas ou equiparados abrangidos pelo nmero anterior optam obrigatoriamente entre perceber a totalidade da penso ou da remunerao na reserva e uma tera parte da remunerao base que competir s funes exercidas ou receber a totalidade desta e uma tera parte da penso ou da remunerao na reserva, com exceo dos mdicos, aos quais continuam a aplicar-se os regimes de acumulao parcial e de suspenso da penso previstos no Decreto-Lei n. 89/2010, de 21 de julho.

39

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

5 - As entidades nas quais as funes so exercidas comunicam Caixa Geral de Aposentaes a opo do pensionista, nos termos e com as cominaes estabelecidas no Estatuto da Aposentao. 6 - [Revogado]. Artigo 7. Norma transitria e de adaptao 1 - As penses atribudas pela CGA, at data da entrada em vigor da presente lei, so alteradas, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2014, nos seguintes termos: a) As penses de aposentao, de reforma e de invalidez de valor mensal ilquido superior a 600,00, fixadas de acordo com as frmulas de clculo sucessivamente em vigor do Estatuto da Aposentao, aprovado pelo Decreto-Lei n. 498/72, de 9 de dezembro, bem como as fixadas de harmonia com regimes especiais previstos em estatutos prprios ou noutras disposies legais ou convencionais, tm o valor ilquido em 31 de dezembro de 2013 reduzido em 10%; b) As penses de aposentao, de reforma e de invalidez de valor mensal ilquido superior a 600,00, fixadas com base nas frmulas de clculo sucessivamente em vigor do artigo 5. da Lei n. 60/2005, de 29 de dezembro, alterada pelas Leis n.s 52/2007, de 31 de agosto, 11/2008, de 20 de fevereiro, e 66-B/2012, de 31 de dezembro, tm o valor ilquido do P1 recalculado por substituio da remunerao (R), inicialmente considerada, pela percentagem de 80% aplicada mesma remunerao ilquida de quota para aposentao e penso de sobrevivncia;

40

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2. c) As penses de sobrevivncia de valor global mensal ilquido superior a uma vez o indexante dos apoios sociais (IAS) fixadas de acordo com o Estatuto das Penses de Sobrevivncia, aprovado pelo Decreto-Lei n. 142/73, de 31 de maro, tm o valor global ilquido em 31 de dezembro de 2013 reduzido em 10%; d) As penses de sobrevivncia de valor global mensal ilquido superior a um IAS, fixadas simultaneamente de acordo com o Estatuto das Penses de Sobrevivncia, aprovado pelo Decreto-Lei n. 142/73, de 31 de maro, e com as regras do regime geral de segurana social, so recalculadas por aplicao do disposto na alnea b) ao valor ilquido do P1 da penso de aposentao, reforma ou de invalidez que tm por referncia. 2 - O disposto no nmero anterior no aplicvel s seguintes penses, que se mantm inalteradas: a) As fixadas exclusivamente com base nas normas legais aplicveis ao clculo das penses dos beneficirios do regime geral de segurana social, nos termos do disposto no Decreto-Lei n. 286/93, de 20 de agosto; b) As automaticamente atualizadas por indexao remunerao de trabalhadores no ativo lquida de quotas para aposentao e penso de sobrevivncia; c) As penses de reforma extraordinria ou de invalidez dos deficientes das Foras Armadas; d) As penses de aposentao, de reforma e de invalidez, atribudas pela CGA at data da entrada em vigor da presente lei, de valor mensal ilquido no superior a: i) 750,00, desde que o respetivo beneficirio tenha pelo menos 75 anos; ii) 900,00, desde que o respetivo beneficirio tenha pelo menos 80 anos; iii) 1050,00, desde que o respetivo beneficirio tenha pelo menos 85 anos; iv) 1200,00, desde que o respetivo beneficirio tenha pelo menos 90 anos;

41

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

e)As penses de sobrevivncia, atribudas pela CGA at data da entrada em vigor da presente lei, de valor global mensal ilquido no superior a: i) 450,00, desde que o beneficirio mais velho tenha pelo menos 75 anos; ii) 500,00, desde que o beneficirio mais velho tenha pelo menos 80 anos; iii) 550,00, desde que o beneficirio mais velho tenha pelo menos 85 anos; iv) 600,00, desde que o beneficirio mais velho tenha pelo menos 90 anos; 3 - A aplicao do disposto nas alneas d) e e) do nmero anterior evolui em funo da idade dos beneficirios abrangidos pelo mbito de aplicao, produzindo efeitos a partir de 1 de janeiro do ano seguinte quele em que o beneficirio completa a idade de cada escalo. 4 - Nos casos em que da aplicao do disposto no n. 2 resulte uma penso de aposentao, de reforma e de invalidez de valor mensal ilquido inferior a 600,00 ou uma penso de sobrevivncia de valor global mensal ilquido inferior a um IAS, aplica-se apenas a reduo necessria a assegurar a perceo daqueles valores, que so progressivamente elevados em funo da idade do beneficirio nos termos das alneas d) e e) do n. 2, respetivamente. 5 - O disposto nos nmeros anteriores igualmente aplicvel s penses de aposentao, de reforma, de invalidez e de sobrevivncia a atribuir pela CGA aps a entrada em vigor da presente lei de acordo com frmula de clculo referida nas alneas a) a d) do n. 1 do presente artigo, independentemente da data da apresentao do respetivo requerimento de penso ou da promoo oficiosa da sua atribuio, produzindo a reduo do valor da penso efeitos a partir do momento em que a esta seja devida.

42

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

6 - A alterao do valor das penses efetuada nos termos do presente artigo reversvel num contexto de crescimento econmico do pas e de equilbrio oramental das contas pblicas, aferido pela verificao cumulativa das seguintes condies em dois anos consecutivos: a) O Produto Interno Bruto (PIB) tenha um crescimento nominal anual igual ou superior a 3%; b) O saldo oramental esteja prximo do equilbrio, no inferior a -0,5% do PIB, de acordo com os princpios do Pacto de Estabilidade e Crescimento e, em particular, do Tratado sobre Estabilidade, Coordenao e Governao na Unio Econmica e Monetria, transpostos para a legislao nacional, designadamente para a Lei de Enquadramento Oramental, aprovada pela Lei n. 91/2001, de 20 de agosto. 7 - Verificadas as condies previstas no nmero anterior, opera-se uma reverso do reclculo das penses, efetuada para o valor ilquido auferido em 31 de dezembro de 2013, sem prejuzo das atualizaes legais. Artigo 8. Norma revogatria 1 - So revogadas todas as normas que estabelecem acrscimos de tempo de servio para efeitos de aposentao no mbito da CGA, sem prejuzo da aplicao dos acrscimos de tempo previstos ao tempo de servio prestado at 31 de dezembro de 2013 e do regime de bonificao aplicvel aos militares das Foras Armadas, previsto em legislao especial, que se encontra atualmente em reviso.

43

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

2 - So revogados o n. 2 do artigo 89. e o artigo 118. do Estatuto da Aposentao, aprovado pelo Decreto-Lei n. 498/72, de 9 de dezembro, passando o direito a prestaes da CGA atribudas com fundamento em incapacidade a depender da confirmao dessa incapacidade pela junta mdica da CGA. 3 - O disposto no nmero anterior abrange: a) Todas as penses e prestaes pecunirias pagas pela CGA que tenham como condio de atribuio, entre outras, a incapacidade do seu beneficirio; b) A incapacidade permanente parcial, qualquer que seja o grau, e a incapacidade permanente absoluta, independentemente da relao daquelas incapacidades com o servio ou as funes desempenhadas; c) Todas as situaes em que a incapacidade , previamente ao envio do processo CGA, declarada por outra entidade, nomeadamente com base em parecer ou deciso de junta ou servio mdico privativo. 4 - So revogados o n. 4 do artigo 37.-A e o n. 6 do artigo 78. do Estatuto da Aposentao, aprovado pelo Decreto-Lei n. 498/72, de 9 de dezembro. 5 - revogado o n. 6 do artigo 6. do Decreto-Lei n. 137/2010, de 28 de dezembro, alterado pela Lei n. 60-A/2011, de 30 de novembro, pelo Decreto-Lei n. 32/2012, de 13 de fevereiro, pela Lei n. 66-B/2012, de 31 de dezembro, e pelo Decreto-Lei n. 36/2013, de 11 de maro.

44

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

Artigo 9. Prevalncia 1 - O disposto no artigo anterior tem carter excecional e imperativo, prevalecendo sobre quaisquer outras normas, gerais ou especiais, contrrias e sobre instrumentos de regulamentao coletiva de trabalho e contratos de trabalho, no podendo ser afastado ou modificado pelos mesmos, com exceo: a) Do regime de acidentes de trabalho e doenas profissionais estabelecido no Decreto-Lei n. 503/99, de 20 de novembro, alterado pelas Leis n.s 59/2008, de 11 de setembro, e 64-A/2008, de 31 de dezembro; b) Do regime previsto no Decreto-Lei n. 43/76, de 20 de janeiro, relativamente aos militares qualificados deficientes das Foras Armadas ao abrigo daquele diploma. 2 - O disposto no artigo 3.-A da Lei n. 60/2005, de 29 de dezembro, na redao dada pela presente lei, tem carter excecional e imperativo, prevalecendo sobre quaisquer outras normas, gerais ou especiais, contrrias e sobre instrumentos de regulamentao coletiva de trabalho e contratos de trabalho, no podendo ser afastado ou modificado pelos mesmos, com exceo dos regimes no transitrios previstos no Decreto-Lei n. 229/2005, de 29 de dezembro, e dos regimes estatutariamente previstos para: a) Os militares das Foras Armadas, da Guarda Nacional Republicana, da Polcia Martima e outro pessoal militarizado; b) O pessoal com funes policiais da Polcia de Segurana Pblica; c) O pessoal de investigao criminal da Polcia Judiciria; d) O pessoal do corpo da guarda prisional.

45

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Proposta de Lei n. 171/XII/2.

3 - O regime de suspenso da penso previsto no artigo 79. do Estatuto da Aposentao, aprovado pelo Decreto-Lei n. 498/72, de 9 de dezembro, na redao dada pela presente lei, aplica-se s situaes de exerccio de funes constitudas ou renovadas a partir da entrada em vigor da presente lei. Artigo 10. Entrada em vigor A presente lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 12 de setembro de 2013

O Primeiro-Ministro

O Ministro da Presidncia e dos Assuntos Parlamentares

46

You might also like