You are on page 1of 4

Tipos de Processo Penal

Os princpios que informam o Processo Penal pode ser acusatrio, inquisitivo e misto.

Processo acusatrio- Surgiu durante o perodo republicano na ndia, entre os


atenienses e entre os romanos e vigora ainda em muitas legislaes inclusive a brasileira, os traos que marcam este processo so: a) o contraditrio, como garantia poltico-jurdica do cidado ; b) liberdade de defesa e igualdade de posio entre acusao e o ru; c) o processo pblico; d) acusar, defender e julgar so atribudas a pessoas distintas,e no o juiz que inicia o processo; e) o processo pode ser oral ou escrito; f) h igualdade entre as partes de direitos e obrigaes em decorrncia do contraditrio; g) cabe a parte acusadora da inicio ao processo, que poder ser o ofendido ou seu representante legal, ou rgo do Estado. Cabe ao Ministrio Pblico a funo de acusar, no desnaturando o processo acusatrio; h) livre apresentao das provas pelas partes. No atribui-se a qualquer cidado do povo a acusao. Em Roma onde se costuma buscar o prottipo do processo acusatrio, a acusao no fica a cargo a qualquer do povo. Os princpios que norteiam o processo acusatrio continuam ntegros apesar da evoluo, so eles: publicidade, contraditrio. A funo persecutria atribuio do Ministrio Pblico, por personificar a lei e ser representante da sociedade, permitindo excepcionalmente que tal funo seja exercida pelo ofendido( ao penal privada). No Brasil permite a qualquer povo denunciar o Presidente da Repblica e o Vice-Presidente nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha etc, nos crimes da mesma natureza. O processo e o julgamento competem ao Senado Federal.

Processo Inquisitivo- Desponta em Roma, quando ao Juiz j se permitia iniciar o


processo de ofcio, na Idade Mdia por influncia da Igreja, o processo inquisitivo passou a dominar toda ou quase toda Europa continental, a partir do Conclio Lateranense, em 1215. Nesta poca viram os soberanos que este tipo de processo era muito poderoso, e por isso espalhou-se entre os Tribunais seculares. O processo inquisitivo na verdade surgiu para evitar as injustias, mas ele converteu-se num instrumento de poder para interesses individuais, segundo Beling.

Os traos bsicos do processo inquisitivo so: a) concentrao das funes, acusadora, defensora e julgadora, nas mos de uma s pessoa; b) sigilo; c) ausncia de contraditrio; d) procedimento escrito; e) os Juzes eram permanentes e irrecusveis; f) as provas eram apreciadas de acordo com algumas regras, que eram mais aritmticas que processuais; g) a confisso era elemento suficiente para a condenao; h) admitia-se apelao contra a sentena. Em meados do sculo XIV, surgi na Frana um corpo de funcionrio que tinha a funo de promover a persecuo em nome do poder social: continuando porm os Juzes, com a mesma faculdade. Vindo a desaparecer com a Revoluo Francesa.

Processo Misto- Surgi aps a Revoluo Francesa e tambm conhecido sob a


denominao de sistema acusatrio formal, que introduzido na Frana em 1808. O processo misto se desenvolve em trs etapas: a) investigao preliminar; b) instruo preparatria; c) fase de julgamento. As duas primeiras fases do processo misto eram secretas e no contraditrias tais como o processo inquisitivo. Na fase do julgamento, o processo se desenvolve oralmente, publicamente e contraditrias. As funes de acusar, defender e julgar so entregues a pessoas distintas. Na Europa continental esse sistema sofre srias modificaes, onde se exigia que fossem aumentadas as garantias do ru. Na Frana, a Lei Constans, assegurava ao acusado o direito de defesa no curso da instruo preparatria.

Direito ptrio
No direito ptrio, o sistema adotado, no o processo acusatrio puro, mas um sistema acusatrio com requisios do inquisitivo. O Juiz deve julgar com imparcialidade a lide, mantendo-se equidistante das partes. O Juiz pode requisitar abertura de inqurito (art.5, II, do CPP); decretar de oficio priso preventiva (art.311 do CPP); conceder habeas corpus de ofcio (art.39 do CPP); ordenar, mesmos antes de iniciada a ao penal, a produo antecipada de provas consideradas urgentes e relevantes (art.156, I, do CPP); determinar, no curso da instruo, ou antes de proferir sentena, a realizao de diligncias para dirimir dvida sobre ponto relevante (art.156, II, do CPP); ouvir outras testemunhas alm das indicadas pelas partes (art.209 do CPP) e, inclusive, as referidas pelas testemunhas ( par.1 do art. 209 do CPP). A acusao, nos crimes de ao pblica, cabe ao Ministrio Pblico. E os delitos de ao privada, cabe prpria vitima.

A funo de julgar fica a cargo cabe aos Juzes permanentes, salvo processo de impeachment. Nos crimes dolosos contra a vida, consumados e tentados, quem julga o Tribunal do Jri. O processo contraditrio. A fase processual precedida de investigao no contraditria, de acordo com Juiz instrutor, colhe as primeiras informaes a respeito do fato infringente da norma e da autoria. Com base nesta investigao preparatria, o acusador, seja o rgo do Ministrio Pblico, seja a vtima, instaura um processo por meio da denncia ou queixa. Em juzo, nasce a relao processual, tornando contraditrio, pblico e escrito (podendo tambm ser praticados oralmente, em debates nas audincias ou sesso).

Evoluo doutrinria
Glosadores
Na fase dos glosadores, dominam, o casusmo e as glosas: que era a exegese em seu mais rudimentar modelo, em sua forma primitiva de jurisprudncia inferior, consistente em breves notas de interpretao, apostas aos fragmentos romanos. Os glosadores trabalhavam com textos providos do Direito Romano que era formado sob o despotismo do Imprio. Os juristas italianos, procuraram reconduzir o estudo do processo penal as suas fontes romansticas, as quais sempre consideraram como direito geral e subsidirio. O mrito por ter iniciado para o processo penal, um tratamento jurdico adequado, cabe aos glosadores, dentre eles Irnrio (1085 a1125), denominado Lucerna Juris; Blgaro e Placentino.

Prticos
Com o desenvolvimento das glosas, nasceu o sistema dos comentrios ou dos psglosadores, que eram os homens prticos e advogados, administradores e polticos. Embora presos a compilao justiniana, os seus estudos desviam-se um pouco das fontes romansticas, graas ao hbito de comentrios sobre os anteriores comentrios, de glosas sobre a grande Glosa. O precursor foi Brtolo de Sassoferrato (1314 a 1357), destaca-se sua obras sobre direito penal e o processo. O seu predecessor seria o professor Jacobus de Bellovisu

(1270 a 1335), que escreveu Practica Criminalis, impressa em 1515. Albertus de Gandinus, autor do Tratactus de maleficiis escrito em 1262, foi o grande vulto da poca.

Os precursores
Surgi inmeros escritores tanto no campo do direito penal como no do processo penal, tomando uma forma jurdica, em todo continente europeu. Criminalistas eminentes, constituram um verdadeiro direito penal cientifico. No sculo XVI, surgem os prticos, que estuda o direito com mais perfeio tcnica, do cincia criminal, ordem mais sistemtica de exposio. E fora da Itlia, triunfava o mos gallicus, ou mtodo de sntese. Antonio Matheus 2 se destaca nessa escola, ele comentou os Livros 47 e 48 do Digesto. Nicola Vigelus, da Alemanha, foi o primeiro a aplicar o mtodo sinttico ao direito e processo penal, ele era professor em Marburgo e autor da obra Cosntitutiiones Carolinae judiciorum. O sculo XVII est marcado pela promulgao da grande Ordenana Criminal de Lus XIV; dentre outros. Em meados do sculo XVII, uma transformao notvel se vai operando nas idias, um esprito de reforma vai procurando harmonizar a legislao criminal com os princpios de justia e humanidade. Em Portugal, sob domnio absolutista dos Braganas, os estudos jurdicos moldavam-se, no mtodo bartolino. Em 1772, penetrou ali a renovao, graas reforma dos Estatutos da Universidade de Coimbra e a Lei da Boa Razo. O primeiro que tratou do direito penal e processo, sistemtica e cientificamente foi Pascoal de Melo Freire.

You might also like