You are on page 1of 6

Este livro a retomada do A negao da falta, publicado em 1992, que por sua vez o registro do seminrio realizado em 1988

88 no CEPSI a convite do Dr. Roberto Azevedo. Retornar a este texto implicou rever a teoria lacaniana, a modernizao da psicanlise, e pesquisar se h na atualidade uma modificao dos modos de subjetivao. Porm, rev-lo desde a perspectiva atual, onze anos depois, produziria uma reformulao total de seu contedo. Mantive ento o texto anterior, e inclu outras produes visando adequar a proposta anterior ao entendimento atual da psicanlise lacaniana. Tambm imps-se o eixo dos seminrios foi a noo de "falta", explorada nas suas formas Imaginria, Simblica e Real, bem como suas conseqncias na organizao da psicopatologia, da o ttulo "a negao da falta". A estrutura anterior foi mantida, porm, como num chiste antigo, o efeito no era mais o mesmo. O chiste mostra de uma maneira privilegiada a forma que o recalque adquire, e exemplificando as modificaes que ocorrem permanentemente na linguagem, mais do que qualquer outra manifestao do inconsciente, aponta s mudanas no recalque. E assim como o recalque muda, a psicanlise tambm tem que estar sempre redescobrindo o inconsciente para se manter eficaz. A psicanlise, como o chiste, tambm muda, e, como ele, uma interpretao da cultura, que procura na linguagem o narcisismo sempre difcil de se perder. O chiste, estranha e nobre atividade psquica, ao mesmo tempo que visa fazer surgir prazer no outro, veculo de um mal-estar hostil e sexual, e ao testemunhar os avanos do inconsciente, serve de parmetro para a transmisso da psicanlise, pois ao colocar em ato a estrutura do significante, demonstra seu funcionamento. O inconsciente avana devido evoluo da linguagem. O analista por ser uma conseqncia do conceito de inconsciente, no pode ficar atrs. Por isso, para retomar este texto de onze anos atrs, preciso dar testemunho do outro lugar que a psicanlise ocupa hoje. A angstia e a modernidade A tendncia da modernidade a unificao dos discursos. Um exemplo o livro de Fritjof Capra, O Tao da fsica, que pretende demonstrar que as concepes da cosmologia moderna seriam semelhantes s das antigas tradies religiosas orientais. Para fundamentar tal proposta, o autor sugere uma nova disciplina que eliminaria as diferenas existentes entre os vrios campos das cincias: a holstica. Pensada desde a psicanlise, essa tendncia pretenderia anular as diferenas e produzir um Outro sem falta. Na tentativa de eliminar a angstia, efeito da falta no Outro, o homem no cessa de produzir discursos onde o Outro se representa como completo. Na abordagem psicanaltica, os mitos cristos sobre a origem do homem, o que inclui um paraso e sua perda, poderiam ser reduzidos s expresses da estrutura psquica que os produziram, e o paraso representaria, no discurso analtico, a completude com o Outro.

Outra caracterstica da modernidade a modificao da concepo do tempo, que rompeu com a linearidade que o configurou na fsica antiga. O homem atualmente pensa a origem do universo como um movimento cclico, como sugere a teoria dobig bang, que prope um universo em permanente movimento de expanso e contrao, numa eterna criao e destruio. Coincidentemente, a mesma imagem sugerida pelo hindusmo, que relata a origem do universo criado pela respirao de Brahma, que o criaria na exalao e o destruiria na inspirao. A psicanlise demonstra que qualquer tentativa de compreenso da realidade exterior levar em si, sempre, a marca do instrumento que o formaliza, que o prprio psiquismo. Residiria a toda a problemtica da cincia, tema abordado por Lacan no seu escrito "A cincia e a verdade"[1]. Com isso explica-se o desejo de que exista uma cincia que, ao ser completa, evitaria a angstia. a promessa da holstica que, ao comparar obig bang respirao de Brahma, busca uma compreenso do homem de si mesmo que, sem sair da dimenso significante, se confundiria com o que o cria, brincando de Deus. Se a religio foi a forma de o homem unir a carne ao significante, o fracasso desse esforo o que daria sentido afirmao de Lacan: "Sem dvida o cadver bem um significante, mas o tmulo de Moiss to vazio para Freud quanto para Hegel. Abrao a nenhum deles confiou o seu mistrio"[2]. Esse tmulo vazio, metfora da angstia, seria o motor da histria das mentalidades, que vista pela psicanlise poderia ser a histria das maneiras com que o homem procurou preench-lo. Na histria das mentalidades o tempo lgico. Enquanto sujeitos, somos todos contemporneos da mesma angstia, porm em momentos diferentes do desdobramento lgico das formas de neg-la. O que determinaria os movimentos desta lgica seriam os diferentes estilos de recalque, que seria o recurso de cada cultura para negar a angstia. O sujeito filho da angstia. A histria das mentalidades seria ento uma disciplina que investiga as maneiras de os homens responderem s perguntas do real, outro nome da angstia. Declnio da psicanlise Inicialmente Em maio de 93 a revista Times publicou uma matria de capa com o ttulo: "Est Freud morto?". Ao que podemos responder: Freud est morto, mas a psicanlise no. O prprio Freud, no texto "As perspectivas futuras da terapia psicanaltica"[3], antecipando o destino dela, afirmou que se no houvesse resistncias psicanlise ela no seria verdadeira. Isto porque o inconsciente conseqncia do recalque, e se no se resistisse ao inconsciente, o recalque no seria o que a psicanlise diz.

A psicanlise afirma que o recalque um no querer saber da angstia, da que a cultura se defenderia dela defendendo-se da psicanlise, que mostra a angstia como inerente condio humana e parte inevitvel do seu destino. Por isso, para o psicanalista, no causa espanto que o sujeito prefira culpar os seus neurnios pelo seu sofrimento, atribuindo somente a eles a responsabilidade pela sua angstia. O futuro da psicanlise depender de se entender as novas formas de recalque que iro sempre surgir; e como o recalque depende do estilo de cada cultura, deveremos entender os novos estilos de recalque que a vida de hoje produz. Como o estilo do recalque prprio ao nosso tempo, tido como ps-moderno, aponta a um declnio da psicanlise, impe-se pensar o qual o lugar do sujeito neste novo momento. Impe-se tambm uma reflexo sobre a instituio psicanaltica e se ela serve s novas maneiras do sujeito ps-moderno se associar. O mesmo haveria que se fazer em relao psicanlise utilizada como teoria explicativa da mente. Da mesma maneira, e talvez principalmente, haveria que ousar fazer-se umaggionarmentoda psicanlise usada como mtodo teraputico, apesar das dificuldades que essa tarefa impe. Esteaggionarmentoda psicanlise depende da noo de sujeito, inicialmente sinnimo de essncia do homem, visto como capaz de ultrapassar as condies empricas imediatas que o determinam. A este sujeito, entendido como centro do conhecimento, chamou-se desujeito notico. Outra definio a de Koyr, que situou o sujeito como decorrente das descobertas de Coprnico, o que teria feito com que o mundo voltasse a ser sem centro devido introduo da idia de infinito. Pode-se ainda falar em um sujeito reflexivo, introduzido por Descartes, fazendo o fundamento do saber passar a coincidir com a descoberta do Cogito, levando ao entendimento que a objetividade da natureza se daria unicamente para um sujeito fundante do saber. Para Lacan, esse sujeito, o sujeito cartesiano, o pressuposto na noo de inconsciente, pois Freud teria partido do fundamento do sujeito da certeza, tal como Descartes, ou seja, Freud parte da idia de que o sujeito pode ter certeza de si desde que possa destacar dvidas no seu discurso, as quais aparecem como reveladoras de um sujeito dividido; por isso, para Freud, o lugar do "eu penso" independente do "eu sou". Para a psicanlise, o sujeito o sujeito do inconsciente, que barrado pelo significante, dividido em sujeito da enunciao, o "eu penso", e que no o mesmo sujeito do "eu sou". Recentemente teria havido ainda uma ltima modificao na idia de sujeito, a descontruo do sujeito, que funda um novo momento na filosofia, ao qual se chamou de "ps-estruturalismo" ou "desconstrutivismo", e que apresenta a morte do sujeito exemplificado atravs da "escritura". Esta posio teria inaugurado a "subjetividade ps-moderna".

Uma outra forma de apresentar a evoluo da noo de Sujeito atravs da "crise da representao", que, ao radicalizar a idia da morte do Sujeito, revelaria o frgil e problemtico carter representacional da linguagem, atravs da desarticulao entre as palavras e as coisas. A modernidade se relaciona com a psicanlise na medida em que o sujeito se define em relao ao saber, pois, para alguns psicanalistas, o declnio da psicanlise se deve a que o sujeito ps-moderno no seria analisvel. O sujeito ps-moderno o sujeito que no responde a um saber compartido socialmente, o sujeito sem paradigmas de consenso, o sujeito que decorre das mudanas dos costumes sexuais, o sujeito que decorre das mudanas ideolgicas, o sujeito que sofre da ausncia de ideais preestabelecidos, enfim o sujeito ps-moderno o sujeito que modificou sua relao com o saber. Mesmo assim, o sujeito se construir sempre em relao a ele, esta a lio da transferncia. Porm o que o analista de hoje no pode negar que o saber mudou de endereo e o analista tem que saber localiz-lo. Se os semblantes do imaginrio social que antes definiam os papis sexuais mudaram, se h uma declinao do viril, e da funo paterna, se osgadgetsso suficientes para completar a falta, mesmo assim o sujeito continua fazendo sintomas, no os mesmos da poca de Freud, mas sintomas prprios nossa poca. O analista por ser sujeito de uma suposio de saber, est por isso mesmo historicamente determinado, da mesma forma que o saber tambm o est. Mas ainda assim o analista continua analista, embora fazendo semblante de saberes muito diferentes dos que Freud fazia. O declnio da psicanlise seria ento efeito da dificuldade de pensar-se como ser analista para um sujeito ps-moderno, seria no admitir que o inconsciente avana, seria no concluir que o analista, se quiser continuar analista, tem que avanar da mesma maneira que o inconsciente. Saber e ps-modernidade Uma das conseqncias da modernidade a aceitao sem crticas do uso de psicofrmacos na teraputica psiquitrica como nico meio de transformao dos sintomas. Isto deve-se a que, na psiquiatria atual, pensa-se a conduta humana como efeito da ao de um crebro, cuja nica verdade est no funcionamento dos neurnios. Caracterizando a posio da psicanlise, Lacan apontava o nada querer saber da cincia frente verdade como causa do sujeito. Seria como efeito da"foracluso da verdade como causa do sujeito"[4], como diz Lacan, que a nova psiquiatria aboliu o sujeito desejante? A posio de Lacan sempre foi clara:"somos sempre responsveis da nossa posio de sujeito. Que isto se chame, onde quiserem terrorismo"[5]. Articulando-se a psicanlise com a modernidade, poderia falar-se em uma relao do sujeito com a histria? Lacan em "A cincia e a verdade" utilizou a expresso "um certo

momento do sujeito", no mesmo texto fala, tambm se referindo ao sujeito, de "um momento historicamente definido", e mais adiante, ainda em relao ao sujeito, se refere a "um momento historicamente inaugural", apontando com isto emergncia do sujeito em funo da relao deste com o saber. A conseqncia disto seria o que Lacan chamou de umsujeito novo,que o sujeito da cincia como fundamento da modernidade. Dentro desta hiptese, o aparecimento de um sujeito que se poderia chamar de moderno, seria historicamente localizado a partir da publicao dasMeditaes metafsicasonde Descartes, com a operao do Cogito, teria produzido este sujeito novo. Segundo Foucault, foi Kant quem inaugurou uma nova forma de pensar ao se perguntar sobre a atualidade, fazendo do presente um acontecimento e introduzindo na filosofia a problematizao da atualidade, tempo onde Kant buscava os signos do progresso. Passando por Hegel, a questo se cristalizou com Max Weber e Habermas, que foram os primeiros a usar a palavramodernizaocomoterminusassociando-a formao de capital, ao estabelecimento de poderes polticos centralizados, mas tambm propondo a modernidade como algo que se autoconsome, por ser ela uma intercesso entre tempo e eternidade. As referncias de Lacan cincia moderna, ao pensamento moderno, era moderna, mostram sua preocupao com a relao do sujeito e o momento histrico no qual esta inserido. Da a opinio de Lacan de que um dos temas que caracteriza o pensamento moderno a idia de um personagem vivendo s em uma ilha deserta, e menciona a Robinson Cruso. Lacan sugere que esta idia representa o comeo da era moderna, pois seria fundamental para o homem moderno afirmar sua independncia, sua autonomia em relao a todo amo e a todo Deus. Da mesma maneira, para Lacan, a cincia moderna foi um acontecimento que decorreu dos efeitos do monotesmo, que teria instaurado um mundo ordenado ao redor de um centro, abrindo com isso uma concepo unitria do Universo. A cincia teria sido tambm possibilitada pelo mito bblico da criaoex-nihilo, o que teria posto em funcionamento a potncia creacionista do significante. Ainda para Lacan, a resposta dada a Moiss pelo anjo de Iav,"Sou o que sou",fez com que Deus aparecesse como subjetividade absoluta, equivalente a um "tu no sabers da minha verdade", fazendo com isso a fronteira entre saber e verdade. Porm, se o ps-moderno se caracteriza por um questionamento do modelo de cincia, caberia a pergunta: h um sujeito atual que seja diferente do anterior, produzido pelo saber novo dos dias de hoje? E se houver um sujeito atual, como situar a responsabilidade dele no mundo moderno? Da a pergunta de Lacan: "qual teria sido a modificao de saber que fez a passagem do mestre antigo, para o moderno?" mestre que para Lacan, o capitalista.

A questo que se impe como fazer um mundo novo onde todo lao social seja semblante. J.A. Miller no curso "O Outro que no existe e seus comits de tica"[6]diz que, devido ao imprio dos semblantes, haveria que se manter a psicanlise orientada para o real, pois ele seria o correlativo da inexistncia do Outro. Poderamos pensar que a contribuio da psicanlise modernidade seria a inveno de um novo Cogito, que se poderia chamar de lacaniano? Cogito este definido como a conseqncia do inconsciente frente ao "penso logo sou" que produz "ou eu no penso ou eu no sou", introduzindo a um ser de gozo?

[1] Lacan, J. Escritos, p. 869. [2] Lacan, J. Subverso do sujeito e dialtica do desejo no inconsciente freudiano, in Escritos, p. 807. [3] Freud, S. S. E., v. XI, 1910, p. 139. [4] Lacan, J. A cincia e a verdade, in Escritos, p. 869. [5] Ibid., p. 869. [6] Miller, J.A. Sem. indito, 1996.

You might also like