You are on page 1of 4

Recursos Metodolgicos de Ecodesign - Antecedentes histricos e a contribuio das abordagens do sculo XX

Na ultima dcada temos acompanhado o desenvolvimento de trabalhos de design que investigam a relao entre o design e o desenvolvimento sustentvel. Este estudo pretende entender este processo de amadurecimento dos recursos e solues de design para a sustentabilidade a partir de dois aspectos abordados de forma investigativa: o primeiro dedicado aos autores que apontam a organizao e classificao desses recursos metodolgicos nas bibliografias dedicadas ao tema, de forma a compreendermos sua definio e natureza. O segundo aspecto tem como objetivo apresentar os antecedentes destes recursos de design, ou seja, as tentativas situadas principalmente no sculo XX, dedicadas ao desenvolvimento sustentvel. Ashby e Johnston (2002) colocam a sustentabilidade lado a lado com mais quatro fatores que influenciariam diretamente os mtodos de design na atualidade: o clima do mercado, a linguagem esttica vigente, os desejos do mercado e as disponibilidades tecnolgicas e cientificas. Barbero e Cozzo (2009) nos apresentam uma classificao dos recursos de ecodesign a partir de sua natureza, do beneficio direto gerado pela adoo do recurso no projeto. So eles: design de componentes, miniaturizao/reduo do volume, reciclagem e reuso, uso de monomateriais/seleo de biomateriais, uso de tecnologias para a sustentabilidade, design de servios/ desmaterializao, reduo do uso de materiais/design para desmontagem, design de sistemas. Fuad-Luke apontar que a produo de bens sustentveis anterior a revoluo industrial. Para ele, os mveis e utenslios produzidos nos perodos histricos anteriores a revoluo industrial seguiam uma lgica de produo local que valorizava os recursos disponveis e processos de produo no degradantes. As dcadas de 1920 e 1930, segundo ele, foram dominadas pelo discurso modernista que defendia o uso de formas associadas a funo e o desenvolvimento de produtos de fcil produo em massa, alta qualidade, durveis e de baixo custo. Nas dcadas de 1930 e 1940 podemos perceber que o desenvolvimento de novos processos que valorizavam a utilizao de materiais orgnicos com economia de energia, alta durabilidade, satisfazendo necessidades ergonmicas e emocionais dos usurios. J nas dcadas de 1950 e 1960 podemos ver dois movimentos bem diferentes, o primeiro valorizando a aerodinmica e os desenvolvimentos tecnolgicos ligados aos meios de transporte, aeronaves e locomotivas, e o segundo o movimento hippie que valorizava o consumo consciente e o equilbrio com a natureza. As dcadas de 1980 e 1990 foram as definidoras de conceitos, legislaes internacionais e programas internacionais sustentveis.

Ecodesign e Consumo um estudo de caso sobre a contribuio do design para comunicao da cadeia de valor de produtos

O estudo de caso foi realizado durante o desenvolvimento de alguns produtos dentro da empresa MIHO, de Belo Horizonte. Sero apresentados aspectos relacionados a validao dos recursos metodolgicos de ecodesign sendo utilizados como informao para criao de valor dos produtos. Metaprojeto, abordagem que prev um conhecimento sistmico dos diversos fatores que influenciam o projeto. Para apresentao do estudo de caso, destacaremos alguns dentre os produtos idealizados e produzidos pela empresa, e apresentaremos de forma direta e simplificada resultados do processo de desenvolvimento da informao ligado a organizao e comunicao da cadeia de valor como ferramenta educacional e informacional de recursos de design voltados a sustentabilidade. Foram selecionados os principais aspectos relacionados aos mtodos de design e as estratgias de sustentabilidade adotadas pela empresa: materiais, linguagem esttica e processos produtivos. Toda a linha de acessrios foi desenvolvida a partir do uso de Ecoprene, material similar ao neoprene, mas com menor impacto de produo devido ao uso de resduos deste ultimo para sua fabricao. O futon teve a reutilizao de espuma de poliuretano doada por empresa parceira. A informao sintetizada e iconogrfica inserida posteriormente em manuais de venda, website, loja online, e demais mdias. A partir do estudo de caso, podemos perceber como a abertura do processo de produo de produtos sustentveis pensada como uma forma de aproximar o usurio da marca pode cumprir importante papel no processo de percepo de valor de produtos. Seja ela percebida como uma preocupao global inevitvel, seja como uma maneira de incentivar o consumo consciente, apresentar os recursos de design para a sustentabilidade adotados no projeto de produtos uma estratgia eficaz de comunicao dos valores da marca. A escolha da representao da cadeia de valor foi determinante para a postura da empresa frente a seus consumidores pois permite que o usurio entenda e perceba o uso de recursos de sustentabilidade desenvolvidos a partir do design, para a reduo dos impactos ambientais da produo dos produtos, e age de forma informativa, aumentando a valorizao da marca.

Design para inovao Social contribuio terica sobre casos promissores e o design para a sustentabilidade

Este artigo apresenta um olhar sobre como a disciplina do design para a sustentabilidade tem afrontado as grandes transformaes sociais vividas na atualidade.Percebe-se uma modificao nos modelos de vida, produo e consumo, sendo que muitas empresas e indivduos esto preocupados em criar produtos com menor impacto ambiental. Apesar disto, o modelo de consumo no mudou. Ainda hoje, no Brasil, observa-se que o design social uma disciplina associada a projetos vinculados a pessoas com menor poder aquisitivo, para diminuio da pobreza e para a busca da equidade social, quase sempre planejadas de forma topdown. Nesse sentido muitos so os trabalhos associados com iniciativas de criaes de cooperativas. Em termos de design, o que se busca no so apenas modelos em que o designer projeta um produto, que parte da cultura material de um povo e sem duvida ir interagir com a cultura local, modificando e sendo modificado por essa cultura. O redesign do existente, como apresenta Manzini (2008) no mais suficiente para evitar os resultados dos problemas ambientais. Enquanto estiver projetando nas comunidades criativas, o designer ir ter um papel de facilitador para promover a colaborao entre diferentes atores sociais; participar na construo de vises e cenrios compartilhados; combinar produtos e servios j existentes para suportar a especifica comunidade criativa. As capacidades exigidas para este novo papel do designer esto vinculadas, alem das tradicionais capacidades grficas e de desenvolvimento de produto, a rea de gesto estratgica, de design de servios e de criao de cenrios. So exigidas entre outras, habilidades de comunicao, geralmente associadas a capacidades grficas de expresso. O perfil do novo designer deve dominar diversas habilidades, deve dominar o desenvolvimento de produto para projetar para projetos de comunidades criativas, mas deve, e de fundamental importncia, ter a capacidade de comunicar, de criar condies de mapear a situao do grupo e transformar em ferramentas visveis e facilitadoras os resultados, necessidades, etc., quando esta projetando nas comunidades criativas. Portanto este novo profissional no pode ser especialista em produtos tangveis, apenas, mas ter a habilidade de perceber e traduzir as mudanas que esto ocorrendo. Deve ter a habilidade de co-projetar com os outros participantes.

Adoo de prticas de Ecodesign nas Empresas

Nota-se que as empresas de grande porte j observam o ecodesign como forma de promover a competitividade e melhorar a imagem de suas organizaes entre o pblico. Em contrapartida, maioria das pequenas e mdias empresas ainda no reconheceu os benefcios e as possibilidades que o ecodesign e sua concepo ecolgica tem para oferecer. Como resultado, essa empresas no costumam integrar o ecodesign em seu processo de desenvolvimento de produto. Karlsson e Luttopp (2006) notam que a concepo ecolgica incorpora as prioridades relacionadas a sustentabilidade no cenrio empresarial global. O elemento eco na concepo ecolgica, pode se referir tanto a economia quanto a ecologia. Books (2006) aponta alguns fatores que podem influenciar a tomada de deciso organizacional sobre ecodesign. Esses fatores incluem : presso a partir de fontes externas, incluindo os requisitos legais; questes econmicas; percepo dos consumidores e desenvolvimento relevante das novas tecnologias. A empresa orientada pelo ecodesign estabelece uma nova relao no processo de desenvolvimento, uma vez que prioriza uma analise apurada de custos socioambientais no desenvolvimento do produto, optando ento, por uma troca de matrias, processo produtivo design funcional. Analisa-se o pr e o ps-consumo, melhorando a eficincia global de um produto existente, reduzindo o consumo de matria-prima e energia, facilitando a reciclagem e reuso dos componentes, e adequando solues tcnicas ecolgicas dentro de sistemas originariamente pensados sem preocupaes embientais. Ao utilizar o ecodesign, alm de atender as exigncias demandadas pela lei, beneficia-se o meio ambiente e, consequentemente, a sociedade como um todo. Pode-se tambm, afirmar que a utilizao do ecodesign traz para a empresa outros benefcios relativos a sua imagem social, ao divulgar sua preocupao ante a questes ambientais. Por outro lado, ao reduzir o uso de matrias e o consumo de energia, contribui para o aumento do lucro em suas operaes. Por tudo isso o ecodesign pode se tornar um diferencial para as empresas, tendo em vista que os consumidores de hoje tendem a buscar aquelas que minimizam os impactos negativos sobre o meio ambiente e que o design sustentvel pode inserilas nesse grupo projetando solues inovadoras. Alertado pela cincia, o mundo procura por um tipo de progresso que leve em conta o desenvolvimento sustentvel. Uma das estratgias, o ecodesign.

You might also like