You are on page 1of 62

Unidade III

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Prof Divane Silva

Contabilidade internacional
A di disciplina i li est t dividida di idid em quatro t unidades: Unidade I 1. Histria do Pensamento Contbil 2. Princpios Fundamentais da Contabilidade 2. Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) Unidade II 4. Normas Internacionais de Contabilidade (NIC)

Contabilidade internacional
A di disciplina i li est t dividida di idid em quatro t Unidades: Unidade III 5. O Ativo, o Passivo e a Mensurao 6. Receitas e Despesas, Perdas e Ganhos 7. Patrimnio Lquido Unidade IV 8. Imobilizado Tangvel e Deprecivel 9. Estoques q

5. O ativo, o passivo e a mensurao


5 1 Al 5.1 Algumas d definies fi i de d Ativo: Ati Segundo Francisco DAuria, o ativo , finalmente, o conjunto de meios ou a matria posta disposio do administrador para que este possa operar de d modo d a conseguir i os fins fi que a entidade tem em vista... Segundo Sprouse e Moonitz, ...ativos representam benefcios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transao corrente ou passada...

5. O ativo, o passivo e a mensurao


5 1 Al 5.1 Algumas d definies fi i de d Ativo: Ati Walter B. Meigs e Charles E. Johnson definem ativo como recursos econmicos possudos por uma empresa. Paton considera que ... ativo qualquer contraprestao, material ou no, possuda por uma empresa especfica e que tem valor para aquela empresa...

5. O ativo, o passivo e a mensurao


Pode-se P d entender t d que: 1. O ativo considerado pela posse e ou pela propriedade e controle; 2. Precisa estar includo no ativo algum direito especfico a benefcios futuros o elemento precisa apresentar uma potencialidade de servios futuros (fluxos de caixa futuros) para a entidade; 3. No ativo O direito precisa ser exclusivo da entidade; por exemplo, o direito de transportar a mercadoria da entidade por uma via expressa

5. O ativo, o passivo e a mensurao


5 1 1 Caractersticas 5.1.1 C t ti adicionais di i i Bens incorporados por doao so ativos desde que confiram entidade expectativas de benefcios futuros; Os direitos precisam ter um benefcio lquido positivo. Hendriksen apresenta o exemplo de um edifcio que perdeu seu valor de servio para a entidade se o custo de remoo desse edifcio for exatamente igual ao valor de liquidao de seus materiais no pode ser considerado um ativo

5. O ativo, o passivo e a mensurao


5 1 2 Avaliao 5.1.2 A li e mensurao d dos Ativos Ati No mbito de todas as teorias para a mensurao dos ativos se encontra a vontade de que a avaliao: represente a melhor quantificao possvel dos potenciais de servios que o ativo representa para a entidade.

5. O ativo, o passivo e a mensurao


Al Alguns conceitos it que mensuram os Ativos: 1. custo histrico; 2. custo histrico corrigido pela variao do poder aquisitivo da moeda; 3. custo corrente (ou de reposio); 4. valores de sada (realizveis); 5. valores descontados .

5. O ativo, o passivo e a mensurao


5 2 O Passivo 5.2 P i e sua mensurao O problema principal do passivo no reside em sua avaliao, mas em quando reconhec-lo e registr-lo Passivo = Exigibilidade

5. O ativo, o passivo e a mensurao


5 2 1 Definies 5.2.1D fi i para o Passivo P i As exigibilidades deveriam referir-se a fatos j ocorridos normalmente a serem pagos em um momento especfico futuro de tempo porm, algumas situaes poder d ser consideradas id d como passivo, i mesmo que ainda no tenham ocorridas, Ex: processos judiciais

5. O ativo, o passivo e a mensurao


5 2 .1 5.2 1 - Definies D fi i para o Passivo P i Hatfield assim definiu exigibilidades: Num sentido restrito, exigibilidades... so subtraes dos ativos, ou ativos negativos. Seria lgico, portanto, preparar um balano no qual as exigibilidades totais fossem subtradas dos ativos totais, deixando no lado direito do balano meramente os itens que representam a propriedade.

5. O ativo, o passivo e a mensurao


E Essa uma viso i ntida tid d de teoria t i da d propriedade. J a teoria dos fundos poderia interpretar os passivos de forma diferente, como reservas ou restries aos ativos, ti d derivantes i t de d consideraes id legais, equitativas, econmicas ou gerenciais.

5. O ativo, o passivo e a mensurao


P Por outro t lado, l d a viso i da d teoria t i da d entidade outra, isto , considera as exigibilidades como reclamos contra a entidade, ou, mais especificamente, contra os ativos da entidade. Entretanto, a entidade continua sendo vista como organismo com vida prpria. Nem mesmo o patrimnio lquido pertence aos proprietrios, na continuidade, mas entidade.

Interatividade
Pode-se P d entender t d que talvez t l o ativo ti seja j o item mais importante dentro da teoria contbil, pelo seguinte motivo: a) Representar o patrimnio da entidade. b) Ter como caracterstica bsica de se transformar direta ou indiretamente em fluxo lquidos de entradas de caixa. c) Compor os bens e direitos da empresa. d) Registrar os bens mesmo que no sejam de propriedade da empresa (CPC 06 Arrendamento Mercantil). e) Permitir a baixa de ttulos incobraves.

5. O ativo, o passivo e a mensurao


5 2 2 Composio 5.2.2 C i d das E Exigibilidades i ibilid d O que deveria ser includo (ou excludo) das exigibilidades ? Segundo a interpretao mais restrita: apenas as dvidas efetivas deveriam ser includas... Assim, apenas os valores a pagar decorrentes de algumas transaes passadas (j realizadas), com vencimento determinado deveriam ser contemplados Porm, Porm alguns autores entendem que o no cumprimento de algum ato futuro (lucros diferidos ou passivos contingentes).

5. O ativo, o passivo e a mensurao


I Importante: t t No nos podemos esquecer de que boa parte das exigibilidades est associada ao reconhecimento de despesas.

Para reconhecer a receita necessrio ter condies para estimar as despesas associadas, mesmo que o desembolso ocorra apenas no futuro.

5. O ativo, o passivo e a mensurao


Como muito C it bem b afirma fi Hendriksen: H d ik reconhecimento de uma exigibilidade depende do reconhecimento do outro lado da transao. Quer seja um ativo ou at mesmo uma despesa pode-se afirmar que reconhecer uma despesa mais importante do que um ativo a despesa reduz de imediato o patrimnio lquido.

5. O ativo, o passivo e a mensurao


5.2.3 5 2 3 O momento t de d reconhecimento h i t das d Exigibilidades Assim, exigibilidades decorrentes de venda de produtos e servios com garantia no seriam registradas se no existisse i ti interesse i t em reconhecer h a despesa no mesmo perodo em que areceita foi reconhecida.

5. O ativo, o passivo e a mensurao


5.2.3 5 2 3 O momento t de d reconhecimento h i t das d Exigibilidades preciso tomarmos cuidado, mais uma vez, com os itens a serem includos nas exigibilidades. Por exemplo, no correto incluir o salrio a pagar dos funcionrios por seu servio a ser prestado no futuro, embora seja quase certo que o faro.

5. O ativo, o passivo e a mensurao


5.2.3 5 2 3 O momento t de d reconhecimento h i t das d Exigibilidades Na definio clssica, uma exigibilidade contingente uma obrigao que pode surgir, dependendo da ocorrncia de um evento t f futuro. t E Ex. processos j judiciais. di i i

5. O ativo, o passivo e a mensurao


5 2 4 Avaliao 5.2.4 A li d das Exigibilidades E i ibilid d Longo prazo a valor presente dos montantes a serem pagos no futuro. CPC ? Curto prazo pelo valor nominal.

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


6 1 Natureza 6.1 N t ed definies fi i de d receita it Assim, algumas definies usualmente encontradas de receita: Seu efeito sobre o patrimnio ou ativo lquido. Outras fazem referncias expressas entrega de bens e servios ao cliente.

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


6 1 Natureza 6.1 N t ed definies fi i de d receita it
Definio, pela Equipe Profs. USP em 1979

Entende-se por receita a entrada de elementos para o ativo, sob forma de dinheiro ou direitos a receber, correspondentes, normalmente, venda de mercadorias, de produtos ou prestao de servios. Uma receita tambm pode derivar de juros sobre depsitos bancrios ou ttulos e de outros ganhos eventuais.

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


6 1 Natureza 6.1 N t ed definies fi i de d receita it Outra definio de Sprouse e Moonitz: Receita de uma empresa, durante um perodo de tempo, representa uma mensurao do valor de troca dos produtos (bens ou servios) de uma empresa durante aquele perodo. Importante talvez a melhor definio, por colocar o mercado para validar o esforo desenvolvido pela empresa

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


6 1 Natureza 6.1 N t ed definies fi i de d receita it Em outras palavras: Uma empresa pode ter manipulado fatores, incorrido em custos, mas, se o mercado no conferir um valor de troca a esse esforo, no existir receita para ela.

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


Um modelo U d l de d demonstrao d t de d resultados: lt d Receita operacional (-) Dedues da receita = Receita operacional lquida (-) Despesas operacionais = Resultado operacional () Receitas e despesas no operacionais = Resultado lquido antes das perdas, ganhos, itens extraordinrios e ajustes de exerccios anteriores () ( ) Ganhos, , perdas, p , itens extraordinrios e ajustes de exerccios anteriores e outros no alocveis para lucros acumulados = Lucro antes do imposto de renda (-) Imposto de renda = Lucro lquido (aps imposto de renda)

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


R Receita it operacional i l somente t d deveria i englobar a parcela proveniente do produto principal ou dos coprodutos da empresa (ou servios), no a receita extraordinria derivante da venda de sucatas ou a derivante da venda de subprodutos, considerada como reduo de custo dos produtos vendidos.

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


N No it item d dedues d da d receita it deveramos d incluir todas aquelas diminuies de patrimnio lquido que na verdade so ajustes da prpria receita operacional bruta: Impostos faturados diretamente proporcionais descontos comerciais proporcionais, (desde que contabilizados separadamente), devolues e abatimentos de vendas e despesas de transporte de vendas (desde que usualmente o vendedor incorra nesses gastos) deveriam ser includos como dedues de receita e no como despesa.

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


A receita it no operacional i l (nesta ( t concepo) deveria incluir todos os acrscimos de ativo e de patrimnio lquido derivantes de rendimentos de aplicaes financeiras (na prtica internacional) rendas patrimoniais etc., internacional), etc exceto ganhos na venda de ativos no sujeitos negociao normal. As despesas financeiras tambm entrariam nesta altura da demonstrao. Obs: Lei n 11 11.941/09 941/09

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


6.2 6 2 Al Algumas b bases para a mensurao d da Receita Uma boa mensurao da receita exige que se determine o valor de troca do produto ou servio prestado pela empresa. Em outros termos, este valor de troca nada mais do que o valor atual dos fluxos de dinheiro que sero recebidos, derivantes de uma transao que produza receita receita.

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


U Uma d definio fi i geral l de d receita: it Receita o valor monetrio, em determinado perodo, da produo de bens e servios da entidade, em sentido lato, para o mercado, no mesmo perodo, validado lid d provocando d acrscimo i d de patrimnio lquido e simultneo acrscimo de ativo, sem necessariamente provocar, ao mesmo tempo, um decrscimo do ativo e do patrimnio lquido, caracterizado pela despesa.

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


Pode-se P d entender t d sobre b a receita: it 1. est ligada produo de bens e servios em sentido amplo; 2. embora possa ser estimada pela entidade, seu valor final dever ser validado pelo mercado; 3. est ligada a certo perodo de tempo; 4. embora se reconhea que o esforo para produzir receita provoca, direta ou indiretamente, uma despesa (diminuio do ativo e do patrimnio lquido), no subordina, no tempo, o reconhecimento da receita ao lanamento da despesa.

Interatividade
Em termos E t de d exigibilidade, i ibilid d pode-se d entender que: a) Dever ser reconhecida a partir de alguma transao presente ou passada. b) Existe apenas sobre as transaes ocorridas com itens do ativo. c) Independente do tipo de transao a exigibilidade sempre ir existir a curto prazo. d) Toda prtica comercial gera uma exigibilidade. e) S h exigibilidade quando houver a declarao do credor.

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


6 3 As Despesas 6.3 Despesa, em sentido restrito, representa a utilizao ou o consumo de bens e servios no processo de produzir receitas. A despesa pode referir-se a gastos efetuados no passado passado, no presente ou que sero realizados no futuro .

O grande fato gerador de despesa o esforo continuado para produzir receita receita,

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


63A 6.3 As D Despesas Ressalte-se que bens ou servios consumidos na produo de bens incorporam-se ao custo do produto, no se caracterizando, ainda, a despesa ou o custo t d de perodo. d O que caracteriza a despesa o fato de ela tratar de expiraes de fatores de servios, direta ou indiretamente relacionados com a produo e a venda do produto (ou servio) da entidade. entidade

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


63A 6.3 As D Despesas Conceito limpo as despesas e perdas incorridas no perodo DRE Caso contrrio deveramos realizar o ajuste contra lucros acumulados e no em resultados. O fato de definirmos despesa como o consumo ou a expirao de bens ou servios no suficiente esse consumo deve ser realizado no esforo de produzir receita.

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


63A 6.3 As D Despesas Para o administrador mais importante ter a despesa classificada em fixas e variveis do que, por exemplo, em administrativas, vendas que mais atende t d mais i o usurio i externo t do d que o interno. A classificao da despesa em fixas e variveis dar uma maior conotao sobre a formao da receita.

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


6.4 6 4 O grau d de associao i das d despesas d com as receitas O grau de relacionamento da despesa com a receita reconhecida em um perodo pode ser to estreito quanto l longo, depender d d do d tipo ti da d despesa d / receita. Para um perodo estreito custo dos produtos vendidos. Para um perodo longo despesa com propaganda.

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


Um modelo mais completo para a demonstrao de resultados: Receita operacional (-) Dedues da receita = Receita operacional lquida (-)Custo dos produtos vendidos (=) ( ) Resultado em vendas (-) Despesas operacionais de vendas e administrativas juros e despesas financeiras (lq.rec.financeiras) impostos e taxas de pesquisa e desenvolvimento Outras = Resultado operacional Paramos no resultado operacional, porque trataremos de outros itens que afetam o resultado do perodo, especificamente

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


65G 6.5 Ganhos h e Perdas P d Ganho representa um resultado lquido favorvel resultante de transaes ou eventos no relacionados s operaes normais do empreendimento. E d Ex:doaes recebidas bid pela l empresa. Perdas, pode ser utilizada esta expresso como oposto de ganho. Tratase do efeito lquido desfavorvel que no surge das operaes normais do empreendimento Ex empreendimento. Ex. vendas do imobilizado.

6. Receitas e despesa, perdas e ganhos


Ajustes Aj t d de perodos d anteriores t i 1. mudana do mtodo de avaliao de inventrio para outro mtodo; 2. mudana no mtodo de contabilizao para contratos de construo de longo prazo; 3. qualquer mudana realizada quando uma empresa, pela primeira vez, publica relatrios contbeis para as seguintes finalidades: a) obter capital adicional de investidores; b) efetuar uma combinao empresarial; e c) registrar aes ou ttulos. Todas as demais mudanas devem ser retratadas no demonstrativo corrente, de forma cumulativa.

7. Patrimnio lquido
G Generalidades lid d Conforme afirma Iudcibus: O patrimnio lquido pode ser simplesmente definido como a diferena, do ativo e do passivo. Porm, o patrimnio lquido contm elementos que caracterizam distribuio de dividendos (aes preferenciais), controle da entidade (aes ordinrias)

7. Patrimnio lquido
71P 7.1 Patrimnio t i i lquido l id e exigibilidades i ibilid d Continuando seu desenvolvimento, Iudcibus afirma que ativos e passivos podem ser definidos e mensurados de forma independente, sendo o valor da dif diferena entre t ambos b o montante t t atribudo ao patrimnio lquido, que no representa o valor de mercado do patrimnio lquido nem o valor subjetivo da empresa para os proprietrios de aes ou quotas, mas apenas o somatrio dos resultados dos mtodos empregados na mensurao dos ativos e passivos.

7. Patrimnio lquido
7.1 7 1P Patrimnio t i i lquido l id e exigibilidades i ibilid d Trs elementos distintivos entre exigibilidades e patrimnio lquido: 1) os graus de prioridade atribudos aos vrios participantes no fornecimento de recursos empresa ( (prprios i e de d terceiros); 2) o grau de certeza na determinao dos montantes a serem recebidos pelo participante; 3) as datas de vencimento dos pagamentos dos direitos finais.

7. Patrimnio lquido
71P 7.1 Patrimnio t i i lquido l id e exigibilidades i ibilid d Os pagamentos de dividendos aos acionistas, por sua vez, geralmente dependem da existncia de lucro, das possibilidades financeiras e de uma d l declarao formal f l quanto t distribuio di t ib i por parte da assembleia de acionistas. Com referncia ao item 3, a data de vencimento de obrigaes geralmente fixa ou determinvel. Enquanto o patrimnio lquido no uma obrigao legal para a entidade na continuidade, os dividendos tornam-se exigibilidades apenas aps serem declarados por ela.

7. Patrimnio lquido
71P 7.1 Patrimnio t i i lquido l id e exigibilidades i ibilid d Para a assembleia e, usualmente, os acionistas no podem esperar para receber de volta o capital investido no patrimnio lquido de uma entidade em d t definidas datas d fi id ou determinveis. d t i i

Interatividade
Num sentido N tid amplo, l entende-se t d como receita: a) O acrscimo em direitos na entidade b) A reduo de um passivo pelo seu pagamento, por meio da receita obtida. c) Toda operao que provoca um aumento no ativo e no patrimnio lquido simultaneamente. d) Somente a venda de mercadorias, servios e ou produtos prazo ou vista. e) Toda transao comercial de uma determinada empresa.

7. Patrimnio lquido
72O 7.2 Outras t consideraes id De fato, a considerao do patrimnio como diferena entre ativo e passivo no pode dinamicamente ter muita eficcia, pois quando os ativos so introduzidos d t da dentro d empresa, o valor l do d capital it l determinado em relao a tais bens ou direitos.

7. Patrimnio lquido
72O 7.2 Outras t consideraes id Entretanto, logo em seguida, esta relao se desfaz, de forma que um passivo (no sentido geral de recursos) pode continuar a existir muito aps o ativo ti que ele l representava t ter t sido id utilizado, vendido ou, como afirma Most, baixado por perda. Mais especificamente, os direitos legais que se ligam ao patrimnio lquido continuam existindo at que a firma se extinga por algum procedimento de lei.

7. Patrimnio lquido
7.3 7 3 U Um resumo sobre b as vrias i abordagens b d do patrimnio lquido Teoria do Proprietrio Teoria da Entidade Teoria do Acionista Ordinrio Teoria do Fundo Teoria do Comando Teoria do Empreendimento

7. Patrimnio lquido
T Teoria i do d Proprietrio P i t i Ativo Passivo = Proprietrio Comentrio: O proprietrio o centro de ateno da contabilidade as receitas so consideradas como acrscimos de propriedade e as despesas como decrscimos logo, o lucro lquido, pertence ao proprietrio e no entidade.

7. Patrimnio lquido
T Teoria i da d Entidade E tid d Ativo = Obrigaes + Patrimnio lquido. ou, simplesmente Ativo = Passivo Comentrio a entidade tem uma vida distinta das atividades e dos interesses pessoais dos proprietrios. A entidade tem personalidade prpria.

7. Patrimnio lquido
T Teoria i do d Acionista A i i t Ordinrio O di i Ativos Passivos especficos = Interesse residual (dos acionistas comuns). Comentrio O objetivo principal desta abordagem seria fornecer melhor informao para o acionista ordinrio. De certa forma, esta teoria de utilidade para a rea de administrao financeira

7. Patrimnio lquido
T Teoria i do d Fundo F d Ativos = Restries sobre os ativos (fundos) Comentrio De acordo com a teoria do fundo, so abandonadas as relaes pessoais que consubstanciam a teoria do proprietrio i t i e a personalizao li da d firma fi como entidade legal e econmica artificial implicitamente na teoria da entidade.

7. Patrimnio lquido
T Teoria i do d Comando C d Comentrio: a ateno principal da contabilidade deveria ser centralizada no controle econmico efetivo dos recursos pelos gerentes ou comandantes de uma empresa. De D acordo d com ela, l as demonstraes financeiras so feitas sob a forma de relatrio de progresso. BP representa um relatrio de desempenho sobre os recursos afianados aos gerentes. gerentes DRE expressa os resultados das atividades do comandante e as formas utilizadas na mobilizao de recursos para atingi-los.

7. Patrimnio lquido
T Teoria i do d Empreendimento E di t Ativo + Despesas = Passivo + Receitas + Patrimnio lquido Comentrio: essa teoria uma extenso do conceito da teoria da entidade, no sentido de que a sociedade uma instituio social mantida para benefcio de muitos grupos interessados.

7. Patrimnio lquido
7.4 7 4 Cl Classificaes ifi principais i i i no patrimnio ti i lquido 1. valores pagos por acionistas; 2. excesso de lucro lquido sobre dividendos pagos (lucros retidos); 3. valores resultantes de reavaliaes ou correes de ativos e, eventualmente; 4. doaes para investimento realizadas por terceiros.

7. Patrimnio lquido
7 5 A questo 7.5 t d do di dividendo id d em aes Dividendos em aes tambm so receitas ? A tendncia dominante, em teoria, a de que tais dividendos no representam receita para a entidade ou pessoa que os recebe at que sejam realizados, como resultado de uma diviso ou distribuio dos ativos da sociedade que os distribuiu. Dividendos pagos em dinheiro = receita Dividendos pagos em aes = investimentos

7. Patrimnio lquido
76L 7.6 Lucro por ao Um dos aspectos mais importantes do clculo do lucro por ao refere-se ao estabelecimento do nmero de aes, isto , do denominador

Entretanto, quando se verifica emisso de aes durante o ano, deve ser calculada uma mdia ponderada das aes em circulao durante o ano.

Interatividade
Em relao E l a mensurao d do patrimnio ti i lquido, pode-se afirmar que: a) Sua mensurao autnoma. b) Sua mensurao depende da deciso dos acionistas ordinrios. c) Sua mensurao ocorre no final do exerccio social. d) A legislao atual determina sua forma de mensurao. e) Sua mensurao depende daquela realizada nos ativos da empresa.

AT A PRXIMA!

You might also like