You are on page 1of 4

Qumica 2 Ano Expressando Concentrao de Soluo

Questo 01.Uma soluo foi preparada dissolvendo-se 4,0 g de cloreto de sdio (NaCl) em 2,0 litros de gua. Considerando que o volume da soluo permaneceu 2,0 L, qual a concentrao da soluo final? a) 2g/L b) 4g/L c) 6 g/L d) 8 g/L e) 10 g/L Questo 02 (Fuvest-SP) Considere duas latas do mesmo refrigerante, uma na verso diet e outra na verso comum. Ambas contm o mesmo volume de lquido (300 mL) e tm a mesma massa quando vazias. A composio do refrigerante a mesma em ambas, exceto por uma diferena: a verso comum contm certa quantidade de acar, enquanto a verso diet no contm acar (apenas massa desprezvel de um adoante artificial). Pesando-se duas latas fechadas do refrigerante, foram obtidos os seguintes resultados:

Por esses dados, pode-se concluir que a concentrao, em g/L, de acar no refrigerante comum de, aproximadamente: a) 0,020 b) 0,050 c) 1,1 d) 20 e) 50 Questo 03 (UFRN-RN) Uma das potencialidades econmicas do Rio Grande do Norte a produo de sal marinho. O cloreto de sdio obtido a partir da gua do mar nas salinas construdas nas proximidades do litoral. De modo geral, a gua do mar percorre diversos tanques de cristalizao at uma concentrao determinada. Suponha que, numa das etapas do processo, um tcnico retirou 3 amostras de 500 mL de um tanque de cristalizao, realizou a evaporao com cada amostra e anotou a massa de sal resultante na tabela a seguir:

A concentrao mdia das amostras ser de: a) 48 g/L. b) 44 g/L. c) 42 g/L. d) 40 g/L Propriedades Coligativas Questo 04. (UCDB-MT) As propriedades coligativas das solues dependem: a)Da presso mxima de vapor do lquido. b)Da natureza das partculas dispersas na soluo. c)Da natureza do solvente, somente. d)Do nmero de partculas dispersas na soluo. e) Da temperatura de ebulio do lquido. Questo 05. (FCMSC-SP) Considere o grfico da presso mxima de vapor em funo da temperatura para um solvente puro e para uma soluo desse solvente contendo um soluto molecular no voltil.

A seu respeito podemos afirmar: a) A curva A representa a soluo. b) A curva A representa o solvente. c) A curva B representa o solvente. d) A soluo apresenta presso mxima de vapor maior que o solvente. e) Ambas as curvas, numa mesma temperatura, apresentam mesma presso mxima de vapor. Processo de oxirreduo Questo 06. (PUC-RIO 2008) O fenmeno da oxirreduo ocorre em reaes com transferncia de eltrons. Sobre a reao do permanganato de potssio com perxido de hidrognio em meio cido, representada pela equao no balanceada abaixo, uma espcie doa eltrons, e a outra recebe esses eltrons de maneira espontnea, o que pode ser verificado pela variao do nmero de oxidao.

Sobre essa reao, correto afirmar que: a) O mangans no permanganato de potssio tem Nox 5+. b) Permanganato de potssio a substncia oxidante. c) cido sulfrico o agente redutor. d) O oxignio no perxido de hidrognio tem Nox mdio 1+. e) Perxido de hidrognio a substncia que sofre reduo.

Questo 07. (FUVEST 2010) Na produo de combustvel nuclear, o trixido de urnio transformado no hexafluoreto de urnio, como representado pelas equaes qumicas:

Sobre tais transformaes, oxirreduo apenas em: a) I b) II c) III d) I e II e) I e II

pode-se

afirmar,

corretamente, que

ocorre

Questo 08. A corroso de dutos um srio problema na explorao do petrleo no mar. Uma alternativa simples para evit-la ligar os dutos a um metal de sacrifcio. Considerando que os dutos utilizados em uma plataforma de explorao sejam de ferro, qual deve ser o metal adequado para evitar a corroso?

(A) Alumnio (B) Berlio (C) Chumbo (D) Ouro (E) Prata Questo 09 Os sais de chumbo constituem-se num grave problema ambiental, pois se ingeridos provocam doenas neurolgicas irreversveis. Numa indstria, quer-se desenvolver um mtodo eletroqumico para depositar chumbo metlico no tratamento do seu efluente. Considere os seguintes valores de potenciaispadro de reduo em meio cido:

O metal mais adequado dentre estes, para ser utilizado como nodo no processo, (A) o cobre. (B) a prata.

(C) o nquel. (D) o zinco. (E) o alumnio. Questo 10 Considere a tabela a seguir, onde o valor do potencial-padro de vrios eletrodos foi medido a 25 C:

Pode-se afirmar que para proteger do processo de oxidao, que resulta na formao da ferrugem, toda extenso de uma tubulao de um gasoduto feita de ferro, deve-se empregar, conectadas tubulao, tiras de (A) cobre, apenas. (B) magnsio, apenas. (C) estanho, apenas. (D) nquel, apenas. (E) estanho e cobre.

Gabarito 1. A 2. E

3.D

4. D

5.B

6. B

7. E

8.B

9. E

10. B

You might also like