You are on page 1of 5

Anlise Combinatria - Exerccios Resolvidos - Matemtica Didtica

http://www.matematicadidatica.com.br/AnaliseCombinatoriaExercicios...

Exerccios resolvidos - Anlise Combinatria


Para maiores informaes tericas sobre este assunto veja tambm: Princpio Fundamental da Contagem

1) De um total de 6 pratos base de carboidratos e 4 pratos base de protenas, pretendo fazer o meu prato com 5 destes itens, itens diferentes, de sorte que contenha ao menos 2 protenas. Qual o nmero mximo de pratos distintos que poderei fazer? Se no houvesse a restrio das duas protenas, o clculo seria simplesmente C10, 5:

Mas como h tal restrio, devemos descontar deste total o nmero de pratos que s contm carboidratos, que igual a C6, 5:

No podemos nos esquecer de que tambm podemos montar pratos contendo apenas um item de protena, ento devemos desconsider-los tambm. Estes pratos so o produto de C6, 4, referentes aos quatro itens de carboidrato, por C4, 1, referentes ao nico item de protena:

Multiplicando as combinaes:

Podemos formar ento 6 pratos sem qualquer item de protena e mais 60 pratos com somente um item de protena. Ento de 252 que o nmero total de combinaes possveis sem a restrio, devemos subtrair 66 pratos para obtermos a resposta do exerccio, ou seja, 186.

Poderamos ter resolvido este exerccio de uma outra maneira.

Vamos lhe explicar como e vamos lhe dar o resultado, mas o desenvolvimento em si voc mesmo dever fazer, para que consiga fixar melhor os conhecimentos adquiridos. Por favor, no deixe de faz-lo. O produto C6, 3 . C4, 2 = 20 . 6 = 120 nos d o total de pratos contendo 3 itens de carboidrato e 2 itens de protena.

J o produto C6, 2 . C4, 3 = 15 . 4 = 60 igual ao total de pratos contendo 2 itens de carboidrato e 3 itens de protena. Por fim o produto C6, 1 . C4, 4 = 6 . 1 = 6 resulta no total de pratos contendo 1 item de carboidrato e 4 itens de protena. Somando 120, 60 e 6, obtemos o mesmo resultado obtido anteriormente. Portanto: O nmero mximo de pratos distintos que poderei fazer, contendo ao menos dois itens de protena, igual a 186 pratos.

2) Em um refeitrio h doces e salgados. Cada pessoa receber um recipiente com 3 doces, dos 8 tipos disponveis e apenas 2 salgados, dos 7 tipos fabricados. Quantas so as diferentes possibilidades de preenchimento do recipiente? Estamos trabalhando com combinao simples, pois no importa a ordem de preenchimento dos recipientes. No caso dos doces vamos calcular C8, 3:

J no caso dos salgados vamos calcular C7, 2:

1 de 5

17/09/2013 08:17

Anlise Combinatria - Exerccios Resolvidos - Matemtica Didtica

http://www.matematicadidatica.com.br/AnaliseCombinatoriaExercicios...

O nmero total de combinaes ser ento o produto de 56 por 21:

Logo: So 1176 as diferentes possibilidades de preenchimento do recipiente.

3) Oito pessoas iro acampar e levaro quatro barracas. Em cada barraca dormiro duas pessoas. Quantas so as opes de distribuio das pessoas nas barracas? Para a primeira barraca h 8 pessoas disponveis em relao primeira vaga e 7 para a segunda vaga. Multiplicando um pelo outro obtemos 56, mas como no faz diferena se A vai dormir com B, ou se B quem vai dormir com A, ento dividimos 56 por 2 que o nmero total de permutaes entre A e B. Esta diviso resulta em 28. Restam agora 6 pessoas aguardando por uma vaga em uma barraca. Para as demais barracas procedemos da mesma forma. Para a segunda barraca h 6 pessoas disponveis em relao primeira vaga e 5 para a segunda vaga. A metade do produto disto d 15. No caso da terceira barraca h somente 4 e 3 pessoas para cada uma das vagas. A metade deste produto 6. Finalmente para a quarta barraca h 2 e 1 pessoas para cada uma das vagas. A metade do produto 1. Multiplicando 28, 15, 6 e 1 obtemos 2520 opes de distribuio. Veja os clculos detalhados abaixo:

Tambm podemos resolver este exerccio recorrendo formula da combinao simples:

Para exercitar faa os clculos de C8, 2 , C6, 2, C4, 2 e C2, 2 e confira. Desta forma: So 2520 as opes de distribuio das pessoas nas abarracas.

4) Em uma sapateira irei guardar 3 sapatos, 2 chinelos e 5 tnis. Quantas so as disposies possveis desde que os calados de mesmo tipo fiquem juntos, lado a lado na sapateira? Como temos trs tipos de calados, a permutao destes trs tipos igual a 6: P3 = 3! = 3 . 2 . 1 = 6 Ou seja, estando todos os calados de um mesmo tipo juntos, o nmero de permutaes igual a 6, levando-se em considerao apenas o tipo de calado, mas no o calado em si. Para os sapatos, temos 3 deles, que permutados entre si resulta em 6 permutaes: P3 = 3! = 3 . 2 . 1 = 6 Para os chinelos, temos 2 pares, que permutados entre si resulta em 2 permutaes: P2 = 2! = 2 . 1 = 2 Finalmente para os tnis, temos 5 pares, que permutados entre si resulta em 120 permutaes: P5 = 5! = 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 120 Multiplicando estes quatro nmeros temos: P3 . P3 . P2 . P5 = 3! . 3! . 2! . 5! = 6 . 6 . 2 . 120 = 8640 Este o nmero de disposies possveis. Veja que os trs ltimos fatores (P3, P2 e P5) se referem s permutaes dos sapatos, chinelos e tnis, respectivamente entre eles mesmos, sem haver mistura de tipos de calados. Note, no entanto que o primeiro fator (P3) se refere s permutaes entre os tipos de calados em si, por exemplo, "sapatos, chinelos, tnis" um agrupamento e "chinelos, tnis, sapatos" um outro agrupamento, ou seja, embora no haja mistura entre calados de tipos diferentes, os tipos de calados como um todo permutam entre si. Portanto:

2 de 5

17/09/2013 08:17

Anlise Combinatria - Exerccios Resolvidos - Matemtica Didtica

http://www.matematicadidatica.com.br/AnaliseCombinatoriaExercicios...

As disposies possveis so 8640.

5) Grmio (RS), Flamengo (RJ), Internacional (RS) e So Paulo (SP) disputam um campeonato. Levando-se em conta apenas a unidade da federao de cada um dos clubes, de quantas maneiras diferentes pode terminar o campeonato? Em outras palavras queremos saber o nmero de permutaes possveis entre as unidades da federao de RS, RJ, RS e SP. Atravs do clculo de P4 temos: P4 = 4! = 4 . 3 . 2 . 1 = 24 No entanto a UF do RS ocorre 2 vezes, devemos portanto eliminar as duas permutaes referentes a ela, dividindo 24 por 2!, quando iremos obter 12 maneiras diferentes de poder terminar o campeonato. Podemos tambm solucionar o problema calculando P4(2):

Logo: O campeonato pode terminar de 12 maneiras diferentes.

6) Um certo nmero de pessoas pode ser agrupado de duas em duas pessoas, no importando a ordem das mesmas, resultando em 10 diferentes possibilidades de agrupamento. Quantas pessoas fazem parte deste grupo? Como a ordem de posicionamento das pessoas irrelevante, estamos falando de combinao simples. Ento temos que resolver a equao C10, 2 = 10:

Temos ento que encontrar as razes da equao

Depois de tratarmos sobre as relaes de Albert Girard , aprendemos que podemos resolver facilmente esta equao, respondendo seguinte pergunta? Quais so os dois nmeros cuja soma igual a 1 e cujo produto igual -20? Rapidamente deduzimos tratar-se dos nmeros -4 e 5. Como o conceito de fatoriais aplicado somente aos nmeros naturais, a raiz -4 deve ser descartada, ento temos que n igual a 5. Assim sendo: 5 pessoas fazem parte deste grupo.

7) Se enfileirarmos 3 dados iguais, obteremos um agrupamento dentre quantos possveis? Quando temos apenas 1 dado, temos um total de 6 resultados possveis. Quando temos 2 dados, cada um dos 6 resultados possveis de um dos dados, pode ser combinado com cada um dos 6 resultados possveis do outro dado, resultando ento em 36 resultados possveis. Como temos 3 dados, as 36 possibilidades combinadas dos outros 2 dados, combinadas s 6 possibilidades do terceiro dado resultaro em 216 resultados. Em outras palavras, pelo princpio multiplicativo temos: 6 . 6 . 6 = 216 Logo: Obteremos um agrupamento dentre os 216 possveis.

8) Em um pequeno galinheiro h 12 aves, dentre um galo, galinhas, frangos e frangas, no entanto s existe espao para 10 aves no poleiro. De quantas maneiras distintas elas podem ser empoleiradas, sabendo-se que o poleiro sempre ficar lotado? Para a primeira ave a subir no poleiro tem-se 12 possibilidades, para a segunda tem-se 11, para a terceira tem-se 10 e assim por diante, at a dcima ave onde teremos apenas 3 possibilidades, j que apenas duas ficaro de fora. Multiplicando tudo temos:

3 de 5

17/09/2013 08:17

Anlise Combinatria - Exerccios Resolvidos - Matemtica Didtica

http://www.matematicadidatica.com.br/AnaliseCombinatoriaExercicios...

12 . 11 . 10 . 9 . 8 . 7 . 6 . 5 . 4 . 3 = 239500800 Se no importasse a ordem das aves no poleiro, iramos dividir 239500800 por 10! para anular a permutao das 10 aves no poleiro, mas como a ordem das aves empoleiradas distingue um agrupamento do outro, no iremos realizar tal diviso, pois estamos na verdade trabalhando com arranjo simples. J que estamos a trabalhar com arranjo simples, voc j deve ter percebido que poderamos ter calculado A12, 10:

Ento: As aves podem ser empoleiradas de 239500800 formas distintas.

9) Perpendiculares a duas retas paralelas no sobrepostas, foram traadas outras trs retas paralelas no sobrepostas. Formaram-se ento seis pontos distintos nestes cruzamentos de retas. Quantos tringulos distintos podemos formar interligando trs pontos quaisquer? Em relao s duas retas paralelas iniciais, para que formemos um tringulo, precisamos tomar 2 pontos distintos de uma reta e 1 ponto da outra, j que trs pontos em linha no podem formar um tringulo. Um tringulo que tenha os vrtices nos pontos A, B e C, obviamente o mesmo tringulo com os vrtices nos pontos B, C e A, ou em qualquer uma das suas permutaes. Sabendo disto, precisamos combinar dois a dois os pontos de uma das retas ( C3, 2 ) e multiplic-la por trs, que o nmero de pontos na outra reta paralela. Como vale o mesmo se considerarmos o contrrio, ou seja, tomarmos C3, 2 dos pontos da segunda reta e multiplicarmos pelos trs pontos da outra reta, ento devemos multipicar tal resultado por dois:

Portanto: Interligando trs pontos quaisquer, que juntos permitem formar um tringulo, podemos formar 18 tringulos distintos.

10) Quantos anagramas podemos formar com as letras da palavra CALOUROS, tal que sempre haja a presena da sequncia OURO, nesta ordem, e as letras C e S nunca estejam juntas qualquer que seja a ordem? Trocando a sequncia OURO por *, de CALOUROS passamos a ter CAL*S. Agora temos cinco caracteres, logo devemos permut-los para obter o nmero de anagramas: P5 = 5! = 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 120 Dos 120 anagramas possveis, temos alguns que possuem ou a sequncia CS, ou a sequncia SC. Como desconsider-los? simples, vamos cont-los. Vamos trocar a sequncia formada pelas letras C e S, em qualquer ordem, por $. Ficamos ento com $AL*. Temos ento que calcular P4, mas como C e S so 2 letras que tambm permutam entre si, devemos multiplicar P4 por P2: P4 . P2 = 4! . 2! = 4 . 3 . 2 . 1 . 2 . 1 = 48 Atente ao fato de que no caso da sequncia CAL*S calculamos P5, mas no a multiplicamos por nada, isto porque diferentemente do que ocorre com as letras da sequncia CS, as letras da sequncia OURO no sofrem permutao entre si. A sequncia sempre a mesma. Ento, dos 120 anagramas possveis, 48 deles possuem uma das permutaes da sequncia CS. Vamos portanto descont-los: 120 - 48 = 72 Logo: Podemos formar 72 anagramas que correspondem s condies do enunciado.

4 de 5

17/09/2013 08:17

Anlise Combinatria - Exerccios Resolvidos - Matemtica Didtica

http://www.matematicadidatica.com.br/AnaliseCombinatoriaExercicios...

5 de 5

17/09/2013 08:17

You might also like