You are on page 1of 15

BAKHTIN, M. Esttica da Criao Verbal. So Paulo:Martins Fontes, 2006.

Adendo pginas 261 a 306 Os gneros do discurso Trechos importantes

1. O PROBLEMA E SUA DEFINIO


O emprego da lngua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e nicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana. Esses enunciados refletem as condies especficas e as finalidades de cada referido campo no s por seu contedo (temtico) e pelo estilo da linguagem, ou seja, pela seleo de recursos lexicais, fraseolgicos e gramaticais da lnguas, mas acima de tudo, por sua construo composicional. Esses trs elementos contedo temtico, estilo e construo composicional esto indissoluvelmente ligados no todo do enunciado e so igualmente determinados pela especificidade de um determinado campo da comunicao. Cada campo de utilizao da lngua elabora seus tipos relativamente estveis de enunciados, os quais denominamos gneros do discurso. Cabe salientar (...) a extrema heterogeneidade dos gneros do discurso. (...) A heterogeneidade dos gneros discursivos to grande que no h nem pode haver um plano nico para seu estudo. A heterogeneidade funcional (...) torna os traos gerais dos gneros discursivos demasiadamente abstratos e vazios. Isso porque a questo deles nunca foi verdadeiramente colocada. Estudavam-se sobretudo os gneros literrios e no como determinados tipos de enunciados, que so diferentes de outros tipos mas tm com estes uma natureza verbal (lingstica)m comum. Na Antiguidade estudavam-se os gneros retricos (jurdicos e polticos), estudavam-se tambm os gneros do cotidiano (rplica de dilogos), contudo este estudo no podia redundar numa definio correta da natureza universalmente lingstica do enunciado (...) No se deve minimizar a extrema heterogeneidade dos gneros discursivos e a dificuldade da advinda de definir a natureza do enunciado. Importante diferenciar gneros discursivos primrios (simples) formam-se nas condies de comunicao discursiva imediata. Gneros discursivos secundrios (complexos) surgem de um convvio cultural mais complexo e relativamente muito desenvolvido e organizado (predominantemente o escrito) artstico, cientfico, sociopoltico, etc. No processo de sua formao eles incorporam e reelaboram diversos gneros primrios . A diferena entre os gneros primrio e secundrio (ideolgico) extremamente grande e essencial e por isso que a natureza do enunciado deve ser descoberta e definida por meio da anlise de ambas as modalidades.

A prpria relao mtua dos gneros primrios e secundrios e o processo de formao histrica dos ltimos lanam luz sobre a natureza do enunciado. O estudo da natureza do enunciado e da diversidade de formas de gnero dos enunciados nos diversos campos da atividade humana de enorme importncia para quase todos os campos da lingstica e da filologia. (...) Em qualquer corrente especial de estudo faz-se necessria uma noo precisa da natureza do enunciado em geral e das particularidades dos diversos tipos de enunciados (primrios e secundrios), isto , dos diversos gneros do discurso. O desconhecimento da natureza do enunciado e a relao diferente com as peculiaridades das diversidades de gnero do discurso em qualquer campo da investigao lingstica redundam em formalismo e em uma abstrao exagerada, deformam a historicidade da investigao, debilitam as relao da lngua com a vida. (...) A lngua passa a integrar a vida atravs de enunciados concretos (que a realizam) ; igualmente atravs de enunciados concretos que a vida entra na lngua. O enunciado um ncleo problemtico de importncia excepcional. Examinemos nesse corte alguns campos e problemas da lingstica. 1) Estilstica: todo estilo est indissoluvelmente ligado ao enunciado e s formas tpicas de enunciados ou seja, aos gneros do discruso. Todo enunciado oral e escrito, primrio e secundrio e tambm qq campo da comunicao discursiva individual e por isso pode refletir a individualidade do falate. (...) Entretanto, nem todos os gneros so igualmente propcios a tal reflexo da individualidade (...) h gneros mais favorveis da literatura de fico: aqui o estilo individual integra diretamente o PP edifcio do enunciado, um de seus objetivos principais. (...) As condies menos propcias para o reflexo da individualidade na linguagem esto presentes naqueles gneros do discurso que requerem uma forma padronizada, por exemplo, em muitas modalidades de documentos oficiais, de ordens militares (...) Na imensa maioria dos gneros discursivos, o estilo individual no faz parte do plano do enunciado, no serve como um objetivo seu, mas , por assim dizer, um epifenmeno do enunciado, seu produto complementar. Em diferentes gneros podem-se revelar diferentes camadas e aspectos de uma personalidade individual, o estilo individual pode encontrar-se em diversas relaes de reciprocidade com a lngua nacional. A prpria questo da lngua nacional na linguagem individual , em seus fundamentos, o problema do enunciado (porque s nele a lngua se materializa).

A relao orgnica e indissolvel do estilo com o gnero se revela nitidamente tambm na questo dos estilos de linguagem ou funcionais, ou seja, estilos de gnero de determinadas esferas da atividade humana e da comunicao. Em cada campo existem e so empregados gneros que correspondem s condies especficas de dado campo; a esses gneros que correspondem determinados estilos. Uma determinada funo (cientfica, tcnica, publicstica, oficial, cotidiana) e determinadas condies de comunicao discursiva, especficas de cada campo, geram determinados gneros, isto , determinados tipos de enunciados estilsticos, temticos e composicionais relativamente estveis. O estilo integra a unidade de gnero do enunciado como seu elemento. As mudanas histricas dos estilos de linguagem esto indissoluvelmente ligadas s mudanas dos gneros do discurso. A linguagem da literatura, cuja composio integrada pelos estilos da linguagem no literria, um sistema ainda mais complexo e organizado em outras bases. Os enunciados e seus tipos, isto , os gneros discursivos, so correias de transmisso entre a histrica da sociedade e a histria da linguagem. Em cada poca de evoluo da linguagem literria, o tom dado por determinados gneros do discurso, e no s gneros secundrios, mas tambm primrios (determinados tipos de dilogo oral de salo, ntimo, de crculo, familiar cotidiano, sociopoltico, filosfico, etc). Toda ampliao da linguagem literria custa das diversas camadas extraliterrias da lngua nacional est intimamente ligada penetrao da linguagem literria em todos os gneros (...) Quando recorremos as respectivas camadas no literrias da lngua nacional estamos inevitavelmente recorrendo tambm aos gneros do discurso em que se realizam essas camadas. Onde h estilo, h gnero. A passagem do estilo de um gnero para outro no s modifica o som do estilo nas condies do gnero que no lhe prprio como destri ou renova tal gnero. Desse modo, tanto os estilos individuais quanto os da lngua satisfazem aos gneros do discurso. A gramtica (e o lxico) se distingue substancialmente da estilstica, mas ao mesmo tempo nenhum estudo de gramtica (j nem falo da gramtica normativa) pode dispensar observaes e incurses estilsticas. Em toda uma srie de casos como se fosse obliterada a fronteira entre a gramtica e a estilstica. H fenmenos que ins estudiosos relacionam ao campo da gramtica, outros, ao campod a estilstica. Um deles o sintagma.

Pode-se dizer que a gramtica e a estilstica convergem e divergem em qq fenmeno concreto de linguagem: se o examinamos apenas no sistema da lngua estamos diante de um fenmeno gramatical, mas se o examinamos no conjunto de um enunciado individual ou do gnero discursivo j se trata de fenmeno estilstico. Porque a PP escolha de uma determinada forma gramatical pelo falante um ato estilstico. O estudo da natureza dos enunciados e dos gneros discursivos (...) de importncia fundamental (...) alm do mais, o estudo do enunciado como unidade real de comunicao discursiva permitir compreender de modo mais correto tambm a natureza das unidades da lngua (enquanto sistema) as palavras e oraes.

2. O ENUNCIADO COMO UNIDADE DA COMUNICAO DISCURSIVA. DIFERENA ENTRE ESSA UNIDADE E AS UNIDADES DA LNGUA (PALAVRAS E ORAES)
A lingstica do sculo XIX, sem negar a funo comunicativa da linguagem, procurou coloc-la em segundo plano (...) colocava-se em primeiro plano a funo da formao do pensamento, independente da comunicao. Da a famosa frmula de Humboldt: Sem fazer nenhuma meno necessidade de comunicao entre os homens, a lngua seria uma condio indispensvel do pensamento para o homem at mesmo na sua eterna solido. Outros, partidrios de Vossler, colocavam em primeiro plano a funo expressiva. A essncia da linguagem nessa ou naquela forma, por esse ou aquele caminho se reduz criao espiritual do indivduo. A linguagem era considerada do ponto de vista do falante, como que de um falante sem a relao necessria com outros participantes da comunicao discursiva. Se era levado o papel do outro era levado apenas como papel de ouvinte que apenas compreende passivamente S o falante. At hj ainda existem na lingstica fices como o ouvinte e o entendedor (parceiros do falante, do fluxo nico da fala, etc). Tais fices do uma noo absolutamente deturpada do processo complexo e amplamente ativo da comunicao discursiva. [Na realidade] o ouvinte, ao perceber e compreender o significado (lingstico) do discurso, ocupa simultaneamente em relao a ele uma ativa posio reponsiva: concorda ou discorda dele (total ou parcialmente), completa-o, aplica-o, prepara-se para us-lo, etc. essa posio responsiva do ouvinte se forma ao longo de todo o processo de audio e compreenso desde o seu incio, s vezes literalmente a partir da primeira palavra do falante. Toda compreenso da fala viva, do enunciado vivo de natureza ativamente responsiva (embora o grau desse ativismo seja bastante diverso); toda compreenso prenhe de resposta, e nessa ou naquela forma a gera obrigatoriamente: o ouvinte se torna falante.

(...) claro que nem sempre ocorre a resposta em voz alta ao enunciado logo depois do pronunciado: a compreenso ativamente respondiva do ouvido pode realizar-se imediatamente na ao, pode permanecer de quando em quando como compreenso responsiva sileciosa (..) mas isto, por assim dizer, uma compreenso responsiva de efeito retardado: cedo ou tarde, o que foi ouvido e ativamente entendido responde nos discursos subseqentes ou no comportamento do ouvinte. Portanto toda compreenso plena real ativamente responsiva e no seno uma fase inicial preparatria da resposta. O PP falante est determinado precisamente a essa compreenso ativamente responsiva: ele no espera uma compreenso passiva,(....) O empenho em tornar inteligvel a sua fala apenas o momento abstrato do projeto concreto e pleno de discurso do falante. Ademais, todo falante por si mesmo um respondente em maior ou menor grau Cada enunciado um elo na corrente complexamente organizada de outros enunciados. O ouvinte com sua compreenso passiva (...) no corresponde ao participante real da comunicao discursiva. Aquilo que o esquema representa apenas um momento abstrato do ato pleno e real de compreenso ativamente responsiva que gera a resposta (a que visa precisamente o falante). O mesmo desconhecimento do papel ativo do outro no processo da comunicao discursiva e o empenho de contornar inteiramente esse processo manifestam-se no uso impreciso e ambguo de termos como fala ou fluxo da fala. Esses termos deveriam designar aquilo que submetido a uma diviso em unidade da lngua, concebidas como cortes desta: unidades fnicas (fonemas, slaba, cadncia da fala) e significativas (orao e palavra). O que vem a ser fluxo da fala , nossa fala ? Qual a sua extenso ? Tero princpio e fim ? Se tm durao indefinida, que corte deles ns tomamos para dividi-lo em unidades ? A respeito de todas essas questes reinam a plena indefinio e a reticncia. A real unidade da comunicao discursiva o enunciado. Porque o discurso s pode existir de fato na forma de enunciaes concretas de determinados falantes, sujeitos do discurso. O discurso sempre est fundido em forma de enunciado pertencente a um determinado sujeito do discurso, e fora dessa forma no pode existir. Por mais diferentes que sejam as enunciaes pelo seu volume, pelo seu contedo, pela construo composicional, elas possuem como unidades de comunicao discursiva peculiaridades estruturais comuns, e antes de tudo limites absolutamente precisos. Esses limites, de natureza especialmente substancial e de princpio, precisam ser examinados minuciosamente. Os limites de cada enunciado concreto como unidade da comunicao discursiva so definidos pela alternncia dos sujeitos do discurso

Essa alternncia dos sujeitos do discurso(...) de natureza diferente e assume formas vrias. Observamos essa alternncia dos sujeitos do discurso de modo mais simples e evidente no dilogo real em que se alternam as enunciaes dos interlocutores (rplicas). Por sua preciso e simplicidade, o dilogo a forma mais clssica de comunicao discursiva. Cada rplica, por mais breve e fragmentria que seja, possui uma conclusibilidade especfica ao exprimir certa posio do falante que suscita resposta, em relao qual se pode assumir uma posio responsiva. (...) Ao mesmo tempo as rplicas esto interligadas. Mas aquelas relaes que existem entre as rplicas do dilogo (pergunta/resposta...) so impossveis entre unidades da lngua (palavras e oraes), que no sistema da lngua (no corte vertical), quer no interior do enunciado (no corte horizontal). Essas relaes especficas entre as rplicas do dilogo so apenas modalidades das relaes especficas entre as enunciaes plenas no processo de comunicao discursiva. Essas relaes s so possveis entre enunciaes de diferentes sujeitos do discurso, pressupem outros (em relao ao falante) membros da comunicao discursiva. Essas relaes entre enunciaes plenas no se prestam gramaticalizao, uma vez que no so possveis entre unidades da lngua , e isso tanto no sistema da lngua quanto no interior do enunciado. Nos gneros secundrios do discurso, particularmente nos retricos, encontramos fenmenos que parecem contrariar nossa tese. Muitas vezes o falante coloca questes no mbito do seu enunciado, responde a elas mesmas, faz objees a si mesmo e refuta (...) mas esses fenmenos no passam de representao convencional da comunicao discursiva nos gneros primrios do discurso. Essa representao caracteriza os gneros retricos, contudo todos os outros gneros secundrios (artsticos e cientficos) se valem de diferentes formas de introduo, na construo do enunciado, dos gneros de discursos primrios e relaes entre eles. essa a natureza dos gneros secundrios. Entretanto, em todas essas manifestaes, as relaes entre gneros primrios reproduzidos, ainda que eles estejam no mbito de um enunciado, no se prestam gramaticalizao e conservam sua natureza especfica essencialmente distinta da das relaes entre as palavras e oraes dentro do enunciado. Com base no material do dilogo e das suas rplicas, necessrio abordar previamente o problema da orao como unidade da lngua em sua distino como o enunciado como unidade da comunicao discursiva. Os limites da orao enquanto unidade da lngua nunca so determinados pela alternncia de sujeitos do discurso. Essa alternncia, que emoldura a orao de ambos os lados, converte-a em um enunciado pleno. A orao um pensamento relativamente acabado, imediatamente correlacionado co outros pensamentos do mesmo falante no conjunto de seu enunciado; ao trmino da orao, o falante faz uma pausa para passar em seguida ao seu pensamento subseqente, que d continuidade, completa e fundamenta o primeiro. O contexto da orao o contexto da fala do mesmo sujeito do discurso (falante); a orao no se correlaciona de imediato nem pessoalmente com o contexto extraverbal da realidade (a situao, o

ambiente, a pr-histria) nem com as enunciaes de outros falantes, mas to somente atravs de todo o contexto que a rodeia, isto , atravs do enunciado em seu conjunto. A orao ganha a capacidade de determinar a resposta, somente no conjunto de seu enunciado. A orao enquanto unidade da lngua carece de todas essas propriedades: no delimitada de ambos os lados pela alternncia dos sujeitos do discurso; no tem contato imediato com a realidade, nem relao imediata com enunciados alheios, no dispe de plenitude semntica nem capacidade de determinar imediatamente a posio responsiva do outro falante, isto , de suscitar resposta. A orao enquanto unidade da lngua tem natureza gramatical, fronteiras gramaticais, lei gramatical e unidade. O enunciado pode ser construdo a partir de uma orao, de uma palavra, por assim dizer, de uma unidade do discurso (predominantemente de uma rplica do dilogo), mas isso no leva uma unidade da lngua a transformar-se em unidade do discurso. No dilogo real, a alternncia dos sujeitos do discurso (falantes), que determina os limites do enunciado(...) Contudo, em outros campos da comunicao discursiva, inclusive nos campos da comunicao cultural (cientfica e artstica) complexamente organizada, a natureza dos limites do enunciado a mesma. Complexas por sua construo.... tambm so, pela prpria natureza, unidades da comunicao discursiva: tambm esto nitidamente delimitadas pela alternncia dos sujeitos do discurso, cabendo observar que essas fronteiras, ao conservarem a sua preciso externa, adquirem um carter interno graas ao fato de que o sujeito do discurso neste caso o autor de uma obra a revela a sua individualidade no estilo, na viso de mundo, em todos os elementos da idia de sua obra, Essa marca da individualidade , jacente na obra, o que cria princpios interiores especficos que a separam de outras obras a ela vinculadas no processo de comunicao discursiva. A obra um elo na cadeia da comunicao discursiva: como a rplica do dilogo, est vinculada a outras obras enunciados com aquelas s quais ela responde, e com aquelas que lhe responde: ao mesmo tempo, semelhana da rplica do dilogo, ela est separada daquelas pelos limites absolutos da alternncia dos sujeitos do discurso. Desse modo, a alternncia dos sujeitos do discurso a primeira peculiaridade constitutiva do enunciado como unidade de comunicao discursiva. A segunda peculiaridade do enunciado a conclusibilidade especfica do enunciado. Essa conclusibilidade especfica e determinada por categorias especficas: - o primeiro e mais importante critrio de conclusibilidade do enunciado a possibilidade de responder a ele. Uma orao absolutamente compreensvel e acabada, se orao e no enunciado constitudo por uma orao, no pode suscitar atitude responsiva. A inteireza acabada do enunciado que assegura a possibilidade de resposta determinada por trs elementos: a) exauribildiade do objeto e do sentido; profundamente diverso nos diferentes campos da comunicao discursiva. O objeto objetivamente inexaurvel, mas ao se tornar temo do enunciado ganha uma relativa conclusibilidade em determinadas condies, em certa situao do problema, em um

dado material, em determinados objetivos colocados pelo autor, isto , j no mbito da uma idia definida do autor. b) projeto do discurso ou vontade de discurso do falante; em cada enunciado (...) abrangemos, sentimos, interpretamos a inteno discursiva de discurso, ou a vontade discursiva do falante, que determina o todo do enunciado, o seu volume, as suas fronteiras. c) formas tpicas composicionais e de gnero de acabamento: o mais importante as formas estveis de gnero do enunciado. A vontade discursiva do falante se realiza antes de tudo na escolha de um certo gnero de discurso. Essa escolha determinada pela especificidade de um dado campo da comunicao discursiva, por consideraes semntico-objetais (temticas), pela situao concreta da comunicao discursiva, pela composio pessoal dos seus participantes,etc. A inteno discursiva do falante, com toda a sua individualidade e subjetividade, em seguida aplicada e adaptada ao genro escolhido, constitui-se e desenvolve-se em uma determinada forma de gnero; A lngua materna - na sua composio vocabular e sua estrutura gramatical no chega ao nosso conhecimento a partir de dicionrios e gramticas mas de enunciaes concretas que ns mesmos ouvimos e ns mesmos reproduzimos na comunicao discursiva viva com as pessoas que nos rodeiam. Aprender a falar significa aprender a construir enunciados (porque falamos por enunciados e no por oraes isoladas e, evidentemente, no por palavras isoladas) Os gneros do discurso organizam o nosso discurso quase da mesma forma que o organizam as formas gramaticais (sintticas). Ns aprendemos a moldar o nosso discurso em formas de gnero e, quando ouvimos o discurso alheio, j adivinhamos o seu gnero pelas primeiras palavras. As formas de gnero, nas quais moldamos o nosso discurso, diferem substancialmente, claro, das formas da lngua no sentido da sua estabilidade e da sua coero (normatividade) para o falante. Em linhas gerais os gneros so mais flexveis, plsticos e livres, por isso sua diversidade muito grande. Assim por exemplo, so os diversos gneros cotidianos breves de saudaes, despedida, felicitaes, votos de todas as espcies, informao sobre sade, etc. Pode-se transferir a forma de gnero da saudao do campo oficial para o campo da comunicao familiar, isto , empreg-la com uma reacentuao irnico-pardica; com fins anlogos pode-se misturar deliberadamente os gneros de diferentes esferas. (Pode-se inserir um gnero em outro gnero). Muitas pessoas que dominam magnificamente uma lngua sentem amide total impotncia em alguns campos da comunicao, porque no dominam na prtica as formas de gnero de dadas esferas. Quanto melhor dominamos os gneros, tanto mais livremente os empregamos, tanto mais plena e nitidamente descobrimos neles a nossa individualidade,

refletimos de modo mais flexvel e sutil a situao singular da comunicao; em suma:realizamos de modo mais acabado o nosso livre projeto de discurso. Os gneros do discurso, comparados formas da lngua, so bem mais mutveis, flexveis e plsticos, entretanto, para o indivduo falante eles tm significado normativo, no so criados por ele mas dados a ele. Por isso um enunciado singular, a despeito de toda a sua individualidade e do carter criativo, de forma alguma pode ser considerado uma combinao absolutamente livre de formas da lngua (como pensava Saussure). O desconhecimento disso pode ter levado os lingistas j referida confuso do enunciado com orao. Quando escolhemos um determinado tipo de orao, no o escolhemos apenas para uma orao, no o fazemos por considerarmos o que queremos exprimir com determinada orao, escolhemos um tipo de orao do ponto de vista do enunciado inteiro que se apresenta nossa imaginao discursiva e determina a nossa escolha. Uma diferena acentuada nas dimenses tambm ocorre no mbito dos gneros do discurso oral. Por essas razes, os gneros do discurso se afiguram incomensurveis e inaplicveis na condio de unidades do discurso. Por isso, muitos lingistas tentam encontrar formas especiais que sejam intermedirias entre a orao e o enunciado, que possuam conclusibilidade como o enunciado e ao mesmo tempo comensurabilidade como a orao. Assim so a frase e a comunicao. Entre os pesquisadores que empregam essas unidades no existe identidade na sua concepo, porque na vida da lngua a elas no corresponde nenhuma realidade definida e nitidamente delimitada. Consideraes acerca da orao: - enquanto unidade da lngua desprovida da capacidade de determinar imediata e ativamente a posio responsiva do falante. S depois de tornar-se um enunciado pleno, uma orao particular adquire essa capacidade. - QQ orao pode figurar como enunciado acabado, mas, neste caso, completada por uma srie de elementos muito substanciais de ndole no gramatical, que lhe modificam a natureza pela raiz. - Como a palavra, a orao uma unidade significativa da lngua. - A orao o elemento significativo do conjunto de um enunciado, e ela adquiriu o seu sentido definitivo apenas nesse conjunto. - Como a palavra, a orao possui conclusibilidade de significado e conclusibilidade de forma gramatical, mas essa conclusibilidade de significado de ndole abstrata e por isso mesmo to precisa: o acabamento do elemento mas no o acabamento do todo. - A orao como unidade de lngua, semelhana da palavra, no tem autor. Ela de ningum, como a palavra, e s funcionando como um enunciado pleno ela se torna expresso da posio do falante individual em uma situao concreta de comunicao discursiva.

Isso nos leva a uma nova, a uma terceira peculiaridade do enunciado a relao do enunciado com o prprio falante (autor do enunciado) e com outros participantes da comunicao discursiva. Todo enunciado um elo na cadeia da comunicao discursiva a posio ativa do falante nesse ou naquele campo do objeto e do sentido. Por isso cada enunciado se caracteriza, antes de tudo, por um determinado contedo semntico-objetal. A escolha ods meios lingsticos e dos gneros de discurso determinada, antes de tudo, pelas tarefas (pela idia) do sujeito do discurso (autor) centradas no objeto e no sentido. o primeiro momento do enunciado que determina as suas peculiaridades estilsticocomposicionais. O segundo elemento do enunciado, que lhe determina a composio o estilo, o elemento expressivo, isto , a relao subjetiva emocionalmente valorativa do falante com o contedo do objeto e do sentido do seu enunciado. Pode-se considerar o elemento expressivo do discurso um fenmeno da lngua como sistema ? Pode-se falar de aspecto expressivo das unidades da lngua, isto , das palavras e oraes ? A estas perguntas faz-se necessria uma resposta categoricamente negativa. AS palavras no so de ningum, em si mesmas nada valorizam, mas podem abastecer qq falante e os juzos de valor mais diversos e diametralmente opostos dos falantes. A orao enquanto unidade da lngua tambm neutra e em si mesma no tem aspecto expressivo: ela o adquire(ou melhor comunga com ele) unicamente em um enunciado concreto. A entonao expressiva um trao constitutivo do enunciado. Tanto as palavras quanto a orao enquanto unidades da lngua so desprovidas de entonao expressiva. Na comunicao discursiva, existem tipos bastante padronizados e muito difundidos de enunciaes valorativas, isto , de gneros valorativos de discurso que traduzem elogio, aprovao, xtase, estmulo, insulo. As palavras que, em determinadas condies de vida poltico-social adquirem um peso especfico, tornam-se enunciados exclamativos expressivos. Em todos esses casos no estamos diante de uma palavra isolada como unidade da lngua nem do significado de tal palavra mas de um enunciado acabado e com um sentido concreto. Desse modo, a entonao expressiva pertence aqui ao enunciado e no palavra. Quando escolhemos as palavras para o enunciado como se nos guissemos pelo tom emocional prprio de uma palavra isolada:. (...) precisamente dessa maneira que os poetas representam o seu trabalho com a palavra e precisamente assim que o estilista interpreta esse processo. Quando escolhemos as palavras, partimos do conjunto projetado do enunciado, e esse conjunto que projetamos e criamos sempre expressivo e ele que irradia a sua

expresso a cada palavra que escolhemos; por assim dizer, contagia essa palavra com a expresso do conjunto. Portanto, a emoo, o juzo de valor, a expresso so estranhos palavra da lngua e surgem unicamente no processo do seu emprego vivo em um enunciado concreto. H palavras que significam especialmente emoes, juzos de valor: Alegria, sofrimento, belo, alegre, etc.. Mas tambm esses significados so igualmente neutros como todos os demais. O gnero do discurso no uma forma da lngua mas uma forma tpica do enunciado, como tal forma, o gnero inclui certa expresso tpica a ele coerente. No gnero a palavra ganha certa expresso. Essa expressividade tpica pode ser vista como a aurola estilstica da palavra, mas essa aurola no pertence palavra da lngua como tal mas ao gnero em que dada palavra costuma funcionar, o eco da totalidade do gnero que ecoa na palavra. Todavia, as palavras podem entrar no nosso discurso a partir de enunciaes individuais alheias, mantendo em menor ou maior grau os tons e ecos dessas enunciaes individuais. O emprego das palavras na comunicao discursiva viva sempre de ndole individualcontextual. Por isso, pode-se dizer que qualquer palavra existe para o falante em trs aspectos: como palavra da lngua neutra, como palavra alheia dos outros, como a minha palavra. Neste caso, a palavra atua como expresso de certa posio valorativa do homem individual (de algum dotado de autoridade, do escritos, cientista, pai, me, etc) como abreviatura do enunciado. Em cada poca, em cada crculo social, em cada micromundo familiar, de amigos, conhecidos, de colegas, em que o homem cresce e vive, sempre existem enunciados investidos de autoridade que do o tom. Em cada poca e em todos os campos da vida e da atividade, existem determinadas tradies, expressas e conservadas em vestes verbalizadas: em obras, enunciados, sentenas. Eis por que a experincia discursiva individual de qq pessoa se forma e se desenvolve em uma interao constante e contnua com os enunciados individuais dos outros. Em certo sentido, essa experincia pode ser caracterizada como processo de assimilao mais ou menos criador das palavras do outro (e no das palavras da lnguas) Nosso discurso, isto , todos os nossos enunciados (inclusive as obras criadas) pleno de palavras dos outros, de um grau vrio de alteridade ou de assimilabilidade, de um grau vrio de aperceptibilidade e de relevncia. Essas palavras dos outros trazem consigo a sua expresso , o seu tom valorativo que assimilamos, reelaboramos, e reacentuamos.

Acontece que os tipos existentes de oraes costumam funcionar como enunciados plenos de determinados tipos de gnero. Assim so as oraes exclamativas, interrogativas, exortativas. Por outro lado, as oraes desse tipo se encontram de modo relativamente raro no contexto de subordinao dos enunciados desenvolvidos. Quando expresses desse tipo entram no contexto desenvolvido de subordinao, destacam-se com certa nitidez de sua composio e, em regra, procurando ser ou a primeira ou a ltima orao do enunciado. A orao enquanto unidade da lngua possui uma entonao gramatical e no uma entonao expressiva. Situam-se entre as entonaes gramaticais especficas: a entonao de acabamento, a explicativa, a disjuntiva, a enumerativa, etc.... A orao s adquire entonao expressiva no conjunto do enunciado. O elemento expressivo uma peculiaridade constitutiva do enunciado. Portanto, o enunciado, seu estilo e sua composio so determinados pelo elemento semntico-objetal e por seu elemento expressivo, isto , pela relao valorativa do falante com o elemento semntico-objetal do enunciado.

CRTICA: A estilstica s considera os seguintes fatores que determinam o estilo do enunciado: o sistema da lngua, o objeto do discurso e do PRR falante e a sua relao valorativa com esse objeto. O falante com sua viso de mundo, os seus juzos de valor e emoes, por um lado, e o objeto de seu discurso e o sistema da lngua (dos recursos lingsticos), por outro eis tudo o que determina o enunciado, o seu estilo e a sua composio. esta a concepo dominante. CRTICA !!!! Em realidade, a questo bem mais complexa. Todo enunciado concreto um elo na cadeia de comunicao discursiva de um determinado campo. Os prprios limites do enunciado so determinados pela alternncia dos sujeitos do discurso. Os enunciados no so indiferentes entre si nem se bastam cada um a si mesmos; uns conhecem os outros e se refletem mutuamente uns nos outros. Esses reflexos mtuos lhes determinam o carter. Cada enunciado pleno de ecos e ressonncias de outros enunciados com os quais est ligado pela identidade da esfera de comunicao discursiva. impossvel algum definir sua posio sem correlacion-la com outras posies. Essas reaes tm diferentes formas: os enunciados dos outros podem ser introduzidos diretamente no contexto do enunciado; podem ser introduzidas somente palavras isoladas ou oraes, que neste caso figurem como representantes de enunciados plenos, e alm disso, enunciados plenos e palavras isoladas podem conservar a sua expresso alheia mas no podem ser reacentuados (em termos de ironia, de indignao, reverncia), os enunciados dos outros podem ser recontados com um variado grau de

reassimilao; podemos simplesmente nos basear neles como em um interlocutor bem conhecido, podemos pressup-los em silncio, a atitude responsiva pode refletir-se somente na expresso do PP discurso. (...) Muito amide a expresso do nosso enunciado determinada no s (...) pelo contedo semntico-objetal desse enunciado mas tambm pelos enunciados do outro sobre o mesmo tema, os quais respondemos, com os quais polemizamos; atravs deles se determina tambm o destaque dado a determinados elementos, as repeties e a escolha de expresses mais duras. Por mais monolgico que seja o enunciado, por mais concentrado que esteja no seu objeto, no pode deixar de ser em certa medida tambm uma resposta quilo que j foi dito sobre dado objeto, sobre dada questo, ainda que essa responsividade no tenha adquirido uma ntida expresso externa: ela ir manifestar-se na tonalidade do sentido, na tonalidade de expresso, na tonalidade do estilo, nos matizes mais sutis da composio. O enunciado pleno de tonalidades dialgicas, e sem lev-las em conta, impossvel entender at o fim o estilo de um enunciado. Porque a nossa PP idia nasce e se forma no processo de interao e luta com os pensamentos dos outros. O discurso do outro, desse modo, tem uma dupla expresso: a sua, isto , a alheia, e a expresso do enunciado que acolheu esse discurso; Tudo isso se verifica, antes de tudo, onde o discurso do outro citado textualmente e destacado com nitidez: os ecos da alternncia dos sujeitos do discurso e das suas mtuas relaes dialgicas aqui se ouvem nitidamente. O enunciado representado por ecos como que distantes e mal percebidos das alternncias dos sujeitos do discurso e pelas tonalidades dialgicas, enfraquecidas ao extremo pelos limites dos enunciados. Cada enunciado isolado um elo na cadeia da comunicao discursiva. O falante no um Ado bblico, s relacionado com objetos virgens ainda no nomeados, aos quais d o nome pela primeira vez. Em realidade, repetimos, todo enunciado, alm do seu objeto, sempre responde (no sentido amplo da palavra) de uma forma ou de outra aos enunciados do outro que o antecederam. Uma viso de mundo, uma corrente, um ponto de vista, uma opinio sempre tm uma expresso verbalizada. Tudo isso discurso do outro. O enunciado no est ligado apenas aos elos precedentes mas tambm aos subseqentes da comunicao discursiva. O papel dos outros, para quem se constri o enunciado, excepcionalmente grande, como j sabemos. J dissemos que esses outros, para os quais o meu pensamento pela primeira vez se torna um pensamento real, no so ouvintes passivos, mas participantes ativos da comunicao discursiva.

O trao essencial (constitutivo) do enunciado o seu direcionamento a algum, o seu endereamento. Esse destinatrio pode ser um participante-interlocutor direto do dilogo cotidiano, pode ser uma coletividade diferenciada de especialistas de algum campo especial da comunicao cultural, pode ser um pblico mais ou menos diferenciado, um povo, os contemporneos, os correligionrios, os adversrios e inimigos, o subordinado, o chefe, etc.......ele tambm pode ser um outro, totalmente indefinido, no concretizado. Todas essas modalidades e concepes do destinatrio so determinadas pelo campo da atividade humana e da vida a que tal enunciado se refere. (...) Uma pessoa desempenha dois papis diferentes, e essa diferena justamente o que importa, Ao construir o meu enunciado, procuro defini-lo de maneira ativa: por outro lado, procuro antecip-lo, e essa resposta antecipvel exerce, por sua vez, uma ativa influncia sobre o meu enunciado. Ao falar, sempre levo em conta o fundo aperceptvel da percepo do meu discurso pelo destinatrio.... Essa considerao ir determinar tambm a escolha do gnero do enunciado e a escolha dos procedimentos composicionais e, por ltimo, dos meios lingsticos, isto , o estilo do enunciado. Em outros casos, a questo pode ser bem mais complexa. A considerao do destinatrio e a antecipao da sua atitude responsiva so frequentemente amplas, e inserem uma original dramaticidade interior no enunciado. A posio social, o ttulo e o peso do destinatrio, refletidos nos enunciados dos campos cotidianos e oficiais, so de ndole especial. Nas condies de um regime de classes e particularmente de castas, observa-se uma excepcional diferenciao dos gneros do discurso e dos respectivos estilos em funo do ttulo, da categoria, da patente, do peso da fortuna, etc. Matizes mais sutis do estilo so determinados pela ndole e pelo grau de proximidade pessoal do destinatrio em relao ao falante nos diversos gneros familiares de discurso, por um lado, ntimos, por outro lado. Sem levar em conta a relao do falante com o outro e seus enunciados, impossvel compreender o gnero ou estilo do discurso. Os estilos neutro-objeticos pressupem uma espcie de triunfo do destinatrio sobre o falante, uma unidade dos seus pontos de vista, mas essa identidade e essa unidade cuistam quase a plena recusa expresso. O problema da concepo do destinatrio do discurso de enorme importncia para a histria da literatura. Na histria da literatura existem ainda formas convencionais ou semiconvencionais de apelo aos leitores, ouvintes, descendentes, etc. assim como paralelamente ao autor real

existem imagens convencionais e semiconvencionais de autores testas-de-ferro, editores, narradores de toda a espcie. Portanto, o direcionamento, o endereamento do enunciado sua peculiaridade constitutiva sem a qual no h nem pode haver enunciado. diferena dos enunciados, as unidades significativas da lngua a palavra e a orao no so de ningum e a ningum se referem. Se uma palavra isolada ou uma orao est endereada, direcionada, temos diante de ns um enunciado acabado, constitudo de uma palavra ou de uma orao, e o direcionamento pertence no a elas como unidades da lngua, mas ao enunciado. A escolha de todos os recursos lingusticos feita pelo falante sob maior ou menor influncia do destinatrio e da sua resposta antecipada.

You might also like