You are on page 1of 49

Macei, 06 de julho de 2013

APRESENTAO
Claudiane Fernanda Isabela Larisse Ranyelle Sampaio Sabrina Cavalcante

REALIZAO:

O QUE O PLANEJAMENTO?
Pode-se dizer de um modo bastante simplificado que, planejar simplesmente pensar antes e durante o agir e que o contrrio de planejar improvisar (ADRIANO, et.al.,1999).

PLANEJAMENTO
Sempre esteve presente na histria da humanidade; essencial para a sobrevivncia humanamaior resultado s suas atividades; Emerge como atividade sistematizada no fim do sculo XIX; Relao com a cincia e a administrao;

PLANEJAMENTO
no ps- segunda Guerra Mundial que ganha maior aceitao; De inicio, destaque no planejamento econmico;

Ao se dar nfase ao setor social preconizava-se a oportunidade de exerccio pleno de vida fsica, mental e espiritual do homem;
Surgimento do planejamento como disciplina;

PLANEJAMENTO EM SERVIO SOCIAL


Ideia de planejamento ligada aos planos de tratamento; Com o movimento de ps-reconceituao h a busca pelo carter tcnico da profisso; Mtodo e processo social mais abrangente; Nasce como disciplina em 1968;

ALGUNS CONCEITOS ESSENCIAIS


REALIDADE O homem o construtor do mundo e o edificador da realidade, e esta realidade construda entre os homens e o mundo onde vivem. Carlos Matus (1996) afirma que a realidade no explicvel pela simples descrio, mas pelas leituras que se fazem dela, sob diferentes chaves de interpretao, de acordo com os interesses objetivos dos autores.

O homem constri a realidade de diferentes maneiras dependendo de como cada individuo pensa, age e se insere neste processo. A realidade envolve um conjunto de fatores e interpretaes que envolvem o homem e as suas relaes com o mundo. A realidade vai servir como instrumento norteador para a definio dos objetivos, estabelecimentos das prioridades, metas e escolhas metodolgicas. atravs dos estudos e dos diagnsticos, que quem planeja poder entender a realidade social (necessidades e problemas) e identificar o contexto em que se pretende intervir.

PROBLEMA
Definido como a discrepncia entre uma situao real e uma situao ideal ou desejada, entretanto, uma situao s problematizada quando um ator a define como inaceitvel e ao mesmo tempo como passvel de ser transformada na direo desejada. O problema um obstculo que impede determinado sujeito de alcanar seus objetivos, no processo de planejamento.

O QUE ESTRATGIA?
Estratgia vem do grego estratego. Era um termo utilizado para denominar os generais que comandavam as guerras naquela poca.

Geralmente, a palavra estratgia nos remete ideia da existncia de conflito. Se existe conflito, isto exige que se raciocine estrategicamente para que se possa alcanar determinados objetivos.

ESTRATGIAS
So caminhos escolhidos que indicam como a organizao pretende concretizar seus objetivos e, consequentemente, sua misso.

Podemos entender a estratgia como uma maneira de construir viabilidade para um plano elaborado visando alcanar determinados objetivos. As estratgias constituem respostas s ameaas e s oportunidades identificadas quando da anlise do contexto, bem como aos pontos fracos e fortes encontrados na organizao.

EFICCIA
A eficcia est diretamente ligada capacidade de se atingir resultados vlidos, isto , que precisam ser atingidos. As aes so ditas eficazes, se elas trazem soluo situaoproblema que ocasionou o projeto de aes. A eficcia a adequao da ao para o alcance dos objetivos e das metas previstos no planejamento e do grau em que os mesmos foram alcanados.

EFICINCIA
A eficincia de uma poltica ou de um programa a correlao entre os efeitos dos programas ( benefcios) e os esforos (custos) empreendidos para obt-los. Busca a melhor relao custo/resultados,avaliando o processamento dos insumos e procurando atingir alto nvel de qualidade naquilo que est sendo feito.

EFETIVIDADE
a relao entre a execuo de um programa e o impacto provocado na realidade onde foi executado. O valor social que deve ser atribudo ao produto ou servio,isto , a medida da utilidade do produto ou servio considerandose a sociedade como um todo e no apenas o consumidor ou a organizao.

o resultado do confronto entre a poltica ou do programa com o universo total da realidade objeto da interveno. A medida da avaliao da efetividade se d pelo impacto produzido nas organizaes ou na sociedade em geral.

CARACTERSTICAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO


Processo Permanente; Processo Metdico; Abordagem Racional;

Abordagem Cientfica.

DIMENSES QUE CARACTERIZAM O PROCESSO DE PLANEJAMENTO


A dimenso racional;

A dimenso poltica.

DIMENSO RACIONAL
A dimenso racional do planejamento decorre do uso da inteligncia num processo de racionalizao da ao.

FERREIRA IDENTIFICOU NO PROCESSO RACIONAL DO PLANEJAMENTO AS SEGUINTES OPERAES:

Estas operaes se inter-relacionam em um processo dinmico, contnuo e concomitante.

FERREIRA IDENTIFICOU NO PROCESSO RACIONAL DO PLANEJAMENTO AS SEGUINTES OPERAES:


de reflexo - diz respeito ao conhecimento de dados, anlise e estudo de alternativas, a adaptao, combinao de conceitos e tcnicas de diversas disciplinas relacionadas com a explicao e quantificao de fatos sociais, e outros; de deciso - que se refere escolha de alternativas, determinao de meios, a definio de prazos, entre outros; de ao - relacionada execuo das decises. o foco central do planejamento. de reviso - operao crtica dos efeitos da ao planejada, visando aes posteriores. (BAPTISTA p.14)

O homem a partir de sua racionalidade, est sempre em processo de planejar alguma ao, e est sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidades. A pessoa humana possui uma estrutura bsica que a leva a imaginar o futuro, a analisar a realidade e a propor aes e atitudes para transform-la ou mant-la. (BONDER, p.72, 2001 )

O PLANEJAMENTO RACIONAL
Clareza de objetivos e metas; Definio de mtodos; Viabilidade;

Flexibilidade.

As Vantagens da racionalidade na administrao


Chamada por Robert, de Administrao Cristvo Colombo: Quando ele partiu, no sabia para onde ia. Quando chegou, no sabia onde estava. Quando voltou, no sabia dizer onde esteve! (Robert ,p.87,1998)

DIMENSO POLTICA
Dimenso poltica um conjunto de princpios de ao que direciona o que se quer fazer.

Qual a orientao do planejamento? Ele expressa compromissos com quem? Leva a que? Garante que benefcio, e para quem? Que tipo de poder est presente em seu

planejamento?

DIMENSO POLTICA
Expressa a definio do tipo de sociedade que se pretende construir; Orienta o horizonte da prtica a ser desenvolvida; Incorpora os interesses e aspiraes das pessoas envolvidas.

DIMENSO POLTICA
O Planejamento situa-se como uma das possibilidades de agir nos processos de mudana social e vincula-se estreitamente com o campo poltico, apontando, em linhas gerais e amplas, as decises quanto aos rumos que se quer estampar uma determinada regio, pas, municpio, e espao organizacional.

INTRODUO
Desenvolveremos uma reflexo sobre as funes dos rgos gestores da poltica de Assistncia Social, nos trs nveis de governo, em relao ao planejamento das suas aes; Recuperaremos algumas orientaes relativas ao processo de planejamento, mais especificamente, os instrumentos e os atores envolvidos na construo do Plano de Assistncia Social (PAS), nos moldes da Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS), e os elementos que o constituem;

E, por fim, analisaremos o Planejamento da Assistncia Social no Estado de Alagoas.

PLANEJAMENTO DA ASSISTNCIA SOCIAL


Planejar as aes de Assistncia Social no s escrever um documento. definir ideias, desejos e compromissos, envolvendo pessoas que tomam decises tcnicas, polticas e administrativas de forma coerente com as conquistas e dificuldades do processo de construo dessa poltica.

(Projeto CAPTAS, 2006)

O PLANEJAMENTO E A POLTICA
Demandas

Atores envolvidos
Poltica de Assistncia Social

Interesses

O Planejamento da Assistncia Social possibilita organizar e coordenar os objetivos, de forma a antever o que se pretende realizar e, assim, estabelecer as condies necessrias para sua realizao.

Objetivos

Aes

O PLANEJAMENTO DA ASSISTNCIA SOCIAL


Compreenso do trabalho Diminui incertezas Identifica a melhor ao

Dimensiona necessidades

Dimensiona disponibilidades

Define papis e responsabilidades

Evita erros e desperdcios

Prepara os atores para enfrentar problemas

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO DA ASSISTNCIA SOCIAL


POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL: o instrumento mais global do planejamento, se distancia do campo operacional e se aproxima mais das definies filosficas. PLANOS: so documentos mais abrangentes, que contm aes relativas aos programas e projetos que sero desenvolvidos num determinado perodo de tempo, indicando a sequncia das aes, as principais providncias e os responsveis.

PROGRAMA: um conjunto organizado de projetos, atividades, processos ou servios orientados para se alcanar objetivos mais amplos.
PROJETO: um documento mais especfico, operacional, que vincula recursos, atividades e componentes durante um perodo de tempo especfico, visando a resoluo de um problema ou necessidade da populao.

Plano de Assistncia Social - PAS


O Plano de Assistncia Social se destaca como um dos instrumentos de gesto da poltica. O PAS tem seu prazo de elaborao e execuo definidos pelo Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS), por meio da Resoluo n 182, de 1999. Esta resoluo definiu que os PAS devem ser plurianuais, coincidindo com o perodo do Plano Plurianual de Ao de governo (PPA).

PLANO DE ASSISTNCIA SOCIAL - PAS


O PAS expressa a previso das aes da poltica, por meio de benefcios, servios, programas e projetos que iro organizar o desenvolvimento das aes socioassistenciais, em determinado municpio ou regio, de forma articulada e complementar, em um perodo de tempo definido.

PLANO DE ASSISTNCIA SOCIAL - PAS


O PAS no deve ser elaborado por consultores ou em gabinetes; Deve ser formulado a partir das diretrizes da Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS/2004) e da NOB-SUAS;

ATORES RESPONSVEIS PELO PAS


Dois atores do sistema possuem responsabilidades especiais na elaborao, execuo e controle do PAS: GESTORES: devem elaborar o plano, estabelecendo em suas diretrizes e respeitando os mecanismos de participao da sociedade civil nesse processo, bem como se responsabilizar pela sua execuo, monitoramento e avaliao. CONSELHEIROS: devem apreciar e deliberar sobre o plano, ou seja, propor alteraes para o seu aperfeioamento, discutir e aprovar as diretrizes propostas pelo gestor, divulgar publicamente seu parecer, acompanhar a sua execuo e avaliar seus resultados.

CAPACITAO PARA O PLANEJAMENTO DA ASSISTNCIA SOCIAL EM ALAGOAS


A Secretaria Estadual de Assistncia Social de Alagoas realizou em parceria com o Instituto de Estudos Especiais da PUCSP, a capacitao dos gestores e conselheiros alagoanos em 2009; Curso de Capacitao para Elaborao do Plano Municipal de Assistncia Social Alagoas;

Objetivo: Subsidiar gestores, tcnicos e conselheiros municipais para a elaborao de Planos Municipais de Assistncia Social.

5
3 2 6

4
PLO 1 2 3 4 5 6 7 MUNICPIO Santana do Ipanema Po de Acar Palmeira dos ndios Penedo Unio dos Palmares Macei Maragogi

ABRANGNCIA DA CAPACITAO

EXISTNCIA DE PMAS NO MUNICPIO (%)


70,0

60,0

57,8

50,0

42,2

40,0

30,0

20,0

10,0

0,0

Existe o PMAS

No existe o PMAS

CONCLUSO
A construo de um Plano uma exigncia da LOAS; A primeira capacitao em Alagoas aconteceu em 2009, depois de 16 anos depois da LOAS; O planejamento no se configura apenas como um procedimento tcnico, mas como um mecanismo fundamental para a direo poltica de enfrentamento das desigualdades sociais.

REFERNCIAS
ADRIANO, Jaime Rabelo et.all. Conceitos fundamentais referentes ao planejamento. Belo Horizonte: ESMIG/NESCON/UFMG, 1999. BARBOSA, Mrio da Costa. Planejamento e Servio Social. 4 Edio. Editora Cortez. So Paulo, 1991. BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento: Introduo metodologia do planejamento social. 4 edio.So Paulo: Moraes, 1981. BRASIL. Lei n8742. Lei Orgnica de Assistncia Social (LOAS). Braslia, 1993. BRASIL. Norma Operacional Bsica do Sistema nico de Assistncia Social -NOB/SUAS, 2012.

REFERNCIAS
Cadernos de Assistncia Social trabalhador. Projeto CAPTAS Capacitao dos Trabalhadores da Assistncia Social. Belo horizonte, 2006. BIERRENBACH, Maria Ins Rocha de Sousa. Poltica e planejamento social. So Paulo:Cortez, 1987.

JNIOR, Joo Francisco Duarte. "O que Realidade. Coleo primeiros passos 115, Editora brasiliense. 6 edio, 1989.
LACOMBE, Francisco Jos Masset; GILBERTO Luiz Jos Heilborn. Administrao: princpios e tendncias. So Paulo: Saraiva, 2003.

EXERCCIO DE FIXAO

You might also like