You are on page 1of 3

Castigue o vilo e salve a mocinha

Alceu A. Sperana

J so visveis os sinais de esgotamento da democracia representativa, que rege o sistema eleitoral no Brasil na verdade, uma plutocracia: quem de fato elege so os financiadores de campanha. Os cidados ou no suportam mais o que acontece depois das eleies para Weber, o eleito depois de assumir manda o povo calar a boca e obedecer ou simplesmente se ausentam do processo eleitoral por no se considerar representados. Em muitas naes, como nos EUA, China, Alemanha, Cuba, Inglaterra e tantos outros, o voto facultativo. S vota quem quiser. Quando o sistema ruim, menos eleitores se interessam em votar. Isso apenas aumenta o poder da plutocracia, que custeia currais para sacramentar seus candidatos nas urnas. Como os eleitos so ruins, a servio de quem os pagou, as rebelies populares crescem e oscilam entre o sbio que apresenta propostas resolutivas, o maluco vndalo e os pescadores de guas turvas. Os pescadores so piores que os vndalos e, em muitos casos, at financiam o vandalismo. So os chamados spin doctors malandros a servio da plutocracia pagos para distorcer os protestos, de modo a lhes dar um suposto carter violento ou insensato. Com um foco desproporcional ao vandalismo induzido, evitam que a populao preste ateno quele protesto de carter sbio e propositivo. E assim mantm indefinidamente o sistema que lhes interessa: a plutocracia representativa que no me representa.

Novelas da TV s no so as coisas mais mentirosas desta vida porque existe a propaganda comercial/eleitoral. A pausa para os nossos comerciais, na verdade, apenas um intervalo para a propaganda mais honesta, j que o grosso da verdadeira propaganda est no merchandising, nas entrelinhas e no subliminar dos programas. Mas se o governo fosse uma novela de TV, hoje, seria bem mais democrtico. As novelas so submetidas a certa interatividade, na qual os telespectadores podem manter ou at fuzilar personagens, ditando os rumos da histria. Claro, uma interao induzida: nada poder atrapalhar os interesses dos patrocinadores. Ainda assim, j alguma participao. Depois de eleger algum que manda o povo calar e obedecer (Weber dixit) no existe interatividade que faa o eleitor destron-lo. Apenas torce, sempre em vo, que o Legislativo ou a Justia derrube o rei, caso em que o substituto ser mais ou menos igual ao anterior. John Coates, ex-negociante de aes em Wall Street, agora neurocientista da Universidade de Cambridge, monitorou os hormnios dos corretores e investidores, medindo a velocidade de seus movimentos de compra e venda. Descobriu que o investidor mais rpido leva de 100 a 120 milissegundos para tomar uma deciso de impulso, porque qualquer bom processamento cognitivo humano bsico requer de 200 a 300 milissegundos.

John Coates e seu livro The Hour Between Dog and Wolf: Risk Taking, Gut Feelings and the Biology of Boom and Bust (A hora entre o co e o lobo: Risco, instinto e a biologia dos altos e baixos)

No mercado financeiro, porm, as negociaes so fechadas em 10 milissegundos. Como isso possvel? bvio: o homem est sendo descartado at para dinamizar o capitalismo. As operaes so feitas por softwares os corretores-robs, dez vezes mais rpidos que os humanos. No estranhe se, para poupar custos e dinamizar a democracia, esses robs um dia no sejam chamados a votar por voc nas urnas eletrnicas e na democracia interativa das novelas. So rpidos, seguros e eficientes, no so? Por enquanto, at em novela o pblico pode orientar a histria, mas na vida real e na poltica isso no lhe permitido. A nica interatividade aceita aquela que d lucro aos plutocratas.
.... O autor escritor

You might also like