You are on page 1of 10

NOES TERICAS DE HIDRALICA

*********************************************** Escoamentos ************************************************* Escoamento no permanente: Dependente do tempo. Nunca mantm as caractersticas constantes quer no espao quer no tempo. Escoamentos permanentes Os escoamentos so permanentes, quando as variveis em jogo so independentes do tempo Podem ser permanente variado ou permanente uniforme de acordo com a variao da velocidade ao longo das trajectrias. Se a velocidade varia ao longo da trajectria, o movimento permanente variado se constante o movimento diz-se permanente uniforme. Escoamentos Laminares caracterizado por um caminhamento disciplinado das partculas fluidas que seguem trajectrias regulares, as trajectrias de 2 partculas vizinhas no se cruzam. Escoamentos Turbulentos A velocidade num dado ponto varia constantemente em grandeza e direco sem regularidade; as trajectrias so extremamente irregulares; no escoamento no interior de uma conduta uma mesma partcula pode localizar-se num instante na vizinhana do eixo central e noutro junto a parede. Escoamento sob presso. Exemplos O escoamento sob presso verifica-se no interior de tubagens. O fluido envolvido totalmente por paredes slidas. O fluido que se desloca em toda a seco do mesmo sem contacto com o meio exterior a no ser em eventuais pontos isolados. O fluido exerce sobre as paredes que o envolvem presses geralmente da presso atmosfrica. Exemplo o abastecimento de gua ou de gs s habitaes. Escoamento com superfcie livre. Exemplos H sempre contacto da corrente lquida com o meio exterior gasoso, geralmente a atmosfera. A superfcie de contacto entre os dois meios fluidos designa-se por superfcie livre. Escoamento sujeito presso atmosfrica. Os escoamentos desse tipo so sempre de lquidos, ao contrrio dos escoamentos sob presso que podero ser de lquidos ou gasosos. Exemplo Curso de gua natural, canais e galerias abertas de guas pluviais. Variveis a considerar na mecnica dos fluidos A presso A massa volmica A temperatura As 3 componentes do vector velocidade, que podero ser consideradas de dois modos distintos, conforme sejam adoptadas as chamadas variveis de Lagrange ou as variveis de Euler.

***************************************Equao de Bernoulli***********************************

- Perda de carga ou perda de energia Z Cota do ponto em relao ao plano horizontal de referncia P Presso unitria - Peso especfico do fluido U Velocidade mdia do escoamento g- Acelerao da gravidade - Energia potencial de presso por unidade de peso Altura piezometrica - Altura cintica (carga) - Energia mecnica da partcula

*************************************************************************************************************** Linha de carga ou energia de um escoamento A linha que une todos os pontos que representam a carga total ao longo da tubagem, ou seja; Lugar geomtrico cuja cota a soma da cota topogrfica,(Z) da altura piezomtrica (P/ ) e da altura cintica (U/2G) (L.E. = z+ P/ +U2/2G) Obtm-se, somando a altura cintica, U/2G linha piezomtrica P/ , (Altura cintica: Energia cintica por unidade de peso da partcula com velocidade U.) Linha piezomtrica de escoamento Linha que une todos os pontos que representam a cota piezomtrica ao longo de um escoamento. Obtm-se a partir das cotas geomtricas somando os valores de P/. (L.P. = Z+ P/) Altura Piezomtrica Altura representativa da presso, por se referir presso no ponto; P/ (P presso; -peso especifico). Cota Piezomtrica Soma da energia potencial de presso por unidade de peso (soma da cota topogrfica com a altura piezomtrica) Ou Energia total por unidade de peso (relativamente a uma seco de escoamento)
As cotas piezomtricas so constantes quaisquer que sejam os pontos de um domnio fluido em que so consideradas.

Cota topogrfica (z) Cota da partcula em relao a um plano de referncia (energia potencial de posio da partcula por unidade de peso)

***************************************Teorema de Euler**********************************

Formulas de resistncia Frmula Chezy Aplica-se em escoamento em Tubagem e Canais. Permite obter a velocidade mdia na seco de um canal e estabelece que:

U = C*(Rh* j)
U=velocidade mdia da gua m/s C = Coeficiente de Chezy Rh = Raio hidrulico j = Inclinao da linha de gua (Declive) m/m Formula Manning Strickler: Frmula usada no dimensionamento de obras de aduo, em superfcie livre ou sob presso como em rede de esgotos.

U = K*Rh * J
Q= Caudal S = Seco Rh = Raio hidrulico j = Inclinao da linha de gua (Declive) m/m
2 1 2 1

U= K * Rh 3 * j 2

ou

Q= S * K * Rh 3 * j 2

************************************************************************************************************* Equilbrio de corpos flutuantes necessrio que a superfcie livre do lquido coincida com o plano de flutuao e que o centro de Querena e do Centro de Gravidade estejam na mesma vertical.

Querena ou volume de Querena o volume ocupado pela parte submersa do flutuador. As seces de flutuao que limitam Querenas de igual volume so as isoquerenas. Centro Querena ou Centro Impulso o centro de gravidade do volume de Querena (volume submerso ou imerso). Localiza-se na linha de aco da impulso, mas no o seu ponto de aplicao. Metacentro M Ponto cuja posio determina a estabilidade dos corpos flutuantes Estvel quando M se situa acima de G; Instvel quando M se situa abaixo de G; Indiferente ou Neutro quando M coincide com G . Altura Metacntrica (r-a) Distncia entre o centro de Gravidade G e o Metacentro M. Se r-a > 0 Equilbrio Estvel, (M situa-se acima de G) Se r-a < 0 Equilbrio Instvel, (M situa-se abaixo de G); Se r-a = 0 Equilibrio neutro ou indiferente, (M coincide com G)

Para garantir o equilbrio estvel dum corpo flutuante necessrio que se cumpram as seguintes condies: O centro de gravidade (CG) do corpo deve situar-se abaixo da posio do metacentro (MC), i.e. CG < MC; Impulso Hidrosttica Por impulso hidrosttica (ou simplesmente impulso) entende-se a fora aplicada sobre superfcies mergulhadas ou submersas. Arquimedes: O teorema de Arquimedes define a impulso exercida por um fludo em repouso sobre um corpo imerso ou flutuante. Todo o corpo mergulhado num fludo recebe da parte deste uma impulso vertical, de baixo para cima, igual ao peso do volume de fludo deslocado Impulso hidrosttica numa superfcie plana o momento de inrcia Iy da rea plana em relao ao eixo Oy e relaciona-se com o momento de inrcia IGG da mesma rea em relao a um eixo paralelo a Oy mas passando pelo centro de gravidade: Iy= IGG+ A *O2

************************************************************************************************************* Presso absoluta Presso num ponto no interior de um fluido em repouso profundidade h, relativamente superfcie livre que est presso atmosfrica. Ou seja, A presso que realmente existe no ponto em questo Pabs = Patm + *h (p absoluta= p relativa + p atmosfrica local) *h = Prelativa ; Se a presso, p, for medida tendo como referncia o vcuo absoluto. Presso efectiva (relativa) Presso num ponto no interior de um fluido em repouso profundidade h, relativamente superfcie livre em que a presso atmosfrica zero. Patm = 0, logo a Prelativa = *h Ou seja; Se a presso, p, for medida tendo como referncia a presso atmosfrica local. Considerando presses efectivas, resulta imediatamente que a presso num ponto qualquer de massa lquida em repouso igual ao seu peso de uma coluna de liquido de base unitria que tem como altura a distancia superfcie livre. Obs: Em hidrulica geralmente trabalha-se com presses relativas (tambm pode receber a designao de presso manomtrica ou presso efectiva) visto que o que interessa calcular ou medir a diferena de presso entre os pontos. Ressalto hidrulico e diga em que condies se pode verificar O ressalto hidrulico um fenmeno que pode acontecer na passagem de regime rpido ou torrencial a regime lento ou fluvial, sendo acompanhado de perda de energia. Para definir o ressalto hidrulico necessrio conhecer a altura a montante e a jusante do ressalto, ou seja, necessrio conhecer as alturas conjugadas do ressalto. A perda de energia verificada no ressalto hidrulico avaliada pela aplicao do teorema da qualidade do movimento Raio hidrulico Relao entre a rea molhada e o permetro molhado Energia Normal

Escoamentos lentos ou fluviais Escoamentos cuja altura de gua superior altura critica (yc) Escoamentos rpidos ou torrenciais Escoamentos cuja altura de gua inferior altura critica (yc)

Altura conjugada de um escoamento com superfcie livre. Exemplos A altura conjugada do escoamento a altura de fluido que possui uma energia igual energia normal. Escoamento critico aquele em que a altura da gua igual a uma altura de gua designada por altura crtica. Altura critica A mnima altura correspondente quantidade de movimento total referente a um determinado caudal escoado Profundidade do escoamento da gua em superfcie livre em condies de regime crtico. a altura crtica RESUMINDO ESCOAMENTO CRTICO 1 A energia mnima para um dado caudal. 2 O caudal mximo para uma dada energia especfica 3 - A quantidade de movimento mnima para um dado caudal. 4 O caudal mximo para uma dada quantidade de movimento total 5 O nmero de FROUDE = 1 6 A altura cintica igual a metade da profundidade hidrulica num canal de pequena inclinao Linhas de corrente ou linhas de fluxo so curvas tangentes, em cada ponto ao vector velocidade nesse ponto. Essas curvas referem-se a um dado instante. Linhas de filamento o lugar geomtrico, num dado instante, das partculas de fluido que passaram (ou iro passar) num dado ponto. Usa-se por exemplo em experimentao, injectando lquido corado, consegue-se visualizar que o lquido se dispe segundo as linhas de filamento. Escoamento laminar Estamos na presena do movimento laminar (como se o fluido deslizasse em camadas sobrepostas). Em geral, estes escoamentos so permanentes ou as grandezas intervenientes variam pouco com o tempo. Temos este tipo de movimento, por exemplo nos escoamentos de leos lubrificantes em mquinas, escoamentos em ensaios no laboratrio Escoamento turbulento Os escoamentos turbulentos so os mais correntes. So disso exemplo os escoamentos em rios, em condutas, o escoamento do vento, entre outros. Quantidade de movimento (Teorema de Euler) A quantidade de movimento de uma partcula de massa, m, que se move a velocidade v, o produto m*v. A quantidade de movimento de uma massa lquida ser a soma das quantidades de movimento das partculas. Numa seco escoa-se, na unidade de tempo, uma determinada massa, o que permite estabelecer o conceito de qualidade de movimento por unidade de tempo, cujas dimenses so as de uma fora. Nmero ndice Traduz uma relao entre e as foras de inrcia e foras que actuam no fluido e que condicionam o escoamento. (elsticas, presso, gravticas, viscosidade, tenso, elasticidade). Semelhana de Reynolds (Re = U*L/v) Adopta-se em todos os fenmenos directamente influenciados pela viscosidade, como o caso dos escoamentos laminares e dos escoamentos predominantemente influenciados pelo desenvolvimento da camada limite (escoamentos sob presso e escoamentos exteriores). Semelhana de Froude (Fr = U/g.L)

Adopta-se nas situaes em que haja preponderncia das foras de gravidade relativamente s de viscosidade, como o caso dos regimes turbulentos completamente estabelecidos (factos turbulentos ou outros) e dos escoamentos determinados pela aco do peso, como os de superfcie livre, incluindo descarregadores, orifcios, ondas de oscilao, regolfo, ressalto. necessrio que a tenso superficial seja desprezvel (dimenses suficientemente grandes) e que a viscosidade, enquanto mecanismo primrio, no influencie do modo aprecivel o fenmeno. A viscosidade poder desprezar-se desde que o nmero de Reynolds seja suficientemente elevado. N de Froude N de Froude um parmetro adimensional determinado pela relao entre as foras de inrcia e as foras da gravidade, que condiciona o escoamento Quando U g * hc N de Froude = 1 (Regime crtico) Ento: a velocidade absoluta para montante nula e a velocidade absoluta para jusante 2Uc Quando U < g * hc N de Froude < 1 Regime lento ou fluvial Ento: a velocidade absoluta para montante > 0 a velocidade absoluta para jusante < 2Uc Quando U > g * hc N de Froude > 1 Regime rpido ou turbulento Ento: a velocidade absoluta para montante < 0 a velocidade absoluta para jusante > 2Uc Concluses: Regime lento controlado por jusante Regime rpido controlado por montante ************************************************************************************************************* Tipos de perda carga. Exemplos Perdas localizadas e contnuas Perda de carga localizada. Exemplos Perda que se d devido a uma mudana brusca no escoamento do fluido. Mudana brusca de direco (curvas e cotovelos), variao na geometria da seco (alargamentos ou estreitamentos bruscos ou suaves), ou ainda em vlvulas curvas, medidores caudal, flanges, ts, etc A perda de carga unitria Perda de carga por unidade de comprimento da conduta Perda de carga contnua. Perdas que ocorrem devido ao atrito do fluido ao longo das paredes da tubagem e condutas, e das superficies dos canais. ************************************************************************************************************* Fluido Designa-se por fluido, um corpo que experimenta deformaes que aumentam indefinidamente quando submetido a esforos tangenciais por mais pequenos que sejam. Peso de um corpo, A fora atractiva que a terra exerce sobre o corpo Massa de um corpo, A quantidade de matria que esse corpo possui. Peso volmico Massa Especfica ou Volmica Massa especfica, , a massa contida na unidade de volume (H2O = 1000tf/m3)

O peso do corpo representa a aco (fora) que sobre ele exerce a gravidade. Ao valor do peso por unidade de volume chama-se peso volmico, tambm designado por peso especfico (). Peso Especfica ou Volmico Peso especfico a fora que a terra exerce sobre a unidade de volume. ( H2O = 1000*9.81 kn/m3) Entre o peso especfico e a massa especfica existe a relao fundamental: = * g Dividindo o peso e a massa pelo volume do corpo, obter-se- respectivamente o peso volmico, e a massa volmica, Caudal (Q) Volume de liquido que passa atravs de uma seco por unidade de tempo (m/h), (l/s) Velocidade (U) Distncia por unidade de tempo - Caudal /Seco (m/s) Isotropia Propriedade dos fluidos em que as caractersticas so as mesmas em todas as direces. Continuidade Quando no h variao no movimento da massa de um fluido (lquido ou gs). Compressibilidade A compressibilidade consiste na diminuio do volume de um fluido correspondente a um aumento de presso Viscosidade A viscosidade est relacionada com a resistncia deformao do fluido quando em movimento Altura manomtrica de uma bomba A altura manomtrica (Hm) a distancia vertical que a bomba deve vencer para elevar o caudal Q do reservatrio R1 para o reservatrio R2. ************************************************************************************************************* TEORIA DA SEMELHANA As relaes adimensionais definidas (i) tenham o mesmo valor no modelo e no prottipo. 6 Equaes mecnica fluidos Equao da Continuidade (1) Traduz o princpio de conservao da massa (descreve a conservao da massa no escoamento) Equaes de Equilbrio Dinmico (3) Resultam da projeco, segundo os eixos coordenados, de uma equao vectorial que traduz o equilbrio dinmico do fluido em movimento Equao de estado do fluido (1) Traduz uma relao entre a presso, a massa volmica e a temperatura Princpio de Conservao da Energia (1) Equao complementar de carcter termodinmico, que traduz o princpio de conservao de energia, que em geral se apresenta sob o aspecto de uma equao de balano Cota (z) Cota da partcula em relao a um plano de referncia (energia potencial de posio da partcula por unidade de peso)

F,F,F,V,V,V,F,V,F,V,F,V,V,V,V,V,V,V,F,V

-O quilograma fora a unidade de fora do Sistema internacional (SI)-F -Num sistema cujas as grandezas fundamentais sao a fora (F), o comprimento (L) e o tempo(T), as dimenses de uma presso (P) so (P)=FL^-3-F -Para um fluido em equilbrio dinamico as isobricas so sempre superfcies de nvel (equipotencias gravticas).F -A componente, segundo o eixo xx, da impulso hidrosttica horizontal que actua numa superfcie S igula impulso que o liquido exerce sobre a projeco ortogonal de S sobre um plano perpendicular a xx-V -A impulso hidrosttica que actua sobre o calote esfrica passa sempre pelo centro da correspondente esfera-V -Um escoamento diz-se permanente quando as suas caractersticas seccionais se mantem constantes no tempo-V -No regime turbulento predominam as tenses viscosas e as perturbaes do escoamente sao rapidamente amortecidas-F -O numero de Reynolds traduz a relao existente entre as foras de inrcia e as foras viscosas-V -O caudal a massa de fluido que atravessa uma seco recta do escoamento na unidade de tempo-F -A equao da continuidade traduz o principio da conservao da massa-V -O teorema de Bernoulli quando aplicado a um tubo de corrente traduz o equilbrio de foras que devera existir entre a seco de montante e seco de jusante-F -Para uma seco recta de um tubo de corrente a soma z+b p/Y+alfaU^2/2g (P e U sp valores mdios na seco) representa a energia mecnica total por unidade de peso escoado na unidade de tempo-V -As perdas de carga localizadas so sempre proporcionais ao quadrado de uma velocidade media de escoamenteV -O TQM traduz o equilbrio das foras que se desenvolvem devido ao escoamento de um fluido atravs de um volume de controlo-V -As formulas de resistncia sao equaes que premitem determinar a perda de energia em funoo das caractersticas do escoamento, quando ele se efectua em regiume uniforme-V -O raio hidrulico a relao entre a seco do escoamento (a seco molhada) e o permetro molhado-V -Nos escoamentos laminares o quoeficiente de resistncia lameda depende exclusivamente do numero de Reynolds-V -Nos escoamentos sob presso em condutas circulares, a perda de carga unitria dada por: J=lameda/D*U^2/2g-V -A energia especifica de um escoamento em superfcie livre referida profundidade media do canal-F -Nos escoamentos em superfcie livre o regime critico muito instvel-V

You might also like