You are on page 1of 16

Junia de Vilhena* e Maria Helena Zamora**

Resumo Discute-se, neste trabalho, o caldo de cultura que historicamente permite a subjugao das mulheres e simultaneamente a vitimizao excessiva do lugar que ocupa. O estupro visto, sobretudo pela literatura feminista, como um crime do patriarcado - um crime de gnero e no apenas sexual. Segundo as autoras, este aspecto delicado e demanda uma sociedade que reconhea na mulher um par, evitando que, ao vitimiz-la, retire da mesma sua condio de sujeito ativo e desejante. Palavras-chave Palavras-chave: estupro; submisso; patriarcado, vtima, mulher.

O estupro e o feminino
O estupro um ato relacionado ao domnio e submisso das mulheres. Do cdigo judaico do Velho Testamento at o feudalismo, o estupro foi tratado, sobretudo, como um crime contra a propriedade roubar ou raptar uma mulher de seus proprietrios de direito, normalmente pai ou marido, destruiria o seu valor de propriedade, sobretudo no caso de virgens. No sculo XVI, o crime de estupro passou a ser visto como de violncia sexual, encarada, por sua vez, como roubo da castidade e da virtude. Entretanto, pelo fato de esposas e filhas serem vistas perante a lei como propriedade patriarcal, a prtica dos tribunais continuou a
*

tratar o estupro como um crime a ser resolvido entre os homens. Segundo Soares, a violncia contra a mulher uma violncia masculina que se exerce contra as mulheres pela necessidade dos homens de control-las e de exercer sobre elas o seu poder (Soares, 1999, p.125). tambm um dos crimes de guerra mais recorrentes: a derradeira humilhao feita a um povo a possibilidade de violao das suas mulheres pelo inimigo. Romanos contra brbaros, brbaros contra romanos... e todos contra as mulheres; nesse ponto as guerras so igualmente democrticas ao longo da histria: a mulher a presa, o prmio do invasor.1

Este trabalho faz parte da pesquisa Violncia, Cultura e Modos de Subjetivao desenvolvida no Programa de Ps-Graduao em Psicologia Clnica da PUC-Rio. * Psicanalista, Doutora em Psicologia Clnica, Professora do Programa de Ps-graduao em Psicologia Clnica da PUC-Rio e Pesquisadora da Associao Latino-americana de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. E-mail: vilhena@psi.puc-rio.br. ** Doutora em Psicologia Clnica, Professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio e Pesquisadora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas da Infncia. E-mail: zamora@ajato.com.br.
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 115

Dossi Temtico

Cometer genocdio tambm forar as mulheres capturadas a terem os filhos do inimigo: isso ainda tem acontecido em processos relacionados limpeza tnica. Como apontam Cevasco e Zaviropoulos: El anlisis de la violacin de las mujeres musulmanas pone en evidencia un verdadero delirio acerca de la paternidad... Los violadores intentarian proseguir con su cruzada hasta romper el porvenir de la religin del Otro privndolo de sus hijos, como si el ideal religioso pudiera ser transmitido genticamente.... El anlisis de lo que podra ser el deseo del violador pone adems en evidencia en el odio, la pasin mortfera del narcisismo. Al anexarse a travs de la violacin de la Madre a los hijos de la Otra religin golpea ciertamente a su enemigo en el punto ms ntimo golpeando a su descendencia. Pero acaso no labra con igual certeza la desgracia y el sacrificio del hijo de la violacin, o sea la de su propio hijo. Mortificacin de la carne de su carne. (2001, s/p)

Foi l que os prprios homens politizaram o estupro como no caso de Eldridge Cleaver, Pantera Negra, que apregoava o estupro de mulheres brancas como um ato revolucionrio. No Brasil, chamou-se romanticamente de miscigenao e de mestiagem ao estupro sistemtico de mulheres e meninas ndias, negras e mestias, iniciado a partir da chegada do invasor portugus e perpetuado por sculos de escravido. A construo de uma idia, imagem e discurso da sensualidade natural da brasileira morena prepara terreno para ataques de todo tipo contra elas, ainda mais quando so pobres e com menos acesso a direitos e ao sistema judicial. Meninas de alguns meses a mulheres muito idosas tm sido atacadas sexualmente portanto, o ato pouco tem a ver com a busca por sexo, com atrao ertica, com uma virilidade exacerbada, mas sim com a reafirmao de quem manda. Est relacionado a poder, propriedade, manuteno de privilgios (Saffiotti, 1997). Coube ao movimento feminista o mrito de trazer o estupro ao debate como um crime de gnero, poltica sexual e poder. O clssico livro de Susan Brownmiller (1975), Against our Will: Men, Women and Rape, desmistificou o carter patolgico ou de exceo da violncia contra a mulher, demonstrando que o estupro parte funcional do patriarcado em toda sua histria. Segundo ela, o machismo e a misoginia forjam uma psicologia de massa que encorajaria o estupro, o que retomaremos adiante.

Para Edward Shorter (1977) no acidental que a politizao contempornea do estupro tenha partido dos Estados Unidos, uma vez que foi l, antes de outras naes, que o estupro se tornou um tema chave na poltica sexual.
116 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004

Alm do ato: os transbordamentos do estupro

Desde os tempos pr-histricos at o presente, acredito, o estupro tem representado uma funo vital; no nada mais nada menos do que um processo consciente de intimidao atravs do qual todos os homens mantm todas as mulheres num estado de medo Como a arma bsica de fora contra as mulheres, o estupro, uma prerrogativa masculina, menos um crime sexual do que uma chantagem de proteo; um crime poltico, o meio definitivo de os homens manterem as mulheres subordinadas como o segundo sexo (1975, p.15).

No Brasil ainda h poucas pesquisas quantitativas sobre o assunto, mas segundo levantamento feito pela Sociedade Mundial de Vitimologia, sediada na Holanda, com 138 mil mulheres de 54 pases, estima-se que 23% das brasileiras sofrem violncia domstica de vrios tipos, inclusive estupro e atentado violento ao pudor. Contudo, apenas 10% das vtimas de abuso sexual, ocorridos em casa ou no, denunciam seus agressores, de acordo com o Conselho Nacional de Direitos da Mulher, e destas, poucas so as que procuram atendimento mdico (Gutman, 2002). No caso do Rio de Janeiro, a Secretaria de Segurana Pblica do Estado registrou 1.364 casos de estupro em 2001. Cerca de 52% dos agressores eram conhecidos das vtimas e metade dos casos ocorreu na residncia das queixosas.

Note-se que o estupro tambm uma questo para a sade, j que as mulheres ficam expostas s doenas sexualmente transmissveis, como AIDS, HPV, hepatite e sfilis. Contudo, apenas 16% dos estupros denunciados nas delegacias chegaram aos centros de referncia para atendimento da mulher no Rio de Janeiro. Esses dados so preocupantes, pois mostram uma falta de informao ou de apoio para a mulher cuidar de si aps o episdio violento. Sem tais cuidados, o estupro pode causar outros agravos sade. De acordo com o Ministrio da Sade, cerca de 16% das mulheres que sofrem violncia sexual contraem alguma DST e uma em cada mil infectada pelo HIV. Alm disso, ainda h o risco de gravidez, lembrando que gestaes indesejadas so motivos de aborto ilegal, uma das maiores causas de mortalidade materna no Brasil ou de filhos indesejados (Gutman, 2002).

Os transbordamentos do ato: quando a vtima vira ru


O estupro justificado de diferentes formas nas diferentes culturas. Freqentemente, utiliza-se o argumento do consentimento as mulheres violadas, na realidade, consentiram no ataque ou pediram por ele, ao usarem roupas curtas, coladas, perfume e maquiagem chamativos. Ignora-se, com tal argumento, que mulheres de hbito de freira ou de burca tambm so violentadas. A idia de que a mulher na verdade queria permite trivializar o estupro, relativiz-lo, em muitos casos, e at consider-lo
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 117

Dossi Temtico

excitante, no apenas na pornografia, como tambm na esfera legal, j que comum que vtima caiba o nus da prova, isso quando no transformada em r. O estupro costuma ser reduzido ao privado e essa esfera, como sabemos, tende a ser sacralizada e despolitizada. Para alguns, a denncia amplia a vergonha da vtima e da famlia devendo, portanto, ser evitada, como veremos mais adiante. Para outros, o estupro, simplesmente, no da nossa conta. Guardadas na segurana do lar, as nossas mulheres sabem se comportar e esto a salvo. Engano. Tambm o lar, com seus sentimentos privatizantes pode gerar segredos e silncios destruidores. As mulheres e meninas so freqentemente estupradas dentro de casa por seus familiares, incluindo o prprio pai. Incluem-se, entre provveis agressores, algum a quem elas conhecem e, muitas vezes, a quem amam e em quem confiam: o namorado, o marido, o tio, o primo, o chefe, o amigo, o colega, o professor, o sacerdote, o vizinho... O estupro ou sua tentativa , partindo daquele que era familiar, transformado de sbito em estranho, diferente e hostil, pode ser paralisante para a vtima, pela surpresa dolorosa da introduo da violncia, mesclada pela supersexualizao de uma situao no sexual ou onde a consumao do ato no estava em questo. Tal ataque pode assumir um tal carter de traio, que tira a possibilidade de qualquer reao. O medo e em seu extremo, o horror, paralisante.2 A impossibilidade de defender-se
118 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004

ou uma defesa considerada fraca so acusaes lanadas contra as vtimas, assim como julgamentos e suposies sobre seu carter moral, seus costumes e seu passado sexual. As noes de honra, como moral sexual da mulher, no ficaram no passado. Para ficarmos apenas em um exemplo, citaremos uma pesquisa sobre resultados de recursos jurdicos quanto ao crime de estupro. O estudo menciona duas sentenas de juzes, em 1998, em Braslia, que revelam que a fala da moa virgem at o ato de estupro mereceu credibilidade para a acusao, mas a da mulher que estava bbada na ocasio no mereceu crdito e os acusados continuaram livres da acusao. Mesmo sendo considerado crime hediondo, permanece em muitos operadores da Justia a idia moral de que estupro aquilo que se faz contra as mulheres honradas e no contra as que no podem comprovar sua honra e/ou que no cumprem as regras sociais que definem o bom comportamento da mulher (Machado, 2000). A mulher violentada tende a se desmerecer, a acreditar em todos os mitos acerca dos relacionamentos violentos e no esteretipo do papel sexual prescrito s mulheres, sente culpa e aceita responsabilidade pelas aes do agressor (Walker, 1993, p.31). Ela, sobretudo, sente medo: medo de trabalhar, de sair, de estudar, de se divertir, comandada pelos assassinos do feminino. A partir de intimidao, ameaas, negao ou minimizao do abuso, isolamento, culpabilizao, dominao, controle econmico, manipulao dos filhos e mais abuso sexual,

Alm do ato: os transbordamentos do estupro

ela aprende a pedagogia da violncia, que tem como resultado respostas de depresso, culpa, passividade e baixa auto-estima desenvolvidas pelas vtimas. Como apontamos em trabalho anterior, na rea penal que vamos nos defrontar com uma das maiores dificuldades: A exigncia de que a vtima do estupro implique-se, retrospectivamente, na experincia. Para o tribunal, a vtima a testemunha-chave de acusao: ao precisar dar provas do ato, colocada como testemunha do mesmo. No entanto, ela est relatando a violao de sua prpria condio de sujeito. Quando chamada como testemunha de sua violao, o que lhe est sendo pedido que ela repita esta experincia, o que no raramente gerar uma extrema angstia. (Vilhena, 2001, p. 62-63).

de violao de intimidade. No de surpreender que as vtimas achem os julgamentos de estupro traumticos. Alguns relatos apontam-nos como mais traumticos que o prprio fato, levando-as a recorrer, defensivamente, a respostas evasivas. Porm, como bem sabemos, uma ao evasiva ser, freqentemente, percebida como uma indicao de que a vtima teria participado de um jogo de seduo e no sofrido um estupro. Em seu estudo, no qual vtimas e agressores foram ouvidos, Lia Machado (2000) salienta que, se o discurso do estupro como ato cometido por fraqueza, por no resistir s provocaes femininas, comum aos violadores, o mesmo tambm est presente entre as vtimas. Essas mulheres podem e, muitas vezes, sentem-se culpadas pelo acontecimento e buscam descobrir no s o que ofereceram em suas atitudes corporais para encorajar o ataque, como a firmeza de sua prpria resistncia. Ou seja, fundamental ressaltar que tais sentimentos e pensamentos no podem ser compreendidos apenas como circunscritos aos detalhes do episdio vivido ou s caractersticas pessoais da mulher envolvida, mas que se trata, na verdade, da produo histrica de um certo sentido do ato e do sobreviver a ele. A lenda da romana Lucrcia, que teria se suicidado aps ser violada, instigando o marido a ving-la, inspirou longas controvrsias filosficas e teolgicas e foi muito representada nas artes. Lucrcia mata-se para que ningum ponha em dvida seu sofrimento e para que nenhuma outra mulher queira dar essa fcil
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 119

Na natureza das funes legais de testemunha e reclamante, ela est sendo convocada a repetir o estupro e, simultaneamente, alienar-se da experincia de ser estuprada ou identificar-se com a posio da vtima ela mesma. De qualquer forma, ela est sendo novamente estuprada. No necessrio ser psicanalista para imaginar as implicaes psquicas de tal processo!3 Estranhos tempos, quando o estupro e seu anncio passam a se equivaler! Ambos os crimes

Dossi Temtico

desculpa e permanecer viva, segundo a verso de Shakespeare. Tambm a histria das virgens mrtires do cristianismo inicial retrata mulheres que preferiram sofrer qualquer tortura, e mesmo a morte, a ceder sexualmente. De tais narrativas abstraiu-se muito do carter poltico da recusa dessas mulheres no apenas ao sexo forado, mas a renegar sua f e ocupar determinados lugares subordinados na hierarquia social, pela via de um casamento, por exemplo para reduzir sua luta, reafirmando apenas sua negao ao estupro. O tema do martrio das virgens tambm foi muito retratado nas artes pintura e literatura ocidentais ao longo dos sculos. Os modelos de resistncia entre os catlicos continuaram a ser reconhecidos, at Maria Goretti, menina canonizada em 1959 por resistir ao assalto sexual de um vizinho at a morte. Em outras religies crists, a suspeio sobre a resistncia existe, como no caso da orientao para as Testemunhas de Jeov, que consideraria que o estupro s seria perdovel para a suposta vtima se ela gritasse bem alto, no importando a ameaa imposta. Em dois estudos com populaes distintas, as mulheres se auto-expulsaram das igrejas evanglicas que freqentavam, acreditando que no mereceriam mais o respeito e o crdito de suas comunidades religiosas (Machado, 2000 e Assis e Constantino, 2001). As muitas histrias de resistncia colocadas como exemplares ajudam a construir o mito
120 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004

de sua eficcia e constituem uma certeza para a vtima: se ela est viva e relativamente ntegra porque no houve oposio suficiente ou, quem sabe, at houve alguma seduo ou prazer no episdio. Por que no fugiu quando teve uma chance, por que no reagiu agredindo o violador, por que no gritou, por que ficou sozinha com ele? Por que bebeu? Por que pegou carona, se estava de saia curta? Nos mltiplos casos de que tomamos conhecimento, variam apenas o contexto dessas perguntas, feitas tambm pelas agredidas a si mesmas, tanto a partir do que o estuprador lhes diz, do que elas supem que vir como julgamento social (em todos os sentidos) e por identificarem essa idia como matriz subjetiva produzida socialmente.4 Para a mulher que passa pela experincia, a sensao descrita como semelhante a da morte. Antes tivesse morrido!, dizem algumas sobreviventes. Outras dividem sua vida em antes e depois do episdio ou da fase de violncia sexual, tendo o episdio sido decisivo em mudanas e decises drsticas na vida e s vezes s tentativas ou consumao de suicdio. Assis e Constantino (2001) entrevistaram 27 adolescentes em conflito com a lei e internadas, encontrando dez relatos de estupro e seis episdios de abuso sexual, sempre em meninas com menos de quinze anos e, algumas vezes, quando elas eram bem pequenas. Muitos fatores esto em jogo na deciso de praticar atos infracionais, mas a violncia sexual marcou as jovens de tal maneira que elas relataram no ver mais a possibilidade de uma

Alm do ato: os transbordamentos do estupro

vida honesta, como se a agresso sofrida as tivesse rotulado como inaptas e no merecedoras de uma vida comum como a das jovens de sua idade. (Assis e Constantino, 2001, p.153). Aprendendo a dura lio do patriarcado, essas meninas internalizaram a culpa e assumiram a vergonha como uma impureza permanente: O estigma da perda da virgindade, especialmente quando a violncia se d por vrios homens ou de conhecimento geral, faz com que considerem o casamento e a escolaridade inviveis. (Id.ib.) A entrada no universo da transgresso, que nunca ser protetora, mas propiciadora de novos episdios de violao,surge como uma fatalidade. Reduzida ao desamparo, privada de sua integridade, no querendo mais ser vista ou sequer percebida, temendo um homem em particular e depois todos os homens, a vtima tomada por uma espcie de culpa de sobrevivente, rememora intensamente a violncia, destruindo-se no ato e no transbordamento da repetio de seus estupro-pensamentos, um filme sem fim de final infeliz.5

Desde os tempos pr-histricos at o presente, acredito, o estupro tem representado uma funo vital; no nada mais nada menos do que um processo consciente de intimidao atravs do qual todos o homens mantm todas as mulheres num estado de medo Como a arma bsica de fora contra as mulheres, o estupro, uma prerrogativa masculina, menos um crime sexual do que uma chantagem de proteo; um crime poltico, o meio definitivo de os homens manterem as mulheres subordinadas como o segundo sexo (Brownmille,1975, p.15).

Sero mesmo todos os homens possveis estupradores?


Existe, na atualidade, um entendimento de que a violncia sexual contra a mulher apenas um crime de gnero ou um crime do patriarcado mais adiante faremos a distino. Brownmiller, no entanto, leva mais longe essa compreenso:

Nicole Mathieu (1985) destaca que a socializao feminina apresenta um importante componente: o medo do homem. Para a autora, a conscincia de gnero das mulheres mediatizada pelos homens, que constituem uma verdadeira tela, tanto no sentido de um objeto interposto nas conscincias das mulheres, quanto significando uma superfcie opaca da qual lhe devolvida uma espcie de lgica da contradio na conduo de sua prpria vida. Lembremos ainda de Bourdieu (1998), que em A Dominao Masculina, explicita a tese segundo a qual a reproduo da dominao conseguida porque as mulheres so instrudas para assimilarem o mundo de acordo com as categorias prprias do pensamento masculino. Bart e Moran (1993), em seu livro Violence Against Women, endossam que a violncia que
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 121

Dossi Temtico

os homens infligem s mulheres est localizada no apenas na convico masculina da inferioridade das mulheres, mas tambm no dio que eles tm delas, aspecto ao qual voltaremos adiante: A dominao masculina apoiada em um continuum de fora, que inclui assassinato, estupro, espancamento e assdio, assim como a capacidade de impor sanes econmicas (1993, p.79), dizem os autores. De acordo com o este discurso, toda mulher vtima potencial da violncia masculina, que atingiria todas as classes sociais, etnias e religies. Para Welzer-Lang (2001), no apenas homens e mulheres no percebem da mesma maneira os fenmenos, apesar de compartilharem um mesmo sistema de signos, mas, sobretudo, no percebem que o social est dividido segundo o mesmo simblico que atribui aos homens e ao masculino as funes nobres e s mulheres e ao feminino as tarefas e funes de pouco valor. Esta diviso do mundo, esta cosmogonia baseada no gnero, mantmse e regulada por violncias mltiplas e variadas, as quais preservam os poderes que se atribuem coletivamente e individualmente os homens s custas das mulheres. As mulheres so tambm assimiladas propriedade do homem (em especial as mais prximas) e desconsideradas como seres humanos no (micro) exerccio de poder. Portanto, estupro tem a ver com o dio s mulheres, e mais, com o silenciamento do feminino (Sanday, 1992). Entendemos o feminino, entre outros atributos, como a capacidade de entrar em contato
122 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004

com as prprias emoes. Na sociedade ocidental, em geral, o homem no se aproxima deste mundo emocional sem receio de perder-se ou sem se sentir ameaado em sua masculinidade. A socializao para a insensibilidade e violncia engendra uma percepo do feminino como essencialmente falso, enganoso, ardiloso. Afinal, apaixonar-se estar fraco e emasculado. Chorar ser efeminado. Mostrar ternura ridculo. Fazer filhos viril, cuidar deles coisa de mulher. Apanhar sem reclamar faz parte das brincadeiras do menino e da vida do homem. Lidar com o emocional ficar perigosamente vulnervel. Diante dessas construes histricas to opressivas da socializao do homem, uma das formas que o homem tem para silenciar a prpria vulnerabilidade objetificar o feminino na mulher e nunca dentro de si e atacar seu corpo.6 Entendemos, tambm, a vulnerabilidade do homem como uma decorrncia da experincia comum de dependncia do menino da nutrio materna fsica e psicolgica em outras palavras, da maternidade e maternagem. Culturalmente, o homem deve rejeitar esses aspectos para que se torne um homem amadurecido, superior. Seria ento o caso de afirmarmos que todos os homens so naturalmente violentos? So naturalmente violentos contra as mulheres? Seriam todos determinados por esse padro de socializao hostil ao feminino? Afinal, todos os homens so estupradores em potencial, como parece afirmar Brownmiller?

Alm do ato: os transbordamentos do estupro

Na verdade, h poucos argumentos que concordem com atributos essenciais e naturais aos humanos, sejam eles homens ou mulheres (Sousa Filho, 2001). Tambm no h uma concordncia sobre a violncia essencial como peculiar ao homem. Estudo recente mostra um amplo consenso de pesquisadores sobre a violncia masculina: os aspectos biolgicos, embora tenham sua influncia, no tm um papel importante na sua explicao. A nfase na gnese da violncia do homem recai sobre sua socializao durante a infncia e a adolescncia e a confirmao social dela na idade adulta. Os homens, portanto, aprendem a ser violentos (Barker, 2001). Contudo, no podemos nos esquecer que as principais responsveis pelos maus-tratos infantis so as mulheres!7 Wezer-Lang (2001) fala na violncia como um componente fundamental na socializao do homem, avisando que subestimamos a violncia sexual nessa iniciao masculinidade. A socializao violenta visa exorcizar o medo dos meninos para que possam aprender a ser homens, agredindo o outro e tambm procurando gozar dos benefcios do poder sobre o outro. Empenhado em ser livre para o prazer, o homem v a mulher recortada em seios, bocas, pernas, em pedaos detalhados nas fotos explcitas das revistas, gemendo nos filmes pornogrficos, gostando de ser maltratada e desrespeitada. Essas imagens e relatos constituem uma moeda de troca aceita entre homens; mesmo entre desconhecidos, uma conversa sobre o corpo ou a posse de uma mulher permitida.

Afinal, essa mulher fragmentada em pedacinhos de carne no forma um ser humano inteiro, uma pessoa. O feminino inquietante pode ser neutralizado se for recriado por imagens degradadas e divididas, a quem se pode controlar e punir. O lao que os homens forjam uns com os outros, atravs de imagens e relatos pornogrficos, refazem o feminino de forma segura, colocando o conhecimento do corpo alm do alcance emocional do homem, ao mesmo tempo em que a experincia do corpo feminino, transformado em objeto, satisfaz o desejo sexual. O homem pune aquilo que ele imagina prendlo numa armadilha: ele pune o corpo feminino (Griffin,1981, p.97). O temor ao feminino, tal como o estupro, no est presente em todas as culturas e, portanto, no pode ser naturalizado. Em culturas onde a incidncia de estupro maior, a autoridade e o poder das mulheres so menores. J em culturas livres de estupro a participao das mulheres respeitada e parte presente da comunidade. Tais sociedades so caracterizadas pela igualdade e complementaridade e a atitude das pessoas com respeito ao meio ambiente de reverncia, ao invs de explorao destrutiva. Em termos individuais, no h psicopatologia nem condio social de privao ou de privilgio que possa explic-lo suficientemente. Afinal, o que haver em comum entre um executivo bem-sucedido de quarenta e seis anos que estupra sua enteada por anos seguidos e depois paga generosamente seus estudos na Sua e um
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 123

Dossi Temtico

rapaz pobre, de dezenove anos, casado e com um beb recm-nascido, que violenta uma mulher de oitenta e quatro anos? O estupro no a doena dos pervertidos, embora possa funcionar como uma perverso, na acepo clnica da palavra. Machado (2000) comenta que o discurso dos apenados que entrevistou se assemelha aos jogos atualizados pela estrutura clnica psicanaltica da perverso. Trata-se de afirmar uma transgresso de uma regra, de uma lei que interdita essa violncia, mas tambm de afirmar que o seu erro no deveria ser considerado uma transgresso, j que eles fizeram o que todos os homens fazem (ou bem que fariam, se tivessem coragem, jogando com a socializao de matriz comum), ou porque o que todos fazem com prostitutas, ou porque o que todos os homens fazem com todas as mulheres: elas sempre dizem no, mas sempre querem (p.24-25). A autora pontua que aqueles que protagonizam a cena como estupradores parecem ter ou mostrar (...) investimentos subjetivos muito similares atuao dos perversos. Sejam ou no considerados perversos no sentido psicanaltico, o seu discurso se faz no contexto do jogo perverso. Os termos do jogo so culturalmente construdos na prpria ambivalncia constituinte da moralidade social (Id.ib). A dinmica do estupro perversa, pois anula o desejo da mulher, mas h tambm situaes perversas nas quais podem se tornar estupradores homens que nada teriam de estruturalmente perversos:
124 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004

No sendo todos os homens perversos, e nem perverso todo homem, o estupro no assunto s de homens perversos. muito mais do que isso. (...) O que importa, no meu entender, perceber a construo social da configurao culturalmente perversa das relaes de gnero no imaginrio ertico e no imaginrio de poder. As fantasias da passividade feminina em torno da idia unilateral de que o corpo feminino o apoderado, e o masculino o ativo, predestinado a servir e a ser apoderado, e que o corpo masculino o predestinado a apoderar e a se servir do corpo feminino, so os eixos ordenadores do erotismo ocidental. Tais eixos de sentido no s produzem fantasias, mas prticas. O jogo perverso entre os gneros no imaginrio do erotismo, mais do que um jogo de perversos, organiza-se como configurao cultural perversa (Machado, 2000, p.26).

exatamente por conhecer essa configurao cultural perversa, essa produo de subjetividade sobre a mulher, que a violentada transborda sua dor na culpa, nas reminiscncias dolorosas. No so todos os homens que colocariam a mulher sob ameaa de assalto sexual, porque cada um articula sua maneira o prazer de se distinguir das mulheres, o prazer de poder

Alm do ato: os transbordamentos do estupro

legitimamente fazer como os outros homens (mimetismo) e a dor, o desprazer, a violncia desse processo. Cada homem vai, individual e coletivamente, fazer sua iniciao, atravs da qual aprender a sexualidade e como exerc-la. Quanto mais esse processo passar pelo abuso sexual de um jovem por um homem mais velho, mais provvel que o abusado reproduza essa violncia contra uma mulher ou contra um homem reduzido ao feminino. Parece ento haver um consenso de que a violncia sexual contra a mulher em realidade um crime de gnero no sem razo o discurso feminista repudia o termo violncia domstica, por entender que este descaracteriza a essncia do problema. O estupro no , ento, a doena dos pervertidos, mas a doena do patriarcado; por isto no pode ser compreendido em termos apenas individuais, mas sim em relao a valores masculinos de ampla escala mais uma expresso de misoginia do que de desejo sexual exacerbado. Contudo, a afirmao simplista acerca da inerente inteno genocida do patriarcado substitui pela retrica o trabalho srio de entender como as sociedades hierrquicas e divididas sexualmente funcionam de fato. Reduzir o patriarcado ao estupro, em realidade, levanos a subestimar a sua verdadeira elasticidade e potncia. Certamente a violncia de gnero aprendida e endossada socialmente.

Sua freqente recorrncia aponta para um modelo dotado de razovel consistncia mas ser universal? Ao excluir do horizonte feminino outras possibilidades para a violncia, que no o desejo de poder e controle masculinos, o discurso feminista termina no apenas empobrecendo a complexidade e singularidade das experincias vividas, como reduzindo, inexoravelmente, as mulheres condio de to somente vtimas (Vilhena, 2001, p.67-68).

O que faz com que o poder se mantenha e que seja aceito reside no fato que este no pesa s como uma fora que diz no, mas que, em realidade, permeia, produz coisas, induz ao prazer, forma saberes e produz discursos, j nos dizia Foucault (1989).

Mulher: apenas uma vtima?


Em primeiro lugar, partiremos da discusso sobre a contribuio da psicanlise acerca do estupro e as crticas recebidas, em geral das feministas. O trabalho da psicanalista Helen Deutsch sobre a mulher masoquista e histrica desencadeou o argumento de que a psicologia freudiana teria dado carta branca cientfica para duvidar da palavra de uma vtima de estupro. Segundo Brownmiller se a sexualidade feminina era, por natureza, masoquista em sua busca da luxria da dor no haveria vtimas, uma vez que
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 125

Dossi Temtico

vinha ao encontro de sua natureza, justificando a crena de que todas as mulheres querem ser estupradas! (Brownmiller, 1975, p.346, grifos da autora). Creditar a histrica violncia contra a mulher psicanlise parece-nos, no mnimo, uma leitura equivocada. As mulheres foram para Freud um continente negro, sua incapacidade de homem vitoriano para entend-las foi reconhecida por ele mesmo. Atribuir psicanlise a responsabilidade social pela degradao intencional do outro , no mnimo retirar dela o que seria seu maior mrito: sua nfase na responsabilidade e o peso de nossas escolhas. Freud (1900, 1901, 1924), ao longo de toda a sua obra, vai apontar os impasses que a cultura impe. O inconsciente (ou suas fantasias) no poder ser convocado para remover a responsabilidade dos atos criminosos. A presena ou no de um desejo inconsciente de ter relaes sexuais irrelevante para se pensar o estupro, pois o que est em pauta o ato cometido sem consentimento. A paralisia das vtimas de ataques sexuais no pode levar injustia (o termo dele) de pesar esses motivos na balana da justia. O discurso da psicanlise e o discurso legal so inteiramente antipticos entre si, porque, como dizia Freud, o louco e o mau funcionam em registros diferentes. O domnio do inconsciente freudiano inteiramente separado do domnio da vontade e do consentimento, e neste sentido que no podem ser creditadas psicanlise as questes jurdicas levantadas
126 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004

pelas investigaes de crimes sexuais. As crticas trazidas por Brownmiller demonstram o comum hbito feminista antifreudiano de amalgamar Freud com Helene Deutsch (Mitchell, 1974, p.354), leituras bastante distintas. A realidade psquica no deveria ser confundida com a realidade material e as fantasias das pessoas no autorizam os ataques contra elas isso claro em Freud: (...) ser que no seria correto ter em mente a afirmao de Plato de que o homem virtuoso contenta-se em sonhar o que o perverso faz? () podemos ter de concluir, sem dvida, que a realidade psquica uma forma particular da existncia que no deve ser confundida com a realidade material. (Freud, 1900, p.620).

Se nossa tradio cultural aponta para a mulher como responsvel pelas violncias contra ela cometidas, preciso entender a construo deste sistema em uma perspectiva mais ampla, como propusemos antes, e tratar de desmontar seus mecanismos reforadores. Um deles a dupla vitimizao da mulher, vista eternamente como frgil, indefesa e capturada, passiva, que se deixa tomar e possuir. Ser vtima torna-se quase uma condio natural, j que a mulher universalmente vitimada pela opresso social. Isto termina por desqualific-la, reduzindo-a a um estado de passividade absoluta, j que suas atitudes so apenas reativas,

Alm do ato: os transbordamentos do estupro

enquanto o homem que agride dotado de vontade, intencionalidade e livre-arbtrio!

Concluso
No mundo do consumo, da fruio e do gozo imediato, da emergncia da vontade individualista, possvel que tenhamos produzido uma subjetividade, um caldo de cultura dos mais propensos aos ataques de toda ordem contra o feminino, as mulheres e suas possibilidades de expanso de vida. Talvez caiba refletirmos sobre este mundo patriarcal ...onde as mulheres ajudam a vender todos os objetos de consumo para adultos, sendo retratadas de forma objetificada, no necessariamente contra as suas vontades. Reduzir o patriarcado ao estupro nos leva a subestimar a sua plasticidade e potncia, conforme afirmamos anteriormente. O patriarcado no apenas o estupro em lente de aumento, mas tem uma vida prpria independente do mesmo, no sendo possvel ignorar o sutil jogo de conluio e participao, de poder e consentimento que tramou o tecido da histria ocidental. As pessoas precisam acreditar em alguma coisa para continuar a viver. Isso se chama esperana. Para quem tem sede gua, para quem tem fome po, para o solitrio amor. Para a mulher que usa a burca o dia em que poder ser vista, dizia o personagem conselheiro para Nafas, a mulher obstinada em encontrar sua irm no filme A Caminho de Kandahar, de Makhamalbaf. A questo que se coloca parece-nos ser a de como a mulher pode ser vista, livre, em sua plena sexualidade, sem que precise de uma burca, pelo que de aterrorizador sua sexualidade
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 127

Mulher e vtima so, muitas vezes, sinnimos. Ela no tem identidade, no tem histria e parece impermevel s prprias conquistas do movimento feminista (...). No existem mulheres boas, ms, agressivas, perversas, fortes, fracas, dceis, manipula-doras ou generosas. Todas elas se condensam, basicamente, em uma s figura feminina: a mulher sem qualidades, aprisionada na armadilha da vitimizao (Soares, 1999, p.176).

Sustentamos que as mulheres so sujeitos e no vtimas passivas, embora sejam sujeitos atravessados pelas produes machistas dominantes na sociedade, que procura coloc-las na posio de dominadas. O homem entende e trata a mulher como nosujeito, transformando a diferena em desigualdade. Ao salientar o vitimismo, a oposio entre vtima passiva e algoz ativo, congelamos no s esta relao, mas reduzimos a mulher ao ato violento (Rangel, 2001). Pens-la reduzida ao ataque ir exatamente na mesma direo do seu transbordamento, o que tem implicaes notveis para seu tratamento e tambm para a concepo de polticas pblicas que possam ajudar as mulheres em situao de violncia.

Dossi Temtico

provoca no outro. Sociedades livres de estupro so caracterizadas pela igualdade e complementaridade e a atitude das pessoas com relao ao outro dever ser de respeito, ao invs de explorao, como dissemos anteriormente. No importante se os papis sexuais so semelhantes ou diferentes, mas sim se ambos os sexos tm acesso a esferas de poder equilibradas.

Referncias Bibliogrficas
ASSIS, S.; CONSTANTINO, P. Filhas do mundo. Infrao juvenil feminina no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2001. ANDRADE, V.R. Da domesticao da violncia domstica: politizando o espao privado com a positividade constitucional. Discursos sediciosos. Crime, Direito e Sociedade, n 4. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia, jul-dez 1997, p.99102. BARKER, G. Peace boys in a war zone: identity and coping among adolescent men in favela. Doctoral dissertation. Chicago, USA .2001. BART, P.; MORAN, G. Violence against women: the bloody footprints. London: Sage Publications, 1993. BOURDIEU, Pierre. La domination masculine. Paris: Seuil, 1998. BROWNMILLER, S. Against our will : men, women and rape. New York: NYP, 1975. CEVASCO, R.; ZAFIROPOULOS, M. Odio y segregacin. Perspectiva psicoanaltica de una obscura pasin. Acheronta. Revista de Psicoanlisis y Cultura , n 13. www. acheronta.org, julio, 2001, s/p.
128 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004

FOUCAULT, M. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1989. FREUD, S. A interpretao dos sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 2000. [Edio eletrnica, s/p.] FREUD, S. Psicopatologia da vida cotidiana. Rio de Janeiro: Imago, 2000. [Edio eletrnica, s/p.] FREUD, S. O problema econmico do masoquismo . Rio de Janeiro: Imago, 2000. [Edio eletrnica, s/p.] GRIFFIN, S. Rape: the all-American crime. Ramparts, n 3. New York, 1971, p 85-98. GUATTARI, F. e ROLNIK, S. Micropoltica : cartografias do desejo. Petrpolis: Vozes, 1986. GUTMAN, J. Inimigo ntimo. Rio de Janeiro, http://desarme.org/publique/, 07/06/2002. MACHADO, L. Z. Sexo, estupro e purificao. Srie Antropologia, n. 286. Braslia: UnB, 2000, http://www.unb.br/ics/dan/Serie286 empdf.pdf. MATHIEU, N. Quand cder nest pas consentir. In: MATHIEU, Nicole-Claude (d.). Larraisonnement des femmes: essais en anthropologie des sexes. Paris, Editions de lcole des Hautes tudes en Sciences Sociales, Coll. Cahiers de lHommes, n 24, 1985, p.169-245. MITCHELL, J. Psychoanalysis and feminism. Londres: CUP, 1974. MOTTA, F. M. Gnero e reciprocidade: uma ilha no sul do Brasil. Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 2002. RANGEL, O. Violncia contra a mulher. As desventuras do vitimismo e as armadilhas da cumplicidade. Presena da Mulher. So

Alm do ato: os transbordamentos do estupro

Paulo: http://www.ubmulheres.org.br/telas/ revista/enc_39, jul-set., 2001. SAFFIOTTI, H. No fio da navalha: violncia contra crianas e adolescentes no Brasil. In: MADEIRA, F. (Org.) Quem mandou nascer mulher? Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997, p.135-211. SANDAY, P. R. Estupro como forma de silenciar o feminino. In: TOMASELLI, S. e PORTER, T. (Coords.). Estupro. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1992, p. 91-106. SANDAY, P.R. The sociocultural context of rape: a cross-cultural study. The Journal of Social Issues, n 37, New York, 1981, p. 7-23. SHORTER, E. On writing th history of rape. Signs, n 3, New York, NYP, 1977, p 57-71. SOARES, B. M. Mulheres invisveis. Violncia conjugal e novas polticas de segurana. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999. SOUSA FILHO, A. Medos, mitos e castigos: notas sobre a pena de morte. So Paulo: Cortez, 2001.

VIGARELLO, G. Histria do estupro. Violncia sexual nos sculos XVI -XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. VILHENA, J. As razes do silncio. Sobre o estupro feminino. Cadernos do Tempo Psicanaltico, n 33. Rio de Janeiro: SPID, 2001, p 55-69. VILHENA, J.; SANTOS, A. Quem cala consente A cultura da violncia e a tica da psicanlise. Psych, n 5. So Paulo: Unimarco, 2000, p.157-182 WALKER,L. The Battered woman syndrome is a psychological consequence of abuse. GELLES, R. e LOSEKE, D. (Orgs.). Current controversies on family violence . Califrnia: Sage Publications, 1993, p.17-32. WELZER-LANG, D. A construo do masculino: dominao das mulheres e homofobia. Revista de Estudos Feministas , n 2. Florianpolis: UFSC, 2001, p.460-482. WERNECK DE FREITAS, P. Marcas de uma violao da alma. Sobre um estupro feminino. Anais da VI Jornada do SPA. Rio de Janeiro: PUC, 2004, s/p.

Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004

129

Dossi Temtico

Abstract This paper looks at the cultural batter which historically allows for the subjecting of women as well as for the excessive victimization of the place they occupy. Rape is usually described, especially by feminist literature, as a crime of patriarchy a crime of gender, not just of sex. According to the authors, this is a sensitive issue and calls for a society that can identify women as peers, preventing their victimization from disqualifying their status as active and desiring subjects. Keywords Keywords: rape; submission; patriarchy; victim; woman. Resumen Se plantea, en este estudio, el caldo de cultura que histricamente permite la subyugacin de las mujeres y simultneamente la vitimizacin excesiva de la posicin que estas ocupan. Se ve el estupro, sobretodo en la literatura feminista, como un crimen del patriarcado - un crimen no slo de gnero, sino sexual. Segn las autoras, este es un aspecto delicado y postula una sociedad que reconozca en la mujer un igual, evitando que, al vitimizarla, le retire su condicin de sujeto activo y deseante. Palabras-clave Palabras-clave: estupro; sumisin; patriarcado, vctima, mujer.

Notas
1

Em 1995, a IV Conferncia Mundial da ONU sobre a Mulher, em Pequim, declarou o estupro em conflitos armados como um crime de guerra, que poderia, sob certas circunstncias, ser declarado genocdio. O medo paralisante. Dependendo de sua intensidade, tem-se uma paralisao momentnea das funes cardaca e respiratria. Sabemos que as punies passaram a ser mais freqentes com a psicologizao da Justia, quando a intimidade, a privacidade e o sofrimento psquico passam a ter algum valor. Mas valoriz-los traz tona a vergonha. Assim, a busca jurdica dos sinais mais ntimos da violncia faz com que a vtima recolha-se e oculte sua dor no interior da famlia. Como diz Vigarello (1998, p.98), ao relatar o discurso de censura de um advogado de defesa aos pais da vtima de um estupro, em 1792, por estes terem tornado pblica a acusao: A vergonha de sua filha era secreta; s dependia dos senhores que continuasse sendo assim, mas os senhores a publicaram. (Vilhena, 2001, p.63). Entende-se, com Guattari e Rolnik (1986), a subjetividade forjada socialmente, formada pela encruzilhada de diferentes componentes de subjetivao. No capitalismo atual, tal produo assume primordial importncia, maior e mais lucrativa que qualquer outra. Escolas, mdia, trabalho, formas de modelos econmico, social, histrico e poltico so vetores de uma subjetivao que no pra de assumir diversos contornos, e por isso que se pode falar em produo; que pode atualizar-se no nvel individual, mas produo coletiva, serializante. Inmeros so os relatos de pacientes que buscam o Servio de Psicologia Aplicada e o Ncleo de Atendimento s Vtimas da Violncia do Centro de Investigao e Atendimento Psicolgico da PUC-Rio. Para uma anlise clnica mais aprofundada, ver: Werneck (2004). No apenas localiza o feminino nas mulheres. Welzer-Lang prope a definio de homofobia como a discriminao contra as pessoas que mostram alguma qualidade (ou defeito) atribuda a outro gnero. Tomam-se como referncia no apenas os relatrios da ABIA, mas, principalmente, os atendimentos infantis realizados pelo Servio de Psicologia Aplicada da PUC-Rio em seus 44 anos de existncia. Enquanto os casos de abuso sexual infantil so majoritariamente cometidos por homens, os maus-tratos infantis so cometidos por mulheres.
130 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004

2 3

You might also like