You are on page 1of 2

LGICA PROPOSICIONAL REGRAS DE DEDUO

REGRA
Negao dupla: ~~A A Modus Ponens: AB A B

EXEMPLO
No verdade que Deus no existe. Logo, Deus existe. Se Deus existe, a vida faz sentido. Ora, Deus existe. Logo, a vida faz sentido.

FALCIA

Afirmao da consequente: Se Deus existe a vida faz sentido. Ora, a vida faz sentido. Logo, Deus existe. AB B A Negao da antecedente: Se Deus existe, os ateus esto enganados. Mas Deus no existe. Logo, os ateus no esto enganados. AB ~A ~B Derrapagem: Se os animais tiverem direitos, os vrus tambm tero direitos. Mas se os vrus tiverem direitos, combater as doenas ser um mal. Se combater as doenas for um mal, acbaremos todos por morrer. Logo, se os animais tiverem direitos, acabaremos todos por morrer. Falcia informal. Inverso falaciosa da condicional: Se Deus existe, a vida faz sentido. Logo, se a vida faz sentido, Deus existe. Negao falaciosa da condicional: No verdade que se Deus existe, a vida faz sentido. Logo, se Deus no existe, a vida no faz sentido. ~(AB) ~A~B Falso dilema: Ou Deus existe ou tudo permitido. Como Deus no existe, tudo permitido. Falcia informal.

Modus Tollens: AB ~B ~A

Se Deus existe, ento os ateus esto enganados. Mas os ateus no esto enganados. Logo, Deus no existe.

Silogismo Hipottico: AB BC AC

Se as crianas com deficincias mentais tm direitos, os animais tambm tm direitos. Se os animais tm direitos, devemos evitar faz-los sofrer. Logo, se as crianas com deficincias mentais tm direitos, devemos evitar fazer sofrer os animais.

Contraposio: AB ~B~A Negao da condicional: ~(AB) A~B

Se Deus existe, a vida faz sentido. Logo, se a vida no faz sentido, Deus no existe. No verdade que se Deus existe, a vida faz sentido. Logo, Deus existe e a vida no faz sentido.

Dilema: AB ~A B

Ou os ateus tm razo ou Deus existe. Mas os ateus no tm razo. Logo, Deus existe.

Negao da disjuno: ~(AB) ~A~B

No verdade que ou deus existe ou tudo permitido. Logo, Deus no existe e nem tudo permitido.

Negao falaciosa da disjuno: No verdade que ou deus existe ou tudo permitido. Logo, ou Deus no existe ou nem tudo permitido. ~(AB) ~A~B

Introduo da conjuno: A B AB Eliminao da conjuno: AB A Negao da conjuno: ~(AB) ~A~B

A cincia uma actividade racional. A filosofia tambm uma actividade racional. Logo, a cincia e a filosofia so actividades racionais. Tanto a cincia como a filosofia so actividades racionais. Logo, a cincia uma actividade racional. No verdade que fazemos as coisas depressa e bem. Logo, ou no fazemos as coisas depressa ou no as fazemos bem.

Pergunta complexa: J deixou de bater na sua mulher? Falcia informal. Negao falaciosa da conjuno: No verdade que fazemos as coisas depressa e bem. Logo, no fazemos as coisas depressa nem as fazemos bem. ~(AB) ~A~B

Eliminao da bicondicional: AB (AB)(BA)

Uma obra arte se, e s se, o mundo da arte considerar que essa obra arte. Logo, se uma obra arte, o mundo da arte considera que ela arte, e se o mundo da arte considera que uma obra arte, ela arte.

Nota: Estas so apenas algumas das regras; as necessrias para avaliar a maior parte dos argumentos comuns.

You might also like