You are on page 1of 2

Vrias leis e documentos internacionais estabeleceram os Direitos das pessoas com deficincia no nosso pas.

Confira alguns deles 1988 CONSTITUIO DA REPBLICA Prev o pleno desenvolvimento dos cidados, sem preconceito de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao; garante o direito escola para todos; e coloca como princpio para a Educao o "acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um". 1989 LEI N 7.853/89 Define como crime recusar, suspender, adiar, cancelar ou extinguir a matrcula de um estudante por causa de sua deficincia, em qualquer curso ou nvel de ensino, seja ele pblico ou privado. A pena para o infrator pode variar de um a quatro anos de priso, mais multa. 1990 ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE (ECA) Garante o direito igualdade de condies para o acesso e a permanncia na escola, sendo o Ensino Fundamental obrigatrio e gratuito (tambm aos que no tiveram acesso na idade prpria); o respeito dos educadores; e atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular. 1994 DECLARAO DE SALAMANCA O texto, que no tem efeito de lei, diz que tambm devem receber atendimento especializado crianas excludas da escola por motivos como trabalho infantil e abuso sexual. As que tm deficincias graves devem ser atendidas no mesmo ambiente de ensino que todas as demais. 1996 LEI E DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO NACIONAL (LBD) A redao do pargrafo 2o do artigo 59 provocou confuso, dando a entender que, dependendo da deficincia, a criana s podia ser atendida em escola especial. Na verdade, o texto diz que o atendimento especializado pode ocorrer em classes ou em escolas especiais, quando no for possvel oferec-lo na escola comum.

2000 LEIS N10.048 E N 10.098 A primeira garante atendimento prioritrio de pessoas com deficincia nos locais pblicos. A segunda estabelece normas sobre acessibilidade fsica e define como barreira obstculos nas vias e no interior dos edifcios, nos meios de transporte e tudo o que dificulte a expresso ou o recebimento de mensagens por intermdio dos meios de comunicao, sejam ou no de massa. 2001 DECRETO N3.956 (CONVENO DA GUATEMALA) Pe fim s interpretaes confusas da LDB, deixando clara a impossibilidade de tratamento desigual com base na deficincia. O acesso ao Ensino Fundamental , portanto, um direito humano e privar pessoas em idade escolar dele, mantendo-as unicamente em escolas ou classes especiais, fere a conveno e a Constituio CONSTITUIO DA REPBLICA
Prev o pleno desenvolvimento dos cidados, sem preconceito de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao; garante o direito escola para todos; e coloca como princpio para a Educao o "acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um".

You might also like