You are on page 1of 16

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

A Classification Model for Design Methods Vasconcelos, Luis; Mestrando; Universidade Federal de Pernambuco lalv4401@gmail.com Teofilo, Vania; Mestranda; Universidade Federal de Pernambuco vaniateofilo@gmail.com Bem, Rafael; Graduando; Universidade Federal de Pernambuco koboldok@gmail.com Amaral, Pietro; Graduando; Universidade Federal de Pernambuco pietro.amaral@gmail.com Neves, Andr; PhD; Universidade Federal de Pernambuco andremneves@gmail.com

Resumo
Este artigo apresenta uma reviso e anlise dos modelos existentes de classificao para Metodologias de Design e prope um novo modelo visando corrigir problemas encontrados nos anteriores. Ainda, investiga vinte e seis dos processos metodolgicos existentes dentre eles os mais relevantes adotados pela academia e os classifica, um a um, de acordo com o modelo proposto, quanto a atitude, estrutura, flexibilidade e presena de feedbacks. Palavras Chave: metodologia; Design; modelos e classificao.

Abstract
This paper presents a review of classification models for Design methods and analyses each one of them in order to propose a new model, which aims to refine issues found on the previous ones. Furthermore, it identifies twenty-six methods, including those most relevant for the research in Design methods, and classifies them one by one according to the proposed model, as regards to their methodological attitude, organization and flexibility of steps and presence of feedbacks. Keywords: Design methods; models and classification.

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

Introduo
Este artigo resultado de uma investigao na qual foram pesquisadas e levantadas vinte e seis metodologias diferentes, as quais vm sendo utilizadas desde a segunda metade do sculo passado quando foi iniciada a pesquisa em metodologia para Design como auxlio para concepo de produtos ou solues para problemas [JONES 1992], [BRDEK 2006]. Entretanto, por se tratarem de estruturas criadas por diferentes autores, se fez fundamental a criao de um modelo de classificao dos dados que oferea a diferenciao, ao mesmo tempo em que o agrupamento das metodologias, gerando assim uma estrutura lgica para o uso da informao. Deste modo, foram pesquisados e analisados modelos estruturais que classificassem Metodologias de Design desenvolvidas anteriormente. Por conseguinte, esta pesquisa consistiu numa extenso de trabalhos anteriores desenvolvidos em 1984 por Bonsiepe [BONSIEPE 1984] e revisitado em 1995 por Bomfim [BOMFIM 1995]. Especificamente, estendemos e aperfeioamos o trabalho de pesquisa iniciado por Ximenes em 2008 [XIMENES & NEVES 2008]. No trabalho atual foram inseridos novos instrumentos para classificao com o intuito de tornar mais clara as associaes entre as metodologias, alm de alteradas duas das caractersticas utilizadas para diferenciao. Adiante, este documento est dividido em cinco sees: na primeira delas acontece a definio do conceito de Metodologia de Design; a segunda seo trabalha modelos de classificao estudados; na terceira proposto o novo modelo; na quarta, um grupo de vinte se seis metodologias investigadas so submetidas ao modelo gerado; e, por fim, a quinta seo expe nossas consideraes finais sobre o trabalho realizado.

Metodologia de Design
Para uma melhor discusso sobre o tema de Metodologias de Design, fundamental que haja um entendimento de seu conceito geral, visto que h diversas definies sobre o termo. Tais definies mostram os diferentes pontos de vista dos diferentes autores e do margem ao uso de forma diferenciada da metodologia de projetos, colaborando assim para o desenvolvimento de diferentes esquemas metodolgicos. De acordo com o dicionrio Oxford, o conceito de Design foi utilizado pela primeira vez em 1588, havendo trs definies para o termo. A primeira delas, diz que o Design um plano desenvolvido pelo homem ou um esquema que possa ser realizado. A segunda define Design como o primeiro projeto grfico de uma obra de arte. Finalmente, a definio de que o Design seria um objeto das artes aplicadas ou que seja til para a construo de outras obras [BRDEK 2006]. Nesse contexto, entende-se a Metodologia de Design como um conjunto de mtodos ou processos que auxiliam o sujeito em tais atividades. Para Alexander, o processo de Design o ato de inventar estruturas ou objetos reais que apresentam nova ordem fsica, organizao e forma, em resposta funo. Ele comenta ainda que o problema de Design possui requerimentos que devem ser definidos, mas tambm possui vrias interaes e relaes entre estes, o que dificulta tal definio [ALEXANDER 1964]. Lbach comenta que o Design poderia ser deduzido como uma idia, projeto ou plano para a soluo de um problema, e o ato de Design, ento, seria dar corpo idia e transmiti-la aos a outros [LBACH 2001].

9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

Para Cross, a Metodologia de Design caracterizada pelo estudo de princpios, prticas e procedimentos de Design, com o objetivo de aprimorar a prtica do Design e apresentando uma orientao fortemente voltada ao processo [CROSS 1993 apud KROES 2002]. Bomfim defende que metodologia seja a cincia que se ocupa do estudo de mtodos, tcnicas ou ferramentas e de suas aplicaes na definio, organizao e soluo de problemas tericos e prticos, sendo a Metodologia de Design a disciplina que se ocupa da aplicao de mtodos a problemas especficos e concretos [BOMFIM 1995]. De acordo com Roozenburg, a Metodologia de Design " o ramo da cincia que criticamente estuda a estrutura, mtodos e regras para projetar produtos, no senso de artefatos materiais e sistemas." A metodologia pode se apresentar de duas maneiras: sendo descritiva quando revelar o mtodo aplicado estrutura lgica analtica do pensamento do Design o principal objetivo ou prescritiva (ou normativa) quando a metodologia forma opinio com embasamentos em anlises descritivas, recomendando ou demandando para determinados problemas a aplicao de certos mtodos [ROOZENBURG 1996]. Deste modo, atravs de uma anlise comum de definies de diversos autores, possvel estabelecer uma definio geral e mais abrangente de Metodologia de Design. A Metodologia de Design poderia ser entendida ento como um processo esquematizado e apoiado em etapas distintas, com o objetivo de aperfeioar e auxiliar o Designer (ou a equipe de Design) no desenvolvimento ou concepo de solues para um determinado problema atravs de um artefato (seja um produto ou um servio), oferecendo um suporte de mtodos, tcnicas ou ferramentas.

Modelos de Classificao de Metodologias de Design


Uma investigao a respeito de Metodologias de Design geralmente apresenta como resultado uma longa lista de autores com seus esquemas e processos, geralmente de maneira extensa e de acesso pouco gil s informaes, e estas informaes ainda se apresentam de maneira no padronizada. Assim, modelos de classificao para Metodologia de Design vm sendo gerados com o intuito de padronizar os dados coletados, bem como de oferecer um acesso diferenciado a tais dados por meio de agrupamentos e classificaes [BONSIEPE 1984], [BOMFIM 1995], [XIMENES & NEVES 2008]. Nesta seo sero apresentados trs modelos publicados, com informaes acrescidas dos prprios autores, e analisados separadamente. Modelo de Gui Bonsiepe O modelo de classificao de metodologias proposto por Bonsiepe (1984), gera quatro grupos definidos por ele como tipos de classificao de macroestrutura do processo projetual. Estes grupos levam em conta: a linearidade, para o tipo um; a presena de feedback, para o tipo dois; a circularidade, para o tipo trs; e, a flexibilidade entre etapas, para o tipo quatro. Para cada um desses tipos, Bonsiepe d um exemplo metodolgico ilustrado com o nome do seu respectivo autor.

9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

Tem-se ento: Tipo 1: Linear Processo de Bruce Archer

LINEAR

Tipo 2: Feed Back Processo de Bernhard E. Brdek

COM FEEDBACK

9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

Tipo3: Circular Processo de Bob Borzak

CIRCULAR

Tipo 4 Processo alemo VDI

PROCESSO PROJETUAL um processo iterativo de gerao e produo de variedade.

9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

Este modelo apresenta parmetros que no se opem em eixos distintos, no ficando claro assim quais os critrios que diferenciam as metodologias apresentadas. As metodologias s poderiam ento ser classificadas em quatro grandes grupos, de acordo com um nico parmetro independente. Alm disso, outro aspecto que carece de informao sobre os conceitos em si, que no so apresentados com uma explicao prvia apenas com um exemplo ilustrativo para que o modelo possa ser aplicado corretamente por outros. Modelo de Bomfim Em seu modelo, Gustavo Amarante Bomfim (1995) define tipos de metodologias, chamadas por ele de mtodos, como procedimentos lgicos auxiliares no desenvolvimento de projetos. As definies, segundo o prprio autor, foram baseadas em citaes de John Christopher Jones [BOMFIM 1995]. So apresentados ao todo oito diferentes tipos de procedimentos: Mtodo 1: linear, no qual h seqncia de aes ou etapas nas quais cada etapa sempre depender do resultado da etapa anterior, podendo apresentar feedbacks no interior das etapas.

Mtodo 2: cclico, que apresenta como caracterstica principal a possibilidade de retornos entre etapas, porm o retorno no predeterminado ou obrigatrio.

Mtodo 3: cclico com retornos pr-determinados, semelhante ao modelo cclico, diferenciando-se pelo fato de que os retornos aqui so determinados previamente pelo autor.

9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

Mtodo 4: de ramificaes, que apresenta etapas independentes que podem ser realizadas paralelamente, possibilitando mais atividades em menos tempo durante o processo de Design. Entretanto, prximas etapas s podem ser iniciadas depois de finalizadas etapas anteriores.

Mtodo 5: adaptativo, no qual apenas a primeira etapa decidida. A deciso sobre etapas posteriores vem em funo dos resultados apresentados pela primeira etapa.

9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

Mtodo 6: tradicional, tido como o modelo em que o Designer se utilizar de sua carga de experincia em projetos anteriores, sendo cada varivel do problema tratada isoladamente, uma por vez. geralmente empregado no reDesign de produtos.

Mtodo 7: aleatrio, que se caracteriza pelo no planejamento de todas as etapas, como quando h vrios pontos de partida para diversas pesquisas em campos complexos. Cada etapa pode ser definida sem haver conexo com as demais.

Mtodo 8: de controle, funcionando como um sistema auto-organizado, apresentando tcnicas que avaliem a eficincia do prprio mtodo empregado de acordo com prioridades estabelecidas anteriormente.

Assim como o modelo proposto por Bonsiepe, o modelo de Bomfim apresenta tipos de metodologias com parmetros classificativos independentes e no ortogonais os mtodos so definidos de acordo com critrios que no se opem, no apresentando correlaes claras entre os que foram utilizados, facilitando assim sua compreenso.

9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

Apesar de apresentar oito diferentes tipos de processos metodolgicos, o modelo oferece apenas a possibilidade de enquadrar a Metodologia de Design de acordo com um nico conceito, no havendo assim a possibilidade de atribuir outras caractersticas simultneas s metodologias, assim como o modelo de Bonsiepe. Modelo de Ximenes e Neves Para o modelo de Mateus Ximenes e Andr Neves, foram adotadas quatro caractersticas como elementos de diferenciao e ao mesmo de agrupamento das metodologias pesquisadas [XIMENES & NEVES 2008]: [1] quanto atitude adotada na concepo da metodologia, podendo ser Descritiva ou Prescritiva; [2] quanto ordem das etapas, podendo ser Linear ou Cclica; [3] quanto flexibilidade das etapas, podendo ser Temporal ou Atemporal; e, [4] quanto sua estrutura, podendo ser Instrumental ou Processual. Ao contrrio dos modelos estudados anteriormente, esta estrutura criada possibilita classificar as metodologias de acordo com quatro parmetros claros, podendo assumir valores distintos e bem definidos. As metodologias podem ento ser classificadas quatro vezes, apresentando caractersticas diferentes em cada uma das classificaes. Esta possibilidade de classificao interessante por oferecer agrupamentos e relaes entre as metodologias, alm de possibilitar um melhor detalhamento quanto a sua macroestrutura. Entretanto, no ficaram claras as definies utilizadas para estabelecer os parmetros gerados, tornando a classificao bastante subjetiva, principalmente no que se refere ao ltimo parmetro utilizado: estrutura instrumental ou processual. Todas as metodologias pesquisadas pelos prprios autores, de acordo com tal modelo, apresentaram estrutura processual [XIMENES & NEVES 2008], sendo seu uso portanto no significativo. Por fim, percebeu-se uma incompatibilidade dos conceitos Temporal e Atemporal tanto pelo contexto no qual so aplicados como pelo prprio significado dos dois termos para a lngua portuguesa.

Modelo Proposto
Para a criao do modelo de dados as metodologias pesquisadas foram classificadas principalmente por quatro caractersticas ou parmetros que as diferenciavam. O parmetro chave para a classificao das metodologias, em dois grandes grupos, se refere atitude adotada pela metodologia, pelo fato de que tal parmetro historicamente relevante na discusso sobre Metodologias de Design. Tais parmetros e os possveis valores que podem assumir so listados e explicados abaixo, e, quando necessrio, um esquema ilustrativo os acompanha, para oferecer uma melhor compreenso: Atitude metodolgica ou tipologia da metodologia, podendo ela ser: [1] descritiva quando a metodologia apenas descreve um processo que j era anteriormente feito ou [2] prescritiva quando a metodologia funciona de maneira normativa, prescrevendo mtodos e passos os quais devem ser seguidos para alcanar o desenvolvimento do produto;
9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

Estrutura das etapas das metodologias, podendo ser:

[1] linear quando os processos internos seguem um fluxo vertical, com incio e fim delimitados, nos quais cada fase s se inicia ao fim da anterior ou

9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

[2] cclica no caso das metodologias que apresentam retornos ou ciclos no interior de suas etapas, podendo ser repetidos vrias vezes; Flexibilidade dessas etapas, podendo assumir o valor de:

[1] contnua quando o fluxo das etapas necessariamente contnuo e uniforme, no permitindo retornos flexveis e processos concomitantes ou

9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

[2] descontnua agora quando o fluxo das etapas pode ser constantemente interrompido, favorecendo retornos e avanos flexveis e at mesmo a possibilidade de processos concomitantes; e, Presena ou ausncia de feedback, agora podendo apresentar trs estados:

[1] sem feedbacks entre fases que significa que a metodologia no possui retornos entre suas fases;

9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

[2] com feedbacks predeterminados entre fases quando os feedbacks existem, porem so definidos anteriormente pelo autor, de maneira restritiva; e,

[3] com feedbacks flexveis entre fases que favorecem retornos diversos, basicamente entre todas as fases do processo. Nesta proposta, em relao ao modelo proposto por Ximenes e Neves foi adicionada uma definio textual dos conceitos utilizados para a criao dos parmetros bem como uma representao esquemtica que exemplifica as estruturas das metodologias de acordo com os parmetros; uma mudana nos termos que se referem ao passar do tempo durante o processo; e, o ltimo parmetro, que se mostrou insignificante, foi substitudo pela classificao das metodologias quanto aos seus retornos durante o processo.

Aplicao do Modelo Proposto


Para a aplicao do modelo proposto, foram investigados vinte e seis processos metodolgicos criados por diferentes autores desde o incio da dcada de sessenta, quando se iniciou o desenvolvimento da Metodologia de Design como hoje a conhecemos [JONES 1992], principalmente na Inglaterra e na Alemanha [BOMFIM 1995]. Os processos compilados consistem no apenas naqueles mais discutidos na academia, mas ainda abrangem diversos outros levantados durante o processo de pesquisa que precedeu aplicao do modelo. Um exemplo da aplicao do modelo desenvolvido, pode ser observado com a classificao do processo metodolgico desenvolvido por Bruce Archer (acrescido de informaes sobre fases): Autor: Leonard Bruce Archer Nome: A Systematic Method for Designers Data de apresentao da proposta metodolgica: 1963 - 1965 Atitude metodolgica: Descritiva Estrutura das etapas: Linear
9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

Flexibilidade entre as etapas: Temporal Presena, tipo ou ausncia de feedback: Com feedbacks predeterminados entre fases Nmero e nome das fases: (6) (1) Estabelecimento de um programa [estabelecimento de pontos cruciais | proposio de uma linha de aes] (2) Coleta de dados [recebimento instrues | coleta de documentos | classificao e armazenamento da informao] (3) Anlise [identificao e anlise de subproblemas | preparao das especificaes de performance] (4) Sntese [recebimento de instrues e soluo de problemas remanescentes | desenvolvimento de solues | definio de especificaes gerais das solues] (5) Desenvolvimento [validao da hiptese] (6) Comunicao [definio dos requisitos de comunicao | seleo do meio de comunicao | preparao da comunicao] [DUBBERLY 2009]. A lista completa dos autores ou grupos que desenvolveram as metodologias pesquisadas em ordem cronolgica composta por: Morris Asimow, Christopher Alexander, Bruce Archer, Mihajlo Mesarovic, Watts, Thomas Marcus e Thomas Maver, John Chris Jones (em dois momentos), Siegfried Maser, Don Koberg e Jim Bagnall, Bernhard Brdek, Cal Briggs e Spencer Havlick, Bernd Lbach, Bryan Lawson, Bruno Munari (em dois momentos), Vladimir Hubka, Gui Bonsiepe, VDI Verein Deutscher Ingenieure, John Gero, Steven Eppinger e Karl Ulrich, Norbert Roozenburg e Johan Eekels, Nigel Cross, RSC Rational Software Corporation, Ernst Eder e Stanislav Hosnedl, e Andr Neves [VASCONCELOS 2009]. A tabela abaixo apresenta os dados quantitativos das metodologias pesquisadas quando submetidas ao modelo gerado. Atitude Metodolgica Estrutura das Etapas Flexibilidade entre Etapas Presena, tipo, ou ausncia de feedback Descritiva Prescritiva Linear Cclica Contnua Descontnua Sem feedbacks entre fases Com feedbacks predeterminados entre fases Com feedbacks flexveis entre fases 10 16 16 10 16 10 9 11 6 Total 26 Total 26 Total 26 Total 26

Ao se analisar os esquemas metodolgicos de Design, tem-se uma viso geral equilibrada, observada na tabela anterior. No obstante, possvel identificar tendncias de tais esquemas quanto s classificaes propostas nesse trabalho, que possivelmente demonstram o melhor caminho a ser seguido no desenvolvimento de mtodos e processos de Design atualmente. Com o passar dos anos, processos e mtodos de Design foram desenvolvidos e aprimorados, perdendo ento as antigas metodologias o seu carter mais descritivo, matemtico e sem tantos retornos (pouco flexveis), surgindo ento metodologias mais
9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

maleveis e de esquemas prescritivos, mais bem adaptados aos problemas atuais, possibilitando vrios retornos e apresentando fases mais detalhadas com tcnicas diversas e multidisciplinares aplicadas ao processo. Nestes ltimos anos, observa-se o desenvolvimento de modelos essencialmente prescritivos e, estruturas de etapas cclicas ganharam espao, devido aos processos iterativos, com testes e verificaes constantes em cada fase. Os feedbacks mostram-se fundamentais e em sua maioria predeterminada.

Consideraes Finais
Atravs da anlise e gerao de modelos, e da classificao das Metodologias de Design aqui encontradas, foram gerados o contedo e o modelo de dados aqui publicados com o intuito de auxiliar a prtica do ensino de metodologias e processos de Design. O modelo proposto configura uma informao padronizada e clara, que pode contribuir no apenas para a compreenso e ensino dos processos de Design, mas principalmente, para auxiliar equipes no desenvolvimento de metodologias prprias de Design, fornecendo uma base terica sobre o fluxo de trabalho em um projeto para que possam ser gerados mtodos bem aplicados a situaes distintas. Modelos de classificao de Metodologias de Design ainda oferecem a possibilidade de constantes atualizaes descentralizadas, uma vez que os parmetros sejam previamente estabelecidos e comentados, favorecendo a adio de novas metodologias e autores. Por fim, o trabalho d margem tanto para uma investigao mais ampla de outros modelos para classificao de Metodologias de Design existentes no mundo, ampliando nossa base de estudos, como para uma pesquisa semelhante, agora em outro nvel de granularidade, focando-se nos mtodos e tcnicas de Design.

Referncias
ALEXANDER, C. Notes on the Synthesis of Form. Cambridge: Editora Harvard University, 1964. ASIMOW, M. Introduo ao Projeto de engenharia. So Paulo: Editora Mestre Jou, 1968. BOMFIM, G. A. Metodologia para desenvolvimento de projetos. Joo Pessoa: Editora Universitria/UFPB, 1995. BONSIEPE, G; KELLNER, P; POESSNECKER, H. Metodologia experimental: desenho industrial. Braslia: CNPq/Coordenao editorial. 1984. BRDEK, B. E. Histria, Teoria e Prtica do Design de Produtos. Traduo Freddy Van Camp. So Paulo: Edgard Blcher, 2006. DUBBERLY, Hugh. How do you Design? A compendium of Models. Disponvel em: http://www.dubberly.com/wp-content/uploads/2008/06/ddo_Designprocess.pdf. Acesso em: 11 mai. 2009. JONES, John Chris. Design Methods. 2. ed. Indianapolis: Willey, 1992.

9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Um Modelo de Classificao para Metodologias de Design

KROES, P. Design Methodology and the nature of technical artefacts. Design Studies. vol. 23(3) pp. 287-302 (2002). LBACH, Bernd. Design Industrial: Bases para configurao dos produtos industriais. Traduo Freddy Van Camp. Rio de Janeiro: Edgard Blcher, 2001. ROOZENBURG, N.; EEKELS, J. Product Design: Fundamentals and Methods. 2nd ed. Chichester: Willey, 1998. VASCONCELOS, L. A. L. Uma Investigao em Metodologias de Design. Trabalho de concluso de Curso (Bacharelado em Design) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. XIMENES, M. A.; NEVES, A. M. M. Ontologia das Metodologias de Design. In: 8o Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2008, So Paulo.

9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

You might also like