You are on page 1of 6

ESTRUTURAS METLICAS

PROVA I PARTE TERICA ESTRUTURAS EM AO


- AO: uma liga metlica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens de carbono variando entre 0,01% e 2%, alm de certos elementos secundrios presentes devido aos processos de fabricao. Sendo o ao carbono o mais empregado de uma maneira geral. O ao empregado quando exigida a resposabilidade estrutural, ou seja, a capacidade de suportar cargas. - MINRIO: os minrios so as substncias portadoras de metais. Para a obteno de metais se obedece as fases de minerao (colheita do minrio que pode ser feita a cu aberto ou subterrneas, mecnica ou com explosivos) e de metalurgia. - METALURGIA: designa um conjunto de procedimentos e tcnicas para extrao, fabricao, fundio e tratamento dos metais e suas ligas. - SIDERURGIA: o ramo da matalurgia que se dedica a fabricao e tratamento do ao. - MINRIO DE FERRO: a principal matria prima do alto forno, pois dele que se extrai o ferro. Minerais mais importantes para indstria siderurgica: Magnetita (72,4%), hematita (69,9%) e limonita (48,3%). - FERRO: E o ferro tem menos resistncia mecnica e usado mais em finalidades que no exijam muita capacidade portante. - FERRO FUNDIDO: uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2% e 5%. - AO X FERRO FUNDIDO: o ao, pela sua ductibilidade, facilmente deformvel por forja, laminao e extruso. DE TODOS OS MATERIAIS METLICOS O AO CARBONO O MATERIAL DE MAIOR USO, FICANDO A UTILIZAO DE QUALQUER OUTRO MATERIAL RESTRITA AOS CASOS QUE NO POSSVEL O EMPREGO DO AO CARBONO. - AO CARBONO: so ligas metlicas de ferro e carbono, podendo possuir uma quantidade entre 0,01% e 2% em peso de carbono. Alm de ser uma material de fcil usinagem, de boa soldabilidade, de fcil obteno e encontrado em todas as formas de apresentao, o material metlico de menor preo em relao sua resistncia mecnica. A produo do ao carbono corresponde a 90% da produo de todos os outros materiais metlicos. - COMPOSIO DO AO: 98% de ferro, 0,3% de carbono e elementos de liga (fsforo, alumnio, cobre, cromo, magnsio, etc). CARBONO O PRINCIPAL RESPONSVEL PELA RESISTNCIA E SOLDABILIDADE. QUANTO MAIS RESISTENTE O AO, MENOS DUCTIL ELE SER. OS ELEMENTOS DE LIGA REALAM AS CARACTERSTICAS ESPECIAIS (AUMENTAR RESISTNCIA A CORROSO OU A RESISTNCIA MECNICA). - USO DO AO NA CONSTRUO CIVIL:

O ao possibilita, desde o sculo XVIII, solues arrojadas, eficientes e de alta qualidade aos arquitetos e engenheiros. A arquitetura em ao sempre esteve associada ideia de modernidade, inovao e vanguarda.

- VANTAGENS NA UTILIZAO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS EM AO: Reduo de tempo de construo; Racionalizao no uso de materiais e mo de obra; Aumento da produtividade; Aspectos ambientais;

- CONSIDERAES SOBRE O AO: Brasil o 8 produtor de ao no mundo; A variedade de ao disponibilizada no mercado decorre da necessidade de contnua adequao do produto s exigncias de aplicaes especficas, como controle da composio qumica, garantia de propriedades especficas ou pela forma final.

- CARACTERSTICAS DO SISTEMA CONSTRUTIVO EM AO: Liberdade no projeto de Arquitetura: permite elaborao de projetos arrojados e de expresso arquitetnica marcante. Maior rea til: as sees dos pilares e vigas de ao so substancialmente mais esbeltas do que as esquivalentes em concreto, resultando em melhor aproveitamento de espao interno e aumento de rea til, fator muito importante principalmente em garagens. Flexibilidade: a estrutura em ao mostra-se especialmente indicada nos casos onde j necessidade de adaptaes, ampliaes, reformas e mudanas de ocupao de edifcios. Alm disso, torna mais fcil a passagem de utilidades como gua, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informtica, etc. Compatibilidade com outros materiais: perfeitamento compatvel com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical quanto horizontal, desde tijolo e blocos at lajes e painis pr fabricados de concreto (dry-wall). Menor prazo de execuo: a pr-fabricao da estrutura, a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de servios simultaneamente, a eliminao ou diminuio de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura no ser afetada por ocorrncias climticas, pode levar a uma reduo significativa no tempo de execuo quando comparado com os processos convencionais. Racionalizao de materiais e mo-de-obra: a estrutura de ao possibilita a adoo de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdcio seja sensivelmente reduzido. Alvio de cargas nas fundaes: por serem mais leves, as estruturas de ao podem reduzir em at 30% o custo das fundaes. Garantia de qualidade: a fabricao de uma estrutura em ao ocorre dentro de uma indstria especializada e conta com mo-de-obra altamente qualificada, o que d ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rgido controle existente durante todo o processo industrial. Antecipao do ganho: em funo da maior velocidade de execuo da obra, haver um ganho adicional pela ocupao antecipada do imvel e pela rapidez no retorno do capital investido, aliado a reduo dos custos fixos. Reciclabilidade: ao 100% reciclvel e as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas com menor gerao de rejeitos. Organizao do canteiro de obras: como a estrutura em ao totalmente prfabricada, h uma melhor organizao do canteiro e com reduo significativa de

armazenagens de materiais da construo convencional, reduzindo tambm o inevitvel desperdcio. Preciso construtiva: enquanto nas estruturas de concreto a preciso medida em centmentros, numa estrutura de ao a unidade empregada o milmetro. Isso garante uma estrutura perfeitamente aprumada e nivelada, facilitando atividades como o assentamento de esquadrias, instalao de elevadores, bem como reduo no custo de materiais de revestimentos. Preservao do meio ambiente: menos agressiva ao meio ambiente, pois alm de reduzir o consumo de madeira na obra, diminui a emisso de material particulado e poluio sonora geradas pelas serras e outros equipamentos destinados a trabalhar os materiais na obra.

- HISTRICO DO AO NO BRASIL: Desde a dcada de 30 no sculo passado, a construo civil no pas vem privilegiando o concreto e a alvenaria.

- PROCESSO DE FABRICAO DO AO: 1 Preparao da Carga: grande parte do minrio de ferro (finos) aglomerada utilizandose cal e finos de coque. O produto resultante chamado de sinter. O carvo processado na coqueria e transforma-se em coque. 2 Reduo: Essas matrias-primas, agora preparadas, so carregadas no alto forno. Oxignio aquecido a temperaturas superiores a de 1000C soprado pela parte de baixo do alto-forno. O carvo, em contato com o oxignio, produz calor que funde a carga metlica e d incio ao processo de reduo do minrio de ferro em um metal lquido: o ferro-gusa. O gusa uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono muito elevado. PARA PODER FABRICAR O FERRO FUNDIDO E O AO, PRECISO DO FERRO-GUSA. 3 Refino: Aciarias a oxignio ou eltricas so utilizadas para transformar o gusa lquido ou slido e a sucata de ferro e ao em ao lquido. Nessa etapa parte do carbono contido no gusa removido juntamente com impurezas. A maior parte do ao lquido solidificada em equipamentos de lingotamento contnuo para produzir semi-acabados, lingotes e blocos. 3 Laminao: Os semi-acabados, lingotes e blocos so processados por equipamentos chamados laminadores e transformados em uma grande variedade de produtos siderrgicos, cuja nomenclatura depende de sua forma e/ou composio qumica. - TRATAMENTOS TRMICOS DO AO: Tratamento trmico: processo de aquecer e resfriar um ao, visando modificar as suas propriedades. Um tratamento trmico feito em trs fases distintas: 1 Aquecimento: geralmente realizado a uma temperatura acima da crtica (temperatura de austenizao. Temperatura de Austenizao: o ponto de partida para as transformaes posteriores desejadas. 723 2 Tempo de Permanncia Temperatura: quanto mais longo o tempo temperatura considerada de austenizao se tem amior o tamanho do gro resultante, tornando o ao menos ductil, esponjoso e mais quebradio. O tempo temperatura de austenizao deve ser o menos possvel, ou seja, o suficiente a se ter a uniformizao do aquecimento. 3 Velocidade de Resfriamento: o fator mais importante, pois ele que determinar as propriedades finais do ao. Meios de resfriamento: ambiente do forno, ar e meios lquidos.

O TRATAMENTO TRMICO NORMALMENTE ASSOCIADO COM O AUMENTO DA RESISTNCIA DO MATERIAL, MAS MELHORA TAMBM A USINABILIDADE (FACILIDADE EM CORTAR, TORNEAR O AO), CONFORMABILIDADE (FACILIDADE EM DOBRAR, PRENSAR O AO) E RESTAURAR A DUCTIBILIDADE DEPOIS DE UMA OPERAO A FRIO. Finalidades do Tratamento no Ao:

Amolecimento: feito para reduo da dureza, remoo de tenses residuais, melhoria da tenacidade, restaurao da ductibilidade, reduo do tamanho do gro. Principais formas de amolecimento o recozimento e normalizao. Endurecimento: feito para aumentar a resistncia mecnica, a resistncia mecnica, a resistncia ao desgaste e a resistncia fadiga. O tratamento de endurecimento se chama TMPERA. RESILINCIA: energia aplicada para o corpo se manter na linha elstica. Resiste bem ao choque. - Principais Objetivos do Tratamento Trmico: Aumento ou diminuio da dureza; Aumento da resistncia mecnica; Melhorar ao desgaste, corroso e ao calor; Modificao das propriedades eltricas e magnticas; Melhora a ductibilidade; Melhora as propriedades de corte; Melhora da usinabilidade; Remoo de tenses internas, provenientes por exemplo de resfriamento desigual, trabalho mecnico ou outra causa;

A MELHORA DE UMA OU MAIS PROPRIEDADES, MEDIANTE UM DETERMINADO TRATAMENTO, CONSEGUIDO COM PREJUZO DE OUTRAS. A SIMPLES APLICAO DE UM TRATAMENTO TRMICO NO PRODUZ QUALQUER ALTERAO NA COMPOSIO QUMICA DO AO E SIM NA SUA ESTRUTURA INTERNA. - Caractersticas dada ao ao atravs do Tratamento: Pode ser trabalhado com ferramento de corte, pode ser curvado, dobrado, forjado, soldado, laminado, estirado (trefilado) e possui grande resistncia trao. - Tratamento a Quente: ocorre a recristalizao do ao sob a forma de pequenos gros, melhorando as caractersticas mecnicas do material. Consiste na laminao, forjamento ou estiramento do ao, realizado em temperaturas acima de 723 (zona crtica). Nesta situao o material apresenta melhor trabalhabilidade, aceita solda comum, possui diagrama de tensoxdeformao com patamar de escoamento e resiste a incndios moderados, perdendo resistncia com temperaturas acima de 1150C, fazendo-o mais ductil. Esto includos neste grupo os aos de classe A. - Tratamento a Frio: ocorre uma deformao dos gros atravs de trao, compresso ou toro, e resulta no aumento da resistncia mecnica, da dureza, e diminuio da resistncia corroso e da ductibilidade, ou seja, decrscimo do alongamento e da estrio. realizado

abaixo da zona crtica, com isso os gros permanecem deformados e diz-se que o ao est encruado. Esto includos neste grupo os aos de classe B. TRATAMENTO A QUENTE MAIS DUCTIL POR POSSUIR PATAMAR DE ESCOAMENTO, E TRATAMENTO A FRIO MENOS DUCTIL POR NO APRESENTAR ESTE PATAMAR. - Tratamento trmicos mais utilizados: Recozimento: um tratamento a quente, em que a velocidade de esfriamento sempre lenta e o aquecimento por ser feito a temperaturas superiores crtica (recozimento total ou pleno) ou inferiores (recozimento para alvio de tenses internas). Normalizao: semelhante ao recozimento, porm com maior velocidade de resfriamento. Por isso tendem a ser menos dcteis e mais duros que os plenamente recozidos. Tmpera: resfriamento rpido do ao de uma temperatura superior sua temperatura crtica em um meio como leo, gua ou mesmo ar. Resulta na reduo da ductibilidade, da tenacidade e aparecimento de apreciveis tenses internas. Podendo ser eliminados pelo revenido. Revenido: alm de aliviar ou remover tenses internas, corrige a excessiva dureza e fragilidade do material e aumenta a maleabilidade e a resistncia ao choque. Temperatura de aquecimento inferior temperatura crtica.

AO FORJADO SUBMETIDO, MEDIANTE TEMPERATURAS ELEVADAS, A UMA DEFORMAO PLSTICA QUE LHE CONFERE SENSVEL MELHORIA EM SUA RESISTNCIA MECNICA. ENCRUAMENTO ALTERA AS PROPRIEDADES DO MATERIAL, AUMENTANDO A RESISTNCIA MECNICA, O LIMITE DE ESCOAMENTO, A DUREZA E DIMINUI A DUCTIBILIDADE. - Deformao a quente: Vantagens: Menor esforo mecnico para a mesma deformao; Promove o refinamento da estrutura do material, melhorando a tenacidade; Elimina a porosidade; Deforma profundamente devido a recristalizao; Desvantagens: Exige ferramenta de boa resistncia ao calor, o que implica em custo; O material sofre maior oxidao, formando casca de xidos; No permite a obteno de dimenses dentro de tolerncias estreitas; - Deformao a frio: Vantagens: Aumenta a dureza e a resistncia dos materiais, mas a ductibilidade diminui; Permite a obteno de dimenses dentro de tolerncias estreitas; Produz melhor acabamento superficial; Desvantagens: Necessidade de ferramenta de alta resistncia mecnica e ao impacto; Necessidade de recozimentos intermedirios para eliminao do encruamento; - CARACTERSTICAS DO AO Cor acinzentada

Peso especfico de 7,85g/cm Malevel Dctil Tenaz (resiste bem trao, compresso e a outros esforos de deformao lenta) Deixa-se soldar Deixa-se trabalhar bem pelas ferramentas de corte Apresenta boa resilincia, resiste bem ao choque Oferece grande resistncia ruptura Com determinada porcentagens de carbono, apresenta condies especiais de dureza e mais eltico

- FORMAS COMERCIAS DO AO: Vergalhes: so barras laminadas em diversos perfis, sem tratamento posterior laminao. Perfilados: so vergalhes laminados em perfis especiais tais como: L, U, T, I, Z. Chapas: so laminados planos.

- LIGAS METLICAS DO AO: - Influncia dos Elementos de Liga nas Propriedades do Ao: Carbono: o aumento do teor de carbono constitui a maneira mais econmica para obteno da resistncia mecnica nos aos, atualmente principalmente no limite de resistncia. Por outro lado, prejudica sensivelmente a ductilidade ( em especial o dobramento) e a tenacidade. Teores elevados de carbono comprometem a soldabilidade e diminuem a resistncia a corroso atmosfrica ( o teor de carbono usualmente limitado a 0,20 %). Cobre: aumenta de forma sensvel a resistncia corroso atmosfrica dos aos, em adies de at 0,35 %. Cromo: aumenta a resistncia mecnica abraso e corroso mas reduz a soldabilidade. O Cromo melhora o desempenho do ao sob temperatura elevadas. Enxofre: extremamente prejudicial aos aos, desfavorecendo a soldabilidade e a ductilidade. Nos aos comuns, o teor de enxofre limitado a valores abaixo de 0,05 %. Fosforo: aumenta o limite de resistncia, favorece a resistncia a corroso e a dureza, prejudicando contudo a soldabilidade e a ductilidade. Mangans: usado em praticamente em todos os aos. O aumento do teor de mangans uma maneira de melhorar a resistncia mecnica, atuando especialmente sobre o limite de escoamento e a resistncia a fadiga, porm prejudica a soldabilidade.

- PROPRIEDADES DOS AOS:

You might also like