You are on page 1of 28

DISCIPLINA: LOGSTICA DO PETRLEO

Prof.:Neymara Costa

EMENTA
Introduo aos conceitos da Logstica; Origem e evoluo

dos conceitos logsticos; Classificao dos sistemas logsticos; Supply Chain Management; Logstica e a legislao ambiental; Bases de distribuio, bases primrias e bases secundrias; Transporte de petrleo e derivados: modais rodovirios, ferrovirios, hidrovirios e dutovirio; Armazenamento de petrleo e derivados: tanques; Apoio logstico s operaes: apoio s plataformas, bases de apoio martimo, bases de apoio terrestre, embarcaes de apoio martimo, transporte areo e terrestre, portos e retroportos, solues integradas; Evoluo da logstica na Amaznia: desafios, melhorias e perspectivas futuras.

METODOLOGIA
P1= PROVA PARCIAL + PROVA INSTITUCIONAL / 2 = MDIA

P2= PROVA PARCIAL + PROVA INSTITUCIONAL / 2 = MDIA


P3 = PESO 2 VISITA TCNICA = MINIMO 2 (VALER COMO HORAS

COMPLEMENTARES COM APRESENTAO DO RELATRIO INDIVIDUAL PARA PODER SER VALIDADO)

LABORATRIO

BIBLIOGRAFIA
Bibliografia bsica: CARDOSO,L.

C. S. Logstica do Petrleo: Transporte e Armazenamento. 1. Ed. Rio de Janeiro. Intercincia PETROBRAS. 2004. NOVAES,A.G. Logstica e Gerenciamento da cadeia de Distribuio estratgia, Operao e Avaliao 3. Ed.Campus, 2007. SARACENI, P.P. Transporte martimo de Petrleo e Derivados. 1. Ed. Rio de Janeiro Intercincia PETROBRAS 2006.

LOGSTICA
DEFINIES CONCEITOS MISSO ORIGEM HISTRIA EVOLUO

O QUE LOGSTICA?
Misso da Logstica
Produto certo, no local certo, no momento adequado e ao preo justo

Definio
Logstica o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os servios e informaes associados, cobrindo desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor
Novaes (2001)

LOGSTICA ORIGEM E DEFINIO


Segundo o Council of Logistics Management (1998) uma

entidade que detm milhares de associados e especialistas nos Estados Unidos e em todo o mundo, dedicados aos estudos sobre logstica - , a palavra logstica pode ser definida como sendo: O processo de planejar, implementar e controlar eficientemente o custo correto, o fluxo e armazenagem de matrias-primas, estoques durante a produo e produtos acabados, e as informaes relativas a essas atividades, desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o propsito de atender os requisitos do cliente.

LOGSTICA CONCEITO
Bowersox e colaboradores (2007), a logstica refere-se

responsabilidade de projetar e administrar sistemas para controlar o transporte e a localizao geogrfica dos estoques de materiais, produtos inacabados e produtos acabados pelo menor custo total. o processo de planejar, executar e controlar eficientemente, a custo correto, o transporte, movimentao e armazenamento de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos usurios e clientes

LOGSTICA
Divide-se em dois tipos de atividades: 1. Principais: Transportes, manuteno estoques e processamento de pedidos.
2. Secundrias:

de

Armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e sistema de informao.

HISTRIA DA LOGSTICA
A logstica utilizada h milhares de anos, principalmente

para usos militares.

Como as guerras duravam muito tempo e envolviam grande

distncias com a utilizao de meios de transporte precrios, o deslocamento das tropas e armamentos exigia planejamento, organizao e execuo de tarefas logsticas, que envolviam a definio de uma rota, nem sempre a mais curta, pois era necessrio ter uma fonte de gua potvel prxima, transporte, armazenagem e distribuio de equipamentos e suprimentos.

HISTRIA DA LOGSTICA
J na Grcia antiga, os militares responsveis por garantir os

recursos e suprimentos para a guerra eram chamados LOGISTIKAS. Em 1988 torna-se matria na Escola de Guerra Naval dos Estados Unidos e tem como primeira publicao o livro Logstica Pura: A Cincia da Preparao da Guerra, escrito em 1970. At meados da dcada de 80, houve a chamada fase focada no cliente, ressaltando produtividade e custos de estoques. Atualmente , um elemento diferenciados, destacando-se a globalizao, tecnologia da informao, responsabilidade social e ecologia.

EVOLUO DA LOGSTICA
O estudo da logstica, anteriormente individualizava

transporte, estoque e armazenamento.


Atualmente o conceito da Logstica Integrada a mais

utilizada.
A

Logstica Integrada (Supply-Chain) relaciona: Fornecedor, Suprimentos, Distribuio e Cliente, havendo um fluxo de materiais e outro de informao.

EVOLUO DA LOGSTICA
A

satisfao do cliente, atualmente, no se resume apenas oferecer-lhe um produto de qualidade superior, mas tambm com menor preo e menor prazo de entrega, garantindo o cumprimento do prazo e a regularidade no atendimento.

LOGISTICA INTEGRADA
O grande motivador para tornar a administrao de logstica

integrada esta no potencial de racionalizao dos custos das operaes e/ou do potencial de melhoria do servio.
O termo Supply Chain Management SCM comeou a

ser usado no incio da dcada de 80, porm s a partir dos anos 90 essa filosofia passou a ser implementada por indstrias, consultores e acadmicos. No incio, a SCM era vista como sendo a extenso da logstica que incorporava os fornecedores e clientes.

EVOLUCAO DA LOGISTICA
A evoluo das atividades da logstica foram motivadas pelos impactos gerados nas indstrias, tais como: Aumento nos custos de transportes. Necessidade do aumento da eficincia na produo. Aumento dos juros forando a reduo dos estoques. Ampliao da linha de produtos. Desenvolvimento da tecnologia da informao. Globalizao.

EVOLUCAO DA LOGISTICA
Segundo Ballou (1978), o abastecimento de produtos deve ser feito para preencher o vazio entre a oferta e a demanda, de forma que os consumidores possam ter os produtos e servios quando eles desejarem, onde eles desejarem, e nas condies que eles desejarem. Este o problema da logstica

EVOLUCAO DA LOGISTICA
Em 1993, Ballou expandiu a conceituao da atividade de logstica ao afirmar que: Dentro do ambiente empresarial que se iniciou o processo de aperfeioamento gerencial das funes de logstica atravs do agrupamento de atividades.

EVOLUCAO DA LOGISTICA
Em 1998, o CLM Council of Logistics Management hoje

denominado CSCMP Council of Supply Chain Management Professionals, definia a Cadeia de Suprimentos como a integrao de processos chaves do negcio desde o consumidor final at os primeiros fornecedores. Esses processos oferecem produtos e agregam valor a todos os envolvidos. Mais uma vez, a atividade da logstica definida como um processo em cadeia, ressaltando que a integrao dos diversos elos da cadeia agrega valor a todos os envolvidos

LOGISTICA INTEGRADA
A logistica integrada faz parte da SUPPLY CHAIN

MANAGEMENT (SCM), segundo Pires (2001) a SCM trata basicamente da integracao holistica dos processos de negocios atraves da cadeia produtiva, com objetivo de atender o consumidor final mais efetivamente, isto e sendo eficiente e eficaz de forma simultanea.

Definio da cadeia de Suprimentos


Pode-se definir a cadeia de suprimentos sendo todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformao de mercadorias desde o seu estgio da matria-prima (extrao) at o usurio final, bem como os respectivos fluxos de informaes (BALLOU, 2005). Sendo o seu gerenciamento feito atravs da integrao dessas atividades e das interaes aperfeioadas entre os componentes de cadeia, com o objetivo de conquistar vantagens competitivas sustentveis.

No mercado de combustveis, podem ser componentes

da Cadeia de Suprimentos:
1- Transportador: Ferrovirio, rodovirios, maritimos 2- Produtores de Combustveis: Petrobras, refinarias particulares e petroqumicas. 3- Distribuidoras: Shell, Ipiranga, Equador, etc. 4- Consumidores: Indstria ou pessoa fsica.

LOGSTICA DO PETRLEO
Trata-se igualmente de uma carga, que parte de um ponto de

origem, necessita chegar ao destino no prazo estipulado com melhor custo benefcio e satisfao do cliente.

Navio petroleiro em operao de descarga

Exemplo de cadeia de suprimentos (Supply Chain Management)


Fornecedores de matriaprima Indstria principal Distribuidores Consumidor final

Exemplo de cadeia de suprimentos Industria do petrleo.


E&P Refinaria Distribuidora Consumidor final

Unidades de Processamento

Poos Plataformas

Postos de Gasolina Industrias Reparties Publicas

24

Cadeia de Suprimentos do Petrleo


A cadeia de suprimentos do petrleo constituda pelos elementos que formam os trs segmentos:
Upstream
Midstream

Downstream

A logstica controla o fluxo e armazenagem de produtos ao longo da cadeia de suprimentos


Relao entre Cadeia de Suprimentos Tpica e reas da Logstica Empresarial

E&P

Refinaria

Distribuidora

Consumidor final

Unidades de Processamento

Logstica de Suprimentos UP STREAM

Apoio a Manufatura MID STREAM

Logstica de Distribuio DOWN STREAM

reas da Logstica

Upstream : Onde abrange todas as atividades de explorao

produo de hidrocarbonetos como petrleo e gs natural, at as unidades de processamento.


Midstream: Constituda pelas unidades de refino e as atividades

relacionadas ao transporte martimos e dutovirios;


Downstream: O qual se insere todas as atividades essenciais ao

setor petrolfero posteriores obteno de produtos para o consumidor final, incluindo assim, alm, dos transportes terrestres, fluviais e cabotagem, os centros de armazenamento, distribuio, comercializao e revenda de derivados.

ESTUDO DIRIGIDO
1. O que LOGSTICA?
2. Como se divide as atividades logsticas? 3. Como foi aplicado inicialmente o conceito de

Logstica? 4. Supply Chain Management, o que significa e como pode ser aplicado na indstria do petrleo? 5. Como esto classificados os segmentos a partir das atividades petrolferas?

You might also like