You are on page 1of 19

Hbeas Corpus Casa de Prostituio Indeferido Arbitramento de Fiana

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIA DE ...............

"HABEAS CORPUS"
CDIGO TJ.... - ....

Colenda Cmara, Eminente Relator,

......................., brasileiro(a), (Est. Civil), advogado regularmente inscrito na OAB-.... sob o n ....., permissa mxima vnia vem perante a esta Egrgia Corte, com fundamento no artigo 5, LVII, LXVI e LXVIII, da Constituio Federal, combinado com artigo 647 e seguinte do Cdigo de Processo Penal, impetrar uma ordem de

"HABEAS CORPUS"
em favor do Paciente ..................., brasileiro(a), (Est. Civil), (Profisso), residente na rua .............., Bairro ..........., .........., contra sentena exarada pela Juza de Direito da Primeira Vara Criminal da Comarca de ..........., (doc....), que indeferiu, injustificadamente, o pedido de ARBITRAMENTO DE FIANA, sob a alegao de estarem presentes os requisitos e pressupostos da decretao de sua priso preventiva,

caracterizando inequvoco constrangimento ilegal contra o status libertatis do Paciente, sanvel com o presente instituto do habeas corpus com fulcro no artigo 648, I e V do Cdigo de Processo Penal combinado com artigo 5 LVII, LXVI e LXVIII da nossa Carta Magna.

SMULA DOS FATOS


O Paciente, conforme cpia da denncia em apenso (doc....) responde a uma ao penal, em tramitao pela Segunda Vara Criminal de Anpolis, como incurso nas penas do artigo 14 da Lei 10.823/2003, (porte ilegal de arma de uso permitido), tendo requerido naquele Juzo Arbitramento de Fiana, fazendo provas de preencher todos requisitos legais para obteno do benefcio, porm, sob o argumento de ter outros processos criminais em andamento contra o Paciente, o juiz da instncia de piso indeferiu o pedido com base no artigo 324, IV do Pergaminho Processual Penal, (doc. ...) in verbis:
Associado ao registro dos antecedentes do requerente, constante nestes autos.(fls. ...), verifica-se que no apenso ele realizou anteriores delitos, o que interfere na sua conduta scio-jurdica, de maneira a desabonala (a. .......... - fls. .....) : De mais a mais, tem-se que se configuram presentes as hipteses autorizativas da decretao da priso preventiva em seu desproveito, uma vez que, vez por outra, est se envolvendo na prtica de desvios de comportamento, violando a ordem pblica, sem se preocupar com as conseqncias deles advindas. , absolutamente, temerria a sua permanncia em liberdade, pois no se emendou, apesar das vrias oportunidades em que mereceu uma chance para se demonstrar ajustado s normas de convvio social e, no entanto, renite em viola-las. Incontroversa a presena dos requisitos e pressupostos da priso preventiva, tendo em

vista, inclusive, a situao de um de seus processos, praticamente preparado para ser levado s barras do E. Tribunal do Jri.

Diz ainda sentena hostilizada:


Por fim, na presente data, dever ser verificada uma representao para a decretao de sua priso preventiva, formulada pelo Dr. Delegado Titular do .. Distrito de Polcia de ......, em que aduz a co-autoria do requerente na prtica de um homicdio qualificado, cometido contra uma pessoa que se encontrava desprevenida para o ataque, tendo ela sido surpreendida, ante o ataque de inopino e por motivo considerado ignbil, decorrente de uma vindita pessoal entre o executor material da conduta e aquela, o que demonstra muito mais a necessidade de sua continuidade na masmorra.

Realmente contam antecedentes judiciais em desfavor do Paciente, porm, alm do porte ilegal de arma, onde lhe foi negado a prestao de fiana, todos j foram definitivamente arquivados pela extino da punibilidade, com exceo de um processo de homicdio e outro por resistncia, (doc.... ), nos quais o Paciente compareceu em todos atos processuais, (doc. .....), no existindo qualquer fato justificador de sua custdia cautelar naqueles procedimentos. Ressalte-se, que o processo da competncia do Tribunal do Jri citado no decisrio atacado, sequer tramita pela vara do ilustre Magistrado, aqui tido como autoridade coatora, onde se houvesse necessidade da decretao da priso do Paciente, competiria ao juiz que preside aquela ao penal, alm do que a alegativa de que em liberdade poderia se furtar de comparecer ao julgamento no passa de mera suposio do julgador.

Por outro lado, a sentena conspurcada, ainda justifica a negativa da prestao de fiana do Paciente, em face de existncia de representao para decretao de priso preventiva do Paciente por suspeita em envolvimento em outro crime, porm, a sentena naqueles autos, exarada pelo mesmo magistrado, no lhe decretou a custdia provisria, (doc....), conforme trecho abaixo:
Anexaram-se as IACS dos representados (fls. .....). Instado a se manifestar, o Dr. Promotor de Justia se posicionou pelo deferimento parcial da medida, para que se pudesse decretar a priso preventiva de ............... e se indeferisse o pedido em relao aos outros (fls. .....). (grifei) A sntese. FUNDAMENTO: Manuseando os presentes autos, em cotejo com o que acolhe PEDIDO DE ARBITRAMENTO DE FIANA, tombados sob o n ..............., este, formulado pelo representado ................., percebo a possibilidade de deferimento parcial da representao. Com efeito. Inicialmente, de ver-se que indeferi, nesta oportunidade, o pedido de arbitramento de fiana do aludido representado, .............., pois fora ele preso em flagrante delito, - pois portava arma de fogo, de uso permitido, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar -, tendo em vista seus pssimos antecedentes, justificadores da decretao de sua priso preventiva e, de conseqncia, da continuidade de sua segregao cautelar. No que tem pertinncia com a representao deduzida nos presentes autos, verifico, assim como fez com a sua costumeira preciso o ilustre integrante do Parquet, que somente em parte se lhe pode dar acolhida, tendo em vista que, a esta altura, h uma situao de co-autoria, co-participao ou realizao de ilcito tpico diverso, que demanda maiores elucidaes, em razo de aspectos controversos nas declaraes dos representados

e, em princpio, todavia, prescinde da clausura processual de ...................... para que se possa obter o necessrio xito. (GRIFEI) Assinalo, desde logo, estar convencido da existncia do fato, diante dos elementos colacionados, sejam os orais, mas tambm em face da requisio de exame anexada (fls....). No que se refere autoria, o representado ........................, no somente a admitiu, como descreveu a forma e o meio empregado na execuo do fato.

Percebe-se, no trecho retro que o seguindo o entendimento do nobre Representante do Parquet, o magistrado a quo declara ser desnecessria a decretao de sua priso preventiva do Paciente, naqueles autos, decretando-a somente com relao ao verdadeiro autor do delito ............................., restando como nica justificativa do indeferimento do pedido de arbitramento de fiana os supostos maus antecedentes. O paciente, embora registre antecedentes judiciais no passado, atualmente, embora pobre, pessoa trabalhadora, casado e com dois filhos menores (doc.......) cujas subsistncias dependem exclusivamente de seu labor, exerce profisso lcita (doc. ..) e reside em lugar certo e definitivo (doc. ...), no havendo qualquer interesse de se furtar ao comparecimento em juzo para prestar contas de seus atos, como tem feito nos processo a que responde, sendo injustificvel a negativa da prestao de fiana, pela instncia singela, consubstanciando um notrio e indisfarvel abuso judicial contra seu status libertatis, passvel de reparo deste Egrgio Sodalcio atravs da concesso do presente pedido de habeas corpus.

DO DIREITO
Dispe a Constituio Federal que ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a

liberdade provisria, com ou sem fiana (art. 5o, LXVI), e, uma vez preenchidos os requisitos legais e no estando presente quaisquer dos impeditivos inscritos no comando normativo dos artigos 323 e 324 do CPP, a concesso do benefcio constitui direito subjetivo do acusado, conforme entendimento esposado pelo Egrgio Supremo Tribunal Federal, que assim decidiu:
Satisfeitos os pressupostos legais, a prestao de fiana direito do ru e no faculdade do Juiz. (RTJ 116/139).

Conforme, ficou demonstrado, o requerente, possui todos requisitos pessoais para que lhe seja deferido o benefcio pleiteado, e, no se encontram presentes, de maneira objetiva e cristalina, quaisquer das hipteses ensejadoras de sua custdia processual, nos termos do artigo 311 e seguintes do CPP, como entendeu o magistrado, aqui nomeado de autoridade coatora, pois os possveis maus antecedentes, por si s, no autorizam o indeferimento da prestao de fiana, conforme o entendimento de nossa melhor doutrina e jurisprudncia dominante. No presente, caso, o indeferimento do benefcio da fiana, arrimou-se na suposta existncia de requisitos e pressupostos da decretao da priso preventiva, porm, a sentena atacada, no especificou de modo claro e objetivos sobre a necessariedade da constrio como garantia da ordem pblica ou assegurar o bom andamento da instruo criminal, naquele ou nos outros processos, onde o Paciente estava fielmente comparecendo em todos atos processuais. Logo, tem-se que a deciso atacada restou carente de fundamentao. O posicionamento adotado pelo juiz ad quo violou o princpio e a garantia constitucional da presuno de inocncia capitulado no art. 5., LVII da Constituio Federal, vez que com a manuteno de sua custdia processual em razo da existncia de aes penais em andamento em seu desfavor, configura-se, assim, uma

temerria antecipao de pena dos procedimentos que podero desaguar na absolvio do Paciente. De acordo com a melhor doutrina nacional e aliengena a priso preventiva medida drstica e excepcional devendo ser aplicada somente em casos de extrema necessidade, quando estiver provada de modo concreto e objetivo o periculum in mora, tanto que considerada por alguns doutrinadores como "uma aspereza inqua (Lucchini), a mais cruel das necessidades judiciais (Puglia), um mal necessrio(Garraud), ou um tirocnio de perverso moral(Carrara) considerada no Brasil por Bento de Faria como um estado de privao da liberdade pessoal reclamado pelo interesse social. A segregao preventiva tem sido taxada como a sagrao de uma violncia (Ortolan). "Se o indivduo tornado apenas suspeito de atentar contra a sociedade por meio do delito, a sociedade atenta contra o indivduo por meio desse instituto ", mormente ante a irreparabilidade moral do mal eventualmente causado. No entanto, so o interesse e proteo sociais, e no a antecipao de uma condenao, que se constituem em fundamento exponencial da espcie em exame de custdia provisria. Da a exigncia irretorquvel da prova de sua necessidade, em casos especiais e como medida de exceo, de sua decretao. A custdia provisria, desta sorte, na espcie ora em foco, esteia-se, fundamentalmente, na necessidade e interesses sociais. Da a correta observao de Viveiros de Castro, trazido colao por Aderson Perdigo Nogueira:
o juiz, ao decretar a priso preventiva, "h de estar por completo dominado no tanto pela idia da culpabilidade do acusado, o

que s o julgamento posterior pode com segurana demonstrar, mas, principalmente, pela indeclinabilidade da providncia, para afastar, desfazer ou impedir certos atos que amaam ou perturbam a ordem pblica, a instruo do processo ou a aplicao da pena"

No caso em apreo, datssima vnia, a manuteno da custdia processual, nasceu de uma equivocada concluso do magistrado, em supor que em liberdade o Paciente poderia se furtar ao comparecimento perante o Egrgio Tribunal do Jri, em outro processo cuja competncia no lhe pertencia e onde o juiz presidente permitiu que respondesse em liberdade at a presente data. De igual modo, na representao pela priso preventiva do Paciente julgada na mesma data do indeferimento da fiana, o ilustre Promotor de Justia entendeu desnecessria sua custdia processual, mesmo presentes o antecedentes judiciais apontados na sentena ora hostilizada. Com festejado Heleno Fragoso:
No bastam simples temores subjetivos do julgador. necessrio que os fatos seja objetivamente determinados para que possam existir os fundamentos da priso preventiva. (in Jurisprudncia Criminal Ed. Borsoi pag. 392).

muita

propriedade,

acentua

Hlio Tornaghi, por seu turno enfoca questo com mais veemncia:
O Juiz deve mencionar de maneira clara e precisa os fatos que o levam a considerar a priso como garantia da ordem pblica ou

para assegurar a aplicao da lei penal substantiva. No basta de maneira alguma, no fundamentao, frauda a finalidade da lei e ilude as garantias de liberdade quando o juiz dizer apenas: considerando que a priso necessria para garantir a ordem pblica...ou ento a provas dos autos revela que a priso conveniente para a instruo criminal.... Frmulas como essas so as mais rematadas expresses de prepotncia, do arbtrio da opresso. Revelam displicncia, tirania ou ignorncia, pois alm de tudo envolvem petio de princpio: com elas o juiz toma como base exatamente aquilo que deveria demonstrar.(in Manuel de Processo Penal Vol. II pag. 619)

A respeito do assunto , oportuna a lio do insupervel mestre Fernando da Costa Tourinho Filho, in Processo Penal, Vol. 3, 19 Edio, 1997, Saraiva, pgina 471:
J sabemos que toda e qualquer priso, que anteceda deciso definitiva do Juiz, medida drstica, ou, como dizia Bento de Faria, uma injustia necessria do Estado contra o indivduo e, por isso, deve ser reservada para casos excepcionais. Se injustia, porque compromete o jus libertatis do cidado, ainda no definitivamente considerado culpado, por outro lado, em determinadas hipteses, a Justia Penal correria um risco muito grande, deixando o indigitado autor do crime em liberdade. Por isso mesmo, entre ns, a priso preventiva somente poder ser decretada dentro naquele mnimo indispensvel, por ser de incontrastvel necessidade e, assim mesmo, sujeitando-a a pressupostos e condies, evitando-se ao mximo o comprometimento do direito de

liberdade que o prprio ordenamento jurdico tutela e ampara. Incontrastvel necessidade, eis seu fundamento.

neste mesmo diapaso que os Superiores Pretrios ptrios tm decidido, acerca da demonstrao inequvoca da necessariedade da decretao da priso cautelar como instrumento tutelador dos interesses sociais e da liberdade individual, conforme o excerto do seguinte julgado proferido por nosso Egrgio Tribunal Goiano, atravs de sua 1 Cmara Criminal, no HC 10.689, como relator o ilustre Desembargador Joo Batista de Faria Filho, cuja ementa assim adita:
Habeas Corpus. Priso Preventiva. Falta de Fundamentao. Se os fundamentos da priso preventiva no encontram apoio algum na prova dos autos, mas, ao revs, resultam de simples suposio, tem-se uma deciso imprestvel. Ordem concedida.

Pede-se a de vida vnia, vez que oportuno citar o trecho do iluminado voto do Des. Joo Batista de Faria Filho naquele Writ, face seu amalgamento com o presente fato:
A afirmativa de que a paz social foi gravemente ofendida, no constitui, s por si, motivo para demonstrar a necessidade da medida cautelar. sabido que todo crime conturba a vida em sociedade. Entretanto, comumente, esse desequilbrio passageiro e se a permanncia do paciente em liberdade no pe em risco a ordem pblica a priso preventiva deixa de ser uma necessidade. No, caso em tela, a Meritssima Juza no partiu de um fato concreto, de uma situao objetiva, mas de

uma simples suposio, decretando a medida cautelar sem qualquer elemento que efetivamente a justificasse. Por outro lado, o temor demonstrado diante da hipottica ameaa que o paciente em liberdade , possa trazer normalidade da instruo criminal, com o afugentamento de testemunhas ou interferncia em seus depoimentos, um argumento distante da realidade, sem nenhum amparo em dados concretos. A priso preventiva, sem que haja indispensvel necessidade do seu emprego, configura to somente um cumprimento antecipado da pena, o que repelido pelo moderno sistema penal. (GRIFEI).

Foi, tambm, sufragado pela Egrgia Segunda Cmara, igual entendimento, no HC n 132.359/217, figurando como relator o eminente desembargador Arinam de Loyola Fleury, com a seguinte ementa:
HABEAS-CORPUS - Priso preventiva Deficincia do decreto. O decreto de priso preventiva deve estar apoiado em prova da existncia do crime e em indcios suficientes de autoria, alm de deduzir fatos concretos em razo dos quais se faz necessria a custdia cautelar do acusado solto. Ordem concedida.(TJ... - HC n .......... - ..... - 2 Cm. - Rel. Des. Arinam de Loyola Fleury - J. 14.12.95 - DJ 04.01.96 v.u).

E ainda, este Egrgio Tribunal manteve o mesmo entendimento no HC 12469-0/217, de Goiansia, como relator o Desembargador Joaquim Henrique de S, DJE n 11937, de 09-11-94, p. 9:

HABEAS CORPUS Priso preventiva. Decreto desfundamentado quanto aos requisitos que o autorizam. Suposies Para a decretao da priso preventiva, hoje medida excepciona, os fundamentos invocados devem estar calcados em elementos objetivamente comprovados e no em razes insubsistentes e estranhas s hipteses previstas em lei, nascidas de meras suposies. O Juzo formulados pelo magistrado deve estar inteiramente assentado em elementos de convico e em circunstncias apuradas. Ordem concedida.

Da mesma forma so os pronunciamentos de nossos Tribunais de teto: Supremo Tribunal Federal


PRISO

PREVENTIVA

Fundamentao

inidnea. A boa ou m situao econmica do acusado no basta por si s para alicerar priso preventiva, que no pode basear-se em meras presunes. No serve a priso preventiva, nem a CF/88 permitiria que para isso fosse utilizada, a punir sem processo, em ateno a gravidade do crime imputado, do qual, entretanto, ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria (CF/88, artigo 5, LVII). Motivar a priso preventiva no bom relacionamento do acusado com pessoas gradas, que lhe atestam a honorabilidade paradoxo que sugere abuso de poder.(STF - HC n 72.368 - Rel. Min. Seplveda Pertence - J. 25.04.95 - DJU 09.06.95). (GRIFEI)

Superior Tribunal de Justia

PRISO PREVENTIVA - Fundamentao insuficiente - Constrangimento ilegal "Habeas corpus" - CPP, artigo 315, CF/88, artigo 93, IX - Crime de sonegao fiscal. Consubstancia constrangimento ilegal, susceptvel de ataque por via de "habeas corpus", a ordem de custdia preventiva, sem fundamentos suficientes que demonstrem, de modo objetivo, a presena de uma das circunstncias inscritas no CPP, artigo 312, no bastando as razes lanadas em parecer ministerial, tomadas como suporte para o decreto prisional. Tratando-se de crime de sonegao fiscal, a mera suposio de que o acusado se furtar aplicao da Lei Penal deve vir acompanhada da exposio de fatos concretos autorizadores da priso preventiva. Evidenciado que o decreto de priso preventiva no explicitou os requisitos autorizadores da medida constritiva, impe-se a concesso da liberdade provisria. (STJ - HC n 4.054 - RJ - Rel. Min. Vicente Leal - J. 04.12.95 - DJU 23.06.97). (GRIFEI)

Tribunal Regional Federal 1 Regio


PRISO PREVENTIVA - Pressupostos Fundamentao inadequada Habeas Corpus - Concesso. A priso preventiva medida excepcional, somente cabvel quando presentes, a toda a evidncia, um dos pressupostos inscritos no artigo 312, do CPP, sendo insuficientes argumentos tendentes a demonstrar a ocorrncia do fato criminoso e sua autoria. O princpio constitucional da inocncia presumida afasta a possibilidade de se decretar custdia presumida sem precisa

demonstrao de sua necessidade como garantia da ordem pblica, por convenincia da instruo criminal ou para assegurar a aplicao da lei penal. Habeas corpus concedido.(TRF1R HC n 94.01.21290 - GO - 3 T - Rel. Juiz Vicente Leal - DJU 20.10.94).

Tribunal Regional Federal - 5 Regio


PRISO PREVENTIVA - Decreto. Mera referncia aos pressupostos do artigo 312 do CPP. Constrangimento ilegal. Revogao. Priso em flagrante. Negativa de fiana. Inexistncia de vedao ao arbitramento ante a insubsistncia do decreto de custdia preventiva. O decreto de priso preventiva h de ser convincentemente motivado. No basta a fundamentao retrica de que conveniente para a instruo criminal, devendo apontar os fatos concretos em que se esteia. Priso em flagrante. Fiana. Incompatibilidade enquanto vigente o decreto de custdia preventiva. Desaparecendo este e inocorrendo qualquer das hipteses previstas nos artigos 323 e 324 do CPP, deve ser concedida a fiana. A lei processual considera ilegal a coao sempre que o preso no "admitido a prestar fiana, nos casos em que a lei a autoriza'' (CPP, 648, V). Concesso da ordem para revogar o decreto de priso preventiva e tendo como subsistente o auto de priso em flagrante, conceder a liberdade provisria mediante fiana. Competncia da instncia ad quem para o arbitramento e da instncia a quo para lavratura do termo. Inteligncia do artigo 660, pargrafo terceiro, do CPP. (TRF5R - HC n 379 - PE - 3 T - Rel. Juiz Ridalvo Costa - DJU 13.05.94). (GRIFEI).

Na mesma trilha de entendimento so os julgados dos Tribunais dos Estados:


HABEAS CORPUS - Receptao em concurso material - Quadrilha ou bando Rus primrios, de bons antecedentes, radicado no distrito da culpa - Priso preventiva sob fundamento de influncia na persecuo preliminar e garantia da ordem pblica - Fuga do ru do "locus delicti" - Comportamento natural de quem receia "ser julgado em depsitos de presos do atual sistema carcerrio" - Ordem concedida. A priso provisria e medi da odiosa e excepcional e, por isso, s deve ser decretada ou mantida quando presentes os motivos ensejadores previstos no artigo 312, do CPP que, concretamente, configurem o "fumus boni jris" e o "periculum in mora", com efetiva demonstrao e fundamentao da utilidade e necessidade dessa medida, sob pena de abuso, notada mente quando se trata de ru primrio sem antecedentes, empresrio e residente no distrito da culpa, que nenhuma influncia exerceu na persecuo da verdade real e que s se afastou do distrito da culpa por receio de ser colocado junto a marginais perigosos e contumazes, face a reconhecida precariedade do atual sistema penitencirio. Ordem concedida para que os pacientes aguardem o julgamento em liberdade. (TJES - HC n 9.658 - Cariacica 2 Vara Crim. - Des. Osly da Silva Ferreira J. 15.10.97). (GRIFEI). HABEAS CORPUS - Priso preventiva revigorada com base em boato -

Desnecessidade - Paciente primrio, com boa conduta social e residncia e empregos fixos - Concesso. Verificando-se que o paciente e primrio, tem residncia fixa, e bem quisto na comunidade onde vive e tem emprego e, alm disso, que estava cumprindo as condies para sua permanncia em liberdade, impostas pelo magistrado de piso, com a de comparecer mensalmente perante a autoridade judiciria, alm de comparecer a todos os atos processuais para os quais era intimado, no obstaculizando, de forma alguma, o curso da instruo criminal, no ha porque revigorar um decreto de priso preventiva revogado com base apenas em boatos de que o ru, acusado pr homicdio, seria traficante. Ordem concedida.(TJES - HC n 8.684 - Vila Velha - 4 Vara Crim. - Des. Geraldo Correia Lima - J. 17.09.97).

Especificamente com relao ao indeferimento do benefcio da prestao de fiana, amparado em possveis antecedentes desabonadores, nossos Tribunais Superiores tm rechaado este entendimento:
LIBERDADE PROVISRIA - Concesso. Os maus antecedentes do ru por si s no impedem de gozar da liberdade provisria mediante fiana, desde que preenchidos todos os requisitos dos artigos 323 e 324 do CPP.(TACrimSP - HC n 248.620-9 - 11 Cm. - Rel. Juiz Haroldo Luz - J. 20.09.93). LIBERDADE PROVISRIA Ru que preenche os requisitos necessrios para a concesso - Possibilidade - Eventual incidncia do inciso V do artigo 324 do CPP - Irrelevncia: - Inteligncia: artigo 323 do

Cdigo de Processo Penal, artigo 324, IV do Cdigo de Processo Penal. possvel a concesso de fiana para que o ru, em liberdade, aguarde o julgamento da ao penal, se nada constar em desfavor deste, a respeito do que dispe os incisos I, II e III do artigo 324 do CPP, sendo irrelevante eventual incidncia do previsto no inciso IV do mesmo dispositivo. (TACrimSP - HC n 260.702/5 - 8 Cm. Rel. Barbosa de Almeida - J. 16.06.94 RJDTACRIM 22/450).

PROCESSO PENAL - Liberdade provisria Com fiana - Inexistncia de condies legais impeditivas - Concesso - CPP, artigos 323 e 324. 1 - A fiana no ser concedida nos crimes dolosos punidos com pena privativa da liberdade, se o ru j tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitada em julgado (CPP, artigo 323 III). 2 - O clamor pblico exigido (CPP, artigo 323, IV) no e em razo do crime in abstrato, mas da sua pratica, provocando uma comoo, uma indignao no meio social. 3 - O quebramento da fiana e considerado no mesmo processo em que foi anteriormente concedido (CPP, artigo 324, I). 4 - Deve-se evitar, no exame de pedido de fiana, de proceder-se uma anlise profunda dos motivos da decretao da priso preventiva. 5 - recurso denegado.(TRF1R - Rec. Crim. n 121.275-7 - PA - 3T - Rel. Juiz Tourinho Neto - J. 20.11.89 - DJ 12.02.90 - v.u).

No entanto, so o interesse e proteo sociais, e no a antecipao de uma condenao, que se constituem em fundamento exponencial da espcie em exame de custdia provisria.

Da a exigncia irretorquvel da prova de sua necessidade, em casos especiais e como medida de exceo, de sua decretao. Consoante o insupervel magistrio do ilustre jurisconsulto peninsular CARRARA,
O processo penal o que h de mais srio neste mundo. Tudo nele deve ser claro como a luz, certo como a evidncia, positivo como qualquer grandeza algbrica. Nada de amplivel, de pressuposto, de anfibolgico. Assente o processo na preciso morfolgica legal e nesta outra preciso mais salutar ainda: a verdade sempre desativada de dvidas.

Segundo MALATESTA:
sendo a prova o meio objetivo pelo qual o esprito humano apodera da verdade, sua eficcia ser tanto maior quanto mais clara, mais plena e mais seguramente ela induzir no esprito a crena de estarmos de posse da verdade. Logo, o esprito humano, relativamente ao conhecimento de um fato pode encontrar-se em estado de ignorncia, dvida ou certeza, e somente o ltimo autoriza a prolao de decreto condenatrio no processo penal.

Finalizando, Excelncias, reporte-se admoestao de Giovanni Leone que a priso preventiva: ...devessere exercitata com estrema cautela (Diritto Processuale Penale- p. 389- 7 Ed.- 1968)

Outrossim, como preconiza Santo Agostinho, lembrado por De Marsico, com a priso preventiva o homem tortura para saber se deve torturar, pelo que deve ser exercida com extrema cautela ` pois, indeclinvel a concesso do presente pedido de habeas corpus para fazer cessar o constrangimento ilegal de que est sendo vtima o paciente, ao ver seu pedido de arbitramento de fiana negado, quando preenchidos todos requisitos legais para a obteno do benefcio.

EX POSITIS
espera o Impetrante, seja a presente ordem de HABEAS CORPUS, conhecida e deferida, para fazer cessar a coao ilegal de que est sendo vtima, o Paciente, mandando que se expea, o competente ALVAR DE SOLTURA, cassando e revogando a priso processual do Paciente, pelos fatos e fundamentos ut retro perfilados, oficiando-se o Juiz, aqui nominado autoridade coatora, para prestar suas informaes em carter de urgncia, pois desta forma esse Egrgio Sodalcio, estar como de costume restabelecendo o imprio da Lei, do Direito e da Excelsa

JUSTIA.
Local, data. ------------------------------AOB

You might also like