You are on page 1of 17

INSTRUES

Caro Candidato, Ao receber do fiscal o carto de respostas personalizado e um caderno de questes, observe o seguinte: 1- Confira o caderno das questes. Ele dever estar numerado seqencialmente e trazer 40 questes para serem respondidas. Caso haja alguma falha neste caderno, comunique-se imediatamente com o fiscal. Ele lhe dar outro caderno. 2- Distribuio das questes: Lngua Portuguesa Matemtica Fsica, Qumica e Biologia Cincias Humanas (Geografia e Histria) 10 questes 08 questes 12 questes 10 questes

A forma correta de marcar as respostas no carto cobrir, completa e fortemente, com caneta PRETA, o espao referente letra a ser assinalada, conforme o exemplo abaixo: FORMA CORRETA: A C D E

A leitora tica no registrar respostas com marcao pouco ntida ou com mais de uma alternativa marcada. NO RASURE. 3- O tempo disponvel para esta prova, incluindo o preenchimento do carto de respostas, de 3 horas. 4- Reserve os 20 minutos finais para preencher o carto de respostas. 5- Caso deseje levar sua prova, s poder faz-lo a partir do trmino das duas primeiras horas de prova. 6- As provas estaro disposio dos candidatos, na portaria do CEFET Campos, a partir das 10 horas do dia 28/11/05.

O gabarito ser afixado na portaria do CEFET Campos e disponibilizado no site http://www.cefetcampos.br, duas horas aps o encerramento da prova.

PROCESSO SELETIVO 2006


Um dia, a Terra vai adoecer. Os pssaros cairo do cu, os mares vo escurecer e os peixes aparecero mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os ndios perdero o seu esprito. Mas vo recuper-lo para ensinar ao homem branco a reverncia pela sagrada terra. A, ento, todas as raas vo se unir sob o smbolo do arco-ris para terminar com a destruio. Ser o tempo dos Guerreiros do Arco-ris."
Profecia feita h mais de 200 anos por Olhos de Fogo, uma velha ndia Cree

OS PORTADORES DE SONHOS Em todas as profecias est prevista a destruio do mundo. Todas as profecias dizem que o homem criar sua prpria destruio. Porm, os sculos e a vida que sempre se renovam criariam tambm uma gerao de amantes e sonhadores; homens e mulheres que no sonharam com a destruio do mundo, e sim com a construo do mundo das mariposas e dos rouxinis.
Gioconda Belli- fragmento- http://www.umacoisaeoutra.com.br/literatura/traducao.htm-acesso 19/10/2005

Existem vrios tipos de catstrofes naturais: inundaes, furaces, secas, desertificao, vagas de calor, vagas de frio, avalanches, sismos, vulces. Precisamos, como habitantes do planeta Terra, atuar como um portador de sonhos e impedir que a profecia da velha ndia Cree se realize. Os textos a seguir podero ajud-lo a pensar sobre a salvao de nosso planeta.

TEXTO I CARTA AO INQUILINO Senhor morador, Gostaramos de informar que o contrato de aluguel que acordamos h bilhes de anos est vencendo. Precisamos renov-lo, porm temos que acertar alguns pontos fundamentais: 1- Voc precisa pagar a conta de energia. Est muito alta! Como voc gasta tanto? 2- Antes eu fornecia gua em abundncia, hoje no disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o uso. 3- Por que alguns na casa comem o suficiente e outros esto morrendo de fome se o quintal to grande? Se cuidar da terra, vai ter alimento para todos! 4- Voc cortou as rvores que do sombra, ar e equilbrio. O sol est quente e o calor aumentou. Voc precisa plantar novamente! 5- Todos os bichos e as plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e no os encontrei. Sei que, quando aluguei, a casa eles existiam... 6- preciso verificar que cores estranhas esto no cu! No vejo o azul! 7- Por falar em lixo, que sujeira, hein??? Encontrei objetos estranhos pelo caminho! Isopor, pneus, plsticos...

PROCESSO SELETIVO 2006


No vi os peixes que moram nos rios e lagos. Voc pescou todos? Onde esto? Bom, hora de conversarmos. Preciso saber se voc ainda quer morar aqui. Em caso afirmativo, o que voc pode fazer para cumprir o novo contrato? Gostaria de ter voc sempre comigo, mas tudo tem um limite. Voc pode mudar? Aguardo resposta e atitudes. Sua casa - a Terra.
Autor desconhecido 22/04/2001 Adaptada de: http://www.seaacamericana.org.br/Armazem/carta_ao_inquilino.htm

8-

QUESTO 1 Com respeito s idias do texto, IMPRPRIO afirmar que: a) O autor usa a figura da personificao para dar voz Terra que sugere ao homem o reflorestamento e a preservao da fauna e da flora. b) A economia da gua e da energia cobrada pela Terra. c) O desmatamento e a extino de animais so apresentados como geradores do desequilbrio ambiental e do aquecimento global. d) Os termos casa e quintal so apresentados no texto como metforas. e) A Terra conclui sua mensagem ameaando vingar-se com muita fria do homem por todo o desrespeito que ele teve com a sua moradia.

QUESTO 2 Releia a frase do item 3 do texto: Se cuidar da terra, vai ter alimento para todos. Qual das afirmativas abaixo est CORRETA a respeito dela? a) b) c) d) e) J que cuidas da terra, vai ter alimento para todos, assim reescrita no sofre alterao de sentido. O substantivo prprio terra significa o planeta onde vivemos. O sentido da frase original no se altera em Caso cuide da terra, vai ter alimento para todos. Vai ter uma locuo verbal e indica uma possibilidade de a ao ocorrer no futuro. O pronome indefinido todos s faz referncia ao indefinido outros, citado no perodo anterior.

QUESTO 3 necessrio organizar as oraes que formam um perodo composto a fim de estabelecer entre elas a relao semntica necessria para a expresso clara de nosso pensamento. Em qual das frases a seguir a relao semntica entre a orao destacada e sua principal NO foi indicada corretamente? a) b) c) d) e) Se voc no pagar a conta, ficar sem energia. (condio) Como vocs pescaram todos os peixes, no h mais nenhum deles nos nossos rios e lagos. (causa) Voc gasta tanta energia , que a conta est muito alta. (conseqncia) medida que o homem desmata, o sol aquece.(proporo) A humanidade cuida do planeta como est no contrato de aluguel. (comparao)

QUESTO 4 Muitos equvocos so cometidos, quando se observa o emprego de algumas formas verbais e de termos a elas relacionados. Leia as frases que seguem e identifique a nica em que ocorreu algum engano. a) Gostaramos de inform-lo que o contrato de aluguel est vencendo. b) No se esquea da conta de energia, est muito alta! Voc precisa pag-la. c) As rvores do sombra, ar e equilbrio. Voc cortou-as, por isso est to quente. d) Alguns animais foram procurados, mas ningum os viu. e) Por falar em lixo, que sujeira, hein??? A Terra no era assim. preciso limp-la para ficar linda como antes.

PROCESSO SELETIVO 2006


TEXTO II

http://www.geografiaparatodos.com.br/img/humor/casso_j.jpg acesso:25/10/05

QUESTO 5 Sobre a idia central defendida pelo autor da charge, NO correto afirmar que: a) O seu autor quis, atravs do texto no-verbal, fazer uma denncia e um alerta aos seres humanos. b) A denncia feita pela imagem a mesma apresentada no item 4 do texto I (Carta ao Inquilino). c) objetivo do autor comparar as rvores com os seres humanos que, ao provocarem o desmatamento, esto provocando sua autodestruio. d) O autor denuncia o desmatamento e, ao mesmo tempo, convida o leitor a plantar e cuidar das rvores que ainda restam no ambiente urbano da atualidade no Brasil. e) Embora a charge seja apresentada como um texto de humor, o tema tratado bastante srio e preocupante.

TEXTO III A reao da natureza No sou dado a ver sinais misteriosos nos cus nem avisos cabalsticos. Mas instigante a sucesso de desastres naturais que tm ocorrido nos ltimos meses. Em todos os lugares, ouo teorias que vo desde a ira celeste, maldies at mudanas no clima da Terra. A onda de calamidade comeou com o tsunami na Indonsia, que arrasou tantas cidades e provocou tanta destruio. Centenas de milhares de pessoas morreram ou desapareceram. Depois, para mostrar que a desgraa no cai somente na cabea dos pobres, vm os furaces que se renem num conselho de deuses feito de ventos e raios no golfo do Mxico e se conjugam no Katrina, que sai cheio de ira e de energia, invade pases e termina destruindo Nova Orleans, cuja memria universal era a da cidade do jazz e dos blues nostlgicos. O Katrina no respeitou a maior potncia do mundo e mostrou sua face de despreparo para lidar com a desgraa humana. Vem o Rita, com a mesma fria, e, agora, o terremoto da Caxemira, no Paquisto, regio de confronto com a ndia, onde foras esto em permanente viglia para guerrear e, de repente, unidas pela desgraa, deixam as armas, ocupam as ambulncias e se unem pela solidariedade. Os avisos chegam a toda hora sobre as grandes pandemias, como a gripe do frango e o Sars. A malria chega s nossas reas urbanas. A interveno permanente do homem no ambiente, o desmatamento, a poluio e o aquecimento global, que, dizem alguns cientistas, esquenta as guas do Atlntico e derrete as geleiras do Himalaia, agridem a me natureza, que se irrita e haja vontade de exercer a sua vingana. Mas h uma lio a tirar de tudo isso. que todos ns estamos condenados a viver juntos, a abandonar os tempos de guerra e a buscar, na unidade, nos prepararmos para sobreviver no planeta que abriga nossas vidas.

10

15

20

PROCESSO SELETIVO 2006


Por que at Cuba, numa manifestao matreira, se permitiu ajudar os EUA? Por que a ndia esquece o dio contra o Paquisto e parte para as aes solidrias? Porque, na ameaa de extino da vida, na impotncia de lutar contra as calamidades, s a solidariedade funciona. sempre preciso que haja uma grande calamidade para que o homem sinta que foi criado para a fraternidade e para socorrer, e no para matar. Ns nos acostumamos sempre a ouvir que o Brasil no tem terremotos nem tufes. Mas no esqueamos a seca, to cruel quanto aqueles e que, agora, na terra das guas, chega ao Amazonas. Os rios esto secando ali, onde existem 12% da gua doce da Terra. O Solimes tem, nas cheias, um nvel de 12,30 metros de profundidade mdia e est com 57 centmetros! O Madeira, cuja profundidade mdia nas cheias de 12,95 metros, est com apenas 1,83 metros. No se pode navegar. Valha-nos, Deus! Nossa solidariedade deve juntar-se do resto do mundo. Nossa parte ajudar onde esto precisando de ajuda e salvar a Amaznia onde esto matando as rvores, que, como os homens, so seres vivos. E uma crueldade queimar a uns e a outros. tempo de ressuscitar os sonhadores pacifistas e olhar a srio os fanticos ecologistas: so necessrios. Jos Sarney, Folha de So Paulo, 14/10/2005. A seguir, um trecho da reportagem intitulada Mortes na floresta, de Fabiane Leite, publicada na Folha de So Paulo, em 23/10/2005. Vi boi morrer na lama", diz Thiago de Mello Culpa do homem ou castigo do Jurupari, o grande deus da floresta, a seca que atinge o Amazonas a pior de todos os tempos, afirma Thiago de Mello, amazonense considerado um dos mais importantes escritores brasileiros. "Como essa, jamais", diz o poeta, que, depois de exilado durante a ditadura, vive no Estado h 26 anos. "O rio mais caudaloso do planeta, neste momento, no tem gua para o peixe, no tem gua potvel, no tem gua para passagem de barcos. E l o povo depende da gua"
Folha de So Paulo, 23/10/05, Cotidiano .C12

25

30

35

QUESTO 6 As declaraes do poeta Thiago de Mello estabelecem dilogo com o texto III, de autoria de Jos Sarney. Assinale o item que confirma essa afirmativa. a) O Katrina no respeitou a maior potncia do mundo e mostrou sua face de despreparo para lidar com a desgraa humana. (linhas 10 e 11) b) A interveno permanente do homem no ambiente, o desmatamento, a poluio e o aquecimento global, que, dizem alguns cientistas, esquenta as guas do Atlntico e derrete as geleiras do Himalaia, agridem... (linhas 17 a 19) c) Porque, na ameaa de extino da vida, na impotncia de lutar contra as calamidades, s a solidariedade funciona. (linhas 25 e 26) d) Mas no esqueamos a seca, to cruel quanto aqueles e que, agora, na terra das guas, chega ao Amazonas. Os rios esto secando ali, onde existem 12% da gua doce da Terra. (linhas 30 e 31) e) Nossa parte ajudar onde esto precisando de ajuda... (linha 36)

QUESTO 7 Com respeito aos sinais grficos de acentuao, utilizados em algumas palavras do texto III, NO se pode afirmar que: a) Os verbos tm (linha 2) e vm (linha 6) seguem a mesma regra de acentuao. b) Os acentos postos sobre at, ns e s justificam-se por serem vocbulos oxtonos terminados em e, o (s). c) Potncia, necessrios e malria seguem a mesma regra de acentuao: paroxtonas terminadas em ditongo oral crescente. d) s (linha 15) em A malria chega s nossas reas urbanas recebe acento grave por ter ocorrido crase. e) As palavras pases e renem seguem a mesma regra de acentuao.

PROCESSO SELETIVO 2006


QUESTO 8 Os itens abaixo apresentam afirmaes sobre alguns fatos da lngua. Indique o que traz uma informao EQUIVOCADA. a) A forma verbal vm (texto III, linha 6) est na 3 pessoa do plural para concordar com o seu sujeito os furaces. b) Mas h uma lio a tirar de tudo isso. (texto III, linha 20) Se o termo uma lio fosse substitudo por lies , a frase ficaria assim: Mas h lies a tirar de tudo isso. c) que todos ns estamos condenados a viver juntos, ... (texto III, linha 20) A troca do termo todos ns por toda a humanidade alteraria a frase para: que toda a humanidade est condenada a viver junto. d) Um grupo de homens irresponsveis est acabando com a Amaznia. Na frase acima, a forma verbal est poderia tambm ser empregada na 3 pessoa do plural. e) necessrio solidariedade para ajudar onde esto precisando. O adjetivo necessrio est no masculino porque o termo solidariedade no est precedido de artigo.

TEXTO IV
395 ESPCIES DE ANIMAIS ESTO AMEAADAS DE EXTINO COM A DEVASTAO DAS FLORESTAS BRASILEIRAS. CONTANDO COM A NOSSA, 396.

http://internet.boticario.com.br/portal/site/fundacao/# acesso 28/10/05

QUESTO 9 Sobre o fato denunciado acima pelo anncio publicitrio da Fundao O Boticrio, pode-se dizer que: IO mesmo problema foi denunciado no item 4 do texto I. II O mesmo problema foi denunciado no item 5 do texto I. III Um problema semelhante foi apresentado pelo texto II. IV A extino de animais uma conseqncia da devastao das florestas. VA extino de animais causa da devastao das florestas. Que alternativas apresentadas acima esto CORRETAS? a) b) c) d) e) alternativas I e III apenas a II alternativas II, III e IV apenas a IV alternativas IV e V

PROCESSO SELETIVO 2006


QUESTO 10 Alguns aspectos lingsticos so discutidos nas alternativas que seguem. Dentre elas, h apenas uma INCORRETA. Assinale-a. a) A onda de calamidade comeou com o tsunami na Indonsia, que arrasou tantas cidades e provocou tanta destruio. (texto III, linhas 4 e 5) As formas verbais comeou, arrasou e provocou esto na 3 pessoa do singular porque tm para sujeito o mesmo termo: a onda de calamidade . b) Em: Valha-nos, Deus! (texto III, linha 35), o termo destacado um substantivo com funo sinttica de vocativo. c) Se ocorrer a troca do substantivo espcies (texto IV) por seu equivalente tipos, deve-se substituir tambm ameaadas por ameaados. d) No texto IV, o termo das florestas brasileiras exerce a funo sinttica de complemento nominal do substantivo devastao. e) Na frase: Contando com a nossa, 396. (texto IV), o emprego da vrgula justificado pela ausncia de um termo da orao.

QUESTO 11 O quadriltero MNPQ da figura um losango. Se em centmetros, : a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

MT = 12cm e MS = 6cm , a medida do segmento QS ,

QUESTO 12 A potncia

32 x +1 representa a expresso :

a)

3x + 2 32 x
x 1

b) 9

. 3x
x

1 x +1 c) .3 27
d) 9 e)
5 x

. 32 x
x2

(3 ) . 3
x 2

PROCESSO SELETIVO 2006


QUESTO 13 Se a rea de um quadrado a)

1 2 cm , seu permetro, em centmetros, : 3

4 3 3 3 3

b) 8 c) 2

d)

8 3 3 3

e) 4

QUESTO 14 No incio do ano, o nmero de meninos de uma turma de oitava srie era igual a 24, e as meninas representavam 40% desta turma. Ao serem acrescentadas 8 alunas novas nessa turma, a porcentagem de meninas da turma citada passou a ser de: a) 42% b) 48% c) 50% d) 58% e) 60%

QUESTO 15

AB e CD tm suas medidas representadas por b e esses segmentos so perpendiculares ao segmento BC cuja medida a. A expresso que representa a rea do polgono
Na figura dada, os segmentos ABCDE :

a)

ab 2 2 2 b) a + b ab ab
c)

a2 b2 2
3ab 4
2 2

d)

e) 4a

PROCESSO SELETIVO 2006

QUESTO 16 O nmero real diferente de 1 cuja soma do seu inverso com o seu dobro igual a 3 : a)

1 4

b)

1 3

c)

1 2

d)

2 3

e)

3 4

Leia o pargrafo abaixo e responda questo proposta a seguir. O epicentro do terremoto da ltima semana foi nas proximidades de Muzaffarabad, a capital provincial, e durou apenas dez segundos tempo suficiente para derrubar prdios e casas em Islamabad, a capital do Paquisto, situada a 100 quilmetros de distncia, espalhar a destruio em cidades do lado indiano da Caxemira e soterrar vilas inteiras ao longo da Cordilheira do Himalaia. No fim da semana passada, o nmero de mortos era estimado em mais de 30 000, metade deles crianas, e 60 000 feridos. Dois milhes de pessoas ficaram desabrigadas.
Jos Eduardo Barella, Veja 19 de outubro,2005.

QUESTO 17 Considerando os dados acima e mantida a proporo entre as grandezas citadas, em notao cientfica, o nmero de desabrigados que esse terremoto deixaria, caso tivesse uma durao de minuto, seria: a) b) c) d) e) 0,3 x 10 6 1 x 10 6 1,2 x 10 5 2 x 10 6 6 x 10
6

QUESTO 18 Sendo x e y nmeros reais tais que igual a : a) 5 b) 8 c) -8 d) 10 e) -10

x 2 = e o valor de x supera o valor de y em duas unidades, ento x+y y 3

PROCESSO SELETIVO 2006


QUESTO 19 Na tentativa de fuga de uma cidade assolada por um forte furaco, um cidado utiliza seu carro para atravessar uma ponte de 18 km de extenso. conhecido que, nos primeiros 8 km da ponte, ele gasta exatos 30 min e que, no restante desse percurso, gasta mais 50 min. Conhecendo estas informaes, indique o valor da velocidade mdia do veculo durante essa travessia. a) b) c) d) e) 12 km/h 13,5 km/h 14 km/h 16 km/h 28 km/h

QUESTO 20 Devido a um tremor de terra no Japo, observou-se, pelas lentes de um cinegrafista amador, a queda de uma cadeira do alto de um imponente edifcio. Considerando que a queda dessa cadeira se d a partir de certo instante com velocidade constante, diga qual das figuras abaixo melhor representa as foras envolvidas durante essa queda.

a)

b)

c)

F AR

d)

F AR

e)

F AR

P
V

V V

QUESTO 21 Durante um vento forte que atingiu um certo hotel na regio do Caribe, um pequeno vaso de massa = 2 kg cai de uma altura de 16,2 m em relao ao solo. Supondo no existir nenhuma perda de energia para o ambiente durante a queda, com que velocidade o vaso deve chegar ao solo? Despreze a ao da 2 resistncia do ar e adote g = 10 m/s . a) 16,2 m/s b) 18 m/s c) 32,4 m/s d) 162 m/s e) 324 m/s

QUESTO 22 Nas ilhas do Pacfico, so registradas fortes ondas promovidas pelo abalo de um tsunami (onda gigante) que se aproxima da costa. Num desses registros, captou-se que havia, entre as cristas das ondas em alto mar, um espaamento equivalente a 14 m. Sabendo que a freqncia dessas ondas era de 2 Hz, determine a velocidade dessas ondas. a) 3,5 m/s b) 7 m/s c) 14 m/s d) 28 m/s e) 56 m/s

10

PROCESSO SELETIVO 2006


QUESTO 23 Fenmenos naturais devastadores, como o furaco Katrina, em Nova Orleans, o tsunami na sia no fim de 2004, a atual seca na Amaznia ou ainda enchentes e doenas devem tornar o ambiente um tema to importante para o sculo 21 como foi a questo social nos 200 anos anteriores. Das questes ambientais mais cotidianas, constitui um fenmeno qumico: a) furaco b) desgelo pelo aquecimento do planeta c) diminuio do nvel de gua d) queimada e) formao de chuvas

Cerca de 1,1 bilho de pessoas no tm acesso gua potvel e 2,4 bilhes no vivem em condies sanitrias decentes. A queda do nvel dos lenis freticos se tornou um srio problema em algumas regies. A metade dos rios do mundo est num nvel muito baixo ou poludo.
Fonte: http://www.projetoterrazul.hpg.ig.com.br

QUESTO 24 Sobre a gua, INCORRETO afirmar que: a) No estado slido, menos densa que no lquido. b) Apresenta boa capacidade de dissolver outros compostos. c) Cerca de 97% est localizada nos oceanos. d) Sua molcula composta de dois tomos de oxignio e um de hidrognio. e) Contrariando os demais lquidos, aumenta de volume ao se solidificar.

QUESTO 25 Numerando corretamente a coluna que contm exemplos de sistemas de acordo com a que apresenta a classificao dos mesmos, obtm-se uma seqncia: 1 - fluoreto de sdio ( ) elemento qumico 2 - gs oxignio ( ) substncia simples 3 - gua do mar filtrada ( ) substncia composta 4 - limonada com gelo ( ) mistura homognea 5 - carbono ( ) mistura heterognea

A seqncia CORRETA de cima para baixo : a) 5-2-1-3-4 b) 2-5-3-4-1 c) 4-3-1-2-5 d) 2-5-1-3-4 e) 4-3-5-2-1

11

PROCESSO SELETIVO 2006


QUESTO 26 So substncias comuns no nosso dia-a-dia: gua sanitria (hipoclorito de sdio), cal (xido de clcio), bicarbonato de sdio, hidrxido de magnsio (leite de magnsia) e sal de cozinheira (cloreto de sdio) . A associao CORRETA entre a substncia e a frmula : a) NaCl hipoclorito de sdio b) CaCO3 xido de clcio c) MgO hidrxido de magnsio d) NaHCO3 bicarbonato de sdio e) NaClO cloreto de sdio

De acordo com 1.500 cientistas de 120 pases que integram o Painel da ONU (Organizao das Naes Unidas), nos prximos 100 anos o efeito estufa elevar a temperatura mdia do planeta em 3C e aumentar o nvel dos mares em 0,5 metros; s haver gelo em alguns pontos isolados do Alasca, da Patagnia e do Himalaia. Os corais, que servem de abrigo para peixes e crustceos, j esto morrendo por causa do calor. Um quarto dos corais do mundo j morreu; o resto dever desaparecer nos prximos 50 anos. O ciclo das chuvas sofrer alteraes, prejudicando a agricultura. O relatrio do Painel foi produzido no fim do sculo XX, marcado pela elevao da temperatura em 0,6C. Para uma expressiva parcela da comunidade cientfica, o agravamento dos cataclismas ambientais como os furaces, as enchentes e as secas, que vm causando tantos transtornos pelo mundo, atribudo ao Efeito Estufa.
Adaptado de Sonia Lopes, Bio, Volume 3, So Paulo, Ed. Saraiva, 2002

QUESTO 27 Dentre as alternativas abaixo, identifique aquela que apresenta o principal fator responsvel pelo aumento do efeito estufa: a) liberao acentuada de dixido de enxofre (SO2), subproduto derivado da queima de carvo e de petrleo, que acarreta chuvas cidas; b) o crescimento populacional, que determinou um aumento na quantidade de lixo produzido; c) o considervel aumento nos nveis de gs carbnico (CO2) na atmosfera, decorrente da grande queima de madeira e de combustveis fsseis; d) a larga utilizao de CFC (clorofluorcarbono) em sistemas de refrigerao, latas de aerossis e extintores de incndio, acarretando a destruio da camada de oznio (O3); e) a grande quantidade de gs oxignio (O2) produzido pelas florestas tropicais midas.

QUESTO 28 Sabe-se que, no sangue humano, encontramos, alm do plasma, os chamados elementos figurados, que exercem funes importantes no organismo. Associe a 2 coluna de acordo com a 1 e marque a alternativa que contenha a seqncia numrica CORRETA, de cima para baixo. I. II. III. Hemcias Leuccitos Plaquetas ( ( ( ( ( ( ) transporte de oxignio ) coagulao sangnea ) defesa do organismo contra agentes estranhos ) sua reduo provoca anemia ) ncleo com formas variadas ) elemento figurado mais abundante do sangue

a) b) c) d) e)

I II III I III II I III II I III I II III I II I III I III II I II I I III II I II - III

12

PROCESSO SELETIVO 2006


Na mesa, o bife de cavalo Livres do risco da febre aftosa, as exportaes brasileiras de carne de cavalo devem registrar novo recorde. Relatrio preliminar apresentado a representantes do governo e do setor privado estima vendas de US$ 34 milhes at dezembro, um salto de quase 10% sobre 2004. Os principais clientes esto na Europa e na sia, com destaque para a Frana e Blgica. A carne produzida basicamente no Rio Grande do Sul, Paran e Minas Gerais. O Brasil tem 5,9 milhes de cavalos, nmero que s perde para China e Mxico, e est entre os cinco maiores exportadores do produto.
Jornal O GLOBO, 19/10/2005, p. 23

QUESTO 29 A doena conhecida como febre aftosa, altamente contagiosa, que recentemente atacou bovinos brasileiros, especialmente do Mato Grosso do Sul, causada: a) b) c) d) e) por um verme platelminto por um protozorio por um fungo por uma bactria por um vrus

QUESTO 30 No estudo das cadeias alimentares no basta apenas saber quais so seus componentes. necessrio conhecer o nmero de indivduos, a sua biomassa e a energia que proporcionam. Os valores obtidos so, ento, representados em uma pirmide alimentar que pode ser, portanto, de nmeros, de biomassa ou de energia. Considere a seguinte cadeia de parasitas:

planta

pulges

bactrias

Identifique qual das pirmides de nmeros representadas a seguir corresponde cadeia considerada.

a)

b)

c)

d)

e)

QUESTO 31 A histria do conflito iniciado por Adolf Hitler levou s ltimas conseqncias o preconceito, a morte e a destruio. Milhes de pessoas morreram e, no seu final, o mundo estava dividido entre as duas superpotncias: Estados Unidos e Unio Sovitica. Neste ano de 2005, o final desse conflito completou 60 anos. Identifique-o: a) b) c) d) e) Guerra Fria Revoluo Russa Revoluo Islmica Guerra Franco-Prussiana Segunda Guerra Mundial

13

PROCESSO SELETIVO 2006


QUESTO 32 Guerra improvvel, paz impossvel.
Raymond Aron

Esta frase ilustra a relao americano-sovitica durante o perodo de 1945 a 1991. Mesmo no havendo o confronto direto entre eles, vrios fatos e movimentos marcaram as tenses dessa relao nesse perodo. So eles, com EXCEO de: a) Unificao das duas Alemanhas (Oriental e Ocidental) b) Guerra do Vietn c) Revoluo Cubana d) Diviso da Coria (Norte e Sul) e) Construo do Muro de Berlim

QUESTO 33 Com base nas informaes obtidas na figura ao lado, pode-se afirmar que a variao climtica existente no continente africano est condicionada principalmente variao e influncia da(s) a) massas de ar e da grande quantidade de chuvas, b) altitude e da latitude; c) altitude e das chuvas; d) correntes ocenicas e das frentes frias; e) tsunamis e das massas de ar.

QUESTO 34 Numa reunio realizada na cidade japonesa de Kyoto em 1997, cerca de 10.000 pessoas participaram de um evento de alto nvel onde foi aprovado um documento denominado Protocolo de Kyoto.
Fonte: www.eduquenet.net/protokioto.htm acessado dia 20/10/2006

Sobre o Protocolo de Kyoto, correto afirmar que a) b) c) d) e) os pases agrcolas reduziriam suas emisses de gases de efeito estufa; os pases agrcolas ampliariam suas emisses de gases de efeito estufa; os pases industrializados reduziriam suas emisses de gases de efeito estufa; os pases industrializados no mais emitiriam gases de efeito estufa; os pases industrializados manteriam suas emisses em nveis atuais de gases de efeito estufa.

QUESTO 35 Uma vez estabelecida a Repblica no Brasil (1889), seguiu-se um perodo de instabilidade ao longo dos primeiros governos. Um desses problemas dizia respeito s relaes de poder entre os Estados federados e o poder central do pas. Sob a presidncia de Campos Sales, um arranjo poltico foi estabelecido para a organizao e estabilizao do pacto federativo nacional. Esse arranjo poltico ficou conhecido como: a) b) c) d) e) Poltica dos governadores Pacto colonial Convnio de Taubat Consenso de Washington Acordo de Pedras Altas

14

PROCESSO SELETIVO 2006


QUESTO 36 Entre os presidentes da repblica brasileira que no conseguiram cumprir integralmente seus mandatos, consta o nome de Jnio Quadros. Uma de suas polticas implementadas, em seus poucos meses de governo, foi a Poltica Externa Independente. Assinale a opo que melhor caracteriza essa poltica. a) ligao incondicional aos Estados Unidos e rompimento de relaes econmicas e diplomticas com todos os pases socialistas; b) poltica de no alinhamento direto com qualquer um dos dois blocos da Guerra Fria e aproximao estratgica com pases do bloco socialista; c) alinhamento direto com o governo Cubano tendo em vista o incio de um movimento revolucionrio no Brasil liderado por Che Guevara; d) rompimento com os Estados Unidos e envio de Joo Goulart China com o objetivo de criao do BPSI (Bloco dos Pases Socialistas Independentes); e) incio das negociaes com os pases do cone sul para a criao do MERCOSUL.

QUESTO 37 A charge abaixo retrata, ironicamente, um problema atual do mundo do trabalho. Sobre esse assunto, so feitas as seguintes afirmaes:

Fonte: GERAB, William J. & ROSSI, Waldemar. Indstria e trabalho no Brasil. So Paulo, Atual, 1997.

I-

O processo de substituio do homem pela mquina e o conseqente desemprego coloca em dvida a capacidade das sociedades de manter seus cidados de forma produtiva e digna. Para muitos, a sada tem sido a busca do emprego por conta prpria no setor informal. A informtica, a robtica e a automao afetam diferentes setores da economia como o setor bancrio, o automobilstico e o txtil.

II III -

Nesse sentido, assinale: a) Somente I verdadeira. b) Somente I e II so verdadeiras. c) Somente I e III so verdadeiras. d) Somente III verdadeira. e) Todas as afirmativas so verdadeiras.

15

PROCESSO SELETIVO 2006


QUESTO 38 Observe as fotos e os trechos publicados pela revista Newsweek de 19 de setembro de 2005 e responda as duas questes que seguem:

Pobreza, raa e Katrina. Lies de uma Vergonha Nacional.

Deixados para trs: senhora aguardando resgate. TVs evitam mostrar imagens de pobres, mas elas foram onipresentes durante a cobertura do Katrina.

O furaco Katrina exps as profundas disparidades entre ricos e pobres nos EUA.

O furaco Katrina tornou clara uma contradio da condio de potncia dos EUA. Que contradio essa evidenciada pelas imagens e trechos acima? a) Um pas rico que no possui meios para detectar e monitorar possveis desastres naturais. b) A nao mais poderosa do mundo convivendo com o drama da pobreza de parte significativa de sua populao. c) A forma como catstrofes naturais podem afetar igualmente naes ricas e pobres. d) A exposio dos EUA a novos atentados terroristas. e) A situao de potncia hegemnica e sua capacidade de responder aos desafios de uma catstrofe natural.

16

PROCESSO SELETIVO 2006


QUESTO 39 Do ponto de vista da sociedade americana, que problema interno o Katrina deixou mostra? a) b) c) d) e) a questo racial o problema habitacional os pesados investimentos na indstria blica a incompetncia do Governo Bush a questo religiosa

QUESTO 40 O povo brasileiro acabou de participar de um referendo sobre a comercializao de armas e munies no Brasil. A prtica de referendos e de plebiscitos pode ser um elemento importante para o alargamento da democracia, estimulando o debate e a participao direta dos cidados e cidads na tomada de decises. Em 1993, foi realizado o primeiro plebiscito da Nova Repblica. Assinale a opo que revela o tema desta consulta popular de 1993. a) b) c) d) e) reforma trabalhista e da Previdncia; sistema e forma de governo; reforma eleitoral; eleies diretas para a presidncia da repblica, as Diretas J; cotas para afrodescendentes nas universidades.

17

You might also like