You are on page 1of 28

D I S C I P L I N A

Leitura, Interpretao e Produo Textual

Produzindo gneros textuais: a resenha


Autores
Maria Divanira de Lima Arcoverde Rossana Delmar de Lima Arcoverde

aula

14

Governo Federal Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia SEED Carlos Eduardo Bielschowsky

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Reitor Jos Ivonildo do Rgo Vice-Reitora ngela Maria Paiva Cruz Secretria de Educao a Distncia Vera Lcia do Amaral
Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Projeto Grfico Ivana Lima (UFRN) Revisora Tipogrfica Nouraide Queiroz (UFRN) Thasa Maria Simplcio Lemos (UFRN) Ilustradora Carolina Costa (UFRN) Editorao de Imagens Adauto Harley (UFRN) Carolina Costa (UFRN) Diagramadores Bruno de Souza Melo (UFRN) Dimetrius de Carvalho Ferreira (UFRN) Ivana Lima (UFRN) Johann Jean Evangelista de Melo (UFRN)

Universidade Estadual da Paraba Reitora Marlene Alves Sousa Luna Vice-Reitor Aldo Bezerra Maciel Coordenadora Institucional de Programas Especiais - CIPE Eliane de Moura Silva
Revisores de Estrutura e Linguagem Rossana Delmar de Lima Arcoverde (UFCG) Revisoras de Lngua Portuguesa Maria Divanira de Lima Arcoverde (UEPB)

Ficha catalogrfica elaborada pela Biblioteca Central - UEPB

A6751

Arcoverde, Maria Divanira de Lima. Leitura, interpretao e produo textual./ Maria Divanira de Lima Arcoverde, Rossana Delmar de Lima Arcoverde. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. 15 fasc. Curso de Licenciatura em Geografia EaD. Contedo: Fasc. 1- Linguagem: diferentes concepes; Fasc. 2 - leitura perspectivas tericas; Fasc. 3 - o jogo discursivo no processo de leitura; Fasc. 4 - leitura antes e alm da palavra; Fasc. 5 - a leitura como prtica social; Fasc. 6 produo textual-perspectivas tericas; Fasc. 7 a tessitura do texto; Fasc. 8 gneros textuais ou discursivos; Fasc. 9 gneros textuais e ensino; Fasc. 10 a escrita como processo; Fasc. 11 recursos de textualidade coeso; Fasc. 12 recursos de textualidade coerncia; Fasc. 13 produzindo gneros textuais o resumo; Fasc. 14 produzindo gneros textuais aresenha; Fasc. 15 produzindo gneros textuais o memorial ISBN: 978-85-87108-59-3 1. Leitura (Lingstica). 2. Produo de textos. 3. Educao a Distncia. I. Ttulo. 22 ed. CDD 418.4

Copyright 2007 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser utilizada ou reproduzida sem a autorizao expressa da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da UEPB - Universidade Estadual da Paraba.

Apresentao

esta aula, vamos mais uma vez usar a escrita como prtica social. Para tanto, trabalharemos os caminhos que devem ser trilhados para escrever uma resenha, gnero textual bastante solicitado em atividades acadmicas e em outras esferas da atividade humana, que serve ao leitor como uma bssola em meio produo cada vez maior da indstria cultural. Voc vai verificar que no difcil escrever, quando se tem um propsito e quando sabemos o que queremos escrever e para qu. Assim, esperamos que voc continue disposto a realizar esta caminhada. Esta aula, como as demais, exigir de voc bastante empenho, de modo que as atividades propostas sejam efetivadas, para que tenhamos um resultado satisfatrio no processo daaprendizagem.

Objetivos
Ao final desta aula, esperamos que voc reconhea as principais caractersticas do gnero textual resenha; compreenda a produo do gnero resenha como uma prtica social da escrita que se inscreve em atividades acadmicas e em outras atividades sociais; aprenda a produzir o gnero textual resenha.

1 2 3

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

Para comeo de conversa...


Gostaramos de comear nossa conversa, parafraseando o escritor argentino Jorge Luis Borges (1987). O gnero textual como o rio de Herclito: um curso fluido, to diferente de si mesmo a cada momento quanto ns mesmos, que, a cada vez que o adentramos, somos outros. O autor faz essa aluso ao livro, e ns a fazemos em relao ao gnero, levando em considerao as vrias possibilidades de gneros que podemos trabalhar. Assim, ao nos banharmos nas guas fluidas desse rio, escolhemos uma de suas margens para refletir e sistematizar a complexidade de determinado gnero, que, muitas vezes, por falta de uma orientao adequada faz com que os alunos se sintam incapazes de produzi-lo. O gnero textual resenha, assim como muitos outros gneros, possui suas especificidades e configuraes. Assim, o mero ensino da organizao global de um gnero no suficiente para fazer voc chegar a uma produo adequada. Precisamos, ento, levar em considerao qual o papel social de nosso texto escrito, com que propsito nos envolvemos nessa situao discursiva, o que conhecemos sobre o que vamos enunciar e qual os possveis destinatrios de nossa resenha, alm de necessitar ter clareza em que veculo a resenha vai circular (jornal, revista cientfica etc). Alis, esse entendimento sobre a importncia das condies para a produo dos gneros textuais ns j nos apropriamos desde que estamos trabalhando com as noes de escrita numa perspectivascio-discursiva. Vamos continuar estudando, pois agora devemos nos aprofundar para aprender como se organiza uma resenha e como se produz. Em nossas andanas como professoras, em nossas prticas cotidianas, verificamos a dificuldade que nossos alunos tm ao solicitarmos textos dessa natureza. nossa inteno trabalhar de maneira que voc desenvolva determinadas capacidades que estejam alm dos conhecimentos da mera organizao textual ou do uso mecanizado de normas lingsticas, presas cadeia de regras gramaticais. Sabemos que no decorrer dessa caminhada, voc se apropriou de outros conhecimentos que o ajudaro, com certeza, a ter discernimentos necessrios para a produo adequada desse gnero.

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

Vamos comear lendo os gneros textuais a seguir.

Atividade 1
Leia com ateno os textos a seguir:

Revista Discutindo Geografia. So Paulo: Editora Escala Educacional, ano 3, n. 13, 2007, p. 60.

Revista Lngua Portuguesa. So Paulo: Editora Segmento, ano 3, n. 21, 2007, p. 10.

Analise cuidadosamente os dois textos acima e responda s questes:


Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual 

Qual dos dois textos voc avalia que uma resenha?

2 3

Escolha um dos textos que voc considerou como sendo resenha e sublinhe as partes que contm o resumo do objeto resenhado e as que contm comentrios ou avaliaes sobre ele. Que caractersticas mnimas o texto escolhido apresenta para que voc possa identific-lo como uma resenha?

Como voc v e com base no que estudamos em outras aulas, os gneros textuais apresentam temas e forma composicional diferentes. Vamos continuar estudando para aprender como se organiza uma resenha.

Continuando nossa conversa...

V


oc, provavelmente, j vivenciou essa prtica de elaborao de uma resenha em alguma disciplina do ensino mdio, no ? Voc se lembra se teve alguma dificuldade? Essas dificuldades foram de ordem textual, no que diz respeito forma composicional do gnero? Ou suas dificuldades se instalaram, tendo em vista s suas inabilidades de saber resumir um texto lido? Se voc no teve nenhuma dificuldade, parabns. Voc j deve tambm ter lido em revistas ou jornais algumas resenhas de livros e de filmes. Lembra-se de alguma? Que bom voc ter se lembrado. Caso contrrio, procure ler para voc ver que a resenha um gnero textual comumente explorado em algumas situaes de produo.
Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

Vejamos ento o que seria uma resenha, conceitualmente falando, as etapas de produo, as estratgias discursivas utilizadas e os recursos e mecanismos de construo que esto implicados na produo desse gnero textual. Voc vai ver que os conhecimentos prvios que voc acumulou ao longo de sua vida, inclusive os de ordem textual e discursiva, vo favorecer na elaborao textual. Com certeza, a essa altura, voc deve estar curioso(a) para ver o que se entende por resenha. Vamos l, ento. De forma bastante sintetizada, podemos dizer que resenha so informaes resumidas e selecionadas de um livro, de um filme, de uma pea teatral etc, apresentando comentrios e avaliaes crticas sobre a obra resenhada. Vejamos ento a resenha de um livro, divulgada na Revista Ptio.

Atividade 2

Ptio: revista pedaggica. Porto Alegre: Artmed, ano X, n. 37, fev/abr, 2006, p. 63.

Com base na leitura da resenha, vamos identificar alguns aspectos do contexto de produo de uma resenha. Para isso, responda s questes que seguem.
Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual 

Qual ser o papel social desta resenha?

Quem ser o(s) destinatrio(s) real(is) da resenha?

Voc acha que o resenhista conhece a obra resenhada? Por qu? Cite fragmentos da resenha que comprovam sua resposta.

Qual foi o objetivo da resenha?

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

Qual ser o objetivo do(s) destinatrio(s) ao ler a resenha?

Um pouco mais de conversa...


importante chamar a sua ateno no sentido de que h diferentes possibilidades de se elaborar uma resenha, remetendo, portanto, a contextos de produes diferentes. Como a resenha um gnero textual que fala sobre outro gnero textual de outro autor, natural que haja comentrios sobre a obra resenhada e sobre seu autor. H, porm, procedimentos para que essas vozes, a do resenhista e a do autor da obra, sejam bem definidas para que o leitor saiba destacar, tanto a autoria do discurso do resenhista quanto a autoria do autor da obra resenhada. Por exemplo, o resenhista d nfase ao seu discurso em relao ao discurso do autor. Veja um fragmento da resenha anterior:

sempre instigador pensarmos que, apesar de haver enorme quantidade de pesquisas sobre o tema do fracasso escolar, to pouco tenha mudado nas ltimas dcadas. lvaro Marchesi ajuda-nos a entender a razo desse fato. [...]

Uma resenha deve propiciar ao leitor uma informao primeira e bsica sobre a obra resenhada, sobre o tipo dessa obra, o autor, o momento da publicao e dados similares.

Por exemplo, na resenha da Revista Ptio o resenhista apresenta

O livro de lvaro Marchesi instigador em vrios sentidos, a comear pelo ttulo. Trata-se de uma obra que retoma os problemas de aprendizagem em suas mltiplas perspectivas, mostrando que possvel estabelecer polticas efetivas para enfrentar o problema do fracasso escolar. [...]

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

Vejamos ento como se organiza a resenha.

Atividade 3
Leia a resenha, a seguir, e responda:

Registros
Srgio de Castro Pinto
Todos os lugares de Hildeberto Barbosa Filho. Sou daqueles que compreendem que a leitura de um s poema diz muito mais do que mil palavras que possam ser escritas sobre ele. Da, evitar o risco de escrever sobre os poemas de Hildeberto, pois eles dispensam um cicerone que, que palmilhando caminhos previsveis, leva o leitor a lugar nenhum. E os poemas de Hildeberto, transfigurados em poesia, esto em todos os lugares: no cais do porto, no horto da alma, no beco, no ar, na montanha. Possuem, enfim, o dom da ubiqidade, embora ele saiba que intil partir, viajar, desesperar, pois Toda geografia interior. Mesmo assim, no custa dizer que a poesia de Hidelberto daquelas que aliam o ofcio da vida ao ofcio do verbo, ambos faces de uma mesma moeda. Diferente, portanto, da que investe maciamente na linguagem, s na linguagem, pela mais absoluta falta de idias. Pois poesia, contrariando os que tomam ao p da letra as palavras de Mallarm, tambm se faz com idias. Tanto que, a de Hidelberto no s linguagem e muito menos lirismo. Mas lirismos dos mais puros, dos mais pungentes, elaborado a partir da linguagem. E das idias.
PINTO, Srgio de Castro. Jornal O Norte. Joo Pessoa, 19/04/07

Qual o autor da resenha?

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

Qual a data da publicao?

Levante hipteses e, com base nas informaes da resenha, indique para que tipo de leitor esta resenha foi escrita (jovens, crianas, adultos, que profissional)

Em que veculo circulou a resenha?

Qual o objetivo do resenhista com esta escrita?

Qual o autor da obra resenhada?

Que apreciao voc faz da resenha lida? Voc se sente interessado(a) em ler a obra? Por qu?

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

Um pouco mais de conversa...


Ser que voc observou que em uma resenha h, pelo menos, dois aspectos bsicos indispensveis na sua composio? So eles:

a) Descrio da obra resenhada; b) Comentrios do produtor da resenha sobre a obra resenhada.

Atividade 4
Vejamos ento se voc identifica na resenha que voc leu h pouco, esses aspectos (descrio e comentrio).

Aspectos descritivos:

Comentrios:

10

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

Continuando nossa conversa...


Como voc viu, a resenha um gnero que apresenta criticamente uma obra. Normalmente, a resenha um texto breve que circula em revistas, jornais e peridicosespecializados.

A composio de uma resenha exige os seguintes aspectos:


1)Introduo breve que contextualiza o autor, o assunto da obra lida, seus objetivos e sua
relevncia para um leitor interessado no assunto.

2)Resumo da obra que pode ser com crtica ou sem crtica.


Sem crtica, apresenta apenas uma descrio das idias contidas na obra. Com crtica, apresenta as idias, j colocando a opinio, ou seja, indicando pontos positivos e/ou negativos, revelando ideologias etc. Nesse caso, podem aparecer citaes entre aspas (citaes formais), normalmente acompanhada das pginas de onde elas foram extradas. No resumo deve constar, ainda, informaes sobre a obra: se dividida em captulos (estrutura) quantos, quais, como? (se houve um mais importante por qu?) e esclarecer se o livro tem citaes.

3) Opinio - o resenhista ao produzir seu texto responde a algumas questes, assumindo


um posicionamento e, conseqentemente, argumentando-o. Assim, ele pode responder a questes do tipo: O que falta ao livro/obra resenhada?; H alguma originalidade?; A obra resenhada til para algum trabalho acadmico ou de outra natureza?; A leitura agradvel?; Para quem esta obra dirigida?

O resenhista tambm dever observar:


Se h alguma falha grave de edio. Nesse caso, deve indicar a pgina. Se a linguagem utilizada na obra clara e acessvel; se uma linguagem tcnica, se o autor faz uso de jarges. E outros tantos aspectos que o resenhista julgar interessantes. Normalmente o resenhista se considera algum que conhece o assunto, a partir de outras leituras e pressupe o mesmo do interlocutor. Em funo disso, ao comentar o texto-

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

11

base (fazer a resenha), o resenhista, muitas vezes, cita outros autores/obras de referncia para enriquecer seu comentrio crtico. importante que o resenhista considere o contexto da produo em que a obra foi produzida. Para isso, ele pode levantar aspectos que relacionem a obra ao contexto scio, histrico em que foi produzida. Nesse caso, bom prestar ateno a alguns dados especficos da obra, tais como:

1)Dados sobre o autor do livro/obra-base: nome, profisso, titulao etc. Nome da obra e
relao com o contedo.

2)As referncias da obra: editora, ano da publicao, ano da edio, ilustraes (figuras,
grficos), nmero de pginas, referncias bibliogrficas do autor.

Atividade 5
Releia a resenha da atividade 2, de Beatriz Vargas Dorneles e responda Voc considera que a autora contextualizou a obra, mostrando sua relevncia. Apresente fragmentos da resenha que comprovam sua resposta. Voc acha que a autora apresentou a avaliao do livro resenhado? E voc, concorda com essa apreciao, considerando o conhecimento da obra por meio da leitura da resenha? Que apreciao voc faz do tema da obra resenhada? Tea comentrios, apresentando sua opinio sobre a temtica da resenha? Identifique na resenha a opinio da resenhista sobre a obra. Ser que a resenhista foi fiel obra? Levante hipteses e justifiquesuaresposta.

1 2 3 4

12

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

2.

3.

4.

Continuando o trabalho na produo do gnero resenha:


At aqui, deve estar muito claro para voc que a resenha contm aspectos avaliativos, ou seja, comentrios do resenhista sobre a obra resenhada. Esses comentrios demarcam a voz do resenhista por serem de ordem subjetiva, vez que o autor da resenha se posiciona de forma clara, apresentando o seu ponto de vista.

sua resposta
Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual 13

1.

Atividade 6
Bem! Agora com voc... Para tanto, sugerimos uma atividade adaptada de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004).

1)Procure um artigo de opinio ou um livro de sua rea. Leia-o, procurando refletir sobre
todos os aspectos abordados na obra. Verifique a linguagem escolhida pelo autor(a) e procure compreender as escolhas feitas. Escreva uma resenha para seu professor(a), tecendo comentrios crticos, de modo que ele(a) tome conhecimento sobre esse livro e se interesse para l-lo. Portanto, lembre-se de que seu destinatrio no conhece a obra.

No esquea de que voc vai precisar:


n n

Descrever a obra, de modo objetivo Comentar criticamente, revelando sua opinio

Se voc sentir necessidade, deve ler outros textos sobre a mesma temtica da obra que ser resenhada, para ajud-lo na abordagem crtica da resenha.

2)Faa um levantamento de aspectos que voc apresentar para valorizar a obra lida e as
restries em relao a ela.

Aspectos para valorizar

Restries em relao a ela

14

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

3)Resuma

as principais etapas do texto lido. Para isso, apie-se no esquema apresentado:

O artigo de... ou O livro de../ No artigo ... ou No livro de ... (nome do autor) O objetivo do autor... Para isso... O artigo divide-se em... ou O livro est organizado em ... Primeiro.../ Primeiramente.../ Na primeira parte... No primeiro captulo... No item seguinte... / A seguir... Na minha opinio.../ Podemos observar que... / Acredito que... Finalmente... O autor conclui...

4)Agora, escreva sua resenha.

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

15

5)Depois

que voc produzir sua resenha, faa uma auto-avaliao, respondendo s questes da ficha seguinte.

Como j dissemos em aulas anteriores, o bom produtor de texto aquele que revisa o que escreveu e reescreve, caso seja necessrio. Sendo assim, para facilitar sua tarefa, fornecemos para voc uma lista que o auxiliar na verificao de alguns pontos indispensveis para a produo de uma boa resenha.

Ficha de auto-avaliao 1)Seu texto est adequado ao pblico para o qual voc est escrevendo? 2)Sua resenha mostra que voc uma pessoa que refletiu sobre o texto e tem
um repertrio suficiente para avali-lo?

3)Est na resenha o que o autor destacou como importante na sua obra? 4)Aqueles elementos essenciais da forma composicional da resenha esto
todos ali?

5)Suas

opinies esto equilibradas e fundamentadas? Voc no cometeu excessos de avaliao?

6)Releia para conferir se os organizadores textuais foram bem empregados e se


no h problemas de inadequao norma culta da lngua. Afinal de contas, a resenha um gnero textual que, se no publicado, no mnimo ser uma tarefa acadmica, e como tal, exige o uso da lngua padro.

16

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

6)Aps a reviso de sua resenha, faa as alteraes necessrias e reescreva-a. Em seguida,


envie a ltima verso de sua resenha para um(a) colega com um bilhete, pedindo que ele faa a reviso, conforme a ficha e devolva-a para voc com as devidas recomendaes escritas em um bilhete.

Importante No se esquea de guardar os bilhetes na caixa coletora de bilhetes, pois seu professor vai precisar deles para proceder a avaliao final dessa atividade de produo de gneros.

7)Aproveite o espao a seguir e registre aqui a ltima verso de sua resenha.

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

17

Concluindo nossa conversa...


Acreditamos que voc agora escreveu com mais facilidade a resenha proposta. At porque foi feita de um livro ou de um artigo de sua escolha. Finalmente, para concluir nossa conversa, apresentamos dois textos de Ferraz (2007, p. 38) que fecham nosso dilogo sobre este gnero, que oscila da sntese para a anlise e vice-versa, e servem de orientaes importantes para o resenhista.

Texto 1
Respeitar o leitor
O resenhista tem de saber exatamente a que pblico se destina seu trabalho. Uma resenha acadmica exige um determinado tipo de texto mais culto e permite citaes mais complexas. A jornalstica requer um texto mais acessvel e o cuidado de situar fatos e pessoas com as devidas explicaes para um pblico no to enfronhado no assunto. Como a resenha um texto breve, uma boa dica capturar o leitor desde o primeiro pargrafo (ou da primeira frase). O melhor descobrir algo provocativo, intrigante, que agarre o leitor de cara. As resenhas acadmicas, contudo, seguem um modelo quase padronizado, de ter um cabealho informativo sobre os dados bibliogrficos da obra resenhada, depois passam para os dados do autor, seu currculo acadmico, por exemplo. Para a resenha no acadmica, no h tais limites. Identificar algo inslito sobre o texto ou o autor pode ser um modo interessante de comear. Ou falar de um aspecto muito recorrente, como o texto em forma de dirio, o filme que conta a histria em flasbach, ou o CD que revive standards de uma dcada afastada...

18

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

Texto 2
Equilibrar a sntese
Por ser texto breve, recomendvel usar frases curtas e diretas. Fazer o contrrio dar pijama e travesseiro para o leitor. No se perca em detalhes demais, porque o espao curto. Pense na condio bsica: resenha sntese. Na estrutura essencial da resenha h certos elementos que no devem faltar. Aonde voc ir coloc-los questo de estilo. Sem desprezar o bom senso. Uma meno ao nome da obra ou do autor, a descrio do contedo da obra, a avaliao, a comparao da obra com outras do mesmo autor, tema ou contexto histricoartstico e uma concluso que sintetize a opinio de quem escreve. Comparar um filme ou um livro com outros semelhantes ou diferentes pode ser esclarecedor na busca de aspectos originais ou vigorosos daquilo que se resenha. O estilo do autor outra pista a ser seguida. Da mesma forma que a maneira de construo dos personagens, a avaliao de que eles sero lembrados ou esquecidos em pouco tempo.

Leituras complementares
MACHADO, A. R. (Coordenao), LOUSADA, E. e ABREU-TARDELLI, L. S. Resenha. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. Com o objetivo de suprir a falta de material didtico para a produo de gneros utilizados na escola e no meio universitrio, as autoras propem um trabalho referente produo do gnero resenha. As autoras trazem essa proposta, tendo em vista que assumem que esse um gnero, assim como o resumo, muito trabalho nas situaes escolares. _____. Planejar gneros acadmicos. So Paulo: Parbola editorial, 2004. A obra apresenta sugestes gerais de produo de diferentes gneros acadmicos/ cientficos. Alm disso, enfatiza a importncia de um dirio de pesquisa e sugere formas de produzi-lo.

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

19

Resumo
Vimos nesta aula, que a resenha um gnero textual, comumente, trabalhado como atividade acadmica e muito usado no jornalismo cultural. A resenha uma sntese comentada de determinada obra, sejam livros, filmes, peas teatrais, CDs etc. Esse gnero textual apresenta caractersticas, tais como: brevidade no texto, enunciados curtos, e objetivos claros, destacando-se a sntese da obra e os comentrios sobre ela. O resenhista deve demarcar com clareza a sua voz e a voz do autor da obra, utilizando-se de organizadores textuais que direcionam o leitor para a distino dessas vozes. O bom resenhista argumenta seus pontos de vista sobre a obra, de modo que o leitor adira, ou no, a fazer suas opes, sem necessariamente perder tempo ao selecionar o que procura. Os modelos de resenha podem variar, conforme a obra resenhada.

Auto-avaliao
Leia a afirmao a seguir e tea comentrios. Seus comentrios ajudaro voc a identificar os pontos positivos de sua aprendizagem e tambm os aspectos que voc ainda dever melhorar. Assim, avalie seu desempenho como aluno nesta aula.

No usar de brevidade numa resenha dar pijama e travesseiro para o leitor.

20

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

Em uma resenha devem ser bem demarcadas as vozes do resenhista e a do autor da obra. Por qu?

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

21

Referncias
BAKHTIN, M. Os gneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1979, p. 277-326. BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gneros do discurso: narrar: narrativa de enigma. So Paulo, FTD, 2001. BAZERMAN, C. Gneros textuais, tipificao e interao. Org. Dionsio, A. P. e Hoffnagel, J. C. So Paulo: Cortez, 2005. DIONSIO, A. P., MACHADO, A. R. e BEZERRA, M. A. (Orgs.) Gneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. DOLZ , J., NOVERRAZ, M. e SCHNEUWLY, B. Seqncias didticas para o oral e a escrita: apresentao de um procedimento. In: DOLZ, J. e SCHNEUWLY e colaboradores. Gneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128. FERRAZ, G. G. Como se faz uma resenha. In: Revista Lngua Portuguesa. So Paulo: Editora Segmento, ano II, n. 19, 2007, p. 38-39. MACHADO, A. R. (Coordenao), LOUSADA, E. e ABREU-TARDELLI, L. S. Resenha. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. _____. Planejar gneros acadmicos. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. ROJO, R. H. R Modelizao didtica e planejamento; duas prticas esquecidas do professor. In: KLEIMAN, A. B. (Org.) A formao do professor. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001, p. 313-335. SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. e colaboradores. Gneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

22

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

Anotaes

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

23

Anotaes

24

Aula 14 Leitura, interpretao e produo textual

SEB/SEED

You might also like