You are on page 1of 8

1

ESTUPRO

Art. 213. permitir

Constranger algum, mediante violncia ou que com ele se pratique outro ato

grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou libidinoso: (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009) 1o Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave ou se a vtima menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos: (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) 2o Se da conduta resulta morte: (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos (Includo pela Lei n 12.015, de 2009)

1. Consideraes preliminares
Ttulo VI Dos crimes contra a dignidade sexual .
Alterao da antiga rubrica: dos crimes contra os costumes.

Captulo I Dos crimes contra a liberdade sexual.


A lei penal protege a faculdade de livre escolha ou livre consentimento nas relaes sexuais. o direito de dispor do prprio corpo, de selecionar os parceiros e de praticar livremente os atos de sexo. Fuso das figuras do estupro e do atentado violento ao pudor em um

nico tipo penal, que recebeu o nome de estupro (art. 213).

2. Bem jurdico tutelado e objeto material


Bem jurdico.
A liberdade sexual, no se permitindo que nenhuma pessoa sofra constrangimento para dispor de seu corpo para fins libidinosos. Visa, por conseguinte, assegurar o direito inviolabilidade carnal.

Objeto material.
a pessoa humana, seja homem ou mulher, isto , a pessoa contra quem dirigida a conduta do agente.

3 Sujeitos do crime
Sujeito ativo.
i) Constranger algum (...) a ter conjuno carnal. ii) Constranger algum (...) a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Qualquer pessoa.

* Marido como sujeito ativo do estupro. Sujeito passivo.


i) Constranger algum (...) a ter conjuno carnal. Somente a mulher.

ii) Constranger algum (...) a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Qualquer pessoa.

4 Tipo objetivo
A conduta de constranger algum.
i) A conduta de constranger algum. Constranger (tolher a liberdade, forar, compelir, obrigar, coagir ou subjugar a vtima ao ato sexual).

3
Constranger (tolher a liberdade, forar, compelir, obrigar, coagir ou

subjugar a vtima ao ato sexual). ii) Mediante violncia ou grave ameaa.

iii) A ter conjuno carnal. Elemento normativo extrajurdico do tipo.

a introductio penis in vaginam.

iv) Ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. libidinoso. Segunda figura: o agente obriga algum a permitir que com ele se Primeira figura: o agente obriga algum a praticar outro ato

pratique outro ato libidinoso. ato libidinoso.

5. Tipo subjetivo
Elemento subjetivo geral do tipo.
Dolo (vontade livre e consciente de constranger a vtima, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso).

Elemento subjetivo especfico do tipo. Modalidade culposa.


O Cdigo no a previu.

6. Consumao e tentativa
Consumao
i) Constranger algum (...) a ter conjuno carnal.

4
ii) Constranger algum (...) a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

Tentativa.
Admissvel (crime plurissubsistente).

i) Constranger algum (...) a ter conjuno carnal. O mero contato do membro viril com o rgo genital da mulher configura o crime tentado. ii) Constranger algum (...) a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. No momento em que o agente, depois de constranger mediante violncia ou grave ameaa, obriga a vtima a praticar ou permitir que com ela se pratique outro ato libidinoso diverso da conjuno carnal.

7. Classificao
Prprio (NUCCI) Simples (PRADO, BITENCOURT: o fato de somente o homem, em tese, ser o sujeito ativo no o qualifica como crime prprio) De mo prpria no que diz respeito ao sujeito ativo, pois que exige uma atuao pessoal do agente, no se podendo delegar a prtica da conduta tpica e prprio com relao ao sujeito passivo, pois que somente a mulher poder figurar nessa condio (GRECO); material (o resultado naturalstico o efetivo constrangimento liberdade sexual sofrido pela mulher, com eventuais danos fsicos e traumas psicolgicos); de dano; de forma vinculada (s admite a conjuno carnal); comissivo (podendo, contudo, ser praticado via omisso imprpria, caso o agente venha a gozar do status de garantidor); instantneo; unissubjetivo; plurissubsistente.

8. Formas qualificadas pelo resultado


1o Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave ou se a vtima menor de 18 (dezoito) ou maior

5
de 14 (catorze) anos: (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) 2o Se da conduta resulta morte: (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos (Includo pela Lei n 12.015, de 2009)

8.1. Leso corporal de natureza grave e morte.


Leso corporal de natureza grave (CP, art. 129, 1 e 2). Antiga redao.
Art. 223. Se da violncia resulta leso corporal de natureza grave: Pena - recluso, de oito a doze anos. (Redao dada pela Lei n 8.072, de 25.7.1990) Pargrafo nico - Se do fato resulta a morte: Pena - recluso, de doze a vinte e cinco anos. (Redao dada pela Lei n 8.072, de 25.7.1990)

Nova redao (se da conduta) e o fim das discusses. Crimes preterdolosos.


E se o resultado que agrava especialmente a pena for proveniente de caso fortuito ou fora maior? E se o agente tiver agido com ambas as finalidades: praticar o

estupro e causar leses corporais graves ou a morte? Hiptese. O agente, buscando praticar o estupro, derruba violentamente a vtima no cho, provocando-lhe a morte, antes de realizar conjuno carnal. Pergunta-se: Teramos uma tentativa qualificada de estupro, ou o estupro poderia ser

6
considerado consumado, havendo a morte da vtima, mesmo sem a

ocorrncia da penetrao? E se o agente, depois de derrubar a vtima, fazendo com que

batesse com a cabea em uma pedra, morrendo instantaneamente, sem que tivesse percebido esse fato, viesse a penetr-la? E se o agente tivesse percebido a morte instantnea da vtima e

tentasse prosseguir com o seu propsito de penetr-la?

8.2. Vtima menor de 18 ou maior de 14 anos.


Deve ser frisado que, mesmo sendo a vtima menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (quatorze) anos, se ocorrer o resultado morte ser aplicado o 2 do art. 213 do Cdigo Penal, pois que as penas deste ltimo so maiores do que aquelas previstas pelo 1 do referido artigo (Greco).

9. Causas de aumento de pena


Art. 234-A. Nos crimes previstos neste Ttulo a pena aumentada: (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) I (VETADO); (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) II (VETADO); (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) III - de metade, se do crime resultar gravidez; e (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) IV - de um sexto at a metade, se o agente transmite vitima doena sexualmente transmissvel de que sabe ou deveria saber ser portador. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009)

Os incisos I e II do art. 234-A, que foram objeto do veto presidencial, diziam, respectivamente:
I da quarta parte se o crime cometido com o concurso de 2 (duas) ou mais pessoas; II de metade, se o agente ascendente, padrasto, madrasta, tio, irmo, enteado, cnjuge, companheiro, tutor ou curador da vtima ou se assumiu, por lei ou outra forma, obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia.

7
Inciso III (se do crime resultar gravidez).
CP, art. 128, I.

Inciso IV (se o agente transmite vtima doena sexualmente transmissvel de sabe ou deveria saber ser portador).

10. Ao penal e segredo de justia


Art. 225. Nos crimes definidos nos Captulos I e II deste Ttulo, procedese mediante ao penal pblica condicionada representao. (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009) Pargrafo nico. Procede-se, entretanto, mediante ao penal pblica incondicionada se a vtima menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa vulnervel. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009)

11 Destaques
Resistncia da vtima. Coao irresistvel praticada por mulher.
Hiptese. Uma mulher, mediante o emprego de coao moral irresistvel, obriga um homem a violentar outra mulher, mantendo com ela conjuno carnal? Nesse caso, deveria ela ser considerada autora de um crime de estupro, mesmo diante da nova redao dada pela Lei n 12. 015, de 7 de agosto de 2009?

Estupro praticado por vrios agentes ao mesmo tempo .

Desistncia voluntria.
Seria possvel o raciocnio correspondente desistncia voluntria (CP, art. 15) no delito de estupro?

Mdico que realiza exame de toque na vtima com inteno libidinosa.


O agente, mdico ginecologista-obstetra, ao atender uma de suas pacientes em seu consultrio, nela realiza, desnecessariamente, o exame de toque,

8
simplesmente com a finalidade de satisfazer a sua libido. Pergunta-se: qual o delito cometido pelo mdico?

Conjuno carnal e prtica conjunta de outros atos libidinosos . Exame de corpo de delito. (6 diurno)
Delicta facti permanentis CPP, arts. 158 e 167. Delicta facti transeuntis.

Estupro e a Lei n 8.072/90. (Des)necessidade de contato fsico. Beijo lascivo.


Pode o beijo lascivo, ainda hoje, mesmo depois da edio da Lei n 12.015, de 7 de agosto de 2009, ser entendido como delito de estupro, quando a vtima a ele obrigada pelo agente mediante o emprego de violncia ou grave ameaa?

Diferena entre estupro e importunao ofensiva ao pudor (LCP, art. 61).


Decreto-lei n 3.688/41 (Lei das Contravenes Penais) Art. 61. Importunar algum, em lugar pblico ou acessvel ao pblico, de modo ofensivo ao pudor: Pena: multa.

You might also like