You are on page 1of 1

Leia atentamente as instrues a seguir: b) Captulo 2 Descolonizao da sia e da frica: Fazer os exerccios Discutindo o Captulo (pginas 18, 19 e 20).

. c) Leia o texto abaixo, faa uma pesquisa sobre Nelson Mandela, e a partir disso, escreva um texto sobre o Apartheid na frica do Sul.

Origem histrica da segregao racial na frica do Sul


Por Renato Cancian (Especial para o site: Pedagogia & Comunicao) O termo apartheid significa "separao" ou "identidade separada". Serviu para designar o regime poltico da frica do Sul que, durante dcadas, imps a dominao da minoria branca (ou aristocracia branca) sobre grupos pertencentes a outras etnias, compostos em sua maioria por negros. O apartheid no deve ser interpretado como simples "racismo", pois ele foi um sistema constitucional de segregao racial que abrangeu as esferas social, econmica e poltica da nao sul-africana estabelecendo Para uso de pessoas brancas , diz a placa da critrios para diferenciar os grupos. A origem histrica do apartheid bem poca do apartheid antiga e remonta ao perodo da colonizao da frica do Sul. Os primeiros colonizadores beres (tambm denominados de afrikaner) compunham-se de grupos sociais europeus que vieram da Holanda, Frana e Alemanha e se estabeleceram no pas nos sculos 17 e 18.

Ideologia nacionalista
Esses colonizadores dizimaram as populaes autctones (grupos tribais indgenas) e tomaram suas terras. Os lderes afrikaners manipularam e converteram um preceito religioso cristo, que a princpio estabelecia a segregao como uma forma de defender e preservar as populaes tribais da influncia dos brancos, em uma ideologia nacionalista que pregava a desigualdade e separao racial. Os afrikaners se consideravam a verdadeira e autntica nao (ou volk, que em alemo significa povo). A cor e as caractersticas raciais determinaram o domnio da populao branca sobre os demais grupos sociais e a imposio de uma estrutura de classe baseada no trabalho escravo.

Poltica racial
Nas regies dominadas por eles estabeleceu-se uma poltica racial que diferenciou os europeus (populao branca) dos africanos (que inclua todos os nativos no-brancos, tambm conhecidos por bantus). At mesmo aqueles grupos sociais compostos por imigrantes asiticos, em particular indianos, sofreram com a poltica de discriminao racial. Seria engano supor que a expanso do domnio dos afrikaners sobre a populao nobranca da frica do Sul foi um processo livre de conflitos. Pelo contrrio, houve muitas guerras com as populaes tribais que ofereceram resistncia aos brancos, entre elas as tribos xhosa, zulu e shoto. No incio do sculo 20, a frica do Sul atravessou um intenso processo de modernizao que intensificou os conflitos entre brancos e no-brancos. No obstante, a minoria branca soube explorar os conflitos intertribais que afloravam entre os diferentes grupos tnicos e isso de certo modo facilitou a avano e domnio dos afrikaners.

You might also like