You are on page 1of 4

Thatiany Viana de Oliveira RA: 11220354

TRABALHO DE FILOSOFIA
(Ferramenta: Entrega de Trabalho) AVALIAO EM PROCESSO (ATIVIDADE 03) VALOR: 15 PONTOS. PROFESSOR (A): BRUNO PAIVA DISCIPLINA: FILOSOFIA

Instrues: As unidades 3 e 4 da nossa apostila ser objeto de nossas reflexes no Trabalho de Filosofia. Por isso, proponho o seguinte trabalho:

Explique, de acordo com a nossa apostila, (a) a Doutrina da Iluminao Divina de Agostinho de Hipona; (b) as Cinco Vias da Demonstrao de Deus de Toms de Aquino; (c) a Dvida Metdica de Descartes; (d) a Concepo Secularizada da Poltica de Maquiavel; (e) e a Moral da Autonomia de Kant.

Bons Estudos!

A) A Filosofia agostiniana surgiu depois de passar pelas provaes do mundo. Para Agostinho, o mundo se mostrou em toda sua aspereza, de alma dividida entre desejos mundanos e espirituais, Ele representa bem uma alma partida entre dois mundos: a cidade dos homens (a Terra) e a cidade de Deus (o cu). Contudo, consideraram, depois de sua converso (metanoia), todas as divagaes como um erro. As escolas foram chamadas de herticas, por que no conduziam a alma de Deus. Nas suas Confisses, escritas entre os anos 397-398, Agostinho descreve sua vida desde sua concepo at sua ento relao com Deus, e termina com um longo discurso sobre o livro do Gnesis, no qual ele demonstra como interpretar a Bblia. Agostinho foi importante para o batismo do pensamento grego e a sua entrada na tradio crist e, posteriormente, na tradio intelectual europeia. Largamente devido influncia de Agostinho que o cristianismo ocidental concorda com a doutrina do pecado original. Ele reconhecia a importncia do conhecimento, mas entendia que a f em Cristo vinha restaurar a condio decada da razo humana sendo, portanto, mais importante.

B) Segundo Toms de Aquino possvel, com o uso da razo, demonstrar a existncia de Deus. Para isso, ele oferece cinco vias. Na Primeira via a ideologia que Deus o primeiro motor imvel. Tudo o que se move movido por algum, impossvel uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois do contrrio nunca se chegaria ao movimento presente, logo h que ter um primeiro motor que deu incio ao movimento existente e que por ningum foi movido. Na Segunda causa primeira, que decorre da relao causa-efeito que se observa nas coisas criadas.

necessrio que haja uma causa primeira que por ningum tenha sido causada, pois a todo efeito atribuda uma causa, do contrrio no haveria nenhum efeito, pois cada causa pediria outra numa sequncia infinita. Na terceira ser necessrio aonde existem seres que podem ser ou no ser (contingentes), mas nem todos os seres podem ser desnecessrios se no o mundo no existiria; logo preciso que haja um ser que fundamente a existncia dos seres contingentes e que no tenha a sua existncia fundada. Em nenhum outro ser. Na quarta a ideologia de ser perfeito aonde se verifica que h graus de perfeio nos seres, uns so mais perfeitos que outros; qualquer graduao pressupe um parmetro mximo, logo deve existir um ser que tenha esse padro mximo de perfeio e que a causa da perfeio dos demais seres. E na quinta e ultima a ideologia da inteligncia ordenadora aonde existe uma ordem no universo que facilmente verificada, ora toda ordem fruto de uma inteligncia, no se chega ordem pelo acaso e nem pelo caos, logo h um ser inteligente que disps o universo na forma ordenada.

C) A dvida metdica cartesiana descrita no livro de Descartes, aonde ele chegou a uma das concluses mais impressionantes em relao ao conhecimento: penso, logo existo (em latim: cogito, ergo sum). Segundo Descartes a descoberta do cogito ergo sum se deu a partir do momento em que desejava dedicar-me exclusivamente pesquisa da verdade. Ele percebia que, enquanto eu queria pensar assim que tudo era falso, convinha necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. Ao notar que esta Verdade penso, logo existo era to slida e to correta, julguei que podia acat-la sem escrpulo como o primeiro princpio da Filosofia que ele procurava. A dvida metdica cartesiana interrompida quando o sujeito

cognoscente chega ao seu prprio pensamento. O conhecimento, ento, est no interior do sujeito, na sua razo. D) A poltica para Maquiavel secularizada. Ele estabelece uma profunda ruptura, uma ciso entre a cidade dos homens e a cidade de Deus. Por isso, "considerando que a poltica pertence a esta terra, no procura, a exemplo do idealismo platnico, os fundamentos metapolticos da poltica; tampouco lhe atribui, a exemplo de Santo Toms, uma fonte divina. Maquiavel se recusa a utilizar qualquer fundao transcendente da organizao e da vida polticas, ele j envereda pela via que conduz ao fim da metafsica e prepara o advento de uma cincia poltica. Para Maquiavel preciso saber governar. preciso saber a arte poltica. O saber poltico triunfaria sobre a teoria da histria e a ao humana no estaria condenada a seguir um curso determinado pelo destino, como nas tragdias gregas. E) Immanuel Kant o grande nome do Iluminismo, aonde defende uma moral de como devemos proceder e denominada moral da autonomia. Segundo Niccola Abbagnano autonomia um termo introduzido por Kant para designar a independncia da vontade em relao a qualquer desejo ou objeto de desejo e a sua capacidade de determinar-se em conformidade com uma lei prpria, que a da razo. Kant contrape a autonomia heteronomia, em que a vontade determinada pelos objetos da faculdade de desejar. Um dever moral uma exigncia incondicional ou categrica ao nosso comportamento. No requer que faamos algo pelo que podemos ganhar, diz que devemos faz-lo s porque essa nossa obrigao. Para Kant, s um imperativo que realmente tenha uma aplicao universal (que seja certo em todas as circunstncias equivalentes) pode ser moral. Nossa obrigao deve ser sempre agir como desejaramos que todos os outros agissem. Para Kant, isso equivale a dizer que devemos sempre tratar os outros como fins em si mesmos, e nunca como meios para nossos fins, isto , devemos respeitar os objetivos dos outros, em vez de us-los como um meio de alcanar nossos prprios fins.

You might also like