You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR Instituto de Filosofia e Cincias Humanas Departamento de Filosofia

Metodologia Cientfica

O que realidade
Geraldo Natanael de Lima

Salvador, 16 de maro de 2003.

O que realidade.

1- Introduo.

O autor de O que realidade, Joo-Francisco Duarte Jr., utilizou o livro A Construo Social da Realidade, de Peter L. Berger e Thomas Luckmann como inspirao para a construo do seu texto. O livro de Duarte faz parte da Coleo Primeiros Passos que uma enciclopdia crtica, foi escrito em 1953, tem 7 captulos, 103 pginas, j est na 10 edio e foi publicado em So Paulo pela editora brasiliense.

Meu compromisso com a tica e uma falta de mtodo tem privado a assinatura dos textos que venho publicando neste Site, pois no me sinto proprietrio da redao. O sentimento que sempre tive era que realizara um resumo das obras pesquisadas e meu trabalho era o de organizar e citar na bibliografia os verdadeiros autores. Espero que esta resenha me liberte e me justifique. A partir desta autorizao comece a ter uma verdadeira identidade, que possa pesquisar e realizar uma redao que expresse o meu pensar. Que a anlise do dito por diversos autores resulte em um trabalho intelectual produzido onde possa me identificar e a letra seja Eu.

2- Cai na real.

Neste primeiro captulo o autor cita W.Luijpen que relata que cada sujeito tem seu ponto de vista, sua viso de mundo e isto faz com que cada pessoa tenha seu mundo. Logo, vivemos em diferentes mundos dentro de um nico mundo fsico. Utilizamos no Brasil uma gria, cai na real, que significa entre na realidade. Eu tambm questiono este termo, porm acrescentaria se realidade no estaria vinculada a normalidade, a institucionalizao no normal, o que aceito pela nossa sociedade?
1

As diferentes realidades expressadas por diferentes pontos de vista como na psicanlise, na arte, na filosofia e na cincia refletem o que cada profissional percebe de si e do mundo. As obras produzidas por cada segmento da sociedade a representao da sua viso do que a realidade. Esta diversidade da conscincia reflexiva do ser humano constri e modifica a cada momento a realidade do nosso planeta. O homem o construtor do mundo, o edificador da realidade (Duarte, 2002:12).

Na nossa atualidade temos a percepo de que tudo que cientfico o que verdade. Tudo que possa ser testado e repetido de forma cientfica tem o respeito e inquestionvel pela sociedade. Duarte afirma que esta uma crena perigosa, pois d a cincia um status de possuir o poder supremo de decidir acerca da realidade do mundo. Porm a viso de um rio de um cientista certamente diferente da viso deste mesmo rio de um pescador, de um morador ribeirinho ou de um industrial.

3- No incio era a palavra.

Heidegger escreveu que Na palavra, na linguagem, que so primeiramente as coisas. Por outro lado, na Bblia est escrito que No incio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Evangelho Segundo Joo, 1.1). Seguindo os passos de Duarte no seu livro, ele sustenta que o homem quem constri a realidade baseada na linguagem, que um sistema simblico que ordena, d significao e representa as coisas.

Os animais irracionais tm instinto e esto presos ao aqui, agora e ao seu meio ambiente atravs dos seus rgos sensitivos. O homem pode pensar sobre si e sobre o mundo, sobre o tempo, pode falar e exprimir seus sentimentos, o homem tem pulso. A transcendncia humana a sua capacidade de se desprender do aqui e agora em que esto presos os outros animais. Pulso um termo psicanaltico, sendo que Lacan pde afirmar que toda a diferena para com o instinto (1985:51) onde o homem se
2

distingue dos outros animais por ter a linguagem. O homem devido a sua falta constituinte, tem a necessidade de inventar de construir um mundo onde possa validar a sua existncia. Nas palavras do autor: As coisas e os animais so, enquanto o homem existe. Existncia justamente a vida (biolgica) mais o seu sentido. Sentido que advm da linguagem, instauradora do humano, que advm da palavra, criadora da conscincia reflexiva e do mundo. No princpio era a Palavra (Joo, 1.1), diz o texto bblico. Pela palavra se faz o mundo. Somente com a palavra surge isto a que chamamos mundo. (Duarte, 2002:20). Ainda segundo Duarte, o mundo um conceito humano caracterizado por tudo que tem nome, ou seja, todas as coisas que podem ser ditas e pensadas atravs das palavras que as representam no nosso mundo simblico. Se existe alguma coisa que no sabemos o que significa, esta coisa est ausente do nosso mundo. E conforme um dos grandes filsofos contemporneos Ludwing Wittgenstein, este afirmou que os limites de minha linguagem denotam os limites do meu mundo (Ibidem;27) e que o que no se pode falar, deve-se calar (Wittgenstein,1999:9). Logo, a nossa realidade o que podemos representar e organizar atravs da linguagem.

4- A edificao da realidade.

O mundo apresenta muitas realidades de acordo com a relatividade social. O conhecimento de uma classe social ou de uma nao significa um diferencial econmico e de poder dominante em relao s outras. O conhecimento distribudo dentro da sociedade e necessrio que saibamos como esto distribudos para que possamos sobreviver. ...a realidade no simplesmente construda, mas socialmente edificada. A construo da realidade um processo fundamentalmente social: so comunidades humanas que produzem o conhecimento de que necessitam, distribuem-no entre os seus membros e, assim, edificam a sua realidade. (Ibidem; 36)

Duarte afirma que o trabalho distribudo de acordo com o grau de especializao e a quantidade de conhecimentos que possuem cada indivduo. No mundo capitalista a remunerao do trabalhador tambm proporcional ao grau de conhecimento que cada empregado possui.

Para que haja uma manuteno do status social o homem criou alguns mecanismos de convvio social como a tipificao e as instituies. A tipificao a classificao e o enquadramento do indivduo em tipos, padronizando comportamentos e relacionamentos o que possibilita uma estabilidade da realidade da sociedade. O somatrio das tipificaes forma a estrutura social e a estabilidade possibilitam a movimentao dos indivduos no dia-a-dia sem afetar a ordem do grupo.

A institucionalizao o estabelecimento de papis tipificados que podem ser ocupados por qualquer pessoa contanto que preencha determinados requisitos como o grau de conhecimento e ser executados de uma maneira padronizada. Estas funes so desempenhadas atravs da diviso de tarefas que so normatizadas e transmitidas por diversas geraes. As crianas j nascem com a maioria das instituies j formadas e consolidadas e acreditam que estas sempre existiram. A sociedade ensina os papis desempenhados pelos adultos na instituio e as crianas se iniciam como aprendizes de suas tarefas tipificadas.

As instituies tm sempre uma origem histrica e foram criadas para atender alguma necessidade especfica, porm os seus conceitos so consolidados e legitimados com o decorrer do tempo e parece para as novas geraes, que no foi uma criao humana e adquire um estatuto de coisas naturais. A institucionalizao sobre a qual se edifica a realidade, possui em si um controle social: ao ser percebida como algo dado, estabelecido, evita que os indivduos procurem alter-la. (Ibidem; 43).

A realidade conceitual procura legitimar a realidade social dos universos simblicos, elaborando uma teoria sobre as teorias. Duarte afirma que:

...os universos simblicos, ou mecanismos conceituais de integrao e explicao da realidade, pertencem a um desses quatros tipos: mitolgicos, teolgicos, filosficos ou cientficos. (Ibidem; 52). O homem que criou as instituies passa a ser condicionado por elas. o homem se tornando produto, criatura da sua prpria criao. Os filsofos, cientistas, psicanalistas procuram desligar-se desta realidade normatizada desta concepo cotidiana, e buscam pensar as verdadeiras causas das problemticas humanas. Procuram ter uma nova viso e separar-se da dialtica histrica em que esto inseridos na sociedade institucionalizada. A diversidade cultural em que foram transformadas as naes devido ao advento das comunicaes, da globalizao possibilitou maior tolerncia entre os grupos sociais.

Bibliografia:
GENEBRA, Bblia de Estudo, Sociedade Bblica do Brasil, Editora Cultura Crist, SP.1999. JAPIASS, Hilton e Danilo Marcondes, Dicionrio Bsico de Filosofia, Jorge Zahar, RJ.1996. JNIOR, Joo Francisco Duarte, O que realidade, Editora Brasiliense, SP. 1984. LACAN, Jacques, Os quatros conceitos fundamentais da psicanlise, Jorge Zahar, RJ, 1985. WITTGENSTEIN, Ludwig, Os Pensadores-Investigaes Filosficas, Editora Nova Cultural, SP.-1999.

You might also like