You are on page 1of 30

RePe

Repositrio de e-Porteflios Educativos

Manual do Professor Novembro de 2007

Manual do Professor

Consideraes iniciais
O Manual do Professor destina-se a apoiar o trabalho dos professores no mbito da utilizao do software RePe - repositrio de e-Porteflios educativos, desenvolvido pelo Centro de Competncia TIC da ESE de Santarm em parceria com a DGDIC-CRIE. Nas orientaes da DGDIC para a introduo das TIC do 8. ano recomenda-se a utilizao do Moodle como uma das plataformas para a construo do porteflio electrnico do aluno, e referese a necessidade do mesmo acompanhar o aluno ao longo da sua escolaridade. O mdulo portefolioaluno, designado por Repe, uma actividade da plataforma Moodle. O administrador do Moodle de cada escola/agrupamento dever efectuar a instalao desta actividade e providenciar a inscrio dos utilizadores, atribuindo-lhes privilgios. O mdulo portefolioaluno est ainda na sua verso beta, em fase de testes. No se prevem, porm, alteraes de fundo que inviabilizem a recuperao dos dados inseridos. Este Manual est organizado em 4 captulos: O Mdulo portefolioaluno, Gesto dos e-porteflios dos alunos, Questes prticas sobre a utilizao dos e-Porteflios pelos professores e Anexos. Neste ltimo captulo, Anexos, incluem-se instrues para a Insero do mdulo numa disciplina do Moodle e Aspectos gerais sobre e-Porteflios.

- Pgina 2 -

Manual do Professor

Introduo
A utilizao de porteflios no um fenmeno recente. H muito que estes so utilizados pelos profissionais de reas tais como a arte, a fotografia, a publicidade, o marketing, etc. Contudo, as caractersticas e natureza dos porteflios levaram-nos a ser apropriados, mais recentemente, pela rea da educao e a sua introduo no processo de ensino e aprendizagem tem sido discutida internacionalmente como uma nova forma de organizar e/ ou avaliar as aprendizagens. Com o desenvolvimento das TIC e o recurso a novos suportes, surgiu um interesse crescente pelos porteflios digitais. Para mais informaes sobre porteflios em geral e o seu interesse educativo em particular, consulte o ponto 4.2 deste Manual (Anexos). O Mdulo RePe foi construdo partindo de um conjunto de princpios gerais amplamente discutidos por professores da disciplina de rea Projecto do 8 ano, reunidos em comunidade de prtica em http://moodle.crie.min-edu.pt/course/category.php?id=77 . Destes princpios gerais destacam-se os seguintes: - A observao/anlise do e-Porteflio dever permitir que o aluno, o encarregado de educao, os professores e a sociedade em geral, conheam o seu percurso escolar, o nvel de conhecimentos em cada rea/disciplina, as suas competncias gerais e os seus interesses pessoais nas diferentes reas do conhecimento. - A utilizao do e-Porteflio dever potenciar a aplicao de mtodos pedaggicos individualizados. - O e-Porteflio dever permitir que o aluno tome conscincia das suas competncias e que as valorize. - Dever igualmente contribuir para que o aluno atribua significado s aprendizagens escolares, relacionando-as com as competncias que vai desenvolvendo e compreendendo a importncia do seu contributo para o desempenho das suas futuras funes profissionais.

Assim, o RePe apela reflexo sistemtica sobre o trabalho desenvolvido por cada um dos alunos, ao trabalho colaborativo entre alunos e promove o envolvimento do encarregado de educao no acompanhamento da vida escolar do seu educando.

- Pgina 3 -

Manual do Professor

1. O Mdulo portefolioaluno
O e-Porteflio do aluno j dever estar integrado na plataforma Moodle da sua escola, numa disciplina criada para o efeito. Se tal no acontecer, consulte o ponto 3 deste manual ou contacte o administrador da plataforma da sua escola ou agrupamento. So utilizadores desta disciplina: - Os alunos - Os seus professores - Os seus encarregados de educao Todos os alunos podem ver os e-Porteflios dos seus colegas. Cada aluno designar os colegas que podero tambm comentar os seus trabalhos e apreciar globalmente o seu e-Porteflio. Todos os professores podem ver os e-Porteflios de todos os alunos inscritos na disciplina. Podem igualmente comentar os seus trabalhos e apreciar globalmente os seus e-Porteflios. O encarregado de educao s pode ver o e-Porteflio do seu educando. Pode comentar os seus trabalhos e apreciar genericamente o seu e-Porteflio.

1.1.

Seces do e-Porteflio de aluno

O e-Porteflio pode incluir at 12 Seces. As 6 primeiras Seces, instaladas por defeito, esto relacionadas entre si e no devem ser eliminadas. So elas que do corpo e coerncia ao ePorteflio. So, por isso, consideradas Seces obrigatrias.

1.1.1. Seces obrigatrias


Identificao Identificao institucional do aluno. Alguns dos dados pedidos nesta seco so de preenchimento obrigatrio. Na sua rea de Trabalho, o aluno no poder aceder s outras Seces sem ter criado primeiro esta Seco.

A Minha Pgina Pessoal

Pgina pessoal do aluno. Deve reflectir os seus interesses pessoais. A escola/conselho de turma poder sugerir alguns aspectos a focar pelo aluno. Exemplo de sugestes: leituras, filmes, msica, programas de TV, aspectos positivos e negativos da escola, principais qualidades e

- Pgina 4 -

Manual do Professor

defeitos pessoais, etc. O aluno pode incluir links para os seus sites preferidos, devendo escrever um pequeno texto referindo a razo da sua escolha.

Este ano gostaria de...

Esta Seco dever ser preenchida no incio do ano lectivo. Pretende-se que o aluno reflicta sobre ele e a escola, sobre os aspectos que gostaria de melhorar durante o ano lectivo. Desta reflexo dever resultar uma lista de objectivos pessoais/boas intenes. Estes objectivos/boas intenes podero incidir sobre reas do conhecimento (gostaria de aprender mais sobre este assunto), intenes (este ano vou fazer sempre os trabalhos propostos), mudanas de comportamentos (no vou perturbar as aulas), etc.

O Meu Dirio de Aprendizagem

Seco onde o aluno poder registar aspectos relevantes da sua aprendizagem. Pretende-se que o aluno reflicta sobre as aprendizagens, destaque os assuntos que considerou mais interessantes, registe os temas sobre os quais gostaria de aprender mais, identifique ideias/conceitos que corrigiu/alterou durante a aprendizagem, etc.

Os Meus Trabalhos

Seco onde se podem consultar todos os trabalhos do aluno includos no e-Porteflio. Cabe ao aluno fazer a gesto do seu e-Porteflio, trabalho a trabalho. No entanto, deve faz-lo sob superviso do professor. Esta seco permite o envio de ficheiros em diversos formatos. Os trabalhos ficam arquivados por tipos (itens das categorias inseridos pelo administrador), por disciplinas/reas disciplinares e por ano lectivo. Ao enviar uma verso do trabalho, o aluno pode ainda caracteriz-lo segundo outras categorias (de preenchimento facultativo). As categorias includas por defeito na aplicao tm como objectivo levar o aluno a relacionar as actividades curriculares com o desenvolvimento das competncias gerais

- Pgina 5 -

Manual do Professor

para o Ensino Bsico, com os seus objectivos pessoais e a forma como estes se articulam com as referidas competncias. Pretendem ainda suscitar a reflexo sobre os objectivos especficos de cada tarefa e as estratgias a adoptar para os atingir. O aluno pode enviar diversas (at trs) verses do trabalho, que no substituem as anteriores. Cada uma destas verses poder ser comentada pelo professor, pelos colegas e pelo seu encarregado de educao. Estes comentrios devero ser tidos em conta pelo aluno na reformulao do seu trabalho. O aluno dever ainda reflectir sobre o que aprendeu ou no com o trabalho (auto-avaliao), apontando caminhos para continuar a desenvolver competncias e conhecimentos na rea.

J consegui...

Seco onde se pretende que o aluno reflicta sobre os objectivos pessoais que definiu na seco Este ano gostaria de..., fazendo a sua auto-avaliao. Pode ser actualizada ao longo do ano lectivo, sempre que o aluno reflicta sobre o seu percurso e considere que houve alteraes em relao ao ponto de partida.

1.1.2. Seces facultativas


O e-Porteflio pode incluir outras Seces que j esto previstas na verso actual do mdulo. A sua disponibilizao dever ser efectuada pelo administrador do Moodle.

Galeria de Fotografias

Seco que permite a construo de um lbum de fotografias pessoal.

Agenda

Seco que permite ao aluno introduzir informao sobre as tarefas que tem para realizar.

Mdulo 1

Trata-se de uma seco aberta que a escola/agrupamento poder utilizar livremente.

- Pgina 6 -

Manual do Professor

2. Gesto do e-Porteflio do aluno


Ciente de que o sucesso desta ferramenta passa necessariamente pela sua apropriao pelo aluno, a equipa de professores que a desenvolveu concentrou esforos no sentido de a tornar to apelativa quanto possvel. A incluso de ferramentas de personalizao do e-Porteflio na rea de Trabalho do aluno pretende contribuir para tal. Porm, as grandes potencialidades de apropriao por parte dos alunos e de assumpo do e-Porteflio como uma ferramenta pessoal ao servio da sua aprendizagem consubstanciam-se nas 6 Seces obrigatrias. De facto, os registos e os comentrios nelas efectuados pelo aluno, pelos seus pares, pelos seus professores e pelo seu encarregado de educao, sustentam e definem a socializao e a apropriao do seu processo de aprendizagem. O e-Porteflio deixa de ser um mero TPC (mais um!) e passa a ser um companheiro de percurso que deve ser acarinhado e alimentado ao longo do tempo, no s pelo aluno mas tambm por aqueles que esto envolvidos na sua vida escolar e pessoal. A gesto do e-Porteflio , portanto, da responsabilidade do aluno devendo, contudo, ser supervisionada/orientada pelo professor. Melhor do que a equipa que o concebeu, saber o professor orientar o aluno na sua gesto. Porm, deixam-se aqui algumas sugestes que fundamentaram a concepo desta ferramenta.

A reflexo
A reflexo sobre as actividades escolares (Porqu? Para qu? Como?) poder ser sugerida em diversos momentos: - no incio do ano lectivo, na Seco Este Ano gostaria de... . Reflexo sobre o que gostaria de aprender (saberes e competncias a adquirir e a desenvolver), atitudes e comportamentos que gostaria de alterar. - ao longo do ano lectivo, na Seco O Meu Dirio de Aprendizagem. Reflexo sobre as aprendizagens e registo de aspectos pessoalmente relevantes. Pretende-se que a construo deste Dirio seja voluntria mas, numa primeira fase, a escola, o conselho de turma ou o professor poder definir momentos obrigatrios para esta reflexo. - trabalho a trabalho, na Seco Os Meus Trabalhos. Entende-se a incluso de trabalhos no e-Porteflio como um processo e no como um fim em si mesmo. O envio de uma verso de um trabalho sempre alvo de reflexo. - no final do perodo, na Seco J consegui... . Auto-avaliao relativamente aos objectivos pessoais enunciados na Seco Este ano gostaria de....

- Pgina 7 -

Manual do Professor

Pretende-se, pois, que o aluno participe na construo do seu conhecimento, analisando e reflectindo sobre o seu percurso escolar, atribuindo significado s suas aprendizagens e tomando progressivamente conscincia de que a escola tem como finalidade a sua preparao para a vida activa.

A colaborao
Para alm de promover a reflexo e a autonomia progressiva do aluno sobre as suas aprendizagens, o mdulo portfolioaluno promove e facilita igualmente a aprendizagem colaborativa:

- trabalho a trabalho, na Seco Os Meus Trabalhos. Cada verso do trabalho pode ser comentada por colegas (devidamente autorizados para o efeito pelo autor do e-Porteflio), pelo professor e pelo encarregado de educao. Tais comentrios, sugestes de enriquecimento ou de reformulao podero surgir na sequncia da reflexo do seu autor (com formulao explcita de dvidas) ou na sequncia da anlise do trabalho. O aluno dever ter em conta estes contributos na reformulao do mesmo. Todas as contribuies e verses do trabalho ficam registadas para posterior consulta. Desta forma, a observao de um trabalho permite ter a viso do percurso do aluno, da sua evoluo, e no apenas do produto final.

- ao e-Porteflio, na Seco A Minha Pgina Pessoal. Estes comentrios/apreciaes globais do e-Porteflio podem ser feitos pelos professores em geral e pelo Director de Turma em particular (em nome do Conselho de Turma), pelos colegas e pelo encarregado de educao. Sugere-se que, no final de cada perodo, o Conselho de Turma aprecie e comente o e-Porteflio dos alunos, apontando vias para que estes possam reflectir sobre o seu percurso escolar e sobre saberes e competncias a adquirir e a desenvolver.

A certificao
Cabe ao professor certificar os trabalhos dos alunos. Esta certificao s pode ser efectuada depois de o aluno publicar o seu trabalho, considerando-o assim terminado. Ao certificar um trabalho, o professor considera implicitamente que foi o aluno que o fez e que este relevante do ponto de vista das aprendizagens e competncias desenvolvidas. Depois de um trabalho ser certificado pelo professor, o aluno deixa de o poder alterar.

- Pgina 8 -

Manual do Professor

3. Questes prticas sobre a utilizao do e-Porteflio pelo professor


Ao iniciar a actividade e-Porteflio, pode ver o primeiro ecr da aplicao. 1. Clique em Continuar

No ecr seguinte tem acesso aos e-Porteflios de todos os alunos da turma:

2. Seleccione o nome do aluno cujo e-Porteflio pretende consultar e clique em Continuar.

- Pgina 9 -

Manual do Professor

Ser este o aspecto do e-Porteflio dos alunos, dependendo da personalizao efectuada por cada um deles (tipo de interface, cores e imagem de fundo):

As lombadas dos livros indicam as Seces do e-Porteflio. Para aceder a uma Seco, basta clicar na lombada respectiva. Como professor, s pode escrever nas Seces A Minha Pgina Pessoal e Os Meus Trabalhos.

3.1.

A Minha Pgina Pessoal

nesta seco que poder fazer comentrios ao e-Porteflio do aluno. tambm aqui que o Director de Turma, em representao do Conselho de Turma, poder comentar globalmente o ePorteflio do aluno no final de cada perodo (ou quando o entender fazer). Para acrescentar um comentrio: 1. Clique no boto Os meus professores

- Pgina 10 -

Manual do Professor

Tem acesso seguinte janela:

2. Clique no Boto para acrescentar um comentrio. 3. Escreva o seu comentrio e clique em Gravar

- Pgina 11 -

Manual do Professor

3.2.

Os Meus Trabalhos

nesta seco que poder ver e comentar cada uma das verses dos trabalhos do aluno:

Os trabalhos dos alunos esto catalogados por ano lectivo, por disciplina, por ttulo e por data. Poder alterar a ordem de visualizao destes itens clicando no cabealho da respectiva coluna. Na tabela desta seco possvel: - ver os trabalhos que cada aluno tem em curso e aqueles que j publicou; - certificar trabalhos (clicando no cone respectivo);

- Pgina 12 -

Manual do Professor

- ver os comentrios aos trabalhos (feitos pelos colegas, o encarregado de educao e pelos professores) e enviar novos comentrios; - consultar os trabalhos dos alunos e todos os aspectos relativos sua catalogao, relacionao com competncias gerais para o EB e objectivos pessoais, bem como reflexes pessoais e comentrios efectuados pelos outros intervenientes. No quadro seguinte apresentam-se as diversas Categorias que o aluno poder preencher sempre que envia um trabalho. De salientar que, o preenchimento da maioria destas Categorias facultativo. Porm, considera-se desejvel que, de incio, o professor ajude e oriente o aluno na reflexo que o seu preenchimento implica. Pretende-se que, a pouco e pouco, o aluno adquira autonomia desejvel.

Categorias Disciplinas

Descrio/objectivos mbito disciplinar em que o trabalho realizado. Permite a seleco de diversas disciplinas.

Ano Lectivo Tipo de Trabalho

Ano lectivo em que o trabalho foi realizado. Catalogao dos trabalhos (por exemplo:

trabalho de pesquisa, fichas de leitura, etc...). Os itens desta categoria so inseridos pelo administrador do Moodle. Critrios de Avaliao Critrios de avaliao definidos na turma para a avaliao do trabalho. Competncias Gerais p/ o Ensino Bsico Pretende-se que o aluno relacione as suas actividades escolares, nomeadamente os

trabalhos que lhe so pedidos em cada disciplina, com as Competncias Gerais para o Ensino Bsico. O texto destas competncias poder ser adaptado pelo administrador do Moodle, em funo da das caractersticas e

particulares

escola/agrupamento

respectivos alunos. Objectivos Pessoais Nesta categoria o aluno enquadra o trabalho a realizar com os seus objectivos pessoais, previamente definidos na Seco Este ano gostaria de....

- Pgina 13 -

Manual do Professor

Objectivos para o Trabalho

Pretende-se que o aluno defina os objectivos a atingir com o trabalho que vai realizar.

Estratgias

Reflexo sobre as estratgias pessoais a adoptar na realizao do trabalho.

Situao do Trabalho

Andamento do trabalho (Iniciei o trabalho, estou a trabalhar, conclu o trabalho).

Reflexo Pessoal

Pretende-se que o aluno reflicta sobre o trabalho realizado, destacando a forma como este contribuiu para a sua aprendizagem.

3.3.

Outros aspectos

Outras informaes sobre a utilizao do RePe - repositrio de e-Porteflios, podero ser obtidas no Manual do aluno e no Manual do Administrador. Para que possa conhecer melhor o RePe sugerimos que o explore na perspectiva de aluno. Para tal, poder criar um aluno de teste e familiarizar-se com a aplicao. Recomendamos ainda que, na estratgia de iniciao ao recurso RePe com os seus alunos, inclua uma visita ao site de demonstrao, bem como uma breve explorao do Manual do Aluno. O site de demonstrao tem o seguinte endereo: http://eportefolio.ese.ipsantarem.pt/repe/ Os seus alunos podem entrar como aluno2, senha aluno2, e explorar livremente a ferramenta (escrever, apagar, enviar imagens...). Podem ainda fazer o download do Manual do Aluno. Dvidas e dificuldades na utilizao da aplicao devero ser colocadas na comunidade de prtica nacional em http://moodle.crie.min-edu.pt/course/view.php?id=395, no frum Estou a experimentar o RePe.

- Pgina 14 -

Manual do Professor

Anexos
3.4. Insero do mdulo numa disciplina do Moodle

Entre na disciplina onde pretende utilizar o mdulo portefolioaluno Em modo edio, adicione uma nova actividade:

Adicionar a actividade portefolioaluno Atribua um nome Actividade:

Clique alteraes

em Gravar

Os alunos inscritos na sua disciplina ficam automaticamente com o seu e-porteflio disponvel.

3.5.

Acerca dos e-Porteflios

Os diapositivos seguintes podem tambm ser consultados online em http://moodle.crie.minedu.pt/course/category.php?id=77 .

- Pgina 15 -

Manual do Professor

e-Porteflios
Centro de Competncia em TIC da Escola Superior de Educao de Santarm

- Pgina 16 -

Manual do Professor

Do dossier ao porteflio O que um porteflio O que um e-porteflio Tipos de e-porteflios Aspectos a realar na construo dos e-porteflios de aprendizagem Bibliografia

- Pgina 17 -

Manual do Professor

Do dossier ao porteflio
(Silvrio, 2006,17, adaptado de Bernardes e Miranda, 2003)
Dossier
Trabalhos no documentam o percurso do aluno. Documentos podem ou no ser escolhidos em funo dos objectivos definidos. Os alunos no conhecem os critrios definidos pelo professor e seleccionam apenas os melhores trabalhos. Documentos no representam, necessariamente, as competncias adquiridas pelo aluno. Documentos so compilados de forma espordica e descontnua. Documentos no contm comentrios. O aluno no faz reflexes, no estabelece objectivos, nem desafios ou estratgias para a sua aprendizagem. Documentos seleccionados podem ou no ser datados. Pode ou no existir interligao entre os documentos seleccionados. Dossier um arquivo morto. O professor ou a escola guardam o dossier que, se no for devolvido ao aluno, pode ser esquecido ou desvalorizado.

Porteflio
Mostra o percurso de aquisio de competncias pelo aluno. Documentos a colocar so escolhidos de acordo com os objectivos definidos. Documentos so seleccionados de acordo com critrios predeterminados e acordados entre professor e aluno. Documentos representam, claramente, as competncias adquiridas pelo aluno. Documentos so seleccionados evidenciando situaes significativas de aprendizagem e avaliao. Documentos seleccionados contm comentrios do professor, do aluno, de colegas, do encarregado de educao. O aluno faz reflexes, estabelece objectivos e estratgias. Todos os documentos so datados. Documentos seleccionados esto interligados e demonstram reflexo (nomeadamente acerca dos objectivos definidos). Porteflio est em constante reformulao, documentos podem ser melhorados, alterados, substitudos. Porteflio responsabilidade do aluno e fica sempre com ele. O aluno pode utiliz-lo ao longo de um ciclo ou de todo o seu percurso escolar.

- Pgina 18 -

Manual do Professor

O que um porteflio
Um porteflio uma coleco de trabalhos que o aluno recolheu, seleccionou, organizou, sobre os quais reflectiu, e demonstrou conhecimento e evoluo ao longo do tempo (Barrett, 2006, p.1). Um porteflio, qualquer que seja o seu formato ou suporte, deve reunir os trabalhos realizados e/ou seleccionados pelos alunos durante um determinado perodo de tempo. Para documentar o trabalho realizado, todos os documentos devem ser acompanhados (...) de uma reflexo acerca da sua importncia, o que permite tambm compreender o seu processo de construo. Pretende-se ainda que este instrumento caracterize o seu autor e demonstre, de forma mais ou menos clara, as aprendizagens que realizou bem como, as competncias que desenvolveu. (Silvrio, 2006, p. 6).

- Pgina 19 -

Manual do Professor

O que um porteflio

(cont)

O porteflio um laboratrio onde os estudantes constroem


significados a partir da experincia acumulada () Um porteflio conta uma histria. a histria do conhecimento. Conhecimento das coisas... Conhecimento de si prprio... Conhecer uma audincia... Porteflios so as histrias dos estudantes, do que eles sabem, porque acham que tm esse conhecimento, e porque outros devero ser da mesma opinio. Um porteflio a opinio baseada em factos... Os estudantes provam o que sabem com exemplos do seu trabalho. (Paulson & Paulson,1991, p.2)

- Pgina 20 -

Manual do Professor

O que um porteflio (cont)


() uma seleco de produtos significativos para o aluno, significativos do ponto de vista cognitivo ou afectivo, ilustrativos daquilo que num dado momento j capaz de fazer, e representativos da diversidade das tarefas desenvolvidas. Ao ter de seleccionar quais as produes a incluir no porteflio e ao elaborar reflexes sobre os significados que estes materiais tiveram para si, o aluno confrontado com a necessidade de reflectir sobre o que fez, o que aprendeu, como progrediu e como perspectiva as suas necessidades futuras (Leal, 1997). (Santos, 2002, p. 78).

- Pgina 21 -

Manual do Professor

O que um porteflio (cont)


Um porteflio pode conter :
zDefinio zperfil

de objectivos por parte do aluno de outros alunos, encarregados de educao

das competncias a alcanar,

zcomentrios z

comentrios dos professores de leitura, de pesquisa (em livros e/ou na Internet), udio e vdeo,

zfichas

ztrabalhos zregistos zfichas ztestes zplanos

de autoavaliao, de avaliao sumativa, e relatrios,

Contributos oriundos das diversas reas disciplinares

- Pgina 22 -

Manual do Professor

O que um e-porteflio
E-porteflio mais do que uma nova expresso do porteflio de formato tradicional para o formato digital usa tecnologias electrnicas como base, permitindo que estudantes e professores recolham e organizem materiais de diversos tipos de suporte (udio, vdeo, grficos, texto); e usando links de hipertexto para organizar o material, relacionando evidncias para atingir resultados, objectivos ou critrios (Barrett, 2005, p. 5) O processo de realizao de um Porteflio tradicional inclui: Mais-valias proporcionadas pelas e-tecnologias:

Recolher Seleccionar Reflectir Projectar Comemorar

Arquivar Relacionar/ Pensar Contar uma histria Colaborar Publicar

- Pgina 23 -

Manual do Professor

Tipos de e-porteflios (cont)

O porteflio institucional ou de avaliao


uma coleco de trabalhos realizados cujo contedo determinado pelo professor e que tem como objectivo a avaliao do aluno relativamente ao currculo (). Apresenta todos os seus itens assinalados, classificados ou avaliados; podem permanecer com o professor quando so exclusivamente elaborados para serem utilizados como instrumentos de avaliao (). A audincia deste tipo de porteflio , essencialmente, o professor. (adaptado de Silvrio, 2006, p. 48)

- Pgina 24 -

Manual do Professor

Tipos de e-porteflios (cont)


O porteflio profissional
facilita processos de orientao profissional podendo ser utilizado na procura de um emprego, gesto de carreiras ou processos de candidatura. Apesar das diferenas entre os tipos de porteflio apresentados, devidas naturalmente ao facto de terem objectivos distintos, todos apresentam um organizador comum: a implicao das vivncias do sujeito seu organizador. Silvrio (2006, p. 41)

- Pgina 25 -

Manual do Professor

Tipos de e-porteflios (cont)


O porteflio do aluno, de aprendizagem, reflexivo ou de trabalho
O porteflio dever privilegiar o processo de aprendizagem, reflectindo o percurso do aluno e ser construdo medida que as actividades so desenvolvidas. Permitir diagnosticar as dificuldades e/ou os pontos fortes em relao aquisio de competncias ou na realizao das suas aprendizagens fornecendo informao til que possibilita, por exemplo, uma redefinio de actividades pedaggicas ou estratgias de ensino(..). Este tipo de porteflio corresponsabiliza o aluno pela sua aprendizagem. (Silvrio, 2006, 47,48)

- Pgina 26 -

Manual do Professor

Aspectos a realar na construo dos e-porteflios de aprendizagem


(adaptado de Silvrio, 2006 e Vilas Boas, 2001 )

carcter dinmico de um e-porteflio faz dele um documento em constante reformulao, aperfeioamento e um instrumento reflexivo a aplicar a crianas desde o 1. ciclo, aos jovens do secundrio ou aos universitrios. pressupostos que norteiam os e-porteflios de aprendizagem remetem o aluno para um papel activo na construo do seu percurso educativo, exigem do professor uma mudana na sua prtica profissional e apelam transversalidade na gesto currculo.
zOs

zO

- Pgina 27 -

Manual do Professor

Aspectos a realar na construo dos e-porteflios de aprendizagem


(cont )
zPodem

modificar o processo de ensino e aprendizagem, permitindo ao professor aferir os contedos apreendidos pelos alunos permitir o conhecimento do aluno como um todo, para alm dos contedos especficos de uma disciplina, havendo lugar a manifestao de interesses pessoais, questes de opinio, anlise de situaes problemticas, no relacionadas directamente com os temas abordados nas aulas. potenciar:
-a

zPodem

zPodem

autonomia (pela possibilidade que o mesmo faculta de realizao de escolhas e tomada de decises), criatividade (pela escolha de formas de organizao do seu eporteflio), auto-avaliao (pela permanente avaliao pessoal do seu percurso.

-a

-a

- Pgina 28 -

Manual do Professor

Bibliografia
z

Barrett.H. (2005). The Reflect Iniciative. White Paper. Reseaching Electronic Portfolios and Learner Engagement. Retirado em 25-09-2006 de tp://electronicportfolios.org/reflect/whitepaperdf Barrett, H. (2006 ). Using Electronic Portfolios for Classroom Assessment [Electronic Version]. Connected Newsletter, 13, 4-6. Retirado em 25-03-2007 de http://electronicportfolios.com/portfolios/ConnectedNewsletter-final.pdf. Paulson, F.L., & Paulson, P.R. & Meyer, C.A. (1991). What Makes a Portfolio a Portfolio? Educational Leadership. Santos, L. (2002). Auto-avaliao regulada: porqu, o qu e como? In P. Abrantes e F. Arajo (Orgs.), Avaliao das Aprendizagens. Das concepes s prticas. Lisboa: Ministrio da Educao, Departamento do Ensino Bsico, 75 84. Retirado em 13-08-2005 de http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/msantos/textos/DEBfinal.pdf Silvrio, C. (2006). Portfolios na disciplina de Cincias Naturais no 3. ciclo do ensino bsico. Um estudo de investigao-aco. Dissertao para obteno do grau de Mestre em Geocincias, especialidade em Ensino de Cincias Naturais (Cincias da Terra),Universidade de Coimbra. Vilas Boas, B. (2005). O portflio no curso de pedagogia: Ampliando o dilogo entre professor e aluno. Retirado em 12-05-2007, de http://www.scielo.br pdfles/v26n90/a13v2690.p

- Pgina 29 -

Manual do Professor

ndice
CONSIDERAES INICIAIS ............................................................................................................. 2 INTRODUO .................................................................................................................................... 3 1. 1.1. O MDULO PORTEFOLIOALUNO........................................................................................... 4 Seces do e-Porteflio de aluno....................................................................................... 4 Seces obrigatrias ..................................................................................................... 4 Seces facultativas ...................................................................................................... 6

1.1.1. 1.1.2. 2. 3. 3.1.

GESTO DO E-PORTEFLIO DO ALUNO.............................................................................. 7 QUESTES PRTICAS SOBRE A UTILIZAO DO E-PORTEFLIO PELO PROFESSOR9 A Minha Pgina Pessoal .................................................................................................... 10

3.2.

Os Meus Trabalhos ............................................................................................................ 12

3.3.

Outros aspectos ................................................................................................................. 14

ANEXOS ........................................................................................................................................... 15 3.4. Insero do mdulo numa disciplina do Moodle............................................................ 15

3.5.

Acerca dos e-Porteflios ................................................................................................... 15

- Pgina 30 -

You might also like