You are on page 1of 3

Emanuele Lopes da Silva

Esta investigao surgiu a partir de discusses mediadas pelo Professor Menezes nas aulas de Metodologia da Pesquisa em Psicologia. Nesse sentido, indaga-se: Comportamento sem controle tem espao nos textos de Plato? Ser que Plato muito antes de Freud foi capaz de pensar o inconsciente? A partir de minha modesta pesquisa, a hiptese aponta para um SIM. Com isso, a obra de Plato levanta indcios de foras que o homem no consegue controlar. Conforme Dodds (2002) 2, a Obra Fdon de Plato serviria para ilustrar um dilogo da alma com as paixes do corpo. Desse modo, transforma-se em um dilogo interno entre duas partes da alma. As paixes j no so vistas como uma imperfeio de origem externa, mas como uma parte necessria da vida mental, de modo como a vemos hoje, e at mesmo como uma fonte de energia, como a libido de Freud que pode ser canalizada para atividades sensuais ou intelectuais. (Dodds, 2002, p. 215 grifo do autor). Esta citao a priori parece responder as indagaes suscitadas. Porm, cabe mais um questionamento: no estaria Dodds em seu texto blefando com relao s ideias de Plato? Partindo dessa problematizao, o caminho a ser percorrido pelo pesquisador perpassa pela trade falsear- testar- duvidar. E foi
1

Graduanda do VI semestre do curso de Psicologia da Faculdade Santssimo Sacramento apresenta trabalho exigido pelo professor Jos Euclimar Xavier de Menezes, na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Psicologia. 2 DODDS, E.R.Os gregos e o irracional.Traduo de Paulo Domenech Oneto. So Paulo: Escuta 2002, p. 209 - 236.

assim que segui. Recorri fonte primria, ou seja, ao prprio Plato em seu livro Fdon. Nessa obra, o autor relata os dias que antecederam a morte de Scrates, marcado pelo dilogo estabelecido por Scrates com outros filsofos, que tambm eram seus amigos. Recorri ao texto, buscando argumentos que cimentassem o postulado de Dodds sobre os pressupostos Platnicos. Nesta perspectiva, o dilogo platnico, nos oferece indcios dessa relao no mais esquizofrnica entre a dade corpo- alma, em alguns momentos do texto. Como afirma Plato:

E agora, de acordo com o presente argumento e o anterior, com qual dessas duas espcies a alma se mostra semelhante e revela maior afinidade? No meu modo de pensar, Scrates, respondeu, no h quem deixe de concordar, por mais obtuso que seja, se te acompanhar o raciocnio, que em tudo e por tudo a alma tem mais semelhana com o que sempre se conserva o mesmo do que com o que varia. E o corpo? Com a outra espcie. XXVIII Examina agora a questo da seguinte maneira: enquanto se mantm juntos o corpo e a alma, impe a natureza a um dele obedecer e servir e ao outro comandar e dominar. Sob esse aspecto, qual deles se assemelha ao divino e qual ao mortal? No te parece que o divino naturalmente feito para comandar e dirigir, e o mortal para obedecer e servir? Acho que sim. E com qual deles a alma se parece?Evidentemente, Scrates, a alma se assemelha ao divino, e o corpo ao mortal . ( Fdon, p.25) Plato acrescenta: Vou dizer-te, respondeu. Esto perfeitamente cientes os amigos da Sabedoria, que quando a Filosofia passa a dirigir-lhes a alma, esta se encontra como que ligada e aglutinada ao corpo, por intermdio do qual forada a ver a realidade como atravs das grades de um crcere, em

lugar de o fazer sozinha e por si mesma, porm atolada na mais absoluta ignorncia. O que h de terrvel nesse liames, reconhece-o a Filosofia, consistirem nos prazeres e ser prprio prisioneiro quem mais coopera para manietarse. que toda alma humana, nos casos de prazer ou de sofrimento intensos, forosamente levada a crer que o objeto causador de semelhante emoo o que h de mais claro e verdadeiro, quando, de fato, no assim. De regra, trata-se de coisas visveis, no isso mesmo? Perfeitamente. E no quando passa por tudo isso que a alma se encontra mais intimamente presa ao corpo? (Fdon, p.25). Ao se referir as paixes do corpo, Plato postula: XLII E agora, falou de tudo o que h no homem, no dirs ser a alma, justamente, que domina, mxime quando dotada de prudncia? o que diria, sem dvida. De que modo: condescendendo com os apetites do corpo ou, de preferncia, opondo lhes resistncia? O que digo o seguinte: se o corpo sente calor ou sede, ela o puxa para trs, para no beber, e se tem fome, para no comer, e numa infinidade de situaes como essa vemos a alma opor-se s paixes do corpo. Ou no? Perfeitamente. (Fdon, p.38).

Portanto, no dilogo platnico percebemos uma congruncia nos dados colocados por Dodds em seu texto. Com isso, acabamos respondendo a seguinte questo: Qual o papel da teoria na pesquisa? Cimentar, comprovar, comparar, verificar, duvidar, entre tantas outras funes objetivando construir conhecimento, sobretudo passado pelo crivo da criticidade.

You might also like