You are on page 1of 18

RESGATE DA ABORDAGEM ECODINMICA DE JEAN TRICART, A PARTIR DE SUA APLICABILIDADE AOS ESTUDOS AGROECOLGICOS E DE GESTO AMBIENTAL

Maria Betnia Moreira Amador [1] Antnio Carlos de Barros Corra[2] Aldemir Dantas Barboza[3]

UMA INTRODUO CONTRIBUIO DO GEGRAFO JEAN TRICART Gegrafo de nacionalidade francesa, nascido em 1920 e falecido em 2003, integrante participativo da comunidade geogrfica e conhecido no mundo todo pelo valor e abrangncia de sua obra, destacando-se dentre elas os trabalhos de Geomorfologia Dinmica e aqueles voltados aferio da vulnerabilidade ambiental das paisagens, sobretudo face ao impacto das atividades antrpicas (CARDOSO, 2003, p.102). Toda sua obra revela o pensamento de gegrafo global, que unia a teoria prtica, sendo um dos primeiros a enfatizar a noo de escalas variadas para anlises das paisagens. Em uma poca em que a geografia fsica ainda estava merc dos modelos dedutivos e cclicos de evoluo de paisagem, Jean Tricart preconizou o valor do trabalho de campo complementado por mtodos experimentais e de laboratrio. Esse prembulo sobre a sua biografia faz-se necessrio para que os estudiosos de outras reas do conhecimento possam ter uma breve noo de quem se est tratando no presente trabalho, e da relevncia de sua contribuio aos estudos integrados em geografia. Em seu livro Ecodinmica fica patente a preocupao do autor com o estudo agroecolgico quando afirma que seu objeto o de apreciar, to claramente quanto possvel, as limitaes oferecidas pelo meio no seu estado atual e em suas aptides potenciais (TRICART, 1977, p. 70). Mais frente, na mesma pgina, ele diz ainda que o diagnstico agroecolgico indispensvel para que se possa decidir e aplicar, com sucesso, uma poltica de organizao e gesto do territrio, apesar de reconhecer que isso por si s no suficiente. Assim, percebe-se que permeava suas idias e estudos a questo da gesto do territrio e que para isso era e fundamental um bom conhecimento da dinmica do meio natural. Retomando-se Cardoso (2003, p.102), em sua homenagem a Tricart, a autora enfatiza que:
Sua caminhada progressiva para o estudo integrado do meio ecolgico objetivou a gesto, o planejamento e a proteo para o desenvolvimento durvel (sustentvel). Criou uma metodologia que ps em evidncia as relaes entre o solo e a morfologia, isto , o balano pedognese-morfognese, importante para o planejamento agrcola, que foi apresentado na Rvue de Gomorphologie OLAM Cincia & Tecnologia Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br Vol. 7 No. 3 Pag. 210

Dynamique sob o nome de Sistema Natural Terrestre e foi aplicada na Europa, frica, Amrica e sia.

No entanto, salienta-se que a Agroecologia s iria despontar como cincia, e desde ento ganhar diversos adeptos, h cerca de uma dcada, aproximadamente, principalmente atravs das contribuies de tericos como Miguel Altieri, Stephen Gliessman, Clara Nicholls, entre outros. A emergncia desta proposta terica coincide, tambm, com a necessidade premente de se procurar entender e trabalhar o ambiente de forma no conflitante com a proposta de desenvolvimento sustentvel, a qual tem muitas interpretaes e conceitos. Neste trabalho, no entanto, optou-se pela definio contida no Relatrio da Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que conceitua desenvolvimento sustentvel como aquele desenvolvimento que deve satisfazer s necessidades e s aspiraes humanas prioritariamente sem, no entanto, perder de vista a melhoria de sua qualidade de vida e, de alguma forma, garantir que as geraes futuras possam ter a oportunidade de um ambiente adequado ao contnuo de suas vidas.

O PARADIGMA DA GESTO AMBIENTAL Evidencia-se nesse contexto a idia de gesto, no caso especfico aqui tratado, referente categoria geogrfico-ambiental de territrio. Tomando-se Bruns (2007), como um referencial para entender o significado da proposio de gesto ambiental, apreende-se que esta se trata de uma rea do conhecimento relativamente nova de abrangncia multidisciplinar, pois envolve profissionais dos mais diversos campos que, devidamente habilitados, podem atuar na rea. Tal colocao se coaduna com a idia do surgimento de profissionais-camalees, expresso apropriadamente colocada por Veiga (2000, p. 61) em seu trabalho sobre a face rural do desenvolvimento, envolvendo o territrio, a natureza e a agricultura. Veiga mostra que esses profissionais so demandados, prioritariamente, por rgos governamentais, empresas, alm de entidades do terceiro setor que vo se convencendo sobre a necessidade de assumir o que chamam de varivel ambiental, e que s tende a aumentar a procura de pessoas aptas a trabalhar em equipes multidisciplinares. Por outro lado tambm fica clara a disposio de profissionais que enxergam a oportunidade e, de certa forma, dominam o dilogo interdisciplinar to necessrio em coordenao de equipes multidisciplinares. importante que se faa aqui um breve adendo a fim de explorar um pouco mais o que se entende, ou o que se espera que se entenda, por interdisciplinaridade e multidisciplinaridade visto que, por melhor formao intelectual que se tenha, muitas vezes, percebe-se que esses conceitos no so to bem compreendidos e, muitas vezes so colocados indevidamente. Toma-se, portanto Japiassu (1976, p. 72-74), que contrape o termo multidisciplinar e pluridisciplinar ao de interdisciplinar, utilizando-os da seguinte forma:
multidisciplinar - s evoca uma simples justaposio, num trabalho determinado, dos recursos de vrias disciplinas, sem implicar necessariamente um trabalho de equipe e coordenado;

OLAM Cincia & Tecnologia

Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br

Vol. 7

No. 3

Pag. 211

pluridisciplinar - se constitui de uma justaposio de diversas disciplinas situadas geralmente no mesmo nvel e agrupadas de modo a fazer aparecer as relaes existentes entre elas; interdisciplinar - se caracteriza por ser axiomtico comum a um grupo de disciplinas conexas e definida no nvel hierrquico imediatamente superior, o que introduz a noo de finalidade.

Logo, como o prprio Japiassu afirma, na interdisciplinaridade, deve-se ter em mente a intensidade das trocas entre os diversos especialistas mediada pelo grau de integrao entre as disciplinas envolvidas no trato de determinada questo, principalmente no tocante gesto ambiental. Voltando-se concepo de Bruns (2007) para gesto ambiental, a autora coloca que a Gesto Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que essas originem o menor impacto possvel sobre o meio. Esta organizao vai desde a escolha das melhores tcnicas at o cumprimento da legislao e a alocao correta de recursos humanos e financeiros. Observa-se que esta definio deve ter, pelo menos de modo implcito, o objeto da ao econmica. Frente a esse novo posicionamento cientfico e tcnico formam-se profissionais para gerir as ferramentas existentes, bem como para ficar a frente de organismos decisrios sem, necessariamente desenvolverem tcnicas e/ou pesquisas ambientais. Esses simplesmente as procuram usar da melhor forma possvel. No entanto, considera-se insuficiente essa tendncia aglutinante em mos que, aparentemente mostram-se to bem preparadas, mas, muitas vezes, trazem embutidos em seus valores individuais arroubos de aparente sapincia, imaturidade, ganncia financeira e de poder, e que por trs de uma cortina de um bom servir, podem transformar-se em agravos ambientais sem nome e sem rosto. A NOO DE GEOSSISTEMA nesse instante de reflexo que se impe colocar a questo do pensar complexo, o qual no significa simplesmente pensar em rede, mas pensar em torno de uma dinmica que est presente em todos os atos e procedimentos do cotidiano. O homem dentro desta perspectiva tomado como ser sistmico; ser que faz parte do sistema natural fsico, aqui tomado de forma holstica, mas que tambm faz parte do ecossistema, enquanto ser biolgico, e que por sua vez enquadra-se junto com os demais organismos vivos no grande sistema evolutivo darwiniano. Por fim, mas no menos importante em seu papel de transformador da paisagem fsica, como homem histrico e, portanto, tambm inserido na perspectiva analtica do Materialismo Histrico Dialtico. Procurando-se aprofundar as origens das afirmaes expostas acima, as quais podem ser tomadas por conflitantes no mbito terico-filosfico, toma-se como fio condutor do raciocnio, primordialmente, a perspectiva de Edgar Morin e o seu pensamento da complexidade:

OLAM Cincia & Tecnologia

Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br

Vol. 7

No. 3

Pag. 212

Para ns, seres vivos, a vida parece evidente e normal, e a morte, surpreendente e inacreditvel. Mas se nos situarmos do ponto de vista do universo fsico, ento, como o exprime to bem a frase de Brillouin, citada em epgrafe, a vida que se torna surpreendente e inacreditvel, enquanto a morte no passa do retorno dos nossos tomos e molculas sua existncia fsica normal (MORIN, 2002, p. 27-28).

O prprio arcabouo de idias que alicera o pensamento religioso ocidental em diversos aspectos se coaduna com o enfoque acima proposto, como se pode perceber a partir do cotejamento de algumas passagens do Gnesis que dizem: E formou o Senhor Deus o homem do p da terra, e soprou-lhe nas narinas o flego da vida; e o homem tornou-se alma vivente (Gnesis 2:7). Do suor do teu rosto comers o teu po, at que tornes terra, porque dela foste tomado; porquanto s p, e ao p tornars(Gnesis 3:19). A importncia dessa referncia reside no fato de que no mbito da complexidade, as coisas e os seres no so estanques, separadas umas das outras. A no vida se imbrica com a vida, o fsico com o no fsico, neste caso atravs do p, da terra, elemento mineral em princpio abitico. Logo, possvel perceber relaes que fazem remeter a outros paradigmas forjados na evoluo histrica da humanidade, e mesmo do pensamento ocidental, frente necessidade de explorao de recursos naturais para seqenciar o crescimento e desenvolvimento social, cultural e econmico. Dessa forma, por exemplo, o antigo conceito da Terra como me, provedora, orgnica e, portanto j explicitamente de carter sistmico e totalizador tinha que ser deixada de lado em prol de uma viso mais pragmtica e mecanicista do mundo. E, assim, coube Ren Descartes, no sculo XVII, a primazia em alicerar e delinear uma nova postura filosfica frente aos domnios do homem e da natureza:
Descartes baseou toda sua concepo da natureza nessa diviso fundamental entre dois domnios separados e independentes: o da mente, ou res cogitans, a coisa pensante, e o da matria, ou res extensa, a coisa extensa. Mente e matria eram criaes de Deus, que representava o ponto de referncia comum a ambas e era a fonte da ordem natural exata e da luz da razo que habilitava a mente humana a reconhecer essa ordem. Para Descartes, a existncia de Deus era essencial sua filosofia cientfica, mas, em sculos subseqentes, os cientistas omitiram qualquer referncia explcita a Deus e desenvolveram suas teorias de acordo com a diviso cartesiana, as cincias humanas concentrando-se na res cogitans e as naturais, na res extensa (CAPRA, 2002, p.55-56).

Posteriormente, a cincia j segmentada, ofereceu a oportunidade para a Biologia se desenvolver tendo todo um sistema de idias apontando para o que ficou conhecido como a Teoria da Evoluo das Espcies, trazida tona por Darwin, mas j trabalhada em sua gnese por Lamarck dcadas antes. Este fato marca a passagem para outro paradigma, este baseado na evoluo das espcies e, no mais, num mundo onde tudo se assemelha a uma mquina construda por Deus,
OLAM Cincia & Tecnologia Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br Vol. 7 No. 3 Pag. 213

salientando-se que na sua essncia permanece o elo da criao, o que pode ser respaldado nas palavras de Peterson (2005):
O exame de fsseis, registros petrificados do passado, nos ensina que os complexos organismos vivos surgiram subitamente sobre a face da terra. Outrossim, o tempo no modificou o suficiente a ponto de alterar o relacionamento bsico que tm uns com os outros. Os organismos modernos nos ensinam que a transformao uma caracterstica da vida e do tempo, mas tambm nos esclarecem que h limites que ela no pode ultrapassar de maneira natural, e que ns os cientistas estamos tentando entender.

Essa nova forma de ver e interpretar o mundo predomina, substancialmente em todas as reas e, nas Cincias Humanas e Sociais, torna-se contempornea de outro marco terico de grande significncia que o Materialismo Histrico Dialtico. Embora, tambm, a Teoria do Materialismo Histrico Dialtico tenha tido predecessores importantes, se firmou atravs da obra de Karl Marx no final do sculo XIX e incio do sculo XX, a qual buscava entender e fornecer um corpo terico de conhecimento baseado no estudo da sociedade capitalista numa abordagem histrica (HUNT; SHERMAN, 2001, p. 92). Ao contrrio da metafsica, a dialtica no enxerga a natureza como um aglomerado acidental de coisas e fenmenos desconectados e isolados uns dos outros, mas sim como um todo conectado e integral, no qual as coisas e os fenmenos so organicamente conectados, dependentes e determinados uns pelos outros. O mtodo dialtico, portanto, assevera que nenhum fenmeno natural pode ser entendido isoladamente, dissociado do seu contexto e dos demais fenmenos, inclusive os sociais, historicamente condicionados. Desta forma qualquer fenmeno em qualquer campo da natureza pode se tornar sem sentido se no for considerado a partir de sua conexo com as condies do seu entorno. Segundo Engels toda a natureza, das menores s maiores estruturas, dos gros de areia s estrelas, dos protistas ao homem, deve a sua existncia a um eterno vir a ser e deixar de ser, em um fluxo incessante, sob movimento contnuo e mudana (ENGELS, 2006, p. 48). Portanto, a dialtica considera as coisas e suas imagens perceptivas essencialmente a partir de suas interconexes, em suas concatenaes, sem seu movimento, surgimento e desaparecimento (MARX; ENGELS, 1982, p. 23.) Por fim, em meados do sculo XX, nova mudana paradigmtica perfila seu descortinamento capitaneado pelo trabalho de Bertalanffy, o qual ser tratado com mais detalhes no item referente abordagem sistmica. Cabe aqui considerar, no entanto, a importncia e contribuio que as pesquisas paralelas, ao longo de sculos, no mbito da Fsica, na qual se usou a aplicao da mecnica newtoniana ao estudo dos fenmenos trmicos... levou fsicos formulao da termodinmica, a cincia da complexidade (CAPRA, 2002, p. 67), teve para a formulao do que se conhece como Pensamento Complexo.
OLAM Cincia & Tecnologia Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br Vol. 7 No. 3 Pag. 214

Coloca-se dessa forma porque o Geossistema, entendido como sistema ambiental fsico, concretiza-se na superfcie terrestre atravs de elementos de ordem fsica como a topografia, os solos e a vegetao, excluindo o homem. Este, no entanto, aparece quando se considera o antrpico agindo sobre o sistema fsico atravs, principalmente de suas atividades econmicas, sociais e culturais influenciando, significativamente o ambiente e, compondo claramente um territrio, visto que esses elementos se materializam numa determinada rea geogrfica frente a determinadas esferas e hierarquias de regulao e poder. Tomando-se o geossistema como referncia para uma anlise crtica visando um planejamento/gesto ambiental, depara-se com a questo de como fazer, que ferramentas utilizar, que indicadores so realmente relevantes, como processar os dados obtidos e como evidenci-los de forma clara e objetiva para que outros possam entender os resultados obtidos. exatamente neste ponto que se traz tona a proposio metodolgica de Tricart de anlise morfodinmica da paisagem, salientando a importncia que o referido autor dava para as observaes morfoestruturais, processuais e funcionais da superfcie terrestre durante o estudo de um determinado sistema de paisagens, e que influenciavam diretamente a sua morfodinmica. Dessa forma, ele defendeu que o estudo dos processos superficiais atuais deve ser conduzido com base na perspectiva interdisciplinar (TRICART, 1977, p. 68), atentando-se para a sua natureza, a intensidade dos mesmos e a distribuio deles na rea caracterizada por um mesmo sistema morfognico. No mbito da anlise das influncias antrpicas sobre a morfognese se faz necessrio a interdisciplinaridade principalmente quando a degradao deve ser examinada, simultaneamente, sob os diversos aspectos que se condicionam uns aos outros: cobertura vegetal, solos, processos morfogenticos, condies hdricas (TRICART, 1977, p.68), finalizando com a estimativa do grau de estabilidade morfodinmica o que, no corpo de um diagnstico de significativa importncia para a avaliao em escala espacial adequada, bem como para prover subsdios de organizao e gesto do territrio. Essa metodologia de Tricart foi, recentemente, adaptada por Corra e Azambuja (2005) para aplicao no mapeamento geomorfolgico de processos superficiais em micro-escala. Nessa metodologia so eleitos para a anlise da estabilidade morfodinmica da paisagem os nveis categricos Estrutura Superficial da Paisagem, Uso do Solo, Vegetao e Processos Superficiais da Paisagem, passveis de observao e classificao qualitativa direta em campo. O processo de aplicao desta abordagem requer, desde sua concepo, o conhecimento e emprego por parte do(s) pesquisador (es) envolvido(s) da abordagem sistmica. Na coleta de informaes de campo utilizam-se a base cartogrfica disponvel para a rea e instrumentos necessrios tomada de coordenadas (GPS de mapeamento), altitudes (barmetro de preciso), inclinao e medio do terreno (clinmetro e trena respectivamente). Diante da necessidade de verticalizao da anlise dos parmetros morfodinmicos, coletam-se tambm amostras de solo, as quais podem
OLAM Cincia & Tecnologia Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br Vol. 7 No. 3 Pag. 215

ser levadas para anlise em Laboratrio de Fertilidade do Solo, pois em determinada escala de tratamento das informaes espaciais os elementos presentes nas anlises de macronutrientes e micronutrientes tornam-se fundamentais para o estudo agroecolgico em simultaneidade ao estudo morfodinmico. O procedimento metodolgico requer a demarcao e anlise detalhada de cada clula da rea de estudo de acordo com os parmetros j referenciados, tomando-se por base reas-pilotos de um hectare e clulas de 100 m2 de acordo com a proposta de Corra e Azambuja (2005). Os dados obtidos da observao direta de cada clula so tentativamente parametrizados em uma escala de estabilidade/instabilidade morfodinmica variando de 1 a 3. Os valores obtidos para cada parmetro so inseridos numa planilha Excel e processados pelo Programa Surfer 8.0, tendo-se o cuidado de se observar o Datum da carta que serve de subsdio anlise. Por fim so gerados cartogramas para cada nvel categrico evidenciando uma sntese para a confrontao com o Mapa Geomorfolgico de detalhe da rea de estudo, arte-finalizado no Programa Corel 12 a partir de um croqui detalhado construdo mediante observao dos atributos morfolgicos e morfomtricos do terreno diretamente em campo em escala de 1:100. Os resultados luz de determinadas referncias pr-definidas apontam para o equilbrio (estabilidade morfogentica) ou no (instabilidade agravada) da rea de estudo. Os resultados geram uma base de dados espacializados a partir da qual se pode aferir o nvel da sustentabilidade agroecolgica na rea trabalhada em determinada escala espacial e temporal. Esses resultados podem ainda ser aplicados anlise do conjunto da agricultura/pecuria como agentes da morfodinmica j que a nfase presente nesse enfoque o resgate da anlise fsica do meio a partir da insero dos componentes agroecolgicos como proposto Tricart.

AGROECOLOGIA E AGROECOSSISTEMA Entender como a agroecologia contribui para a gesto ambiental outro ponto que merece destaque e melhor explicitao. Deve-se, antes de qualquer considerao, clarificar esse conceito, definir qual a sua unidade bsica de anlise e sua relao com o geossistema, j tratado acima. Podem-se encontrar as bases para o conceito da Agroecologia em Altieri (2001, p. 28), o qual afirma que:
la ciencia de la agroecologa, que es definida como la aplicacin de los conceptos y princpios ecolgicos para desear agroecossistemas sustentables, provee una base para evaluar ja complejidad de los agroecossistemas. La idea de la agroecologia es ir ms all del uso de prcticas alternativas y desarrolar agroecossistemas con una dependencia mnima de agroqumicos y subsdios de energia enfatizando sistemas agrcolas complejos en los cuales las interacciones ecolgicas y los sinergismos entre sus componentes biolgicos proveen los mecanismos para que los sistemas subsidien la fertilidad de su prpio suelo, la productividad y la proteccin de los cultivos. OLAM Cincia & Tecnologia Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br Vol. 7 No. 3 Pag. 216

Logo, evidente a importncia que se verifica na concepo agroecolgica para uma gesto ambiental condizente com a perspectiva de sustentabilidade atravs do uso de tcnicas e metodologias de cultivo e manejo que visem integrao dos diversos fatores inerentes ao meio fsico, e que fornecem suporte edfico e elementos nutricionais para as plantas a cultivadas, bem como aos animais, favorecendo a harmonizao do agroecossistema. Tambm expe as cicatrizes pretritas que influenciam beneficamente ou no o cultivo estabelecido e sua relao com a fauna e a flora. Todo esse enfoque desenha um agroecossistema que se delineia numa determinada paisagem. O agroecossistema, portanto, pode ser entendido como uma comunidade de plantas y animales interactuando com su ambiente fsico y qumico que h sido modificado para producir alimentos, fibra, combustible y otros productos para el consumo y procesamiento humano (ALTIERI, 2001, p.28). Essa conceituao conduz a refletir sobre processos ecolgicos que permeiam as atitudes e aes no desenho e re-desenho de agroecossistemas tais como: buscar fortalecer a imunidade dos mesmos frente a pragas e enfermidades de forma natural; proporcionar a diminuio da toxidade pela eliminao do uso de agroqumicos; favorecer a ciclagem de nutrientes e decomposio da matria orgnica; observar e, se possvel, harmonizar os diversos ciclos envolvidos na produo e equilbrio do sistema natural; favorecer a conservao e regenerao do solo, da gua e da biodiversidade; possibilitar a sustentao da produtividade ao longo do tempo. Esta exposio ressalta o fato de que Ecologia e Agronomia estiveram presentes outrora no objetivo de solucionar desafios relacionados com a atividade agrcola/agrria, consorciando-se, por vezes, com a Economia, a Geografia e outras tantas cincias que subsidiam a academia e a vida cotidiana das sociedades:
Quando em 1866, Haeckel introduziu o conceito de ecologia, com base no sufixo grego (Oikos=casa), apresentando-a como cincia que estuda as relaes de todos os membros da terra (casa). Nesta mesma poca, segundo Alier e Schlupmann (1993) o naturalista e explorador alemo Alexander von Humboldt percorreu a Amrica Latina, identificando o potencial bio-fertilizante do excremento de aves peruanas (guano) que levou para a Europa com o objetivo de ser utilizado na agricultura como soluo para a crise de subsistncia alimentar. Humboltd comungava da viso holstica e sistmica uma vez que considerava o planeta como um grande todo (MARTINS, 2007, p. 50).

Observa-se que, apesar das diferentes vises de mundo e diferentes posturas acadmicas com a prevalncia do cartesianismo, vrios e de diferentes origens e pocas foram os pesquisadores/tericos que se debruaram sobre outra forma de fazer cincia e, conseqentemente tentar influenciar decises de cunho poltico e de planejamento. Entre estes, esto Jean Tricart, Sotchava, Bertrand, Bertalanffy, Altieri, sendo estes alguns dos autores de cujas idias o presente trabalho se aproxima.

OLAM Cincia & Tecnologia

Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br

Vol. 7

No. 3

Pag. 217

Relacionando-se, ento, o agroecossistema ao geossistema, busca-se em Sotchava (1977, p.7) o elo que permite a aplicao da metodologia, inicialmente proposta por Tricart e, posteriormente, adaptada por Corra e Azambuja (2005). Essa ligao posta da seguinte forma:
influncias antropogncias dizem respeito a numerosos componentes naturais de um geossistema (mudanas de umidade e regime de salinidade dos solos, modificaes da vegetao, poluio do ar). Todos esses ndices determinam o estudo varivel de um geossistema em relao estrutura primitiva e refletem-se em seu modelo. As ditas paisagens antropognicas nada mais so do que estados variveis de primitivos geossistemas naturais, podendo ser referidos esfera de estudo do problema da dinmica da paisagem.

Ou seja, a partir do momento em que os estudos e as propostas tericas e metodolgicas da agroecologia comearam a se desenvolver, passou a haver uma preocupao especfica com indicadores e variveis que pudessem ser devidamente aplicados, evidenciando resultados elucidatrios passveis de serem administrados em planos de gesto continuada. Entre esses trabalhos encontra-se os de Gutierrez et al (1993) e Conway e Barbier (1988) apud EMBRAPA (2003, p. 28), que disponibiliza quatro propriedades ou comportamentos nas quais devem-se enquadrar indicadores, que so assim descritas:
Produtividade produo primria por unidade de insumo utilizado (gua, energia, nutrientes) num perodo de tempo. Pode ser alta ou baixa, dependendo da base de recursos naturais; Estabilidade grau no qual a produtividade se mantm constante, frente a pequenas distores causadas por flutuaes climticas ou outras variveis ecolgicas e econmicas; Elasticidade ou resilincia capacidade de recuperao do sistema frente a perturbaes externas (capacidade de resposta ou robustez); Equidade distribuio eqitativa do recurso econmico e dos benefcios, dos custos e dos riscos gerados pelo manejo do sistema.

Essas propriedades devem ser vistas luz das dimenses econmicas, sociais, tcnicas e ambientais e, os indicadores de sustentabilidade de um agroecossistema propriamente dito, devem refletir esses atributos. Mas, importante frisar que no h consenso em universalizao de indicadores. Pelo contrrio, cada sistema possui suas categorias, caractersticas, elementos especficos que devem formar seu prprio conjunto de indicadores. No entanto, Toews (1987) apud EMBRAPA (2003, p. 31) distingue algumas categorias que considera como principais propiciando queles que desejem empreender estudos nessa rea, um caminho a seguir, so eles:
Indicadores gerais (estado geral do sistema); Indicadores de diagnstico porque mostra sinais de degradao; OLAM Cincia & Tecnologia Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br Vol. 7 No. 3 Pag. 218

Indicadores de estimativa de risco fatores que conduzem, com alta probabilidade, ao desenvolvimento no-sustentvel; Indicadores de fitness (robustez);

Os indicadores devem possuir as seguintes caractersticas:


aplicveis em um grande nmero de sistemas ecolgicos, sociais e econmicos; mensurveis e de fcil medio; de fcil obteno e de baixo custo; concebidos de tal forma que a populao local possa participar de suas medies, ao menos no mbito da propriedade.

Por fim esse conjunto de conceitos, procedimentos metodolgicos e uso de tcnicas especficas e indicadores se imbricam num contexto uno e complexo respaldado no paradigma sistmico, assunto do tpico a seguir. No entanto, antes de avanar no texto, refora-se o significativo alcance dos propsitos agroecolgicos e sua inerente importncia no contexto da gesto ambiental, especificamente no que se refere ao campo, atravs da viso do desenvolvimento sustentvel que, por sua vez, permite buscar sinergias entre as cincias agrrias, ecolgicas, econmicas, sociolgicas, geogrficas, entre outras, de forma que o pensar estratgico e complexo consiga, pelo menos em parte e numa perspectiva de pequena e mdia escala temporal, atingir problemas como a pobreza, a degradao ambiental, a falta de educao, o descaso poltico, em vrios aspectos, concernentes ao trato das produes agrcolas/agrrias e o meio ambiente.
El resultado final del deseo agroecolgico es mejorar la sustentabilidad econmica y ecolgica del agroecossistema, con un sistema de manejo propuesto a tono con la base local de recursos y con una estrutuctura operacional acorde con las condiciones ambientales y scio-econmicas existentes. En una estratgia agroecolgica los componentes de manejo son dirigidos con el objetivo de resaltar la conservacin y mejoramiento de los recursos locales (germoplasma, suelo, fauna benfica, diversidad vegetal, etc.) enfatizando el desarrolo de un a metodologia que valore la participacin de los agricultores, el uso del conocimiento tradicional y la adaptacin de las explotaciones agrcolas a las necessidades locales y las condiciones socioeconomicas y biofsicas (ALTIERI; NICHOLLS, 2007, p. 14).

Isto posto, observa-se que no mbito da pesquisa agrria: o sistemismo, em linhas


gerais, prope-se como um paradigma cientfico, prximo aos agricultores e ligado interveno e ao. Como ideologia cientfica, tem a pretenso de dar sentido complexidade dos fenmenos sociais e naturais, envolvendo, por exemplo, disciplinas como a sociologia e a agronomia (ALMEIDA, 2003, p. 2).

O PARADIGMA SISTMICO Pensar e agir sistemicamente, em qualquer rea de estudo, requer refletir problemas sob o aspecto da ordem, da organizao, da totalidade, entre outros. Logo, so
OLAM Cincia & Tecnologia Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br Vol. 7 No. 3 Pag. 219

abordagens que fogem ao tradicional reducionismo da cincia que, busca entender os fenmenos, prioritariamente, pelo observvel e pelo testvel, fundamentado sobremaneira na fsica e na matemtica, vindo a contribuir ao longo do tempo na extrema especialidade que esquece, ou no encontra espao para entender o todo, ficando retido, apenas, na questo da causa e efeito de forma linear. Sabe-se que, mesmo no sistemismo, analisar causas e efeitos necessrio e at imprescindvel, mas a diferena que se deve observar que as causas podem ser recursivas, estabelecendo-se ciclos que, gradativamente vo se fechando em espiral numa infinitude quase que catastrfica, o que pode gerar uma nova ordem e uma nova organizao. No espao, tomando-se aqui o conceito colocado por Suertegaray (2004, p. 189), espao geogrfico dinmico, podendo ser lido atravs de vrios conceitos, inclusive o de geossistema, sem desconhecermos que cada uma das dimenses est contida nas demais. (Idia da unicidade na diversidade de Morin), os sistemas so detectados, inicialmente de ordem fsica interligados, os quais por sua vez, se interligam com outros, de carter mais social e humano, mas que no podem prescindir dos primeiros, que servem de suporte para os segundos e que se retro alimentam recursivamente gerando novos sistemas. Portanto, verifica-se a importncia e pertinncia da agroecologia tendo-se em vista que as aes que predominaram na chamada Revoluo Verde, sob os auspcios do enfoque reducionista, objetivando, principalmente, o controle de pragas e enfermidades atravs do uso de agroqumicos contriburam, sobremaneira, para o fortalecimento de determinados patgenos, enfraquecimento da fertilidade do solo agravado por processos de arao mecnica, desmatamento de reas para dar lugar ao avano produtivo entre outros, alm de no considerar devidamente o valor individual de conhecimento local dos principais interessados, no caso considerandose aqueles engajados na pequena e mdia produo. O reflexo desses procedimentos recai, ento, na paisagem, tanto no que diz respeito ao meio fsico quanto ao humano. Logo, de extrema relevncia as consideraes feitas por Tricart acerca da necessidade de se planejar bem o territrio para assim, bem gerenci-lo. Ao se procurar resgatar a abordagem ecodinmica proposta por este autor, o qual explicita a importncia de um diagnstico agroecologico e enfatiza que: o melhor instrumento lgico de que dispomos para estudar os problemas do meio ambiente o sistema (...) por natureza dinmico e por isso adequado a fornecer os conhecimentos bsicos para uma atuao o que no o caso de um inventrio, por natureza esttico (TRICART, 1977, p. 19). Verifica-se que essas afirmaes encontram respaldo na Teoria dos Sistemas, a qual j vinha sendo trabalhada desde a dcada de 1930 do sculo XX, mas que s aflorou com vigor a partir da dcada de 1950 quando o paradigma reinante, visto como totalizador e abrangente, j se apresentava cambaleante. No entanto, a chegada de uma nova metanarrativa cientfica necessitava vencer a relutncia e militncia contrria de grande parte dos acadmicos, que no encontrava, ainda, bases suficientemente slidas para abraar uma nova abordagem terica e metodolgica.
OLAM Cincia & Tecnologia Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br Vol. 7 No. 3 Pag. 220

O entendimento da concepo da abordagem sistmica pode ser realizado atravs, por exemplo, de Bertalanffy (1973, p.76), em sua Teoria Geral dos Sistemas que diz:
O mundo, conforme disse uma vez Aldous Huxley, como um bolo de sorvete napolitano, onde os nveis o universo fsico, o biolgico, o social e o moral representam as camadas de chocolate, morango e baunilha. No podemos reduzir o morango ao chocolate, o mximo que podemos dizer que talvez em ltima instncia tudo seja baunilha, tudo seja pensamento ou esprito. O princpio unificador que encontramos organizao em todos os nveis.

Essa organizao tambm est presente nas preocupaes de Tricart em relao organizao de territrios agrcolas/agropecurios, levando-se em considerao a dinmica da paisagem, a qual pode ser captada atravs da ecodinmica. Podem-se destacar duas passagens pertinentes temtica aqui desenvolvida, ressalvando-se a poca em que foram escritas (TRICART, 1977, p. 71). Uma delas se coaduna perfeitamente com a questo do desenvolvimento sustentvel: (...) o problema maior que os conservacionistas aceitam em todos os termos o de chegar a ocupar, reorganizar e fazer o controle da Natureza de tal maneira que ela fornea aos homens o mximo de recursos sem se degradar. A outra passagem se coaduna com as atuais questes de gesto ambiental: Estamos convencidos que nenhuma ao de conservao, restaurao ou explotao ecolgica suscetvel de sucesso sem a participao dos que habitam as regies nas quais ela conduzida. Essa citao evidencia algo que faz parte dos aspectos metodolgicos da agroecologia que, aparentemente, pode passar despercebido pela maioria dos leitores, que a valorizao do nvel de conhecimento existente no senso comum, revalorizado nas comunidades locais, nas etnias originais entre outros. Ou seja, assimilar a importncia que h na interao do homem, habitante, produtor, vivente com o seu espao/territrio local, meio fsico, geossistema no qual possvel perceber, sentir, agir nos vrios sistemas que co-existem nesse meio fsico e, no caso tratado nesse trabalho de carter agrrio, predominantemente pequena e mdia produo, onde esse homem interage, bem ou mal, atravs dos agroecossitemas que se foram formando h dcadas e/ou sculos. Essa revalorizao, no entanto, no pode ser tomada de forma absoluta, mas sim, relativista. Captar o que benfico para a natureza e a produo, tomando o que pode ser inicialmente desprezado como singelo senso comum, como parmetro relevante, fazendo com que as pessoas sintam-se agentes de si mesmas e de suas geraes futuras de forma participativa e tambm sem esquecer o que a cincia pode oferecer como viso de mundo. Essa parceria tem que ser visualizada pelos profissionais atuantes na rea, pelos produtores, pelas instituies atinentes ao processo, pela sociedade enfim. Logo, acredita-se que a essncia da agroecologia e da ecodinmica est em perfeita harmonia com a definio de sistema oferecida por Morin (2003, p. 130): concebeOLAM Cincia & Tecnologia Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br Vol. 7 No. 3 Pag. 221

se sistema como unidade global organizada de interrelaes entre elementos, aes ou indivduos. No entanto, no se deve esquecer que a organizao, as emergncias inerentes ela, as subordinaes, o seu design fsico no tempo e no espao so conceitos que do complexidade ao sistema.

CONSIDERAES FINAIS Aps essa breve reflexo, pressupe-se ter contribudo para o reconhecimento de um fato, ainda no demonstrado, que a pertinncia e atualidade da proposta agroecolgica na obra de Jean Tricart. Esta se expressa, sobretudo no mbito da Geografia fsica aplicada, especificamente a partir do contexto da Geomorfologia Dinmica, a qual se encontra, desde que sob o olhar sistmico, inserida na cincia da totalidade. O termo totalidade, na concepo sistmica, se reveste de delicadeza cristalina no que se refere ao seu conceito que, via de regra, remete ao holismo. Enquanto a idia holstica preza o todo pelo todo, reduzindo esse todo e simplificando a complexidade atravs de suas propriedades inerentes ao sistmico, o reducionismo reduz o todo s suas partes, simplificando tambm o complexo das organizaes, das relaes, das interaes que h entre e intra-partes. A contribuio ecodinmica de Tricart emerge ento valorizando e ressaltando os aspectos da interao holstica dos nveis de integrao das paisagens fsicas, a partir do resgate da dinmica superficial enquanto conjunto de processos desencadeados, catalisados e retro-alimentados pelos diversos nveis de imbricao entre os sistemas fsicos terrestres e a mutvel dinmica scio-cultural de uso antrpico das terras. Ao se aplicar os preceitos e metodologia da ecodinmica na busca de entendimento da morfodinmica da paisagem em associao ao estudo do agroecossitema, utilizando-se para isso os preceitos e metodologias prprias da agroecologia, estse, tambm, fazendo um esforo na linha de raciocnio da abordagem sistmica, tentando-se detectar a teia de inter-relaes que emergem de suas organizaes, re-organizaes e que se concretizam no design fsico, principalmente no mbito da Geomorfologia dinmica, bem como em sua totalidade mltipla, que se vislumbra atravs dos elementos espcies, homem e sociedade. Por fim, para fazer jus ao contexto complexo, faz-se necessrio respaldar o estudo em interaes sinrgicas das diversas abordagens da cincia, que possam fornecer, de uma forma interdisciplinar, os fundamentos para compreenso e possvel interveno nas diversas escalas da organizao espacial rural. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ALMEIDA, J. O enfoque sistmico e a interpretao dos processos sociais rurais: usos de redutores de um pretenso paradigma holstico. Revista Redes, vol. 8, n. 1, jan.-abr. 2003.
OLAM Cincia & Tecnologia Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br Vol. 7 No. 3 Pag. 222

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinmica produtiva da agricultura sustentvel. 4 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. ALTIERI, M. Agroecologia: principios y estrategias para desear sistemas agrarios sustentables.Disponvel em: < http://72.14.205.104/search?q=cache:4vGLm0080EwJ:www.agroeco.org/brasil/mater ...>, Acesso em: 14 set. 2007. ALTIERI, M.; NICHOLLS, C. I. Agroecologia: teora y prctica para uma agricultura sustentable. (Serie textos bsicos para La formacin ambiental). Mexico D.F., Mexico: Programa de las Naciones Unidas para El Medio Ambiente, Red de Formacin Ambiental para Amrica Latina y El Caribe, 2000. Disponvel em: <http://www.pronaf.gov.br/dater/arquivos/0811709698.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2006. ALTIERI, M.; NICHOLLS, C. I. Agroecologia: princpios y estratgias para uma agricultura sustentable en la America Latina del siglo XXI. Mimeo. Aula Agroecologia C66 do Curso por Internet Agroecologia: diseando agroecosistemas biodiversos y sustentables. Perodo: Ago. Dez. 2007. Oferecimento da REDCAPA, Universidad de Califrnia em Berkeley y Sociedad Cientfica LatinoAmericana de Agroecolgia (SOCLA). 2007. AMADOR, M. B. M.; BARBOZA, A.D. Uma percepo de sistemas de produo agropecuria de base quase natural em dois municpios do Agreste de Pernambuco uma busca de conceitos agroecolgicos. III Simpsio Nacional de Geografia Agrria, II Simpsio Internacional de Geografia Agrria, Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira. Presidente Prudente: 2005. 1 CD-ROM. ANAIS/ISSN 1980 4563. AMADOR, M. B. M.; BARBOZA, A.D. A complexidade da articulao economia x ecologia na abordagem da agricultura orgnica: observaes de campo, 2005 em assentamento no municpio de Pombos PE. Simpsio Nordestino de Agroecologia e Agricultura Familiar-SNAAF. Recife: UFRPE, 2005. 1 CD ROM. AMADOR, M. B. M. Reflexes sobre a temporalidade de conceitos agroecolgicos. In: Simpsio da Ps-Graduao em Geografia da UFPE, 3, 2005. Recife. Mimeo. AMADOR, M. B. M. O sistmico e as questes terico-metodolgicas da sustentabilidade no mbito da geografia. II Frum Ambiental de Alta Paulista. Tup, SP: ANAP/FACCAT/UNESP, 2006. 1 CD-ROM sob o ISSN 1980-0827. Disponvel em: <http://www.amigosdanatureza.org.br/noticias/306/trabalhos/115. AS8.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2007. AMADOR, M. B. M.; CORRA, A. C. de B.; BARBOZA, A. D. A pequena pecuria no contexto da ecodinmica local: estudo de caso em Pedra-PE. In: III Frum Ambiental de Alta Paulista. Tup, SP: ANAP/UNESP-Tup, 2007. 1 CD ROM sob o ISSN 1980-0827. Disponvel em: <
OLAM Cincia & Tecnologia Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br Vol. 7 No. 3 Pag. 223

http://www.amigosdanatureza.org.br/noticias/358/trabalhos/272.PecuariaOK.pdf>. Acesso em: 04 set. 2007. AMADOR, M. B. M. Sustentabilidade: constatao de uma prtica, ainda, abissal em ambiente rural. Disponvel em: < http://www.amigosdanatureza.org.br/>. Acesso em: 04 set. 2007. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. BERTALANFFY, L. Von. Teoria geral dos sistemas. Petrpolis: Vozes, 1973. BRUNS, G. B. de. Afinal, o que gesto ambiental? Disponvel em: <http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./gestao/index.html&conte udo=./gestao/artigos/....> Acesso em: 16 out. 2007. CAPRA, F. O ponto de mutao. Traduo de lvaro Cabral. 23 ed. So Paulo: Cultrix, 2002. CARDOSO, T. Homenagem a Jean Tricart (1920-2003). Revista Brasileira de Geomorfologia, Uberlndia: UFU, ano 4, n. 2, p. 101-102 set. 2003. Disponvel em: <http://www.ig.ufu.br/ugb/Revista/Revista4-2_2003/Revista4-2_JeanTricart_2003.pdf >, acesso em 02 ago. 2007.

COMISSO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Editora da Fundao Getlio Vargas, 1988. CORREA, A. C. de; AZAMBUJA, R. N. Avaliao qualitativa em micro-escala da estabilidade da paisagem em reas sujeitas desertificao no ambiente semi-rido do Nordeste do Brasil. Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada. So Paulo: USP, 2005. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECURIA ( EMBRAPA). Embrapa Meio Ambiente. Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Indicadores de sustentabilidade em agroecossistemas. Editores Tcnicos Joo F. Marques, Ladislau A. Skorupa, Jos Maria G. Ferraz. Jaguarina, SP: Embrapa Meio Ambiente, 2003. ENGELS, F. Dialectics of nature. London: Wellred, 2006. GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecolgicos em agricultura sustentvel. 3 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. HUNT, E. K.; SHERMAN, H. J. Histria do pensamento econmico. Traduo de Jaime Larry Benchimol. 20 ed. Petrpolis: Vozes, 2001.

OLAM Cincia & Tecnologia

Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br

Vol. 7

No. 3

Pag. 224

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. MARTINS, S. R. A responsabilidade acadmica na sustentabilidade do desenvolvimento: as cincias agrrias e a (falta de) percepo dos ecossistemas. Disponvel em: <http://www.agroeco.org/brasil/material/Eisforiasrmartins.rtf> Acesso em 30 set. 2007. MARX, K.; ENGELS, F. Obras escolhidas. Lisboa: Avante, 1982. MORIN, E. O mtodo II: a vida da vida. Traduo de Marina Lobo. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2002. MORIN, E. O mtodo I : a natureza da natureza. Traduo de Ilana Heineberg. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2003. PETERSON, M. S. Investigao sobre a teoria da evoluo das espcies. Disponvel em: <http://fisterras.soios.com/conios/evolussao%20das%20especies.php>, Acesso em: 19 nov. 2007. ROSSETI, J. P. Introduo economia. 7 ed. So Paulo: Atlas, 1978. SOTCHAVA, V. B. O estudo dos geossistemas. Mtodos em questo. Universidade de So Paulo: Instituto de Geografia, 1977. SOUZA, E. T.; AMADOR, M. B. M. A atividade de fabricao de queijo no municpio de Venturosa PE e a gerao, gesto e destinao do lixo produzido. II Frum Ambiental de Alta Paulista. Tup, SP: ANAP/FACCAT/UNESP, 2006. 1 CD-ROM sob o ISSN 1980-0827. Disponvel em: < http://www.amigosdanatureza.org.br/noticias/306/trabalhos/100.EA-1A.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2007. SUERTEGARAY, D. M. A. Ambincia e pensamento complexo: ressignific(ao) da geografia. In: Geografia: cincia do complexus: ensaios transdicplinares. Porto Alegre: Sulina, 2004. p. 181- 208. TRICART, J. Ecodinmica. Rio de Janeiro: IBGE, Diretoria Tcnica, SUPREN, 1977. VASCONCELLOS, M. J. E. de. Pensamento sistmico: o novo paradigma da cincia. 5 ed. Campinas, So Paulo: Papirus, 2006. VEIGA, J. E. da. A face rural do desenvolvimento: natureza, territrio e agricultura. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 2000.

OLAM Cincia & Tecnologia

Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br

Vol. 7

No. 3

Pag. 225

RESUMO Um dos propsitos desse trabalho resgatar a importncia e atualidade do pensamento de um dos mais expressivos gegrafos do sculo passado, o francs Jean Tricart, preocupado com o entendimento da estruturao fsica da paisagem geogrfica, mas tambm com a participao do componente antrpico, inerente composio dos ambientes altamente transformados, sobre os quais se assentam a sociedade. Desta forma, a proposta terica de Tricart assume ainda uma viso de planejamento ambiental, tpico que se constitui em desafio pleno na atualidade, principalmente no que tange a gesto ambiental em seu mais amplo aspecto. A partir deste vis, este trabalho tenta expor algumas consideraes sobre a aplicabilidade metodolgica da viso integradora de Tricart, a partir do cotejamento da bibliografia pertinente associada experincia de campo. A pesquisa ora apresentada foi realizada no mbito do desenvolvimento de uma tese de doutorado, alicerada sobre a testagem da metodologia de Tricart em um contexto de investigao no qual a Geografia tomada enquanto cincia una e complexa. Para fins procedimentais de integrao de dados, utilizou-se como recurso de tratamento das informaes espaciais o Programa Surfer 8.0, voltado anlise dos parmetros coletados diretamente em campo. Ao mesmo tempo tambm foram coligidos indicadores e procedimentos metodolgicos disponveis em trabalhos sobre agroecologia que permitiram efetivar o trabalho de articulao entre o geossistema e o agroecossistema. Por fim verificou-se a relevncia da incurso na proposta metodolgica deixada por Tricart, principalmente a partir da articulao do conceito de Ecodinmica, proposto ainda em meados da dcada de 1970. A retomada desta abordagem mostrou-se de extrema valia frente demanda que se impe queles que se dedicam a estudos, pesquisas e trabalhos de cunho tcnico-cientfico no mbito da sustentabilidade ambiental em associao com a presena cada vez mais marcante da abordagem sistmica. Palavras-chave: Jean Tricart. Agroecologia. Geossistema. Agroecossitema. Abordagem Sistmica. Gesto Ambiental.

ABSTRACT The aim of this work is to recover the importance and contemporariness of the thought of one of last centurys most expressive geographers, the French Jean Tricart, who was deeply concerned with the understanding of landscapes physical structure, as well as the role of the human component, inherent to the composition of the highly transformed environments on which society is grounded. In this regard, Tricarts theoretical proposition gains an environmental planning status, since this topic constitutes one of present days challenges, mainly as it is concerned with the broader aspects of environmental management. Following this viewpoint, this work attempts to list a few considerations regarding the methodological application of Tricarts integrating vision, based on the gleaning of adequate literature coupled with field experience. This research was conducted as part of the development of a doctorate thesis, aiming at testing Tricarts method in an investigative context in which geography is conceived as a unifying and complex science. In order to carry on data integration, spatial information was treated by means of Surfer 8.0 software, aimed at the analysis of field collected parameters. At the same time indicators and methodological procedures were chosen in other agroecological works which enabled the articulation between the concepts of geosystem and agroecosystems. Finally, the relevance of using Tricarts approach was tested based on the integration of ecodynamics concept as it was originally proposed in the early 1970s. The recover of this approach has proved itself of great value facing the growing demand challenging those who deal with studies and scientific research in the realm of environmental sustainability coupled with the growing presence of the systemic approach. Key words: Jean Tricart. Agroecology. Geosystem. Agroecosystem. Systemic Approach. Environmental Management. OLAM Cincia & Tecnologia Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br Vol. 7 No. 3 Pag. 226

Informaes sobre os autores: [1] Maria Betnia Moreira Amador http://lattes.cnpq.br/5972080563625073 Doutoranda em Geografia UFPE; docente da UPE, Campus Garanhuns. Contato: betaniaamador@yahoo.com.br [2] Antnio Carlos de Barros Corra http://lattes.cnpq.br/6188875235262429 Ps-Doutor em Geografia UNESP/SP; Docente e pesquisador da UFPE/PE. Centro de Filosofia e Cincias Humanas. Depto. de Cincias Geogrficas. Programa de Ps-Graduao em Geografia. Contato: dbiase@hotmail.com [3] Profa. Dra. Aldemir Dantas Barboza http://lattes.cnpq.br/1516747451510445 Doutora em Geografia UFRJ/RJ; Professora Adjunta UFPE. Centro de Filosofia e Cincias Humanas. Depto. de Cincias Geogrficas. Programa de Ps-Graduao em Geografia. Contato: aldemirdantas@bol.com.br

OLAM Cincia & Tecnologia

Rio Claro/SP, Brasil Ano VII Dezembro/2007 www.olam.com.br

Vol. 7

No. 3

Pag. 227

You might also like