You are on page 1of 9

1 PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MDIO LDB 1996 DCNEM1998.

PCN 1997 EF Reforma do EM em 1999 PCN EM 1999 PCN+ 2002 Orientaes Curriculares 2006 Objetivos gerais Os PCN so referenciais para a renovao e reelaborao da proposta curricular, reforam a importncia de que cada escola formule seu projeto educacional, compartilhado por toda a equipe, para que a melhoria da qualidade da educao resulte da co-responsabilidade entre todos os educadores. Eles auxiliam o professor na tarefa de reflexo e discusso de aspectos do cotidiano da prtica pedaggica, a serem transformados continuamente pelo professor. Configuram uma proposta flexvel, a ser concretizada nas decises regionais e locais sobre currculos e sobre programas de transformao da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. No configuram, portanto, um modelo curricular homogneo e impositivo. So considerados contedos conceituais, procedimentais e atitudinais. Os objetivos gerais do EF e EM e os objetivos do ensino-aprendizagem de matemtica nortearam a elaborao dos PCN. Utilizam a idia de O,C, M de Dmbrosio, ( objetivos, contedos e mtodos) e colocam a avaliao em discusso na elaborao do currculo.

Ensino Fundamental-EF
Objetivos da matemtica e suas relaes com os contedos Os objetivos evidenciam a importncia de o aluno valorizar a matemtica como instrumental para compreender o mundo sua volta e de v-la como rea do conhecimento que estimula o interesse, a curiosidade, o esprito de investigao e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas. Adotam como critrios para seleo dos contedos sua relevncia social e sua contribuio para o desenvolvimento intelectual do aluno, em cada ciclo. Os Parmetros Curriculares Nacionais de Matemtica apresentam os objetivos em termos das capacidades a serem desenvolvidas em cada ciclo, assim como os contedos para desenvolv-las. So apontadas as possveis conexes entre os blocos de contedos, entre a Matemtica e as outras reas do conhecimento e suas relaes com o cotidiano e com os Temas Transversais.

2 Quanto aos contedos, apresentam um aspecto inovador ao explor-los no apenas na dimenso de conceitos, mas tambm na dimenso de procedimentos e de atitudes. Em funo da demanda social incorporam, j no ensino fundamental, o estudo da probabilidade e da estatstica e evidenciam a importncia da geometria e das medidas para desenvolver as capacidades cognitivas fundamentais. Contedos gerais e orientaes didticas Diviso em ciclos ainda no contempla a diviso do EF em 9 anos. As conexes entre os contedos so sugeridas sob o ponto de vista interdisciplinar, tanto dentro da prpria matemtica como em outras reas do conhecimento. Sempre visando trabalhar contextos reais e acessveis ao estudante. De forma geral podemos dizer que os contedos para o EF esto assim divididos. Divididos , mas propcio a inter-relacion-los. Contedos Conceituais (se relacionam a fatos e dados que permitem ao educando entender fenmenos e interpretar e organizar a realidade) Nmeros e operaes Espao e forma Grandezas e medidas Tratamento da informao 1 e 2 CICLOS - A Diferena do 1 para o 2 est, basicamente, na introduo do nmeros racionais. 3 e 4 CICLOS Nessa fase importante destacar o aprofundamento dos contedos anteriores e a introduo de contedos especficos da qumica e fsica, nmeros reais, com destaque para a introduo aos irracionais. Alm disso, os contedos visam uma maior capacidade para manipulaes algbricas, clculos de reas, volumes, inter-relaes entre lgebra e geometria, entendimento dos irracionais e suas relaes com a geometria. Tais contedos devem tambm preparar o estudante para os que viro no EM. Nmeros e Operaes Nmeros Naturais, Sistema de Numerao Decimal e Nmeros Racionais
Compreenso das regras do clculo com os inteiros pela observao de regularidades e aplicao das propriedades das operaes com os naturais.

O estudo dos nmeros racionais, nas suas representaes fracionria e decimal, merece especial ateno no terceiro ciclo, partindo da explorao de seus significados, tais como: a relao parte/todo, quociente, razo e operador.

3 Relaes funcionais pela explorao de padres em seqncias numricas que levem os alunos a fazer algumas generalizaes e compreender, por um processo de aproximaes sucessivas, a natureza das representaes algbricas. Operaes com Nmeros Naturais e Racionais . A idia de nmero irracional comea a ser trabalhada nos 3 e 4 ciclos. Ai tambm aprofundamos nas operaes algbricas, nas manipulaes, isto os recursos operatrios so enriquecidos e abstrados com o conhecimento algbrico mais trabalhado, mais complexo. Espao e Forma: Este bloco de contedos contempla no apenas o estudo das formas, mas tambm as noes relativas a posio, localizao de figuras e deslocamentos no plano e sistemas de coordenadas, transformaes geomtricas (isometrias, homotetias), de modo que permita o desenvolvimento de habilidades de percepo espacial, condies para que duas figuras sejam congruentes ou semelhantes. Alm disso, fundamental que nos estudos do espao e forma sejam explorados obras de arte, esculturas, artesanatos, mosaicos etc Grandezas e Medidas ( permite interligar os dois blocos anteriores) Neste bloco sero tratadas diferentes grandezas (comprimento, massa, tempo, capacidade, temperatura etc.) incluindo as que so determinadas pela razo ou produto de duas outras (velocidade, energia eltrica, densidade demogrfica etc.). Ser explorada a utilizao de instrumentos adequados para medi-las. Tratamento da Informao: selecionar, organizar e produzir informaes relevantes, para interpret-las e avali-las criticamente, estabelecer ligaes entre a Matemtica e os contedos de outras reas e com os Temas Transversais.

Contedos Procedimentais gerais Se relacionam manipulatrias, aritmticos e procedimentais: espetar, etc. com as competncias de resoluo de problemas, de tcnicas a utilizao de propriedades dos conjuntos numricos, clculos capacidade de manipulaes algbricas especficas. Contedos ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir, inferir, saltar, Contedos atitudinais gerais De forma geral desenvolver atitudes de segurana com relao prpria capacidade de construir conhecimentos matemticos, de cultivar a auto-estima, de respeitar o trabalho dos colegas e de perseverar na busca de solues, estimular o trabalho colaborativo, o respeito ao meio ambiente dentre outros. Podemos agrupar em valores, atitudes e normas. Orientaes Didticas

4 Indicam a Resoluo de Problemas como ponto de partida da atividade Matemtica e discutem caminhos para .fazer Matemtica na sala de aula, destacando a importncia da Histria da Matemtica e das Tecnologias da Comunicao. Discute a especificidade do processo ensino-aprendizagem levando em conta o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo dos estudantes. Destacam o uso da calculadora, a necessidade de conhecer e valorizar as experincias dos estudantes, a significao cultural. Apiam o ensino e aprendizagem por meio de projetos, contextualizados, por meio da abordagem etnomatemtica e modelagem. Apontam principalmente a importncia do ensino contextualizadado.

PCN Ensino Mdio


Tm como fundamentos filosficos a esttica da sensibilidade (capacidade de criar, de observao, de percepo, de ser curioso), a poltica da igualdade (o respeito a diversidade, ao direito de cada um, a solidariedade) e a tica da identidade (promulgar a autonomia responsvel dos estudantes, da escola, da comunidade). Os PCN EM comungam com os objetivos do EM que so: preparar o estudante para a profisso e assegurar a cidadania, aprofundar o conhecimento adquirido no EF, assegurar conhecimentos sobre fundamentos cientficos e tecnolgicos que o possibilite prosseguir seus estudos e exercer responsavelmente sua cidadania, dot-lo de capacidades que permitam que ele continue aprendendo. A reforma curricular do Ensino Mdio no Brasil proposta em 1999, por meio dos Parmetros Curriculares Nacionais-PCNEM, corrobora com a preocupao de formar indivduos conscientes e crticos para o sculo XXI. Ela prope um currculo que interaja e articule os conhecimentos interdisciplinarmente: utilizar os conhecimentos de vrias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenmeno sob diferentes pontos de vista. A matemtica deve contribuir para viso de mundo, para ler e interpretar a realidade e desenvolver capacidades que sero exigidas. Consideram o valor formativo e o papel instrumental alm de valoriz-la como cincia. Valor formativo: desenvolvimento de processos de pensamento e a aquisio de atitudes, cuja utilidade e alcance transcendem o mbito da prpria matemtica. Isso possibilita formar no aluno a capacidade de resolver problemas genunos, gerar hbitos de investigao, proporciona confiana e desprendimento para analisar e enfrentar situaes novas. Ela propicia a formao de uma viso ampla e cientfica da realidade, percepo da beleza e harmonia que a matemtica proporciona na natureza, nos padres, nas propores etc. Valor instrumental: a matemtica pode ser vista como um conjunto de tcnicas e estratgias que podem ser aplicadas a outras cincias assim como para atividades profissionais, para isso necessrio perceb-la como um sistema de cdigos e regras que a tornam uma linguagem de comunicao de idias e permite modelar e interpretar a realidade.

5 Valor cientfico: as demonstraes, as definies e encadeamentos conceituais e lgicos tm a funo de construir novos conceitos e estruturas a partir de outros, validam intuies e do sentido s tcnicas aplicadas. Os PCNEM apontam uma reorganizao curricular que possibilite o ensino interdisciplinar e contextualizado, dividindo os contedos por reas. Apresentam uma organizao dos conhecimentos por grandes reas do saber e, consideram que a biologia, a qumica, a fsica e a matemtica integram uma mesma rea de conhecimentos, Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias, pois essas disciplinas tm em comum a investigao da natureza e dos desenvolvimentos tecnolgicos, compartilham linguagens para a representao e sistematizao do conhecimento de fenmenos ou processos naturais e tecnolgicos (Brasil, 2002, pg. 23). Elas compartilham competncias gerais: representao e comunicao; investigao e compreenso e contextualizao sciocultural. Para propiciar uma articulao entre essas disciplinas, devemos desenvolver instrumentos de investigao comuns s mesmas, permitindo estudar e compreender os processos naturais, compartilhando conceitos e unidades (Brasil, 2002, pg. 27). A incluso da matemtica nessa rea se justifica por sua afinidade com as cincias da natureza na medida em que um dos principais recursos de constituio e expresso dos conhecimentos delas e a necessidade de tir-la do isolamento, de signific-la. Exemplifica pontos de contato entre as disciplinas a fim de permitir um trabalho interdisciplinar. Trabalham por competncias: capacidade de mobilizar recursos cognitivos para enfrentar com pertinncia e eficcia vrias situaes.

Competncia a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informaes etc) para solucionar com pertinncia e eficcia uma srie de situaes.
Temas estruturadores/ Contedos Indicam trs temas estruturadores e unidades temticas. So eles lgebra: nmeros e funes - variao de grandezas - trigonometria Geometria e medidas - geometria plana - geometria espacial - geometria mtrica - geometria analtica Anlise de dados - Estatstica - Probabilidade - Contagem

PCNEM +

6 Apresentam algumas maneiras de ensinar e aprender que mais significam a matemtica e se pem de acordo com os objetivos do EM. Dentre elas ressaltam a interdisciplinaridade, a contextualizao e a resoluo de problemas como norteadores de metodologias de ensino. Tambm indicam a histria da matemtica, o uso de computadores e calculadoras, o trabalho por projetos, modelagem, recomendam que o professor deve conhecer o meio que o aluno vive e as experincias vivenciadas. Os PCN orientaes curriculares EM- renovam e reforam os PCN+ Temas transversais EF e EM e temas complementares - Pluralidade cultural - Meio ambiente - Sade - Trabalho e consumo - Orientao Sexual - tica Os temas complementares, particularmente indicados no EM, tratam de curiosidades que podem motivar o jovem em seus estudos como por exemplo: a eletricidade, como funciona a mquina fotogrfica, como funciona o satlite, dentre outros que podem tornar temas para projetos de pesquisas interdisciplinares. Avaliao de forma geral nos PCN A avaliao em suas dimenses processual e diagnstica tratada como parte fundamental do processo ensino-aprendizagem por permitir detectar problemas, corrigir rumos, apreciar e estimular projetos bem-sucedidos. As conquistas do PCN Trouxe tona a discusso sobre o currculo, rompendo com a concepo inercial vigente at ento, associada idia da lista fechada de tpicos e objetivos. Contribuiu para perturbar a relao passiva de professores, coordenadores e pedagogos com o currculo. A concepo adotada levou em conta as componentes (objetivos; contedos ; mtodos) de DAmbrsio e colocou a avaliao como um dos focos da discusso sobre o currculo. Centrou em objetivos mais que em tpicos. Introduziu novidades de modo explcito: contedos como o tratamento da informao; e recursos didticos como as calculadoras. Recuperou temas importantes que faziam parte do ensino antes do advento da Matemtica Moderna como o clculo mental e a estimativa. Trouxe para o centro da discusso curricular temticas e abordagens no tradicionais como a etnomatemtica, na perspectiva de matemtica para todos. Manteve a orientao em torno de abordagens e recursos metodolgicos como resoluo de problemas, explorao e uso de jogos e materiais manipulveis, histria da Matemtica, interdisciplinaridade.

7 Valorizou e deu visibilidade aos aspectos e temticas sociais, como: cidadania, valorizao do trabalho, sade, sexualidade e outros temas transversais. Algumas crticas excesso de contedos, sem explicitar o peso que deveria ser dado aos obsoletos. Muitos professores fizeram acrescentar algumas propostas dos PCN as que j realizavam. indefinio de um projeto: Falta de identidade tem produzido verdadeiras colchas de retalho de prticas didticas autodenominadas como diferentes e sem um eixo definido; fundamentao psicolgica inadequada ou insuficiente: os estudos de psicologia cognitiva no foram devidamente incorporados pela comunidade que atua nos segmentos de 5a. a 8a. sries e ensino mdio. ignorncia ou desprezo das realidades e necessidades regionais: O despreparo dos professores para enfrentar mesmo 10 anos depois de seu surgimento O governo no deu suporte, para a implementao do PCN Os vestibulares ignoram os PCN bem como o prprio governo Influncia de empresrios de editoras no MEC, nas escolas.

ESQUEMA

PCNEF LDB 1996 PCN 1997 EF Diretrizes Nacionais 1998 Curriculares 1 e 2 ciclos (1, 2, 3 e 4 sries antigas) 3 e 4 ciclos (5,6,7 8 sries antigas) Hoje: 1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 anos A pr-escola, hoje 10 ano, atualmente no faz parte da educao infantil e sim do EF

PCNEM PCN+ e Orientaes Curriculares Fundamentos Filosficos: esttica da sensibilidade, poltica da igualdade e tica da identidade. Diviso em reas: Linguagens e cdigos suas tecnologias, Cincias da Natureza, Matemtica e suas tecnologias, Cincias Humanas e suas tecnologias. Facilita a comunicao, o trabalho interdisciplinar. EM em 3 sries

Reforma do EM em 1999 PCN EM 1999 PCN+ 2002 Orientaes 2006 Curriculares Objetivam preparar o aluno do EF para valorizar a matemtica como instrumental para compreender o mundo sua volta e de v-la como rea do conhecimento que estimula o interesse, a curiosidade, o esprito de investigao e o desenvolvimento da

Destacar o valor formativo e valor instrumental da matemtica e sua validao como cincia. Preparar para exercer plenamente e responsavelmente a cidadania; preparar para o trabalho, preparar

OBJETIVOS

8
capacidade para resolver problemas. - necessidade de levar os alunos a compreender a importncia do uso da tecnologia e a acompanhar sua permanente renovao. - fazer observaes sistemticas - selecionar, organizar e produzir informaes relevantes, para interpret-las e avali-las criticamente; - comunicar-se matematicamente - estabelecer conexes entre temas matemticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras reas curriculares; - sentir-se seguro da prpria capacidade de construir conhecimentos matemticos - interagir com seus pares de forma cooperativa. Se fundamentam nos objetivos. Adotam como critrios para seleo dos contedos sua relevncia social e sua contribuio para o desenvolvimento intelectual do aluno, em cada ciclo. So apontadas as possveis conexes entre os blocos de contedos, entre a Matemtica e as outras reas do conhecimento e suas relaes com o cotidiano e com os Temas Transversais. Conceituais Em geral - Nmeros e operaes: naturais, racionais, irracionais, reais -Espao e forma: o estudo das formas, das noes relativas a posio, localizao de figuras e deslocamentos no plano e sistemas de coordenadas, transformaes geomtricas, percepo espacial, figuras semelhantes e congruentes, etc - Grandezas e medidas (permite interligar os dois blocos anteriores): comprimento, massa, tempo, capacidade, temperatura, velocidade, energia eltrica, densidade demogrfica etc -Tratamento da informao: selecionar, organizar e produzir informaes relevantes, para interpret-las e avali-las criticamente, estabelecer ligaes entre a Matemtica e os contedos de outras reas e com os Temas Transversais. para vida, capacitar para continuar os estudos e para a autonomia do aprendizado, aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a viver, aprender a fazer. Competncias e habilidades gerais: - representar e comunicar - investigar e compreender - contextualizar scio-cultural Competncia: capacidade de mobilizar conhecimentos para enfrentar uma situao problema.

Se fundamentam nos objetivos Temas estruturadores e temas complementares - lgebra: Nmeros e funes - Geometria e Medidas - Anlise de dados lgebra: nmeros funes - variao de grandezas - trigonometria

CONTEDOS

Geometria e medidas - geometria plana - geometria espacial - geometria mtrica - geometria analtica

Anlise de dados - Estatstica - Probabilidade - Contagem Temas complementares se relacionam com temas que motivam os jovens e podem se tornar projetos de pesquisa como, por exemplo: como funciona a mquina fotogrfica, o projetor de filmes, a eletricidade etc.

Procedimentais Em geral Conhecer tcnicas, desenvolver competncias de resoluo de problemas, tcnicas manipulatrias, utilizao de propriedades dos conjuntos numricos, clculos aritmticos e capacidade de manipulaes algbricas especficas. Ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir, inferir, etc. Atitudinais Em geral - Desenvolver atitudes de segurana com relao prpria capacidade de construir conhecimentos matemticos, de cultivar a auto-estima, de respeitar o trabalho dos colegas e de perseverar na busca de solues, estimular o trabalho colaborativo, o respeito ao meio ambiente dentre outros. Podemos agrupar em valores, atitudes e normas. Contextualizao, interdisciplinaridade, Histria da Matemtica, uso de computadores e calculadoras, modelagem, projetos, etnomatemtica, jogos. A avaliao em suas dimenses processual e diagnstica tratada como parte fundamental do processo ensino-aprendizagem por permitir detectar problemas, corrigir rumos, apreciar e estimular projetos bemsucedidos. Pluralidade Cultural tica Trabalho e Consumo Orientao Sexual Sade Meio Ambiente Principalmente: Contextualizao, interdisciplinaridade, Histria da Matemtica, uso de computadores e calculadoras, modelagem, projetos. A avaliao em suas dimenses processual e diagnstica tratada como parte fundamental do processo ensino-aprendizagem por permitir detectar problemas, corrigir rumos, apreciar e estimular projetos bemsucedidos. De maneira implcita os PCNEM indicam que os temas transversais podem e devem continuar a serem trabalhados no EM.

MTODOS AVALIAO

Temas Transversais

You might also like