You are on page 1of 3

PLANO DE CURSO

Razo Social: CNPJ: Nome Fantasia: FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TERESINA 02.565.348/0001-51

CENTRO DE EDUCAO TECNOLGICA DE TERESINA-CET FRANCISCO ALVES DE ARA

Curso: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Disciplina: CABEAMENTO ESTRUTURADO Carga Horria: 80 Professor: LUCIANO DE AGUIAR MONTEIRO

EMENTA
Conceitos bsicos. Tipos de cabeamento. Normas de cabeamento. Cabeamento horizontal: cabos, topologias, distancias, conectorizao, mdias, instalao, aterramento. Cabeamento Vertical: cabos, topologias, distancias, conectorizao, mdias, instalao, aterramento. rea de Trabalho, armrio de telecomunicaes, sala de equipamentos. Instalaes de entrada: conexes, proteo eltrica, ponto de demarcao. Cabeamento estruturado ptico. Cabos metlicos. Instrumentos de certificao. Laboratrio de cabeamento.

GERAIS
Conhecer os tipos de cabos apropriados para instalao de redes locais e metropolitanas.

ESPECFICOS
Saber comparar e distinguir cabos atravs de caractersticas eltricas e mecnicas. Estudar os tipos de cabeamento horizontal e vertical. Ter conhecimento das normas tcnicas de instalaes de cabos, conectores e concentradores. Desenvolver habilidade de manipular ferramentas e equipamentos necessrios na execuo de projetos de redes locais. Conhecer os tipos de cabeamento ptico. Identificar instrumentos de certificao de redes.

CONTEDO PROGRAMTICO
1.Introduo 2.Conceitos Bsicos de Redes 2.1.Rede local 2.2.Topologia 2.3.Arquitetura de redes 3.Tecnologias Utilizadas em Redes Locais 3.1.Tecnologia das redes locais 3.2.Ethernet CSMA/CD 3.3.Gigabit ethernet 3.4.10 gigabit ethernet 3.5.FDDI 3.6.ATM 4.Cabeamento No Estruturado 4.1.Sistemas proprietrios

Data de Emisso: 04/09/2013 17:38:54 - SISTEMA GENESES Pgina 1/3

PLANO DE CURSO
5.Os Sistemas de Cabeamento Estruturado 6.Meios Metlicos de Transmisso 7.Meios pticos de Transmisso 8.Instalao e Aterramento de Sistemas Eltricos 9.Componentes e Ferramentas Utilizadas em Cabeamento Estruturado 10.Certificao de Um Sistema de Cabeamento Estruturado 11.Prdios Inteligentes e Cabeamento Residencial 12.Dispositivos de Redes Locais 13.Projeto, Implantao e Prticas de um Sistema de Cabeamento Estruturado

RECURSOS
Aulas tericas para ministrar o contedo programtico. Atividades individuais e em grupo. A metodologia a ser utilizada ser compatvel com os objetivos estabelecidos para o processo ensino aprendizagem, tendo em vista as caractersticas da disciplina. Contemplara a aplicao de diversos recursos de ensino, visando obteno de uma aprendizagem mais atraente para os alunos, tais como: aula expositiva, estudo de caso, trabalhos de pesquisa, visitas tcnicas, transparncias, projetor multimdia, etc.

ESTRATGIAS
Sero utilizadas aulas tericas para exposio de temas conceituais bsicos, trabalhos individuais em forma de exerccios e relatrios. Sero aplicados estudos de casos em grupo e apresentao de solues. Vamos realizar prticas de laboratrio de informtica de modo a explorar o contedo referente a tecnologia de informao. Ser implantado um sistema interdisciplinar que comtemplar os estudos da disciplina de padres e normas em cabeamento estruturado.

AVALIAO
Sero Realizadas 04 (quatro) avaliaes do contedo ministrado com notas expressas de 0 (Zero) a 10(Dez). Ser considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver mdia igual ou superior a 7,0 (seis), nas avaliaes e freqncia igual ou superior a 75% (Setenta e cinco por cento). A quarta nota ser distribuda em 4 etapas de igual peso durante o curso e constar da confeco de um projeto final de cabeamento estruturado para uma empresa. Durante o processo ensino/aprendizagem podero ser observados outros indicadores, tais como: Participao nas aulas e interesse pela disciplina e resoluo de exerccios propostos.

A) BSICA
DEFLER, Frank J., Jr. E Ls Freed Tudo Sobre Cabeamento de Redes Rio de Janeiro Ed Campus 1994. TOLEDO P. Adalton Redes de Acesso em Telecomunicaes So Paulo Ed. Makron Books 2001 GIOZZA, W. F. e outros Fibras pticas tecnologia e projeto de sistemas - So Paulo Makron Books.

B) COMPLEMENTAR
COELHO, Paulo Eustquio Projetos de Redes Locais com Cabeamento Estruturado Belo Horizonte Instituto Online 2003 TORRES, Gabriel Redes de Computadores Curso Completo Rio de Janeiro: Ed Axcel Books, 2001

Data de Emisso: 04/09/2013 17:38:54 - SISTEMA GENESES Pgina 2/3

PLANO DE CURSO
MARIN, Paulo Srgio - Cabeamento Estruturado - Desvendando cada passo: do projeto instalao- So Paulo: Ed rica, 2008

Data de Emisso: 04/09/2013 17:38:54 - SISTEMA GENESES Pgina 3/3

You might also like