You are on page 1of 7

Introduo Bsica aos Conceitos da Fsica

1. OBJETIVO
O presente trabalho pretende apresentar um resumo de alguns conceitos muito utilizados na Fsica, apresentando as principais formulas e alguns exemplos.

2. INTRODUO
A Mecnica uma das partes em que a Fsica foi dividida. E a mais antiga de todas, pois como sabemos a Fsica estuda os fenmenos que ocorrem na natureza e o que primeiro chamou a ateno do homem foi o movimento dos corpos. Assim criaram a Mecnica para que estudssemos os movimentos e o repouso dos corpos. Para entendermos melhor o estudo desses movimentos veremos alguns conceitos de Impulso, Quantidade de Movimento, Choque Mecnico e Energia Mecnica.

3. IMPULSO
Quando um jogador de futebol chuta uma bola, ele aplica uma fora durante certo intervalo de tempo sobre a bola. Essa ao est diretamente relacionada com a distncia que o objeto ir percorrer em um determinado tempo. Impulso de uma fora Seja uma fora constante F atuando sobre um corpo durante um intervalo de tempo t. O impulso I dessa fora constante nesse intervalo de tempo uma grandeza vetorial definida por:

A unidade de medida do impulso no sistema internacional (SI) Newton x segundos (N.s)

4. QUANTIDADE DE MOVIMENTO
:

Onde: Q a quantidade de movimento (grandeza vetorial)m a massa do corpo (dada em kg no SI) v a velocidade (grandeza vetorial dada em m/s no SI)No sistema internacional, a quantidade de movimento dada em kg.m/s (quilograma x metro por segundo). Exemplos: 1) Em um ponto material aplicada uma fora de intensidade 5,4 x 102 N, durante um intervalo de tempo igual a 1,1 x 10-1s. Determine a intensidade do impulso da fora aplicada no ponto material.

2) Seja uma pequena esfera de massa 2,0 kg, que em um determinado instante apresenta uma velocidade horizontal, orientada da esquerda para a direita e de mdulo igual a 5,0 m/s. Determine o mdulo, a direo e o sentido da quantidade de movimento dessa esfera.

A direo do vetor quantidade de movimento o mesmo da velocidade. (horizontal) O sentido do vetor quantidade de movimento da esquerda para a direita.

5. CHOQUES MECNICOS
Trata-se do estudo de colises de corpos. Choques mecnicos acontecem quando dois corpos ou mais corpos se encontram. Como exemplo bsico pense no jogo de sinuca, o jogador bate na bola branca, e a bola branca vai de encontro outra bola, e ao se encontrarem ocorre um choque mecnico. No difcil de entender choques, pois vemos todos os dias. Os choques so divididos em 3 categorias: 1. Choque perfeitamente elstico - conserva-se toda a energia dos corpos 2. Choque parcialmente elstico - conserva-se parte da energia dos corpos 3. Choque inelstico - no se conserva energia

6. ENERGIA MECNICA

Energia a capacidade de executar um trabalho. Energia mecnica aquela que acontece devido ao movimento dos corpos ou armazenada nos sistemas fsicos. Dentre as diversas energias conhecidas, as que veremos no estudo de dinmica so:

Energia Cintica; Energia Potencial Gravitacional; Energia Potencial Elstica;

Energia Cintica a energia ligada ao movimento dos corpos. Resulta da transferncia de energia do sistema que pe o corpo em movimento. Sua equao dada por:

Utilizando a equao de Torricelli e considerando o inicio do movimento sendo o repouso, teremos:

Substituindo no clculo do trabalho:

A unidade de energia a mesma do trabalho: o Joule (J) Teorema da Energia Cintica Considerando um corpo movendo-se em MRUV.

O Teorema da Energia Cintica (TEC) diz que: "O trabalho da fora resultante medido pela variao da energia cintica."

Ou seja:

Energia Potencial Energia Potencial a energia que pode ser armazenada em um sistema fsico e tem a capacidade de ser transformada em energia cintica. Conforme o corpo perde energia potencial ganha energia cintica ou vice-e-verso. Energia Potencial Gravitacional a energia que corresponde ao trabalho que a fora Peso realiza. obtido quando consideramos o deslocamento de um corpo na vertical, tendo como origem o nvel de referncia (solo, cho de uma sala, ...).

Enquanto o corpo cai vai ficando mais rpido, ou seja, ganha Energia Cintica, e como a altura diminui, perde Energia Potencial Gravitacional. Energia Potencial Elstica Corresponde ao trabalho que a fora Elstica realiza.

Como a fora elstica uma fora varivel, seu trabalho calculado atravs do clculo da rea do seu grfico, cuja Lei de Hooke diz ser:

Como a rea de um tringulo dada por:

Ento:

Fontes: http://www.mundoeducacao.com/fisica/impulso-quantidade-movimento.htm http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/energia2.php

You might also like