You are on page 1of 3

Poder um tema estudado por muitas cincias sociais, porem e algo que tem varias faces e diferentes significados,

assim gerando contradies e ambiguidades. Algumas definies de poder: poder: sua essncia esta na capacidade de suportar as exigncias da vida. poder: corrupo ou engrandecimento depende do seu exerccio. poder: quem o possui e capaz de superar o fracasso e a humilhao, aprendendo algo com eles. Poder difcil conceitua-lo e definir muito menos explicar o seu significado, e retratado como algo que da fora para realizao de desejos e sonhos seria a fora do desejo. algo que impulsiona o ser humano a seguir em frente na hora do desanimo seria a segurana. O pode provoca disputa. a busca de grupos pela relao com outros em busca de algo comum seria tambm ralao. tambm a quebra da monotonia da vida social, seria sobrevivncia. Seria a mobilizao de grupos e instituies sociais, seria politica. Tudo isto dificulta sua identificao, ensino entre outros. Devido a isto somente agora as reas do conhecimento organizacional, incluindo a psicologia tem se envolvido na pesquisa deste assunto, no se deve considerar apenas a complexidade, mas tambm a viso negativa. O poder visto como a imposio da vontade de uns sobre a vontade de outros, mas a natureza do ser humano tende a isto, provocando tenses e lutas permanentes. Poder visto como a dominao de classe no processo de produo, assim sendo a dominao da fora produtiva, assim sendo visto como dominao, represso entre outros, muitas vesses disfaradas e sutis. Segundo Apfelbaum (1979), os grupos dominantes cria uma boa viso de que todos so iguais que satisfaz a todos inclusive aos subordinados. Cria a falsa impresso de um pouco para todos, mas isto apenas se aplica a classe dominante, assim deixando os subordinados alienados e acreditando na participao, e tornando os dominveis, o grupo de dominantes mantem a falsa iluso de mobilidade em uma instituio, mas alguns subordinados possui essa mobilidade, mas quando isto ocorre este individuo e separado do grupo par perder este poder, para que se mantenha o estado de subordinao sobre o grupo de subordinados. Mas a insubordinao no se mantem por muito tempo, pois o grupo se reestrutura e faz surgir identidade de grupo para mostrar que ele tem certo poder. Segundo Apfelbaum a relao de subordinados e dominantes se aplica aos ambientes organizacionais, e praticado certo tipo de jogo para se mantiver a manuteno do poder da dominao, e usado para coagir e intimidar o subordinado, sendo este o aspecto ruim e sombrio do poder. Mas tambm Apfelbaum salienta um aspecto bom, o de liberdade, ou seja, o de troca, porque os dominantes no conseguem manter por muito tempo a manuteno do poder, se eles no respeitarem e atender suas expectativas poder ser

confrontado pelos subordinados. O uso do poder pode provocar diferentes nos grupos, em alguns podem provocar a incitao e em outro podem coagir, mas revoltaro outros. Para Handy o poder e assimtrico, mas no unilateral, o poder no pode ser considerado negativo ou positivo, mas sim para os fins que so utilizados. Devido complexidade de o tema poder organizacional encontrado dificuldades no estudo deste tema, e isto e apontado como a falta de habilidade para a aplicao correta do poder nas organizaes. A falta de habilidade neste tema pode provocar crises em diferentes tipos de instituies organizacionais sejam elas empresas escolas ou at governamentais. Poder uma ferramenta para que haja um funcionamento efetivo e produtivo, tudo isto um reflexo do uso correto do poder.

PRINCIPAIS MARCOS TEORICOS


Os primeiros estudos de poder foi relacionado ao poder de Estado, em uma dimenso politica, Clegg (1989, 1992), considera que o poder tem duas linhas distintas de evoluo, nos quais os percursores foram Maquiavel (1513/1972) e Hobbes (1651/1988). A linha que passa por Hobbes a Locke, passando por Hume, Marx, Dahl e Bachrach e Baratz, acreditam que no poder uma parte perde e outra ganha. Hobbes acredita no poder estatal, no qual o ser humano busca incessantemente o poder, no qual s cessa com a morte. O poder e definido como um conjunto de meios para a obteno de uma vantagem futura, na viso do autor oque impulsiona o homem contra o homem e a sede de poder. Max Weber (1919/1991) enfatiza o conceito de dominao, para substituir o conceito de poder, j que a burocracia um meio de domnio nas organizaes, que ocasionado pelas normas. Russel (1951/1986) define poder como, quando algum influencia outro a fazer algo que no faria em outras circunstancias. Luke (1980), afirma que algum exerce poder sobre outro quando este afeta o interesse do outro. Maquiavel (1513/1972) define poder como algo que no se tem, mas que se exerce, e apenas o poder limita o poder. Ele tambm apresenta uma viso positiva do poder, poder no uma fora que s diz no, se no ele no se manteria, algo que produz saber, induz ao prazer, ele no dado e nem trocado ele exercido. As organizaes devem ser vistas como ambientes permeados por relaes de poder entre indivduos e grupos.

Para Tribaut e Kelley Poder significa ter capacidade de influir nos resultados colhidos por outra pessoa em uma ralao social, tanto de natureza didtica como grupal. French e Raven (1959), seis bases fundamentais de poder: o de coero, de posio, de informao, de recompensa, de referencia, de conhecimento. Consiste em analisar qual das bases pode ser utilizada para exercer poder.

Poder organizacional.
visto como um jogo de poder, envolvendo vario individuas (jogadores-influenciadores) que buscam controlar a organizao, pode pertencer ou no as estruturas organizacionais, usam meios e sistemas de influncia para ter poder de nos resultados organizacionais.

You might also like