You are on page 1of 9

CURSO TCNICO EM ALIMENTOS

INFORMTICA APLICADA

Rogrio William Fernandes Barroso

CURSO TCNICO EM ALIMENTOS

Objetivos da aula

Identificar as caractersticas e funcionalidades dos aplicativos do BrOffice; Conhecer os ambientes dos aplicativos do BrOffice.

1
Prof. Rogrio William Fernandes Barroso

CURSO TCNICO EM ALIMENTOS

1. O Pacote BrOffice

O BrOffice foi o primeiro produto a trazer os benefcios do software de cdigo aberto a uma grande massa de usurios, distribuindo de forma completamente gratuita ferramentas de produtividade absolutamente essenciais no dia-a-dia. Traduzido em mais de 30 idiomas, disponvel nas principais plataformas, o BrOffice est em uso por dezenas de milhes de usurios satisfeitos ao redor do mundo.

2. Breve Histrico

A origem do BrOffice remonta a meados da dcada de 90, quando a empresa alem Star Division criou um pacote de escritrio chamado StarOffice e comeou a distribu-lo gratuitamente para as plataformas Windows e Linux. 3. Definio

um conjunto de aplicativos de cdigo fonte aberto. um programa indicado para trabalhos em escritrios. multiplataforma, ou seja, est disponvel para plataformas como Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. a Suite compatvel com o Microsoft Office. Desenvolvido por OpenOffice.org Source Project, em 1 de maio de 2002. 4. Por que usar o BrOffice?

Porque um programa livre com a verso em portugus do Brasil produzido por voluntrios de todo o pas. comparado a um conjunto de programas e funciona semelhantemente ao Office da Microsoft, com capacidade para importar e exportar seus arquivos (do Word, Excel e PowerPoint) de vrias verses.

2
Prof. Rogrio William Fernandes Barroso

CURSO TCNICO EM ALIMENTOS

5. Caractersticas Principais

As caractersticas do BrOffice so muito semelhantes aos programas conhecidos, possui vrios atalhos e funes que permite uma fcil adaptao como: exportar para arquivos, ajuda online, ferramentas ortogrficas e hifenao para vrios idiomas.

6. Funcionalidades

Editor de textos e pginas web; Planilha eletrnica para clculos; Gerenciador de apresentaes; Ferramentas para desenhos, diagramas e grficos; Banco de dados, arquivos e textos comuns; Editor de frmulas matemticas; Incio rpido para carregar os programas.

Como posso adquirir o BrOffice para meu computador ?

Voc pode baixar gratuitamente o BrOffice no endereo http://www.broffice.org

3
Prof. Rogrio William Fernandes Barroso

CURSO TCNICO EM ALIMENTOS

7. Aplicativos do BrOffice

Vamos conhecer agora os aplicativos que fazem parte do pacote BrOffice!

BrOffice Writer

O BrOffice Writer um software editor de textos do pacote BrOffice similar ao Microsoft Word. O BrOffice Writer possui todas as caractersticas que voc pode esperar de um editor de textos moderno e completo. Ele simples o bastante para se digitar um pequeno texto e, ao mesmo tempo, poderoso o suficiente para se criar livros inteiros. Permite trabalhar com diagramas, tabelas, ndices, referncias cruzadas, esquemas complexos de numerao de pargrafos e pginas, etc. O BrOffice Writer possui o recurso Assistente, que nos ajuda a criar documentos elaborados, como cartas e agendas, e at tarefas mais complexas, como a criao de Malas Diretas. Permite abrir e salvar documentos com extenso .doc, para que seja compatvel com o Microsoft Word. De maneira simplificada, esta ferramenta apresenta uma folha de papel eletrnica, onde atravs da digitao so inseridos os elementos bsicos, tais como frases e pargrafos, facilitando o processo de correo.

4
Prof. Rogrio William Fernandes Barroso

CURSO TCNICO EM ALIMENTOS

Figura 1 - BrOffice Writer

BrOffice Calc

O BrOffice Calc a planilha eletrnica do BrOffice. Novos usurios vo achla fcil de aprender. Os profissionais vo apreciar a extensa variedade de funes avanadas. Nas planilhas podemos organizar nossas tarefas, criar tabelas e gerar grficos de diversas formas. Possui assistentes que guiam o usurio ao longo de funes avanadas, facilitando sua utilizao e aumentando a produtividade. Voc ainda pode usar modelos com funes prontas e, assim, concentrar-se apenas no que interessa: o seu trabalho. Voc pode abrir suas planilhas do Microsoft Excel ou salvar suas novas planilhas no formato XLS para enviar s pessoas que ainda utilizam os produtos da Microsoft.

5
Prof. Rogrio William Fernandes Barroso

CURSO TCNICO EM ALIMENTOS

Figura 2 - BrOffice Calc

BrOffice Impress

Um programa de apresentao de slides ou transparncias similar em capacidades ao PowerPoint. Utilizamos esses arquivos para apresentarmos palestras, seminrios ou apresentao de trabalhos. Alm das capacidades comuns de preparo de apresentaes, ele capaz de export-las para outros aplicativos, permitindo que ela seja visualizada em qualquer computador que possua o aplicativo instalado O BrOffice Impress, porm, sofre da falta de modelos de apresentaes prontos sendo necessrio o uso de modelos criados por terceiros.

6
Prof. Rogrio William Fernandes Barroso

CURSO TCNICO EM ALIMENTOS

Figura 3 - BrOffice Impress

BrOffice Base

um sistema gestor de base de dados. Poderosos bancos de dados para servidores so uma tradio no Linux, mas a falta de bancos de dados para uso em escritrios ou residncias levou ao desenvolvimento do BrOffice Base, alm de competir diretamente com o Microsoft Access. BrOffice Draw

7
Prof. Rogrio William Fernandes Barroso

CURSO TCNICO EM ALIMENTOS De rascunhos rpidos at desenhos complexos, o Draw oferece diversas ferramentas para voc se comunicar usando grficos e diagramas. Possui o Controle 3D que coloca esferas, anis, cubos ou cones sua disposio. Permite criar imagens com efeitos foto realsticos, utilizando texturas, transparncia, iluminao, perspectiva e muito mais. BrOffice Math

O BrOffice Math um editor de frmulas matemticas.

8
Prof. Rogrio William Fernandes Barroso

You might also like