You are on page 1of 40

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI AULA DOIS

Prezados Estudantes,

Como foi a primeira aula?Tudo tranquilo? Caso positivo, fao questo de lembr-los que estou disposio de vocs no frum de dvidas, ok?

O primeiro ponto a ser abordado na aula dois versar sobre a mensurao do PIB em termo nominais e reais, de forma a ser possvel elucidar o quanto do crescimento do produto derivado do aumento nas vendas de bens e servios e o quanto derivado meramente do aumento dos preos destes mesmos bens e servios.

Adicionalmente, abordaremos os conceitos relacionados s contas do sistema financeiro, sua mensurao e seus impactos sobre a quantidade de dinheiro em circulao da economia do pas.

Vamos em frente!

Um grande abrao,

Mariotti

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 1. Produto Nominal X Produto Real

Pode-se definir o produto da economia como sendo o somatrio de todos os bens e servios finais produzidos em determinado perodo de tempo. (Ex: um ano).

Ao se calcular o produto so levados em considerao as quantidades de bens e servios produzidos e os seus respectivos preos. Sendo o PIB medido em termos monetrios, quando se compara o seu valor de um ano para outro, camos no problema da unidade monetria (o Real no caso do Brasil) no ser ainda uma medida totalmente estvel de poder aquisitivo. O conceito de PIB real simples. Visa-se medir o consumo, o investimento, as compras do governo e as exportaes em preos constantes, sem variao, e no em preos correntes. O que interessa saber o quanto a economia efetivamente cresceu em termos de bens e servios, e no somente em valores monetrios.

Vale ressaltar, no entanto, que o crescimento no preo do produto efetivamente importante, no pelo fato de ocorrer inflao, mais sim quando a empresa vendedora consegue melhorar a qualidade do produto e assim incrementar o seu preo.

Para calcular o PIB em termos reais, o IBGE coleta os dados sobre os preos dos bens e servios. Vejamos um exemplo:

PIB Nominal de 2008: Somatrio dos preos dos bens X quantidades de bens. PIBnominal2008 = SOMATRIO DOS PREOS2008 X Quantidade2008 Neste caso acima, temos o produto de 2008 avaliado a preos de 2008;

Produto Nominal de 2009 PIBnominal2009 = SOMATRIO DOS PREOS2009 X Quantidade2009 Produto avaliado a preos de 2009;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Com estes clculos o IBGE obtm o produto nominal de cada ano, levando em considerao os chamados preos correntes.

O problema no clculo em questo que uma vez que ocorra aumento ou diminuio do PIB de um ano para outro, necessita-se saber o que realmente variou, a quantidade produzida, os preos dos produtos, ou os dois

conjuntamente.

Para a interpretao do crescimento real do PIB, necessrio valermo-nos de alguns ndices estatsticos, utilizados para separar o que efetivamente aumento real do produto da economia e o que aumento nominal, provocado somente pela variao dos preos de um ano para outro.

Dentre os ndices utilizados, destacamos os ndices de LASPEYRES, PAASCHE, sendo este conhecido com Deflator Implcito do PIB e FISHER. 1.1 ndice de Laspeyres (Mtodo da poca Base) O ndice de LASPEYRES tem como referncia um ano base qualquer, visando calcular a variao nos preos ocorrida entre o prprio perodo base e o perodo seguinte.

ndice de Laspeyres = L = P2*Q1/ P1*Q1 Sendo:

P2*Q1 = Somatrio dos preos atuais multiplicado pelas quantidades do


ano anterior;

P1*Q1 = Somatrio dos preos do ano anterior multiplicado pelas


quantidades do ano anterior.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Demonstramos abaixo uma frmula para clculo do crescimento do produto real (perodo base) para o (perodo atual), considerando o crescimento do produto devido somente ao aumento dos preos:

Crescimento Produto Real (%) =

Crescimento Produto Nominal ndice de LASPEYRES

- 1 x 100

OBS: Ressalta-se que, caso o resultado seja negativo, teremos um crescimento negativo do produto real do perodo 1 para o perodo 2. Para chegarmos ao resultado temos que considerar que o perodo 1 a base, tal como definido o ndice de LASPEYRES.

Vamos a realizao de um exemplo que exemplifica bem as informaes at agora estudadas.

(AFRF/SRF ESAF/2002) Suponha uma economia hipottica que produza apenas dois bens finais, A e B. Considere a tabela a seguir:

Bem A Preo perodo 1 perodo 2 2,00 2,50 Quantidade 10 12 Preo 3,5 4,83

Bem B Quantidade 15 10

Com base nessas informaes e utilizando-se do ndice de preos de Laspeyres, correto afirmar que, entre os perodos 1 e 2,

a) o produto nominal apresentou uma variao positiva de 8% e o produto real no apresentou variao. b) o produto nominal apresentou uma variao positiva de 12% e o produto real apresentou uma variao negativa de 19,65%, aproximadamente.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

c) o produto nominal apresentou uma variao positiva de 8% e o produto real apresentou variao negativa de 8,33%, aproximadamente. d) o produto nominal apresentou uma variao positiva de 8% e o produto real apresentou variao negativa de 2,5%. e) o produto nominal apresentou uma variao positiva de 8% e o produto real apresentou variao negativa de 19,65%, aproximadamente.

Veja que a questo trata do mesmo assunto nas cinco opes, ou seja, se realizarmos o clculo corretamente, j teremos a resposta!

Primeiro calculamos o valor do PIB nominal dos perodos 1 e 2:

P1*Q1 = 2*10 + 3,5*15 = 20 + 52,5 = 72,5 P2*Q2 = 2,5*12 + 4,83*10 = 30 + 48,30 = 78,30
A variao do produto nominal feita atravs da razo entre o produto nominal do perodo 2 e o produto nominal do perodo 1. (variao) nominal entre 1 e 2 = 78,30/72,50 = 1,08 ou 8%

E a variao real, como eu fao?

A primeira coisa calcularmos o ndice de Laspeyres para os preos, conforme pedido na questo: L1,2 = P2*Q1/ P1*Q1 =

P2*Q1 = 2,5*10 + 4,83*15 = 25 + 72,45 = 97,45 P1*Q1 ns j calculamos = 72,5, logo,


L1,2 = 97,45/72,5 = 1,3442

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Bem, se temos o valor do crescimento do produto nominal e o valor do ndice de Laspeyres, simplesmente aplicamos a frmula:

Crescimento do Produto Real =

Crescimento Produto Nominal - 1 ndice de Laspeyres

x 100

Produto Real =

1,08 / 1,3442 = 0,8035 1 = -19,65%

Este resultado demonstra que o PIB real decresceu 19,65% entre os perodos 1 e 2.

Gabarito: letra e.

Um esclarecimento:

Como o produto nominal cresceu 8% e o produto real decresceu 19,65%?

O PIB real decresceu porque no seu clculo est includa tanto a variao na quantidade produzida quanto a variao dos preos dos bens e servios. O clculo do ndice de Laspeyres serviu, em essncia, para verificar quanto ocorreu de aumento do PIB devido somente ao aumento dos preos. Como o PIB mede a riqueza do pas, verificamos que o que realmente necessitava crescer, que era a produo em si, no cresceu, tendo na verdade diminudo.

Se vocs repararem na tabela acima, vero que para o bem A at ocorre um aumento da quantidade produzida, mas para o bem B ocorreu um decrscimo entre os dois perodos.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

1.2 ndice de Paasche (Mtodo da poca atual ou deflator implcito do PIB)

Para o clculo do ndice de Paasche utiliza-se como parmetro de anlise o perodo atual. ndice de Paasche = P = P2*Q2 / P1*Q2

P2*Q2 = Somatrio dos preos atuais multiplicado pelas quantidades do


ano atual;

P1*Q2 = Somatrio dos preos do ano anterior multiplicado pelas


quantidades do ano atual.

Vejamos um exemplo que parte do conceito do ndice de Paasche: (AFRF/SRF ESAF/2002) Considere uma economia hipottica que s produza dois bens finais: A e B, cujos dados de preo e quantidade encontram-se a seguir:
Perodo 1 2 preo 2,00 2,50 Bem A quantidade 10 11 Bem B quantidade 15 15

preo 3,50 3,80

Com base nessas informaes, a inflao medida pelo ndice de PAASCHE de preos entre os perodos 1 e 2 foi de, aproximadamente: a) 13,42% b) 17,42% c) 9,30% d) 20,45% e) 5,50%

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Seguindo o mtodo de clculo acima desenvolvido:

P2*Q2 = 2,5*11 + 3,8*15 = 27,5 + 57 = 84,5 P1*Q2 = 2*11 + 3,5*15 = 22 + 52,5 = 74,5
P = 84,5/74,5 = 1,1342 = 13,42%

Gabarito: letra a.

1.3 ndice de Fisher O ndice de Fisher a mdia geomtrica dos ndices de preos de Laspeyres e de Paasche. F = ( ( P2*Q1/ P1*Q1) * ( P2*Q2 / P1*Q2) )^1/2 ndice Laspeyres ndice de Paasche

O resultado do ndice de Fisher visa captar de forma conjunta as variaes de preos obtidas dos resultados dos ndices de Laspeyres de Paasche.

2. As contas do sistema financeiro e o multiplicador bancrio.

Diferentemente das Contas Nacionais que procuram medir a criao de riqueza a partir da produo de bens e servios em uma economia, as Contas do Sistema Monetrio, fundamentado no conceito de moeda, procuram mensurar o instrumento que d lastro s transaes com bens e servios. Estas contas, conjuntamente, so denominadas de agregados monetrios, utilizadas dia a dia pelo Banco Central para controlar diretamente a oferta de moeda e indiretamente a demanda por moeda. Ressalta-se o controle da oferta de moeda pelo BACEN, devido este possuir a prerrogativa constitucional para sua emisso, podendo aumentar e diminuir a disponibilidade do instrumento de troca na economia. A www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

variao do quantitativo de moeda em circulao derivada dos instrumentos de poltica monetria disponveis Autoridade Monetria. O compulsrio, as operaes de compra e venda de ttulos pblicos (operaes de mercado aberto) e o chamado redesconto constituem as ferramentas utilizadas pelo BACEN para controlar os meios de pagamento de uma economia.

As

contas

do

sistema

monetrio

demonstram,

estatisticamente,

consolidao dos chamados agregados monetrios. Sabe-se que a palavra agregado significa juno, da mesma forma que a palavra monetrio refere-se a tudo aquilo pertencente ou que possui relao com a moeda. Dessa maneira, podemos conceituar o termo agregados monetrios como sendo o conjunto de instrumentos e derivaes financeiras relacionadas moeda. Em termos econmicos os agregados monetrios representam as formas de mensurao e derivao da moeda, utilizada nas relaes de trocas entre os agentes do prprio sistema econmico, empresas, governo, consumidores e o setor externo ao pas.

Diante

destas

informaes,

necessitamos

saber

quais

seriam

as

funcionalidades do uso da moeda, para s ento conhecermos os agregados monetrios.

2.1 A Moeda e suas Funes

A Moeda pode ser definida como um objeto de aceitao geral, utilizado na troca de bens e servios. Esta possui curso obrigatrio dentro do pas, ou seja, tem aceitao incondicional como forma de pagamento nas transaes com bens e servios, sustentando-se no que determina a Lei 9.069/95, criadora do Plano Real.

A moeda apresenta algumas funes. So elas:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 2.1.1 Intermediria de trocas

10

Essa funo decorre do prprio conceito de moeda. o meio pelo qual as transaes com e bens e servios so efetuadas. Ela evita a troca direta de bens e a conseqente necessidade de coincidncias de desejos.

Ex: Jos troca seu produto por moeda e fica em condies de adquirir, atravs dela, os produtos de que necessita.

2.1.2 Unidade de Conta

A moeda serve para comparar o valor de diferentes mercadorias: Se um carro vale R$ 20.000,00 e um imvel R$ 200.000,00, um imvel pode ser trocado por dez carros. Veja que as trocas sempre se do em termos de unidades monetrias.

2.1.3 Reserva de valor

A moeda pode ser retida em poder de uma pessoa aps a venda de seu trabalho, constituindo uma reserva ou um crdito em relao sociedade. Essa caracterstica da moeda obriga, no entanto, que os seus possuidores resguardem-se de riscos relativos a essa reteno.

Os depsitos no sistema bancrio so a proteo contra perdas e assaltos. Ainda preciso evitar a desvalorizao da moeda em relao a seu poder de compra, que ocorre em virtude da inflao. Nesse caso, os detentores de moeda procuram realizar aplicaes em ttulos que rendem juros, ou mesmo em ativos que podem valorizar-se.

2.2. Os Meios de Pagamento (Agregados Monetrios) Os agregados monetrios, tambm denominados de meios de pagamento, so definidos como o estoque de moeda disponvel para uso da coletividade em determinado momento do tempo. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

11

A partir do clculo dos meios de pagamento possvel medir a liquidez econmica, objetivando o atendimento s transaes com bens e servios e aos objetivos da poltica monetria.

O agregado monetrio mais lquido e mais comum de uma economia o representado pelo conceito de (M1), que corresponde ao saldo do PAPEL MOEDA EM PODER DO PBLICO (PMPP), tambm chamado de moeda manual, adicionado do saldo dos DEPSITOS VISTA (DV), moeda escritural, mantidos nos bancos:

M1 = PMPP + DV

(1)

Por mera manipulao da forma, pode-se concluir que o PAPEL MOEDA EM CIRCULAO PMC, o que realmente colocado para circular na economia,

ii

vv

va

BACEN deixa em seu caixa.

aa

descrito como sendo formado pelo PAPEL MOEDA EMITIDO menos o que o

SS

Si

PMC = PME CAIXA DO BACEN

SS

Si

ii

PME = PMC + CAIXA DO BACEN

vv

va

aa

Caixa do prprio BACEN (o que no est em circulao).

11

19

BACEN, este composto pelo PAPEL MOEDA EM CIRCULAO PMC mais o

99

derivado a partir do chamado PAPEL MOEDA EMITIDO - PME. Emitido pelo

00

O clculo do saldo de PAPEL MOEDA EM PODER DO PBLICO (PMPP)

(2)

(3)

Destaca-se, de outra forma, que o PMC dividido em PAPEL MOEDA EM PODER DO PBLICO mais o CAIXA DOS BANCOS em moeda corrente, destinado ao pagamento de compromissos assumidos.

PMC = PMPP + CAIXA DOS BANCOS

(4)

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

12

Outro importante conceito denominado de PASSIVO MONETRIO do BACEN. Conhecido tambm como BASE MONETRIA, composto pelo PAPEL MOEDA EM CIRCULAO mais as RESERVAS BANCRIAS. As RESERVAS BANCRIAS se constituem nas RESERVAS COMPULSRIAS e VOLUNTRIAS que os bancos depositam no Banco Central.

As RESERVAS (RECOLHIMENTOS) COMPULSRIAS representam a frao dos recursos derivados dos depsitos vista feitos pelos clientes da cada um dos bancos, que devem ser recolhidos ao BACEN. Este instrumento garante, de forma objetiva, que os bancos no se apropriem destes recursos de forma a expandirem exageradamente o volume de emprstimos e financiamentos, o que, naturalmente, pode levar ao aumento dos preos e, consequentemente, da inflao.

Obs.: O CAIXA DOS BANCOS no se confunde com os RESERVAS BANCRIAS (DEPSITOS COMPULSRIO E VOLUNTRIO), uma vez que o primeiro so os recursos utilizados para honrar compromissos assumidos em decorrncia das

SS

Si

ii

Desta maneira pode-se resumir que a BASE MONETRIA composta pelo:

vv

va

depsito no BACEN.

aa

operaes dos bancos enquanto as RESERVAS BANCRIAS so destinadas a

PAPEL MOEDA EM CIRCULAO (PMC); RESERVAS BANCRIAS, divididas em RESERVAS

COMPULSRIAS e VOLUNTRIAS depositadas no Banco Central;

BASE MONETRIA = PMC + RESERVAS BANCRIAS


www.pontodosconcursos.com.br

SS

Si

ii

vv

remunerados.

va

aa

fato de que tanto os depsitos compulsrios como os depsitos voluntrios so

11

deciso dos bancos em depositar estes recursos no Banco Central derivada do

19

99

o prprio nome diz, de forma voluntria pelos bancos no BACEN. Destaca-se que a

00

AS RESERVAS VOLUNTRIAS representam os depsitos realizados, como

(5)

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

13

A conjugao das RESERVAS BANCRIAS com o CAIXA DOS BANCOS em moeda corrente caracteriza o que denominamos de ENCAIXES BANCRIOS.

ENCAIXES BANCRIOS = RESERVAS BANCRIAS + CAIXA DOS BANCOS COMERCIAIS (6)

Dessa maneira, realizando-se a associao entre as frmulas (4), (5) e (6), temos que:

BASE MONETRIA = PMPP + RESERVAS BANCRIAS + CAIXA DOS BANCOS COMERCIAIS

BASE MONETRIA = PMPP + ENCAIXES BANCRIOS


Observao: Para dar continuidade abordagem, gostaria que ficasse claro que os depsitos vista no devem ser confundidos com o CAIXA DOS BANCOS COMERCIAIS. Embora contabilmente um depsito em dinheiro aumente, em um primeiro momento, o caixa dos bancos, o banco utilizar os seus recursos em caixa para outras transaes financeiras que no a de deixar o dinheiro parado na conta corrente.

De volta anlise do conceito, M1 (MEIOS DE PAGAMENTOS RESTRITOS) = PMPP + DV, meios de pagamento que no rendem juros e que apresentam liquidez imediata, pode ser conceituado tambm pelo nome de haver monetrio ou mesmo de moeda.

Alm do conceito M1, existem as demais composies dos agregados monetrios, chamados de meios de pagamento ampliados, nestes incorporados as aplicaes financeiras menos lquidas que propriamente o PAPEL MOEDA EM PODER DO PBLICO (PMPP) e os DEPSITOS VISTA (DV). So os chamados conceitos de M2, M3 e M4, ou meios de pagamento ampliados.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

14

M2 = M1 + DEPSITOS ESPECIAIS REMUNERADOS (FGTS) + DEPSITOS DE POUPANA + TTULOS EMITIDOS POR INSTITUIES DEPOSITRIAS (CDB)

M3 = M2 + COTAS DE FUNDOS DE RENDA FIXA + OPERAES COMPROMISSADAS REGISTRADAS NO SELIC

M4 = M3 + TTULOS PBLICOS DE ALTA LIQUIDEZ

Os ativos acima, que rendem juros, so chamados de haveres no monetrios ou tambm de quase-moeda.

Os haveres monetrios e no monetrios possuem ainda outra denominao tcnica, subdividida da seguinte forma:

M1 = Passivo monetrio restrito do BACEN e dos bancos criadores de moeda escritural;

M2 = consolidado bancrio menos fundos de renda fixa = passivo monetrio restrito do BACEN e passivo monetrio ampliado emitidos primariamente pelas instituies depositrias;

M3 = passivo monetrio restrito do BACEN e passivo monetrio ampliado das instituies depositrias e fundos de renda fixa;

M4 = consolidado bancrio mais governos = passivo monetrio do BACEN, instituies depositrias, fundos de renda fixa e tesouros nacional, estaduais e municipais.

Sendo:

Instituies depositrias: bancos mltiplos, bancos comerciais, caixas econmicas, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, agncias de fomento, sociedades de crdito, financiamento e investimento, sociedades de crdito www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

15

imobilirio, associaes de poupana e emprstimo, companhias hipotecrias. As instituies financeiras no depositrias, como sociedades de arrendamento mercantil, corretoras e distribuidoras de ttulos e de valores mobilirios, nessas definies de agregados monetrios so consideradas empresas do setor produtivo;

Consolidado monetrio: Banco Central, bancos mltiplos com carteira comercial, bancos comerciais e caixas econmicas. Por restries operacionais, as cooperativas de crdito ainda no foram includas nesse consolidado;

Consolidado

bancrio:

consolidado

monetrio,

outras

instituies

depositrias e fundos de renda fixa.

2.3 Criao e Destruio de Moeda pelos Bancos Comerciais

A criao ou destruio de moeda concretiza-se atravs das operaes realizadas entre o setor bancrio e o pblico em geral. Diz-se que h criao de moeda quando o pblico recebe do setor bancrio haveres monetrios (PAPELMOEDA EM PODER DO PBLICO + DEPSITOS VISTA) e, em contrapartida, entrega haveres no-monetrios ao setor bancrio.

Exemplo: Quando clientes resgatam suas aplicaes feitas em poupana, utilizando-se desse valor para realizarem transaes com bens e servios, exemplifica um caso tpico de criao de moeda. A destruio de moeda ocorre quando o pblico entrega haveres monetrios ao setor bancrio e, em contrapartida, recebe do setor bancrio haveres nomonetrios.

Exemplo: Seria o caso agora em que clientes realizam aplicaes financeiras em bancos, tais como poupana, fundos de investimento e etc.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 2.3.1 Criao e Destruio de Moeda

16

(PBLICO)

> haveres no-monetrios < haveres monetrios

(SETOR BANCRIO)

Destruio de Moeda

(PBLICO)

> haveres monetrios < haveres no-monetrios

(SETOR BANCRIO)

Mais alguns exemplos de criao de moeda:

- uma pessoa faz um saque de seu depsito a prazo; - uma empresa desconta uma duplicata em um banco; - um exportador recebe em reais o valor correspondente a uma venda ao exterior; - um banco adquire ttulos governamentais do pblico, creditando suas contas correntes.

Exemplos de destruio de moeda:

- uma pessoa faz um depsito em sua caderneta de poupana; - um banco vende ttulos governamentais ao pblico; - um importador paga ao banco o valor correspondente a uma compra no exterior; - um banco vende um imvel a uma empresa, recebendo o pagamento em dinheiro. - uma pessoa paga um emprstimo bancrio, sendo debitado em sua conta corrente.

2.4 A criao de moeda a partir dos Depsitos Vista

Conforme podemos verificar no dia-a-dia, a rede bancria possui a capacidade de receber depsitos vista, seja para a realizao de aplicaes financeiras, seja para pagamento de contas diversas dos seus clientes. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

17

Com os depsitos recebidos os bancos passam a ter a capacidade de realizar emprstimos, cobrando, por isso, juros remuneratrios.

Esse recebimento de dinheiro pelos bancos comerciais permite a criao do que denominado de moeda escritural, uma vez que a firma bancria simplesmente se utiliza de recursos de terceiros poupadores e os transfere para clientes devedores. Na verdade, como os bancos sabem que nem todos os clientes poupadores iro efetuar saques ao mesmo tempo, estes utilizam os recursos que sobram emprestando a outros. Esta atividade gera em si o que chamamos de multiplicador dos agregados monetrios ou dos meios de pagamento.

2.5 A BASE MONETRIA e o multiplicador dos meios de pagamento

Definimos anteriormente o conceito referente BASE MONETRIA, composta do PMPP + ENCAIXES BANCRIOS, neste ltimo includo as RESERVAS BANCRIAS (compulsrio e voluntrio) mais o CAIXA DOS BANCOS COMERCIAIS.

BASE MONETRIA = PMPP + ENCAIXES BANCRIOS


Tambm definimos que a oferta de moeda circulante na economia (M1) dividida entre o PMPP e o total de DEPSITOS VISTA nos bancos (DV).

M1 = PMPP + DV
Considerando que os depsitos vista esto nos bancos, estes se utilizam dos recursos depositados para realizarem emprstimos. O fator que definir quanto os bancos podero oferecer de recursos est baseado nos encaixes obrigatrios exigidos pelo Banco Central. Dessa maneira, quanto menor for a quantia a ser depositada obrigatoriamente no caixa da autoridade monetria pelos bancos,

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

18

maior ser a capacidade de gerao de emprstimos, pelo simples fato que estes possuem mais dinheiro sobrando.

Os emprstimos realizados sociedade retornam em momento futuro para o prprio banco emprestador, ou mesmo para outro banco comercial. A partir do dinheiro depositado oportunizam-se novos emprstimos sociedade.

A multiplicao dos agregados monetrios ocorre a partir do momento em que a moeda depositada no sistema bancrio na condio de DEPSITO VISTA.

A criao de moeda ser derivada em um valor mltiplo de uma injeo monetria inicial. Vejamos a multiplicao a partir dos dados dos agregados monetrios:

Base Monetria = PMPP + ENCAIXES DOS BANCOS; de outra forma:

PMPP = BASE MONETRIA ENCAIXES DOS BANCOS (1)

M1 = PMPP + DV; de outra forma:

PMPP = M1 DV (2)

BASE MONETRIA ENCAIXES DOS BANCOS = M1 DV

BASE MONETRIA (B) = M1 DV + ENCAIXES BANCRIOS

Dividindo-se os termos por M1, temos:

B / M1 = 1 (DV / M1) + E / M1

Multiplicando-se e dividindo-se o ltimo termo por DV, chegamos a:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI B / M1 = 1 (DV / M1) + (E / M1) * (DV/DV)

19

Chamando a razo do volume de DEPSITOS VISTA sobre os meios de pagamento (DV / M1) de d e a razo dos ENCAIXES BANCRIOS sobre o os depsitos vista (E / DV) de e, temos que:

B / M1 = 1 d + ed

Colocando-se em evidncia o d e posteriormente invertendo-se a expresso, teremos o seguinte resultado:

M1 = B / 1 d(1 e), sendo 1 / 1 d(1 e) = m, chamado de multiplicador dos meios de pagamento (ou dos agregados monetrios).

M1 = B x m

A partir desta expresso possvel saber qual ser o impacto sobre o aumento dos meios de pagamento M1, derivado do aumento da base monetria.

Da expresso M1 = B /1 d(1 e), chegamos a algumas concluses importantes: 9 Na medida em que aumenta o total de DEPSITOS VISTA no sistema bancrio, maior ser a expanso dos agregados monetrios quando do resultado de um aumento da BASE MONETRIA pelo Banco Central; 9 De forma contrria, quando o Banco Central aumenta a exigncia do percentual de ENCAIXES BANCRIOS (compulsrio), menor a capacidade de expanso do crdito pelos bancos e,

conseqentemente, da expanso dos meios de pagamento.

Vamos a uma questo sobre o assunto, retirada da prova do BACEN de 2006: www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

20

(ANALISTA/BACEN FCC/2006) Numa determinada economia, os encaixes totais mantidos pelo sistema bancrio representam 4/10 do total dos depsitos vista em conta corrente. Se a populao desse pas mantiver 1/5 dos meios de pagamento na forma de moeda manual, um aumento de 1.000 na base monetria acarretar um acrscimo nos meios de pagamento, de a) 6250 b) 3125 c) 2358 d) 1923 e) 1470

A frmula para se calcular o valor do aumento dos meios de pagamento proveniente do aumento da BASE MONETRIA M1 = B / 1 d(1 e), sendo M1

ENCAIXE BANCRIOS no Bacen (E) sobre os DEPSITOS VISTA (DV).

Na questo j nos informado o valor da expanso da BASE MONETRIA

SS

Si

PODER DO PBLICO PMPP (1/5).

parte derivado dos DEPSITOS VISTA (DV), nosso interesse nessa questo, e parte derivado do volume de PMPP, sendo DV + PMPP = 1. Se a razo de moeda manual sobre os meios de pagamento (PMPP/M1) igual a 1/5, podemos entender que a razo de moeda escritural sobre os meios de pagamento (DV/M1) igual a 4/5. www.pontodosconcursos.com.br

ii

pagamento (M1) em moeda manual, tambm chamada de PAPEL MOEDA EM

Conforme verificamos anteriormente o conceito de agregado monetrio M1

vv

va

(4/10). Na questo, no entanto, informado apenas o percentual de meios de

aa

(1000) e a razo entre os ENCAIXES BANCRIOS e os DEPSITOS VISTA

SS

Si

ii

DEPSITOS VISTA (DV) sobre os meios de pagamento (M1) e e o volume de

vv

ENCAIXES BANCRIOS no Banco Central (E). d igual razo do volume de

va

aa

B a base monetria, representada pelo somatrio do PMPP mais os

11

19

99

PMPP + DV.

00

os meios de pagamentos (agregados monetrios), que so representados pelo

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Com isso, temos: M1 = B * 1 / 1 d(1 e) M1 = 1000* 1/ 1 4/5 (1 4/10) = 1000* 1 /0,52 = 1923

21

Gabarito: letra d.

3. As Contas do Sistema Monetrio

Tendo sido demonstrada a ntima relao existente entre os agregados monetrios e a sua multiplicao a partir dos bancos comerciais, por meio do que conceituamos de multiplicador bancrio m = 1 / 1 d(1 e), partimos agora para a exposio das contas do sistema monetrio, seja pela composio destas no Bacen, seja sobre a sua estruturao para os bancos componentes do sistema.

As contas do sistema monetrio so estruturadas como em toda contabilidade, existindo operaes ativas e operaes passivas.

Apresentamos as contas com o fim de entendermos tanto o processo de criao e de destruio de moeda como tambm a contabilizao das exigncias da Autoridade Monetria para com os bancos e vice-versa.

3.1 O Balano Consolidado dos Bancos Comercias

Os bancos comerciais representam um dos lados do sistema monetrio, j que so estes que promovem a interligao do Banco Central, em nome do governo, com o pblico em geral.

O balano consolidado (simplificado) dos bancos comerciais assim dividido:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI


Ativo Encaixes - Em moeda corrente - Depsitos Voluntrios - Depsitos Compulsrios Passivo Depsitos vista Depsitos a prazo Redescontos e outros recursos do Bacen. Emprstimos externos Emprstimos ao setor privado Emprstimos a entidades pblicas Recursos exigvel) Ttulos pblicos e privados Imobilizado Outras aplicaes prprios (passivo no

22

No lado do ativo:

Encaixes: Trata-se da parcela dos depsitos vista que o sistema bancrio comercial no emprestou ao pblico. So os chamados depsitos compulsrios e voluntrios;

Emprstimos ao setor privado e ao setor pblico: So os emprstimos feitos ao sistema no bancrio, tais como o governo, as famlias e etc;

Ttulos Pblicos e Privados: So os haveres no monetrios na forma de ttulos encarteirados pelos bancos;

Imobilizado: a contabilizao dos recursos das estruturas fsicas de funcionamento dos bancos;

Outras Aplicaes: So as aplicaes em moeda estrangeira dos bancos.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI No lado do Passivo:

23

Depsitos vista: So os depsitos captados pelo sistema bancrio do pblico em geral e disponveis em conta-corrente;

Depsitos a prazo: So os depsitos captados pelo sistema bancrio do pblico em geral e disponveis em outras contas (poupana, ttulos de renda fixa (CDB, RDB);

Redescontos: So os recursos tomados a ttulo de emprstimo pelos bancos via Banco Central;

Recursos Externos: So recursos tomados pelos bancos para financiamento de suas linhas de concesso de crdito ao pblico em geral;

Recursos Prprios: So os recursos de propriedade dos prprios bancos comerciais. So considerados passivo no exigvel, por constiturem conta do patrimnio lquido;

Pode-se verificar que as operaes ativas so aquelas provenientes da destinao dada pelos bancos para o volume de depsitos vista feitos pelo pblico. O passivo representado em sua maior parte, pelos prprios depsitos realizados pelo pblico.

Vejamos agora o balano consolidado do Banco Central.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

24

Ativo Encaixes em moeda corrente Haveres com o setor privado Ttulos pblicos federais Operaes de redesconto Emprstimos Nacional ao Tesouro

Passivo Saldo do papel-moeda emitido Depsitos do Tesouro Nacional Recursos Externos Depsitos dos Bancos Comerciais - Depsitos Voluntrios - Depsitos Compulsrios

Reservas internacionais

No lado do ativo encontram-se:

Encaixes em moeda corrente: Trata-se da parte do papel moeda emitido (PME) que no se encontra em circulao;

Ttulos Pblicos Federais: O Bacen chamado de agente financeiro do Tesouro Nacional. Ele realiza as chamadas operaes de Mercado Aberto, que se caracterizam pela colocao e retirada de dinheiro de circulao por meio dos ttulos emitidos pelo Tesouro. Na sua contabilidade entra como ativo, constando como passivo do Tesouro Nacional;

Operaes de Redesconto: So os emprstimos feitos as bancos comerciais. Fica localizado do lado esquerdo do seu balano, ficando do lado direito no balano dos bancos comerciais;

Reservas Internacionais: O estoque de moeda estrangeira pertencente ao pas fica sob guarda do Banco Central. Ele a tem como ativo por necessidade de utilizar estes recursos para fazer frente s demandas de divisas estrangeiras por bancos e pelo pblico em geral;

No lado do passivo:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

25

Papel Moeda Emitido: Trata-se do total de moeda emitida que pode ou no estar circulando. Se estiver PME = PMC, caso contrrio no. Destaca-se que o total de papel moeda em circulao nunca poder ser maior que o total de papel moeda emitido (moeda manual);

Depsitos do Tesouro: So os depsitos feitos pelo Tesouro para cobrir as operaes realizadas pelo BACEN;

Recursos Externos: So representados pela reestruturao da dvida externa (FMI e organismos internacionais);

Depsitos Compulsrio e Voluntrio: So os recursos depositados pelos bancos comerciais no Bacen, podendo ser, como o prprio nome diz, obrigatrios ou voluntrios.

De acordo com a Contabilidade, as operaes passivas representam as contas que identificam as origens dos recursos. De forma contrria, as contas pertencentes ao ativo referem-se s aplicaes dos recursos. Em referncia ao Bacen, as contas do passivo so divididas em monetrias, ou seja, utilizadas como meios de pagamento, e no monetrias, no utilizadas como meios de pagamento.

O Balano consolidado do sistema monetrio


Ativo dos Bancos Aplicaes Comerciais - Emprstimos ao setor privado - Ttulos pblicos e privados Aplicaes do Banco Central - Reservas internacionais - Emprstimos ao Tesouro Nacional - Ttulos pblicos federais Passivo Agregados Monetrios - Papel-moeda em poder do pblico - Depsitos vista nos Bancos Recursos No-monetrios - Depsitos a prazo - Depsitos do Tesouro Nacional - Ttulos do Banco Central - Saldo lquido das demais contas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

26

Findados os conceitos tericos relativos aula dois, proponho a vocs a resoluo de questes baseadas nas provas elaboradas pelas ESAF e por outras bancas.

Um grande abrao,

Mariotti

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Questes Propostas:

27

1 (EPPGG/MPOG ESAF/2008) Considerando a definio de meios de pagamentos adotada no Brasil, incorreto afirmar que: a) o M1 engloba o papel-moeda em poder do pblico. b) o M2 engloba os depsitos para investimento e as emisses de alta liquidez realizadas primariamente no mercado interno por instituies depositrias. c) o papel-moeda em poder do pblico resultado da diferena entre papel-moeda emitido pelo Banco Central do Brasil e as disponibilidades de caixa do sistema bancrio. d) o M3 inclui as captaes internas por intermdio dos fundos de renda fixa. e) o M3 engloba os ttulos pblicos de alta liquidez.

2 - (AFRF/SRF ESAF/2005) No faz(em) parte do passivo do balancete do Banco Central: a) recursos externos. b) depsitos do tesouro nacional. c) redescontos. d) papel moeda emitido. e) encaixes dos bancos comerciais.

3 - (ECONOMISTA/MPU FCC/2007 - adaptada) Utilize as seguintes informaes, e somente elas, para responder a questo

PMC = 1.400 Depsitos Vista = 11.900 Depsitos Compulsrios = 4.100 Caixa, em moeda Corrente, dos bancos comerciais = 100 Papel Moeda em Poder do Pblico = 1300

A base monetria corresponde a a) 5500 b) 5400 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI c) 5300 d) 5200 e) 4200

28

4 (AFPS/MPAS ESAF/2002) Considere os seguintes dados: m = 4/3 e R = 0,5, onde m = multiplicador dos meios de pagamento em relao base monetria e R = encaixes totais dos bancos comerciais/depsitos vista. Com base nessas informaes, pode-se afirmar que o coeficiente papel-moeda em poder do publico/M1 igual a) 0,2 b) 0,3 c) 0,4 d) 0,5 e) 0,7

5 (EPPGG/MPOG ESAF/2009) Considere os seguintes coeficientes de comportamento monetrio:

M1 = meios de pagamentos c = (papel-moeda em poder do pblico/M1) d = (depsitos a vista nos bancos comerciais/M1) R = (encaixes totais dos bancos comerciais/depsitos a vista nos bancos comerciais)

Considerando que c = d/3 e R = 0,3, o valor do multiplicador da base monetria ser de, aproximadamente, a) 2,105 b) 3,103 c) 1,290 d) 1,600 e) 2,990

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

29

6 - (BACEN/ANALISTA ESAF/2001) Considere os seguintes dados: papelmoeda em poder do publico / M1 = 0,3; encaixe total dos bancos comerciais / depsitos a vista nos bancos comerciais = 0,3. Com base nessas informaes, pode-se afirmar que a) um aumento de 30% na relao depsitos a vista nos bancos comerciais / M1 resulta em um aumento de aproximadamente 19,830% no multiplicador bancrio. b) um aumento de 25% na relao depsitos a vista nos bancos comerciais / M1 resulta em um aumento de aproximadamente 21,687% no multiplicador bancrio. c) um aumento de 20% na relao depsitos a vista nos bancos comerciais / M1 resulta em um aumento de aproximadamente 23,786% no multiplicador bancrio. d) um aumento de 10% na relao encaixe total dos bancos comerciais / depsitos a vista nos bancos comerciais resulta em uma reduo de aproximadamente 8,750% no multiplicador bancrio. e) um aumento de 15% na relao encaixe total dos bancos comerciais / depsitos a vista nos bancos comerciais resulta em uma reduo de aproximadamente 9,102% no multiplicador bancrio.

7 (APO/MPOG ESAF/2001) So consideradas operaes ativas do Banco Central: a) alteraes nos impostos sobre as operaes financeiras; emprstimos do Banco Central ao Tesouro Nacional; emprstimos do Banco Central ao setor privado; operaes de redesconto. b) alteraes nas reservas internacionais do pas; emprstimos do Banco Central ao Tesouro Nacional; emprstimos do Banco Central ao setor privado; operaes de redesconto. c) alteraes nas reservas internacionais do pas; emprstimos do Banco Central ao Tesouro Nacional; alterao dos impostos sobre as operaes financeiras; operaes de redesconto. d) alteraes dos impostos sobre as operaes financeiras; alteraes dos impostos sobre as operaes de cmbio; emprstimos do Banco Central ao Tesouro Nacional; operaes de redesconto.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

30

e) alteraes nos impostos sobre as operaes financeiras; emprstimos do Banco Central ao Tesouro Nacional; emprstimos do Banco Central aos bancos comerciais; emprstimos do Banco Central ao setor privado. 8 - (ANALISTA/ INFRAERO FCC/2004) A frmula V = (P X L)1/2 , sendo P o ndice de Paasche e L o ndice de Laspeyres, calcula o ndice de a) Gini b) Marshall-Cramer c) Fisher d) Friedman e) Gauss-Markov

9 (AFRF/SRF ESAF/2002) Suponha uma economia que s produza dois bens finais (A e B). Considere os dados a seguir:

Perodo 1 2 quantidade 10 10

Bem A preo 5 7

Bem B quantidade 12 10 preo 6 9

Com base nestes dados, incorreto afirmar que: a) o produto nominal do perodo 2 foi maior do que o produto nominal do perodo 1. b) o crescimento do produto nominal entre os perodos 1 e 2 foi de, aproximadamente, 31%. c) no houve crescimento do produto real entre os perodos 1 e 2, considerando o ndice de Laspeyres de preo. d) a inflao desta economia medida pelo ndice de Laspeyres de preo foi de 30%. e) no houve crescimento do produto real, entre os perodos 1 e 2, considerando o ndice de Fisher.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Gabarito Comentado:

31

1 (EPPGG/MPOG ESAF/2008) Considerando a definio de meios de pagamentos adotada no Brasil, incorreto afirmar que: a) o M1 engloba o papel-moeda em poder do pblico. b) o M2 engloba os depsitos para investimento e as emisses de alta liquidez realizadas primariamente no mercado interno por instituies depositrias. c) o papel-moeda em poder do pblico resultado da diferena entre papel-moeda emitido pelo Banco Central do Brasil e as disponibilidades de caixa do sistema bancrio. d) o M3 inclui as captaes internas por intermdio dos fundos de renda fixa. e) o M3 engloba os ttulos pblicos de alta liquidez.

Resoluo:

Essa questo exige do candidato, infelizmente, ao menos entender a composio dos meios de pagamento. A resposta, nesta questo refere-se ao fato de que os ttulos pblicos de alta liquidez so considerados apenas no conceito M4 e no no conceito M3. Assim sendo, uma dica muito importante a de que voc deve sempre se lembrar que os ttulos pblicos no so emitidos por nenhuma instituio componente do sistema financeiro, o que permite aferir que estes, em princpio, no possuem a mesma liquidez, em termos de moeda, do que os demais meios de pagamento.

Gabarito: letra e.

2 - (AFRF/SRF ESAF/2005) No faz(em) parte do passivo do balancete do Banco Central: a) recursos externos. b) depsitos do tesouro nacional. c) redescontos. d) papel moeda emitido. e) encaixes dos bancos comerciais. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

32

Resoluo:

a) Os recursos externos so contabilizados no passivo devido ao fato de que o pas devedor em relao ao exterior. Como o Banco Central o agente responsvel pelo controle do fluxo e registro de capital estrangeiro estes recursos ficam contabilizados como uma operao passiva da Instituio.

b) A chamada conta nica do Tesouro Nacional fica dentro do Banco Central, sendo no entanto administrada pelo Banco do Brasil. De todo modo, como os recursos pertencem a um terceiro, neste caso a Unio, consta da contabilidade do BACEN como uma operao passiva.

c) Os redescontos correspondem aos emprstimos de liquidez realizados s Instituies Financeiras. Sendo assim, dentro do balano do BACEN, estes correspondem a um ativo.

d) Partindo do pressuposto de que o papel moeda emitido meramente um papel, a nica forma de dar valor a este por meio da assuno de uma obrigao. Sendo uma obrigao da Autoridade Monetria, deve estar registrada no seu passivo.

e)

Os

encaixes

dos

bancos

comerciais

(compulsrios

voluntrios)

correspondem a uma obrigao do BACEN para com os bancos pois, afinal de contas, os recursos pertencem aos bancos.

Gabarito: letra c.

3 - (ECONOMISTA/MPU FCC/2007 - adaptada) Utilize as seguintes informaes, e somente elas, para responder a questo

PMC = 1.400 Depsitos Vista = 11.900 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Depsitos Compulsrios = 4.100 Caixa, em moeda Corrente, dos bancos comerciais = 100 Papel Moeda em Poder do Pblico = 1300

33

A base monetria corresponde a a) 5500 b) 5400 c) 5300 d) 5200 e) 4200

Resoluo:

O clculo da base monetria pode ser feito de duas formas:

BASE MONETRIA = PMC + RESERVA BANCRIAS, ou BASE MONETRIA = PMPP + ENCAIXES BANCRIOS

a) Lembrando que as reservas bancrias correspondem na questo em anlise apenas aos depsitos compulsrios, dado a inexistncia de depsitos voluntrios;

b) No clculo dos encaixes bancrios deve ser adicionada s RESERVAS BANCRIAS o caixa, em moeda corrente, dos bancos comerciais.

Sendo assim, temos:

BASE MONETRIA = PMC + RESERVA BANCRIAS BASE MONETRIA = 1400 + 4100 = 5500

Gabarito: letra a.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

34

4 (AFPS/MPAS ESAF/2002) Considere os seguintes dados: m = 4/3 e R = 0,5, onde m = multiplicador dos meios de pagamento em relao base monetria e R = encaixes totais dos bancos comerciais/depsitos vista. Com base nessas informaes, pode-se afirmar que o coeficiente papel-moeda em poder do publico/M1 igual a) 0,2 b) 0,3 c) 0,4 d) 0,5 e) 0,7

Resoluo:

Sabe-se que o multiplicador dos meios de pagamento dado pela seguinte frmula:

m = 1/1-d(1-R), sendo d igual a razo entre os depsitos vista e o M1. R igual a razo entre o total de encaixas ou reservas sobre os depsitos vista. No exerccio temos as informaes de m = 4/3 e de R = 0,5. Dessa forma, temos:

4/3 = 1/1 d*(1 - 0,5) 4*(1 - d*(0,5) = 3 - 2d = -1 d = 0,5

Para resolvermos a questo precisamos lembrar da composio do conceito M1 = PMPP + DV. Da mesma forma, j sabemos que d = DV/M1. Com isso, podemos concluir que PMPP/M1 s poder ser igual a 0,5.

Gabarito: letra d.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

35

5 (EPPGG/MPOG ESAF/2009) Considere os seguintes coeficientes de comportamento monetrio:

M1 = meios de pagamentos c = (papel-moeda em poder do pblico/M1) d = (depsitos a vista nos bancos comerciais/M1) R = (encaixes totais dos bancos comerciais/depsitos a vista nos bancos comerciais)

Considerando que c = d/3 e R = 0,3, o valor do multiplicador da base monetria ser de, aproximadamente, a) 2,105 b) 3,103 c) 1,290 d) 1,600 e) 2,990

Resoluo:

Uma condio padro que os meios de pagamento so divididos em PMPP + DV.

M1 = PMPP + DV

Quando dividimos os termos por M1, temos:

M1/M1 = PMPP/M1 + DV/M1

1= c+d

Como c = d/3, temos que 3c = d

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 1 = c + 3c 4c = 1 c = 0,25

36

Dessa maneira chegamos ao d 1=c+d 1 = 0,25 + d d = 0,75

Substituindo na frmula do multiplicador, temos:

m = 1/1 d(1 R) m = 1/1 0,75 (1 0,3) m = 2,10

Gabarito: letra a.

6 - (BACEN/ANALISTA ESAF/2001) Considere os seguintes dados: papelmoeda em poder do publico / M1 = 0,3; encaixe total dos bancos comerciais / depsitos a vista nos bancos comerciais = 0,3. Com base nessas informaes, pode-se afirmar que a) um aumento de 30% na relao depsitos a vista nos bancos comerciais / M1 resulta em um aumento de aproximadamente 19,830% no multiplicador bancrio. b) um aumento de 25% na relao depsitos a vista nos bancos comerciais / M1 resulta em um aumento de aproximadamente 21,687% no multiplicador bancrio. c) um aumento de 20% na relao depsitos a vista nos bancos comerciais / M1 resulta em um aumento de aproximadamente 23,786% no multiplicador bancrio. d) um aumento de 10% na relao encaixe total dos bancos comerciais / depsitos a vista nos bancos comerciais resulta em uma reduo de aproximadamente 8,750% no multiplicador bancrio. e) um aumento de 15% na relao encaixe total dos bancos comerciais / depsitos a vista nos bancos comerciais resulta em uma reduo de aproximadamente 9,102% no multiplicador bancrio. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

37

Resoluo:

Vejamos o resultado do multiplicador bancrio antes de realizarmos o aumento em uma das variveis:

Se PMPP/M1 = 0,3, ento DV/M1 = 0,7.

m = 1/1-0,7(1-0,3) = 1,96

De agora em diante temos que ir no mtodo de tentativa e erro, at chegar na resposta da questo. Vejamos a letra C, gabarito da questo. Um aumento de 20% na relao depsitos vista/M1.

Se o valor da relao era 0,7, um aumento de 20% deixar a relao igual a : 0,7*1,2 = 0,84.

Colocando este valor na frmula, temos:

m = 1/1-0,84(1 - 0,3) = 2,42. Para se chegar a variao, temos que dividir o resultado do multiplicador atual pelo multiplicador anterior. Do resultado retira-se 1 e multiplica-se por 100.

((2,42/1,96)-1)*100 = 23,78%.

Ressalto a vocs que este tipo de questo s deve ser feita por ltimo, especialmente porque qualquer questo na prova de economia tem o mesmo peso dado pela ESAF. Ok?

Gabarito: letra c.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

38

7 (APO/MPOG ESAF/2001) So consideradas operaes ativas do Banco Central: a) alteraes nos impostos sobre as operaes financeiras; emprstimos do Banco Central ao Tesouro Nacional; emprstimos do Banco Central ao setor privado; operaes de redesconto. b) alteraes nas reservas internacionais do pas; emprstimos do Banco Central ao Tesouro Nacional; emprstimos do Banco Central ao setor privado; operaes de redesconto. c) alteraes nas reservas internacionais do pas; emprstimos do Banco Central ao Tesouro Nacional; alterao dos impostos sobre as operaes financeiras; operaes de redesconto. d) alteraes dos impostos sobre as operaes financeiras; alteraes dos impostos sobre as operaes de cmbio; emprstimos do Banco Central ao Tesouro Nacional; operaes de redesconto. e) alteraes nos impostos sobre as operaes financeiras; emprstimos do Banco Central ao Tesouro Nacional; emprstimos do Banco Central aos bancos comerciais; emprstimos do Banco Central ao setor privado.

Resoluo:

O BACEN no realiza qualquer tipo de operao associada tributao, ou seja, ele no responsvel por qualquer guarda, passivo ou ativo relacionado aos tributos. Logicamente, nesta resposta, no estamos fazendo qualquer associao com as responsabilidades do BACEN em relao tributao incidente sobre a folha de pagamento dos seus funcionrios, ok?

Assim sendo, a nica assertiva que possui qualquer informao em relao tributos a letra b, sendo o gabarito tambm sujeito confirmao por meio da anlise do balancete do BACEN.

Gabarito: letra b.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

39

8 - (ANALISTA/ INFRAERO FCC/2004) A frmula V = (P X L)1/2 , sendo P o ndice de Paasche e L o ndice de Laspeyres, calcula o ndice de a) Gini b) Marshall-Cramer c) Fisher d) Friedman e) Gauss-Markov

Resoluo:

Trata-se do ndice de Fisher. 9 (AFRF/SRF ESAF/2002) Suponha uma economia que s produza dois bens finais (A e B). Considere os dados a seguir:

Perodo 1 2 quantidade 10 10

Bem A preo 5 7

Bem B quantidade 12 10 preo 6 9

Com base nestes dados, incorreto afirmar que: a) o produto nominal do perodo 2 foi maior do que o produto nominal do perodo 1. b) o crescimento do produto nominal entre os perodos 1 e 2 foi de, aproximadamente, 31%. c) no houve crescimento do produto real entre os perodos 1 e 2, considerando o ndice de Laspeyres de preo. d) a inflao desta economia medida pelo ndice de Laspeyres de preo foi de 30%. e) no houve crescimento do produto real, entre os perodos 1 e 2, considerando o ndice de Fisher.

Resoluo:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

40

Veja que se a assertiva fala apenas de inflao, no perguntando nada a respeito de crescimento do produto entre os perodos. Sendo assim, temos apenas que medir a variao ocorrida nos preos entre os anos 1 e 2.

ndice de Laspeyres = L =

P2*Q1/ P1*Q1.

L= L=

( P2 A * Q1 A + P2 B * Q1 B) (7 * 10 + 9 *12) 178 = = = 1,45 = 45% ( P1 A * Q1 A + P1 B * Q1 B) (5 *10 + 6 *12) 122

Gabarito: letra d.

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like