You are on page 1of 5

A lgica do teste[editar]

O teste de Rorschach, como todos os testes projetivos, baseia-se na chamada hiptese projetiva. De acordo com essa hiptese, a pessoa a ser testada, ao procurar organizar uma informao ambgua (ou seja, sem um significado claro, como as pranchas do teste de Rorschach), projeta aspectos de sua prpria personalidade. O intrprete (ou seja, o psiclogo que aplica o teste) teria assim a possibilidade de, trabalhando por assim dizer "de trs para 7 frente", reconstruir os aspectos da personalidade que levaram s respostas dadas . A hiptese projetiva baseia-se no conceito freudiano de projeo: um mecanismo de defesa, atravs do qual o indivduo atribui de maneira inconsciente caractersticas negativas da prpria personalidade a outras pessoas (projeo clssica). Apesar de a projeo clssica carecer de confirmao emprica e ser assim alvo de controvrsias, h ainda um outro caso de projeo que conta com uma relativa unanimidade entre os estudiosos: a projeo generalizada ou assimilativa. Esta a tendncia de determinadas caractersticas da personalidade, necessidades e experincias de vida de influenciar o indivduo na interpretao de estmulos ambguos. De acordo com os defensores do uso de testes projetivos, tais testes possuem duas grandes vantagens em comparao aos testes estruturados: (a) eles "enganam" os mecanismos de defesa do indivduo e (b) permitem ao intrprete do teste ter acesso a 7 contedos no acessveis conscincia do indivduo testado .

A realizao do teste[editar]
O teste compe-se, como visto, de 10 pranchas diferentes, algumas com borres coloridos, outras so pretas e brancas. O realizador do teste apresenta as pranchas, sempre na mesma ordem, pessoa que est sendo testada com a pergunta: "o que poderia ser isto?". Apesar de as pranchas serem sempre apresentadas na mesma posio, a pessoa pode vir-las vontade. E pode dar quantas respostas quiser. O principal trabalho do realizador do teste a codificao das respostas dadas: cada resposta deve ser classificada atravs de um complexo sistema de cdigos, que reduz as vrias respostas a algumas categorias bsicas. Uma das principais diferenas entre os diversos sistemas do teste (ver acima "Introduo histrica") exatamente a forma da codificao. Tanto no sistema de Bohm como no sistema de Exner cada resposta classificada sob quatro pontos de vista: 1. o modo de percepo - ou seja, se o borro visto como um todo ou se apenas uma parte importante (e, neste caso, em que parte do borro); 2. a determinante - ou seja, que aspecto do borro foi importante para a resposta: a forma, a cor, a impresso de movimento; 3. o contedo - a figura descrita de um ser humano, de um animal, uma parte do corpo humano, uma planta, uma paisagem, uma objeto (arquitetnico, histrico, etc.) 4. a originalidade ou vulgaridade da resposta - ou seja, se a resposta , na populao da pessoa que est sendo testada, uma resposta muito comum (que muitas pessoas do) ou muito rara. Para cada um desses pontos de vista utilizada uma srie de letras, que indicam cada uma das vrias possibilidades. Assim uma resposta pode ser codificada G F M no sistema de Bohm, o que significa que essa resposta utiliza toda a figura (G), baseia-se na forma do borro (F) e descreve uma ser humano (M); uma outra resposta poderia ser codificada D Fb T (ou seja,
8 3

utiliza apenas um detalhe do borro (D), baseia-se sobretudo na cor (Fb) e representa um animal (T)). O que diferencia os dois sistemas no apenas o uso de letras diferentes para indicar cada uma das categorias (Bohm usa abreviaturas alems e Exner em ingls; assim para indicar o uso do borro como um todo o primeiro utiliza G (al. Ganzes, todo) e o timo utiliza W (ing. Whole, todo)), mas sobretudo detalhes de execuo do teste e de codificao das respostas. Bohm, por exemplo, utiliza um relgio para medir o tempo de exposio da pessoa prancha; Exner codifica diferentes formas de respostas em que diferentes categorias se misturam, e cada um deles utiliza um sistema diferente para codificar as respostas que envolvem a incluso de detalhes dos borres. A exatido com que as respostas devem ser codificadas exige uma grande percia por parte do realizador do teste, que precisa, assim, ser muito bem treinado para essa atividade.

A tcnica de interpretao[editar]
Uma vez codificadas todas as respostas, elas so somadas e reduzidas a diferentes ndices (por exemplo, a relao entre o nmero de respostas G e de respostas D, etc.) Cada um dos sistemas utiliza ndices diferentes. Esses ndices so reunidos em agrupamentos (ing. clusters), que descrevem determinadas dimenses da personalidade. Bohm prope para a interpretao o seguinte esquema: 1. Avaliao quantitativa da inteligncia - ou seja, uma estimativa do grau de inteligncia de algum; 2. Avaliao qualitativa da inteligncia - que tipo de inteligncia mais desenvolvido (talentos, modo de trabalho, fantasia) 3. Avaliao da afetividade - a estrutura e controle da vida emocional do indivduo e sua capacidade de fazer contatos sociais; 4. Atitudes gerais como ambio, sentimentos de inferioridade ou superioridade, agressividade, tendncia de sentir-se embaraado, entre outros; 5. Humor - tristeza, alegria, apatia, ansiedade, entre outros; 6. Traos neurticos, tipo e estrutura; 7. Indcios de um diagnstico psiquitrico, alm de resultados de outros testes que talvez tenham sido realizados, da anamnese e indicao de outros testes complementares, que talvez sejam necessrios. Exner prope uma interpretao dos diferentes ndices. Ele apresenta trs grupos de "variveis chave" (ing. key variables): 1. Grupo I, formado de trs ndices: o de esquizofrenia, o de depresso e o de dficit de coping 2. Grupo II, formado pelas chamadas "Escalas D", que se referem capacidade pessoal de controle do prprio comportamento e capacidade de lidar com estresse 3. Grupo III, que descreve os estilos (ou tendncias) dominantes de personalidade. Os diferentes ndices dos trs grupos so ento utilizados para o clculo de trs agrupamentos de qualidades do funcionamento mental do indivduo: 1. Grupo 1: "A trade cognitiva"
3 8

1. Processamento de informaes 2. Ideao - a capacidade do indivduo de traduzir as informaes que recebe do ambiente em conceitos e idias abstratos 3. Mediao cognitiva - a tendncia de o indivduo ser convencional (ou no) na sua maneira de ver e pensar as coisas 2. Grupo 2: 1. Afetividade 2. Autopercepo 3. Percepo interpessoal 3. Grupo 3: 1. Capacidade de controle e tolerncia de estresse 2. Estresse ligado situao Com base nesses dados o realizador do teste obtm um perfil da personalidade da pessoa testada. Esse perfil pode auxiliar o diagnstico clnico de um transtorno mental; o teste sozinho no oferece, no entanto, uma base slida para tal diagnstico. Outro ponto importante notar que para o teste de Rorschach no h respostas corretas. Cada resposta s obtm seu significado quando vista em conjunto com todas as respostas dadas. Alm disso, o significados das respostas varia de acordo com a populao do indivduo testado, mostrando a importncia da influncia da cultura sobre os padres de percepo e interpretao. Assim, um mesmo resultado poderia ser considerado normal em um europeu e 9 problemtico em um norte-americano Alm de Exner e de Bhm, muitos outros autores utilizaram o teste de Rorschach de maneiras 10 diversas e ara diferentes fins. Marvin Goldfried e seus colegas (1971) oferecem uma viso geral de diversos usos dados ao teste no decorrer de seu desenvolvimento: O teste foi utilizado para o diagnstico do nvel de desenvolvimento pessoal, do nvel de hostilidade, de ansiedade, o nvel do limite corporal (ou seja, a tendncia do indivduo de perceber a si mesmo como "firme" ou "fraco" e "penetrvel"), a tendncia homossexual, a tendncia para o suicdio entre outros. Esses diferentes usos do teste apresentam diferenas considerveis na sua confiabilidade.

Quantidade de respostas[editar]
esperado que pessoas saudveis consigam dar pelo menos 14 respostas entre as 10 manchas. Para que a pessoa no pense que deve dar apenas uma por mancha, na primeira mancha ela instruda a dar mais de uma resposta. Pessoas que apesar de serem estimuladas no conseguem dar muitas respostas podem ser interpretadas com tendo menor capacidade cognitiva, como tendo tendncia a depresso ou como indicativo de problemas mentais srios. O nmero normal de respostas de cerca de 23 no total, por volta de 2-3 por mancha. Quem consegue dar mais de 30 respostas pode ser visto como mais criativo, com mais recursos e com maior capacidade intelectual. Em entrevistas de emprego, o Rorschach visto como uma tarefa diferente e interativa, mas ainda assim uma tarefa semelhante a outras que o novo profissional deve receber, para testar como a pessoa lida com tarefas novas. Ser capaz de dar respostas rpidas, bem elaboradas,

bem explicadas, com tranquilidade, usando os diversos recursos da mancha (cor, sombreado, textura, complementando com a rea em branco...) indica que o profissional capaz de 11 executar tarefas com competncia e possui capacidade cognitiva para tal. .

Qualidade formal da resposta[editar]


Todas as respostas so codificadas de acordo com o quanto elas foram vistas pelo de grupos de pessoas que o paciente se encaixe (no-pacientes, esquizofrenicos, depressivos internados, menores de 15 anos...). No modelo Exner a amostra base foi de cerca de 1.200 pessoas. Dependendo do nmero de pessoas que deu resposta semelhante a essa, a resposta 12 pode ser classificada como : Comum: Vista por mais de 2% da amostra. Indica que a pessoa tem um processamento cognitivo normal e objetivo. Comum integrada: Codificado quando forem vistas duas respostas comuns interagindo entre si, indica boa integrao de informaes. Incomum: Menos de 2% viram, mas algumas viram. Essas respostas indicam peculiaridades do indivduo, mas ainda usando bem os detalhes da mancha. nica: No h registros sobre essa resposta. Essas respostas indicam projees do indivduo. Mais comum entre indivduos mais criativos, com pensamento diferenciado e uma viso peculiar da vida como artistas e filsofos. Ver muitas respostas populares (a mais comum de cada mancha) um sinal de obsessividade e compulsividade, pois supostamente comum que os obsessivos faam um esforo maior para no perder nenhum detalhe importante, sendo excessivamente preocupados com a 11 opinio dos outros e com dificuldade de relaxar e dar respostas criativas. .

Respostas de movimento[editar]
Respostas de movimento so classificadas como ativas ou passivas de acordo com a ao executada pelas pessoas ou animais. esperado que pessoas mais ativas, decididas e determinadas dem mais respostas de movimento ativo, enquanto pessoas tmidas e reprimidas do mais respostas de movimento passivo. Exemplos de respostas ativas incluem animais ou pessoas comendo alguma coisa, brigando, correndo ou algo semelhante. Exemplos de respostas passivas so animais ou pessoas sentados, deitados, dormindo ou algo semelhante. Respostas de objetos se movendo tambm so codificadas como movimento. Muitas respostas de movimento tambm so indicativo de pessoas bem motivadas e pr-ativas por envolverem maior esforo cognitivo. Respostas de movimento que tambm tenham qualidade formal nica indicam pessoas capazes de resolver problemas usando mtodos no 11 pensados pelos outros, ou seja criatividade e produtividade. . Algumas manchas estimulam respostas de luta, ento esperado que pessoas que conseguem resolver seus problemas adequadamente respondam algumas. Pessoas introvertidas que do mais respostas passivas e no do nenhuma resposta de luta so interpretadas como incapazes de tomar lutar pelos seus prprios direitos, um indicativo de 11 vtimas de crimes.

As pranchas e os resultado mais comuns[editar]


A seguir esto os dez borres do teste de Rorschach, impressos em pranchas juntamente com as respostas mais frequentes (quer para a imagem inteira quer para os detalhes mais
13

importantes) de acordo com vrios autores. Note que as imagens so de domnio pblico na Sua, terra nativa de Hermann Rorschach's (desde 1992 - 70 anos aps a morte do autor, ou 50 anos aps a data-limite de 1942), de acordo com a lei de direitos autorais suo.

You might also like